Início Arquivo Novembro de 2024

Novembro de 2024

Encontramos 222 Notícias

Devido período da piracema, PM aprende redes de pesca na barragem Luiz Vieira em Rio de Contas

Devido período da piracema, PM aprende redes de pesca na barragem Luiz Vieira em Rio de Contas
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Por conta do período de piracema, a Polícia Militar apreendeu na quinta-feira (28) redes de pesca que haviam sido armadas na Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas. O flagrante aconteceu por volta das 19h e foi feito por policiais da 46ª CIPM. A guarnição foi acionada via funcional, dando conta de que dois indivíduos teriam acabado de armar as redes de pesca na barragem. Os policiais deslocaram ao local citado pela testemunha. Chegando ao local, os indivíduos não estavam, mais e as redes foram localizadas. O material de pesca foi recolhido e apresentado à delegacia local. Ainda segundo a PM, a testemunha não soube informar quem seriam os autores da prática criminosa.

Governador lamenta mortes de jovens após fortes chuvas em Salvador e Dias D’Ávila

Governador lamenta mortes de jovens após fortes chuvas em Salvador e Dias D’Ávila
Foto: Sudoeste Total

Após a confirmação, nesta sexta-feira (29), das mortes dos jovens Amanda Teles e Paulo Andrade, vítimas de ocorrências decorrentes das últimas chuvas, em Dias D’Ávila e Salvador, respectivamente, o governador Jerônimo Rodrigues se manifestou nas redes sociais. “Recebi com muita tristeza a confirmação das mortes. Presto minha solidariedade aos amigos e familiares neste momento de profunda dor”, lamentou. O governador afirmou que a parceria com as prefeituras municipais tem sido fundamental neste momento, e revelou ter mantido contato com os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, e de Dias D’Ávila, Alberto Castro, para garantir que todos os esforços sejam empregados no amparo àqueles que mais precisam. Ainda na publicação, Jerônimo destacou a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) nas buscas pelas vítimas. “Agradeço todo esforço e empenho ininterruptos dos Bombeiros, nos últimos dias, não só nestas duas ocorrências, como em todas as cidades - impactadas pelas fortes chuvas - onde tem sido necessária à sua atuação”, disse. “Ressalto também o apoio da comunidade e o trabalho decisivo da Defesa Civil estadual e da Secretaria de Saúde do Estado para garantir o suporte necessário aos baianos e baianas de alguma forma afetados pelas chuvas”, acrescentou.

Diretor-geral visita escritório da Adab em Ibotirama

Diretor-geral visita escritório da Adab em Ibotirama
Foto: Divulgação/ADAB

O diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, visitou nesta sexta-feira (29), o escritório da Agência em Ibotirama, no Território de Identidade do Velho Chico. O responsável pela defesa agropecuária da Bahia acompanhou o trabalho dos servidores do órgão junto a pequenos produtores rurais para auxiliar no cadastramento dos seus rebanhos, que segue com campanha em todo o estado até o próximo dia 15 de dezembro. A Atualização Cadastral que teve início no último dia 1º de novembro e tem o objetivo de certificar a saúde do rebanho baiano e de servir como base para as políticas públicas de apoio e desenvolvimento da pecuária na Bahia. Para atualizar o cadastro, o criador deve acessar o site da Adab (www.adaba.ba.gov.br) ou comparecer a um dos 402 escritórios espalhados por todo o estado. O produtor que não realizar o cadastro sofrerá medidas administrativas como o bloqueio da propriedade para o trânsito de animais.

PM apreende 17 papelotes de substância semelhante à cocaína em Macaúbas

PM apreende 17 papelotes de substância semelhante à cocaína em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um homem foi detido com entorpecentes na cidade de Macaúbas nesta quinta-feira (28). Segundo informações da 4ª CIPM, por volta das 16h40, durante rondas, a guarnição da Operação 2x2, em moto patrulhamento, avistou dois indivíduos que fugiram ao perceber a presença policial. Segundo a PM, um deles entrou em uma residência e descartou uma sacola com 17 papelotes de substância semelhante à cocaína, enquanto o outro pulou por uma janela em direção a uma área de mata. Apesar das buscas no local e nas imediações, os fugitivos não foram localizados inicialmente. Posteriormente, a central recebeu denúncias, em que, uma moradora relatou que um homem desconhecido havia invadido sua casa e afirmava estar armado, mas ele fugiu antes da chegada da guarnição. Em seguida, outra denúncia informava que um homem com dores na perna e comportamento nervoso deu entrada em uma UPA. No local, os PMs constaram que era um dos fugitivos, que confessou os fatos.

Governo da Bahia anuncia concurso para Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Governo da Bahia anuncia concurso para Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
Foto: Alberto Maraux/SSP

Com o objetivo de seguir reforçando os efetivos das Forças Estaduais, o Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE), os editais para os Cursos de Formação de Oficiais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O total de 130 vagas serão disponibilizadas para candidatos com idades entre 18 e 30 anos. A escolaridade mínima é nível médio. As inscrições poderão ser realizadas no site www.cfopmbm2024.uneb.br, entre os dias 5 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025. As provas acontecerão no dia 16 de fevereiro de 2025. "Nos últimos 21 meses, o Governo do Estado contratou quatro mil novos policiais e bombeiros. Seguiremos investindo no nosso maior patrimônio, o profissional da segurança pública", destacou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.

Por meio de PPP, Sesab ampliará oferta de exames de imagem no Hospital Afrânio Peixoto em Vitória da Conquista

Por meio de PPP, Sesab ampliará oferta de exames de imagem no Hospital Afrânio Peixoto em Vitória da Conquista
Foto: Bárbara Silveira/Saúde GovBA

Referência em cirurgias ortopédicas, o Hospital Afrânio Peixoto, localizado em Vitória da Conquista, ganhará uma nova unidade de diagnóstico por imagem, fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD). A previsão é que o serviço entre em funcionamento em maio de 2025. Com investimento de mais de R$ 19 milhões entre infraestrutura e equipamentos, a nova unidade contará com dois modernos aparelhos de Raios-X e uma Tomografia Computadorizada de 64 canais, planejados para funcionar 24 horas por dia, realizando 4 mil atendimentos mensais. Além de proporcionar diagnósticos de qualidade e atendimento eficiente à população da região, a iniciativa também terá papel importante para a economia local, com a geração de 60 novos postos de trabalho, diretos e indiretos. “O Governo do Estado tem investido em tecnologia e inovação para trazer mais agilidade, qualidade e eficiência no atendimento à população em toda Bahia. Esta, que é a primeira PPP de diagnóstico por imagem do país, tem trazido excelentes resultados ao acelerar a entrega de resultados de exames. Através desta parceria, laudos de urgência podem ser entregues em até uma hora e os ambulatoriais em, no máximo, 48h”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. O resumo do termo aditivo que inclui o Hospital Afrânio Peixoto no escopo do contrato de concessão administrativa com a RBD Imagem para gestão e operação de serviços de diagnóstico por imagem na rede estadual foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (27). O valor de contraprestação anual é de R$ 19.084.083,92.

Expectativa de vida no Brasil chega aos 76,4 anos e supera patamar pré-pandemia

Expectativa de vida no Brasil chega aos 76,4 anos e supera patamar pré-pandemia
Foto: Agência Brasília

Uma pessoa nascida no Brasil em 2023 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,4 anos, um acréscimo de 11,3 meses em relação ao ano anterior, superando o patamar pré-pandemia. Para a população masculina, o aumento foi de 12,4 meses, passando de 72,1 anos para 73,1 anos. Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor: passando de 78,8 anos para 79,7 anos (cerca de 10,5 meses). Essas informações estão disponíveis na Tábua de Mortalidade 2023, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo IBGE, que trazem as expectativas de vida nas idades exatas até os 90 anos, para o Brasil, e são usadas como um dos parâmetros para se determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. Em comparação ao ano de 1940, quando a expectativa de vida para ambos os sexos era de 45,5 anos, houve um aumento de 30,9 anos, sendo de 30,2 anos para homens e 31,4 anos para mulheres.

Padrasto suspeito de violentar sexualmente enteada de 9 anos é preso em Alagoinhas

Padrasto suspeito de violentar sexualmente enteada de 9 anos é preso em Alagoinhas
Foto: Divulgação/PC

Um mandado de prisão temporária por estupro de vulnerável foi cumprido, contra um homem investigado por abusar sexualmente da enteada de 9 anos. O trabalho foi realizado por equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no município de Alagoinhas, nesta quinta-feira (28). O crime ocorreu em outubro deste ano, quando o pai da criança compareceu à especializada para denunciar o fato, relatado pela criança e apontar o suspeito com uma conduta reincidente. Cumprido o mandado, o homem foi submetido a exame de lesões corporais e está à disposição do Poder Judiciário.

Caseiro que matou advogado em Juazeiro é preso em SC

Caseiro que matou advogado em Juazeiro é preso em SC
Foto: Divulgação/PC

Uma equipe da Delegacia de Homicídios de Juazeiro e da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (17ª COORPIN) cumpriu, na noite desta quinta-feira (28) um mandado de prisão temporária contra um homem acusado de homicídio qualificado. O investigado, que estava foragido e trabalhava como caseiro da propriedade da vítima, foi localizado na zona rural de Chapadão do Lageado, em Santa Catarina, graças à articulação entre a Polícia Civil da Bahia e a Agência de Inteligência da Polícia Militar de Rio do Sul (SC). Durante a abordagem, o acusado estava em posse de equipamentos subtraídos da vítima, como celulares e um computador. Ele confessou o homicídio, colaborando com as provas reunidas ao longo das investigações. O homem está à disposição da Justiça e será recambiado para o Conjunto Penal de Juazeiro. O inquérito policial foi concluído com o pedido de conversão da prisão temporária em preventiva. No dia 15 de novembro de 2024, o advogado Marcilio Marcio Amorim Gonçalves foi encontrado morto por familiares em sua propriedade rural, localizada no distrito de Itamotinga, em Juazeiro. O corpo apresentava sinais de violência, e a vítima estava com os membros amarrados por fitas. A Polícia Civil instaurou o inquérito policial imediatamente, solicitou exames periciais, ouviu testemunhas e reuniu evidências que levaram à identificação do suspeito, o caseiro da propriedade.

MPT abre inquérito para investigar acidente de trabalho que deixou homem morto e outro ferido em Luís Eduardo Magalhães

MPT abre inquérito para investigar acidente de trabalho que deixou homem morto e outro ferido em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Redes sociais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia instaurou inquérito para apurar as responsabilidades pelo acidente de trabalho que causou a morte de Adailton Barros de Souza, de 32 anos. O caso sob investigação ocorreu no último dia 14 de novembro na Galvani Fertilizantes, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Dois trabalhadores teriam sofrido queimadoras com ácido sulfúrico e um deles faleceu esta semana após permanecer hospitalizado. Informações preliminares apontam que o trabalhador, que era natural de Andaraí, estava internado em estado grave com mais de 50% do corpo queimado. Devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu, vindo a óbito na manhã de terça-feira (26/11). O outro trabalhador estaria com um quadro de saúde menos grave, mas ainda em tratamento. O MPT informou que deverá contar com informações dos órgãos que atuam no caso, como Departamento de Polícia Técnica, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico-Legal e principalmente a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão de fiscalização que em casos de acidentes fatais em ambientes de trabalho realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho específicas para cada tipo de atividade.

Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente aconteceu nesta sexta-feira (29) em Dom Basílio

Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente aconteceu nesta sexta-feira (29) em Dom Basílio
Foto: Sudoeste Total

Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, foram realizadas, nesta quinta-feira (28), quatro Conferências Intermunicipais de Meio Ambiente, marcando o início das etapas municipais para a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA). Os encontros reuniram representantes de quatro grupos de municípios nas cidades de Feira de Santana, Cruz das Almas, Barreiras e Andaraí. Organizado com o apoio direto da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as conferências contaram com a presença de equipes da comissão organizadora estadual, garantindo alinhamento nas discussões e propostas apresentadas. Esses eventos fazem parte do processo conferencial que culminará com a etapa estadual da CEMA, programada para março de 2025, em Salvador. Os municípios de Iaçu e Serrinha foram os primeiros a realizarem suas Conferências Municipal e Intermunicipal, respectivamente. A agenda seguiu nesta sexta-feira (29) com mais três encontros programados: Dom Basílio, Vitória da Conquista e Capim Grosso. Até o dia 15 de dezembro, outras cidades realizarão suas conferências, ampliando a participação social e fortalecendo o compromisso coletivo com a transformação ecológica. A etapa estadual, a ser realizada em Salvador, consolidará as propostas elaboradas nos municípios e territórios, traçando diretrizes para políticas públicas que enfrentem os desafios climáticos na Bahia.

Após manobra proibida, PM apreende motocicleta adulterada em Mortugaba

Após manobra proibida, PM apreende motocicleta adulterada em Mortugaba
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Uma motocicleta adulterada foi apreendida por policiais militares nesta quinta-feira (28) em Mortugaba. Uma guarnição da 80ª CIPM realizava rondas quando se deparou com um indivíduo empinando a motocicleta. Diante disso, foi dada voz de parada e, imediatamente, foi identificado que a numeração do chassi estava com sinais de adulteração. Além disso, o condutor alegou não possuir o documento do veículo, que foi removido e apresentado juntamente com dados do autor na delegacia de Polícia Civil.

Contas de luz terão bandeira tarifária verde em dezembro, segundo ANEEL

Contas de luz terão bandeira tarifária verde em dezembro, segundo ANEEL
Foto: Reprodução/ANEEL

A Bandeira Tarifária para o mês de dezembro será verde, anunciou nesta sexta-feira (29/11) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com a Agência, após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional. “Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, informou a Agência reguladora.

PM apreende drogas e prende suspeito em Cândido Sales

PM apreende drogas e prende suspeito em Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um suspeito de tráfico de drogas foi detido na cidade de Cândido Sales nesta quinta-feira (28). Por volta das 23h, a Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 80 ª CIPM visualizou um automóvel em alta velocidade, sendo de imediato realizado o acompanhamento do veículo. Após tentativa frustrada de evadir do efetivo policial, o indivíduo foi imobilizado, e após buscas pessoal e veicular, foram encontradas substâncias análogas a cocaína, em quantidades acondicionadas em 39 papelotes. O indivíduo foi preso em flagrante e apresentado com o material ilícito no DISEP para registro da ocorrência.

Bahia se mantém com saldo acima dos 96 mil empregos com carteira assinada em 10 meses

Bahia se mantém com saldo acima dos 96 mil empregos com carteira assinada em 10 meses
Foto: Vitor Vasconcelos / Secom / PR

A Bahia fechou o mês de outubro com saldo acumulado de 96 mil novos empregos com carteira assinada. No período de janeiro a outubro de 2024, foram 839,2 mil admissões e 743,1 mil desligamentos. No mês de outubro, o saldo no estado registrou queda de 579 vagas. Os dados são do Novo Caged e foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nos dez meses, todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas na Bahia tiveram saldos positivos. Destaque para o setor de Serviços, que já registrou a abertura de 55,6 mil vagas. No mês de outubro, dois setores registraram retração: Construção (-1.913) e Indústria (-943). Já o setor do Comércio registrou a abertura de 1.731 vagas de emprego formal no mês — com destaque para as atividades no Comércio Varejista (+829). O setor de Serviços (+532) e da Agropecuária (+16) também registraram crescimento. A cidade de Camaçari, em outubro, teve o melhor saldo no estado, tendo gerado 593 novos postos de trabalho. Atualmente, a cidade conta com um estoque de 73,6 mil empregos formais ativos. Na sequência dos municípios baianos com melhores desempenhos aparecem Lauro de Freitas (+574), Ribeira do Amparo (+455), Vitória da Conquista (+396) e Formosa do Rio Preto (+390).

Notebooks, tabletes e TV furtados de escola são recuperados pela PM em Mirante

Notebooks, tabletes e TV furtados de escola são recuperados pela PM em Mirante
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Cinco notebooks, tabletes e uma TV que haviam sido furtados em duas unidades de ensino na cidade de Mirante foram recuperados pela PM nesta quinta-feira (28). Conforme informações da 79ª CIPM, por volta das 21h50, uma equipe foi abordada por um menor que havia adquirido um notebook de dois indivíduos suspeitos. Ao tomar conhecimento de furtos ocorridos no Colégio Estadual Diomar Silva Brito, ele decidiu entregar o aparelho para averiguação. Segundo a PM, o diretor da escola confirmou que o notebook era, de fato, produto de furto. O diretor revelou que os autores do furto haviam comparecido à casa do receptador e devolvido mais quatro notebooks e cinco tablets. A guarnição retornou ao local, onde apreendeu os materiais. Além disso, uma TV, recuperada durante a diligência, foi identificada como produto de outro furto no Centro de Educação Infantil Monteiro. Os envolvidos foram conduzidos ao Disep acompanhados de seus responsáveis.

Carreta carregada com manga tomba na BR-122, entre Urandi e Pindaí

Carreta carregada com manga tomba na BR-122, entre Urandi e Pindaí
Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma carreta carregada com manga tombou na madrugada desta quinta-feira (28) na BR-122, trecho entre os municípios de Pindaí e Urandi, sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 3h30. Através de vídeos que circulam nas redes sociais, é possível notar que o veículo Scania Truck, ficou destruído. O condutor, que não foi identificado, é natural de Dom Basílio e felizmente saiu ileso. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Carreta carregada com manga tomba na BR-122, entre Urandi e Pindaí
Foto: Reprodução/Redes sociais

Nota Premiada Bahia contempla com R$ 10 mil moradores de Brumado e Dom Basílio no sorteio do mês de novembro

Nota Premiada Bahia contempla com R$ 10 mil moradores de Brumado e Dom Basílio no sorteio do mês de novembro
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado do sorteio de novembro, que contemplou 46 pessoas do interior da Bahia ante 45 residentes da capital. O prêmio de R$ 100 mil ficou com uma moradora de Salvador. Foi distribuído, no total, o montante de R$ 1 milhão para 91 pessoas. Os contemplados do interior estão distribuídos em 32 municípios do estado. No sorteio de novembro, entre os municípios do interior da Bahia que tiveram participantes contemplados são destaques Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana e Itabuna, com três pessoas sorteadas cada, e Ipiaú, Irecê, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas e Luís Eduardo Magalhães, cada qual com duas pessoas premiadas. A lista é completada por 22 municípios com um sorteado cada: Amargosa, Barra, Barra do Rocha, Brumado, Cachoeira, Caetité, Canavieiras, Cruz das Almas, Dom Basílio, Eunápolis, Guanambi, Inhambupe, Itajuípe, Itamaraju, Lauro de Freitas, Nazaré das Farinhas, Nilo Peçanha, Pojuca, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista.   

PM apreende quase 30kg de drogas em Vitória da Conquista

PM apreende quase 30kg de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/78ª CIPM

Quase 30 kg de drogas foram apreendidos por policiais militares nesta quinta-feira (28) em Vitória da Conquista. Durante operação Aero Sudoeste, com o apoio do Grupamento Aéreo, a guarnição do PETO Motos da 78ª CIPM, em rondas pelo bairro Vila Serrana, ao adentrar a rua 9, visualizou um veículo, parado na praça, momento em que era retirada uma caixa do porta-malas. Ao perceber a presença das viaturas, o condutor adentrou bruscamente no veículo e fugiu do local, deixando a caixa para trás, onde foram localizados 28,9kg de drogas. Foi feito acompanhamento, mas o veículo não foi alcançado. No local onde a caixa foi deixada, havia um suspeito que foi conduzido juntamente com a droga apreendida para o Disep onde a ocorrência foi registrada.

31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões, diz IBGE

31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões, diz IBGE
Foto: Sudoeste Total

Após 14 anos da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 02/08/2010), que em seu artigo 54 estabelece prazos para a implementação da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, 31,9% dos municípios brasileiros ainda utilizam lixões como unidade de disposição final de resíduos sólidos, considerada a forma menos adequada de destinação final do resíduo. Em 28,6%, a disposição final era feita em aterros sanitários, enquanto aterros controlados eram utilizados em 18,7%, sendo que um município pode possuir mais de uma forma de destinação de resíduos sólidos. Entre as grandes regiões, os lixões ainda eram utilizados em 73,8% dos municípios na Região Norte, 51,6% no Nordeste, 52,9% no Centro-Oeste, 12,1% no Sudeste e 5,7% no Sul. Os dados são do Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023 e foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.  

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.