Início Arquivo Junho de 2024

Junho de 2024

Encontramos 233 Notícias

Mais de 2 mil estudantes da rede estadual participam de Feira Literária de Bom Jesus da Lapa

Mais de 2 mil estudantes da rede estadual participam de Feira Literária de Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Sec

Estudantes de quatro colégios estaduais participam, desta sexta-feira (7) até domingo (9), da Feira Literária de Bom Jesus da Lapa (FLILAPA). No evento, realizado na cidade sede do Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE 02), mais de dois mil alunos dos colégios estaduais São Vicente de Paulo e Monsenhor Turíbio e o da Polícia Militar, localizados em Bom Jesus da Lapa, e do Colégio Estadual Velho Chico, em Carinhanha, apresentam suas produções criadas nos programas e projetos estruturantes realizados nas escolas, que retratam o talento estudantil em diversas áreas artísticas e culturais. Nádila Luiza Oliveira Nogueira, professora de Português do Colégio Estadual Velho Chico, ressaltou a importância da participação dos estudantes na FLILAPA. "É uma alegria imensa estar participando dessa feira literária, que é tão rica e significativa para a construção do conhecimento. Esta é uma oportunidade muito importante para que eles tenham esse contato com a cultura e com tudo que está sendo apresentado aqui", relatou a educadora, que está acompanhando os alunos-membros do clube de leitura que vieram apresentar suas produções. A FLILAPA está sendo realizada em diversos espaços da cidade, incluindo a Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), o Colégio Estadual São Vicente de Paulo, o Ponto de Cultura Cidade Cidadã, a Biblioteca Leonor Magalhães Cézar e a Praça do Livro. A programação da feira inclui a exibição de filmes, contação de histórias e apresentações de dança e música. Os estudantes contribuem com a apresentação de peças teatrais e poemas, bem como trazem informações sobre os clubes de leitura e fazem exposições dos projetos de Educação Patrimonial e Artística (EPA) e de Tempo de Arte Literária (TAL). Lucas dos Santos Delgado, 16 anos, estudante do 1° ano do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, compartilhou sua experiência de participar da feira. "Está sendo muito bom. Estar aqui nos proporciona conhecer pessoas novas, vários artistas e obras importantes. Está sendo tudo inédito para mim e, com certeza, voltarei mais vezes". Heloísa Silva Andrade, 14 anos, aluna do 9° ano do Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa, completou: "Aqui, os estudantes estão tendo a oportunidade de expressarem seus talentos. A feira nos dá a oportunidade de representar as nossas escolas da melhor forma, além de nos conectar com outros colégios".

PRF lança Operação para intensificar fiscalização noturna nas rodovias federais baianas

PRF lança Operação para intensificar fiscalização noturna nas rodovias federais baianas
Foto: Divulgação/PRF

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (SPRF/BA) iniciou a Operação Via Lux, com o objetivo de intensificar a fiscalização e o policiamento noturno nas rodovias federais, promovendo um ambiente mais seguro para os usuários. A operação, vigente de 1º de junho a 25 de julho de 2024, concentra suas atividades no período noturno nas áreas de fiscalização das Unidades Operacionais. Dados estatísticos indicam que a ocorrência de acidentes graves em rodovias é mais frequente durante a noite, devido a fatores como redução da visibilidade, fadiga dos motoristas e aumento do consumo de álcool. Além disso, atividades ilícitas como contrabando, tráfico de drogas e transporte irregular de mercadorias costumam ocorrer nesse período, aproveitando a menor fiscalização. A Operação Via Lux tem como objetivos conscientizar os motoristas sobre a importância da condução responsável em qualquer horário, reforçar a confiança dos usuários nas rodovias federais e reativar a fiscalização noturna das UOP's. A PRF também pretende aumentar a percepção de segurança e a presença policial ativa, focando na lei do descanso, na alcoolemia e nos equipamentos obrigatórios de iluminação e sinalização dos veículos. No primeiro dia de operação, as Unidades Operacionais (UOP's) de Humildes e Milagres receberam a equipe de fiscalização. Com ações mais efetivas e presença ostensiva durante o período noturno, a PRF espera inibir comportamentos ilícitos e proporcionar maior segurança aos usuários das rodovias.

Bebidas e petiscos da agricultura familiar são destaquescar na ExpoConquista

Bebidas e petiscos da agricultura familiar são destaquescar na ExpoConquista
Foto: Rafael Barreto/Ascom CAR

Cerveja de mandioca com linguiça toscana artesanal, cachaça de Piripá com pão de queijo produzido em Várzea Nova, café de Barra do Choça com cuscuz de milho não-transgênico de Irecê. Essas e outras combinações saborosas estão presentes na praça gastronômica e no espaço de bebidas da agricultura familiar na 53ª Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista, a ExpoConquista 2024, que segue até este domingo (9), no Parque de Exposições do município. São bebidas e alimentos, com o sabor e a valorização da agricultura familiar. Estão disponíveis para todos os visitantes que comparecerem à ExpoConquista neste fim de semana, seja na hora do almoço, do happy hour e até do jantar. O representante comercial da Cooperativa Mista dos Produtores de Mandioca e Derivados da Região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman), Manoel Pereira, ressaltou a oportunidade de divulgar a cerveja de mandioca na Exposição. “Está sendo muito importante divulgar a cerveja Raiz Mãe aqui, na ExpoConquista, porque somos daqui da região, de Condeúba. A Raiz Mãe é uma cerveja suave, que possui 22% da sua composição de fécula produzida pela agricultura familiar”, informou. Os produtos estão agradando o público presente. O mestre cervejeiro Francimar Júnior provou e aprovou o chope de caju, da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju): “gostei dessa cerveja, pois a presença do caju é marcante no sabor. Ela é boa para consumir no almoço, pois é perfeita para consumir no calor”. As bebidas vão acompanhar bem petiscos como a linguiça Tradição, produzida em Barra do Choça, pelo empreendedor individual Alex Rocha. “Convidamos a todos para curtir aquele momento de conversar com os amigos saboreando os produtos da agricultura familiar aqui, na ExpoConquista. Então, é a cerveja com a linguiça, tem os derivados do umbu, tem os iogurtes, tudo o que o Governo do Estado tem nos proporcionado de apoio e que hoje está sendo destinado ao público”, enfatizou. Além da praça gastronômica e o espaço de bebidas, os visitantes também poderão visitar os 24 estandes. Eles mostram a força da agricultura familiar do sudoeste baiano e, ainda, a loja do Empório da Agricultura Familiar, com os produtos mais saudáveis, inovadores e sustentáveis da agricultura familiar da Bahia. O estande da Agricultura Familiar na ExpoConquista é uma realização do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia). A 53ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista é uma realização da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Suspeito de estelionato é preso em Oliveira dos Brejinhos

Suspeito de estelionato é preso em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um suspeito de estelionato foi preso por policiais militares nesta sexta-feira (7) na cidade de Oliveira dos Brejinhos. De acordo com a 4ª CIPM, responsável pela área, por volta das 9h05 a Companhia foi acionada e informada por populares sobre um indivíduo com uma Carteira Nacional de Habilitação falsa tentando aplicar um golpe em uma loja. Os policiais deslocaram para o estabelecimento comercial informado. Durante a abordagem, foram encontrados com o indivíduo três aparelhos celulares e sete cartões bancários. O homem foi preso e encaminhado à delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos.

Sem acertadores, Mega-Sena acumula mais uma vez e chega a R$ 112 milhões

Sem acertadores, Mega-Sena acumula mais uma vez e chega a R$ 112 milhões
Foto: Sudoeste Total

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2733 da Mega-Sena sorteadas pela Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira (6). Com isso, o prêmio acumulou novamente e foi a R$ 112 milhões. As dezenas sorteadas foram: 14, 20, 21, 39, 44 e 56. De acordo com a Caixa, acertaram a quina 117 apostas. Cada uma receberá R$ 47.166,50. Já a quadra teve 7.450 apostas ganhadoras com prêmio individual de R$ 1.058,19. Na região sudoeste da Bahia, houve duas apostas acertadoras da quadra em Brumado. Uma delas foi simples (R$1.058,19) e a outra um bolão que rendeu ao ganhador R$3.174,57. Em Livramento de Nossa Senhora, também foram dois acertos da quadra, sendo um bolão, que faturou R$ 6.349,14 e uma aposta simples. Houve acerto da quadra ainda nas cidades de Cândido Sales, Guanambi, Ibipitanga, Itapetinga, Jequié, Maracás e Vitória da Conquista. O próximo sorteio da Mega acontece neste sábado (8). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. Uma aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Prefeitura de Jussiape tem contas de 2022 aprovadas com ressalvas pelo TCM

Prefeitura de Jussiape tem contas de 2022 aprovadas com ressalvas pelo TCM
Foto: Brito/Sudoeste Destaque

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, durante a sessão plenária desta quinta-feira (06/06), recomendaram – às câmaras de vereadores – a aprovação com ressalvas das contas de mais quatro prefeituras municipais. Três destas contas são referentes ao ano de 2022 e outra relativa ao exercício de 2021. Foram aprovadas com ressalvas as contas de 2022 da Prefeitura de Jussiape, da responsabilidade do prefeito Eder Jakes Souza Aguiar; de Amélia Rodrigues, sob gestão de João Manoel Bahia Menezes; e de Mirante, em que o prefeito é Wagner Ramos Lima. Já as contas de 2021 são da Prefeitura de Anguera, do prefeito Mauro Selmo Oliveira Vieira. Após a apresentação dos votos, os conselheiros relatores apresentaram Deliberações de Imputação de Débitos, aplicando multas aos gestores nos valores de R$3 mil (Jussiape), R$2 mil (Mirante) e R$1 mil (Amélia Rodrigues e Anguera). Cabe recurso das decisões.

PRF apreende 44 kg de cocaína na BR-242, em Ibotirama

PRF apreende 44 kg de cocaína na BR-242, em Ibotirama
Foto: Divulgação/PRF

Na quarta-feira (5) por volta das 12h45, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a abordagem de um veículo Nissan Frontier na BR-242. Durante a abordagem, o condutor do veículo apresentou informações inconsistentes sobre sua rota e destino, alegando inicialmente que havia saído de Bom Jesus da Lapa, e posteriormente de Brasília/DF, com destino a Barra para passar férias. O motorista estava acompanhado de duas passageiras, que afirmaram ter pegado carona próximo ao trevo de Muquém do São Francisco. A equipe da PRF, ao realizar uma inspeção inicial, encontrou uma grande quantia de dinheiro em espécie no veículo. Em razão da inconsistência das informações fornecidas pelo condutor e do sinal oscilante de telefone e internet no local, foi solicitado que o veículo se deslocasse até a Unidade Operacional de Ibotirama para uma fiscalização mais detalhada. Na Unidade Operacional, durante a verificação minuciosa do veículo, foram encontrados invólucros ocultos no compartimento de carga, contendo substâncias que se assemelhavam a cloridrato de cocaína e pasta base de cocaína. No total, foram apreendidos 30 kg de cloridrato de cocaína em pó e 14 kg de pasta base de cocaína. Os três ocupantes do veículo foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil em Ibotirama para os procedimentos cabíveis.  A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Ibotirama para a condução dos envolvidos e do material apreendido. A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas, e as investigações continuam para apurar todos os detalhes do caso.

Governador da Bahia cumpre agenda em Barra do Choça e Vitória da Conquista nesta sexta-feira (7)

Governador da Bahia cumpre agenda em Barra do Choça e Vitória da Conquista nesta sexta-feira (7)
Foto: Sudoeste Total

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, cumprirá agenda nesta sexta-feira (7) nas cidades de Barra do Choça e Vitória da Conquista. Em Barra do Choça, a partir das às 13h30, Jerônimo estará autorizando ações voltadas para assistência e desenvolvimento social. Será lançado um edital de chamamento público para seleção de organizações da sociedade civil para a oferta de vagas gratuitas de acolhimento residencial transitório em Comunidades Terapêuticas ou Centros de Recuperação, numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).  Também será formalizada a prorrogação de prazo e valor nas parcerias junto às organizações que executam o Sistema Bahia Viva. Já em Vitória da Conquista, O governador cumpre agenda a partir das 15h30 onde autoriza o início das obras de pavimentação no trecho entre a BA-262, Povoado de Pradoso e Distrito de Bate-Pé. O governador ainda entregará máquinas, equipamentos e implementos rurais para fortalecer a Agricultura Familiar na região, durante visita à 53ª Exposição Nacional Agropecuária.

Submetralhadora é localizada no quintal de casa em Jaguaquara

Submetralhadora é localizada no quintal de casa em Jaguaquara
Foto: Ascom/PC

Uma submetralhadora calibre 9 mm foi localizada enterrada no quintal de uma residência, no povoado de Tatu, onde um homem foi preso em flagrante por investigadores da Delegacia Territorial de Jaguaquara, na quarta-feira (5). A prisão ocorreu após coleta de informações e cruzamentos de dados sobre grupos criminosos que disputam pontos de tráfico de drogas. A arma apreendida foi encaminhada à perícia e será submetida ao Ibis (Sistema de Identificação Balística), para verificar se foi usada em homicídios ocorridos naquela região.  O homem foi autuado por posse ilegal de arma de fogo, passou por exame de corpo de delito e permanece à disposição da Justiça.

Homem é preso por tentativa de feminicídio em Itambé

Homem é preso por tentativa de feminicídio em Itambé
Foto: Reprodução

Um homem foi preso em flagrante por equipes da Delegacia Territorial nesta quarta-feira (5), pela tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, atacada quando levava os filhos à escola, no centro de Itambé. A vítima foi ferida com golpes de arma branca e em seguida foi socorrida por uma equipe do Samu, que a encaminhou para uma unidade hospitalar da cidade. Um dos filhos também ficou ferido durante o ataque e foi atendido pela equipe de socorro. Durante a prisão, realizada nas proximidades do local do crime, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), os policiais civis apreenderam um canivete utilizado pelo autor. A vítima tinha uma medida protetiva contra o ex-marido. O homem, que também já respondeu pelo crime de homicídio, passou por exames de lesões, foi autuado por tentativa de feminicídio e segue preso à disposição da Justiça

Polícia Civil recupera R$ 5 milhões em materiais elétricos em Vitória da Conquista

Polícia Civil recupera R$ 5 milhões em materiais elétricos em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução

Três homens foram presos pela Polícia Civil em Vitória da Conquista, na quarta-feira (5), com uma carga de origem criminosa. Com os suspeitos, que foram autuados em flagrante por receptação, foram localizados materiais elétricos de grande porte, cujo valor estimado chega a R$ 5 milhões. As equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Conquista foram responsáveis por cumprir o mandado de busca e apreensão na sede de uma empresa na Avenida da Integração, naquele município. A ação identificou transformadores, postes, para-raios, isoladores e outros componentes de instalações elétricas que, de acordo com as investigações, são resultado de furtos ocorridos no Sudoeste baiano. Também foram apreendidos dois caminhões, notebooks, celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Abate de bovinos atinge recorde enquanto frangos e suínos têm queda no 1º trimestre de 2024

Abate de bovinos atinge recorde enquanto frangos e suínos têm queda no 1º trimestre de 2024
Foto: Licia Rubinstein

O abate de bovinos chegou a 9,30 milhões de cabeças no 1º trimestre de 2024, alta de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, e 1,6% superior em comparação ao 4º trimestre de 2023. Com isso, o abate de bovinos bateu o recorde da série histórica, iniciada em 1997. Já o abate de 1,59 bilhão de cabeças de frangos teve queda de 1,2% em relação ao 1º trimestre de 2023 e aumento de 4,0% na comparação com o 4º trimestre de 2023. Os dados são das Estatísticas da Produção Pecuária, divulgadas nesta quinta-feira (06) pelo IBGE. Os números mostram também que o abate de 13,95 milhões de cabeças de suínos teve queda de 1,6% em relação ao mesmo período de 2023 e de 1,4% na comparação com o 4° trimestre de 2023. Em relação ao mesmo período de 2023, foram 1,84 milhão de cabeças de bovinos a mais no 1º trimestre de 2024, com aumentos em 23 das 27 unidades da federação (UFs). os incrementos mais significativos ocorreram em: Mato Grosso (+420,07 mil cabeças), Goiás (+263,41 mil cabeças), São Paulo (+219,41 mil cabeças), Minas Gerais (+206,49 mil cabeças), Pará (+180,04 mil cabeças), Rondônia (+155,75 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (+110,36 mil cabeças), Bahia (+58,08 mil cabeças) e Paraná (+46,73 mil cabeças). Em contrapartida, a variação negativa mais expressiva ocorreu no Rio Grande do Sul (-34,41 mil cabeças). O abate de 1,59 bilhão de cabeças de frangos, no 1º trimestre de 2024, representa queda de 1,2% em relação ao mesmo período de 2023 e aumento de 4,0% na comparação com o 4° trimestre desse ano. Este resultado é o segundo maior na série histórica da pesquisa, superado apenas pelo resultado alcançado no 1° trimestre de 2023. O total de 19,15 milhões de cabeças de frangos a menos no 1º trimestre de 2024, em relação a igual período do ano anterior, foi determinado pela queda no abate em 13 das 25 UFs que fazem parte da pesquisa. Entre aquelas com participação acima de 1,0%, ocorreram quedas em: Rio Grande do Sul (-21,52 milhões de cabeças), Minas Gerais (-3,83 milhões de cabeças), Goiás (-2,92 milhões de cabeças), Bahia (-2,80 milhões de cabeças) e Mato Grosso (-631,25 mil cabeças). Já a produção de ovos de galinha atingiu 1,10 bilhão de dúzias, o que equivale a um aumento de 6,1% em relação à quantidade apurada no mesmo trimestre em 2023 e de 2,6% em comparação à registrada no 4º trimestre do ano passado. Essa foi a maior produção já estimada na pesquisa, alcançando novo recorde na série histórica, superando o 3º trimestre de 2023. No 1º trimestre de 2024, foram abatidas 13,95 milhões de cabeças de suínos, com queda de 1,6% em relação ao mesmo período de 2023 e de 1,4% na comparação com o 4° trimestre de 2023. Foi o período com os melhores meses de janeiro e fevereiro, mas somente o quarto melhor resultado para um mês de março (4,53 milhões de cabeças). O abate de 229,81 mil cabeças de suínos a menos no 1º trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi impulsionado por quedas em 15 das 24 unidades da federação participantes da pesquisa. Entre os estados com participação de ao menos 1,0%, ocorreram quedas em: Minas Gerais (-179,32 mil cabeças), Rio Grande do Sul (-85,35 mil cabeças), Santa Catarina (-83,07 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (-42,80 mil cabeças), Mato Grosso (-40,48 mil cabeças) e Goiás (-9,04 mil cabeças).

Governo Federal cria selos para atestar produção sustentável de cacau

Governo Federal cria selos para atestar produção sustentável de cacau
Foto: Divulgação/MAPA

Nesta quarta-feira (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 14.877/24 que cria os selos verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia. A determinação, que tem como objetivo atestar a sustentabilidade e o interesse social e ambiental da cacaiucultura brasileira, ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente. A medida trata do cultivo de cacau em sistemas agroflorestais, tanto para a modalidade cabruca, praticada na Mata Atlântica, quanto para a produção na região da Amazônia. Para conseguirem a concessão dos selos verdes, os cacauicultores precisarão atender um conjunto de boas práticas, como atender aos critérios estipulados, como observar todas as leis ambientais e trabalhistas nacionais, estaduais ou municipais. Também será necessário cultivar o fruto na modalidade agroflorestal cabruca ou no bioma amazônico, de modo a conservar a diversidade biológica e seus valores associados, como recursos hídricos, solos, ecossistemas e paisagens. Ainda, para ser concebido o selo verde, precisará comprovar que atividade será realizada de maneira sustentável, sem descaracterizar a cobertura vegetal e sem prejudicar a função ambiental da área de cultivo. Para a diretora da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do Mapa, Lucimara Chiari, é marcante que a lei tenha sido publicada no dia de celebração mundial do meio ambiente. “A cabruca é um sistema de produção de cacau que existe há mais de cem anos e é um grande propulsor da conservação da Mata Atlântica na região sul da Bahia, e o mesmo ocorre na Floresta Amazônica, principalmente no Pará. A publicação da lei é mais um ponto a favor da conservação das florestas para os dois biomas”, explicou. Segundo Lucimara, os selos terão grande importância para o cacauicultor, principalmente se agregarem valor ao produto, uma vez que a indústria, tanto nacional quanto internacional, deverá estar disposta a pagar mais por produtos que venham desses sistemas de produção. “É essencial estabelecer critérios técnicos bastante claros que também promovam, além da sustentabilidade ambiental, a melhoria da qualidade do cacau produzido. Desta forma, garante-se que os sistemas resultem em produtos de alta qualidade e que o cacauicultor possa converter isso em ganhos. Ele conserva o meio ambiente e, ao mesmo tempo, agrega valor à amêndoa do cacau produzida”, finalizou a diretora da Ceplac.

Casal morre em grave acidente na BR-030, entre Tanhaçu e Brumado

Casal morre em grave acidente na BR-030, entre Tanhaçu e Brumado
Foto: Divulgação/PRE

Um casal morreu na tarde desta quinta-feira (6) em um grave acidente de trânsito na BR-030, região sudoeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a motocicleta em que o homem e a mulher estavam bateu de frente com um carro de passeio. Ambos morreram ainda no local. Suas identidades não foram informadas. Após o acidente, segundo a PRE, o condutor do carro fugiu do local. O acidente aconteceu entre as cidades de Brumado e o distrito de Sussuarana em Tanhaçu. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e após pericia encaminhará os corpos ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do acidente ainda serão investigadas.

PM prende mulher por tráfico de entorpecentes em Cordeiros

PM prende mulher por tráfico de entorpecentes em Cordeiros
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na noite desta quarta-feira (05), policiais militares da 80ª CIPM prenderam uma mulher por tráfico de entorpecentes no município de Cordeiros. A guarnição realizava patrulhamento pelo município, no contexto da Operação Força Total, quando se deparou com a mulher que, ao avistar a presença policial, de forma abrupta e acelerada, empreendeu fuga para o interior de um imóvel, deixando uma sacola cair. Diante da situação, os policiais fizeram o acompanhamento, a fim de realizar uma abordagem. Alcançada a suspeita, foi feita uma revista, bem como uma verificação na referida sacola, sendo encontrado em sua posse vinte buchas de maconha, um cartão bancário e R$9,85 em espécie. A mulher foi apresentada com os materiais apreendidos na delegacia para adoção das medidas pertinentes.

Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta-feira (6)

Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta-feira (6)
Foto: Sudoeste Total

Nesta quinta-feira (6), a Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões no concurso 2.733. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. No último concurso 2.732, sorteado na terça-feira (4), 94 apostas acertaram cinco números e ganharam R$ 51.300,81, e 6.173 certaram quatro números e ganharam R$ 1.115,98 cada.  As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. Clientes do Banco podem utilizar o Internet Banking. Uma aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Assinado decreto que cria Monumento Natural em São Desidério

Assinado decreto que cria Monumento Natural em São Desidério
Foto: Cristiano Fernandes Ferreira/ICMBio

Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de criação do Monumento Natural (MONA) Cavernas de São Desidério. A nova unidade de conservação abrange 16.619 hectares de Cerrado no município baiano de São Desidério. O território abriga um complexo de cavernas de extrema relevância para a ciência, conservação da biodiversidade e comunidades locais. A região possui inúmeros tesouros, especialmente em suas áreas subterrâneas cársticas, onde a ação das águas ácidas ao longo do tempo esculpiu cavernas e outras formações de interesse científico. O patrimônio espeleológico de São Desidério inclui 208 cavernas registradas no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE), tornando o município o 24º com maior número de cavernas conhecidas no Brasil.  O objetivo da nova unidade é preservar as fitofisionomias do Cerrado, sistemas flúvio-cársticos, aquíferos em rochas calcárias e sítios arqueológicos importantes, além de proteger parte da bacia do Rio João Rodrigues, afluente do Rio São Desidério, que deságua no Rio Grande, contribuinte do Rio São Francisco. O coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), Jocy Cruz, esteve presente na cerimônia e afirmou que a nova UC garantirá a conservação do importante patrimônio espeleológico existente no local e das espécies nele encontradas. “Os ambientes cavernícolas atuam como grandes museus naturais, preservam parte da nossa história e revelam o processo das mudanças climáticas e ambientais, portanto, é fundamental estabelecermos os cuidados especiais que garantam seu uso sustentável e o manejo de seus recursos naturais”, afirmou Jocy. A criação do Monumento Natural Cavernas de São Desidério representa um marco na luta pela preservação do Cerrado no oeste baiano, uma região que enfrenta alto grau de desmatamento devido à expansão agrícola, e permitirá a proteção de atributos espeleológicos de relevância máxima enquanto concilia a presença das comunidades locais, que poderão manter suas atividades de agricultura familiar e incrementar a renda com o turismo sustentável. Entre os atrativos do Monumento Natural Cavernas de São Desidério estão: Salão Coliseu, o maior salão de caverna conhecido no país, com mais de 25.000 m², localizado na Garganta do Bacupari. O maior lago subterrâneo do Brasil, situado no Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, um hotspot de diversidade da fauna subterrânea. O Sumidouro do João Baio, com variação regular do fluxo de água, um fenômeno raro em nível mundial. Outros locais de beleza cênica, como o Lago Azul, a Gruta do Catão, o Buraco da Sucupira e o Buraco da Sopradeira. O Monumento Natural é uma categoria de unidade de conservação de proteção integral que visa preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Permite a propriedade particular desde que seu uso não conflite com os objetivos da unidade. No caso do Cavernas de São Desidério, o objetivo é proteger as cavidades naturais, permitindo atividades como criação de animais, agricultura, turismo, visitação e pesquisa. Existem no Brasil outros cinco Monumentos Naturais federais: o MONA dos Canyons do São Francisco, o MONA dos Pontões Capixabas, o MONA das Ilhas Cagarras, o MONA das Ilhas Trindade e Martin Vaz e do Monte Columbia, e o MONA do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Destes, os três últimos são ilhas marinhas.

Brasil completa dois anos sem casos de sarampo

Brasil completa dois anos sem casos de sarampo
Foto: Julia Prado/MS

O Brasil completou, nesta quarta-feira (5), dois anos sem casos autóctones (com transmissão em território nacional) de sarampo. Dessa forma, está próximo de retomar a certificação de ‘país livre de sarampo’, após sair da condição de região endêmica no ano passado. Em 2016, o Brasil já havia recebido o título de país livre da doença. Em 2018, no entanto, o intenso fluxo migratório de países vizinhos, associado às baixas coberturas vacinais em vários municípios, permitiu a reintrodução do vírus em território nacional. Desde 2019, o número de casos de sarampo está em queda: despencando de 20.901 registros, no referido ano, a 41 casos, em 2022. O último caso foi confirmado em 5 junho de 2022, no Amapá.  No início de maio, o país recebeu a visita da Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita na Região das Américas e do Secretariado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com o objetivo de dar continuidade ao processo de recertificação do Brasil como livre da circulação de sarampo e com sustentabilidade da eliminação da rubéola e da síndrome da rubéola congênita (SRC).Ainda neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o aumento de casos da doença na Europa como “alarmante”. Foram mais de 58 mil infecções pelo vírus em 41 países ao longo de 2023, um aumento em relação aos últimos três anos. 

Ministério da Saúde reforça vacinação contra coqueluche após surtos da doença na Europa e na Ásia

Ministério da Saúde reforça vacinação contra coqueluche após surtos da doença na Europa e na Ásia
Foto: Julia Prado/MS

Nas últimas semanas, países da Europa e da Ásia registraram aumento nos casos de coqueluche. Tosse seca, febre e cansaço são alguns dos sintomas comuns, que podem levar a complicações, como pneumonia, desidratação e paradas respiratórias. A doença infecciosa é de alta transmissibilidade, mas é controlada no Brasil graças à vacinação. As vacinas contra coqueluche estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante do cenário global, o Ministério da Saúde divulgou uma Nota Técnica com recomendações de fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica da doença no Brasil. Entre as ações, a pasta inclui alerta aos profissionais de saúde da área assistencial, investigação de contatos de casos confirmados, oferta de tratamento oportuno, além de ampliação do uso da vacina dTpa para profissionais de saúde que atuam em atendimentos de ginecologia, obstetrícia, pediatria, além de doulas e trabalhadores de berçários e creches com crianças até 4 anos. Dados nacionais de 2019 a 2024 mostram que as crianças menores de um ano de vida representaram mais de 52% dos casos de coqueluche. Em seguida crianças entre 1 e 4 anos, com cerca de 22%. Essa é uma doença de notificação compulsória. Foram registrados 3,1 mil casos de coqueluche em 2015 no país. De lá pra cá, observou-se uma diminuição do número de casos confirmados: em 2023 foram 214 casos e até abril de 2024 foram 31. A imunização é administrada com a pentavalente, esquema vacinal composto por três doses (aos 2, 4 e 6 meses de vida), seguidas de reforços com a vacina DTP aos 15 meses e aos 4 anos de idade. O SUS disponibiliza ainda, a vacinação de gestantes, puérperas e de profissionais da área da saúde com a dTpa. Em 2023, todas as vacinas contra coqueluche apresentaram aumento da cobertura vacinal, em comparação com ano de 2022. É fundamental manter a vacinação em dia e procurar uma unidade de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados, assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas. Em maio deste ano, a União Europeia divulgou Boletim Epidemiológico constando aumento da doença em pelo menos 17 países, com mais 32.037 casos foram notificados de coqueluche entre 1 de janeiro e 31 de março de 2024. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China (CCDC, 2024) informou que, em 2024, foram notificados no país, 32.380 casos e 13 óbitos. 

TCM acata denúncia contra o ex-prefeito de Jequié

TCM acata denúncia contra o ex-prefeito de Jequié
Foto: Reprodução/Sudoeste Acontece

Durante a sessão desta quarta-feira (05/06), os conselheiros da 2ª Câmara julgadora do Tribunal de Contas dos Municípios acataram denúncia apresentada contra Luiz Sérgio Suzarte Almeida, então prefeito de Jequié, em razão do cometimento de irregularidades na adesão pelo município à Ata de Registro de Preços Nº 011/2019 (FNDE/MEC). O procedimento teve por objeto a aquisição de 38 ônibus escolares no exercício de 2020. Diante da irregularidade, o conselheiro Paulo Rangel, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato ilícito pelo gestor. A relatoria também imputou multa no valor de R$ 4 mil ao ex-prefeito. A denúncia foi apresentada pelo então vereador Regis Pereira da Silva, que questionou o interesse público na aquisição de 38 novos ônibus escolares, vez que o município de Jequié já possuía 21 veículos próprios, mas que não estariam disponíveis à população por falta de manutenção. Contestou, também, a legalidade da utilização do instituto da “carona” em processo licitatório de outro ente público e a ausência de demonstração de outros requisitos aplicáveis ao processo, em especial, a economicidade da adesão. Para o conselheiro Paulo Rangel, ainda que fosse admitida a legalidade da utilização da “carona” em outra licitação, não há demonstração, em processo próprio, da economicidade da medida. Isto porque, a justificativa apresentada pela administração foi genérica e idêntica para todos os contratos, sem detalhar ou ainda demonstrar a economicidade do procedimento. Além disso, o gestor também não demonstrou que a aquisição de veículos novos – em montante superior a R$11 milhões – seria mais vantajosa do que a realização de serviços de reparo nos veículos já existentes. Por tudo isso, considerou procedente a denúncia feita pelo vereador. Cabe recurso da decisão.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.