Início Arquivo Outubro de 2024

Outubro de 2024

Encontramos 243 Notícias

Em 12 anos, proporção de mulheres responsáveis por domicílios avança e se equipara à de homens, diz IBGE

Em 12 anos, proporção de mulheres responsáveis por domicílios avança e se equipara à de homens, diz IBGE
Foto: Agência Brasília

Em 2022, das 72,5 milhões de unidades domésticas do Brasil, 49,1% tinham responsáveis do sexo feminino. A proporção representa uma mudança importante em relação ao Censo de 2010, quando o percentual de homens responsáveis (61,3%) era substancialmente maior do que o percentual de mulheres (38,7%). Por unidade doméstica entende-se o conjunto de pessoas que vivem em um domicílio particular. As informações são do “Censo Demográfico 2022: Composição domiciliar e óbitos informados: Resultados do universo”, divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE. Em 10 estados, o percentual de mulheres responsáveis pela unidade doméstica foi maior que 50%: Pernambuco (53,9%), Sergipe (53,1%), Maranhão (53,0%), Amapá (52,9%), Ceará (52,6%), Rio de Janeiro (52,3%), Alagoas e Paraíba (51,7%), Bahia (51,0%) e Piauí (50,4%). De 2010 para 2022, a proporção das unidades domésticas com pessoa responsável, cônjuge e filho de ambos recuou de 41,3% para 30,7%, enquanto a proporção de casais sem filhos subiu de 16,1% em 2010 para 20,2% em 2022. Já a proporção de domicílios formados por casais com pelo menos um filho somente do responsável ou do cônjuge passaram de 8,0% para 7,2%. Já os domicílios monoparentais – ou seja, com responsável sem cônjuge com filhos –variaram pouco entre 2010 e 2022 (de 16,3% para 16,5%). Outros tipos de composição reuniram 25,5% das unidades domésticas, sendo 18,9% referente a domicílios unipessoais (que em 2010 representavam 12,2%), e unidades domésticas com mais de um morador, sem cônjuge, filho ou enteado que apresentou pouca alteração (de 6,6% em 2022, e 6,1% em 2010).

PM recupera bateria de carro e bomba d'água em Macaúbas

PM recupera bateria de carro e bomba d'água em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma bomba d'água hidráulica e uma bateria de carro que haviam sidos furtados na quinta-feira (24) foram recuperados por policiais militares nesta sexta-feira (25) na cidade de Macaúbas. Conforme informações da 4ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, por volta das 18h do dia do ocorrido, a Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional recebeu a informação de que dois indivíduos a bordo de um veículo haviam furtado uma bateria de carro e uma bomba d'água hidráulica no povoado dos Tiguis. Diante das informações, os PMs intensificaram as rondas e conseguiu alcançar os suspeitos. Todo material apreendido, juntamente com os suspeitos e a vítima foram encaminhados para a delegacia de Macaúbas para a adoção das medidas cabíveis.

Com 239 passageiros, oitavo voo com brasileiros resgatados do Líbano chega a São Paulo

Com 239 passageiros, oitavo voo com brasileiros resgatados do Líbano chega a São Paulo
Foto: FAB/Divulgação

A oitava escala da Operação Raízes do Cedro, do Governo Federal, montada para repatriar brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano, pousou no Brasil nesta sexta-feira, 25 de outubro. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), tocou o solo da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 4h15, com 239 passageiros, incluindo 19 crianças de colo, e três pets a bordo. Com a finalização de mais esta etapa, a Operação Raízes do Cedro já totaliza 1.638 brasileiros e familiares, além de 19 pets, resgatados da zona de conflito no Oriente Médio desde o dia 2 de outubro. Quando deixam a aeronave, os brasileiros e familiares contam com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS (Ministério da Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal (veja detalhamento abaixo). Nas escalas técnicas em Lisboa, a operação tem suporte da Embaixada, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa na capital portuguesa.

Bahia inicia nova fase de atualização cadastral do rebanho bovino em novembro

Bahia inicia nova fase de atualização cadastral do rebanho bovino em novembro
Foto: Divulgação/SEAGRI

A atualização cadastral de todo o rebanho bovino do Estado da Bahia terá início no próximo dia 1º de novembro e se estenderá até 15 de dezembro. A medida, determinada pela Portaria 678 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é obrigatória para manter o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação do estado. A Bahia, como região livre da doença, exige o cadastramento sistemático e compulsório de todo o rebanho bovino, bubalino e de espécies, como ovinos, caprinos e suínos. O objetivo é garantir a rastreabilidade dos animais e o controle sanitário da produção pecuária. Para atualizar o cadastro, o criador deve acessar o site da Adab (www.adaba.ba.gov.br) ou comparecer a um dos 392 escritórios espalhados por todo o estado.  O pecuarista que não realizar o cadastro terá a propriedade bloqueada para o trânsito de animais.

Forças da Segurança recuperam veículo da TV Bahia

Forças da Segurança recuperam veículo da TV Bahia
Foto: Divulgação/SSP

Equipes investigativas das Forças Estaduais da Segurança recuperaram, no final da manhã desta sexta-feira (25), o veículo da emissora TV Bahia, que havia sido roubado na região da Avenida 29 de Março. O carro modelo Versa foi encontrado no bairro do Arenoso. O Sistema de Reconhecimento de Placas Veiculares da Secretaria da Segurança Pública foi acionado para traçar a possível rota dos criminosos. Em um galpão, no bairro do Arenoso, os policiais acharam o veículo. Os criminosos já tinham colocado uma placa falsa, buscando dificultar a localização. Informações sobre os assaltantes podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).

Reconhecimento Facial atinge a marca de 2 mil foragidos alcançados na Bahia

Reconhecimento Facial atinge a marca de 2 mil foragidos alcançados na Bahia
Foto: Vitor Barreto/SSP

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública atingiu a marca de 2.000 foragidos da Justiça capturados. A última prisão aconteceu na tarde de quinta-feira (24), na capital baiana. O criminoso, foragido da Justiça de Feira de Santana pelo crime de roubo, passava por um dos pontos monitorados quando foi flagrado. Equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionaram guarnições do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPEO), que rapidamente conduziram o homem para a Polinter. A tecnologia, capaz de encontrar criminosos incluídos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), é empregada em áreas estratégicas da capital, municípios da Região Metropolitana de Salvador e também no interior do estado. Em 2024, a ferramenta localizou 747 foragidos. Instalada em 81 municípios da Bahia, o número de prisões com auxílio da ferramenta cresceu ao longo dos anos. Em 2019, a SSP contabilizou 110 prisões. Nos anos de 2020, 2021 e 2022 foram computadas 90, 26 e 348 prisões, respectivamente. No ano passado, 680 prisões foram realizadas, número superior a todos os anos anteriores.

Governador Jerônimo suspende expediente nos órgãos públicos no próximo dia 28

Governador Jerônimo suspende expediente nos órgãos públicos no próximo dia 28
Foto: Carol Garcia/GOVBA

O Governador Jerônimo Rodrigues publicou, no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (24), o Decreto nº 23.167/2024, suspendendo o expediente nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (28). A publicação do chefe do executivo concede feriado para funcionalismo em virtude da data comemorativa do Dia do Servidor Público Estadual. O Decreto excetua aqueles serviços públicos essenciais cuja prestação não pode sofrer interrupções e devem funcionar normalmente. O Governador também determinou a antecipação do pagamento da remuneração dos servidores do Estado. Cerca de 280 mil servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) receberão salários no dia 28 de outubro, data comemorativa da categoria.

MEC, Governo do Estado e Prefeitura articulam retomada das atividades escolares em escola de Heliópolis

MEC, Governo do Estado e Prefeitura articulam retomada das atividades escolares em escola de Heliópolis
Foto:Joá Souza/GOVBA

Equipes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação do Estado (SEC) e da Prefeitura de Heliópolis estão trabalhando conjuntamente para prestar atendimento à comunidade escolar e às famílias envolvidas, após a morte de quatro jovens, estudantes de uma escola da cidade, na última sexta-feira (18). Entre as medidas, ficou decidida a continuidade das práticas pedagógicas e o retorno às aulas na rede municipal de ensino, na próxima terça-feira, dia 29 de outubro. Nesse primeiro momento de retomada, serão realizadas atividades para acolhimento e escuta dos alunos e professores. A escola onde aconteceu o ataque segue sem previsão de retorno, somente com atendimento de apoio aos estudantes e profissionais que trabalham na unidade. Uma equipe multidisciplinar da SEC e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), formada por profissionais de Psicologia e Serviço Social, também está atuando no município, desde que o fato ocorreu.

MEC, Governo do Estado e Prefeitura articulam retomada das atividades escolares em escola de Heliópolis
Foto:Joá Souza/GOVBA

A representante do Ministério da Educação, Sarah Vieira, que já acompanhava o trabalho através de reuniões on line, chegou a Heliópolis, na quarta-feira (23). Sarah é psicóloga e coordenadora do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Unidades Escolares (NRRUE), com experiência em situações de violência extrema nas escolas, e atuou em situações semelhantes no país.  “Vamos estudar junto, principalmente com a comunidade, como a retomada das escolas vai se dar de maneira segura e sensível ao momento que a comunidade vive. Depois, vamos ter outros desafios, como lidar com os efeitos a médio e longo prazo das reações de luto, das reações ao estresse e, principalmente, com os desdobramentos em termos de saúde mental”, explicou.  A especialista do MEC reforçou, ainda, o caráter coletivo de atuação no momento. “O papel do Ministério, nesse momento, é somar esforços, trabalhar como apoio, como um órgão que tem uma visão maior de país que já vem lidando, infelizmente, com essas situações de ataques de violência extrema nas escolas. Queremos ouvir as pessoas do território para traçarmos as melhores estratégias”, destacou.





Caminhão com carga roubado em Bom Jesus da Serra é recuperado pela PM em Poções

Caminhão com carga roubado em Bom Jesus da Serra é recuperado pela PM em Poções
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Um caminhão que transportava quatro bobinas de cabo de alumínio que havia sido roubado por meliantes armados foi recuperado por policiais militares nesta quinta-feira (24). A 79ª CIPM informou ao Sudoeste Total que por volta das 15h recebeu uma denúncia sobre dois homens que afirmavam ter sido sequestrados em um posto. Ao chegarem ao local, as vítimas relataram que, enquanto estavam em uma empresa em Bom Jesus da Serra, foram abordadas por homens armados, que os fizeram reféns. Os sequestrados tiveram os olhos vendados e foram levados em um veículo, sendo libertados apenas em um bairro de Poções, após um trajeto desconhecido. A equipe policial, acompanhada de uma guarnição local, foi até a empresa, onde os responsáveis confirmaram o roubo do caminhão com as quatro bobinas de cabo de alumínio. Com a ajuda da empresa, a polícia conseguiu rastrear o veículo e calcular a rota dos criminosos, que resultou na localização do caminhão em uma estrada vicinal de Poções e das bobinas na zona rural de Planalto. Além disso, as vítimas informaram que tiveram dois celulares e R$ 475,00 em dinheiro furtados. Elas foram levadas à delegacia de Bom Jesus da Serra para formalizar a ocorrência, acompanhadas dos representantes da empresa. A Polícia Civil seguirá acompanhando o caso.

Caminhão com carga roubado em Bom Jesus da Serra é recuperado pela PM em Poções
Foto: Divulgação/79ª CIPM

MPF quer que Incra finalize titulação de comunidade quilombola em Bom Jesus da Lapa

MPF quer que Incra finalize titulação de comunidade quilombola em Bom Jesus da Lapa
Foto: Ascom/Setur-BA

O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação civil pública com pedido de liminar para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a União apresentem um cronograma detalhado para titulação do território da Comunidade Quilombola de Fortaleza, localizada em Bom Jesus da Lapa. O cronograma deve ser apresentado em até 30 dias e a titulação do território não pode levar mais de 24 meses. O MPF aponta que a lentidão do Incra no processo da demarcação, que começou há 11 anos, prejudica os quilombolas e viola seus direitos. Para o procurador da República Ramiro Rockenbach, autor da ação, o tempo excessivo para a regularização fundiária é ilegal e inconstitucional, contrariando o princípio da duração razoável do processo. No mérito da ação, o MPF solicita que o Incra finalize a titulação do território em até 12 meses e remeta o processo à Presidência da República, para edição de lei ou decreto presidencial declarando o interesse social na área. Além disso, pede que a União assegure recursos financeiros ao Incra para completar a titulação. O MPF também requer que a União e o Incra sejam condenados a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos. A solicitação é que o valor seja usado em políticas públicas para a comunidade.

Rio de Contas: Escola Ana Petronila Trindade Ramos participa pelo terceiro ano seguido do Projeto Super Autor

Rio de Contas: Escola Ana Petronila Trindade Ramos participa pelo terceiro ano seguido do Projeto Super Autor
Foto: Rádio Portal Sudoeste

Pelo terceiro ano seguido, a Escola Ana Petronila Trindade Ramos, localizada no distrito de Mato Grosso, em Rio de Contas, participou do projeto Super Autor. Ao longo desses três anos foi possível perceber um grande avanço dos alunos. De acordo com o diretor Sérgio de Jesus Mafra Bomfim, a mudança diz respeito principalmente no gosto pela leitura. Além disso, os pais também apoiam bastante os filhos em todo o processo. “Sentimos muito felizes e satisfeitos por participar de um projeto onde os nossos alunos aprendem tanto, desenvolvem diversas habilidades e se sentem felizes e orgulhosos por verem seus livros publicados, além da grande satisfação dos pais por verem as produções dos filhos e eu como gestor desta Instituição, quero manifestar aqui o meu grande sentimento de gratidão, de alegria e satisfação por tudo, pois este momento fica marcado em nossas vidas e na rica História da Nossa escola”, disse Sérgio de Jesus à Rádio Portal Sudoeste.

Rio de Contas: Escola Ana Petronila Trindade Ramos participa pelo terceiro ano seguido do Projeto Super Autor
Foto: Divulgação
Rio de Contas: Escola Ana Petronila Trindade Ramos participa pelo terceiro ano seguido do Projeto Super Autor
Foto: Divulgação
Rio de Contas: Escola Ana Petronila Trindade Ramos participa pelo terceiro ano seguido do Projeto Super Autor
Foto: Divulgação
Rio de Contas: Escola Ana Petronila Trindade Ramos participa pelo terceiro ano seguido do Projeto Super Autor
Foto: Divulgação















Agências do INSS estarão fechadas na segunda-feira (28), dia do Servidor Público

Agências do INSS estarão fechadas na segunda-feira (28), dia do Servidor Público
Foto: Sudoeste Total

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país estarão fechadas na próxima segunda-feira (28), devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público. O atendimento vai voltar ao normal no dia seguinte (29). Os canais remotos são alternativas para quem busca atendimento. Pelo Portal Meu INSS (aplicativo para celular e site gov.br/meuinss), é possível acessar todos os serviços do Instituto, como solicitação de benefícios, emissão de documentos e extratos, cumprimento de exigências e agendamento de atendimento presencial, além de tirar dúvidas sobre serviços e benefícios com a assistente virtual Helô. A Central Telefônica 135 funciona normalmente, por não ser feriado. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e a ligação é gratuita. Pelo 135, é possível se inscrever na Previdência Social, atualizar dados cadastrais, esclarecer dúvidas sobre serviços e benefícios, além de agendar atendimento e obter informações sobre o pagamento de benefícios e contribuições previdenciárias, entre outros serviços.

Prefeitura de Tanhaçu tem contas de 2023 aprovadas com ressalvas pelo TCM

Prefeitura de Tanhaçu tem contas de 2023 aprovadas com ressalvas pelo TCM
Foto: Sudoeste Total

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão realizada nesta quinta-feira (24/10), emitiram parecer prévio recomendando à câmara de vereadores a aprovação com ressalvas das contas da prefeitura de Tanhaçu sob administração de João Francisco Santos relativas ao exercício de 2023. A Prefeitura apresentou uma receita de R$77.222.354,93 e promoveu despesas no montante de R$77.969.339,20, o que provocou um déficit orçamentário de R$746.984,27. A despesa total com pessoal representou 50,38% da receita corrente líquida do município, cumprindo o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação aos índices constitucionais e legais, a administração de Tanhaçu utilizou 97,11% dos recursos provenientes do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, superando o mínimo exigido de 70%; e aplicou 18,74% de recursos específicos em ações e serviços de saúde, cumprindo o mínimo de 15%. Também foram investidos 29,34% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, superior ao limite mínimo exigido de 25%. O conselheiro relator, ao final do voto também apresentou Deliberação de Imputação de Débito, aplicando multa ao gestor no valor de R$2,5 mil, em razão das ressalvas indicadas nos relatórios técnicos. Cabe recurso da decisão.

Bombeiros resgatam tamanduá em Valença

Bombeiros resgatam tamanduá em Valença
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um tamanduá foi resgatado nesta quarta-feira (23) por uma guarnição da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Vera Cruz BM, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), em Valença. A ocorrência aconteceu no entroncamento de Mar Grande, na BA 001, quando um transeunte avistou o animal no encostamento da rodovia.  Quando chegaram ao local, os bombeiros avistaram o animal e perceberam que o tamanduá estava com a segurança em risco, devido ao alto fluxo de veículos no local.  Com o auxílio de equipamentos apropriados, os militares realizaram a captura do animal de forma segura. Em seguida o tamanduá, que foi avaliado pelos militares e estava sem ferimentos aparentes, foi levado para uma área segura onde foi solto. 

Mais de sete municípios do sudoeste baiano chegam a 213 dias sem homicídio

Mais de sete municípios do sudoeste baiano chegam a 213 dias sem homicídio
Foto: Alberto Maraux/SSP

Os municípios de Caetité, Caculé, Ibiassucê, Licínio de Almeida, Jacaraí, Tanque Novo e Lagoa Real ultrapassaram a marca de 213 dias sem registro de mortes violentas em 2024. Ações preventivas e ostensivas realizadas pelas Forças da Segurança Pública nas cidades que ficam na região sudoeste foram essenciais para alcançar este resultado, segundo autoridades que atuam na região. As ações de segurança nos municípios são realizadas pela 94ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Caetité, e pela 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior, sediada em Guanambi. O major José Roberto Suarez, comandante da 94ª CIPM, contou que ações nas áreas críticas com o auxílio do motopatrulhamento são o diferencial para os índices positivos. “O nosso efetivo trabalha 24h por dia em ações prioritariamente voltadas às áreas mais críticas dos municípios. Além disso, o reforço de viaturas é o que faz a completa diferença para os números”, completou. Já a Polícia Civil, além de ações policiais no combate à criminalidade, cumprimento de mandados e investigações, também tem atuado com palestras nas comunidades locais, principalmente em instituições de ensino e direcionadas aos mais jovens, visando conscientizar os cidadãos sobre o papel de todos no combate à violência.

Operação das Polícias Civis da Bahia, Maranhão, Santa Catarina e Alagoas encontra 200 kg de cocaína

Operação das Polícias Civis da Bahia, Maranhão, Santa Catarina e Alagoas encontra 200 kg de cocaína
Foto: Divulgação/SSP

O trabalho de inteligência e integração das Polícias Civis da Bahia, Maranhão, Santa Catarina e Alagoas resultou na localização de 200 kg de cocaína. Três integrantes de uma facção, entre eles um baiano, foram presos na noite de quarta-feira (23), em São Luís, capital do Maranhão. As drogas ficavam escondidas em uma casa. O trio capturado (dois de Santa Catarina e um da Bahia) distribuía os entorpecentes para outros estados nordestinos. O criminoso baiano é natural de Salvador e responde a processos por homicídios, tráfico de drogas, associação criminosa, porte de arma de fogo e uso de documento falso. As ações de inteligência continuam sendo promovidas para alcançar outros integrantes da organização criminosa.

Dois homens procurados por homicídio e roubo no Ceará são presos em Vitória da Conquista

Dois homens procurados por homicídio e roubo no Ceará são presos em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde desta quarta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens com mandados de prisão em aberto durante uma única abordagem no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista. A ação ocorreu por volta das 18h30, quando a equipe interceptou um Chevrolet/Cobalt de cor preta, ocupado por um casal e dois passageiros no banco traseiro. Durante a verificação de documentos, o condutor e sua companheira apresentaram suas identificações normalmente. Entretanto, um dos ocupantes do banco traseiro entregou um documento de identidade que, ao ser consultado nos sistemas eletrônicos, foi constatado como falso. O homem confessou sua verdadeira identidade, revelando um mandado de prisão por homicídio, expedido pela Vara Única da Comarca de Itarema (CE). O outro passageiro, que inicialmente alegou não portar documentos e se identificou verbalmente, também foi descoberto utilizando dados falsos. Seu verdadeiro nome indicou um mandado de prisão por roubo, expedido pela 4ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza (CE). O condutor e sua companheira afirmaram desconhecer que os passageiros tinham pendências judiciais e alegaram que estavam apenas dando carona aos dois homens do interior do Ceará com destino ao Rio de Janeiro. Os dois foragidos foram presos e encaminhados, ilesos, à Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista, onde ficaram à disposição da justiça.

Município de Tremedal dá salto histórico na luta contra a Chagas com novo teste rápido

Município de Tremedal dá salto histórico na luta contra a Chagas com novo teste rápido
Foto: Sesab

O projeto Oxente Chagas Bahia foi lançado na última terça-feira (22). A iniciativa promete transformar o diagnóstico e tratamento da doença no município. A doença de Chagas é causada pelo parasito Trypanosoma cruzi, sendo um grave problema de saúde pública no Brasil, especialmente em regiões mais pobres. O coração do projeto é o teste rápido TR Chagas Bio-Manguinhos, desenvolvido no Brasil. Em apenas 15 minutos, ele detecta a presença de anticorpos contra o parasita, permitindo um diagnóstico rápido e preciso. Diferente dos métodos tradicionais, que podem levar semanas, o teste rápido possibilita iniciar o tratamento de forma mais eficaz, aumentando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Todavia, os pacientes que apresentarem resultado positivo devem coletar sangue para realizar sorologia para doença de Chagas, por dois métodos diferentes, disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), que garante o acesso ao diagnóstico. Assim, com a utilização do TR Chagas, estaremos ampliando o acesso dos resultados para um maior número de pessoas, além da redução de custos e insumos para a realização de exames laboratoriais. Os municípios escolhidos para serem pilotos na execução do projeto serão Tremedal e Novo Horizonte, porque foram os últimos locais na Bahia que apresentaram focos residuais do Triatoma infestans (vetor transmissor da doença de Chagas), após receber a certificação Internacional de Eliminação da Transmissão da Doença de Chagas pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), em 2006. Embora ainda não tenhamos números, já que a notificação dos casos crônicos foi iniciada em 2023, o município de Tremedal é considerado de alto risco para a transmissão da doença, de acordo com o último inquérito realizado pelo Ministério da Saúde. Para Cristiane Medeiros, Sanitarista do GT Chagas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Secretaria da Saúde do Estado e membro do projeto, o Oxente Chagas é de grande importância para nossa sociedade. “Através do teste rápido poderemos encontrar pessoas acometidas pela doença em todo o estado, de forma ampliada e resolutiva. Deste modo, essa estratégia possibilitará uma oferta de cuidado, além de melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Medeiros. “Esperamos que esse projeto identifique muitos indivíduos que tem a doença de Chagas, mas não conhecem sua condição clínica, para que possamos confirmar o diagnóstico e acompanhar ao longo de três anos. Esse projeto irá beneficiar cerca de 30 mil pessoas ao longo de sua execução”, destaca Fred Santos, coordenador do projeto. O Oxente Chagas é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos (Fiocruz RJ), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DASF), das prefeituras dos Municípios de Tremedal e Novo Horizonte, que trabalham em conjunto para garantir o sucesso do projeto. O sucesso do projeto Oxente Chagas em Tremedal abre portas para a expansão dessa iniciativa para outras regiões do país. A expectativa é que, em breve, o teste rápido esteja disponível em todo o SUS, garantindo o acesso ao diagnóstico e tratamento para todos os brasileiros.

SAC de Brumado e mais 13 cidades promovem atendimento especial para novo RG neste sábado (26)

SAC de Brumado e mais 13 cidades promovem atendimento especial para novo RG neste sábado (26)
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O SAC promove um atendimento especial para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 14 unidades do interior do estado neste sábado (26). Os postos SAC Alagoinhas, Brumado, Conquista I e II, Feira I e II, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Senhor do Bonfim e Valença vão de 8h às 12h, somente para a CIN. O atendimento da CIN é realizado por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal http://ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Inscrições para concurso nacional dos Correios terminam no dia 28

Inscrições para concurso nacional dos Correios terminam no dia 28
Foto: Sudoeste Total

Na próxima segunda-feira (28/10), encerram-se as inscrições para o concurso público nacional dos Correios, pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br ). As taxas são de R$ 39,80 para o cargo de nível médio e R$ 42,00 para o de nível superior, com pagamento até o dia 29/10. Mais de 1,2 milhão candidatos já se inscreveram para o certame, sendo quase 92% para o cargo de nível médio. Cerca de 160 mil tiveram suas inscrições isentas, após a comprovação dos requisitos sociais indicados nos editais. A seleção é para o preenchimento de 3.511 vagas (3.099 vagas de nível médio e 412 vagas de nível superior), com reserva de 30% para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%). No caso do edital de nível médio, isso equivale a 936 vagas. Além disso, 10% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência. Os candidatos que concorrem em vagas reservadas precisam enviar os documentos comprobatórios até o fim do período de inscrição.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.