Na manhã desta quinta-feira (8), uma raposa foi devolvida à natureza pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após ter sido resgatada em Barreiras, no Oeste da Bahia. O animal havia sido encontrado na quarta-feira (7) dentro de um hotel localizado na Avenida Bahia, no bairro Vila Regina. O resgate inicial foi realizado por equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar, que encaminharam a raposa à unidade regional do Inema. Tratava-se de um exemplar jovem, porém já adulto, com comportamento arisco, típico de animais silvestres. Após a captura segura, o Inema avaliou o estado de saúde do animal e constatou que não havia ferimentos, nem sinais de doenças. O técnico do Inema em Barreiras, Danilo Cezar, explicou a decisão. “Verificamos que o animal estava em ótimas condições de saúde, sem sinais de ferimentos ou doenças. Como se trata de um animal arisco, que claramente demonstra comportamento selvagem, a soltura rápida é fundamental para evitar estresse e reduzir o risco de lesões,” afirmou. Com isso, foi possível realizar a soltura imediata em uma área de mata afastada do centro urbano, onde a espécie ocorre naturalmente, reduzindo o risco de retorno à cidade e de possíveis acidentes.



