Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/04/2025 - há 23 horas
Quatro pessoas morreram carbonizadas após um grave acidente registrado nesta segunda-feira (21), no km 108 da BR-135, entre os municípios de Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolveu uma carreta e um carro de passeio. Com o impacto, o veículo menor pegou fogo e foi completamente destruído pelas chamas. As vítimas, que estavam no automóvel, morreram no local. O 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), de Barreiras, foi acionado e deslocou uma equipe com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) para conter o incêndio. Após o resfriamento do veículo, os bombeiros realizaram o desencarceramento dos corpos, todos carbonizados. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado para fazer a remoção dos corpos e iniciar o processo de identificação. A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através de guarnições de Riachão das Neves, também prestou apoio na ocorrência. Após a retirada da carreta, os bombeiros efetuaram a limpeza da pista, que foi posteriormente liberada para o tráfego. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/04/2025 - 21:40
Dos R$ 65,6 bilhões em investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstos para a Bahia até o fim de 2026, R$ 32,7 bilhões já foram executados — o equivalente a 49,8% do total. Além disso, outros R$ 39,3 bilhões estão projetados para o período posterior a 2026, o que eleva o montante total de ações voltadas ao estado para R$ 105 bilhões. Atualmente, a Bahia conta com 2.201 empreendimentos listados no Novo PAC. Desses, 377 foram concluídos e entregues até o fim de 2024. Entre as entregas estão veículos de transporte escolar, ambulâncias para renovação da frota do Samu, quadras esportivas, além da construção e reforma de escolas, universidades e Unidades Básicas de Saúde. Na área de inclusão social, mais de 12 mil famílias saíram da condição de pobreza energética até dezembro de 2024 por meio do programa Luz para Todos. As ações beneficiaram municípios como Guanambi, Piritiba, Canavieiras, Euclides da Cunha, Caraíbas e São José do Jacuípe. Outros 31 municípios foram contemplados com veículos escolares, enquanto 34 ambulâncias foram destinadas à renovação da frota da saúde. Atualmente, 600 obras seguem em execução no estado. Outras 298 estão em fase de licitação e/ou leilão, e 926 passam por etapas preparatórias, como estudos, projetos de engenharia, contratação e licenciamento ambiental. Na área da habitação, o programa Minha Casa, Minha Vida contempla 88.339 unidades habitacionais destinadas à Bahia, somando empreendimentos já entregues, em construção e em fase de seleção.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 23:02
Um acordo firmado entre o Ministério Público do Estado da Bahia e o Município de Bom Jesus da Lapa na quinta-feira, dia 10, possibilitou a ampliação do número de visitantes ao Alto do Cruzeiro, localizado no Santuário de Bom Jesus da Lapa. Ele foi assinado após a implementação de novas intervenções designadas pelo MPBA, Corpo de Bombeiros e Município no local. De imediato, será possível um total de até 60 pessoas no Cruzeiro, sendo 20 subindo, 20 no alto e 20 descendo com controle via rádio dos brigadistas e seguranças. Há possibilidade de nova ampliação do número de visitantes após realizadas outras melhorias. Construído a partir de mediação conduzida pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos do MPBA (Compor), o acordo prevê que a subida será acompanhada por guias que farão o controle do trajeto e do tempo, com os grupos subindo a cada 30 minutos e permanecendo no Cruzeiro por esse tempo. Serão ainda estabelecidos trajetos diferentes para a subida e para a descida, de modo que não haja encontro entre os grupos que sobem e descem. As ações são para gerenciamento de risco quanto à circulação dos visitantes e devem ser mantidas até a realização de estudo geotécnico. Elas têm por base documentos técnicos e relatório de inspeção do Corpo de Bombeiros Militar, que foi fundamental para a realização de importantes intervenções de melhoria no local. Diversas reuniões foram promovidas para discussão do tema até a formalização do acordo. Nele, o Município se comprometeu a apresentar, em 30 dias, o Plano de Contingência atualizado para as diversas possibilidades de ocorrência durante a realização das romarias. O santuário tem 333 anos e é conhecido por receber a terceira maior romaria do Brasil, que já foi reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia. Dados do Santuário do Bom Jesus da Lapa indicam que, somente durante a semana oficial da romaria, que acontece anualmente em agosto, cerca de 600 mil pessoas visitam o local. Segundo a promotora de Justiça Alana Rosendo Vasconcelos, "o acordo celebrado dá continuidade às medidas emergenciais já adotadas visando à segurança da população de Bom Jesus da Lapa, bem como de turistas e romeiros que visitam o Morro da Gruta do Bom Jesus”. Ela afirma que “buscou-se, por meio do acordo, preservar e viabilizar as práticas de fé, que já fazem parte da cultura local, sem, contudo, abrir mão da necessária segurança à integridade dos cidadãos”. O promotor de Justiça Daniel Meireles Aberceb registrou que o acordo é resultado da atuação resolutiva e articulada do MPBA em conjunto com os demais órgãos envolvidos. “Ele constitui um marco de responsabilidade coletiva e um instrumento jurídico de concretização dos direitos fundamentais ao harmonizar a salvaguarda do patrimônio cultural e religioso com o cumprimento das normas legais de acessibilidade e segurança, garantindo que fé, tradição e dignidade caminhem lado a lado no acolhimento de fiéis e visitantes na Gruta do Bom Jesus da Lapa”, assinalou o promotor. O acordo atual promove a revisão de compromisso celebrado em julho de 2024, no âmbito de ação civil pública movida pelo Ministério Público, para assegurar intervenções no local. Reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, o padre Roque Silva Alves, buscou a implementação de melhorias sugeridas pelo Corpo de Bombeiros após o compromisso inicial, que foram relevantes para a ampliação prevista neste novo acordo firmado entre o MPBA e o Município.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 21:30
A cafeicultura baiana tem ganhado novo fôlego nos últimos dois anos com o fortalecimento da agricultura familiar, que tem produzido mais e de forma mais organizada e sustentável. Com apoio do programa ATER Biomas, cerca de 34.937 famílias já foram beneficiadas com assistência técnica e ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. O agricultor Vanderlei Pereira de Abreu, morador da Comunidade Rio Bonito, em Ribeirão do Largo, é um dos exemplos dessa transformação. Junto com sua família, ele tem investido na melhoria da fertilidade do solo, seguindo orientações técnicas da adubação ao manejo das lavouras, o que já tem refletido em maior produtividade. “É muito bom o acompanhamento do técnico. Aprendemos a fazer análise de solo, a curva de nível... Temos café, banana e milho, e a gente só tem a aprender e agradecer”, diz Vanderlei, que recebe assistência por meio da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA). A política pública é conduzida pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e já alcançou 20 territórios baianos onde o café é uma das principais culturas. O programa oferece desde orientação para práticas sustentáveis até auxílio para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A chamada pública ATER Biomas da Bahia, que tem duração prevista de cinco anos, já executou R$ 5,3 milhões apenas na cadeia produtiva do café. O total de investimentos chegará a R$ 223,6 milhões, beneficiando 35.650 famílias nos biomas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Graças aos investimentos e ao trabalho das famílias agricultoras, a Bahia se consolida como o quarto maior produtor de café do Brasil, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 21:20
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, esteve nesta segunda-feira (14) em Bom Jesus da Lapa, onde visitou a maternidade e o hospital municipal Carmela Dutra, ao lado do prefeito Eures Ribeiro. Durante a agenda, foi entregue um novo arco cirúrgico, que permitirá ampliar de duas para até doze o número de cirurgias ortopédicas realizadas por semana — um salto de 500% na capacidade assistencial da unidade. Além disso, a secretária discutiu melhorias estruturais e formas de garantir mais recursos para a maternidade por meio do programa Mãe Bahia. “A gente constrói saúde com pessoas, com acolhimento e com parcerias. E aqui vejo um prefeito comprometido e uma rede que avança com responsabilidade e cuidado”, destacou Roberta Santana. A visita integra o esforço do Governo da Bahia para fortalecer a assistência regional e construir soluções compartilhadas entre Estado e municípios.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 21:10
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia deflagra, a partir da 0h da próxima quinta-feira (17), a Operação Semana Santa 2025. A ação se estenderá até as 23h59 da segunda-feira (21), com foco principal na segurança viária e na mobilidade das rodovias federais que cortam o estado. O objetivo central é preservar vidas e reduzir o número de acidentes de trânsito durante o feriado prolongado. Durante a Operação Semana Santa, a PRF atuará em duas frentes principais. A primeira é a intensificação da fiscalização em pontos críticos e de maior incidência de acidentes, com foco em condutas de risco como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, direção sob efeito de álcool e o não uso de dispositivos de segurança (cinto e cadeirinha). Paralelamente, serão realizadas ações educativas em terminais rodoviários, faixas de pedestres e pontos estratégicos das rodovias federais. O objetivo é sensibilizar condutores, passageiros, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito. As abordagens incluirão orientações sobre o uso correto do cinto de segurança, a necessidade de manutenção preventiva dos veículos, os perigos da combinação álcool e direção, e as graves consequências de infrações comuns. A Operação Semana Santa 2025 ocorre em um contexto de esforços contínuos da Polícia Rodoviária Federal na Bahia para reduzir os sinistros de trânsito e promover a segurança nas rodovias federais. As ações de fiscalização, educação e engenharia de tráfego têm sido intensificadas, com a implementação de medidas preventivas e ações coordenadas com outras instituições.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 20:40
A segurança viária em rodovias é reforçada quando há presença de balanças de pesagem, que auxiliam na fiscalização e controle sobre o fluxo de veículos de carga, além de contribuir nos cuidados com a conservação da via. O processo licitatório para contratação de empresa especializada na operação de balanças de pesagem móveis já está em andamento. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o edital da licitação também inclui o aumento de 5 para 10 equipamentos, ampliando a área de atuação no Estado. Este serviço já está em andamento no estado da Bahia desde 2021, quando entrou em operação a fiscalização em cinco regiões: Feira de Santana, Uruçuca, Teixeira de Freitas, Barreiras e Vitória da Conquista. Agora, além dessas regiões, somam-se outras cinco: Jaguarari, Cícero Dantas, Ibotirama, Planaltina e Morro do Chapéu. “Por ter sido relator do atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sei o quão é importante investimentos em segurança viária e a necessidade da presença de equipamentos como esses distribuídos pelas rodovias baianas”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. A operação obedece às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 06/04/2025 - 21:30
Equipes do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), sediado em Itaberaba, e do 13º BBM/Bmar, com base em Salvador, localizaram na noite deste sábado (5) o corpo de um homem que havia desaparecido nas águas de um rio no município de Iaçu, na região do Piemonte do Paraguaçu. De acordo com as informações repassadas à central do Cicom, a vítima — um motociclista — teria entrado no rio nas proximidades de uma ponte local e submergido, não sendo mais visto desde então. O desaparecimento mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros, que realizaram o reconhecimento da área já na manhã de sábado. Durante a operação, os bombeiros identificaram pontos do rio com profundidade superior a oito metros, o que dificultou as buscas iniciais. No decorrer da varredura, foram encontrados um capacete e um boné presos entre pedras, objetos que foram reconhecidos por familiares como pertencentes ao homem desaparecido. Diante da complexidade da ocorrência, uma equipe de mergulhadores do 13º BBM/Bmar foi acionada e se deslocou até Iaçu. Por volta das 19h20, os bombeiros localizaram o corpo a aproximadamente 12 metros de profundidade. A vítima, de cerca de 40 anos, foi resgatada e entregue às autoridades competentes para os procedimentos legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 06/04/2025 - 14:00
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou nesta sexta-feira (4) a Operação Descanso Legal na Bahia, uma ação estratégica voltada para o cumprimento da legislação que regulamenta a jornada de trabalho e o tempo de descanso dos motoristas profissionais. Durante a operação, 1.600 veículos foram abordados e 1.358 pessoas passaram por procedimentos de consulta. Também foram realizados 936 testes de etilômetro, reforçando o foco na segurança viária. Ao todo, a PRF emitiu 1.313 notificações por infrações diversas, incluindo irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no transporte de produtos perigosos. Um dos destaques da operação foi o número elevado de autuações por descumprimento do descanso obrigatório por condutores de veículos pesados — foram 280 flagrantes. O esforço da fiscalização resultou ainda na retirada de 186.797 quilos de excesso de carga que estavam sendo transportados de forma irregular nas rodovias federais que cortam o estado. As empresas responsáveis foram autuadas e obrigadas a regularizar a carga para prosseguir viagem. Além disso, 61 veículos foram recolhidos ao pátio por apresentarem diversas irregularidades. A PRF também registrou seis ocorrências policiais no decorrer da operação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/04/2025 - 17:48
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (4), a situação de emergência em por conta da estiagem em Bom Jesus da Lapa e Ibitiara. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 01/04/2025 - 21:30
A Caravana Bahia Sem Fogo 2025 chegou nesta segunda-feira (31) em Barreiras, levando ações educativas, capacitação e mobilização para fortalecer a prevenção aos incêndios florestais na Bahia. A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), seguirá no Oeste, até 15 de abril, com visitas nas escolas, brigadas voluntárias e encontros com as comunidades locais. Além de Barreiras, a ação passará por Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Angical, Baianópolis, Cocos, Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia. O trabalho realizado em 2024 resultou na redução significativa dos incêndios na região, o que motivou a continuidade da operação. Na programação, a equipe da Caravana realizou palestras com alunos do ensino infantil e fundamental da Escola Residencial São Francisco e do Centro Territorial de Educação Profissional – Bacia do Rio Grande, quando foram distribuídos materiais informativos, como cartilhas, banners e folhetos, com orientações sobre a prevenção como principal ferramenta no combate aos incêndios. O primeiro dia da Caravana na região Oeste também foi marcado por uma reunião na Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), com a apresentação das ações previstas para 2025, seguida de um encontro com gestores e secretários do município de Barreiras. Neste ano, a Caravana seguirá seu cronograma por quatro regiões prioritárias – Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul – e expandirá sua atuação para 46 municípios. No Extremo Sul, o projeto passará de quatro para nove cidades, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/03/2025 - 19:00
A aprovação da estudante indígena Tamaruhí Tuxá no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e no de Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um marco que reafirma a importância dos investimentos na Educação Indígena. Egressa do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, em Rodelas, Tamaruhí trilhou um percurso acadêmico que alia tradição e inovação, mostrando que a escola é um espaço de acesso ao ensino superior, resultado de políticas públicas que respeitam e valorizam suas identidades. Com mais investimentos e oportunidades, jovens como ela seguem conquistando espaços de representatividade e produção científica, transformando o presente e o futuro de suas comunidades. “Sou fruto da educação escolar indígena do povo Tuxá. Se hoje eu tenho a oportunidade de acessar as maiores universidades da Bahia, essa conquista é fruto de uma luta histórica traçada pelo meu povo. Hoje posso realizar o sonho que meus pais não conseguiram alcançar, e devo isso à luta feita pela minha comunidade e família, que me permitiram estar aqui. Essas aprovações são muito mais do que simples ingressos, elas são a honra por todos aqueles que vieram antes de mim, e todos aqueles que ainda virão”, ressalta a estudante. Além de seu desempenho escolar, Tamaruhí se destacou como liderança estudantil: líder de classe territorial e deputada jovem baiana, pelo Programa Deputado Jovem Baiano, da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Nesta semana, ela realizou nova conquista com o lançamento do livro “Ingi”, um álbum poético produzido por artistas Tuxás, do qual a estudante também participou como autora.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/03/2025 - 14:00
A força-tarefa da operação Combustível Legal, antes chamada de Posto legal, identificou um posto localizado em Correntina, no Oeste baiano, vendendo óleo diesel BS500 com menos de 2% de teor de biodiesel – a quantidade correta seria de 14%. De acordo com a equipe da operação, um tanque foi interditado e o proprietário responderá pelas irregularidades. A ação vistoriou 61 postos de combustíveis entre os dias 25 e 28 de março, nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana e Correntina. A chefe do Núcleo de Fiscalização do Abastecimento de Salvador da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Milena Sales, ressaltou que a detecção da não conformidade e a ação rápida em campo foram possíveis graças ao espectrofotômetro FTIR, nova tecnologia empregada pela ANP que permite identificar em campo o percentual de biodiesel adicionado ao óleo diesel, além da presença de metanol na gasolina e no etanol. “Esperamos que tenhamos êxito nesse novo processo para tornar a fiscalização ainda mais eficaz”. Na divisão de tarefas entre os participantes da Combustível Legal, a ANP analisa aspectos relacionados à qualidade do produto comercializado, entre diversos outros itens, e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é responsável principalmente por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. Já o Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) afere questões relativas ao direito do consumidor. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) é responsável por conferir a regularidade fiscal e cadastral da empresa, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) faz o teste de qualidade dos combustíveis e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) se encarrega das questões de ordem jurídica. O suporte da operação é garantido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-Ba), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/03/2025 - 22:10
Mais 156 novas ambulâncias do SAMU 192 foram entregues para 114 municípios de 15 estados nesta quinta-feira, 27 de março, durante cerimônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A entrega faz parte do compromisso do Governo Federal de ampliar e renovar a frota de ambulâncias em todo o país até o fim de 2026. Com essa expansão, o total de veículos entregues desde 2023 ultrapassa 2,2 mil unidades e chega a quase 90% da população do país, um avanço histórico no compromisso de garantir saúde pública para todos. No total, foram investidos R$50,5 milhões por meio do Novo PAC para a compra dos veículos. Na Bahia, 35 municípios foram contemplados: Abaíra, Andaraí, Elísio Medrado, Érico Cardoso, Feira De Santana, Guanambi, Iaçu, Itaberaba, Lençóis, Mucugê, Muniz Ferreira, Nilo Peçanha, Piatã, Salvador, Seabra e Vereda. O valor total de investimentos é de R$ 11.340.000,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/03/2025 - 21:00
Um total de R$ 10,5 milhões destinados à construção de 281 habitações são liberados a famílias assentadas e quilombolas na Bahia. Os recursos são da modalidade Habitacional, do Crédito Instalação do Incra, que começaram a ser liberados em conta dos beneficiários na primeira semana de março. Os recursos beneficiam famílias de 12 assentamentos e em um projeto especial quilombola no estado. Essa linha de crédito no valor total de R$ 75 mil por família é operacionalizada em duas parcelas de R$ 37,5 mil. Do total dos valores liberados, 1,6 milhão é relacionado à segunda parcela da modalidade Habitacional. A quantia beneficia 43 agricultores, sendo 29 do assentamento Jacy Rocha, localizado no município de Prado; e 14 do Andaraí I, no município homônimo. Já R$ 8,9 milhões são relativas à primeira parcela do crédito para a construção de casas, contemplando 238 beneficiários. Dentre eles, 57 deles são do projeto especial quilombola Rio das Rãs. O valor também beneficia famílias do assentamento Bela Vista III, no município de Tucano; Dom Ricardo, em Santa Rita de Cássia; Guanabara, em Santa Brígida; Monte das Oliveiras, em Vitória da Conquista; Pau Brasil, em Camaçari; e Valdete Correa, em Itaetê. Esse recurso liberado para primeira parcela do Habitacional ainda contempla agricultores de áreas de reforma agrária em que os processos de seleção de famílias foram concluídos em 2023 e 2024. Os projetos de assentamento atendidos com os recursos são: Curicaca, no município de Bom Jesus da Lapa; Jacob Guerra, em Canudos; Esrom Jr., em Morro do Chapéu; Fazenda Curitiba, em Iramaia; e Lagoa da Serra, em Oliveira dos Brejinhos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/03/2025 - 20:50
Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atropelado na BR-242, no oeste da Bahia, passou por uma cirurgia, nesta terça-feira (25), após ser resgatado por uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nas proximidades da cidade de Luís Eduardo Magalhães. O animal, que sofreu fraturas nas duas patas dianteiras, recebeu o primeiro socorro ainda no local, sendo atendido pelo Centro de Conservação e Educação Socioambiental Parque Vida Cerrado, instituição parceira do Inema, e encaminhado a Salvador para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que realizou todos os procedimentos necessários para a recuperação desta espécie símbolo do Cerrado brasileiro e ameaçada de extinção. O médico veterinário e coordenador de gestão de fauna do Inema, Vinícius Dantas, explicou sobre as medidas clínicas adotadas. “Após estabilização do estado clínico, o indivíduo atendido no Parque Vida Cerrado precisou ser transferido para o Cetas, na capital baiana, onde constatamos a necessidade de intervenção cirúrgica nas duas patas dianteiras, uma ação para que o animal recupere suas funções de locomoção. A intervenção foi um sucesso, o animal respondeu muito bem aos procedimentos realizados, tendo um excelente pós-operatório e agora passará pelos cuidados de uma equipe multidisciplinar, que dará continuidade ao tratamento e processo de reabilitação”. A operação ocorreu com o apoio do Instituto de Cirurgia Ortopédica e Neurológica Veterinária (ICONVET), que disponibilizou seu centro cirúrgico localizado no bairro do Rio Vermelho, com todos os equipamentos e suporte de profissionais com experiência em veterinária ortopédica. Só neste mês, dez dias depois do primeiro resgate, outro lobo também foi atropelado na mesma região, desta vez no município de São Desidério (BA-020). Como a situação de saúde não apresentava gravidade, o animal foi encaminhado para o Criadouro Fazenda Trijunção, referência no atendimento veterinário à fauna silvestre do Cerrado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/03/2025 - 20:40
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), em Barreiras, seguem realizando buscas a um adolescente que teria submergido após nadar no Rio Grande. A ocorrência aconteceu na tarde deste domingo (23) no povoado de Cupins, zona rural de Angical, interior da Bahia. Segundo relatos de testemunhas, uma moradora teria visto dois jovens submergindo e tentou resgatá-los, mas sem sucesso. Os bombeiros deslocaram-se imediatamente para o local e iniciaram as buscas por terra e na água, ainda na tarde de domingo. Por volta das 16h, do mesmo dia, os bombeiros militares, com o apoio de um pescador, encontraram o corpo de um dos adolescentes, que estava a aproximadamente 20 metros do ponto inicial do desaparecimento. A equipe de resgate realizou a retirada do corpo e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificação e demais procedimentos legais. A 84ª Companhia Independente da Polícia Militar (84ª CIPM) também esteve no local para garantir a segurança da área.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/03/2025 - há 18 horas
O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi retomado em Barreiras nesta sexta-feira (21), com a autorização para a construção de 500 unidades habitacionais, assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo prefeito Otoniel Teixeira, acompanhados pelo superintendente Regional da Caixa, Rafael Neiva. Na ocasião, a comitiva também visitou as obras de outras 500 unidades que haviam sido abandonadas e foram retomadas através de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Os empreendimentos Residencial Viver Melhor I e II serão construídos no bairro Vila Amorim e representam um investimento de R$ 82,5 milhões. “É um projeto, dividido em dois blocos. Só que este aqui tem uma novidade: esse conjunto vai ter varanda, vai ter biblioteca, para a criançada e os idosos se divertirem. As famílias deverão procurar o CRAS, a assistência social com tranquilidade”, explicou o governador. Ainda sobre a retomada do MCMV, o ministro Rui Costa afirmou que está emocionado. “Esse programa entrou na alma e no coração do povo brasileiro. Em janeiro de 2019, foram abandonadas as obras de 87 mil casas, além de 3,5 mil equipamentos para educação e 4,4 mil obras de saúde em todo o País. Eu acabei de visitar um conjunto que havia sido abandonado, nós tivemos que reconstruir. E nós vamos voltar daqui a 45 dias para inaugurar, para ver as famílias entrarem e criarem seus filhos com dignidade”. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, acompanhou a comitiva durante uma vistoria às obras do residencial Solar Buritis. “Estão sendo recuperadas 500 unidades habitacionais que estavam 85% concluídas. Foram abandonadas e estavam destruídas. O governador Jerônimo autorizou um convênio e estamos concluindo a obra, que também vai contar com a urbanização no entorno”, explicou Jusmari, sobre a retomada das obras, que contam com investimento de R$ 14,3 milhões do Governo do Estado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:00
Com recursos do Novo PAC de aproximadamente R$ 9,1 milhões, o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entrega aos usuários da BR-101/BA 20,5 quilômetros de pistas recuperadas. Com o investimento, a autarquia reparou dois segmentos descontínuos, entre Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe (km 134,5 ao km 149), e em Alagoinhas (km 114 ao km 120). Nos trechos, foram realizados serviços de manutenção rotineira e recuperação do pavimento e da sinalização horizontal. As equipes do DNIT executaram fresagem, nova sinalização horizontal e aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Conhecido como asfalto convencional, esse tipo de concreto impermeabiliza e nivela as estradas. Também foram realizados serviços rotineiros de manutenção como roçada, limpeza do sistema de drenagem, entre outros. As ações de melhorias seguem em outros trechos da rodovia. A BR-101/BA contorna o litoral leste do Brasil, conectando a Bahia a Sergipe e à região Sul. O trecho que recebeu as melhorias tem um tráfego diário de, em média, 7,2 mil veículos. Segunda maior rodovia do Brasil, a BR-101/BA é conhecida por sua relevância estratégica e econômica no transporte de mercadorias, passageiros e por dar acesso a diversas praias e cidades turísticas do litoral baiano. O escoamento da produção do polo industrial, das fábricas de grande porte e das plantações de eucalipto para indústria de celulose e carvão vegetal na região de Feira de Santana e Alagoinhas serão beneficiadas diretamente com as obras executadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 20:40
A 40ª edição da Operação Força Total foi encerrada na noite de quinta-feira (20) com apreensão de 18 armas de fogo e 38 prisões em flagrante na Bahia. Os impactos da intensificação são comprovados através dos resultados da atuação que aconteceu simultaneamente em outros estados, sendo a 13ª edição nacional, com a mobilização de efetivo, viaturas e equipamentos aliados ao esforço máximo para coibir a criminalidade em locais estratégicos das cidades. Ao longo do dia, a 40ª Operação cumpriu ainda 10 mandados de prisão e recuperou 6 veículos. “Para além das estatísticas, nossa atuação comprova o impacto dessas operações na vida das pessoas, tanto na prevenção e garantia de segurança quanto na manutenção da ordem com as prisões e recuperação de bens dos cidadãos. A nossa tropa é comprometida e atua cumprindo a missão de servir e proteger”, ressalta o comandante-geral da PMBA, coronel Coutinho. Desde o início da iniciativa, já são 863 armas de fogo retiradas de circulação, 1.411 prisões em flagrante realizadas e 622 veículos recuperados em todo o estado.