Início Arquivo Janeiro de 2025

Janeiro de 2025

Encontramos 341 Notícias

Governo do Estado monitora cheias do rio Jequitinhonha e reforça apoio às populações ribeirinhas

Governo do Estado monitora cheias do rio Jequitinhonha e reforça apoio às populações ribeirinhas
Foto: Márcia Espíndola

A Defesa Civil da Bahia (Sudec) e toda a estrutura do Governo do Estado seguem alertas em relação às consequências das fortes chuvas que atingiram o estado e estados vizinhos. De acordo com o órgão, o ponto de atenção neste momento é a necessidade da Usina Hidrelétrica de Itapebi dar vazão às águas acumuladas pelas chuvas. “Por meio da Sudec, o Governo do Estado está monitorando as condições do rio Jequitinhonha nas regiões de Itapebi, Itarantim, Itagimirim e Salto da Divisa, devido ao aumento significativo da vazão provocado pelas chuvas intensas dos últimos dias”, declarou o superintendente da Sudec, Heber Santana. Heber Santana explicou que o cuidado é necessário, uma vez que a concessionária de energia elétrica Neoenergia informou que a Usina Hidrelétrica Itapebi, operando “a fio d’água”, abriu as comportas do vertedouro devido à vazão afluente superior a 1.200 m³/s, podendo chegar a 2.000 m³/s nos próximos dias. A empresa alertou que esse volume pode causar inundações naturais nas áreas às margens do rio, e as defesas civis municipais já foram comunicadas. A Sudec possui um plano de contingência estabelecido pela usina e pelas defesas civis municipais, com rotas de fuga e locais de abrigo para as pessoas que precisarem deixar suas casas. “Pedimos também que os navegantes do rio Jequitinhonha respeitem a elevação do nível do rio, para evitar maiores problemas tanto para si próprios quanto para suas famílias. A obediência às orientações dos agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da usina hidrelétrica é fundamental para preservar vidas”, completou o superintendente. Ainda de acordo com o superintendente, a Sudec continua monitorando a situação e está pronta para agir imediatamente, caso necessário, coordenando o apoio às populações ribeirinhas e às prefeituras locais para minimizar os impactos das cheias. Ainda assim, o Governo do Estado reforça a importância de que os moradores das áreas afetadas fiquem atentos às orientações das autoridades locais e das defesas civis municipais para garantir a segurança.

Governador recebe prefeitos de Brumado e Guanambi para discutir investimentos

Governador recebe prefeitos de Brumado e Guanambi para discutir investimentos
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Nesta sexta-feira (17), o governador deu sequência à escuta das demandas de prefeitos e prefeitas baianos. Foram recebidos, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, os gestores de Brumado e Guanambi para tratar das demandas de investimentos nos municípios. Apresentar uma série de obras e investimentos necessários para o desenvolvimento de Brumado, no Sertão Produtivo. Este foi o objetivo da reunião com o prefeito eleito da cidade, Fabrício Abrantes. Na oportunidade, a Sesab entregou duas ambulâncias, equipamentos médicos, medicamentos e um veículo administrativo. Neste primeiro contato entre os dois gestores, foram apresentadas algumas propostas em prol dos mais de 70 mil brumadenses, como a construção de um hospital regional e abertura de uma maternidade. Outros tópicos também fizeram parte da pauta, como parcerias em infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana. De acordo com o prefeito Fabrício Abrantes, a expectativa é que, com o retorno dos diálogos entre as duas esferas governamentais, Brumado possa se beneficiar de novos recursos e projetos. “Tenho certeza que Brumado, a partir de agora, viverá novos tempos, através de grandes projetos como foi discutido aqui, na infraestrutura, na saúde, nas ações sociais do município e Brumado é que ganha com isso”, finalizou o prefeito. Com o prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, Jerônimo, os secretários estaduais e municipais debateram projetos e ações de grande impacto na realidade do município. De 2023 até agora, o Estado aplicou R$ 104 milhões em obras, com foco no desenvolvimento da cidade e na melhoria da qualidade de vida dos mais de 87 mil guanambienses. O prefeito de Guanambi expressou seu agradecimento pelos investimentos e afirmou que as obras contribuirão significativamente para o progresso da cidade. “Percebendo aqui o acolhimento do governador, o desejo dele de poder ajudar e contribuir com Guanambi e ter esse entendimento que a gente não pode, jamais, ficar distante das ações do Governo do Estado”, afirmou o prefeito Nal Azevedo.

CIPRv apreende caminhão com sinais de adulteração em Lagoa Real

CIPRv apreende caminhão com sinais de adulteração em Lagoa Real
Foto: Divulgação/CIPRv

Um caminhão VW/8 150, branco, com sinais de adulteração foi apreendido pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado) neste sábado (18) na BR-030, trecho do município de Lagoa Real, sudoeste da Bahia.  Por volta das 10h30, uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizava ações de policiamento e fiscalização de trânsito na rodovia, quando deu ordem de parada ao veículo. De acordo com o sistema Senatran, o veículo estava em situação regular, porém a placa ostentava o modelo Mercosul da cidade de Franca (SP), o que não conferia com o modelo antigo do veículo. Ao proceder com a verificação dos demais elementos identificadores, os agentes constataram que o número de identificação veicular e a numeração do motor também apresentavam sinais de adulteração, com marcas de uso de instrumento abrasivo nos locais de marcação do número de chassi. Além disso, o motor estava em desacordo com o modelo do veículo. De acordo com a Polícia, o tacógrafo, também não pertencia ao veículo e não possuía nenhuma etiqueta de identificação. O condutor, um homem de 51 anos, relatou ter adquirido o veículo há 6 anos de um desconhecido e nunca o havia emplacado, entrando em desacordo com o Senatran, que indicava que o veículo estava emplacado em situação legal. O cidadão e o veículo suspeito foram conduzidos à Delegacia de Polícia em Caetité para adoção das providências legais pertinentes.

Carro cai em cratera causada por chuva torrencial em Caetité

Carro cai em cratera causada por chuva torrencial em Caetité
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um veículo Fiat Toro caiu em uma cratera na cidade de Caetité, sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (16). A cratera, segundo populares, se abriu no calçamento da rua após uma forte chuva cair sobre a cidade. O acidente aconteceu por volta das 13h30 Praça Jairo Pontes no Parque das Árvores. Apesar o susto, ninguem ficou ferido. O órgão municipal de trânsito foi acionado para isolar a área. Já a 94ª CIPM disse que não foi acionada para atender a ocorrência.

Brigadistas realizam limpeza na Estrada Real, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas

Brigadistas realizam limpeza na Estrada Real, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas
Foto: Divulgação/GASA

Um trabalho de limpeza como poda de vegetação e corte de gramas está sendo realizado na Estrada Real, um dos pontos turísticos mais importantes da região, localizada entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Os trabalhos, que tiveram início na quarta-feira (15), estão sendo realizados de forma autônoma por homens da Brigada voluntária GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas). Wbiara Dantas, conhecido como Bira, integrante da GASA, informou à Rádio Portal Sudoeste que os trabalhos contaram com apoios da loja Ismatec e do Secretário de obras do município Webster Meira na doação de alguns equipamentos. Outros equipamentos são da própria Brigada. De acordo com Bira, o local não apresenta acúmulo de lixo, o que era registrado quase que frequentemente nos anos anteriores. A Estrada Real é também conhecida como “rota do ouro” ou “Caminho Velho e tem 4,5 km de extensão. Foi construída por escravizados por volta de 1725 com o objetivo de escoar o ouro e os diamantes para a capital, Salvador, de onde partiam as embarcações para a Europa.

INSS suspende bloqueio do benefício por falta de prova de vida por seis meses

INSS suspende bloqueio do benefício por falta de prova de vida por seis meses
Foto: Sudoeste Total

O bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi suspenso por seis meses. É o que diz a Portaria nº 83, do Ministério da Previdência Social (MPS), publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17 de janeiro. A medida começa a contar do dia 1º de janeiro de 2025 e pode ser prorrogada por mais seis meses. O INSS explica que a prova de vida é obrigatória e ocorre todo ano, de acordo com a Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. Porém, desde 2023, é a própria autarquia que faz o cruzamento de dados para checar a condição dos beneficiários. Ou seja, a prova de vida nunca foi suspensa. O que aconteceu foi a mudança na forma de coletar esses dados, sem a obrigação da pessoa se dirigir ao banco ou ao INSS para comprovar que está viva. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, destaca que não haverá bloqueio do pagamento do benefício por falta de prova de vida. "O INSS não vai bloquear ou suspender benefícios por falta de comprovação de vida mesmo com o fim da vigência da portaria 723 no final de dezembro. O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações", explicou Stefanutto.

Correios divulga resultado preliminar do concurso público

Correios divulga resultado preliminar do concurso público
Foto: Sudoeste Total

A partir desta sexta-feira (17), candidatos inscritos para o cargo de Agente de Correios – Carteiro (nível médio) já podem consultar o resultado preliminar das provas objetivas do concurso público dos Correios. Ao todo, eles concorrem a 3.099 vagas. Os dados estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Para acessar as informações, o candidato precisa se autenticar, procedimento realizado apenas no ambiente da organizadora do certame. O concurso público nacional dos Correios mobilizou mais de 1 milhão de candidatos de todo o Brasil, que realizaram as provas em 15 de dezembro de 2024 para concorrer a 3.511 vagas, após 13 anos, desde a última seleção nacional da empresa. O certame também está oferecendo a reserva de 30% para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%), e 10% para pessoas com deficiência. As vagas de nível médio (Carteiro) contam com salário inicial de R$ 2.429,26, além de vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1.400,00, o que resulta em remuneração mensal de aproximadamente R$ 4 mil. O resultado preliminar das provas objetivas para os cargos de Analista de Correios (nível superior) será publicado na próxima sexta-feira, 24 de janeiro. Para esses cargos, são oferecidas 412 vagas, com salário inicial de R$ 6.872,48 e remuneração total em torno de R$ 8,5 mil, considerando o vale-alimentação/refeição de aproximadamente R$ 1.400,00. As especialidades de nível superior são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. Em todos os casos, a empresa oferece possibilidade de adesão a plano de saúde e previdência complementar.

PM apreende vasta quantidade de drogas e desarticula esquema de tráfico em Condeúba

PM apreende vasta quantidade de drogas e desarticula esquema de tráfico em Condeúba
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Policiais militares da 80ª CIPM apreenderam uma vasta quantidade de drogas na cidade de Condeúba na última quarta-feira (15). Por volta das 15h, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizava rondas pela cidade quando visualizou uma mulher tentou dispensar algo. Ela foi alcançada e um pedaço de substância análoga à maconha foi encontrado em seu poder. A mulher, segundo a PM, informou que estaria indo fazer uma entrega, e que em sua residência havia mais materiais. Ao adentrar a casa da acusada, um casal foi encontrado no local sendo encontrados 14 papelotes e 355 g de substância análoga à maconha, balança e material de embalagem. O casal não informou com precisão a origem do material, mas informou que um outro indivíduo teria conduzido outra quantia, e que sabiam a exata localização dele. Ao deslocar para o local informado, avistaram o cidadão, e na busca pessoal foram encontrados em suas vestes 25 pinos de substâncias análoga a crack e uma quantia de 17,00 além de 34 papelotes de substância análoga a maconha. Todos os indivíduos foram encaminhados para a delegacia local de Condeúba. O conselho Tutelar do município também foi acionado, pois havia um menor entre os envolvidos.

Secretaria de meio ambiente apreende 16 aves em Vitória da Conquista

Secretaria de meio ambiente apreende 16 aves em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou, na manhã desta quinta-feira (16), a apreensão de 16 aves, de oito diferentes espécies, que estavam aprisionadas em gaiolas e sob posse de criadores clandestinos. Os fiscais da Semma constataram a presença das aves canoras da fauna silvestre sendo comercializadas durante ronda nos bairros da cidade. As aves foram coletadas no loteamento Santa Helena e nos bairros Panorama e Alto Maron, localidades situadas em área urbana de Vitória da Conquista. As aves, cujas espécies são conhecidas pelo nome popular de Trinca-ferro, Tico-tico, Papa-capim, Cardeal, Coleira, Canário, Custipiu e Caboclinho, que estão ameaçadas de extinção, foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), para receberem os cuidados veterinários. Mediante a entrega voluntária e sem oferecer resistência, os captores ficaram isentos de sanções e multas, conforme determina o Decreto Federal Nº 6.514, de julho de 2008. Após a triagem, o veterinário responsável pelo Centro, Aderbal Azevedo, informou que as aves chegaram em bom estado de saúde. “Foram avaliados, colocados em recintos com outras aves, com alimentos diversos, livres das gaiolas, em ambientes espaçosos onde permanecerão observados até sua devolução à natureza em áreas de ocorrência de cada espécie, localizadas em propriedades cadastradas pelo Cetas”, explicou Aderbal. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a equipe de fiscalização ambiental tem realizado um serviço de monitoramento constante em todo o território de Vitória da Conquista. “Temos feito muitas apreensões de animais silvestres em residências e comércios aqui em Conquista. As pessoas que são pegas cometendo esse tipo de infração são autuadas e multadas”, acrescentou a secretária.

Operação combate tráfico de drogas em Campo Formoso e Antônio Gonçalves

Operação combate tráfico de drogas em Campo Formoso e Antônio Gonçalves
Foto: Divulgação/PC

Uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia por meio da 19ª Coorpin (Senhor do Bonfim), e da Polícia Militar, através da 54ª CIPM de Campo Formoso, foi realizada na quinta-feira (16), com o objetivo de cumprir nove mandados de busca e apreensão para combater o tráfico de drogas nos municípios de Campo Formoso e Antônio Gonçalves. A operação Alvorada resultou na prisão de dois suspeitos de envolvimento com organização criminosa e tráfico de drogas. Outras três pessoas foram conduzidas por posse de entorpecentes. Durante as investigações, foi identificado que um dos alvos utilizava uma borracharia no centro da cidade e um restaurante na entrada do município como fachadas para suas atividades ilícitas. Também chamou atenção a evolução patrimonial incompatível com os negócios declarados como lícitos. No cumprimento dos mandados, foram apreendidos 46 quilos de maconha na residência de um dos investigados, além de comprovantes de depósitos bancários, anotações financeiras relacionadas ao narcotráfico e balanças de precisão. Na borracharia, três porções de maconha embaladas para venda foram encontradas. Entre os materiais apreendidos também estão três porções de erva seca embaladas, duas balanças, 22 eppendorfs contendo cocaína, uma porção contendo cocaína, um marcador de airsoft semelhante a um fuzil M16, dois veículos caminhonete, uma motocicleta e R$ 2.500 reais. Os flagranteados realizaram os exames legais, foram encaminhados ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde permanecerão à disposição da Justiça Criminal.

Três autores de tentativa de latrocínio são identificados em Feira de Santana

Três autores de tentativa de latrocínio são identificados em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PC

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) localizaram o terceiro envolvido na tentativa de latrocínio ocorrida na quarta-feira (15), na Avenida Nóide Cerqueira, no bairro Sim, em Feira de Santana. Ele foi conduzido para o Complexo Policial Investigador Bandeira, onde foi autuado em flagrante. O adolescente de 16 anos foi apreendido na DAI e o segundo acusado, de 24 anos, foi autuado em flagrante. Este já foi preso por receptação no ano de 2022. Além disso, foram apreendidos um revólver calibre 32 e munições. Os outros dois suspeitos já haviam sido identificados pelas equipes da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sertão), da DRFR, em conjunto com a Polícia Militar (65ª Companhia Independente, Rondesp Leste e Cipe Leste).





Entenda o caso





Um homem de 28 anos foi vítima de tentativa de latrocínio ocorrida na noite de quarta-feira (15), na Avenida Nóide Cerqueira, no bairro Sim, em Feira de Santana. Ele foi encontrado caído ao chão, ao lado de uma bicicleta, com perfuração de arma de fogo na região da cabeça. A vítima foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade, onde permanece internado em estado gravíssimo.

Luís Eduardo Magalhães: Embasa é condenada por irregularidades trabalhistas após ação movida pelo MPT

Luís Eduardo Magalhães: Embasa é condenada por irregularidades trabalhistas após ação movida pelo MPT
Foto: Reprodução/Sindae

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia obteve decisão favorável para que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) e empresa terceirizada Celiga Manutenção Elétrica Ltda, paguem R$200 mil por danos morais coletivos. Além disso, a Justiça do Trabalho determinou o cumprimento de diversas obrigações para corrigir irregularidades trabalhistas e o registro de um acidente de trabalho em 2022. A decisão, que ainda cabe recurso, foi publicada na última segunda-feira (13/01). A ação, que tramita na Vara do Trabalho de Barreiras (TRT5), foi movida pela procuradora Camilla Mello após um trabalhador terceirizado sofrer queimaduras graves enquanto realizava manutenção em um poço da Embasa, localizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O acidente expôs problemas recorrentes, como a má conservação dos equipamentos, falta de iluminação adequada, insuficiência de equipamentos de proteção individual (EPIs) e pressão excessiva por produtividade. O acidente que feriu Rildo dos Santos Lima foi causado por uma forte descarga elétrica quando ele trabalhava na manutenção de poço. A investigação conduzida pelo MPT, em inquérito aberto para apurar as responsabilidades trabalhistas, mostrou que as condições de trabalho no momento do acidente eram precárias. Relatórios técnicos apontaram que o ambiente apresentava riscos significativos devido à negligência das empresas em garantir condições de trabalho seguras, em descumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança. Na sentença, foi constatada a gravidade das condutas das empresas, que ignoraram alertas prévios sobre a precariedade das instalações. Além da indenização por danos morais coletivos, as rés foram condenadas a adotar medidas corretivas, como a manutenção preventiva de quadros elétricos, o fornecimento de EPIs em número adequado e a supervisão rigorosa dos riscos ocupacionais. Também foi proibida a imposição de jornadas excessivas e a realização de atividades em condições inadequadas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.  

Estudantes quilombolas e indígenas da Bahia celebram bons resultados na Redação do Enem

Estudantes quilombolas e indígenas da Bahia celebram bons resultados na Redação do Enem
Foto: Divulgação/SEC

O Estado da Bahia ficou com a quarta colocação entre a rede pública de todo país nas notas da Redação do Enem e muitos dos que obtiveram êxito são provenientes dos 42 espaços escolares quilombolas e das 71 unidades indígenas da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Entre os destaques está Franciele Ribeiro de Souza, 19 anos, aluna do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso, pertencente ao Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25), que obteve 900 pontos na redação. Ela celebrou o apoio recebido. “Eu achei o tema fácil de desenvolver, porque condiz com minha realidade, já que sou de uma comunidade quilombola. A minha escola contribuiu para o meu preparo para o Enem. Além disso, participei do Programa Universidade Para Todos (UPT), com professores que se dedicaram a nos ensinar. Quando consultei minha nota, foi uma sensação de espanto e alegria, ao mesmo tempo. Fiquei bastante eufórica”. Outro estudante que alcançou uma boa nota foi Joel de Jesus Dantas, 18 anos, concluinte do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP/PNI), em Jaguarari, pertencente ao NTE 25, com 940 na redação. Ele relatou sua rotina de estudos. “Além de cumprir os deveres com o colégio, também estudava em casa. Eu me aprofundei nos tópicos apresentados em Matemática na escola; respondia, em média, 30 exercícios por dia; e escrevia uma redação por semana. Sempre dividia o meu tempo, aplicando períodos de descanso entre os estudos. Quando vi a nota no site, primeiro não acreditei, achei que o site tinha ‘bugado’, mas aos poucos percebi que era real. Fiquei muito feliz por ver que o meu esforço tinha valido a pena”. Em Rodelas, município do Território de Identidade de Itaparica (NTE 24), Maria Luiza Cruz Fonseca, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, alcançou 900 pontos na redação. Ela celebrou seu desempenho com gratidão. “Eu fiquei extremamente feliz ao consultar minha nota, principalmente por perceber que todo o esforço durante o ano tinha valido a pena. Ver meus pais, familiares e amigos orgulhosos de mim não tem preço, é uma das melhores sensações que já senti. O Colégio Capitão segue sendo um exemplo para a educação da Bahia, uma vez que é feito um trabalho com coletividade e comprometimento em prol de bons resultados. Agradeço a toda gestão, aos funcionários e professores por toda dedicação e amor, visando sempre o melhor dos estudantes”.

Governador sobrevoa e visita municípios do sul da Bahia afetados pelas chuvas e garante ações de apoio e reestruturação

Governador sobrevoa e visita municípios do sul da Bahia afetados pelas chuvas e garante ações de apoio e reestruturação
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues sobrevoou, na tarde desta quinta-feira (16), os municípios de Ubatã, Aurelino Leal e Itajuípe, localizados no Sul da Bahia, que enfrentam, desde o último sábado (11), alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de casas e estruturas por conta de fortes chuvas. Em Itajuípe, onde realizou visita às áreas afetadas, Jerônimo entregou uma ambulância e de medicamentos para a gestão municipal para reforçar o cuidado com a saúde das pessoas afetadas. Aurelino Leal também recebeu uma van para Tratamento Fora de Domicílio (TFD); um kit de estabilização para situações de emergência, com respirador, monitor e desfibrilador; e medicamentos. Ubatã foi contemplada com donativos como cobertores, colchões, cestas básicas, kits de limpeza, higiene pessoal e água mineral. Na BA-262, que liga Itajuípe à cidade de Coaraci, um deslizamento de terra interrompeu o fornecimento de energia e internet no trecho entre as duas localidades. Em Itajuípe, Jerônimo alertou para a necessidade de ações de médio e longo prazo, diante de necessidades como habitação e reforço de encostas. Em Itajuípe, o impacto das chuvas levou 158 pessoas, da sede e dos distritos de Nova Itajuípe e Rinha de São Cristóvão, a buscarem abrigo na casa de familiares. De acordo com dados da Prefeitura de Itajuípe, 287 estão desabrigadas e foram acolhidas em alojamentos temporários até a recuperação dos seus imóveis. No distrito de Rinha de São Cristóvão, mais da metade da estrutura de uma casa veio abaixo. Entre as ações do Governo do Estado para a reestruturação das famílias de Itajuípe, estão a inspeção das áreas atingidas e dos alojamentos temporários pelo Corpo de Bombeiros; entrega de 150 cestas básicas, 287 colchões, 287 cobertores, 287 kits de limpeza e 574 kits de higiene para as famílias afetadas, além de água mineral. O Estado também está estudando áreas para a construção de unidades habitacionais no município. Em Aurelino Leal, foram registrados desabamentos de casas nos bairros ACM, Humberto Barbosa, João Longo e no distrito de Poço Central. A prefeitura declarou estado de emergência, com um total de 1.800 pessoas desalojadas e cerca de 4.600 afetadas diretamente pelos temporais. Já em Ubatã, as chuvas deixaram 257 pessoas desalojadas e 37 pessoas ficaram feridas em deslizamentos e alagamentos. Além das ações emergenciais, o Estado, por meio da Defesa Civil, da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e de pastas estratégicas, como a Secretaria de Saúde (Sesab), está monitorando a situação destes e de mais 11  municípios em situação de emergência para prestação de apoio contínuo às vítimas das enchentes. Superintendente da Defesa Civil do Estado, Heber Santana explicou que a situação de emergência afeta, especialmente, o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Norte da Bahia. “Temos hoje 14 municípios com decreto de situação de emergência e a orientação do governador é que a gente possa, o mais rápido possível, buscar atenuar o sofrimento dessas famílias. Primeiro, com ajuda humanitária, mas também com um olhar estruturante, para que a gente possa fazer as contenções, as habitações que são necessárias, tirando as pessoas dessas áreas de risco e as colocando em segurança”, observou. A Defesa Civil também enviou ajuda humanitária para Maiquinique, Itambé e Andorinha. Os 14 municípios baianos que decretaram situação de emergência por conta da chuva são Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe, Floresta Azul, Coaraci, Aurelino Leal, Firmino Alves, Rio Real, Itororó, Itambé, Itapebi, Ubatã, Andorinha e São Domingos.

Deslizamento de terra interdita parcialmente BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé

Deslizamento de terra interdita parcialmente BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé
Foto: Divulgação/PRE/CIPRv

Um deslizamento de terra interditou parcialmente a BA-263, entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé, região sudoeste da Bahia, na tarde desta quinta-feira (16). O incidente aconteceu por volta das 13h no trecho conhecido como Serra do Marçal e deixou o trânsito fluindo normalmente em meia pista. Agentes da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) compareceram ao local para controle do tráfego. Uma caçamba e uma máquina foram utilizados para retirada do material. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), às 15h11 a pista foi liberada por completa. É o segundo deslizamento de terra em menos de 24h na região. Outro deslizamento de terra e rochas já havia sido registrado pela PRE na tarde de quarta-feira (15) na BA-262, entre os municípios de Brumado e Aracatu. O trecho sofreu interdição por volta das 14h57 e foi liberado por volta das 16h.






Após casos de raiva animal, Secretarias de Saúde, de Agricultura e ADAB realizarão reunião com criadores de Guanambi na próxima semana

Após casos de raiva animal, Secretarias de Saúde, de Agricultura e ADAB realizarão reunião com criadores de Guanambi na próxima semana
Foto: Divulgação/PMG

Na próxima quinta (23), às 8h, no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, acontecerá uma importante reunião ampliada, com criadores de bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos, para tratar sobre os casos de raiva animal confirmados no município. O evento contará com a presença de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e das Secretarias Municipais de Agricultura e de Saúde, que darão orientações aos criadores, esclarecimento de dúvidas, além de distribuição de material informativo. De acordo com a prefeitura, já foram confirmados no município, através do Laboratório Central da Bahia (Lacen), três casos positivos para raiva animal, todos em bovinos.

Homem é preso após importunação sexual e roubo em ônibus na BR-116, em Feira de Santana

Homem é preso após importunação sexual e roubo em ônibus na BR-116, em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã de quarta-feira (15), um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no posto localizado no km 429 da BR-116, em Feira de Santana, após denúncias de importunação sexual e roubo dentro de um ônibus intermunicipal que realizava a linha Salvador a Irecê. De acordo com o motorista do veículo, que acionou os policiais no posto, o passageiro havia importunado sexualmente uma mulher, além de ameaçá-la de morte e subtrair seus fones de ouvido e óculos escuros. Os policiais realizaram diligências no interior do ônibus e localizaram a vítima, que confirmou os fatos. Segundo ela, o suspeito tocou suas pernas e tórax de maneira forçada e exigiu que ela ficasse calada, configurando o crime de estupro, conforme previsto no Código Penal. Durante a abordagem, o suspeito foi retirado do veículo e, ao ser revistado, foram encontrados uma faca, os fones de ouvido da vítima e os óculos roubados. Com base nas evidências, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil.

Município de Vitória da Conquista já registrou quase o dobro da média de chuva considerada normal para o mês de janeiro

Município de Vitória da Conquista já registrou quase o dobro da média de chuva considerada normal para o mês de janeiro
Foto: Divulgação/PMVC

O Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Vitória da Conquista, com base nos dados coletados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nos cinco pluviômetros instalados na cidade, divulgou na manhã desta quinta-feira (16), a média de chuva registrada entre 8 e 15 de janeiro. Neste período, a média de precipitação chegou a 210,84mm, com destaque para o bairro Recreio, onde chegou a 234,01mm. Em apenas oito dias choveu quase o dobro do que a média do mês de janeiro dos últimos 30 anos, considerando a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que é de 108,8 mm. A mudança na média de precipitação de um mês para outro depende do período em que se inicia as chuvas. De acordo com a prefeitura, a média, por exemplo, de janeiro de 2024, foi 383,77 mm. Já em novembro de 2023, a média foi 1.96mm e dezembro de 2023, 74.13, enquanto que, em 2024, a precipitação média de novembro foi 160,61mm e a de dezembro foi 0,64mm.

Guanambi: Após deslizamento de rocha, equipe técnica da prefeitura acompanha de perto situação na Vila de Ceraíma

Guanambi: Após deslizamento de rocha, equipe técnica da prefeitura acompanha de perto situação na Vila de Ceraíma
Foto: Divulgação/PMG

Um deslocamento de uma rocha foi registrado na Vila de Ceraíma em Guanambi, nesta quarta-feira (15). De acordo com a prefeitura, a pedra se desprendeu do alto de um morro e rolou ladeira abaixo, porém, sem causar nenhuma consequência grave. Uma câmera de segurança da localidade registrou o momento em que o bloco rochoso se desprendeu do alto do morro e rolou ao longo da encosta, parando em meio à vegetação. A Defesa Civil do município começou a acompanhar o caso logo após o ocorrido, através do coordenador Daniel José Reis, do secretário de infraestrutura Francisco Dalmo Viana Ladeia e mais dois engenheiros. Dalmo Viana determinou um sobrevoo de drone nesta quinta-feira (16), para avaliação mais detalhada da situação das encostas. Apesar da preocupação, o secretário assegurou que uma barreira natural formada por densa vegetação no local foi o bastante para conter o rolamento da rocha sem apresentar ameaça aos moradores.

PRF apreende 1 kg de maconha durante fiscalização na BR-407, em Jaguarari

PRF apreende 1 kg de maconha durante fiscalização na BR-407, em Jaguarari
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, no último dia 13 de janeiro, uma apreensão de 1 kg de maconha durante uma fiscalização de rotina na BR-407, em Jaguarari. A abordagem aconteceu no km 103 da rodovia, após um veículo realizar uma ultrapassagem proibida. O veículo era ocupado por um casal e três crianças. Ao verificar o histórico do condutor, os policiais identificaram que ele já havia sido preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, respondendo atualmente em liberdade. Questionado, o homem admitiu ser usuário de drogas e informou possuir uma pequena quantidade de maconha em um dichavador, localizado na porta do motorista. No momento em que a equipe iniciava uma busca mais detalhada no veículo, o condutor fugiu correndo, abandonando sua esposa e as três filhas no local. Durante a vistoria, os policiais encontraram um saco plástico contendo 1 kg de maconha dentro de uma das bolsas pertencentes a uma das crianças. A esposa do condutor confessou que o entorpecente havia sido adquirido em Senhor do Bonfim (BA) por R$ 1.200,00 e seria levado para Juazeiro (BA). Ela foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. As três crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar de Jaguarari (BA), enquanto a mulher, conduzida à Delegacia da Polícia Civil local para os procedimentos legais. As buscas na região para localizar o condutor seguem em andamento.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.