Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/12/2024 - há 16 horas
Um motociclista de 23 anos morreu em um grave acidente de trânsito na madrugada deste domingo (22) em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 3h nas imediações da UPA 24h no Bairro Jurema. Testemunhas relataram que o condutor havia saído de um evento em um posto de combustíveis e foi encontrado por um transeunte, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que se deslocou ao local mas apenas constatou o óbito da vítima identificada como Railson Nunes dos Santos. Ele conduzia uma motocicleta XRE-190 cilindradas. O veículo perdeu o controle em uma curva, subiu em um barranco, fazendo com que a vítima caísse e morresse ainda no local. A PM isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que realizou perícia e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal de Brumado. O veículo e os pertences pessoais foram entregues aos familiares da vítima. Não há informações sobre velório e sepultamento.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/12/2024 - há 19 horas
Um homem foi detido com drogas, uma espingarda e um simulacro de arma de fogo em Vitória da Conquista na sexta-feira (20). De acordo com 92ª CIPM, o flagrante aconteceu por volta das 20h. Uma guarnição realizava rondas no povoado do Capinal, quando recebeu uma denúncia anônima de um transeunte, informando que num determinado estabelecimento havia um indivíduo que estava em um veículo S10 cor prata, com um volume estranho na cintura, aparentemente uma arma de fogo. A PM solicitou apoio e deslocou até o local. Ao chegar, os PMs visualizaram o indivíduo com as mesmas características em uma mesa e realizaram a abordagem. Com ele foram encontrados duas petecas de substância análoga a cocaína, R$ 502,00 em espécie e um celular. Questionado sobre a arma de fogo, ele informou que se encontrava no seu veículo, uma S10, cor prata. No veículo os agentes encontraram um simulacro de arma de fogo, uma espingarda e mais uma peteca de substância análoga a cocaína. Durante diálogo, o indivíduo informou que residia na limeira e possuía uma oficina de motos. Ele foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública juntamente com os materiais para registro da ocorrência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/12/2024 - há 20 horas
Um homem foi detido por policiais militares logo após furtar um estabelecimento comercial na cidade de Cândido Sales neste sábado (21). De acordo com informações da 80ª CIPM, o caso ocorreu por volta das 21h. A Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional foi acionada pela Central de operações, com a informação de que um homem alegou que seu estabelecimento foi furtado, e que o acusado do furto havia levado certa quantia de dinheiro em espécie. Ainda segundo o solicitante, ao se retirar do local, o autor teria agredido sua filha. Com as informações das características físicas, a guarnição deslocou para averiguar, e durante abordagem, encontrou em posse do acusado drogas ilícitas, sendo 18 papelotes de substância análoga a maconha, 5 papelotes de substância análoga a cocaína e R$ 52,00 em espécie. Conforme a PM, o acusado do crime, que já foi preso por roubo, tráfico de drogas e violência doméstica em outras ocasiões, foi apresentado na delegacia juntamente com o material apreendido.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/12/2024 - há 20 horas
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, manifestou solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido, neste sábado (21), na BR-116, na altura de Teófilo Otoni, município de Minas Gerais, envolvendo um ônibus que seguia de São Paulo para a Bahia, um carro e uma carreta. Em suas redes sociais, o governador informou estar atento às ações que estão sendo disponibilizadas por órgãos estaduais baianos, em apoio ao Estado mineiro. "Lamento profundamente o trágico acidente e manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas. Estou acompanhando de perto, junto à minha equipe de governo, que está em contato com as autoridades locais para oferecer todo o apoio necessário neste momento de dor". Em outra publicação, Jerônimo Rodrigues afirmou já ter entrado em contato com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. "De imediato, falei com o governador. A delegada-geral da Bahia, Heolísa Brito, também já está em contato com a delegada-geral de Minas Gerais, assim como os chefes dos dois Corpos de Bombeiros. Estamos presentes para tomar as providências cabíveis, no que diz respeito à identificação e traslado de corpos, e outras necessidades", informou o chefe do Executivo baiano. A Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) está em contato direto com a Direção do Instituto de Identificação de Minas Gerais, para apoiar nas ações de reconhecimento dos corpos das vítimas. De acordo com a direção-geral do DPT-BA, o Instituto de Identificação Pedro Mello disponibilizou suporte para a identificação de possíveis vítimas baianas. Além disso, equipes da Diretoria do Interior estão prontas para auxiliar os trabalhos, incluindo a coleta de material genético de familiares, caso seja necessário, para a identificação de corpos carbonizados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 17:27
Um suspeito de tráfico de drogas foi detido por policiais militares do 24º BPM na cidade de Brumado nesta sexta-feira (20). O flagrante aconteceu por volta das 11h20. Uma guarnição da PM rondas próximo à feira quando avistou o suspeito. Ao efetuar a busca pessoal, foi encontrado uma quantidade de drogas, dinheiro e um celular. Segundo a PM, o suspeito trafica na região, sendo que já fugiu de flagrantes em outra situação. Ele e o material foram apresentados na delegacia de Polícia para registro da ocorrência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 17:25
A Mega da Virada 2024 será a 16ª edição do sorteio especial realizado pelas Loterias Caixa. Ao longo dessa história, uma das maiores curiosidades dos apostadores é desvendar se existem números que saem com mais frequência que outros no globo da sorte. A resposta é sim. Historicamente, o número mais sorteado de todas as edições do sorteio é o número 10, que já saiu 290 vezes. No entanto, de acordo com a Caixa, a probabilidade de qualquer uma das 60 dezenas ser sorteada é igual. O fato dessas dezenas se repetirem é uma mera coincidência. Para se ter uma ideia, são possíveis mais de 50 milhões de combinações de seis números entre 01 e 60. Pela regra do jogo, é possível escolher de seis a 20 números para compor uma aposta. De acordo com Euler Alencar, mestre em Estatística pela UnB, “a probabilidade de ganhar o prêmio principal apostando 6 números é de 1 em 50.063.860 (50 milhões), o que equivale a 0,000001997% de chance. “A Mega-Sena permite que você aposte mais do que os seis números da aposta simples. Apostando sete números, por exemplo, suas chances já aumentam para 7 em 50 milhões. Com oito números, você tem 28 oportunidades de levar o prêmio. Agora, imagine apostar 20 números: são 38.760 chances em 50 milhões, o que representa quase 0,08% de chance de ser o grande vencedor”, conclui Euler.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 17:16
Em julgamento nesta quinta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acolheu recurso e parecer do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e aumentou para quatro anos, oito meses e 15 dias a pena imposta a um vereador de Camaçari, condenado por importunação sexual e violência política de gênero contra uma colega vereadora. Ele ainda foi condenado a pagar cem salários mínimos e a manter a distância mínima de cem metros da vítima, além de ser proibido de fazer contato com ela. A decisão reforça o entendimento do MP Eleitoral de que condutas misóginas e abusivas no exercício de mandato eletivo devem ser firmemente combatidas. O caso envolveu reiterados atos de constrangimento, humilhação e discriminação contra uma vereadora, culminando em um episódio de importunação sexual ocorrido dentro da Câmara Municipal. Os atos foram amplamente divulgados na imprensa e em redes sociais. Na sentença de primeira instância, dada a partir de ação movida pelo promotor eleitoral, o vereador havia sido condenado a dois anos de reclusão em regime aberto, com suspensão condicional da pena. O recurso do Ministério Público Eleitoral questionou a adequação da punição estipulada pelo juiz da 171ª Zona Eleitoral, argumentando a necessidade de considerar diversos agravantes: o fato das condutas discriminatórias, preconceituosas de desprezo e de importunação sexual contra a vereadora terem acontecido várias vezes e por ela ser mulher; por terem sido praticadas violando o dever inerente ao cargo do vereador, dentro da própria Câmara. Os crimes e agravantes acatados pelo TRE são previstos pelos códigos Eleitoral e Penal. A vereadora, em depoimentos ao MP Eleitoral, afirmou que os atos praticados pelo colega lhe causaram profundos abalos psicológicos, levando-a a buscar ajuda psicológica. “As humilhações e as intimidações constantes sofridas no seu local de trabalho – que deveria ser um espaço de respeito e cooperação – causou-lhe constrangimento e sofrimento, dificultando o pleno exercício de seu mandato. A vereadora relatou que, em várias ocasiões, se sentia tolhida no direito de se expressar publicamente e até mesmo de ocupar seu espaço de fala, especialmente quando o réu estava presente, o que demonstra o quanto sua liberdade de ação foi severamente restringida”, afirma o MP Eleitoral em seu parecer. Para o procurador regional Eleitoral na Bahia, Samir Cabus Nachef Júnior, a decisão do TRE destaca uma vitória na luta contra a violência política de gênero. “A decisão reafirma o compromisso tanto do MP quanto da Justiça Eleitoral em proteger os direitos das mulheres e garantir um ambiente político livre de discriminação e violência. Não se pode tolerar que o espaço político, que deve ser de debate democrático, seja utilizado para desqualificar e intimidar as mulheres. Nesse caso, ainda se destaca o fato de que os crimes foram praticados por um vereador, que deveria representar seus eleitores em sua conduta, mas usava sua condição para tentar diminuir a autoridade e a legitimidade da vereadora em sua função pública dentro da própria casa legislativa, na presença dos colegas”, destacou. Além da pena restritiva de liberdade – que deve ser cumprida em regime semiaberto –, da multa e da medida cautelar de afastamento, a Justiça também determinou o levantamento do sigilo processual, atendendo a pedido da própria vereadora, que já foi publicamente exposta pelos abusos sofridos. Para Samir, a ampla divulgação visa reforçar que práticas machistas e discriminatórias não serão toleradas pelo MP Eleitoral e pelo judiciário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 17:06
A Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) realizou a última ação de 2024 do projeto “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares” com a entrega de 40 kits de irrigação no município de Cocos, região Oeste da Bahia. A Abapa doou 25 equipamentos e os outros 15 foram doação da empresa Santa Colomba, representada pelos diretores Douglas Orth e Miguel Prado. Dessa forma, a Abapa reforça seu compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar na região, cumprindo as premissas do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), iniciativa de renúncia fiscal do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), para incentivar a cadeia produtiva do algodão no estado. Neste ano, Cocos passou a integrar o grupo de 12 municípios do oeste contemplados pelo programa, possibilitando que pequenos agricultores das comunidades rurais produzam mais e com maior qualidade, explica o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum. A ação contou com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab) – órgão vinculado à Seagri, e da prefeitura local, responsáveis por prestar assistência técnica aos agricultores, garantindo o uso eficiente dos equipamentos. Além da entrega realizada em Cocos, na região oeste, o programa “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares” reforça raízes profundas na região sudoeste. Foi na comunidade de Canabrava, no município de Malhada (BA), que o projeto teve início em 2014, com a entrega dos primeiros três kits de irrigação. Na quarta-feira (18), a Abapa retornou à comunidade para realizar a entrega de uma plantadeira, um pulverizador e sementes de algodão para a Associação dos Produtores de Canabrava (Aspruc). A ação impulsiona a continuidade do programa, que marcou o início de uma trajetória de transformação para a agricultura familiar baiana. “Desde 2014, quando entregamos os primeiros kits de irrigação em Canabrava, no sudoeste, o programa vem crescendo e transformando a vida de pequenos agricultores. Já distribuímos 487 kits em 31 municípios do sudoeste e oeste da Bahia. Esse resultado só foi possível graças à parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Adab. Seguimos empenhados em garantir mais produtividade e qualidade de vida aos agricultores familiares, sempre com foco na sustentabilidade e no fortalecimento do setor agrícola,” destacou o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 16:55
Um homem foi preso logo após furtar uma motocicleta na cidade de Vitória da Conquista na última quinta-feira (20). De acordo com informações da 78ª CIPM, o caso ocorreu por volta das 3h30. A PM recebeu um chamado do Cicom para atender uma ocorrência de furto a veículo. O solicitante relatou que estacionou sua motocicleta na Av. Paramirim e ao sair de casa menos de dez minutos depois, percebeu que o veículo havia sido furtado. Uma transeunte informou que viu um suspeito empurrando a motocicleta e que depois começou a agredi-la com pedras, seguindo em direção à Av. Itiruçu. O dono do veículo conseguiu localizar e conter o suspeito, antes de acionar a polícia. O suposto autor foi levado à UPA 24h devido a escoriações. Ele não resistiu à abordagem e foi conduzido para o Disep para as medidas cabíveis, juntamente com a motocicleta e as partes envolvidas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 14:36
Uma vasta quantidade de munições e um revólver de dois canos calibre 32f foram apreendidos por policiais da 77ª CIPM na ultima quinta-feira (20) em Vitória da Conquista. Por volta das 22h, durante a Operação Força Total, uma guarnição do PETO realizou patrulhamento na Rua P, no Alto do Bairro Panorama. Ao avistarem dois indivíduos em atitude suspeita em frente a um terreno baldio, a guarnição decidiu realizar abordagem, no entanto, ao perceberem a presença da viatura, os indivíduos fugiram, adentrando numa área de matagal. Durante a fuga, os suspeitos abandonaram uma pochete onde foi localizado o revólver e as munições. Todo o material apreendido foi devidamente conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia (Disep) para as providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 14:12
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura do KM 285 da BR-116, em Lajinha, município de Teófilo Otoni. As informações são do G1. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão ocorreu às 3h30 e envolveu um ônibus, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro. Vídeos gravados por pessoas que passaram pela rodovia momentos após o acidente mostram os veículos em chamas. De acordo com a prefeitura, treze feridos foram levados para dois hospitais e a uma upa de Teófilo Otoni. As três pessoas que estavam no carro ficaram gravemente feridas. Inicialmente, segundo informações repassadas ao Corpo de Bombeiros, o pneu do ônibus havia estourado e o motorista perdeu o controle da direção, batendo contra uma carreta. Um carro que vinha atrás também colidiu com o ônibus. Com a colisão, o ônibus pegou fogo. Já de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, informações preliminares e vestígios no local demonstram que possivelmente um grande bloco de granito de soltou da carroceria da carreta e atingiu o ônibus que seguia na rodovia, em sentido contrário. Logo após o impacto da pedra com o ônibus ocorreu um grande incêndio. A polícia ainda investiga as circunstâncias do acidente. O ônibus da empresa EMTRAM saiu de São Paulo na sexta-feira (20), por volta das 7h do terminal rodoviário Tietê, e tinha como destino Vitória da Conquista (BA), um trajeto de aproximadamente 1,5 mil km.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 13:56
Três pessoas foram flagradas com entorpecentes na cidade de Dário Meira nesta sexta-feira (20). No total, a operação resultou na apreensão de 10 pedras de crack, 111 pinos de cocaína, 54 trouxinhas de maconha e uma quantia em dinheiro. Por volta das 01h30, as guarnições da 55ª CIPM receberam uma denúncia que indicava a prática ilícita no mercado municipal e, ao deslocarem para o local, identificaram o suspeito, que foi abordado. Durante a revista, foram encontradas substâncias entorpecentes em quantidade significativa, além de dinheiro em espécie. O detido informou à equipe que vendia drogas para uma mulher que estaria nas proximidades. Ao verificar o local indicado, a polícia encontrou a mulher acompanhada de seu namorado. Com ela, foi apreendida uma bolsa rosa contendo uma quantidade de drogas e uma quantia em dinheiro. Os três indivíduos e o material apreendido foram apresentados na delegacia local.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 13:50
Na última quarta-feira (18), a Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) realizou, em parceria com diversos segmentos sociais, uma emocionante ceia de Natal para pessoas em situação de rua e catadores de material reciclável em Vitória da Conquista. O evento reuniu cerca de 250 participantes e foi marcado por gestos de amor, solidariedade e esperança. A ação proporcionou a distribuição de brindes, panetones e brinquedos para as crianças, frutos da Campanha Natal do Bem, iniciativa da TV Sudoeste com o apoio da Patrulha Solidária. Além disso, os convidados tiveram acesso a serviços de saúde e beleza, incluindo o banho solidário, que veio acompanhado de roupas e calçados, levando dignidade e conforto aos participantes. Para completar a noite especial, apresentações musicais e um coral formado pelos próprios convidados trouxeram momentos de alegria e emoção, criando um clima de celebração e união. “Com ações como essa, fortalecemos os laços entre a Polícia Militar e a comunidade, reafirmando nosso compromisso com os mais vulneráveis e promovendo um Natal mais humano para todos”, destacou o comandante do CPRSO, Coronel Paulo Henrique Guimarães.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/12/2024 - 12:40
Um carro capotou na BA-148, trecho do município de Livramento de Nossa Senhora na tarde desta sexta-feira (20). O Sudoeste Total conseguiu apurar que, o acidente aconteceu por volta das 17h, nas imediações do mata-burro 7 do Perímetro Irrigado do Brumado. O condutor, identificado apenas como Mário, conhecido como Mário da Caixa, foi socorrido consciente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) à UPA 24h de Livramento de Nossa Senhora com diversas fraturas. Na unidade de saúde, ele fez alguns exames de imagens e radiológicos. Seu quadro de saúde é estável, contudo, será transferido para uma unidade de saúde de Vitória da Conquista. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/12/2024 - 21:30
Policiais militares da 80ª CIPM apreenderam três espingardas nesta quinta-feira (19) no município de Cândido Sales durante a 38ª edição da Operação Força Total. O caso ocorreu por volta das 16h. Em rondas pela cidade, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional visualizou dois indivíduos, que ao perceberem a presença da viatura, lançaram algo no chão e empreenderam fuga para uma área de mata. Ao chegar no local, os policiais constataram que eram três armas de fogo, aparentemente artesanais, sendo duas espingardas de cano longo e uma de cano curto. Os suspeitos não foram localizados. As armas foram apresentadas na delegacia territorial de Cândido Sales
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/12/2024 - 21:20
Um homem invadiu um estabelecimento comercial e fez três reféns em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (19). De acordo com informações da Polícia Militar, o período de negociação durou mais de 5h e envolveu diversos órgãos de segurança, entre eles, Rondesp Sudoeste, Policiais da 77ª CIPM, Cipe Sudoeste e BOPE. Populares informaram que o referido indivíduo teria entrado em uma loja e efetuado disparos contra algumas pessoas que ali estavam, se refugiando no andar superior do estabelecimento e mantendo algumas pessoas como reféns. O caso ocorreu em uma loja de aparelhos celulares na Av. Lauro de Freitas. Segundo informações da PM, o homem entrou em uma galeria do Panvicon Center efetuando disparos de arma de fogo, feriu e manteve três mulheres como reféns em seu poder. O ato também foi transmitido ao vivo através de uma rede social. Diante da crise instalada, da PM iniciou uma negociação visando à rendição do indivíduo e à libertação dos reféns. As vítimas eram três mulheres, todas aparentemente alvejadas. Após aproximadamente cinco horas de tratativas, os PMs lograram êxito, prenderam o autor e liberaram as três reféns. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, prestaram os primeiros socorros encaminharam as vítimas ao hospital mais próximo. O autor, segundo a Polícia, utilizou uma pistola calibre 9mm que foi apreendida. O fato foi registrado no plantão central do DISEP e a Polícia Civil deverá prosseguir com as investigações.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/12/2024 - 21:10
Um homem foi detido com uma motocicleta roubada na tarde desta quinta-feira (19) na cidade de Paramirim. De acordo com a 46ª CIPM, por volta das 16h30, uma equipe de serviço realizava rondas durante a 38ª Operação Força Total na Avenida Livramento, quando abordou a motocicleta sem placa e após consulta constatou que o veículo possuía restrição de furto/roubo. O condutor e o veículo foram apresentados na delegacia Territorial local para as providências cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/12/2024 - 21:00
Bombeiros militares do 20º BBM resgataram dois bovinos que caíram em uma cisterna aberta em um terreno baldio no bairro Renascer, em Bom Jesus da Lapa, na manhã desta quarta-feira (18). A equipe foi acionada após uma moradora da área perceber os animais presos e solicitar o resgate. O trabalho contou com o auxílio de uma retroescavadeira que passava pela região, cujo operador parou para prestar suporte após ser solicitado. Uma escavação inclinada foi realizada para possibilitar o resgate dos bovinos. Após a remoção, os animais foram deixados em uma área segura, aguardando o resgate pelos proprietários, que não foram identificados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/12/2024 - 20:50
Ao longo de quase três anos, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) consolidou a Operação Força Total como uma referência nacional no combate à criminalidade. Com 38 edições realizadas, a iniciativa resultou na retirada de circulação de 809 armas de fogo, na abordagem de mais de 2,1 milhões de pessoas e em inúmeros outros resultados operacionais relevantes. A mais recente edição ocorreu nesta quinta-feira (19). A operação foi idealizada pelo Comando da PMBA e alcançou um sucesso que ultrapassou as fronteiras do estado. Hoje, é replicada de forma simultânea por todas as Polícias Militares do Brasil, sob a coordenação do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG-PM), fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado em âmbito nacional. Esse reconhecimento teve início durante a presidência do coronel Paulo Coutinho no CNCG-PM, quando a operação foi adotada como modelo por outras instituições coirmãs. O diferencial da Força Total está na mobilização quase integral do efetivo da PMBA, abrangendo policiais das áreas administrativas, de ensino e operacionais, que atuam em conjunto em uma verdadeira força-tarefa. A operação combina abordagens preventivas, ações ostensivas, cumprimento de mandados de prisão e estratégias baseadas em inteligência, proporcionando maior eficiência e eficácia no combate à criminalidade. Além disso, a operação conta com o suporte de viaturas, motocicletas, bases móveis, drones, aeronaves e outros recursos logísticos, potencializando os resultados obtidos. Ao longo desse período, foram realizadas mais de 548 mil abordagens a veículos, 1.345 prisões em flagrante, 588 veículos recuperados e o cumprimento de 503 mandados de prisão, entre outros indicadores de sucesso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/12/2024 - 20:40
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu uma ação no Distrito Afrânio Peixoto, em Lençóis, na Chapada Diamantina, com o objetivo de reforçar o comprometimento em fortalecer a cadeia produtiva apícola no estado. O evento, que ocorreu nesta quinta-feira (19), apresentou o novo Programa de Prevenção, Controle e Erradicação de Doenças das Abelhas, que visa proteger e valorizar os plantéis apícolas e meliponícolas da região. A ação, em parceria com a Prefeitura de Lençóis, também beneficiou a chegada da Casa do Mel, infraestrutura essencial para apoiar os apicultores locais, com a promoção do manejo sanitário adequado, a qualificação da produção de mel e derivados, e garantindo a sustentabilidade da cadeia produtiva. "Além de fomentar a segurança alimentar, a iniciativa contribui para a preservação ambiental, considerando o papel vital das abelhas na polinização e na biodiversidade", a fiscal estadual agropecuária da Agência, Luciana Ávila. A Secretaria Municipal de Agricultura de Lençóis parabenizou os profissionais da Adab pela contribuição ao setor apícola local.