Início Arquivo Junho de 2024

Junho de 2024

Encontramos 233 Notícias

MPF denuncia duas pessoas por intolerância religiosa contra Castelo Alto do Xangô em Brumado

MPF denuncia duas pessoas por intolerância religiosa contra Castelo Alto do Xangô em Brumado
Foto: Reprodução/Redes socias

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou dois homens, um deles um policial militar, por ataques ao Centro Cultural do Candomblé Castelo Alto do Xangô e à Sociedade Floresta Sagrada Alto do Xangô, entidades religiosas que detém a posse e funcionam na Fazenda Santa Inês, no município de Brumado, sudoeste da Bahia. Os dois são acusados de invadir e vandalizar áreas consideras sagradas por praticantes de religiões de matrizes africanas, emitir ofensas de cunho racista e ameaçar integrantes do grupo, além de roubar objetos, depois revendidos a terceiros. Se a denúncia for aceita pela Justiça, eles vão responder pelos crimes de furto qualificado, racismo por motivo de intolerância religiosa, crime ambiental e dano qualificado. Na denúncia, o MPF relata que, em fevereiro de 2022, os dois homens invadiram o Centro Cultural Castelo Alto do Xangô com tratores e caçambas, destruíram áreas de mata essenciais para a prática de cultos religiosos, vandalizaram objetos, emitiram ofensas de cunho racista e ameaçaram colocar veneno na caixa d’água que abastece o templo religioso. Também usaram o trator para derrubar a torre de internet do local (depois revendida a terceiros como sucata, como ficou comprovado em depoimentos) e destelhar a casa da Floresta Sagrada Alto de Xangô, com o objetivo de impedir a prática de culto religioso. Várias testemunhas confirmam os ataques e as ofensas racistas ditas pelos denunciados. De acordo com o MPF, embora estivesse à paisana, o policial militar envolvido no episódio é bem conhecido da população local. Ele estava armado e atuava como se fosse o segurança particular do outro acusado. Assim, segundo a denúncia, ele se valeu da sua posição para conseguir objetivos ilícitos, “abusou das prerrogativas, das facilidades e do respeito do cargo para blindar o outro agressor de qualquer reação das vítimas e atemorizá-las”. No documento, o MPF narra que a Fazenda Santa Inês foi comprada pela União em 1927 e, ao longo de décadas, vem sendo alvo de invasões e esbulhos praticados por uma multidão de particulares. “Nesse cenário, o Alto do Xangô se destaca justamente por ser uma das poucas ocupantes que não exerce a posse de forma clandestina, precária e sem justo título”. Há mais de 15 anos, a Sociedade Floresta Sagrada Alto do Xangô professa sua fé no interior da Fazenda com autorização da União para exercer posse sobre uma parcela da área total de 366 hectares. A partir de 2014, a entidade religiosa passou a ser alvo de ataques praticados por particulares que disputavam regiões adjacentes e que começaram a invadir áreas de culto alegando serem os verdadeiros donos do lugar. Alguns deles chegaram a instalar um loteamento clandestino na região, falsificando escrituras públicas para reivindicar lotes situados dentro do imóvel federal. O cenário motivou uma série de atuações do MPF, incluindo ação civil pública para garantir a proteção da posse das entidades religiosas e denúncia oferecida em ação penal contra o grupo que fraudou os registros imobiliários da União e instalou o loteamento clandestino. Há ainda inquérito policial que apura crimes cometidos contra o Alto do Xangô. Apesar desse pano de fundo, o MPF destaca que o ataque objeto da denúncia não se resume a uma questão de disputa de terras. A destruição das áreas de floresta consideradas sagradas pelo grupo configura não apenas crime ambiental contra patrimônio da União, mas também um ato de intolerância à religião de matriz africana. Laudos periciais produzidos pela equipe do MPF comprovam o desmatamento e reforçam a importância das áreas de mata para a prática de cultos religiosos. “No caso concreto, a supressão de vegetação foi praticada com o objetivo de atentar contra a dignidade e o sentimento religiosos dos membros do terreiro de candomblé”. Para o MPF, ao desmatarem a floresta no interior de imóvel da União, os dois acusados praticaram crime ambiental previsto no art. 50-A da Lei nº 9.605/98. A subtração de bens do Centro Cultural Alto de Xangô configura crime de furto qualificado (art. 155, §4º, I e IV, do Código Penal) e a destruição de instalações da entidade, crime de dano qualificado (art. 163, parágrafo único, IV, do CP). As ameaças e ofensas emitidas contra o grupo de candomblé, a destruição de objetos e árvores sagrados do culto, a invasão de locais de liturgia e a destruição de construções para impedir o exercício do culto religioso caracterizam o crime de racismo por motivo de preconceito/intolerância religioso/a, como previsto no art. 20 da Lei nº 7.716/89. Além da condenação pelos crimes apontados, o MPF pede ainda que os dois denunciados sejam condenados a pagar R$ 20 mil para a Sociedade Floresta Sagrada Alto do Xangô título de reparação pelos danos morais e materiais. Requer ainda que o policial militar seja condenado à pena de perda do cargo público em virtude do envolvimento no episódio.

Loterias Caixa iniciam apostas exclusivas para a Quina de São João

Loterias Caixa iniciam apostas exclusivas para a Quina de São João
Foto: Divulgação/Caixa

Nesta segunda-feira (10), as apostas feitas para a Quina passaram a ser exclusivas para o concurso especial 6.462, da Quina de São João. Com prêmio estimado em R$ 220 milhões, o sorteio será realizado no dia 22 de junho (sábado), a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Essa é a 14ª edição da Quina de São João e tem o maior prêmio já sorteado. Como sempre ocorre nos concursos especiais, a Quina de São João não acumula, e ganha quem acertar a maior quantidade de números. Caso nenhum apostador acerte na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores de 4 números, e assim sucessivamente, conforme regra da modalidade. Caso apenas um apostador leve todo o prêmio e aplique na Poupança, receberá um rendimento de R$ 1,292 milhão no primeiro mês. O valor também é suficiente para comprar 50 mansões, de R$ 4,4 milhões cada, ao redor do mundo. Na Quina, o apostador escolhe de 5 a 15 números, dentre os 80 disponíveis, no volante e depois é só torcer. Caso prefira, o sistema pode escolher os números para o apostador por meio da Surpresinha. Ganham prêmios os acertadores de dois, três, quatro ou cinco números. Nesse período, poderão ser utilizados tanto os volantes específicos da Quina de São João quanto os volantes regulares.

Odontomóvel atenderá estudantes de Jussiape a partir de quinta-feira (13)

Odontomóvel atenderá estudantes de Jussiape a partir de quinta-feira (13)
Foto: Claudionor Jr./SEC

Estudantes e professores do Colégio Estadual Colégio Estadual Horácio de Matos em Jussiape serão beneficiados com o Odontomóvel nesta semana. Os serviços terão início dia 13, na quinta-feira, e seguem até o sábado (15). Realizada por meio do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas e em parceria entre as secretarias da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), a iniciativa do Governo do Estado presta serviços gratuitos de avaliação bucal, limpeza, restauração, cirurgia da cavidade bucal, tratamento de canal, aplicação de flúor e exame radiológico. Para ter acesso ao Odontomóvel, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. 

MPT da Bahia cobra de prefeituras contratação de catadores em grandes festas juninas

MPT da Bahia cobra de prefeituras contratação de catadores em grandes festas juninas
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está acompanhando de perto pelo menos 31 municípios baianos que programaram grandes festas juninas com o objetivo de garantir que eles estruturem um sistema de coleta e reciclagem dos resíduos sólidos. O objetivo do órgão é estimular a contratação de cooperativas ou associações de catadores de recicláveis para dar destino correto a latas e garrafas plásticas e de vidro geradas em grande volume durante esse tipo de evento. Além de tudo, a atividade pode gerar renda para muitas pessoas. Segundo a procuradora Adriana Campelo, que atua na promoção do trabalho digno de catadores de recicláveis, “Temos conseguido bons resultados em eventos como o Carnaval de Salvador e a Micareta de Feira de Santana, com o poder público articulando a política pública de promoção do trabalho digno e da responsabilidade ambiental, e queremos cada vez mais replicar essa experiência em todos os grandes eventos da Bahia”, explicou. Ela destaca que já foram encaminhadas 21 recomendações diretamente aos gestores municipais e agendadas audiências com prefeitos de quatro cidades. Outras três foram notificadas a apresentar informações sobre reciclagem nas festas programadas. Também esta semana acaba o prazo dado pelo MPT para que o governo estadual preste as informações solicitadas em relação à estrutura montada no Parque de Exposições de Salvador, onde o acontecem 14 dias de festas juninas promovidas pela Sufotur, que é a superintendência estadual responsável pela organização do evento. Também nos municípios, o governo estadual poderá dispor de estrutura de apoio para cooperativas, embora o protagonismo seja do município, organizador dos eventos. A atuação do MPT tem o objetivo de implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), em especial, em relação à contratação de cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis para os serviços de logística reversa. Em muitos casos, os municípios negociam para que empresas patrocinadoras desses eventos arquem com os custos de logística e estruturas de apoio à atividade dos catadores. Dentre as cidades que terão audiências sobre reciclagem nas festas juninas com procuradores do MPT estão Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus. As recomendações expedidas, onde o órgão delimita políticas públicas mínimas a serem implementadas pelas gestões municipais, já foram encaminhadas a diversos gestores, dentre os quais Salvador, Camaçari, Candeias, Guanambi e Jequié.

Escuta pública promoverá debate sobre educação básica em Ibotirama

Escuta pública promoverá debate sobre educação básica em Ibotirama
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibotirama

Dando continuidade ao projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), o Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o MP do Estado da Bahia (MP/BA), realizará escuta pública para discutir a qualidade da educação básica, desta vez no município de Ibotirama (BA). O evento é aberto ao público, e será em 10 de julho, a partir das 12h30, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Odontina Laranjeira de Souza, localizado na rua da Acri, bairro São Francisco. De acordo com o MPF, o objetivo principal é apresentar o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), e o panorama da educação básica no município, debatendo o tema com os diversos setores da sociedade, sobretudo da comunidade escolar. Na escuta, qualquer cidadão inscrito poderá se manifestar, dando sua opinião e contribuição para aprimorar o ensino e a carreira na educação municipal de Ibotirama. Neste sentido, o MPF convoca professores, estudantes, pais de alunos, funcionários das escolas e representantes dos poderes públicos que possam dar informações, fazer propostas e ajudar a viabilizar a solução das questões encontradas, tanto nas visitas às escolas quanto na própria escuta pública.

Estudantes baianos usam folha da goiabeira para desenvolver protetor solar

Estudantes baianos usam folha da goiabeira para desenvolver protetor solar
Foto: Ascom/Secti

Com o aumento da temperatura global, proteger a pele se tornou fundamental para evitar doenças. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum no Brasil, com mais de 175 mil novos casos por ano. Um produto essencial na prevenção dessa patologia é o protetor solar. Ao observar as propriedades fotoprotetoras das folhas da goiabeira, os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe III – Edna Daltro, Geovana Thaís, Ana Carolina, Ana Cecília e Hadrian Raphael, sob orientação de Marília Sousa, desenvolveram um protótipo de protetor solar com a planta, para oferecer uma solução de baixo custo à população. A estudante Geovana Thaís revela como surgiu a ideia de desenvolver o produto usando Psidium guajava, nome científico da folha da goiabeira. “A partir do estudo que tivemos sobre as propriedades da folha, vimos que além de seus múltiplos benefícios, ela tinha uma ótima capacidade fotoprotetora, que nada mais é do que a capacidade de um produto ou substância de proteger a pele contra danos causados pela exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol”. O estudo mostrou que a folha da goiabeira tem diversos compostos que são capazes de combater a radiação UV. “O ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, é um antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres gerados pela exposição ao sol, reduzindo o dano oxidativo na pele. O licopeno, que é um pigmento antioxidante responsável pela cor vermelha da goiaba, também pode ajudar a proteger a pele contra os danos causados pela radiação UV. Além disso, temos os flavonoides, que são compostos vegetais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de proteger a pele contra os danos solares”, explica Geovana. Segundo a estudante, o produto é sustentável, natural e não utiliza conservantes ou algum outro tipo de matéria-prima que possa agredir a pele. “Usamos como base principal o extrato da Psidium guajava. Fizemos um teste em luz natural, porém, para maior segurança e comprometimento, é necessário um teste laboratorial, onde realmente iremos ver o seu nível de capacidade fotoprotetora. Em relação a outros produtos, o nosso fotoprotetor pode ser mais acessível pelo fácil acesso da sua composição “, diz sobre o projeto que é desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação (SEC).

Motorista de caminhão é detido por uso de documento falso em Seabra

Motorista de caminhão é detido por uso de documento falso em Seabra
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal deteve um homem na tarde deste domingo (09) por uso de documento falso no Km 422 da BR-242, no município de Seabra, região da Chapada Diamantina. Por volta das 17 horas, os policiais realizavam uma fiscalização quando deram ordem de parada a um caminhão VW/24.280, conduzido por um homem de 27 anos. Após analisar o documento do veículo, os Policiais constataram sinais evidentes de falsificação no CRLV. A análise revelou que a fraude tentava ocultar que o veículo estava com o licenciamento atrasado desde 2021. Além disso, o condutor não apresentou a documentação fiscal da carga, que consistia em 650 caixas de tomate pesando cerca de 16 toneladas. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para a formalização dos procedimentos cabíveis.

Maio termina com o menor número de mortes violentas dos últimos 12 anos na Bahia

Maio termina com o menor número de mortes violentas dos últimos 12 anos na Bahia
Foto: Alberto Maraux/SSP

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o mês de maio de 2024 terminou com o menor número de morte violenta registrado pela Polícia Civil nos últimos 12 anos, na Bahia. Os índices criminais do período de janeiro a maio deste ano foram apresentados na manhã desta segunda-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência (COI). Com 347 casos, maio apresentou o menor número contabilizado para um mês nos últimos 12 anos, superando junho de 2020, quando foram computadas 348 ocorrências. No balanço dos cinco meses de 2024, a Polícia Civil registrou 1.928 casos este ano, contra 2.162 mortes em 2023, representando uma redução de 10,8%. “A integração das Forças da Segurança, o investimento em efetivos e equipamentos, além da ampliação das ações de inteligência resultaram na redução das mortes. Fechamos 2023 com diminuição de 6% das mortes e, este ano, com muito trabalho e dedicação dos policiais e bombeiros, chegamos a 10,8% de queda dos índices”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

PM prende homem por tentativa de homicídio em Encruzilhada

PM prende homem por tentativa de homicídio em Encruzilhada
Foto: Blog do Anderson

Na tarde deste domingo (09), policiais militares da 80ª CIPM prenderam um homem por tentativa de homicídio no povoado do Mamoeiro, zona rural de Encruzilhada. A guarnição realizava patrulhamento, quando foi acionada por populares que informaram acerca de uma tentativa de homicídio, cuja vítima se encontrava no hospital municipal. Diante da situação, os militares se deslocaram para a citada unidade hospitalar, oportunidade em que atestaram a veracidade da informação, já que se depararam com um homem com uma perfuração por faca na região das costas. Os policiais, após serem informados sobre os fatos, diligenciaram à procura do suspeito, vindo a encontrá-lo detido por moradores do mencionado povoado. O homem foi conduzido e apresentado no DISEP, em Vitória da Conquista, a fim de que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Enem 2024 tem inscrições prorrogadas até 14 de junho

Enem 2024 tem inscrições prorrogadas até 14 de junho
Foto: Divulgação/INEP

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram em uma semana o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira, 7 de junho, foi ampliado para a próxima sexta, 14 de junho. Neste contexto, outras datas que fazem parte do cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação. “Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, anunciou o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

Homem é detido ao ser flagrado com entorpecentes em Ibipitanga

Homem é detido ao ser flagrado com entorpecentes em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um homem foi detido por policiais militares ao ser flagrado com 150 papelotes de substância análoga à cocaína nesta segunda-feira (10) na cidade de Ibipitanga. Policiais militares fizeram o flagrante do suspeito de tráfico na Avenida Cleriton Andrade por volta das 7h, após receberam a informação de que na cidade chegaria uma carga de drogas, oriunda da cidade de São Paulo. Foi realizada uma campana nas imediações da localidade, onde foi avistado um homem rondando as imediações. Em seguida, o mesmo pegou uma encomenda e foi acompanhado pela guarnição. Após a abordagem, os 150 papelotes da substância foram encontrados com o suspeito. Ele foi apresentado, junto com os materiais na delegacia de Ibipitanga para registro da ocorrência.  

Aposta feita em Ponta Grossa (PR) leva prêmio de mais de R$ 114 milhões da Mega-Sena

Aposta feita em Ponta Grossa (PR) leva prêmio de mais de R$ 114 milhões da Mega-Sena
Foto: Reprodução/Caixa

Uma aposta feita em Ponta Grossa (PR) acertou as seis dezenas da Mega-Sena e levou o prêmio de R$ 114.104.458,33 pago pelo concurso 2734. O sorteio aconteceu na noite deste sábado (8). As dezenas foram: 21, 27, 35, 48, 59, 60. De acordo com a Caixa, 137 apostas acertaram a quina e cada uma receberá R$ 49.467,16. Outras 7.811 apostas acertaram a quadra. O prêmio individual é de R$ 1.239,46. Na região sudoeste da Bahia, uma aposta simples feita em Ribeirão do Largo também acertou a quina e levou R$49.467,16. Um bolão feito em Correntina, na região oeste, também acertou a quina e faturou R$98.934,30. Na quadra, houve acertadores em Barra de Choça, Boquira, Brumado, Guanambi, Itapetinga, Jequié, Livramento de Nossa Senhora, Macarani, Macaúbas, Planalto, Tanhaçu, Tremedal e Vitória da Conquista. O próximo sorteio da Mega-Sena acontece na terça-feira (11) e tem prêmio estimado em R$ 35 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o Internet Banking. Uma aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.

Motorista morre após caminhão capotar na BA-148 entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas

Motorista morre após caminhão capotar na BA-148 entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas
Foto: Divulgação/PRE

Um motorista morreu na noite deste sábado (8) na BA-148 após o caminhão que dirigia capotar na BA-148, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 18h25. A vítima, identificada apenas como Leandro, de 24 anos, ficou presa às ferragens. O veículo, que transportava uma carga de manga, capotou em uma curva. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas quando chegou ao local, apenas constatou o óbito do condutor. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados. O corpo de Leandro foi removido das ferragens e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente ainda serão investigadas.

Motorista morre após caminhão capotar na BA-148 entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas
Foto: Divulgação/PRE

Investimentos em infraestrutura, saúde e esporte são entregues pelo Governo do Estado em Presidente Jânio Quadros

Investimentos em infraestrutura, saúde e esporte são entregues pelo Governo do Estado em Presidente Jânio Quadros
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Na manhã deste sábado (8), foram inauguradas no Povoado de Serra Escura, no município de Presidente Jânio Quadros, obras de pavimentação asfáltica e infraestrutura urbana, como passeios, rampa de acessibilidade, guia, meio fio e sinalização vertical e horizontal. O investimento foi de mais R$ 975 mil, aplicado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). O governador Jerônimo Rodrigues comandou a entrega e também participou da inauguração de um ginásio de esporte, com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas, banheiros e vestiários e iluminação. A obra é da prefeitura municipal. “A gente iniciou a agenda de hoje em um povoado, fomos em Serra Escura fazer entregas e ali a gente se comprometeu com novos investimentos.

Investimentos em infraestrutura, saúde e esporte são entregues pelo Governo do Estado em Presidente Jânio Quadros
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Em outra comunidade, chamada Terra Vermelha, meu compromisso, também com essa comunidade”, destacou Jerônimo sobre os investimentos voltados também para povoados e zonas rurais. Na sede do município, o governador entregou uma Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Vila Joanina. Foram aplicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), mais de R$1,1 milhão. Serão oferecidos pré-natal e puericultura, consulta e tratamento odontológicos, curativos, dispensação de medicamentos básicos, de preservativos e contraceptivos, imunização, exame preventivo, dentre outros serviços. Também foi inaugurado um campo de futebol alternativo com grama sintética  com arquibancada e vestiários, em um investimento de mais de R$ 3 milhões feitos por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado a  Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Jerônimo entregou também para Presidente Jânio Quadros uma ambulância do tipo van e um caminhão tanque de leite com capacidade para 4 mil litros, com investimento de R$ 398.566,67 feitos através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), orgão  vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além das inaugurações, o governador autorizou novos investimentos para Jânio Quadros, contemplando diversas localidades. 

Investimentos em infraestrutura, saúde e esporte são entregues pelo Governo do Estado em Presidente Jânio Quadros
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Setre/Sudesb vai iniciar a licitação para implantação da iluminação em LED no Estádio Municipal Ueliton Almeida Santos. A SDR/ CAR vai iniciar a licitação para construção de quatro passagens molhadas nas localidades de Malhada Alta, Guariba, Lagoinha e Salinas; e celebrar convênio com o município para reforma dos mercados de Serra Escura e Terra Vermelha. Por fim, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)  vai adotar as providências necessárias para implantação de Sistema de Abastecimento de Água (SAA) das localidades de Salinas Dois e Fazenda Melancia.

Mega-Sena sorteia R$ 112 milhões neste sábado (08)

Mega-Sena sorteia R$ 112 milhões neste sábado (08)
Foto: Reprodução/Caixa

A Mega-Sena sorteia R$ 112 milhões neste sábado (08). O sorteio do concurso 2.734 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Com o valor total do prêmio, o ganhador pode aproveitar o clima de Dia dos namorados e passar 30 dias com seu amor em Paris por R$ 600 mil, com um pacote de primeira classe, comprar um anel de diamante e ouro branco por R$ 174 mil, comprar dois carros de luxo combinando por R$ 7 milhões cada, uma casa luxuosa por R$ 15 milhões e ainda comprar 92 imóveis de R$ 891 mil. Se aplicado na Poupança, o rendimento médio é de R$ 657 mil por mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. Uma aposta simples custa R$ 5,00.

Unidades escolares do sudoeste baiano recebem visitas técnicas da Secretaria de Educação do Estado

Unidades escolares do sudoeste baiano recebem visitas técnicas da Secretaria de Educação do Estado
Foto: Divulgação/SEC

A equipe gestora da Secretaria da Educação do Estado (SEC) está em agenda de trabalho no sudoeste baiano, nesta sexta-feira (7). A missão é acompanhar os preparativos para a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral de Planalto, que ocorrerá neste sábado (8). Em paralelo, o grupo visita os colégios estaduais Camillo de Jesus Lima e Padre Luiz Soares Palmeira, em Vitória da Conquista, que estão passando por melhorias na infraestrutura. "É um investimento significativo para a região. Essa entrega, no sábado, em Planalto, tem muito impacto na vida das pessoas. E, em Vitória da Conquista, estamos com duas obras em fase de conclusão. Uma delas, inclusive, é do Colégio Padre Luiz Soares Palmeira, que está localizado em um bairro afastado do centro e, ao longo da sua história, nunca teve a atenção dos governantes. Essa obra é uma alegria. Representa a concretização de um sonho", declara a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito. A tarefa de construir, ampliar e modernizar as unidades escolares é vista como essencial para a melhoria da qualidade da educação na rede estadual. A nova estrutura do colégio em Planalto segue o padrão adotado pelo Governo do Estado em toda a Bahia, com salas climatizadas, teatro, vestiário, restaurante estudantil e espaços para esporte e lazer. Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual de Planalto, Priscila Sanches, a última reforma foi realizada há mais de 20 anos. “Quem não aprende melhor com conforto? As aulas de Biologia, Química e Física, por exemplo, estão mais dinâmicas com a implementação do laboratório”, exemplifica. Os estudantes Ícaro Sampaio e Paola Alves elogiaram as melhorias, destacando o conforto das novas instalações e a qualidade dos equipamentos esportivos. Paola comenta que passar o dia inteiro na escola é melhor em um ambiente confortável, enquanto Ícaro ressalta a importância das reformas nos equipamentos esportivos, que aprimoram as oficinas de vôlei. Em Vitória da Conquista, das 115 ampliações de unidades escolares, 13 foram entregues, 59 estão concluídas e 34, em andamento. Além disso, a modernização de 94 unidades está em curso. Lenira Souza, diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Vitória da Conquista, que abrange 47 escolas, disse: “Essas melhorias, além de nos trazer alegria, confirmam o compromisso que o Governo do Estado tem com uma educação cada vez mais inclusiva”. A equipe da SEC também participa da 53ª Exposição Nacional Agropecuária para a entrega de equipamentos para a Agricultura Familiar.

Governo do Estado garante novo reforço à agricultura familiar para Vitória da Conquista e região

Governo do Estado garante novo reforço à agricultura familiar para Vitória da Conquista e região
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Em visita à Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, nesta sexta-feira (7), o governador Jerônimo Rodrigues assinou ordem de serviço para recuperação da rodovia BA-262, que dá acesso ao povoado de Pradoso, no distrito de Bate-Pé. A obra que terá um aporte de R$ 25 milhões do Governo do Estado, ajudará a população local a escoar a produção agrícola. No total serão pavimentados 22 quilômetros de estrada interligando as localidades à BA-262. Em seguida, o chefe do Executivo baiano visitou a 53ª Exposição Nacional Agropecuária da Capital do Sudoeste Baiano, a ExpoConquista, onde inaugurou as obras de pavimentação das vias internas do Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Com investimento de R$921 mil, a obra executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), garantiu o asfaltamento de 14 mil metros quadrados de vias. Para o fortalecimento da Agricultura Familiar em toda a região, Jerônimo entregou equipamentos e implementos, que somam R$ 3,4 milhões de recursos oriundos de emendas parlamentares. Entre as entregas realizadas pelo governador estão tratores e micro-tratores, implementos agrícolas, máquinas forrageiras, carretas agrícolas, kits para irrigação, tanques de resfriamento de leite, tanques d’água e barracas de feira livre. A Bahia é o estado com a maior agricultura familiar do País, com 700 mil famílias agrícolas e 420 agroindústrias espalhadas em todos os territórios de identidade. Em 2023, o Governo do Estado investiu R$ 41 milhões, garantindo a segurança alimentar, a geração de emprego e renda, e a comercialização e diversificação de produtos. As iniciativas do Estado apoiam pequenos agricultores, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. A 53ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista, a ExpoConquista, teve início na última quarta-feira (5) e conta com 24 estandes de produtos da região Sudoeste da Bahia. O evento é organizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), com o apoio do Governo do Estado, com aporte de R$1,2 milhão, e da Prefeitura de Vitória da Conquista. Na ExpoConquista, o estande da Agricultura Familiar é uma realização do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia).

Morre ex-prefeito de Dom Basílio João Chaves aos 82 anos

Morre ex-prefeito de Dom Basílio João Chaves aos 82 anos
Foto: Reprodução/105 FM

O ex-prefeito da cidade de Dom Basílio, João Caires Chaves, morreu nesta sexta-feira (7) aos 82 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. João Chaves governou a cidade no período de 1973 a 1977. Chaves deixa quatro filhos e esposa. O sepultamento ocorreu neste sábado (8) às 17h no cemitério de São João Batista, localizado na sede do município. Lideranças Políticas lamentaram o falecimento, como o atual pré-candidato pela oposição Orlando Caires e o pré-candidato a vice na mesma chapa, o atual Vereador, Ney da Van. O então ex-prefeito José Maria Caires destacou os feitos na gestão de João Chaves, como o complexo de barragem do Pastinho e melhorias na educação. “Essa grande obra que ele fez, todos os outros prefeitos tiveram que continuar que foi a barragem do pastinho. Ninguém jamais esquecerá. Nenhuma geração. Na educação, gente não tinha professores em Dom Basílio. E João Chaves foi buscar em Livramento os melhores que tinham lá os traziam todos os dias de carro até Dom Basílio”, declarou José Maria. O atual prefeito, Roberval Meira, emitiu nota de pesar pelo falecimento, se solidarizando com familiares e agradecendo os feitos e a contribuição de João Chaves para com o município. “João Chaves deixa um legado de grande compromisso público e exemplo de horadez para toda Dom Basílio”, diz trecho da nota. Também, em virtude do falecimento, a gestão decretou luto oficial de três dias.

Morre ex-prefeito de Dom Basílio João Chaves aos 82 anos
Foto: Reprodução/105 FM

Nubank inicia integração com programa Celular Seguro

Nubank inicia integração com programa Celular Seguro
Divulgação

O programa Celular Seguro segue ampliando sua rede de parceiros e a segurança dos usuários. Nesta quarta-feira (5), o Nubank, com cerca de 92 milhões de clientes no Brasil, iniciou o processo de integração à ferramenta, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com Febraban e Anatel. Assim que a adesão for concluída, a instituição passará a fazer bloqueios de cartões virtuais e a desconectar usuários do aplicativo quando um cidadão cadastrado no Celular Seguro emitir um alerta. “Nosso objetivo é alcançar efetivamente as dezenas de milhões de clientes do Nubank, que poderão se integrar à rede do Celular Seguro. Estamos trabalhando para ampliar o alcance da ferramenta, corrigindo erros e ampliando a segurança oferecida por ela”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto. A Chief Legal Officer do Nubank, Elita Ariaz, afirmou que a instituição apoia iniciativas que tragam mais segurança aos clientes. "Trabalhamos constantemente no desenvolvimento de ferramentas que ajudem a proteger nossos clientes mesmo diante de eventos indesejados como roubos e furtos. Sem dúvida o Celular Seguro será uma camada complementar importante aos nossos mecanismos de defesa", disse Elita.

Dia D contra a Poliomielite acontece neste sábado (8) em todo o Brasil

Dia D contra a Poliomielite acontece neste sábado (8) em todo o Brasil
Foto: Marcos Lopes/MS

Neste sábado (8), ocorre em todo o Brasil o Dia D contra a Poliomielite. Cidades de todo o país realizarão mutirões para reduzir o quantitativo de crianças não vacinadas e, assim, reforçar medidas para a erradicação da doença. A campanha deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 27 de maio e vai até 14 junho. A meta de 2024 é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo – cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos de idade. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, destaca a importância da imunização. “Graças à vacinação, a poliomelite não faz mais parte do nosso cenário epidemiológico, tendo o último caso confirmado em 1989. Embora tenhamos eliminado a doença em nosso país, ela ainda existe no mundo e por isso é muito importante que os pais levem seus filhos para tomar a vacina e garantir a saúde das crianças", declarou. Em 2022, 77% das crianças com menos de um ano receberam a dose da VIP (vacina inativada poliomielite). Já em 2023, o número saltou para 84,63%, de acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O Ministério da Saúde autorizou, neste ano, um recurso adicional de R$ 150 milhões para a operacionalização da Estratégia de Vacinação nas Escolas, da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo no Brasil. Além disso, mais de R$ 6,5 bilhões foram investidos, no ano passado, para a compra de imunizantes e a previsão é que esses recursos alcancem R$ 10,9 bilhões em 2024. Também ocorrem de forma automática os repasses administrados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) transferidos fundo a fundo. 

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.