Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/08/2024 - 21:40
Na manhã desta terça-feira (27) a Polícia Civil através da 1ª delegacia, com equipes da 10ª Coorpin e CATTI Sudoeste, deflagrou Operação Criminalis Praxi em um consultório odontológico clandestino utilizado por um “dentista prático”, situado na Rua do Triunfo, centro de Vitória da Conquista. A diligência foi acompanhada por Peritos Criminal e Odonto Criminal do Departamento de Polícia Técnica, representantes do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) e da Vigilância Sanitária do município. Durante as buscas, o investigado estava no local e os órgãos fiscalizadores, bem como os peritos criminais identificaram diversos produtos odontológicos com validade expirada e instrumentais odontológicos sem a devida esterilização. A Vigilância Sanitária certificou que o local não possui licença sanitária e o local de atendimento encontrava em situação insalubre, não tendo sido apresentado registro de formação e qualificação do investigado. O Fiscal do CRO-BA certificou no local que o investigado não possui registro no órgão, não sendo habilitado para exercer a profissão de dentista ou técnico em prótese dentária. Os materiais com validade expirada e uma caixa de pérfuro-cortantes foram apreendidos pela Vigilância Sanitária para ser incinerado. Tanto os Inspetores da Vigilância Sanitária quanto o fiscal do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, lacraram e interditaram o local que poderá ser utilizado somente após autorização desses órgãos fiscalizatórios. O investigado então foi preso em flagrante delito pela prática dos crimes de exercício ilegal da arte dentária, bem como o crime de utilização de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem registro no órgão de vigilância sanitária competente, cujas penas máximas somadas pode chegar a até 17 anos de prisão.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/08/2024 - 21:30
Uma operação deflagrada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), por meio da 20ª Delegacia Territorial (DT/Candeias) e da Coordenação de Operações (COP), desarticulou um esquema de subtração de Nafta, material derivado do petróleo. Na madrugada desta terça-feira (27), o líder da organização criminosa, um intermediário das transações e um comprador do produto foram presos em flagrante na BR 523 enquanto transportavam 126 mil litros de Nafta em três caminhões-tanques. Investigações realizadas pela unidade policial apontaram que o desvio do material estava ocorrendo há cerca de um ano e meio, em um esquema de grande porte. Quando os navios carregados com o produto se aproximavam do Porto de Aratu, os integrantes da associação criminosa realizavam o pagamento de cerca de R$ 250 mil aos responsáveis pela embarcação e retiravam o material ainda em alto-mar, através de uma balsa clandestina. A balsa carregada atracava na lateral do Porto, onde caminhões-tanque eram abastecidos e saíam levando a maior parte da Nafta para um galpão na Caroba, e eventualmente para armazéns em Camaçari e Dias d’Ávila. "Há fortes indícios de que esse mesmo local é utilizado e alugado em conjunto entre a associação criminosa e narcotraficantes, para o envio de drogas para o exterior, através de navios”, informou o diretor do Depom, delegado Arthur Gallas. A ação é desdobramento da prisão de um integrante de uma organização criminosa, que teve um mandado cumprido na última terça-feira (20), em Feira de Santana. Suspeito de diversos homicídios, roubos, tráfico de drogas e desvios de combustíveis, o homem é apontado como controlador de uma cooperativa que atua na Caroba, onde ele também dominava todas as transações irregulares que ocorriam no Porto de Aratu. As diligências seguem em curso para identificar e responsabilizar os demais integrantes do grupo. Os flagranteados foram submetidos aos exames de lesões de praxe e estão à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/08/2024 - 21:20
Na sessão desta terça-feira (27/08), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram às câmaras de vereadores a aprovação com ressalvas das contas anuais de mais três prefeituras baianas, todas referentes ao exercício de 2022. As prefeituras que tiveram as contas aprovadas são dos municípios de Igaporã, sob responsabilidade de Newton Francisco Neves Cotrim; de Cândido Sales, sob gestão de Maurilio Lemos das Virgens; e de Esplanada (José Naudinho Alves dos Santos). Após apresentação dos votos, os conselheiros imputaram – através de Deliberações de Imputação de Débitos – multas aos gestores nos valores de R$4 mil (Cândido Sales e Esplanada) e R$2,5 mil (Igaporã). Cabe recurso das decisões.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/08/2024 - 21:10
Tribunal do Júri realizado na última quinta-feira, dia 22, condenou dois homens a mais de 18 anos de prisão por homicídio e roubo em outubro de 2018 em Vitória da Conquista. Vinicius Silva Lima foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão, além de 18 dias-multa. Já Jeferson Alexandre Silva Santos foi condenado a 22 anos, oito meses e 25 dias de prisão, e dez dias-multa. Eles já haviam sido condenados em dezembro de 2022, no entanto a primeira sessão do Tribunal do Júri foi anulada, de ofício pelo Tribunal de Justiça da Bahia, em razão dos depoimentos colhidos em plenário não estarem audíveis. A tese de acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida. Os réus cumprirão a pena em regime fechado. Conforme a denúncia, no dia 31 de outubro de 2018, por volta das 9h15, os réus mataram a tiros de armas de fogo Adimitir Ferreira dos Santos, no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista. O homicídio foi cometido por motivo torpe e com recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Os dois homens assassinaram Adimitir dos Santos por integrarem facções criminosas rivais. Momentos antes do homicídio, os réus roubaram a motocicleta, a bolsa e o celular de uma mulher. Ainda de acordo com a denúncia, a moto roubada foi utilizada pelos criminosos para se deslocarem até o local do homicídio.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/08/2024 - 21:00
O Ministério Público da Bahia, através do Promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva, em exercı́cio de substituição na 2ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, recomendou ao Comando da 46ª CIPM para que intensifique as medidas preventivas e de fiscalização das normas de trânsito, nas cidades de sua responsabilidade, ao longo de todo o período eleitoral e de seus respectivos eventos, promovendo a adoção das medidas necessárias para a segurança viária e do público presente, especialmente previstas pelo art. 269, do Código de Trânsito Brasileiro, sem prejuı́zo de eventuais outras medidas repressivas, caso verificada a ocorrência de crimes de trânsito. De acordo com a recomendação, eventuais veículos apreendidos deverão ser encaminhados ao Ciretran de Brumado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/08/2024 - 20:50
Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que dá, em média, uma denúncia por minuto, conforme divulgado nesta terça-feira (27) pela Agência Brasil. A propaganda eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, em especial no que diz respeito às redes sociais e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo. A maior parte das denúncias, até o momento, cerca da metade, diz respeito a campanhas para o cargo de vereador. A maioria foi no estado de São Paulo (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271). O aplicativo Pardal - disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS (Apple) - existe desde 2012, sendo aprimorado desde então. “A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet”, informou o TSE.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 21:53
Alguns municípios da região sudoeste da Bahia devem receber chuvas nesta terça-feira (27) e na quarta-feira (28), segundo dados meteorológicos. Os dados são do instituto Clima Tempo, e apontam sol com aumento de nuvens durante o dia, com possibilidade de chuva a qualquer hora. O volume aguardado para os dois dias é de 34 milímetros. Entre os municípios que aparecem na lista com possibilidades para chuvas estão: Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Já Paramirim, Dom Basílio e Lagoa Real, cidades da mesma região, curiosamente, não apresentam essa possibilidade de chuvas, segundo o Clima Tempo. Durante o período, em quase todos estes municípios, a temperatura deverá oscilar entre 15 e 35 graus.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 21:50
A Uesb divulgou, por meio do Edital 242/2024, o Concurso Público de Provas e Títulos nas classes de professor auxiliar, assistente e adjunto. Serão disponibilizadas cinco vagas imediatas, distribuídas entre o Departamento de Saúde 2 (DS2), no campus de Jequié, e os Departamentos de Ciências da Saúde (DCS) e de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), campus de Vitória da Conquista. As inscrições devem ser realizadas no período de 5 a 23 de setembro, exclusivamente pela internet, clicando aqui. Os candidatos que tiverem o direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição devem apresentar requerimento, no dia 5 ou 6 de setembro, por meio do formulário on-line, seguindo as orientações do Edital. A seleção constará de prova escrita, didática, de títulos e apresentação de memorial, de caráter eliminatório e classificatório. Podem concorrer, candidatos formados em Medicina e Letras, Linguística ou área afim, além de atender outros requisitos dispostos no Edital. Para mais informações, leia atentamente o Edital 242/2024, que rege todo o certame. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 21:40
Na manhã de domingo (25), policiais da 54ª CIPM apreenderam uma espingarda e pés de maconha em Campo Formoso. Os militares receberam uma denúncia de cárcere privado na localidade de Araras. Quando da chegada da viatura, o suspeito já havia fugido. A guarnição manteve contato com a vítima e realizou buscas nas proximidades, onde foram encontradas uma espingarda de fabricação artesanal e doze pés de maconha. O material foi apresentado na delegacia para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 21:30
Equipes da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes em ação conjunta com o Departamento de Repressão à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) efetuaram, na sexta-feira (23), a prisão em flagrante de um homem, de 31 anos, pelo crime de tráfico de drogas, no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. A ação faz parte dos desdobramentos da Operação “Diga não as Drogas”. O suspeito é apontado como um dos líderes de um grupo criminoso envolvido com o narcotráfico e a prática de homicídios na cidade. Os investigadores cumpriram um mandado de busca expedido pela justiça na cela onde o acusado estava detido. No local foram localizados e apreendidos, dentro de um buraco embaixo da cama de alvenaria, porções de maconha embaladas e prontas para o tráfico no presidio, além de dois aparelhos celulares usados pelo detento para se comunicar com os demais integrantes do grupo que estão em liberdade. O acusado, que já respondia pelos crimes de roubo e extorsão mediante sequestro, inclusive com antecedentes no estado do Espírito Santo, foi conduzido para delegacia especializada, onde confessou a propriedade das drogas encontradas na cela. Ele realizou os exames legais e cumprirá novo mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 21:20
Investigadores da 2ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes efetuaram a prisão em flagrante de um homem, de 27 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e porte de explosivo, na sexta-feira (23), em Feira de Santana. A ação decorre de diligências investigativas da especializada nas ultimas semanas. Atividade de inteligência policial conseguiu localizar o suspeito praticando os crimes na Rua Aviação, bairro Campo Limpo, quando foi autuado. Com o homem foram encontrados um tablete de maconha, 14 porções de cocaína e duas granadas artesanais de alto poder lesivo. O investigado realizou os exames legais e foi encaminhado ao Complexo Policial do Sobradinho, onde permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 21:10
Na madrugada desta segunda-feira (26), policiais da Cipe Sudoeste apreenderam porções de drogas em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Os PMs faziam rondas na Avenida Juracy Magalhães quando avistaram um grupo de pessoas em atitude suspeita. Foi feita a abordagem, que resultou na localização de quinze porções de cocaína e uma trouxa de maconha. A pessoa de posse do material, um adolescente, foi apresentada junto com os entorpecentes no Disep para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 21:00
Dois suspeitos, de 18 e 19 anos, foram autuados em flagrante por equipes da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Vitória da Conquista), com o apoio do Departamento de Repressão à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), na madrugada deste domingo (25), durante o festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista. A ação, que faz parte da operação “Diga Não as drogas”, visa reprimir o tráfico de entorpecentes na região. O trabalho de investigação apontou que, nas proximidades do festival, havia um local que funcionava como ponto de comercialização de drogas. Os suspeitos foram abordados em via pública e com eles apreendidas porções de maconha e cocaína embaladas e prontas para a venda. A dupla foi conduzida para a Delegacia Especializada de Investigação e Repressão ao Narcotráfico, realizou os exames legais e está à disposição da Justiça. Eles irão responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. O material apreendido foi encaminhado para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/08/2024 - 20:50
Pessoas interessadas em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao 2º semestre de 2024 têm até esta terça-feira, 27 de agosto, para se inscrever. Podem recorrer ao financiamento estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para essa edição, são ofertadas 70 mil vagas — e outras 112 mil estão previstas para todo o ano de 2024. O edital da seleção foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira, 21 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Fies Seleção, no portal Acesso Único. Caso seja o primeiro acesso, é necessário criar uma conta no portal gov.br. Para entrar na conta, basta preencher o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Em seguida, o usuário será redirecionado à página do Fies Seleção para concluir a inscrição. O candidato deverá selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência entre elas. De acordo com o edital, não poderão participar aqueles candidatos que não tiverem quitado um financiamento anterior pelo Fies, Programa de Crédito Educativo ou aqueles que se encontrem em período de utilização do financiamento. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro (e a complementação da inscrição por parte dos pré-selecionados ocorre de 10 a 12 do mesmo mês). Após essa etapa, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não tiverem sido ocupadas. As convocações mediante a lista de espera vão ocorrer entre 16 de setembro e 29 de outubro. Na página do Fies, a complementação da inscrição dos pré-selecionados em lista de espera deverá ser feita em até três dias úteis após a data da convocação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/08/2024 - 21:27
Bombeiros do 7º Batalhão de Vitória da Conquista, chegaram à Livramento de Nossa Senhora neste domingo (25) para auxiliar brigadistas no combate a um incêndio que atinge uma área de vegetação na zona rural de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Ainda não há informações sobre o tamanho da área atingida. A distância entre as duas cidades é de apenas 9 km. A informação foi confirmada ao Site Sudoeste Total por Carlos Bananinha, presidente e líder da GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas). De acordo com Carlos, brigadistas voluntários da GASA, juntamente com os Bombeiros e com Brigadistas Gaviões da Chapada, de Rio de Contas, se reuniram neste domingo para traçar estratégias de combate às chamas, que atingem duas localidades há três dias, uma próxima à comunidade de Jiló, e outra próxima à localidade de Brumadinho. Os trabalhos de combate estão previstos para começar nesta segunda-feira (26). “A Fumaça chegou neste domingo em Livramento. Os Bombeiros chegaram e estão em nossa Base. Amanhã vamos subir para ver se a gente consegue debelar as chamas, que tiveram início na comunidade de Jiló. Tá feio. Os bombeiros foram fazer análise de combate agora à tarde e amanhã vamos para o combate em campo”, detalhou Carlos Bananinha.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/08/2024 - 16:50
Na tarde de sexta-feira (23), a Polícia Civil da Bahia, através das Equipes da 10ª Coorpin, CATTI Sudoeste e Dirpin Sul/Sudoeste, após criterioso trabalho de levantamento de campo e serviço de inteligência, cumpriram dois mandados de prisão definitiva em desfavor de um homem pelos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público, bem como cumpriu busca e apreensão na casa do alvo, onde foram encontradas diversas carcaças de veículos, assim como placas de veículos com restrição de furto/roubo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/08/2024 - 16:45
Neste sábado (24), as guarnições da Ronda Rural e do motopatrulamento do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 80ª CIPM, em patrulhamento pelo povoado de Quaraçu, zona rural de Cândido Sales, foram informadas por populares, sobre dois indivíduos que estavam traficando em área pública. De posse das informações, foram feitas rondas e ambos foram localizados. Foram realizadas a busca pessoal e veicular sendo encontrados dentro do carro celulares, munições, uma espingarda, uma quantia em espécie e entorpecentes. A dupla foi encaminhada com os materiais apreendidos ao DISEP, ficando à disposição da autoridade competente para serem tomadas as devidas providências.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/08/2024 - 16:36
Duas apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pelo concurso 2.766 na noite deste sábado (24) em São Paulo – SP. De acordo com a Caixa, as duas apostas foram feita no Rio de Janeiro (RJ). Cada uma receberá R$ 14.946.866,27. Além de dois acertos na faixa principal, 54 apostas acertaram a quina. Cada uma levará R$ 58.627,43. Já a quadra saiu para 4.329 apostas e pagará individualmente 1.044,74. As apostas para o próximo concurso, que acontece na quarta-feira (28), podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o Internet Banking. O prêmio é de R$ 3,5 milhões e a aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/08/2024 - 16:22
Os chocolates da agricultura familiar seguem ampliando mercados pela Bahia. Neste sábado (24/08), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), da marca Bahia Cacau, inaugurou sua terceira loja própria, a primeira no município de Vitória da Conquista. A loja vai comercializar os chocolates especiais da Bahia Cacau, produzidos de forma sustentável por agricultores e agricultoras familiares, incluindo assentados e assentadas de reforma agrária. A variedade de produtos promete encantar os visitantes com os bombons de chocolates com abacaxi, cupuaçu, banana, jaca, umbu, licuri, café, caju e goiaba, as barras de chocolate de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de cacau, além de outros derivados como geleias, mel de cacau, licor de mel de cacau e nibs de cacau. Além dos chocolates Bahia Cacau, a nova loja terá outros produtos da agricultura familiar, como doces de umbu, azeite de licuri, castanhas de caju, cafés e outros itens da sociobiodiversidade baiana. A nova loja fica localizada na Avenida Régis Pacheco nº 182, no centro da cidade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/08/2024 - 16:13
Policiais militares do 24º BPM apreenderam uma arma de fogo com um homem que estaria ameaçando a ex-companheira, na tarde de sexta-feira (23), na Rua Oswaldo Cruz, em Brumado. Os PMs foram acionados pelo Cicom para averiguar a denúncia. No local, ao ser indagado, o suspeito entregou uma arma de fogo que portava, a qual foi apreendida encaminhada, juntamente com ele e a ex-mulher, à delegacia que atende ao município para o registro da ocorrência.