Bahia

Encontramos 421 Notícias

Assembleia Legislativa da Bahia aprova reajuste salarial para professores da rede estadual

Assembleia Legislativa da Bahia aprova reajuste salarial para professores da rede estadual
Foto: Amanda Chung/SEC

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (18), o projeto de lei que garante o reajuste salarial dos professores da rede pública estadual. O acordo, firmado entre o Governo do Estado e a categoria, representa mais um passo na valorização do Magistério na Bahia. Com a aprovação, o piso salarial dos docentes passa a ser de R$ 4.965,24, para uma jornada de 40 horas semanais, superando em cerca de 2% o piso do Magistério Nacional, que atualmente é de R$ 4.867,77. A conquista resulta do diálogo entre o governo e os representantes da categoria, mediado pelas secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb) e de Relações Institucionais (Serin). O Governo da Bahia, que já cumpre o pagamento do piso desde sua criação, iniciou as tratativas com os professores, que aprovaram a proposta em assembleia realizada pela APLB-Sindicato no dia 7 de março. O Termo de Acordo prevê um reajuste de 6,27% nos vencimentos básicos dos cargos das carreiras do Magistério Público Estadual dos ensinos Fundamental e Médio, abrangendo os Graus III a VII dos Padrões P, E, M e D, a partir de janeiro de 2025. Já em fevereiro de 2026, uma nova tabela salarial será implantada, garantindo a adequação ao piso salarial nacional determinado pelo Ministério da Educação. A medida representará um investimento superior a R$ 386 milhões no orçamento de 2025, beneficiando 50.077 profissionais, incluindo professores, docentes indígenas, coordenadores pedagógicos, além de contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e servidores inativos que se enquadram nos padrões da carreira do Magistério.

Bombeiros combatem incêndio em vegetação às margens da BR-242, em Barreiras

Bombeiros combatem incêndio em vegetação às margens da BR-242, em Barreiras
Foto: Divulgação/CBM-BA

Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17° BBM) debelaram na tarde desta quarta-feira (12) um incêndio numa área de vegetação no Anel Viário, em Barreiras. O fogo se alastrou às margens da BR-242, gerando intensa fumaça que representava risco para os motoristas que trafegavam pela rodovia. Para o combate, os bombeiros militares utilizaram as mangueiras, nas áreas mais próximas das rodovias, além de mochilas costais nas regiões mais íngremes e de difícil acesso. A guarnição atuou ao longo de toda a tarde para controlar as chamas. A ação evitou maiores danos e garantiu a segurança na região.

MPT investiga responsáveis por acidente de trabalho em Luís Eduardo Magalhães

MPT investiga responsáveis por acidente de trabalho em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/Augusto Isensee

A responsabilidade trabalhista sobre o acidente que deixou um trabalhador ferido na última segunda-feira (10/03) numa obra à margem a BR-242, altura do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, vai ser apurada em inquérito aberto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O caso ocorreu no canteiro operado por uma construtora ainda não identificada. Também não foi possível identificar o trabalhador atingido. Ele teria sido retirado das ferragens e conduzido para uma unidade de saúde. Segundo relatos iniciais, ele teria ficado presa a uma ponte de içamento de pré-moldados. Com a abertura do inquérito, o MPT vai solicitar mais detalhes do fato ao Corpo de Bombeiros e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestaram atendimento à vítima. Em seguida, serão apuradas as circunstâncias do acidente para que se verifique a eventual responsabilidade do empregador por descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho. O MPT contará com informações dos órgãos envolvidos no caso, como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico-Legal e, principalmente, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização. Em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade.

MTE afasta 168 crianças e adolescentes de situação de trabalho infantil no litoral sul da Bahia

MTE afasta 168 crianças e adolescentes de situação de trabalho infantil no litoral sul da Bahia
Foto: Divulgação/MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho (AFT), realizou uma operação de combate ao trabalho infantil no Litoral Sul da Bahia entre os dias 7 e 10 de março. Durante a ação, foram afastados 168 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O Grupo Especial Móvel de Fiscalização do Trabalho Infantil (GMTI) identificou as vítimas em duas cidades do litoral baiano: Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. A operação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acompanharam a ação. De acordo com as informações da Inspeção, as fiscalizações abrangeram feiras livres, comércio ambulante e estabelecimentos do setor de turismo, como bares, barracas de praia, restaurantes e hotéis. Durante a operação, foram identificadas crianças e adolescentes trabalhando em atividades, algumas das quais são classificadas como Piores Formas de Trabalho Infantil (Decreto nº 6.481/2008). Segundo a coordenadora da operação, a auditora-fiscal do Trabalho Paula Neves, o trabalho infantil está presente em diversas áreas do turismo em Porto Seguro. Foram constatados casos de crianças e adolescentes desempenhando atividades prejudiciais à saúde e ao desenvolvimento deles, tanto em pontos turísticos quanto em estabelecimentos ligados ao setor, além das feiras livres. A fiscalização constatou que, sob o sol escaldante, muitas crianças e adolescentes estavam trabalhando nas praias de Porto Seguro. Durante a operação, os auditores fiscais entrevistaram um adolescente de 16 anos que vendia coco todos os dias na Praia de Taperapuã. Quando questionado sobre o que ele gostaria de ser quando adulto, ele respondeu: “Eu quero um trabalho bom”. O auditor, então, perguntou: “- O que exatamente? Alguma profissão?”. O adolescente completou: “Qualquer uma. Desde que seja um trabalho confortável. Trabalhar na praia não é confortável. Quando chove a gente tem prejuízo. Trabalho com sol o dia todo”. Essa é a realidade de dezenas de crianças e adolescentes nas praias de Porto Seguro, enfrentando condições de trabalho precárias e desgastantes. A fiscalização identificou que, na Passarela do Álcool — também conhecida como Passarela do Descobrimento, um dos pontos turísticos mais visitados de Porto Seguro — crianças e adolescentes, com idades a partir de 9 anos, estavam trabalhando tanto no comércio ambulante quanto em pequenos estabelecimentos e barracas improvisadas. Uma adolescente de 13 anos relatou que trabalhava até 1 hora da manhã vendendo lanches e que possuía seus próprios clientes, que insistiam em ser atendidos apenas por ela. Durante a operação, diversos adolescentes foram encontrados em atividades proibidas para sua faixa etária, como auxiliares de cozinha ou ajudantes de garçom, expondo-se a riscos como fogo, instrumentos perfurocortantes e venda de bebidas alcoólicas. Esses jovens estavam em barracas de praia, bares, restaurantes e hotéis localizados nas praias de Arraial d’Ajuda, Trancoso, Coroa Vermelha e Taperapuã. No famoso Quadrado de Trancoso, um dos destinos turísticos mais populares, foi identificado um adolescente trabalhando como auxiliar de cozinha. Durante a entrevista, ele revelou que havia deixado sua casa aos 14 anos para trabalhar em Porto Seguro. Abandonou os estudos no 7º ano e, embora vivesse de favor, sem um local fixo para dormir e se alimentar, passava o restante do dia nas ruas, trabalhando. Durante a fiscalização, a maior concentração de trabalho infantil foi encontrada na Feira do Baianão, onde crianças e adolescentes a partir de 11 anos estavam envolvidos na venda e no transporte de mercadorias. No carregamento de produtos, esses jovens competiam com carregadores adultos, muitos deles empurrando pesados carros de mão, o que representava um sério risco de deformidades ósseas e lesões na coluna, podendo comprometer seu crescimento e desenvolvimento ao longo da vida. Na Feira do Baianão, enquanto o auditor-fiscal do Trabalho Antônio Inocêncio entrevistava um adolescente que trabalhava como carregador, o jovem revelou em voz alta que cobrava 7 reais pelo transporte. Após a entrevista, uma senhora se aproximou e fez uma proposta: “- Pago 4 reais e mais um pastel. Aceita levar minhas compras?” Durante a Operação do Grupo Móvel de Trabalho Infantil (GMTI), muitos dos adolescentes entrevistados apresentaram grande defasagem escolar ou haviam abandonado a escola. Um dos jovens, de 16 anos, encontrado em uma atividade considerada nas Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), relatou que parou de estudar no 7º ano porque trabalhava de domingo a domingo, das 8h às 17h, e não conseguia ir à escola após um longo dia de trabalho na praia. Na Praia de Arraial d’Ajuda, um menino de apenas 12 anos, quando questionado sobre estar ou não frequentando a escola, recusou-se a responder e afirmou que não era da conta de ninguém saber se ele estava ou não na escola, deixando claro que ninguém o obrigaria a estudar.

PRF encerra Operação Rodovida 2024/2025 com redução no número de mortes e aumento da fiscalização na Bahia

PRF encerra Operação Rodovida 2024/2025 com redução no número de mortes e aumento da fiscalização na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia concluiu, no último dia 9 de março, a Operação Rodovida 2024/2025, uma das mais importantes iniciativas de segurança viária do país. A ação, iniciada em 18 de dezembro de 2024, teve como foco a redução da violência no trânsito, reforçando a fiscalização e promovendo conscientização de condutores e passageiros em períodos marcados pelo alto fluxo de veículos nas rodovias, abrangendo as comemorações do Natal, Ano Novo e Carnaval. Os resultados demonstram uma queda significativa no número de sinistros graves e óbitos, além do aumento expressivo das abordagens e fiscalizações. Vale destacar que a edição anterior da Operação Rodovida (2023/2024) teve um período de execução mais curto devido ao calendário do Carnaval. No entanto, para fins comparativos, foram utilizados os mesmos intervalos de 18 de dezembro a 9 de março, garantindo uma análise mais precisa dos avanços obtidos. Durante o período da operação, a PRF registrou uma redução de 43,9% no número de mortes nas rodovias federais baianas. Foram contabilizados 101 óbitos em 2024/2025, contra 180 no mesmo período da edição anterior. O número total de sinistros também apresentou queda, passando de 811 em 2023/2024 para 792 na atual edição. Os sinistros graves, que resultam em mortos ou feridos graves, caíram de 317 para 238, representando uma redução de 24,9%. O aumento da fiscalização foi um dos fatores determinantes para esses resultados. O número de pessoas fiscalizadas subiu 48%, passando de 66.356 para 98.228, e os veículos abordados tiveram um acréscimo de 48,7%, chegando a 80.740 em 2024/2025. A aplicação de autos de infração também cresceu consideravelmente, totalizando 55.864 registros, ante 44.101 no período anterior. A PRF intensificou especialmente o combate à embriaguez ao volante. O número de testes de alcoolemia mais do que dobrou, saindo de 29.557 para 62.828, evidenciando a prioridade dada à prevenção de acidentes relacionados ao consumo de álcool. A recuperação de veículos roubados e furtados foi outro destaque da operação. Foram 142 veículos recuperados em 2024/2025. As fiscalizações também contribuíram para a apreensão de criminosos, resultando na prisão de 406 pessoas por diversos delitos.

Mutuipe: Estudante PCD conquista bolsa integral no Prouni para cursar Direito

Mutuipe: Estudante PCD conquista bolsa integral no Prouni para cursar Direito
Foto: Rafael Silva

A comunidade do Colégio Estadual Antônio Felipe Evangelista Neto, em Mutuípe, está em festa com a aprovação do estudante Ruan de Jesus Moraes, 19 anos, para o curso de Direito. A trajetória de Ruan, pessoa com deficiência visual, é um exemplo de dedicação e superação, marcada pelo esforço nos estudos e reflexo da importância das políticas de educação inclusiva adotadas pelo Estado, que permitiram que conquistasse uma bolsa de estudos de 100% pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) para ingressar no Ensino Superior, na Faculdade Atenas – Campus Valença. Para alcançar esse resultado, o estudante contou com o apoio de seus professores e da comunidade escolar. Segundo Ruan, o incentivo contribuiu para seu excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Eu me preparei bem para o Enem e minha escola teve um papel fundamental nesse processo. Os professores sempre me incentivaram, revisaram os conteúdos que eu tinha mais dificuldade e davam dicas de como me sair bem na prova. Eles fizeram toda a diferença para que eu chegasse até aqui”. A tecnologia também foi essencial na sua jornada. O óculos OrCam MyEye, um dispositivo de inteligência artificial que transforma textos e imagens em áudio, ajudou Ruan a acessar materiais de estudo com mais independência. O equipamento, doado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEC), auxilia estudantes com baixa visão nas atividades pedagógicas. Ao todo, mais de 1.300 estudantes com deficiência visual na rede pública já foram beneficiados com o equipamento. “Esses óculos me ajudam muito no dia a dia. Com eles, consigo contar dinheiro, ler rótulos de remédios e até placas de lojas quando estou na rua. Durante a faculdade, tenho certeza de que será ainda mais útil, pois vou usá-lo bastante para acompanhar as leituras e os conteúdos do curso”, afirmou. A aprovação do estudante também foi motivo de grande orgulho para a comunidade escolar. A diretora do colégio, Joildes Souza, destacou a importância da inclusão na educação e celebrou o sucesso do aluno. “Ver Ruan ingressar na universidade nos motiva a apostar e acreditar que práticas inclusivas de educação abrem portas. Esse resultado é muito gratificante para nossa comunidade escolar. Vale salientar que, este ano, tivemos cinco estudantes concluintes PCDs que adentraram o Ensino Superior. Essas conquistas nos provam que é possível garantir uma educação inclusiva e transformadora, que cuida da aprendizagem de todos os sujeitos”. Com a conquista da bolsa integral, Ruan agora se prepara para uma nova etapa, levando consigo o aprendizado e o apoio que recebeu ao longo de sua trajetória escolar. Seu sucesso reafirma a importância de políticas educacionais inclusivas e do uso da tecnologia para ampliar as possibilidades de aprendizagem. “Estou muito feliz com a minha aprovação. Minha expectativa agora é trabalhar para alguma empresa grande da região e, no futuro, montar um escritório para mim”.

Jovens cientistas de Itamaraju criam goma à base de hibisco para auxiliar no controle da hipertensão

Jovens cientistas de Itamaraju criam goma à base de hibisco para auxiliar no controle da hipertensão
Foto: Arquivo Pessoal

A hipertensão é uma patologia que atinge cerca de 60 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao perceber que sua avó fazia parte dessa estatística, Juliana Thayslen Carvalho, estudante do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro, localizado em Itamaraju, decidiu criar uma goma funcional à base de hibisco para auxiliar no controle da pressão arterial. O projeto, desenvolvido para a feira de ciências da escola, combina hibisco, passiflora, valeriana e camomila, plantas conhecidas por suas propriedades relaxantes e antioxidantes. Ao ver o sofrimento da sua avó, Juliana iniciou pesquisas sobre plantas com propriedades anti-hipertensivas. “A partir desse problema, meu amigo e eu decidimos pesquisar plantas com propriedades que auxiliassem na redução natural da pressão arterial. Foi assim que encontramos a passiflora, a valeriana, o hibisco e a camomila. O hibisco já fazia parte da nossa rotina. Ao confirmarmos sua eficácia como um redutor natural da pressão arterial, decidimos torná-lo o ingrediente principal do nosso produto”, diz. A jovem cientista conta que foram feitos testes para avaliar a funcionalidade da goma e o período de duração do efeito. “O resultado mostrou que o efeito da goma dura em torno de seis horas. O hibisco ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduzindo o volume de sangue e a pressão sobre as artérias. A passiflora possui efeitos sedativos suaves, que ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse e contribuem para o relaxamento dos vasos sanguíneos. Já a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”. O grupo tem apoio da Secretaria da Educação (SEC) e, além de Juliana, conta com os integrantes Isabelle Lima, Izaque Jesus, Kamilly Lisboa, Larissa Paz e Raquemilly Melgaço, com orientação do professor Guilherme Chile. “Queremos aprofundar ainda mais as pesquisas sobre plantas com propriedades naturalmente redutoras da pressão arterial e aprimorar a fórmula da goma. O hibisco, no entanto, continuará sendo o ingrediente principal”, projeta Juliana.

Projeto promove campanha para preservação do patrimônio escolar em Bom Jesus da Lapa

Projeto promove campanha para preservação do patrimônio escolar em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/SEC

No Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, localizado no município de Bom Jesus da Lapa e pertencente ao Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE 2), um movimento estudantil vem ganhando força: o projeto “Cuidando do nosso patrimônio escolar, garantindo o futuro de todos”. Criada pelo Grêmio União Estudantil Independente (UEI), a iniciativa tem o objetivo de transformar a relação dos estudantes com a escola e os professores sobre a importância de preservar a infraestrutura da unidade para garantir um ambiente mais organizado, seguro e adequado para a aprendizagem. O projeto orienta a comunidade escolar sobre práticas para reduzir o desperdício de materiais e tornar o ambiente mais acolhedor e sustentável, bem como evitar atos de vandalismo. Para isso, o grêmio aposta em estratégias como rodas de conversa, cartazes e postagens nas redes sociais. João Vitor Barbosa, 17 anos, estudante do 3° ano e presidente do UEI, destaca que a campanha surgiu da necessidade de valorizar e conservar a estrutura do colégio, que já existe há mais de 40 anos. “Nossa escola tem uma estrutura antiga e percebemos o quanto é fundamental preservá-la. O grêmio está atuando em parceria com outros representantes estudantis, como o jovem ouvidor e os líderes de classe, para mobilizar os alunos e tornar essa iniciativa um compromisso coletivo”, explica. Como parte das ações do projeto, na próxima segunda-feira (10), será realizado o evento “Explorando o protagonismo estudantil na Bahia”. O encontro reunirá estudantes dos três turnos para discutir políticas públicas voltadas à participação dos jovens na Educação. A conscientização sobre a preservação do patrimônio escolar também estará em pauta, reforçando a importância do engajamento dos alunos na construção de um ambiente escolar mais responsável e colaborativo. A diretora do colégio, Isabel Geanne Ribeiro, enfatiza que essa campanha chegou em um momento estratégico. “No início do ano letivo, quando novos estudantes ingressaram na rede estadual, a escola passou por reparos, pintura e manutenção, visando oferecer um ambiente mais estruturado e adequado para o aprendizado. A campanha veio no sentido de conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância desses espaços, que é de uso coletivo. Quanto mais zelarmos por ele, melhor será a qualidade da nossa aprendizagem”. Embora já esteja em andamento, o projeto ainda depende de algumas etapas para ser completamente implementado. João Vitor explica que a participação ativa dos estudantes será fundamental para o sucesso da iniciativa.  “Muita coisa ainda não foi feita, porque além do projeto ser novo, estamos aguardando a conclusão das eleições de líderes de classe para que, assim, possamos colocá-lo em ação por completo. Após esse período, será criada a Comissão de Zeladoria Estudantil para identificar problemas estruturais e dialogar com a gestão escolar sobre possíveis soluções. Além disso, serão aplicados questionários para medir o impacto das ações e sugerir melhorias para a escola, bem como serão realizadas reuniões periódicas com estudantes, professores e funcionários para a avaliação das mudanças”, explica. Como incentivo, o projeto também reconhecerá com o “Prêmio escola sustentável” turmas ou estudantes que se destacarem na preservação do patrimônio. Além disso, serão distribuídos certificados de participação para os alunos engajados na iniciativa.

Bombeiros militares do 20° BBM resgatam iguana em Bom Jesus da Lapa

Bombeiros militares do 20° BBM resgatam iguana em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBM-BA

Bombeiros militares do 20° BBM resgataram, nesta quinta-feira (7), uma iguana que transitava em via pública na Rua Costa Pinto, em Bom Jesus da Lapa. O acionamento foi feito pelo Cicom, informando que o animal estava nas proximidades de uma garagem de ônibus. A equipe realizou o resgate de forma segura, evitando que o animal se estressasse ainda mais. Em seguida, a iguana foi devolvida ao seu habitat natural.

PRF-BA lança Operação Nacional de Segurança Viária 2025 na próxima quinta-feira (13)

PRF-BA lança Operação Nacional de Segurança Viária 2025 na próxima quinta-feira (13)
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início, na quinta-feira (13), à Operação Nacional de Segurança Viária 2025 - Fase I, um conjunto de ações coordenadas para prevenir sinistros de trânsito e reduzir a gravidade desses eventos nas rodovias federais. Na Bahia, a abertura da operação será marcada por uma ação de fiscalização, que ocorrerá às 10h na Delegacia da PRF em Feira de Santana, contando com a presença de representantes de outras instituições da segurança pública. A operação tem como foco o combate a condutas de risco que historicamente estão associadas aos altos índices de letalidade no trânsito, como ultrapassagens indevidas, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança, excesso de velocidade, uso inadequado de capacete, transporte irregular de crianças e uso do celular na direção. A PRF irá intensificar a fiscalização e as ações educativas nas rodovias federais que cortam o estado, priorizando os trechos com maior ocorrência de sinistros. Além da fiscalização, a ONSV-2025 reforça a integração entre diversos entes governamentais e da sociedade civil para a melhoria da segurança viária. A análise de indicadores de sinistralidade e esforço operacional será fundamental para direcionar as ações ao longo da operação, que ocorrerá em múltiplas fases ao longo do ano.

Estudantes de Uauá desenvolvem urna eletrônica para otimizar eleição de líderes de classe

Estudantes de Uauá desenvolvem urna eletrônica para otimizar eleição de líderes de classe
Foto: Jefferson Emanuel Carvalho

Com o objetivo de tornar o processo de eleição de líderes estudantis inovador e tecnológico, os estudantes do curso técnico em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Antônio Conselheiro, localizado no município de Uauá, desenvolveram uma urna eletrônica. O protótipo foi testado e aprovado pela comunidade escolar, que decidiu antecipar a eleição de líderes e vice-líderes da unidade para o último dia 25 de fevereiro. A estudante Carol dos Santos, 16 anos, contou que a tecnologia aplicada possibilitou uma eleição inovadora dentro do ambiente escolar. “Achei a urna uma ótima iniciativa, tornando a eleição mais prática e inovadora. A tecnologia trouxe transparência e incentivou a participação dos alunos, mostrando a importância do voto de forma moderna e educativa”. Segundo o professor e orientador do projeto, Willams Andrade, o grande diferencial foi a integração com o sistema de gestão escolar SoftEscolar, o que permitiu a liberação do voto por meio do QR Code presente no cartão de check-in do aluno. “Isso garantiu autenticidade, praticidade e total transparência no processo eleitoral estudantil. A participação dos alunos nesse projeto não apenas fortaleceu o aprendizado prático em tecnologia e programação, como também promoveu o exercício da cidadania e da democracia dentro do ambiente escolar”, comentou. A urna foi montada utilizando equipamentos como tablet e leitor de QR Code. Já a parte externa foi construída com MDF de 6mm. Já o aplicativo instalado foi desenvolvido pelos estudantes estagiários que fazem parte da Fábrica de Software do Cetep.

Ocorrências médicas tiveram redução de 9% durante o Carnaval de 2025 na Bahia

Ocorrências médicas tiveram redução de 9% durante o Carnaval de 2025 na Bahia
Foto: Luiz Teles

O Governo do Estado reforçou os plantões em hospitais da capital e do interior, preparando a rede estadual de saúde para prestar atendimento de qualidade às vítimas de ocorrências médicas durante o Carnaval. Desde o primeiro dia da festa, até a manhã da terça-feira (4), foram registradas 96 ocorrências relacionadas à folia, que resultaram em necessidade de encaminhamento para unidades hospitalares. Esse número de ocorrências representa uma redução de 9% em relação ao mesmo período ano passado, quando foram registradas 105 ocorrências. O maior número de atendimentos esse ano foi procedente do Circuito Dodô (Barra/Ondina), e as principais causas de atendimento foram agressão física, quedas e intoxicação exógena. Foram registrados dois casos de maior complexidade – Suspeita de Traumatismo Cranioencefálico-TCE e 4 casos de agressão por arma de fogo, encaminhados para o Hospital Geral do Estado.

Estudantes de Conde criam bioglitter ecológico para o Carnaval

Estudantes de Conde criam bioglitter ecológico para o Carnaval
Fotos: José Edielson

O brilho do Carnaval toma conta da Bahia. Enquanto foliões já espalham alegria pelas ruas, um grupo de estudantes do 2º ano do curso técnico de Agroindústria do Colégio Estadual Celso Mendes de Lima, localizado no município de Conde, a 11 quilômetros da capital baiana, encontrou uma forma sustentável de manter o brilho da festa sem prejudicar a natureza. Eles desenvolveram um bioglitter ecológico à base de amido de milho, oferecendo uma alternativa inovadora e consciente ao glitter convencional, que contém microplásticos. A iniciativa faz parte da política educacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que incentiva a iniciação científica e a busca por soluções criativas para desafios ambientais, conectando teoria e prática de forma significativa. O projeto Glitter Sustentável demonstra como a educação pode transformar a sociedade ao incentivar o desenvolvimento de tecnologias limpas e acessíveis, estimulando novas ideias e promovendo um futuro mais sustentável. A professora de Biologia, Patrícia Mendes, explica que a proposta surgiu da preocupação com o grande volume de resíduos gerados no Carnaval, incluindo os microplásticos presentes no glitter tradicional. “Para trabalhar essa temática e estimular o pensamento crítico dos alunos, propus uma atividade que unisse o contexto do Carnaval a práticas sustentáveis dentro da iniciação científica”, conta. O projeto envolveu os estudantes Natiane Dantas, Wellington Santos e Gleice Lopes, que realizaram pesquisas sobre ingredientes biodegradáveis e o uso de corantes naturais, como jamelão, feijão azul, hibisco e urucum, encontrados em abundância na região e utilizados como tingimento ecológico. Com isso, os estudantes ampliaram seu conhecimento sobre a biodiversidade local e as possibilidades de aplicação sustentável desses recursos. O aprendizado prático proporcionou à turma uma nova perspectiva sobre os impactos ambientais e o papel da ciência na busca por soluções inovadoras. A estudante Natiane Dantas, de 15 anos, compartilha sua experiência no projeto. “A iniciação científica desenvolve competências como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. Criamos um produto natural que pode ser usado em qualquer lugar, inclusive no Carnaval. Ao substituir o glitter convencional pelo nosso bioglitter, estamos diminuindo a quantidade de microplásticos na natureza”, afirma. Mais do que um experimento acadêmico, o projeto incentivou o protagonismo estudantil e a conscientização ambiental. Conforme a professora, os alunos participaram ativamente de todas as etapas, desde a formulação da base até a seleção dos pigmentos, sempre atentos ao impacto do produto na natureza. “Foi inspirador observar o entusiasmo dos estudantes, que vestiram jalecos e se dedicaram com atenção e criatividade”, detalha a educadora, se referindo às etapas dos testes no laboratório da unidade escolar. O trabalho reforça a importância do investimento em infraestrutura, equipamentos modernos e programas educacionais, possibilitando aos estudantes encontrar soluções inovadoras para desafios reais, a partir da pesquisa científica como ferramenta de transformação social e desenvolvimento sustentável.

Safra abundante de umbu impulsiona renda de agricultores familiares na Bahia

Safra abundante de umbu impulsiona renda de agricultores familiares na Bahia
Foto: Divulgação/CAR

Com produção sazonal, o umbu é uma fonte de renda importante para milhares de agricultores e agricultoras familiares. O fruto nativo do bioma Caatinga, que faz parte da cultura alimentar do baiano, tem alto valor nutricional e um espaço importante na produção agroindustrial da agricultura familiar do estado. Neste primeiro trimestre, período de safra do umbuzeiro, as famílias extrativistas estão conseguindo comercializar o fruto por um preço justo, o que resulta aumento da oferta dessa matéria-prima para cooperativas baianas e em aumento de renda para essas famílias. No município de Itiúba, agricultores assessorados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol), nas comunidades Cercadinho, Estreito, Maria dos Santos, Pedra do Dórea e Sítio do Meio, organizaram a produção do umbu, e comercializaram cerca de 3.500 quilos do fruto para a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Solidária (Coopersabor). “O pessoal ficou animado e todo mundo conseguiu comercializar seu umbu. Teve muita gente que já recebeu o dinheiro. Todo mundo estava envolvido. Foi muito divertido também tirar o umbu. Esse ano tem muito umbu”, conta Maria Santos de Jesus, agricultora e presidente da associação local da Comunidade Maria dos Santos. Foi desenvolvida uma ação semelhante nas comunidades de Aroeira, Barro Vermelho, Cambueiro, ADJ e Volta, no município de Capim Grosso. Com apoio direto da CAR, em parceria com a Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ), foi possível assegurar a venda de uma quantidade expressiva do fruto, como salienta o técnico Dilmo Souza. “Foram comercializados 1.349 quilos de umbu para a cooperativa Ser do Sertão, com sede no município de Pintadas. Em três semanas foram comercializadas seis toneladas de umbu para a Cooperativa. Além de Capim Grosso também foram envolvidas algumas comunidades de Quixabeira. Aqui foi histórico. Primeira vez que umbu é comercializado nessa quantidade”, destacou Dilmo. O trabalho de assistência técnica contínua nestes municípios é ofertado no âmbito do Pró-Semiárido, projeto do Governo da Bahia, executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Operação de combate ao trabalho escravo resgata três pessoas em Serrinha

Operação de combate ao trabalho escravo resgata três pessoas em Serrinha
Foto: Divulgação/MPT-BA

Três trabalhadores rurais foram resgatados em operação conjunta no município de Serrinha, centro norte da Bahia. Eles foram encontrados em situação degradante na última quinta-feira (20/02) na fazenda Morrinhos. As vítimas tiveram suas atividades suspensas imediatamente e aguardam o pagamento das verbas rescisórias. Um deles já retornou para casa, também em Serrinha, enquanto os outros dois esperam a quitação do débito por parte do empregador para voltar para o município de Araçás, também no centro norte baiano. Eles vão receber seis parcelas do seguro-desemprego especial e as verbas rescisórias. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) vão encaminhar uma proposta de termo de ajuste de conduta prevendo indenização por danos morais aos trabalhadores e dará prazo para negociação. Caso não haja acordo, será ajuizada ação civil pública. O único caso em que foi constatado o trabalho análogo ao de escravos foi nesta fazenda, dedicada à criação de animais, como porcos, bois, ovelhas, galinhas e avestruzes. Apesar de dispor de uma boa estrutura e um plantel numeroso, a propriedade não garantia condições dignas de trabalho e alojamento para os seus três empregados, um deles com mais de cinco anos de atividade no local e os outros dois trabalhando lá há três meses. O empregador não compareceu à sede da Gerência Regional do Trabalho de Feira de Santana na manhã desta segunda-feira (24/02) e nem mandou representantes, conforme combinado, quando os auditores iriam apresentar a eles os cálculos da rescisão dos contratos de trabalho. Nessa ocasião, também seriam discutidos os termos de um eventual acordo para indenizar as vítimas. As guias para que os três resgatados deem entrada no pedido para pagamento do seguro-desemprego serão entregues nos próximos dias a cada um deles. No momento da chegada da equipe de fiscalização, dois trabalhadores aplicavam agrotóxicos sem qualquer proteção, enquanto o outro cuidava dos animais. As acomodações eram extremamente precárias, sem sanitário e sem água tratada. A cozinha funcionava numa baia ao lado do chiqueiro onde os porcos viviam, com muito mau cheiro. Nenhum dos trabalhadores tinha o contrato de trabalho registrado e o pagamento era de R$300 a R$500 por semana. Eles cumpriam suas atividades de domingo a domingo em jornadas que iam do amanhecer ao pôr do sol sem direito a descanso semanal. O vaqueiro que trabalhava na fazenda desde janeiro de 2020 só teve um dia de folga durante todo o período, assim como os dois trabalhadores contratados para aplicação de veneno nas pastagens e realização de serviços gerais, que também só relataram ter tido um dia de folga desde que chegaram à propriedade.

Estudantes de Santo Antônio de Jesus desenvolvem sistema de irrigação inteligente para combater desperdício de água

Estudantes de Santo Antônio de Jesus desenvolvem sistema de irrigação inteligente para combater desperdício de água
Foto: Ascom/Secti

O desperdício de água no Brasil segue como um desafio para a gestão hídrica. Na agricultura, por exemplo, cerca de 60% do volume de água utilizado acaba sendo perdido devido à má gestão de recursos, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Diante desse cenário, as estudantes Elizabeth Santana e Luane dos Anjos, do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, desenvolveram um sistema de irrigação automatizado que visa reduzir o desperdício de água no setor. A iniciativa, batizada de Estação de Monitoramento de Umidade do Solo (EMUS), surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando o isolamento social impossibilitou a manutenção da horta escolar. “Com as restrições, houve uma dificuldade em fazer a irrigação e o monitoramento da horta, o que causou destruição por falta de cuidados. Então, decidimos criar um sistema de irrigação para melhorar o cultivo das nossas plantações”, explica Elizabeth, uma das criadoras do projeto. A EMUS é operada por um microcontrolador, que possui conexão Wi-Fi, Bluetooth e chip, possibilitando o monitoramento à distância das variáveis existentes no sistema, como temperatura ambiente e nível do tanque. “Ele liga a bomba de água quando o sensor capacitivo, que é responsável pela captura de umidade do solo, atingir menos de 30%, o que indica que o solo está seco. Além disso, o sistema é alimentado por placas solares”, conta a estudante. Ainda segundo as desenvolvedoras, o sistema é considerado de fácil implementação e pode ser adaptado para diferentes tipos de cultivos. Com a orientação de Oziel Lopes e apoio da Secretaria da Educação (SEC), as jovens cientistas planejam ampliações futuras para a iniciativa. “Queremos implementar no projeto um sensor pluviométrico para a captura de água da chuva e personalizar as configurações para cada tipo de planta, adequando a quantidade de água necessária para cada espécie”, projeta Elizabeth.

Acidente entre motocicleta e carreta deixa homem morto na BR-430, em Riacho de Santana

Acidente entre motocicleta e carreta deixa homem morto na BR-430, em Riacho de Santana
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um motociclista identificado como José Jofrei Rocha Domingues, 53 anos, mais conhecido como Jó, morreu no final da tarde desta sexta-feira (21) em um grave acidente na BR-430, no trecho do município de Riacho de Santana. Natural de Guanambi, Jó pilotava uma motocicleta modelo Lander quando colidiu com uma carreta conduzida por um homem de 35 anos. Com o impacto, o Jó foi arremessado da moto e morreu no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas quando chegou no local a vítima não apresentava mais sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa para necropsia. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente.

Criança de 6 anos morre de dengue na Bahia e família acusa hospital de negligência

Criança de 6 anos morre de dengue na Bahia e família acusa hospital de negligência
Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma menina de seis anos, Júlia Neres Alves, morreu vítima de dengue na última terça-feira (18) em Jequié, no sudoeste da Bahia. A criança, que morava em Teixeira de Freitas, chegou a ser atendida mais de uma vez no hospital da cidade, mas foi liberada mesmo apresentando sintomas graves da doença. De acordo com os familiares, Júlia teve o quadro agravado após receber alta e precisou ser transferida para um hospital em Jequié, onde acabou não resistindo. A família acusa o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas de negligência no atendimento. Até o momento, a prefeitura do município não comentou as acusações, mas anunciou novas ações para combater a dengue. Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde intensificou mutirões em dois bairros para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Polícia Técnica de Barreiras aponta autoria de crime após análise de impressão digital

Polícia Técnica de Barreiras aponta autoria de crime após análise de impressão digital
Foto: Divulgação/DPT

Um fragmento de impressão digital encontrado na maçaneta de um imóvel comercial, na cidade de Cristópolis, foi conclusivo para a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Barreiras apontar autoria do crime. O vestígio foi coletado pela equipe, passou por tratamento com o objetivo de melhorar a qualidade da amostra e foi inserido no sistema para pesquisa no banco de dados. “Fazer todo o processo na própria Coordenadoria garantiu mais celeridade na nossa resposta, o laudo foi concluído em apenas 4 dias”, pontuou a Perita Técnica Amanda Clécia dos Santos. A perícia realizada em janeiro já utilizou a solução tecnológica que foi descentralizada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) em dezembro do ano passado. O Sistema BEST é um módulo específico, adquirido pela Polícia Técnica, para pesquisa e confronto de impressões digitais encontradas em locais de crime com as do banco de dados do IIPM. Esta solução permitiu a descentralização deste tipo de perícia. “Antes esses vestígios precisavam ser encaminhados para Salvador, agora nós implantamos terminais e capacitamos as equipes do interior para realizarem a consulta direto no sistema”, explicou Bruno Fróes, Diretor do IIPM.

Adab emite alerta fitossanitário do primeiro foco de Ferrugem Asiática da soja no oeste da Bahia

Adab emite alerta fitossanitário do primeiro foco de Ferrugem Asiática da soja no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/ADAB

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) emitiu alerta fitossanitário aos sojicultores e técnicos de confirmação da ocorrência do primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, na região Oeste da Bahia, relacionado ao calendário agrícola 2024/2025. A confirmação ocorreu no último dia 10, após análise do material coletado realizada no laboratório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (FUNDAÇÃO-BA), localizado no município de Luís Eduardo Magalhães. “Apesar da ocorrência em baixa pressão e de forma tardia na região, a recomendação aos produtores é de manutenção dos tratos culturais e adoção de estratégias de manejo para a prevenção e controle da praga”, frisa o diretor geral da Adab e engenheiro agrônomo, Paulo Sérgio Luz. A praga é uma das mais severas que incidem na cultura da soja, com danos que variam de 10% a 90% nas diversas regiões geográficas onde foi relatada. “Ela é extremamente agressiva, de fácil adaptabilidade, alta resistência e facilidade na dispersão dos seus esporos por meio do vento”, explica o diretor de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Vinícios Videira. Ainda segundo ele, o nível de dano depende do momento em que o fungo incidiu sobre a planta, além das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação e dispersão, bem como da resistência, tolerância e ciclo do cultivar utilizada pelo sojicultor. “Na ausência de controle, as lavouras podem sofrer redução de até 90%”, adverte. Vale ressaltar que as condições favoráveis à infecção consistem na presença de água livre sobre superfície da folha, sendo necessário no mínimo seis horas e temperaturas variando entre 15 °C e 28° C. Os sintomas podem aparecer em qualquer estádio de desenvolvimento em cotilédones, folhas e hastes. “É preciso cumprir o vazio sanitário, uma das principais medidas fitossanitárias adotadas pelos sojicultores para impedir a ocorrência da ferrugem asiática no estado. Desta forma, combatemos a disseminação da praga, durante a entressafra, mediante a redução das condições favoráveis à sobrevivência do fungo, atrasando a sua ocorrência”, conclui Videira. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) executa o Projeto de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja e aplia sua atuação numa parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) que também possui o Programa Fitossanitário da Soja.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.