Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/10/2024 - há 14 horas
O Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste Baiano (NTE 20) realizará, a partir desta quarta-feira (23), a Etapa Macro Territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual. O evento será sediado no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista e contará com a participação de mais de 400 estudantes e 200 professores orientadores. Além dos estudantes do NTE 20, a etapa também reunirá alunos dos Territórios de Identidade do Velho Chico (NTE 2), da Bacia do Paramirim (NTE 12), do Vale do Jiquiriça (NTE 9) e do Sertão Produtivo (NTE 13). No total, serão apresentados 210 projetos e produções culturais desenvolvidos ao longo do ano letivo, proporcionando um espaço de troca de experiências e exposições de iniciativas inovadoras e sustentáveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/10/2024 - há 14 horas
Os proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 devem ficar atentos para o prazo final de pagamento da quinta parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para as placas terminadas em 7, o IPVA deve ser quitado até o dia 30 de outubro. Já para as placas com final 8, o prazo vence no dia 31 de outubro. Para quem está pagando o IPVA parcelado, também vale lembrar que nos dias 30 e 31 de outubro vencem, respectivamente, os prazos para pagamento da quarta cota para as placas de finais 9 e 0. Para quitar o IPVA, o contribuinte deve se dirigir a uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. O calendário de pagamento do imposto está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (http://www.sefaz.ba.gov.br), no Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o call center 0800 071 0071 ou enviar e-mail para [email protected].
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/10/2024 - há 14 horas
Policiais militares da Rondesp Sudoeste apreenderam drogas com três suspeitos em Vitória da Conquista na noite desta segunda-feira (21). Durante patrulhamento nas imediações do Conjunto Habitacional Lagoa Azul, duas guarnições visualizaram um indivíduo numa moto Honda/POP vermelha, recebendo um material de outro rapaz. De acordo com informações da PM passadas ao Sudoeste Total, ao avistarem a presença policial, ambos empreenderam fuga. Uma guarnição seguiu em direção à Avenida Paraná em acompanhamento a moto Pop, enquanto a outra seguiu em direção ao Conjunto Habitacional, onde o segundo indivíduo foi interceptado. Os policiais da outra viatura deram voz de abordagem ao motociclista e durante a busca pessoal, foram encontradas com o condutor seis trouxinhas de substância análoga ao crack, guardadas em uma bolsa. Indagado sobre a procedência da substância, informou que seria usuário e teria acabado de comprar. Já com o outro abordado, que havia empreendido fuga a pé e foi interceptado, foram encontradas 24 trouxinhas de crack e 10 trouxinhas de substância análoga à maconha, todas no bolso, além de R$ 360,00 em espécie. Dentro da residência, além da droga que estava com os abordados, foram localizadas mais 186 trouxinhas de substância análoga à maconha, 140 pedras de substância análoga ao crack, uma porção de crack pesando aproximadamente 50 gramas, duas porções de maconha pesando aproximadamente 250 gramas, duas balanças de precisão e várias embalagens plásticas. Ainda segundo a PM, ao empreender fuga da guarnição, durante o acompanhamento, o condutor da moto se desequilibrou da moto e caiu, sendo necessário lhe prestar o devido socorro à UPA, onde permaneceu internado. Os outros dois envolvidos foram conduzidos ao DISEP para adoção das medidas cabíveis e todo o material apreendido apresentado à autoridade policial.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/10/2024 - há 15 horas
Um homem foi morto por disparos de arma de fogo na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, nesta segunda-feira (21). As informações são do 19º Batalhão de Polícia Militar. O crime ocorreu por volta das 14h20. Policiais militares foram informados pelo Cicom sobre disparos de arma de fogo na Amaralina. As viaturas se deslocaram para o local, encontrando a vítima caída no chão. Segundo populares, quatro indivíduos mascarados e armados correram atrás da vítima e atiraram contra ela. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas apenas constatou o óbito. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime. O departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo e encaminhou ao Instituto Médico Legal (IML). Conforme a PM, um veículo utilizado para cometer o delito foi localizado abandonado nas proximidades, e possuía restrição de furto ou roubo. O veículo, uma Honda Bros 160, foi apresentado à autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2024 - 21:03
A Bahia se destaca como a grande potência do agronegócio no Nordeste, com nada menos que 8 de seus municípios entre os 100 mais ricos do Brasil no setor. O feito foi revelado em um estudo recente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que analisou a produção agrícola de 5.563 cidades brasileiras. Dentre as 13 cidades nordestinas presentes no ranking, 8 são baianas, demonstrando a força do estado na produção agrícola. São Desidério, no Oeste do estado, lidera a lista baiana e ocupa a segunda posição no ranking nacional, com uma produção avaliada em R$ 7,7 bilhões, focada no cultivo de grãos. Em seguida, aparecem Formosa do Rio Preto (7º lugar, R$ 5,7 bilhões), Barreiras (25º lugar, R$ 3,1 bilhões), Correntina (28º lugar, R$ 3 bilhões), Luís Eduardo Magalhães (32º lugar, R$ 2,7 bilhões), Riachão das Neves (48º lugar, R$ 2 bilhões), Jaborandi (62º lugar, R$ 1,6 bilhão) e Juazeiro (66º lugar, R$ 1,5 bilhão). As lavouras de grãos e frutas são as grandes responsáveis por esses números. A produção de soja, milho e algodão, além de culturas como manga, maracujá, banana e uva, tem sido fundamental para o sucesso do setor no estado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2024 - 21:01
Ao longo dos anos, o ser humano tem buscado alternativas para reduzir o impacto da produção de resíduos, como o plástico. Em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (ABREMA), o Brasil gerou 64 quilos de lixo plástico por habitante. Diante desse cenário, as estudantes Eduarda Damasceno, Joane Assis e Hillary Rafaela, do Colégio Estadual Nelson Maia, de Ponto Novo, sob a orientação de João Guirra, desenvolveram um bioplástico a partir do Licuri, fruto típico da Caatinga, batizado como Plásticuri. A estudante Eduarda Damasceno explica como a proposta de criar o bioplástico começou a se formar após uma experiência de campo. “A ideia do bioplástico surgiu depois de uma aula prática com nossos professores, quando identificamos uma grande quantidade de lixo derivado de combustíveis fósseis, especialmente sacolas plásticas no rio Itapicuru-Açu. A partir daí, começamos a discutir e pesquisar alternativas para minimizar esse problema ambiental. Após algumas investigações, decidimos desenvolver um projeto sustentável que, além de reduzir o impacto ambiental, pudesse também contribuir com a agricultura familiar”.
Após a fabricação, o Plásticuri passou pelos primeiros testes, apresentando resultados promissores. “Enterramos algumas amostras e acompanhamos o processo. Após 28 dias, a degradação se aproximou do esperado, atingindo cerca de 82%, enquanto os plásticos convencionais levam em média de 300 a 500 anos para se decompor, dependendo do tipo. O Plásticuri pode substituir embalagens plásticas em geral e até mesmo os plásticos convencionais, como as sacolas”, detalha Eduarda. O projeto, que conta com a coorientação de Rute Katiane e o apoio da Secretaria da Educação (SEC) e do Núcleo Territorial de Educação (NTE 25), está em fase de aprimoramento e promete gerar impactos positivos. “Os próximos passos são a análise do bioplástico em alto mar, em solos com características diferentes, sob altas temperaturas e sua produção em larga escala. Alguns dos impactos positivos que o nosso bioplástico pode gerar incluem o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido e a preservação da palmeira do licuri”, disse Rute.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2024 - 20:58
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), a megaoperação Angerona, no Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS), maior unidade prisional do Estado da Bahia, com cerca de 1.950 presos, distribuídos em 11 pavilhões. As ações foram integradas com os departamentos de inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A Seap conta também com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), através da Corregedoria Geral de Justiça, na pessoa do desembargador e corregedor geral, Roberto Frank. A operação recebeu o nome de Angerona em referência à deusa do silêncio, com o objetivo de cortar a possível comunicação entre criminosos intra e extramuros. Operações desse porte trazem, comprovadamente, a diminuição nos índices de criminalidade em Feira de Santana e cidades vizinhas, desarticulando o crime organizado. Para o secretário da Seap, José Castro, o fortalecimento do sistema prisional está entre os principais resultados a serem alcançados. “De forma estratégica, preservando a integridade física e os direitos de todos os custodiados, vamos garantir o maior controle dentro do Conjunto Penal, coibindo qualquer contato dos internos com a criminalidade nas ruas”, pontuou. A Angerona conta com a atuação de mais de 250 policiais e é coordenada pela Seap através da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), com a atuação de Policiais Penais do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CMEP), a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), além dos Policiais Penais Ordinários. As ações contam também com a atuação do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO/MP-BA), Companhia Independente de Polícia de Guarda de Feira de Santana (CIPG), Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Rondesp-Leste, Grupamento Aéreo (Graer/PMBA), Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE / Leste) e equipes da Polícia Civil.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2024 - 20:50
Um detento do conjunto penal de Brumado que foi liberado na saidinha do dia das mães e não havia retornado foi localizado por policiais militares neste domingo (20) na cidade de Barra da Estiva. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar passadas ao Sudoeste Total, por volta das 5h da manhã, durante um patrulhamento em uma avenida de Barra da Estiva, uma guarnição identificou um veículo realizando manobras perigosas. Ao abordar o condutor, os policiais perceberam que ele estava visivelmente embriagado. O homem admitiu estar armado e com drogas no veículo. Na ação, foram encontrados R$ 728,00 em dinheiro, um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma substância aparentando ser maconha. O indivíduo, que já cumpria pena por outros crimes e não havia retornado do “saidinha” do dia das mães, informou que estava em Barra da Estiva há cerca de 25 dias. Ainda segundo a PM, na abordagem, também foram localizados dois celulares e dois cartões de crédito de titulares diferentes. O detento foi encaminhado junto com os materiais à cidade de Brumado, onde o flagrante foi registrado pela autoridade policial.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2024 - 20:40
A Polícia Militar através da Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste realizou, no último sábado (19), junto a diversos segmentos sociais, mais uma programação diferenciada e cheia de diversão para crianças oriundas de diversos bairros de Vitória da Conquista. A ação foi realizada em parceria com a Loja Maçônica Semente de Luz e, no total, 100 crianças tiveram a oportunidade de ir para um espaço recreativo, preparado especialmente para elas, onde se divertiram com muita música, brinquedos infláveis, pinturas e com os mascotes da Patrulha Solidária. Todas receberam brinquedos, kits de guloseimas, além de distribuição de pipocas, algodão-doce e lanches. “A Polícia Militar, em parceria com a comunidade, tem, continuamente, envidado todos os esforços para preservar a infância dos nossos pequenos cidadãos, assegurando-lhes proteção, acolhimento e muito afeto. Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para mais uma nobre ação dedicada às nossas crianças”, destacou o Coronel Paulo Guimarães, Comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/10/2024 - 20:39
O ciclista Damião Fernandes, natural de Livramento de Nossa Senhora, realizou um feito histórico, percorrendo 1.900 km em 27 dias. O atleta saiu de Caraíbas, distrito de Paramirim, e seguiu até de Alcobaça no extremo sul da Bahia. O mais desafiador dessa aventura foi que ele pedalou sozinho durante esses 27 dias carregando consigo 30 kg de bagagem em sua bicicleta. Na ida, Damião pernoitou nas cidades de Aracatu, Anagé, Poções, Itagibá, Ubaitaba e Itacaré, em um período de seis dias. A partir de Itacaré ele passou por Serra Grande, Ilhéus, Olivença, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Coroa Vermelha, Porto Seguro, Arraial da Ajuda, Trancoso, Caraíva, Monte Pascoal e Prado finalizando o roteiro de ida em Alcobaça. Já na volta, o atleta pernoitou nas cidades de Eunápolis, Itaimbé, Itapetinga, Itambé, Anagé e Brumado, durante sete dias, quando chegou novamente em Caraíbas (Paramirim). Os ciclistas Livramentenses parabenizaram o colega pelo feito que exigiu bastante planejamento. Damião é natural do distrito de Itanagé.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2024 - 16:05
Um homem ficou ferido e outro morreu após trocar tiros com policiais militares na cidade de Itamari, interior da Bahia, neste sábado (19). O caso ocorreu por volta das 16h. Durante uma incursão no Alto do Cruzeiro, juntamente com a guarnição local, em uma tentativa de inibir atos delituosos de facções criminosas, foram avistados os dois indivíduos armados. De imediato, foi realizada a tentativa de aproximação, momento em que, ao perceberem a presença dos policiais, os suspeitos passaram a efetuar disparos de arma de fogo, empreendendo fuga para uma área de mata. Houve o revide por parte dos policiais e os suspeitos foram atingidos. Um eles não resistiu. Após o confronto, foi realizada uma varredura no perímetro, onde foi encontrada uma espingarda calibre 12, carregada, caída no chão. Momentos depois, guarnição foi informada por um transeunte que um homem havia dado entrada em uma unidade hospitalar do município com um ferimento aparentemente causado por disparo de arma de fogo. A guarnição deslocou até o local e conseguiu identificar que se tratava de um dos resistentes, o qual apresentava uma perfuração no braço esquerdo. Foi dada voz de prisão ao indivíduo, que, após receber atendimento médico, foi encaminhado para o Hospital Prado Valadares, na cidade de Jequié. Após a alta médica, o resistente foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Jequié.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2024 - 15:45
Policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam duas espingardas, na sexta-feira (18), em Morro do Chapéu. Os PMs realizavam rondas na zona rural da cidade, quando avistaram um homem a bordo de um veículo, que demostrou inquietação ao ver a guarnição. O indivíduo foi abordado e, com ele, foram encontradas duas espingardas, uma artesanal e uma de calibre 32, além de munições. Todo material apreendido e o suspeito foram apresentados à delegacia da cidade para a tomada das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2024 - 15:41
Policiais militares da 74ª CIPM prestaram atendimento a uma mulher em trabalho de parto, na manhã deste sábado (19), no bairro João Paulo II, em Juazeiro. Ao constatarem que o nascimento do bebê era iminente, os PMs solicitaram apoio do Samu, porém o parto ocorreu antes da chegada dos profissionais de saúde. Demonstrando prontidão e eficiência, os militares realizaram os primeiros procedimentos e transportaram a mãe e o recém-nascido imediatamente para o Hospital da Mulher. Durante o trajeto, a guarnição encontrou a equipe do Samu, que finalizou o procedimento de retirada da placenta. A mãe e recém-nascido foram levados em segurança ao hospital e passam bem.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2024 - 15:35
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está em articulação com o Ministério da Educação (MEC) e a Prefeitura de Heliópolis para atender a comunidade escolar e famílias atingidas pela tragédia que resultou na morte de quatro estudantes de um colégio do município. O MEC já disponibilizou uma equipe especializada em desastres, para lidar com situações traumáticas e violentas em espaços escolares. Os profissionais também são especializados em reconstituição de laços com a comunidade e a escola. Em paralelo a essas medidas, a SEC continua dando todo apoio ao município, por meio, principalmente do Núcleo Territorial de Educação 17. Desde sexta-feira (dia 18), uma equipe da SEC formada por sete profissionais das áreas de psicologia e serviço Social atua junto às famílias e comunidade. O trabalho conta, ainda, com o apoio de servidores da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por orientação do governador Jerônimo Rodrigues. O atendimento no município vai permanecer até que seja necessário. A SEC também contribui através da experiência que resulta do trabalho desenvolvido nas escolas da rede estadual, como parte do currículo, voltadas à prevenção ao bullying e ao combate a todo tipo de violência, preconceito e discriminação, bem como ao fomento à cultura de paz.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2024 - 15:27
Dois homens foram detidos por policiais militares suspeitos de traficar drogas na cidade de Rio do Pires neste sábado (19). Conforme informações da 4ª CIPM passadas ao site Sudoeste Total, o flagrante aconteceu por volta das 16h30 na Avenida Ambrósio Domingues. A guarnição do pelotão, durante rondas ostensivas, avistou os dois indivíduos em uma motocicleta. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos tentaram fugir. De imediato, a guarnição realizou a abordagem. Durante a busca pessoal em um dos indivíduos, foi encontrada uma quantidade significativa de substância análoga à cocaína. Os indivíduos, juntamente com o material apreendido foram conduzidos à autoridade policial para que fossem tomadas as providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/10/2024 - 15:21
Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista neste sábado (19). De acordo com informações da 92ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, por volta das 12h, ao executar rondas no povoado do Oitero, populares informaram a cerca de disparos de arma de fogo efetuados no local na noite anterior e indicaram o possível autor. Policiais militares se deslocaram ao local citado e fez abordagem de um indivíduo, encontrando com ele duas munições calibre 38. Ao ser questionado o indivíduo afirmou que a munição não pertencia a ele, mas sim a seu cunhado que morava também a alguns metros do local. Ao visualizar a guarnição o segundo suspeito empregou fuga por mata e não foi localizado. Foi mantido contato com seus genitores que o encontraram e o apresentaram a guarnição. Sob custódia da guarnição, os indivíduos indicaram que realmente possuíam a arma em conjunto, mas que haviam vendido a um terceiro que residia no povoado da Estiva. Os policiais deslocaram até o povoado informado e fizeram abordagem ao indivíduo que se encontrava no veículo Siena, branco. Durante a abordagem foi encontrado na mochila dele um revólver calibre 38 com 6 munições intactas. O material e o homem foram apresentados no Disep para registro da ocorrência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/10/2024 - 18:13
Policiais militares do 6º BPM apreenderam duas armas de fogo, munições e drogas, na noite de sexta-feira (18), em Senhor do Bonfim. Os PMs foram acionados em razão de um homem alvejado na perna na Rua Operários da Leste, no bairro Itamaraty. No local, os policiais localizaram a vítima, que foi socorrida pelo Samu, e identificaram um homem como suspeito de haver efetuado o tiro. Após entregar a pistola que trazia consigo, o indivíduo informou a localização de uma metralhadora e drogas nas imediações. Na ação, foram apreendidos um 1,4kg de maconha, 4kg de crack, uma balança de precisão, uma pistola .40 com numeração raspada, uma metralhadora 9mm e munições de calibre .40, que foram encaminhados, juntamente com o indivíduo detido, para a delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/10/2024 - 18:09
As Forças da Segurança da Bahia investigam a origem da arma utilizada em ataque no Colégio Municipal Dom Pedro I, ocorrido na tarde de sexta-feira (18). Tragédia com quatro vítimas fatais aconteceu em um povoado da zona rural da cidade de Heliópolis. Um adolescente de 14 anos, aluno da instituição de ensino, usou o revólver para atingir três colegas. Em seguida ele efetuou disparo contra o próprio corpo. A arma utilizada foi recolhida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), durante procedimentos no local do crime. O revólver, munições, entre outros itens localizados passarão por perícia. O caso segue sendo investigado, com oitivas e diligências em andamento.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/10/2024 - 18:05
O aviso de licitação para ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19). Na obra, o comprimento da pista aumentará de 1.600 m para 1.950 m por 30 m largura possibilitando a operação com aviões com capacidade de aproximadamente 200 passageiros. Já o pátio de estacionamento de aeronaves passará de 8.500 m² para 23.900 m². O investimento previsto para a execução dos serviços é de R$ 45 milhões com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A abertura dos envelopes está prevista para o dia 17 de dezembro. O terminal de passageiros, que está em processo licitatório, será construído em uma nova área patrimonial com 2.200 m², aproximadamente quatro vezes maior em relação ao tamanho do atual que é de 600 m². O espaço terá capacidade de receber até 300 passageiros por hora em horário de pico. A área de embarque terá 272,9 m² e de desembarque terá 222,4 m². Também haverá o aumento do número da oferta de vagas para veículos. O investimento do Governo do Estado está estimado em R$ 25 milhões. A próxima etapa da licitação será a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em 01 de novembro de 2024. O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger tem a quarta maior movimentação total de passageiros entre os aeroportos regionais do estado e recebeu 86 mil pessoas no ano passado, segundo a Concessionária São Francisco Aeroportos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 19/10/2024 - 15:28
Na noite desta sexta-feira (18), policiais militares da 80ª CIPM detiveram um casal suspeito de matar uma menor na cidade de Cândido Sales. De acordo com a PM, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), durante diligência continuada e por meio de informações ao Cicom, localizou os principais suspeitos do crime na rua Ipês Amarelos, no bairro Primavera. De acordo com informações da 80ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, o homem e a mulher são apontados por testemunhas como autores do crime. Foi dada voz de abordagem e durante a busca pessoal foram encontrados um revólver e munições. Ambos conduzidos ao DISEP, para tomada das medidas legais cabíveis.