Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/10/2024 - 21:10
Segundo dados recentes divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o rebanho bovino baiano alcançou a marca de 13.180.904 cabeças, consolidando o estado como o sétimo maior produtor de bovinos do Brasil e o líder absoluto na região Nordeste. O levantamento, feito durante a última campanha de vacinação, realizada em abril deste ano, detalha a distribuição do rebanho entre os territórios de identidade do estado, destacando os três mais produtivos. A Bacia do Rio Grande, na região Oeste, se sobressai com 1.294.905 cabeças, seguida pelo Extremo Sul com 1.109.709, e o Médio Sudoeste da Bahia, com 1.084.478. Integrando a Bacia do Rio Grande, os três municípios com rebanhos mais expressivos são Santa Rita de Cassia, Wanderley e Cotegipe. No Extremo Sul, os destaques são os municípios de Itamaraju, Itanhém e Medeiros Neto. Já no Médio Sudoeste da Bahia, os municípios de Itarantim, Itambé e Itapetinga figuram como regiões com grande rebanho bovino.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/10/2024 - 21:00
Um posto de combustíveis de Feira de Santana foi flagrado pela operação Posto Legal vendendo gasolina adulterada, com teor de etanol muito acima do estabelecido pela legislação. Em um tanque, havia 56% de etanol na gasolina comum, e em outro, de gasolina aditivada, o teor de álcool era de 55%. De acordo com a legislação, o teor de etanol permitido na gasolina pode variar entre 26% e 28%. O estabelecimento teve a sua inscrição no ICMS suspensa pelo fisco estadual, ficando impedido de operar, e sofreu sanções pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Outro posto, em Riachão de Jacuípe, foi interditado por estar funcionando sem autorização da ANP. A operação Posto Legal, que tem o objetivo de aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis ao consumidor baiano, entre outros tópicos, está fiscalizando esta semana 56 postos de combustíveis nos municípios de Feira de Santana, Jacobina, Capim Grosso, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Serrinha, Santa Bárbara, Várzea da Roça, Ourolândia e Serra Preta.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/10/2024 - 20:50
Dois suspeitos morreram ao trocar tiros com policiais militares na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, no domingo (27). Por volta das 18h, policiais militares do 19º BPM deslocaram até o bairro Curral Novo, a fim de fazer rondas nas proximidades da prainha, quando populares ao avistar a viatura fizeram denúncia de indivíduos armados nas margens do rio. As guarnições fizeram uma incursão na localidade para averiguar a situação em um local de vegetação alta e pouca visibilidade, momento em que as guarnições se depararam com um grupo de pessoas armadas. Foi dada voz de parada, entretanto, os indivíduos ignoraram e começaram a atirar na direção dos policiais. Houve troca de tiros e os dois suspeitos foram atingidos. Com eles foram apreendidos um revolver calibre 38 e uma pistola calibre 9mm e munições. Os dois foram socorridos ao Hospital Prado Valadares mas não resistiram.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/10/2024 - 20:40
Um empresário de 36 anos, identificado como Anthony Maia, morreu em um grave acidente de trânsito na BA-262, trecho entre os municípios de Vitória da Conquista e Anagé nesta segunda-feira (28). Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao Sudoeste Total, o acidente aconteceu por volta das 16h50 na altura do km 315 da rodovia. Anthony viajava de passageiro em um veículo Renault Sandero. Segundo a PRE, um veículo Hilux trafegava pela rodovia sentido Anagé a Vitória da Conquista quando foi surpreendido pelo Sandero que trafegava sentido contrário e fez uma conversão a esquerda. Com o impacto, Anthony, que é natural de Vitória da Conquista, morreu ainda no local. O corpo foi removido por agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal. Um passageiro da Hilux teve ferimentos leves. Não há informações do estado de saúde dos condutores nem se eles precisaram de atendimento médico. A Polícia Civil deverá seguir acompanhando o caso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2024 - 21:00
Na tarde do último sábado (26), policiais militares da 92ª CIPM apreenderam uma arma de fogo no Distrito de Inhobim, zona rural de Vitória da Conquista. De acordo com informações da PM passas ao Sudoeste Total, durante rondas pelo distrito, os policiais avistaram um indivíduo em uma motocicleta, que apresentou atitude suspeita e empreendeu fuga. O condutor conseguiu evadir em direção a um matagal, deixando para trás um bornal. Os militares retornaram para verificar o conteúdo e em seu interior foram encontrados uma espingarda calibre 36 e sete munições do mesmo calibre. Todo o material foi apresentado no DISEP, para que a autoridade policial competente adote as medidas legais. Os militares seguem em diligência a fim de capturar o possível suspeito.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2024 - 20:50
Três pessoas foram detidas na cidade de Caetité, sudoeste da Bahia, neste domingo (27) acusadas de tráfico de drogas. Conforme informações da 94ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, por volta das 14h30, a polícia recebeu informações sobre um indivíduo com mandado de prisão em aberto que estaria em uma borracharia na rodovia Caetité a Igaporã. O mandado foi emitido pela Justiça de São Paulo e o homem era procurado por crimes de ameaça, lesão corporal, sequestro e cárcere privado. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o suspeito, acompanhado de uma mulher e um homem, que também foram abordados. Foram apreendidos uma balança de precisão, 153 gramas de cocaína, 72 gramas de crack e 86 gramas de maconha. Os três indivíduos, juntamente com as drogas e os materiais apreendidos, foram apresentados na delegacia de Caetité para as devidas providências.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2024 - 20:40
Um homem foi preso no domingo (27) por corrupção ativa e tráfico de drogas na cidade de Rio do Pires. O flagrante foi feito por policiais militares por volta das 20h40 na Rua Domingos José Pereira. Ao site Sudoeste Total, a 4º CIPM informou que durante a Operação Força Tática Meio Oeste, a Guarnição realizava patrulhamento ostensivo quando avistou um veículo Fiat Pálio cinza, com placa de São Paulo. Ao perceber a presença da viatura, o condutor tentou uma conversão brusca, levantando suspeitas. A guarnição de imediato abordou o veículo e, após busca minuciosa, encontrou uma mochila contendo materiais ilícitos, sendo 20 cigarros de substância análoga à maconha, 9 pacotes análoga a crack, além de outros materiais. Segundo a PM, o suspeito, chegou a oferecer um valor na tentativa de ser liberado, configurando tentativa de corrupção ativa. Ele foi preso e encaminhado com os materiais à delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora onde o flagrante foi formalizado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2024 - 13:23
Um homem foi detido por tráfico de drogas na última sexta-feira (24) no sudoeste da Bahia. O flagrante foi feito por policiais do 19º BPM de Jequié. Após receber denúncias sobre atividades de tráfico de drogas no entroncamento da cidade de Jaguaquara, uma guarnição mobilizou-se rapidamente para investigar a situação. Durante a operação, os policiais localizaram um indivíduo em posse de um tablete de substância suspeita. O homem, juntamente com o material ilícito, foi detido e apresentado à autoridade policial, que tomará as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2024 - 13:17
Um homem foi detido ao ser flagrado com drogas na última sexta-feira (25) na cidade de Macaúbas, sudoeste da Bahia. Segundo informações passadas pela 4ª CIPM ao Sudoeste Total, por volta das 20h, dando cumprimento a Operação Força Tática, uma guarnição deparou-se com um indivíduo em atitude suspeita, com uma sacola em sua posse. Ao notar a aproximação da viatura, o homem dispensou o material em um terreno baldio, onde foi feita a busca pessoal no indivíduo e a varredura no perímetro sendo encontrados 47 papelotes de substâncias análogas à cocaína. O suspeito foi encaminhado juntamente com o material apreendido para a delegacia de Ibotirama para a adoção das medidas cabíveis
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2024 - 13:15
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.790 na noite deste sábado (26) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou e foi a R$ 95 milhões. As dezenas sorteadas foram: 29 – 32 – 40 – 42 – 49 e 58. De acordo com a Caixa, 85 apostas acertaram a quina e cada uma receberá R$ 58.927,35. Já outras 6.127 apostas acertaram a quadra. O prêmio individual é de R$ 1.167,85. O próximo sorteio acontece na terça-feira (29). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio (horário de Brasília) no Portal Loterias Caixa e App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2024 - 13:09
Dois suspeitos de tráfico de drogas foram detidos por policiais militares neste sábado (26) na cidade de Macaúbas. De acordo com informações da 4ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, o flagrante aconteceu por volta das 11h30 na Rua da Saudade. Durante rondas ostensivas, uma guarnição recebeu informação via Cenop de que dois indivíduos em uma moto XRE 300, estavam aguardando a entrega de uma encomenda de drogas nas proximidades da rodoviária. Os PMs deslocaram até o local, visualizando os dois indivíduos em posse de uma caixa em uma moto com as mesmas características da denúncia. Ao perceberem a viatura se aproximar, os indivíduos tentaram empreender fuga, mas foram abordados, sendo encontrado dentro da caixa 850 papelotes de substâncias análoga a cocaína. Os indivíduos juntamente com os materiais apreendidos, foram conduzidos e apresentados na delegacia de Ibotirama para a adoção das medidas legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2024 - 12:58
Policiais militares apreenderam 710 petecas de substância análoga a crack neste sábado (26) em Vitória da Conquista. De acordo com informações da 78ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, durante a madrugada, em rondas, guarnições visualizaram um indivíduo que ao avistar a viatura fugiu do local onde estava. Durante o acompanhamento, populares informaram que o suspeito, por eles desconhecida identidade, havia invadido uma residência, abandonado uma sacola e pulado pela janela para fugir. Na sacola, foram localizados os materiais. O indivíduo que deu a informação e o material apreendido foram conduzidos ao DISEP e apresentados a autoridades policial para medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2024 - 12:44
Um homem morreu em um grave acidente na BA-262, trecho entre os municípios de Vitória da Conquista e Anagé, sudoeste da Bahia, na noite deste sábado (26). Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual ao Sudoeste Total, o acidente aconteceu por volta das 23h30 na altura do km 332 da rodovia. Um ônibus e um veículo Gol, bateram de frente próximo à localidade conhecida como Ponto da Coalhada. Segundo a PRE, o condutor do Gol identificado como Aécio Carlos de Sousa, 49 anos, morreu ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas apenas constatou o óbito. O corpo foi removido do local por agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/10/2024 - 18:40
Uma moradora da zona rural de Livramento de Nossa Senhora, em contato com a Rádio Portal Sudoeste, relatou na sexta-feira (25) dificuldade em conseguir renovar uma receita de medicação para uso contínuo. Residente na comunidade de Canabrava de São Gonçalo, a mulher, identificada como Neide, disse que além da medicação para hipertensão, faz uso também de medicação para ansiedade e depressão. “O médico disse que, quando não entregasse mais o medicamento na Farmacinha (Farmácia Básica), que eu renovasse no posto que temos costume de ir, mas a médica disse que não pode renovar uma medicação tarja presta porque ela é clínica geral, somente com o psiquiatra. Só que ele pediu pra eu ir no posto, mas não posso ficar sem esse remédio. E agora, o que devo fazer?”, questionou. A emissora informou que pediu um posicionamento à Secretaria de Saúde do município, mas ainda não recebeu nenhum retorno.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/10/2024 - 18:35
A dona de casa Rosemere, moradora da comunidade de Tabuleiro, localizada na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, denunciou nesta sexta-feira (25) à Rádio Portal Sudoeste falta de água potável para consumo humano na localidade. De acordo com a moradora, há três meses o abastecimento não ocorre em sua residência por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Já tem mais de três meses sem água e a gente já foi lá já reclamou e até agora não resolveu nada. Nós não temos água pra nada. E todo mês a conta chega e não é barato não. Estamos buscando água em outra comunidade pra podermos beber.”, disse. Ainda conforme a dona de casa, os moradores chegam a parar carros-pipas que levam água para outras comunidades. “Os carro-pipa estão levando água pra outras comunidades, aí a gente para eles na estrada pra ver se eles podem dar um pouco de água pra gente, porque não tá vindo água dá embasa”, acrescentou. A Embasa ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto mas adiantou que irá verificar a situação com o setor de operação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/10/2024 - 18:31
Uma mãe, que preferiu não se identificar, enviou à Rádio Portal Sudoeste na última quinta-feira (24), um vídeo em que mostra um cachorro, totalmente infestado por carrapatos. O detalhe é que, segundo a denunciante, o vídeo mostra o animal dentro do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora. “Vejam esse vídeo. É no colégio João Villas Boas. E ainda disseram que esse cachorro vomitou na sala. Isso é uma falta de respeito com os alunos e humanidade. Foi minha filha que estuda lá que mim mandou, quem filmou foi uma colega dela”, informou a mulher. Nas imagens, é possível notar o animal deitado no chão e uma quantidade absurda de carrapatos grudada sobre seus pêlos. Além disso, é possível notar que alguns dos carrapatos estão espalhados pelo chão da sala. Á emissora, a direção disse que o animal foi retirado do local desde o dia da denúncia. “Livramento tem muitos cachorros de rua, e eles procuram lugares onde possam encontrar água, sombra, comida. A gente tem feito esse controle, mas em um local com 600 alunos pela manhã, com mais 300 pela tarde, fica difícil saber quem acabou deixando o cão passar por um dos portões. Porém agora já pactuamos com os alunos para não deixarem mais os cachorros entrarem na área interna da escola. Nem no pátio, muito menos nas salas”, informou a direção.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/10/2024 - 17:39
A bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com a Agência reguladora, a decisão se deu em razão da melhora das condições de geração de energia no país. “Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar 2, mas com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro”, informou a agência. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional. Apesar da melhora, das condições de geração da energia no país, segundo a ANEEL, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/10/2024 - 17:30
Neste sábado (26), a Mega-Sena pode pagar R$ 85 milhões no concurso 2.790. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade. Caso apenas um apostador leve o prêmio e aplique o valor na Poupança, receberá mais de R$ 486 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. O valor de uma aposta simples é de R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/10/2024 - 21:55
Nesta quinta-feira (24), a Polícia Militar através da Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste realizou, em parceria com os diversos segmentos sociais, mais uma edição do Banho Solidário. No total, recicladores e quarenta pessoas que vivem em situação de rua puderam tomar um banho quente, receberam roupas, cobertores, além de degustar um delicioso jantar. As mulheres receberam kits alusivos à Campanha Outubro Rosa e orientações do Médico, Danilo Alves Amorim, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do útero. A ação social foi realizada em parceria com os projetos Ação Social Conquista, São Lucas, Lions Club Mongoió e a empresa Conquista Solar. Estiveram presentes na ação, o Comandante da 77ª CIPM, Major PM Gilberto José da Silva Filho, acompanhado dos Polícias Militares que atuam Centro da cidade. “O Policiamento Comunitário realizado pela Patrulha Solidária em parceria com a comunidade, tem sido fundamental para a construção de uma cultura de paz em nossa cidade”, destacou o Coronel PM Paulo Guimarães.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/10/2024 - 21:35
Denúncia do Ministério Público da Bahia resultou, no último dia 23, na condenação de um homem a 13 anos de prisão por crime de estupro de vulnerável. Ele foi condenado ainda a dois anos de detenção por ameaçar e fornecer bebida alcoólica a menores. Os crimes aconteceram em Euclides da Cunha, no dia 4 de abril de 2023. Também a pedido do MP, a Justiça manteve a prisão preventiva do réu. Ainda cabe recurso. A denúncia foi sustentada pelo promotor de Justiça Marcelo Cerqueira César. Na decisão, o juiz da Vara Criminal de Euclides da Cunha, João Paulo Bezerra, destacou a vulnerabilidade da vítima de estupro, que era menor de idade, 15 anos, e estava embriagada. Conforme a denúncia, o condenado conheceu as vítimas, duas adolescentes, em um bar da cidade. Ele ofereceu bebida alcoólica para as menores e, posteriormente, as convidou à sua residência. Lá, continuou a fornecer bebidas alcoólicas para as jovens. Aproveitando-se do estado de embriaguez das vítimas, o condenado forçou uma delas a entrar em um quarto e a manteve relações sexuais sem o seu consentimento. Ele também ameaçou as adolescentes, dizendo que era policial, que tinha uma arma e que já havia matado o próprio irmão. Em seu depoimento, a vítima de estupro relatou que não tinha interesse em manter relações sexuais com o acusado e que estava embriagada no momento do crime, o que foi confirmado pela amiga que testemunhou os fatos. O réu confessou ter tido relações sexuais com a vítima, mas alegou que ela estava consciente e consentiu com o ato.