Início Arquivo Junho de 2024

Junho de 2024

Encontramos 233 Notícias

Suspeito de tentativa de homicídio é preso em Barra do Choça

Suspeito de tentativa de homicídio é preso em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

Na tarde dessa quarta-feira (12), Policiais militares da 79ª CIPM prenderam um suspeito de tentativa de homicídio em Barra do Choça. Os militares realizavam rondas de rotina, quando foram acionados para averiguar uma situação de tentativa de homicídio, ocorrida na noite anterior. Em contato com a vítima, foi informado as características do veículo utilizado pelos suspeitos. Posteriormente, a equipe da Polícia Civil localizou o veículo mencionado e solicitou o apoio dos policiais militares. Ao chegar ao local onde se encontrava o veículo, foi realizada a abordagem e busca pessoal no homem, que foi reconhecido pela vítima como o autor dos disparos. O condutor da motoneta utilizada no crime também foi identificado. No entanto, até o momento não foi encontrado. O autor do crime foi conduzido à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

MP aciona clube e Município de Guanambi por poluição sonora

MP aciona clube e Município de Guanambi por poluição sonora
Foto: Divulgação

O Ministério Público estadual ajuizou ação contra o Município de Guanambi e o Clube de Campo Guanambi solicitando à Justiça que determine aos acionados a adoção de medidas de combate à poluição sonora. Segundo o promotor de Justiça Alex Bezerra Bacelar, moradores do entorno do clube têm sofrido com a poluição sonora provocada pelo som alto decorrente de festas realizadas no local. Ele pede à Justiça que proíba o Clube de Campo de realizar festas com emissão de sons e ruídos acima dos níveis estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e pelo Decreto Estadual 9.035/93, sem isolamento acústico e depois das 3h. O promotor de Justiça também requer que o clube seja condenado a adequar sua estrutura, no sentido de impedir a dispersão dos sons e ruídos para o ambiente externo, devendo apresentar previamente projeto técnico realizado por profissional habilitado, especialista em adequação acústica, a ser aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guanambi. Além disso, que, no prazo de 90 dias após a realização dessas providências, busque obter as licenças sanitária e ambiental de operação, o atestado de regularidade para incêndio e pânico, e alvará de funcionamento junto aos órgãos responsáveis. Alex Bacelar solicita ainda que a Justiça condene o Município a cassar o alvará de funcionamento ou licença ambiental eventualmente expedidos em favor do clube; a fiscalizar as obras necessárias à adequação; e a não conceder nenhuma alvará ou licença para realização de qualquer atividade até que o clube adeque seu empreendimento às normas relativas à atividade desenvolvida, devidamente atestada através de laudo da Secretaria Municipal de Guanambi. De acordo com o promotor de Justiça, o MP propôs a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, mas não houve interesse por parte dos responsáveis pelo clube.

Espadas juninas clandestinas são apreendidas em Cruz das Almas

Espadas juninas clandestinas são apreendidas em Cruz das Almas
Foto: Ascom PC

Quinhentas e vinte e duas espadas clandestinas foram apreendidas, na segunda-feira (10), no bairro Tabela, em Cruz das Almas. O proprietário foi autuado em flagrante por investigadores da Delegacia Territorial (DT) da cidade. As investigações apontaram que em uma residência na Rua Amado Queiroz estavam sendo armazenados os materiais explosivos, conhecidos popularmente como espadas. Com essa informação, a Polícia Civil solicitou à Justiça um mandado de busca e apreensão, deferido pelo judiciário e cumprido naquele endereço. Os fogos já estavam prontos para serem comercializadas no período das festas juninas. Além dos artefatos explosivos, foram apreendidos seis pássaros silvestres. O material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já os animais, seguiram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), de Cruz de Almas. O homem foi autuado em flagrante por portar arma de fogo modificada e segue custodiado na carceragem da unidade.

Camêras Corporais passam a ser utilizadas por mais oito companhias e batalhão na Bahia

Camêras Corporais passam a ser utilizadas por mais oito companhias e batalhão na Bahia
Foto: Ascom/SSP

Equipes das 1ª (Pernambués), 10ª (Candeias), 15ª (Itapuã), 39ª (Boca do Rio), 49ª (São Cristóvão) e 52ª (Lauro de Freitas) Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), além da 1ª CIA do BPRv e do 18° BPM (Centro Histórico) iniciaram na terça-feira (11), a utilização das Câmeras Corporais Operacionais (CCO). Nas unidades da Polícia Militar foram empregadas 602 equipamentos de proteção individual. Em maio deste ano, a PM começou a utilizar as CCOs nas CIPMs de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Foram distribuídas 448 câmeras nas três unidades operacionais. As câmeras corporais promovem um registro transparente e inviolável da atuação das Forças da Segurança. Os equipamentos gravam de forma ininterrupta, após retirada da base de carregamento e colocação na farda. As CCOs são destinadas ao uso exclusivo no serviço operacional pelo profissional devidamente capacitado, sendo vedada a sua utilização para captação de imagens e áudios que não sejam de interesse da Segurança Pública. As câmeras agregam também mais transparência, qualidade e segurança ao trabalho dos agentes, fortalecendo o lastro probatório e o aprimoramento contínuo dos profissionais das Forças de Segurança.

MP recomenda que Município de Anagé rescinda contratos com cinco escritórios de advocacia

MP recomenda que Município de Anagé rescinda contratos com cinco escritórios de advocacia
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva, recomendou nesta quarta-feira, dia 12, ao prefeito, ao presidente da Câmara de Vereadores, ao secretário de Administração e ao procurador-geral do Município de Anagé que rescindam os contratos com cinco escritórios de advocacia firmados com inexigibilidade de licitação. Recomendou ainda a realização de estudos sobre a situação da Procuradoria Municipal para analisar a necessidade de aumentar o número de cargos, priorizando os de advogado, assessor jurídico e procurador do município. Até que os estudos sejam realizados, o MP recomendou que não sejam realizadas novas contratações de advogados com inexigibilidade de licitação. Para expedir a recomendação, o MP levou em consideração que os escritórios contratados sem licitação não cumpriam os requisitos para a inexigibilidade. Outro ponto considerado foi o valor gasto com os escritórios particulares, que totalizaram cerca de R$ 1.2 milhão, entre os anos de 2021 e 2023.

Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio em Mairi

Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio em Mairi
Foto: Ilustração/PC

Policiais da Delegacia Territorial autuaram em flagrante, na segunda-feira (10), um homem de 31 anos, acusado de tentar matar a companheira, de 28, no povoado de Ponto de Mairi, na zona rural de Mairi. A equipe, através de diligências, foi informada que a vítima estava internada num hospital local após ter sido atingida pelo suspeito com golpes de faca. Nas buscas, o homem foi localizado na estrada vicinal próxima ao KM 61 da BA Guimarães. O acusado, que já responde pelo crime de homicídio da sua cunhada, ocorrido em dezembro do ano anterior, realizou exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e está à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil já solicitou à Justiça a prisão preventiva do autor.

Homem é preso em flagrante por agredir a companheira em Jequié

Homem é preso em flagrante por agredir a companheira em Jequié
Foto: Divulgação/PMJ

Policiais da Delegacia Territorial realizaram a prisão em flagrante de um homem, na segunda-feira (10), suspeito de agredir a companheira e o filho em Jequié.  Conforme a Polícia Civil, os crimes de violência física e psicológica foram relatados pela mulher, que após ser agredida, pediu ajuda numa clínica odontológica da cidade. Policiais civis, com o apoio da equipe da Ronda Maria da Penha, se dirigiram ao local e autuaram o homem, quando ele aguardava a companheira ser atendida no consultório. O agressor foi submetido aos exames de lesões de praxe e está à disposição do Poder Judiciário. Mãe e filho estão recebendo atendimento psicossocial. 





Por Sandro Aparecido Moreira Correia

Pai e mãe são presos após morte de bebê em São José do Jacuípe

Pai e mãe são presos após morte de bebê em São José do Jacuípe
Foto: Reprodução

Equipes da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina) prenderam, em São José do Jacuípe, um homem e uma mulher pelo crime de maus-tratos com resultado morte. Eles são suspeitos de, por intermédio da violação de direitos básicos da criança, contribuir para o óbito de Sarah de Oliveira Aragão, de um ano e meio, no último sábado (8). As investigações começaram a partir do contato de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Capim Grosso. Desconfiada dos motivos da morte de Sarah, que chegou a ser submetida a manobras de reanimação, a equipe buscou o plantão da 16ª Coorpin. Os policiais apuraram, então, que a vítima já havia dado entrada em uma unidade de saúde por desnutrição e anemia. Ainda segundo a apuração da equipe nos registros médicos, Sarah nasceu prematura, o que pode ter sido decorrente do tabagismo de sua mãe no curso da gestação. A Polícia Civil descobriu também que, antes da morte, o bebê sofreu com vômitos e febre por pelo menos uma semana, sem ser levado até uma unidade de saúde. A Delegacia Territorial de São José do Jacuípe realizou a comunicação da prisão à Vara Criminal de Capim Grosso e pediu a prisão preventiva dos dois flagranteados. As investigações continuam e laudos do Departamento de Polícia Técnica auxiliarão no esclarecimento das circunstâncias da morte. 

Suspeito de participar de homicídio é detido com entorpecentes em Vitória da Conquista

Suspeito de participar de homicídio é detido com entorpecentes em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Nesta terça-feira (11/06), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO Motos) da 77ª CIPM, encontrava-se realizando patrulhamento no bairro Jatobá, em Vitória da Conquista, quando visualizou um homem, que, ao perceber a presença policial, mudou de direção abruptamente e começou a correr, sendo prontamente alcançado. De acordo com a PM, em sua posse foram encontradas 31 porções de substância análoga à cocaína, 08 porções de substância análoga à maconha e R$ 149,00 em espécie. Ainda segundo a PM, o homem faz uso de tornozeleira eletrônica, devido participação em um homicídio ocorrido em 2017. Ele e todo o material foram conduzidos para o DISEP em Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada.

Acusado de estuprar mulher de 48 anos é preso em Tanque Novo

Acusado de estuprar mulher de 48 anos é preso em Tanque Novo
Foto: Divulgação

Um homem foi preso na cidade de Tanque Novo nesta quarta-feira (12), acusado de estuprar uma mulher de 48 anos. De acordo com a PM, o crime ocorreu na madrugada no Bairro Coqueiro. Segundo a vítima, o acusado lhe seguiu durante seu trajeto a pé de casa para o trabalho. Em determinado momento, o acusado lhe agarrou e lhe forçou a ter relação sexual. A vítima foi conduzida ao Hospital pelos PMs. Após a vítima informar as características do acusado, os policiais iniciaram as rondas em sua busca. Conforme a PM, o homem de 35 anos foi localizado com o apoio da Polícia Civil. Ele foi encaminhado à delegacia, onde foi reconhecido pela vítima e segue custodiado à disposição da justiça.

Economia baiana cresce 2,9% no primeiro trimestre de 2024

Economia baiana cresce 2,9% no primeiro trimestre de 2024
Foto: Camila Souza/GOVBA

Cálculos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia cresceu 2,9% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. Na comparação com o 4º trimestre de 2023 – eliminando as variações sazonais – houve crescimento de 0,9%. No 1º trimestre de 2024, o PIB baiano totalizou R$ 122,9 bilhões, sendo R$ 108,6bilhões referentes ao Valor Adicionado (VA) e R$ 14,3 bilhões relativo aos impostos arrecadados no período. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou Valor Adicionado de R$ 4,3 bilhões, a Indústria R$ 33,8 bilhões e os Serviços R$ 70,5 bilhões. A atividade econômica da Bahia cresceu 2,9% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo trimestre de 2023. A decomposição desse crescimento entre Valor Adicionado e Impostos, mostra expansão tanto no Valor Adicionado (+2,8%) quanto nos impostos (+3,4%). Entre os grandes setores produtivos, as variações observadas foram: agropecuária -4,7%, indústria+3,1% e serviços+3,3%. A queda do setor agropecuário (-4,7%) foi proveniente da taxa negativa da agricultura, onde se observou menor quantidade produzida nas principais culturas colhidas no 1º trimestre do ano. Com menor peso no setor, o segmento da pecuária apresentou crescimento nos três primeiros meses de 2024, ante mesmo período do ano anterior. A taxa positiva do setor industrial (+3,1%) foi proveniente das altas nas atividades das indústrias de Transformação (+3,6%), da Extrativa mineral (+16,3%) e Construção Civil (+2,1%), que juntas representam mais de 80% da indústria baiana. Por outro lado, a atividade de produção e distribuição de Eletricidade e gás, água, esgoto retrai 3,2%, em função da menor quantidade gerada nas fontes hidrelétricas. O setor de Serviços baiano registrou alta de 3,3% no 1º trimestre do ano puxado pela dinâmica positiva da atividade de Comércio (+6,1%); das Atividades imobiliárias, com crescimento de 2,4%, e da Administração pública (+2,6%). Destaca-se ainda o crescimento no grupo Outros Serviços (+3,8%), que engloba as atividades de Serviços de alojamento e alimentação, Serviços de informação e comunicação, Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados, Atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares, Educação e saúde mercantis, Artes, cultura, esporte e recreação e outras atividades de serviços e Serviços Domésticos. Já a atividade Transportes registrou queda de 1,9%.

Operação conjunta resulta em diversas apreensões e cumprimento de mandado de prisão na Chapada Diamantina

Operação conjunta resulta em diversas apreensões e cumprimento de mandado de prisão na Chapada Diamantina
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar da Bahia, representada pela CIPE-Chapada, realizaram a Operação Chapada Integrada II entre os dias 3 e 7 de junho de 2024. Com o apoio do Grupamento de Operações com Cães da PRF, a ação conjunta abordou 1.046 pessoas e fiscalizou 293 veículos, culminando em seis ocorrências policiais. Durante o período da operação, foram apreendidos 26 comprimidos de anfetamina e 539 itens de descaminho, além do cumprimento de um mandado de prisão. A coordenação da operação ficou a cargo da 6ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal na Bahia (SEABRA), com o objetivo de combater o crime na Chapada Diamantina e integrar as forças de segurança pública da região. As ações realizadas em conjunto reforçam o compromisso das instituições envolvidas em promover a segurança e a ordem pública, demonstrando a importância da cooperação entre as diferentes forças de segurança para o sucesso das ações de combate ao crime.

Carro roubado em SP no ano de 2006 é recuperado pela PRF em Planalto

Carro roubado em SP no ano de 2006 é recuperado pela PRF em Planalto
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde de segunda-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou um veículo com restrição por roubo no Km 778 da BR-116, no trecho do município de Planalto (BA). Por volta das 16 horas, uma equipe da PRF que participava da Operação Conatus avistou um Ford KA estacionado às margens da rodovia. Ao realizar procedimentos avançados de identificação veicular, os policiais constataram que o veículo era um Ford KA vermelho com ocorrência de furto registrada em 19 de abril de 2006, na cidade de São Paulo (SP). O condutor, ao ser questionado, informou que havia adquirido o veículo há cerca de três meses, em troca de uma motocicleta. Ele alegou desconhecer a origem ilícita do carro e forneceu detalhes sobre a negociação que supostamente envolveu o veículo. O motorista foi detido e encaminhado, juntamente com o veículo, à Polícia Judiciária de Planalto para as providências cabíveis.

PRF apreende 18 kg de maconha durante abordagem a ônibus em Vitória da Conquista

PRF apreende 18 kg de maconha durante abordagem a ônibus em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na segunda-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 18,65 kg de substância análoga à maconha durante uma abordagem a um ônibus no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. Por volta das 17 horas, a equipe da PRF abordou um ônibus que fazia a rota de Cidade Gaúcha (PR) a Arapiraca (AL). Durante a fiscalização, os policiais localizaram duas mochilas no compartimento de bagagem que exalavam um forte odor de maconha. Ao inspecionar os volumes, os policiais encontraram 10 tabletes de maconha. A droga estava embalada de forma a tentar mascarar o cheiro, mas sem sucesso diante da rigorosa inspeção realizada pela equipe. Apesar dos esforços da equipe para identificar o responsável pelo material ilícito, não foi possível localizar o proprietário das mochilas no local. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil local, onde as investigações terão continuidade.

Governo Federal firma convênio de mais de R$ 300 milhões com estados do Nordeste para a construção de cisternas

Governo Federal firma convênio de mais de R$ 300 milhões com estados do Nordeste para a construção de cisternas
Foto: Sudoeste Total

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou, nesta segunda-feira, 10 de junho, a contratação de mais de 42 mil cisternas por meio de convênio firmado com o Consórcio Nordeste, contemplando todos os nove estados da região. O investimento é de quase R$ 300 milhões do Governo Federal e outros R$ 12 milhões de contrapartida dos estados. São 39 mil tecnologias de acesso à água para consumo humano e 2,89 mil sistemas para produção de alimentos e para consumo animal. As tecnologias de acesso à água para a produção de alimentos no Semiárido são associadas a serviços de assistência técnica e ao repasse de R$ 4,6 mil por família beneficiada, via Programa Fomento Rural. No convênio, firmado em maio deste ano com o Consórcio Nordeste, o investimento extra de fomento é de R$ 13,3 milhões. O anúncio foi realizado em Petrolina (PE), pela secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal. Em 2023, o Governo Federal retomou o Programa Cisternas, tendo contratado 62,7 mil unidades, sendo 58,2 mil para o Semiárido e as demais para a região Amazônica. "Iniciamos essa retomada no ano passado e, este ano, avançamos na pactuação com todos os estados nordestinos, a partir de uma articulação com o Consórcio Nordeste, importante instância na nossa agenda em toda a região”, prosseguiu a secretária do MDS. As tecnologias sociais de acesso à água são um importante equipamento para a convivência com o Semiárido, promovendo dignidade, saúde, segurança alimentar e melhores condições de vida. Além disso, pesquisas científicas mostram a importância delas na saúde de gestantes e recém-nascidos.

Liderança do tráfico em Feira de Santana é preso com 35 quilos de maconha em SP

Liderança do tráfico em Feira de Santana é preso com 35 quilos de maconha em SP
Divulgação/ Ascom PC

Trinta e cinco quilos de maconha foram apreendidos em um condomínio no bairro Parque Boa Esperança, em São Paulo, por equipes da Polícia Civil da Bahia. A droga estava num imóvel, onde os policiais localizaram um homem apontado como líder de uma organização criminosa de Feira de Santana. O suspeito, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto por tráfico de drogas, expedido pela Vara de Tóxicos de Feira de Santana, também é investigado por homicídios praticados na cidade do interior da Bahia. A ordem judicial foi cumprida por equipes do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo. O criminoso também foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e está à disposição da Justiça, aguardando recambiamento para a Bahia.

Exportações baianas têm queda de 16,8% em maio

Exportações baianas têm queda de 16,8% em maio
Foto: Divulgação/Codeba

Apesar do aumento de 31,3% nos preços médios dos produtos exportados em maio, em comparação com igual mês do ano passado, a queda do volume embarcado em 36,5%, pelo quarto mês consecutivo, foi fator determinante para que as exportações baianas acusassem uma retração de 16,8%, no comparativo interanual, somando US$ 772,9 milhões. No acumulado do ano até maio, as exportações estaduais registraram vendas de US$ 4,27 bilhões, em estabilidade frente ao mesmo período de 2023, com pequena redução de 0,1%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No recorte por agregado, a agropecuária teve redução de 20,4% em maio (US$ 277,8 milhões), puxada pela soja e derivados, condizente com a esperada redução da atual safra. Ainda assim, a soja continua liderando a exportação com um valor total de US$ 900,6 milhões de janeiro a maio, mas com perda de participação na pauta exportadora e redução de 6,8% nas receitas do ano no comparativo interanual. O grão respondeu por 21,1% das receitas de exportação total do estado no acumulado até maio contra 22,6% em igual período de 2023. No lugar do grão, no acumulado do ano, avançaram outros itens tanto da agropecuária (como algodão que cresceu 306%, com 8,2% de participação no total) como da indústria de transformação ligado ao agro (papel e celulose acusa crescimento no ano de 21,4%, com 11% de fatia das exportações). Juntos, os dois setores responderam por 22,4% da pauta exportadora de janeiro a maio, um avanço em relação aos 13,8% de iguais meses de 2023. A despeito do bom desempenho do setor de papel e celulose, que acusou crescimento de 96,1% nas vendas do mês, a indústria de transformação teve redução de 20,4% em maio (US$ 277,8 milhões), principalmente puxado pelo refino (-77%), enquanto que a indústria extrativa teve crescimento de 12,4%, com acréscimo de US$ 13,4 milhões no comparativo interanual. As exportações baianas para China, principal destino das vendas estaduais, caíram 11,8% em maio. As vendas totais para a Ásia também recuaram 29,1%. Para União Europeia, cresceram 21% no mesmo período, assim como para América do Norte (4,7%). Os embarques para América do Sul recuaram 43,6%, puxados pela Argentina, que, em recessão aguda, teve queda nas compras de 52%.

Inflação acelera para 0,46% em maio, impulsionada por alta dos alimentos

Inflação acelera para 0,46% em maio, impulsionada por alta dos alimentos
Foto: Sudoeste Total

A inflação do país foi de 0,46% em maio, acelerando em relação ao mês anterior (0,38%). Esse resultado foi pressionado pelos preços dos alimentos e bebidas, que subiram 0,62% na comparação com abril, influenciados, sobretudo, pela alta dos tubérculos, raízes e legumes (6,33%). Dentre eles, destaca-se a batata-inglesa, com aumento de 20,61%, o maior impacto individual sobre o índice geral. No ano, a inflação acumulada é de 2,27% e, nos últimos 12 meses, de 3,93%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (11) pelo IBGE. Além da batata-inglesa, outros alimentos com grande presença na mesa dos brasileiros também subiram em maio, com destaque para a cebola (7,94%), o leite longa vida (5,36%) e o café moído (3,42%). Mesmo com essas altas, o preço da alimentação no domicílio (0,66%) desacelerou ante abril (0,81%). Esse comportamento é explicado pelas variações negativas de alguns alimentos, como as frutas (-2,73%). Por outro lado, os preços da alimentação fora do domicílio (0,50%) subiram mais do que no mês anterior (0,39%), influenciados pela aceleração do lanche (de 0,44% para 0,78%). Já a variação da refeição (0,36%) ficou próxima à registrada em abril (0,34%). Depois de alimentação e bebidas, o grupo que mais influenciou o resultado geral foi o de habitação (0,67%), com a alta da energia elétrica residencial (0,94%), o terceiro item de maior impacto individual sobre o resultado geral. O resultado é explicado pela aplicação dos reajustes tarifários em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE). A taxa de água e esgoto (1,62%) e o gás encanado (0,30%) também contribuíram para a alta do grupo. Já a variação de saúde e cuidados pessoais (0,69%) foi a maior entre os nove grupos investigados pela pesquisa. O resultado foi influenciado pelo aumento nos preços do plano de saúde (0,77%) e dos itens de higiene pessoal (1,04%), com destaque para perfume (2,59%) e produto para pele (2,26%). No grupo dos transportes (0,44%), a passagem aérea registrou a primeira alta do ano (5,91%) e foi o quarto item individual de maior impacto na inflação do país. Em abril, a deflação desse item foi de 12,09%. Além dele, em maio, houve alta nos combustíveis (0,45%), impactada pelo etanol (0,53%), pelo óleo diesel (0,51%) e pela gasolina (0,45%). Também subiram os preços do metrô (1,21%) e do táxi (0,55%).

Mais de 50 prisões por dia foram realizadas na Bahia em 2024

Mais de 50 prisões por dia foram realizadas na Bahia em 2024
Foto: Divulgação SSP

Com uma média de 51 prisões realizadas por dia na Bahia, o número total de capturados chegou a 7.749, nos cinco primeiros meses de 2024. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (10), pela Secretaria de Segurança Pública. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram presas 7.482, o aumento é de 3,6%. Apenas no mês de maio, operações realizadas pelas Forças Estaduais e Federais localizaram mais de 100 criminosos. Entre os localizados este ano, 47 são lideranças de facções criminosas e 11 integravam o Baralho do Crime da SSP. Algumas, inclusive, capturadas em outros estados do país. Na cidade de Entre Rios, no domingo, um traficante que liderava uma facção acabou localizado pela FICCO e PM. Um fuzil, carregador e munições foram apreendidos. O Sistema de Reconhecimento Facial ajudou na localização de 354 foragidos da Justiça em 2024, totalizando 1.621 pessoas presas desde o lançamento da ferramenta em 2018.

Chapada Diamantina sedia debate sobre turismo sustentável e ganha reforço em energia

Chapada Diamantina sedia debate sobre turismo sustentável e ganha reforço em energia
Foto: Eduardo Bastos/Setur-BA

Lençóis, na zona turística Chapada Diamantina, sediou o 1º Integra Chapadas, encontro que reuniu representantes dessas 11 regiões do Brasil, encerrado no último sábado (8), após quatro dias de atividades. A programação foi concentrada no Mercado Cultural e aconteceu, também, em outros pontos do município. Os principais temas discutidos foram desenvolvimento sustentável e fortalecimento do turismo nos territórios. Houve ainda apresentações de filarmônica, maculelê e quadrilha junina, além de teatro, cinema, feira de produtos de origem e visita ao Complexo Arqueológico Serra das Paridas. O evento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que apresentou as ações do órgão na divulgação da Chapada Diamantina, no Brasil e no exterior, e de capacitação e qualificação dos serviços na região, com destaque para o turismo de observação de aves, segmento que ganhou o primeiro roteiro integrado, iniciativa pioneira no país.  “A Chapada da Bahia é o destino que aparece entre os mais procurados do Brasil, e o Governo do Estado não mede esforços para impulsionar o turismo sustentável na região, com ações estruturantes e de conscientização ambiental”, ressaltou a Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme. “Foi o primeiro encontro pensado no envolvimento de todas as Chapadas do Brasil e representa a união em prol do desenvolvimento desses territórios, com responsabilidade ambiental. Buscamos interligar as regiões e criar uma rede de apoio para o crescimento mútuo, transformando-as em locais ainda melhores para quem pretende morar, visitar ou empreender”, explicou o gerente regional do Sebrae, Edirlan Souza. A Neoenergia Coelba inaugurou, na semana passada, a nova Subestação Elétrica de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, que beneficia 19 municípios da região, com investimento de R$ 71,3 milhões. A Setur-BA participou da solenidade de entrega do equipamento, que terá impacto em atividades turísticas. “O aumento da capacidade energética vai possibilitar o surgimento de novos empreendimentos na região, inclusive os voltados para o turismo. Os visitantes irão usufruir de uma energia de boa qualidade, sem oscilação e mais estável”, pontuou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.