Início Arquivo Dezembro de 2024

Dezembro de 2024

Encontramos 252 Notícias

PM resgata idoso desaparecido em área de mata em São Francisco do Conde

PM resgata idoso desaparecido em área de mata em São Francisco do Conde
Foto: Divulgação/PM

Um idoso foi resgatado por policiais militares, em ação conjunta com prepostos do SAMU e Bombeiros Civis de SFC na manhã desta terça-feira (24), na zona rural de São Francisco do Conde. Os militares foram acionados para apoiar no resgate de um idoso que estava desaparecido, nas proximidades do anel viário de São Francisco do Conde a Candeias. Após cerca de 50 minutos de caminhada em área de mata, o homem foi encontrado, visivelmente debilitado. Ele relatou que estava perdido há aproximadamente 30 dias, se nutrindo apenas com água do riacho que existia no local. O senhor foi resgatado e encaminhado para uma unidade de saúde da região.

Menina de quatro anos recebe bicicleta de natal do Cicom de Barreiras

Menina de quatro anos recebe bicicleta de natal do Cicom de Barreiras
Foto: Divulgação/SSP

O Centro Integrado de Comunicações de Barreiras (Cicom/ Barreiras) realizou uma ação que reforça o espírito natalino. A central de comunicações recebeu, na segunda-feira (23), a visita da pequena Raísa Vitória, de apenas quatro anos, que ligou para o 190 e pediu aos servidores uma bicicleta como presente de Natal. A menina surpreendeu o soldado BM Lucas Siqueira na segunda-feira (16), quando entrou em contato com o teleatendimento da unidade e pediu o presente. Surpreso com a ligação, o bombeiro conversou com a mãe e com a avó da menina, que confirmaram a dificuldade de presentear a pequena. O soldado então prometeu que tentaria arrecadar o valor da bicicleta e presenteá-la. Com uma campanha interna para angariar o valor, os servidores conseguiram comprar o presente para Raísa. Com tudo acertado, a pequena passeou de viatura da Polícia Militar, foi recepcionada no Cicom pelos servidores da Segurança Pública e recebeu a tão sonhada bicicleta.

Acidente envolvendo três veículos deixa dois mortos na BR-349, entre Macaúbas e Ibipitanga

Acidente envolvendo três veículos deixa dois mortos na BR-349, entre Macaúbas e Ibipitanga
Foto: Reprodução/Construterra

Duas pessoas morreram em um grave acidente de trânsito nesta segunda-feira (23) na BR-349, trecho entre os municípios de Ibipitanga e Macaúbas, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o acidente aconteceu por volta das 18h10 e envolveu dois caminhões e um veículo Fiat/Palio com cinco ocupantes. Não foi detalhada a dinâmica do acidente que aconteceu na altura do km 23 da rodovia próximo ao Povoado de Escritório. Dois ocupantes do Pálio acabaram falecendo. A idosa Neusa de Jesus Oliveira Cruz morrei ainda no local. Já um homem identificado como Jose Souza de Oliveira, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas faleceu ao dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento da região. A Polícia Técnica realizou perícia e encaminhou os corpos ao Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas.

Governo Federal divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2025

Governo Federal divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2025
Foto: Roberta Aline/MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) definiu o calendário de 2025 do Programa Bolsa Família (PBF). Os pagamentos terão início no dia 20 de janeiro do próximo ano. A data exata de recebimento dos valores depende do último dígito do Número de Identificação Social (NIS), indicado no cartão do Bolsa Família. As famílias beneficiárias que possuem o NIS com final 1 receberão os valores no primeiro dia de pagamento, as com NIS de final 2 poderão acessar o recurso no segundo dia do calendário e, assim, sucessivamente. A sequência das transferências continua nos dias úteis até chegar aos beneficiários com NIS cujo último dígito é zero. Os valores são disponibilizados para movimentação nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada, à exceção de dezembro, que tem o calendário antecipado para o dia 10, com os pagamentos sendo encerrados antes do Natal. As datas são estabelecidas pelo MDS, responsável pela gestão do programa, e pela Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentos.

Governo Federal divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2025
Foto: Divulgação/MDS

DNIT instaura sindicância para apurar responsabilidade sobre desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins

DNIT instaura sindicância para apurar responsabilidade sobre desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins
Foto: Felipe Brasil/MT

Em atendimento a uma determinação do ministro dos Transportes, Renan Filho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) abriu uma sindicância para apurar as causas e efetivar as responsabilizações pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A portaria, nº 6194, foi publicada na terça-feira (24). Ainda está previsto para esta terça a publicação do decreto de emergência que vai destinar mais de R$ 100 milhões para a construção de uma nova estrutura. Localizada na BR 226, a ponte Juscelino Kubitschek ligava os estados de Maranhão e Tocantins e caiu no último domingo (22). De acordo com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, a comissão responsável pela sindicância fará a primeira reunião na quinta-feira (26). “Esta sindicância foi instaurada hoje pela diretoria colegiada do DNIT e já começa seus trabalhos na próxima quinta-feira, quando toda a comissão vai se deslocar para o local do desabamento e começará a fazer a coleta dos documentos necessários para as apurações. Inclusive pretendemos acionar órgãos externos ao DNIT para participarem dos trabalhos”, disse. Conforme a portaria, fica autorizado o levantamento de fatos, requisição e análise de documentos e demais provas angariadas no curso do procedimento, inclusive junto a outros órgãos e entidades de qualquer esfera administrativa. O documento ainda estabelece que seja requisitada a produção de provas técnicas, como ensaios e visitas em campo que permitam identificar as possíveis causas que levaram ao desabamento e avaliar indicativos de responsabilidade. Os trabalhos se estenderão por 120 dias.

Suspeito de tráfico de drogas é detido pela PM em Boquira

Suspeito de tráfico de drogas é detido pela PM em Boquira
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi detido por policiais militares nesta segunda-feira (23) na cidade de Boquira. Conforme informações da 4ª CIPM, por volta das 11h35, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) recebeu denúncia anônima sobre um homem, trajando camisa branca, que estaria em uma oficina praticando tráfico de drogas. Ao abordar o suspeito, foram encontrados papelotes de substância análoga à cocaína. A denúncia também informava que ele escondia mais drogas em um veículo abandonado próximo à sua residência. A guarnição deslocou ao local, onde encontrou mais materiais ilícitos após varredura. O suspeito e os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Bom Jesus da Lapa para registro da ocorrência.

MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão em Camaçari

MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão em Camaçari
Foto: Divulgação/MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego integrou a força-tarefa que resgatou 163 trabalhadores na região metropolitana de Salvador, em Camaçari (BA). A operação foi realizada em alojamentos da empresa Jinjiang Group, prestadora de serviços para a Build Your Dreams (BYD). A fiscalização ocorreu no dia 9 de dezembro e contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante recente fiscalização, a equipe de auditores fiscais do Trabalho identificou 163 trabalhadores em condições análogas à escravidão. Esses trabalhadores estavam distribuídos em quatro alojamentos principais. Um quinto alojamento, destinado a funções administrativas, também foi inspecionado; embora tenham sido encontradas irregularidades, não houve necessidade de resgate. A operação resultou em embargos e interdições, destacando a importância de ações rigorosas e contínuas para combater práticas abusivas e assegurar condições dignas de trabalho. Os alojamentos estavam em condições extremamente degradantes para os trabalhadores. As camas estavam sem colchões ou com revestimentos inadequados, não havia armários, e itens pessoais estavam misturados com alimentos. Os banheiros eram insuficientes e precários — em um caso, havia apenas um banheiro para 31 trabalhadores. A precariedade sanitária obrigava os trabalhadores a acordarem às 4h para formar fila e saírem para o trabalho às 5h30. Além disso, os banheiros não eram separados por sexo, careciam de assentos e apresentavam higiene inadequada. As áreas de alimentação também eram em péssimas condições, com materiais de construção armazenados próximos aos alimentos. As refeições eram feitas em camas ou em um refeitório improvisado, que não atendia a todos os trabalhadores. Apenas um dos alojamentos tinha um refeitório improvisado, com bancos e mesas de madeira sob uma cobertura precária, ainda assim insuficiente para a demanda. Em um dos alojamentos, no quarto de uma trabalhadora (cozinheira), os alimentos estavam armazenados no chão, com panelas abertas contendo comida preparada para o dia seguinte. Essas panelas ficavam expostas à contaminação, sem refrigeração. A água fornecida vinha diretamente da torneira para todos os trabalhadores no alojamento, sendo transportada em garrafas para o local de trabalho, sem qualquer tratamento ou garantia de qualidade. A fiscalização também identificou irregularidades no local de trabalho, incluindo um refeitório que servia alimentos em condições precárias de higiene, banheiros químicos insuficientes e em estado deplorável, além de exposição direta à radiação solar sem qualquer tipo de proteção. As condições de trabalho, associadas às longas jornadas, resultaram em acidentes recorrentes. Um trabalhador relatou um acidente ocular sem o devido atendimento oftalmológico, enquanto outro sofreu um acidente devido à privação de sono, consequência das exaustivas jornadas e das condições degradantes em que estava inserido. Foram encontrados indícios de trabalho forçado. Os trabalhadores pagavam caução, tinham 60% de seus salários retidos e recebiam apenas 40% em moeda chinesa. Além disso, enfrentavam encargos excessivos para rescisão contratual e tinham seus passaportes retidos, o que impedia a saída ou o retorno ao país de origem, configurando confisco de valores. As jornadas de trabalho eram de 10 horas diárias, com folgas irregulares, e os trabalhadores descansavam em condições inadequadas, muitas vezes sobre materiais de construção. As restrições de movimento e os contratos não formalizados ou de difícil compreensão agravavam ainda mais a situação, caracterizando violações sistemáticas dos direitos trabalhistas. A equipe de fiscalização fez a inspeção em cinco alojamentos, sendo que em quatro deles foram encontradas situações degradantes de trabalho. Dia 26 de dezembro, será realiza uma audiência para verificar se o empregador está procedendo aos pagamentos, se estão cumprindo todas as determinações da notificação.  Após a deflagração da operação, a BYD informou que rescindiu o contrato com a empresa terceirizada responsável pela contratação dos operários. "A BYD Auto do Brasil reafirma que não tolera desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana. Diante disso, a companhia decidiu encerrar imediatamente o contrato com a empreiteira", declarou a empresa.

Bombeiros militares combatem incêndios florestais com apoio de aeronave em Lençóis

Bombeiros militares combatem incêndios florestais com apoio de aeronave em Lençóis
Foto: Divulgação/CBM-BA

Nesta segunda-feira (23), equipes de bombeiros militares empregados na Operação Florestal 2024 seguiam no combate a incêndios florestais no município de Lençóis com o apoio de uma aeronave. O avião modelo Air Tractor lança água em locais apontados pelas guarnições que atuam em solo. Vinte e três bombeiros estão trabalhando diretamente no combate desde o último sábado (21). Outras guarnições, também especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais, seguem realizando ações preventivas e de combate nas bases avançadas nos municípios de Lençóis, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Atualmente, estão empregados cerca de 53 bombeiros militares dedicados exclusivamente ao serviço desempenhado nas bases florestais. Treze viaturas estão atuando, 996 incêndios já foram combatidos, 1.909 orientações preventivas realizadas e 105 municípios atendidos.

CIPRv apreende grande quantidade de materiais oriundos de descaminho na BR-030, em Caetité

CIPRv apreende grande quantidade de materiais oriundos de descaminho na BR-030, em Caetité
Foto: Divulgação/PRE

Diversos materiais oriundos de descaminho foram apreendidos pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Brumado nesta segunda-feira (23) na BR-030, trecho do município de Caetité, sudoeste da Bahia. Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) abordou um ônibus que saiu de Guarulhos (SP) e seguia para a cidade baiana de Gentil do Ouro. Na fiscalização, segundo a PRE, foi localizado no compartimento de bagagem várias caixas de papelão contendo mercadorias sem nota fiscal. Entre os materiais apreendidos estão, aparelhos celulares de várias marcas, perfumes, telas de celular, cabos, carregadores, caixas de som, películas, baterias, armas de gel, balanças digitais, suportes para celular e caixas de karaokê. Todo material foi apresentado na Delegacia de Guanambi para adoção das medidas legais cabíveis.

Polícia Militar prende casal acusado de tráfico de drogas em Caetité

Polícia Militar prende casal acusado de tráfico de drogas em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Um casal acusado de tráfico de drogas foi preso na cidade de Caetité neste domingo (22). De acordo com a 94ª CIPM, o flagrante aconteceu por volta das 21h. Uma guarnição realizava rondas pelo Bairro Pedro Cruz, quando avistou, em um local constantemente denunciado como ponto de venda de drogas, dois indivíduos em atitude suspeita em frente à uma residência. Ao ser dada a voz de abordagem, segundo a PM, um dos indivíduos fugiu. O que permaneceu, foi abordado e foram encontradas porções de cocaína em seu poder. Em um prato no chão da garagem da casa havia mais da substância, que uma mulher que saiu do interior da residência afirmou ser de sua posse. Feita a revista no imóvel foram, onde foram localizados ainda, duas balanças de precisão, diversas embalagens para comercialização da droga, vinte porções de maconha prontos para venda, um caderno com anotações do comércio da substância, R$ 1.191,00 em espécie, uma máquina de cartão e dois celulares. Com o casal também foi encontrada uma motocicleta Honda Strada com placa e chassi adulterados. A dupla, todo o material apreendido e a motocicleta foram apresentados na delegacia de Guanambi.

Criança natural de Caraíbas sobrevivente do acidente na BR-116 é transferida para hospital em Vitória da Conquista

Criança natural de Caraíbas sobrevivente do acidente na BR-116 é transferida para hospital em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Sesab

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), transferiu, nesta segunda-feira (23), uma criança de 8 anos de idade, uma das sobreviventes do acidente ocorrido na BR-116, no último sábado (21), para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. A aeronave, equipada com unidade de terapia intensiva (UTI), pousou em Vitória da Conquista às 13h. As equipes médicas de Minas Gerais e da Bahia trabalharam em plena parceria para garantir assistência integral à paciente. A criança estava internada no Hospital Santa Rosália, na cidade mineira de Teófilo Otoni, unidade para onde foi levada logo após o acidente. Baiana, ela perdeu os pais na tragédia e teve 26% do corpo queimado. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) já estabeleceu contato com o Conselho Tutelar de Caraíbas, município de origem da criança, para garantir a segurança e acompanhar o processo de guarda da menor.






Casal natural de Caraíbas está entre as vítimas de acidente com três veículos em MG

Casal natural de Caraíbas está entre as vítimas de acidente com três veículos em MG
Foto: Arquivo Pessoal

Um casal natural de Caraíbas, cidade a 83 km de Vitória da Conquista, está entre as vítimas do acidente ocorrido no sábado (21) envolvendo três veículos na BR-116, na localidade conhecida como Laranjinha, em MG. Moradores de Taboão da Serra, Erinaldo Vieira do Amaral, conhecido como Lala, e Anailda Marinho dos Santos, viajavam com sua filha Laura Amaral Marinho no ônibus da Emtram. O casal não sobreviveu, mas a menina se recupera no hospital. Laura tem nove anos, estava acordada na hora do acidente. Segundo reportagem do UOL, ela está lúcida, passa bem no hospital, apresenta algumas queimaduras, e sabe dizer com preciso que aconteceu. Laura afirma que uma criança a ajudou a sair do ônibus, que já estava pegando fogo. Um material genético de Laura foi coletado para a identificação de seus pais. Foi sugerido que ela fosse deslocada para Belo Horizonte, mas a família preferiu que ela não passasse por mais um trauma no momento e a coleta foi feita no mesmo hospital onde a menina está internada. A Emtram disse que pagará todas as despesas para que uma irmã e a mãe de Erinaldo viajem para identificar o corpo. A família viajava para passar o Natal com parentes. Eles iam para Jiboia, uma comunidade que fica às margens da BA-262. Na tarde desta segunda-feira (23), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), realizou a transferência da uma criança para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, contudo não confirmou se trata-se de Laura. A aeronave, equipada com unidade de terapia intensiva (UTI), pousou em Vitória da Conquista às 13h. A criança, segundo a Sesab, estava internada no Hospital Santa Rosália, na cidade mineira de Teófilo Otoni, unidade para onde foi levada logo após o acidente. Conforme a Sesab, ela teve 26% do corpo queimado. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) já estabeleceu contato com o Conselho Tutelar de Caraíbas, município de origem da criança, para garantir a segurança e acompanhar o processo de guarda da menor.

Pesquisa Ministério do Turismo aponta que 59 milhões de brasileiros vão viajar durante verão

Pesquisa Ministério do Turismo aponta que 59 milhões de brasileiros vão viajar durante verão
Foto: Reprodução/Mtur

Mais de um terço (35%) dos brasileiros planejam viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. São 59 milhões de pessoas com planos para aproveitar o verão. A expectativa é de que o turismo movimente R$ 148,3 bilhões neste período, considerando o gasto médio de R$ 2.514,00 declarado pelos entrevistados. O valor representa uma alta de 34% em relação ao verão anterior, quando a média de gasto foi de R$ 1.877,00. As informações são da pesquisa inédita Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira, feita pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados. Entre aqueles que irão viajar na época mais quente do ano, a grande maioria (97%) escolheu um destino nacional e a praia é o principal atrativo, sendo o preferido por mais da metade dos brasileiros (54%) para curtir as férias. Em segundo lugar estão as atrações de natureza/ecoturismo (10%), seguidas por aventura e saúde/bem-estar, ambos com 5%.

PRF flagra motorista embriagado realizando ultrapassagem proibida na BR-242, em Lajedinho

PRF flagra motorista embriagado realizando ultrapassagem proibida na BR-242, em Lajedinho
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde do último domingo (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista que realizava ultrapassagem proibida em um trecho perigoso da BR-242, no município de Lajedinho. Durante a abordagem, o condutor foi submetido ao teste de etilômetro, que registrou um índice de 1,19 mg/L de álcool por litro de ar expelido, valor quase quatro vezes superior ao limite para configuração de crime de trânsito. O flagrante ocorreu em um local com alto índice de acidentalidade, reforçando a gravidade da conduta do motorista. O homem preso em flagrante foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

PRF apreende aproximadamente meia tonelada de maconha em veículo roubado na BR-116, em Feira de Santana

PRF apreende aproximadamente meia tonelada de maconha em veículo roubado na BR-116, em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã do último domingo (22), no Km 440 da BR 116, em Feira de Santana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um veículo com sinais identificadores adulterados, com registro de roubo, e aproximadamente 500 kg de substância análoga à maconha. Durante fiscalização minuciosa, os policiais constataram que o automóvel apresentava adulterações em seus elementos identificadores. Após análise, foi identificado que o veículo, na verdade, tratava-se de outro de mesma marca e modelo, com registro de roubo ocorrido em 14/10/2024, no município de Ilhéus. A abordagem, parte da Operação Hermes VII, resultou ainda na apreensão de mais de R$ 15 mil em espécie. O condutor, preso em flagrante, afirmou que o automóvel foi retirado em Belo Horizonte (MG) e seria entregue em Feira de Santana. A ocorrência foi encaminhada às autoridades competentes para os procedimentos legais, com registros preliminares por tráfico de drogas, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

FICCO, PM e Polícia Civil prendem líder de facção e apreendem fuzil e explosivos em Ilhéus

FICCO, PM e Polícia Civil prendem líder de facção e apreendem fuzil e explosivos em Ilhéus
Foto: Divulgação/SSP

Uma operação de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), Polícia Militar (Cipe Cacaueira e TOR CIPRv – Itabuna) e Polícia Civil (DENARC) resultou na captura, nesta segunda-feira (23), do líder de uma facção que atua na região sul da Bahia. Alvo prioritário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o foragido da Justiça foi preso na zona rural da cidade de Ilhéus, na localidade de Santana. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, um comparsa do foragido atirou nas equipes e acabou atingido, após confronto. O criminoso foi socorrido, mas não resistiu. Com o foragido da Justiça e o seu comparsa foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, explosivos, duas espingardas um revólver, carregador, munições, rádios comunicadores, porções de drogas e uma motocicleta.

PRE apreende 20 aparelhos celulares oriundo de descaminho na BR-030, em Guanambi

PRE apreende 20 aparelhos celulares oriundo de descaminho na BR-030, em Guanambi
Foto: Divulgação/PRE

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu neste domingo (22) vinte aparelhos celulares oriundos de descaminho. O flagrante aconteceu na BR-030, trecho do município de Guanambi, e foi feito por policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR). Os aparelhos, segundo a PRE, estavam em uma caixa no compartimento de bagagens de um ônibus que saiu de São Paulo – SP e tinha como destino a cidade de baiana de Ibipitanga e não possuíam notas fiscais. Foram localizados dez smartphones Redmi, dois Poco, sete Samsung e um Infinix. Todo material apreendido foi encaminhado para a sede da Receita Federal.

Governo Federal anuncia reconstrução de ponte entre Maranhão e Tocantins e sindicância para apurar responsáveis

Governo Federal anuncia reconstrução de ponte entre Maranhão e Tocantins e sindicância para apurar responsáveis
Foto: Felipe Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a abertura de um decreto emergencial para reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, ainda em 2024, e a abertura de uma sindicância para apuração dos responsáveis pelo desastre. Ele esteve no Maranhão, nesta segunda-feira (23), para vistoria no local do desabamento, acompanhado do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o governador de Tocantins, Wanderley Barbosa. “Nós estamos com emergência decretada para contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 2024. Isso será um trabalho de muita resolutividade por parte do Ministério dos Transportes para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras. Minha vinda aqui traz a garantia ao povo maranhense e tocantinense de que vamos reconstruir integralmente esta ponte com todos os itens de segurança”, disse. De acordo com ele, uma nova estrutura deverá ser entregue ainda em 2025, juntamente com todas as obras necessárias a sua plena operação. “Além do contrato neste ano esperamos nos primeiros dias de 2025 dar ordem de serviço para todas as obras de engenharia que serão feitas aqui, com o compromisso de entregar esta ponte em 2025. Vamos trabalhar dedicadamente para fazer desta nova ponte um case de resolutividade”, completou o ministro. O ministro ainda reforçou que o DNIT possui plenas condições técnicas para a condução dos trabalhos necessários à reconstrução dos caminhos e os recursos financeiros serão garantidos. A previsão é de que sejam investidos nas obras entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões. Localizada na BR-226, sobre o rio Tocantins, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira liga os Estados do Maranhão e Tocantins pelos municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Além da importância social, o eixo rodoviário é importante para o escoamento de produção e transporte de mercadorias entre os dois estados. O desabamento aconteceu no último domingo (22).

Comando de Policiamento Rodoviário reforça segurança durante festas de final de ano na Bahia

Comando de Policiamento Rodoviário reforça segurança durante festas de final de ano na Bahia
Foto: Jeferson Silva/SSP

O Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) reforçará a tropa de militares na segurança das estradas baianas para as festas de Natal e Ano Novo com 178 policiais empregados nas ações preventivas, ostensivas, de inteligência e blitz diárias. A ‘Operação Natal’ será iniciada no domingo (22) e seguirá até o dia 2 de janeiro de 2025. Os militares do policiamento rodoviário trabalharão em 66 viaturas, além do administrativo das unidades do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv/ Salvador) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (CIPRvs) de Barreiras, Brumado e Itabuna. O subcomandante do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv), tenente-coronel André Borges, destaca que a operação é focada na coibição de crimes nas estradas e na prevenção dos acidentes, além da fiscalização de veículos, documentação dos condutores e captura de suspeitos de crimes. “Todo o nosso efetivo está empenhado em assegurar as viagens de fim de ano da nossa população. Nosso foco sempre é evitar acidentes em nossas estradas, assegurando o bem mais precioso das pessoas, a vida”, contou.

Governo da Bahia decreta luto oficial de 2 dias pelas mortes ocorridas em acidente com três veículos na BR-116

Governo da Bahia decreta luto oficial de 2 dias pelas mortes ocorridas em acidente com três veículos na BR-116
Foto: Divulgação/CBM-MG

O Governo do Estado da Bahia decretou, em edição extra do Diário Oficial, neste domingo (22), luto oficial de dois dias, pelas mortes ocorridas em acidente que envolveu um ônibus que conduzia passageiros de São Paulo para a Bahia, uma carreta e um veículo de passeio, na BR-116, na altura do município mineiro de Teófilo Otoni, no último sábado (21). Com secretarias e órgãos mobilizados, o Governo da Bahia informou que está apoiando as ações de identificação, transferência, traslado e outras providências voltadas às vítimas do acidente. Até o início da noite deste domingo (22), a informação é de que 41 pessoas morreram, a maioria carbonizados, e seis sobreviveram, incluindo três crianças. Muitas dessas vítimas são baianas, de diferentes municípios. Ainda no sábado, o governador Jerônimo Rodrigues entrou em contato com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, informando a pronta disponibilidade dos órgãos estaduais baianos para auxiliar em quaisquer necessidades. Nas redes sociais, Jerônimo lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade aos familiares das vítimas. Também, assim que o acidente foi registrado, a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), iniciou e mantém contato com prefeitos atuais e eleitos dos municípios que seriam os destinos das vítimas: Marcionílio Souza; Elísio Medrado; Vitória da Conquista; Jequié; Iramaia; Maracás; Iaçu; Itaeté; Poções; Santa Inês e Mirante. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está em contato com a pasta de Minas Gerais, e vai auxiliar no protocolo de possíveis transferências de feridos para unidades de Saúde da Bahia. A Sesab enviará uma aeronave com UTI, para realizar transferências de pacientes cujo quadro clínico demande esse tipo de monitoramento. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) está tomando providências para tratativas, junto ao Conselho Tutelar, nos casos de transferências de menores de idade, e em contato com equipes do Serviço Social dos hospitais envolvidos.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.