Governo do Estado instala base dos Bombeiros e intensifica suporte em Bom Jesus da Lapa

Governo do Estado instala base dos Bombeiros e intensifica suporte em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Seinfra

O Governo do Estado instalou nesta terça-feira (21) uma base do Corpo de Bombeiros em uma escola municipal, próxima ao bairro mais afetado pelos alagamentos em Bom Jesus da Lapa. Com 30 profissionais, 12 caminhonetes e um helicóptero, as equipes realizam resgates, sobrevoos de monitoramento e operações de suporte às famílias atingidas.  A Embasa colocou em operação uma bomba flutuante, com apoio de gerador, para intensificar a remoção da água nas ruas. Além disso, a empresa enviou também caminhão hidrojato para a higienização das residências localizadas nas áreas inundadas à beira do rio. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) ampliou a limpeza das ruas e da lagoa da cidade com o uso de escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões basculantes, a fim de acelerar o escoamento da água acumulada. A Secretaria de Saúde (Sesab) equipou as unidades básicas de saúde e o hospital do município com novos kits de atendimento emergencial e elaborou uma estratégia de vacinação da população das áreas alagadas para prevenção de doenças. A Vigilância Sanitária já orientou mais de 70 famílias sobre medidas de segurança e higiene. Já a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) continua a monitorar as ilhas e abrigos e a realizar atendimentos emergenciais, enquanto a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa está realizando o cadastramento das pessoas afetadas pelas enchentes para garantir o acesso a benefícios e serviços de assistência social. Além disso, a gestão municipal está coordenando a distribuição de ajuda humanitária, com o apoio das equipes da Secretaria de Assistência Social e outras áreas da administração local. A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Núcleo Territorial de Educação Velho Chico (NTE 2), vem atuando para apoiar a população de Bom Jesus da Lapa afetada pela chuva. Desde o dia 16, as unidades escolares localizadas no território vêm arrecadando roupas, itens de limpeza, de higiene pessoal e já distribuiu 2 mil marmitas para os desabrigados, utilizando itens da alimentação escolar em estoque nas escolas, principalmente verduras e legumes, que são perecíveis. Os alimentos são preparados pelas merendeiras e cozinheiras das escolas e distribuídos em duas refeições ao dia, almoço e janta, com cardápio diversificado. O Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, na sede do município, funciona como ponto de coleta de doações. Entre os itens recebidos estão cobertores, água, roupas, leite, absorventes, papel higiênico e outros produtos de limpeza. Já o Colégio Estadual de Tempo Integral São Vicente de Paulo, graças às doações recebidas, está distribuindo cestas básicas, cobertores, roupas e itens de higiene pessoal.  O Colégio da Polícia Militar Bom Jesus da Lapa e o Colégio Estadual de Tempo Integral Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina, também estão envolvidos na assistência às vítimas das fortes chuvas.

Assuntos:

Nenhum comentário

Ainda não há comentários aqui. Seja o primeiro a participar da conversa!

Comentar notícia

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.