Início Arquivo Abril de 2026

Abril de 2026

Encontramos 347 Notícias

Homem é detido após denúncia de ameaça e violência sexual em Ribeirão do Largo

Homem é detido após denúncia de ameaça e violência sexual em Ribeirão do Largo
Foto: Reprodução/PMRL

Uma ocorrência de ameaça, violência sexual e descumprimento relacionado à Lei Maria da Penha mobilizou a Guarnição Ordinária da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar na manhã de segunda-feira (27) por volta das 10h40, no município de Ribeirão do Largo. Segundo informações da Polícia Militar, durante patrulhamento ostensivo, a equipe foi abordada por uma mulher que relatou ter sido vítima de agressão no dia anterior, enquanto estava em uma residência onde presta cuidados a uma pessoa com deficiência. De acordo com o relato, o suspeito, com quem ela já manteve um relacionamento, entrou no imóvel sem autorização e passou a constrangê-la por meio de contato físico não consentido, agarrando-a e apalpando suas partes íntimas. Ainda segundo a vítima, ao tentar reagir à situação, ela passou a ser ameaçada pelo homem, o que gerou temor por sua integridade física e psicológica. Diante da denúncia, a guarnição realizou diligências imediatas e conseguiu localizar o suspeito, que foi conduzido para apresentação à autoridade policial. Conforme a PM, ele já possui passagens por estupro de vulnerável e lesões corporais. Durante o deslocamento, a condução precisou ser interrompida após o homem apresentar mal-estar e sangramento nasal. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional São Sebastião, no município de Itambé, onde recebeu atendimento médico e permaneceu em observação, com quadro estabilizado. A vítima foi levada à unidade policial onde a ocorrência foi registrada. Também foi deferida medida protetiva em desfavor do autor.

Operação integrada prende no DF um dos principais líderes criminosos de Guanambi

Operação integrada prende no DF um dos principais líderes criminosos de Guanambi
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação Égide, com o objetivo de cumprir seis mandados de prisão contra um homem de 40 anos investigado por homicídio qualificado. A ação aconteceu na zona rural de Paranoá, no Distrito Federal. Segundo as investigações, o suspeito é apontado como um dos líderes de uma organização criminosa com atuação em Guanambi e região, vinculada ao tráfico de drogas e responsável por diversos crimes violentos. Todos os mandados judiciais estão relacionados à prática de homicídio qualificado, o que, de acordo com a Polícia Civil, demonstra a gravidade das condutas atribuídas ao investigado e sua atuação reiterada em ações criminosas. A operação foi realizada por equipes da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Semiárido), em ação integrada com a Polícia Civil do Distrito Federal. Também participaram da operação equipes da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais, por meio da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, além da Divisão de Análise Logística e Operacional, ambas do Distrito Federal. Após o cumprimento dos mandados, o investigado foi conduzido à unidade policial competente no Distrito Federal, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Ele permanece à disposição do Poder Judiciário. Segundo o coordenador da 22ª Coorpin de Guanambi, delegado Zanderlan Fernandes, a Operação Égide reforça o compromisso das forças de segurança pública no combate à criminalidade violenta e organizada. “A Operação Égide reforça o compromisso das forças de segurança pública no combate à criminalidade violenta e organizada, demonstrando a eficiência da atuação conjunta entre as instituições policiais no enfrentamento ao crime, sem limitações territoriais”, destacou o delegado.

Foragido por homicídio e ocultação de cadáver é preso pela Polícia Civil em Jaguaquara

Foragido por homicídio e ocultação de cadáver é preso pela Polícia Civil em Jaguaquara
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Jaguaquara, cumpriu na segunda-feira (27) um mandado de prisão preventiva contra um homem de 35 anos investigado pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver ocorridos na cidade de Itaquara, em 2022. A vítima era um adolescente de 17 anos. O suspeito, que era considerado foragido, foi localizado no bairro Malvina II, em Jaguaquara. Durante a ação policial, os agentes apreenderam um revólver calibre 38 e dez munições. Por esse motivo, ele também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Além da arma, foram apreendidas duas motocicletas com sinais identificadores adulterados, que também passarão por investigação. Segundo a Polícia Civil, há indícios de que o revólver encontrado tenha sido utilizado em uma tentativa de homicídio registrada no último dia 24 de abril, que teve como vítima um homem de 27 anos. Na residência onde ocorreu a prisão, havia ainda outro homem, de 26 anos, apontado como um dos suspeitos de participação nessa tentativa de homicídio. Ele conseguiu fugir durante a diligência policial e segue sendo procurado pelas autoridades. O investigado foi encaminhado à Delegacia Territorial de Jaguaquara, juntamente com o material apreendido e um aparelho celular, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Ele permanece custodiado e está à disposição do Poder Judiciário, enquanto as diligências continuam para localizar o segundo suspeito e aprofundar as investigações.

Adab apreende mais de 1 tonelada de carne irregular em Candiba e Palmas de Monte Alto

Adab apreende mais de 1 tonelada de carne irregular em Candiba e Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/ADAB

Em dois dias de fiscalização, mais de uma tonelada de produtos de origem animal irregulares foi retirada de circulação durante ações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no sudoeste do Estado. No município de Candiba, no último domingo (26), uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária resultou na apreensão de cerca de 740 kg de carne bovina e suína, provenientes de abate clandestino, em um estabelecimento comercial. Já em Palmas de Monte Alto, no dia 17 de abril, durante fiscalização no trânsito agropecuário, a equipe apreendeu um animal bovino com aproximadamente 300 kg, sem atender às exigências sanitárias. Nas duas situações, foram adotadas as medidas administrativas cabíveis, com apreensão e notificação dos responsáveis. Todo o material apreendido foi devidamente destruído, conforme os protocolos sanitários.

Mulheres ocupam 40,6% dos empregos em grandes empresas na Bahia, aponta relatório

Mulheres ocupam 40,6% dos empregos em grandes empresas na Bahia, aponta relatório
Foto: Getty Images

A Bahia registrava, em dezembro de 2025, um total de 2.123 estabelecimentos com 100 ou mais empregados, responsáveis por 832,1 mil vínculos empregatícios formais. Desse total, 338,3 mil postos eram ocupados por mulheres, o que representa 40,6% do total, segundo dados do Painel do Relatório de Transparência Salarial, divulgado na segunda-feira, 27 de abril, pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério das Mulheres. Entre as mulheres empregadas nessas empresas, 286,9 mil eram mulheres negras, o equivalente a 84,8%, enquanto 51,4 mil eram mulheres não negras, representando 15,1%. Já entre os homens, que somavam 493,8 mil vínculos, 414 mil eram negros (83,8%) e 79,7 mil não negros (16,1%). O levantamento integra o 5º Relatório Nacional de Igualdade Salarial, que mostra avanço na participação feminina no mercado de trabalho formal brasileiro em 2025, com destaque para o crescimento da contratação de mulheres negras em grandes empresas. Em nível nacional, o número de mulheres pretas e pardas empregadas em estabelecimentos com 100 ou mais trabalhadores cresceu 29% entre 2023 e 2025, passando de 3,2 milhões para 4,2 milhões, o equivalente a mais de 1 milhão de novas contratações formais. Já o total de mulheres empregadas passou de 7,2 milhões para 8 milhões no mesmo período, um crescimento de 11%. Apesar do avanço, o relatório aponta que a desigualdade salarial entre homens e mulheres ainda persiste. Na Bahia, a remuneração média das mulheres nesses estabelecimentos foi de R$ 2.842,22, enquanto os homens receberam, em média, R$ 3.567,60. Entre as mulheres negras, o rendimento médio foi de R$ 2.645,93. Já as mulheres não negras tiveram média salarial de R$ 3.989,63. No caso dos homens, os negros receberam, em média, R$ 3.288,50, enquanto os homens não negros alcançaram rendimento médio de R$ 5.119,82. No cenário nacional, o estudo mostra que, em 2025, as mulheres receberam em média 21,3% a menos que os homens no setor privado com empresas de 100 ou mais empregados. O percentual é superior ao registrado em 2023, quando a diferença era de 20,7%. Também no momento da admissão, a desigualdade permanece. Em 2025, o salário médio inicial das mulheres ficou cerca de 14,3% abaixo do registrado para os homens, acima dos 13,7% observados em 2023.

MP recomenda suspensão de show de R$ 800 mil em vaquejada em Formosa do Rio Preto

MP recomenda suspensão de show de R$ 800 mil em vaquejada em Formosa do Rio Preto
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou na última quinta-feira, dia 23, a suspensão de um contrato no valor de R$ 800 mil para apresentação artística durante a 40ª Vaquejada do Município de Formosa do Rio Preto, prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de maio. A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Daniel Auto de Albuquerque após identificação de indícios de incompatibilidade entre o valor contratado e os parâmetros de mercado e leva em consideração dados do Painel de Transparência dos Festejos Juninos do MPBA. De acordo com o promotor de Justiça, a média dos contratos do artista Natanzinho Lima em municípios baianos, no São João de 2025, foi de R$ 604.347,82, chegando a cerca de R$ 624,7 mil após atualização monetária. “O valor contratado pelo município, portanto, representa um acréscimo de aproximadamente 28%”, destacou. Ele complementou que contratações com valores elevados exigem justificativas mais rigorosas, com comprovação de compatibilidade com os preços praticados no mercado e demonstração clara do interesse público. Na recomendação, o MPBA orienta que o município suspenda o contrato e interrompa qualquer pagamento até que sejam apresentados documentos que comprovem a regularidade da contratação. Entre as exigências estão o envio do processo completo de inexigibilidade de licitação, justificativa do preço, demonstração financeira da prefeitura e avaliação do impacto da despesa nas contas públicas. “O valor da contratação demonstra a inobservância da Nota Técnica Conjunta nº 01/2026 elaborada pelo MPBA junto com órgãos de controle, que orienta a formação de preços com base na média de contratos anteriores”, destacou o promotor de Justiça Daniel Auto.

MPBA inicia edição 2026 do Painel de Transparência dos Festejos Juninos com reunião entre órgãos de controle

MPBA inicia edição 2026 do Painel de Transparência dos Festejos Juninos com reunião entre órgãos de controle
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público da Bahia realiza nesta terça-feira, 29 de abril, às 14h, na sede do CAB, em Salvador, uma reunião com integrantes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), dos Ministérios Públicos de Contas e da União dos Municípios da Bahia (UPB) para dar início aos trabalhos relacionados ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2026. Durante o encontro, serão apresentadas as atualizações do projeto aos parceiros institucionais e também será anunciada a abertura oficial dos trabalhos à sociedade. Neste ano, o painel contará com novidades relacionadas ao Selo de Transparência e aos critérios de fiscalização dos contratos firmados para os festejos juninos. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção da Moralidade Administrativa (Caopam), promotora de Justiça Rita Tourinho, e o promotor de Justiça Frank Ferrari, gerente do projeto, estarão disponíveis para entrevistas ao final da reunião. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao acompanhamento preventivo das contratações artísticas realizadas pelos municípios e ao fortalecimento da transparência na aplicação dos recursos públicos durante os festejos de São João. Em março deste ano, os órgãos envolvidos assinaram uma Nota Técnica conjunta com diretrizes para orientar os municípios na condução dos processos de contratação de artistas para os festejos juninos de 2026. A medida busca ampliar a possibilidade de comparação entre contratações realizadas em condições semelhantes de mercado, considerando a sazonalidade típica do período. Já na próxima segunda-feira, 4 de maio, os gestores municipais poderão começar a alimentar o painel com as informações das contratações. A plataforma permite o registro diário dos dados por meio do Transparentômetro, ferramenta que apresenta de forma sintética os valores já declarados, além da relação dos municípios que enviaram ou ainda não encaminharam as informações. O mecanismo funciona como instrumento de estímulo à transparência e ao controle social, permitindo maior fiscalização por parte dos órgãos de controle e da própria população.

Prefeitura inaugura Estádio Municipal José Maria Miranda no distrito de Iguatemi em Livramento

Prefeitura inaugura Estádio Municipal José Maria Miranda no distrito de Iguatemi em Livramento
Foto: Divulgação/PMLNS

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora realiza no próximo sábado, dia 2 de maio, a inauguração do Estádio Municipal José Maria Miranda, localizado no distrito de Iguatemi. O novo equipamento esportivo representa um importante investimento na valorização do esporte local e passa a oferecer uma estrutura mais adequada para atletas e para toda a comunidade. A programação de abertura contará com partidas de futebol ao longo da tarde. Às 15h, entram em campo as equipes de Livramento e Aracatu. Em seguida, às 17h, será realizada a partida entre Iguatemi e Campo Alegre, válida pelo Campeonato Rural, competição que fortalece a integração entre as comunidades do município. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), e reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte, do lazer e da convivência comunitária. Segundo a administração municipal, a entrega do estádio representa mais um avanço na ampliação dos espaços públicos destinados à prática esportiva e ao fortalecimento das atividades comunitárias no distrito.

Segunda audiência do caso Brenno Caldas reforça linha de acusação em Livramento de Nossa Senhora

Segunda audiência do caso Brenno Caldas reforça linha de acusação em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Redes sociais

A continuidade da audiência de instrução do caso que investiga a morte de Brenno Caldas Teixeira voltou a movimentar o Fórum da Comarca de Livramento de Nossa Senhora. Nesta nova etapa, foram ouvidas duas testemunhas de acusação, além de testemunhas de defesa dos réus envolvidos no processo. Segundo o que foi apresentado em juízo, os depoimentos reforçaram pontos centrais da acusação. Testemunhas indicaram a participação direta de um dos acusados na execução do crime, enquanto também apontaram outro réu como responsável por articular a ação criminosa, sendo descrito como o mentor do plano. Os relatos apresentados durante a audiência detalharam a suposta atuação conjunta de envolvidos no episódio, fortalecendo a linha investigativa apresentada pelo Ministério Público e contribuindo para o esclarecimento da dinâmica do crime. Assim como na primeira audiência, que reuniu cerca de 12 horas de depoimentos, esta nova fase também foi marcada pela tentativa de esclarecer o papel de cada um dos acusados. No entanto, a fase de instrução ainda não foi concluída. Uma nova audiência já foi marcada para maio, quando deverão ser ouvidas testemunhas ligadas aos demais réus do processo. Na mesma ocasião, também estão previstos os interrogatórios de todos os acusados envolvidos na ação penal. Após essa etapa, o processo seguirá para as alegações finais, momento em que acusação e defesa apresentam suas últimas manifestações antes da decisão judicial. Em seguida, caberá ao juiz responsável pelo caso, Dr. João Lemos, decidir sobre a pronúncia dos réus, ou seja, se eles serão submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri. Para a família de Brenno, que acompanha de perto cada fase do processo, a nova audiência foi considerada mais um passo importante na busca por esclarecimento e responsabilização dos envolvidos. O caso apura a morte de Brenno Caldas Teixeira, ocorrida em julho de 2025, e envolve quatro réus apontados como participantes do crime. A investigação segue mobilizando a comunidade local, que aguarda os próximos desdobramentos na Justiça.

Caso Luan Stefano terá primeira audiência marcada para maio em Livramento de Nossa Senhora

Caso Luan Stefano terá primeira audiência marcada para maio em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Acervo Pessoal

O caso de Luan Stefano, de 36 anos, assassinado no dia 12 de outubro de 2025, no povoado Matinha, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, teve um novo avanço com a definição da data da primeira audiência de instrução e julgamento. A sessão foi designada pela Justiça para o dia 20 de maio de 2026, às 9h, na Vara Criminal da Comarca, sob condução do juiz do Tribunal do Júri, Dr. João Lemos. Na ocasião, estão previstas a oitiva de testemunhas e o interrogatório dos réus, etapas consideradas fundamentais para o andamento da ação penal. O processo investiga homicídio qualificado e envolve três acusados. Segundo o Ministério Público, o crime ocorreu durante um evento público em um bar da comunidade de Matinha, com diversas pessoas presentes, quando Luan Stefano foi atacado com golpes de arma branca de forma repentina e violenta. A denúncia aponta as qualificadoras de motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Testemunhas presenciaram o ocorrido e há elementos técnicos relacionados à arma utilizada, ainda em fase de confirmação pericial nos autos. Atualmente, dois acusados permanecem presos preventivamente. Já a terceira acusada, uma mulher, responde ao processo em liberdade provisória, sem o uso de monitoramento eletrônico. A definição da audiência marca um avanço aguardado pela família, que vinha cobrando celeridade no andamento do caso. A expectativa é de que a instrução avance a partir da realização das oitivas e dos interrogatórios, permitindo o esclarecimento dos fatos. Luan Stefano era conhecido na região e atuava como goleiro na comunidade vizinha de Telha. Ele deixou três filhos menores, de 14, 9 e 3 anos. Após a fase de instrução, caberá ao Judiciário decidir se os acusados serão submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri.

Homem morre após acidente de trânsito na BA-156, em Caetité

Homem morre após acidente de trânsito na BA-156, em Caetité
Foto: Reprodução/Sudoeste Bahia

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na tarde de segunda-feira (27) na BA-156, nas proximidades do trevo do distrito de Caldeiras, no município de Caetité. A ocorrência foi atendida por policiais militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM), que, ao chegarem ao local, encontraram a vítima caída ao solo. O homem foi identificado como Márcio Batista Santos, de 35 anos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estava no local e constatou o óbito. Segundo informações apuradas no local, a vítima teria entrado repentinamente na pista de rolamento e acabou sendo atingida por veículos que trafegavam pela rodovia. Um dos condutores envolvidos permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar os procedimentos periciais e, em seguida, fez a remoção do corpo. As circunstâncias do acidente serão investigadas pelos órgãos competentes.

PM conduz vizinhas à delegacia após denúncia de ameaça em Brumado

PM conduz vizinhas à delegacia após denúncia de ameaça em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma ocorrência de ameaça entre vizinhas mobilizou a guarnição de rádio patrulha do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) na tarde de domingo (26) por volta das 14h30, no conjunto habitacional Brisas II, em Brumado. A Polícia Militar foi acionada via CICOM para intervir na situação e, ao chegar ao local, confirmou o fato com a solicitante, uma mulher de 30 anos. Segundo relato da vítima, ela vinha sendo ameaçada por uma vizinha, de 37 anos. A mulher informou ainda que já existia um histórico de conflitos entre ambas, incluindo um boletim de ocorrência registrado anteriormente por agressões físicas. Diante da denúncia e do histórico de desentendimentos, os policiais militares conduziram as duas envolvidas para a Delegacia Territorial de Brumado. O caso foi apresentado à autoridade policial de plantão, responsável pelo registro da ocorrência e pela adoção das medidas legais cabíveis.

CIPE Sudoeste apreende drogas e conduz dois suspeitos à delegacia em Urandi

CIPE Sudoeste apreende drogas e conduz dois suspeitos à delegacia em Urandi
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Uma guarnição da CIPE-Sudoeste apreendeu drogas, dinheiro, celulares e um veículo durante uma ação de policiamento especializado realizada na tarde de domingo (26) por volta das 17h25, no município de Urandi. De acordo com as informações, os policiais intensificavam rondas na cidade quando identificaram um homem apontado como contumaz na prática de tráfico de drogas na localidade. Ele conduzia um veículo no momento em que foi avistado pela guarnição. Após acompanhamento, os militares realizaram a abordagem e encontraram certa quantidade de entorpecentes com o suspeito. Durante a ação, também foi conduzida uma mulher. Foram apresentados na ocorrência um homem e uma mulher, além de todo o material apreendido, sendo um tablete de substância análoga à maconha, três pequenas porções da mesma substância, um aparelho celular Samsung de cor preta, um aparelho Redmi de cor azul, a quantia de R$ 399 em espécie e um veículo Fiat Uno azul. Diante dos fatos, os envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

PM recupera motocicleta furtada em área de matagal na zona rural de Anagé

PM recupera motocicleta furtada em área de matagal na zona rural de Anagé
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma motocicleta furtada foi recuperada pela Polícia Militar na manhã de domingo (26) por volta das 8h, em uma área de matagal na zona rural de Anagé. A ação foi realizada por uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), após o proprietário do veículo, um jovem de 24 anos, comparecer à sede do pelotão informando que a motocicleta havia sido furtada em frente à sua residência, localizada na Vila Serrana II, em Vitória da Conquista. Segundo o relato, o sistema de rastreamento por GPS indicava a última localização do veículo em uma fazenda na região de Anagé. Com base nas informações repassadas, os policiais se deslocaram imediatamente até o perímetro indicado e iniciaram buscas minuciosas na área rural. Durante a varredura, a guarnição conseguiu localizar a motocicleta escondida dentro de uma valeta, em meio ao matagal, em uma área de difícil acesso. Como o proprietário ainda não havia registrado formalmente a ocorrência na delegacia, os militares realizaram no local a verificação da documentação apresentada, além da conferência do chassi e da placa no sistema de veículos legalizados. Após a confirmação da propriedade e da regularidade da motocicleta, o veículo foi devolvido diretamente ao dono.

Mulher é detida por desacato após denúncias de perturbação do sossego em Ituaçu

Mulher é detida por desacato após denúncias de perturbação do sossego em Ituaçu
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma mulher de 36 anos foi presa na noite de sábado (25) por volta das 23h, no município de Ituaçu, após denúncias de perturbação do sossego e desacato contra policiais militares. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), a guarnição foi acionada por meio do celular funcional para averiguar uma situação de desordem em uma residência da cidade. Segundo relatos de moradores, a suspeita estaria consumindo bebidas alcoólicas e provocando transtornos à vizinhança, causando incômodo e desordem no local. Ao chegar ao endereço indicado, os policiais tentaram conversar com a mulher, mas ela passou a proferir xingamentos e palavras de baixo calão contra um dos integrantes da guarnição. Diante da postura agressiva e da situação caracterizada como desacato, os militares deram voz de prisão à envolvida. A mulher foi conduzida e apresentada na Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas pela autoridade policial.

PM intervém em briga entre mulheres no bairro Brisas, em Brumado

PM intervém em briga entre mulheres no bairro Brisas, em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma ocorrência de vias de fato mobilizou uma guarnição de rádio patrulha do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) na manhã de sexta-feira (25) por volta das 8h40, no bairro Brisas, em Brumado. Segundo as informações da polícia, a equipe foi acionada pelo Coordenador de Área para atender uma briga envolvendo três mulheres. Ao chegar ao local, os policiais encontraram duas mulheres, de 21 e 36 anos, em luta corporal com uma terceira envolvida, cuja idade não foi informada. Conforme a PM, todas apresentavam estado emocional bastante alterado no momento da intervenção. De acordo com o relato da solicitante, o desentendimento teria sido motivado por questões pessoais, relacionadas a um relacionamento afetivo anterior com uma das participantes da confusão. Para garantir a integridade física das envolvidas e restabelecer a ordem no local, os militares contiveram as partes. As três mulheres foram conduzidas à Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis ficaram sob responsabilidade da autoridade policial.

Princípio de incêndio é controlado por bombeiros no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Princípio de incêndio é controlado por bombeiros no Hospital Geral de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um princípio de incêndio foi debelado por uma guarnição do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), com sede em Vitória da Conquista, por volta das 5h40 desta segunda-feira (27) no Hospital Geral de Vitória da Conquista. De acordo com as informações, as chamas ficaram concentradas no laboratório da unidade hospitalar. Antes da chegada dos bombeiros, a área próxima ao foco já havia sido evacuada de forma preventiva, o que contribuiu para a segurança de pacientes e funcionários. Os militares iniciaram o combate utilizando extintores e conseguiram controlar o incêndio ainda na fase inicial. A rápida atuação da equipe foi fundamental para evitar que o fogo se espalhasse para outros setores do hospital. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. As causas do princípio de incêndio não foram informadas.

Homem é preso em flagrante por estupro de vulnerável contra sobrinha de 7 anos em Brumado

Homem é preso em flagrante por estupro de vulnerável contra sobrinha de 7 anos em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Um homem de 29 anos foi preso em flagrante na noite de sábado (25) por volta das 20h, acusado de estupro de vulnerável contra a própria sobrinha, uma criança de 7 anos, no bairro Dr. Juracy, em Brumado. A ação foi realizada por uma guarnição da CETO do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), após a Polícia Militar ser acionada via CICOM para atender a ocorrência. No local, a mãe da vítima relatou aos policiais que a filha havia sofrido violência sexual praticada pelo tio. Segundo o depoimento, o suspeito abaixou as roupas da criança e tentou a penetração. Devido às fortes dores na região genital, a menina foi levada às pressas para o hospital por familiares. De posse do endereço do suspeito, os policiais deslocaram imediatamente até a residência informada. Ao avistar a viatura, o homem tentou fugir, mas foi alcançado. Durante a abordagem, o indivíduo ofereceu resistência à prisão, sendo necessário o uso proporcional da força e de algemas para contê-lo. Após a captura, a PM acompanhou a mãe da vítima até a unidade hospitalar. Os exames médicos preliminares realizados na criança confirmaram a presença de secreção similar a sêmen em sua genitália. O autor também passou por exames de corpo de delito, que não apontaram lesões aparentes. Diante das evidências e dos relatos, o homem foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial, onde foi autuado em flagrante. Ele permanece à disposição da Justiça.

Estudantes utilizam ora-pro-nóbis para produzir barra de cereal em Riacho de Santana

Estudantes utilizam ora-pro-nóbis para produzir barra de cereal em Riacho de Santana
Foto: Siderleia Rocha

O interesse pelas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) vem crescendo em todo o mundo. Muito disso gira em torno de discussões sobre alimentação saudável, biodiversidade e gastronomia contemporânea. Rica em proteína e ferro, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é um exemplo que tem chamado a atenção de profissionais da saúde e da gastronomia. O potencial dessas “plantinhas” estimulou a professora Siderleia Rocha e os estudantes Samuel Oliveira, Rian Lima, Saullo Oliveira e Jefferson Oliveira, do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, localizado no município de Riacho de Santana, a criarem uma barra de cereal à base de ora-pro-nóbis. “A ideia de desenvolver uma barrinha de proteína surgiu a partir do interesse em utilizar PANCs na alimentação cotidiana, valorizando alimentos nutritivos e pouco explorados. A ora-pro-nóbis foi escolhida por ser rica em proteínas, fibras e vitaminas, além de ser acessível e fácil de cultivo”, explica Siderleia. Empolgados com o resultado do projeto, os jovens cientistas, que já pensam em patentear a ideia e empreender, destacam os diferenciais do produto. “Ao contrário de muitas opções industrializadas, nossa barrinha é um produto artesanal, livre de aditivos químicos e processos ultraprocessados. Além disso, utilizamos ingredientes como mel e castanhas para garantir uma formulação estável e funcional, unindo saúde e praticidade”, dizem. Destaque no Encontro Estudantil da Secretaria da Educação, a iniciativa já tem as próximas etapas mapeadas. “Vamos focar na realização de uma análise sensorial para medir a aceitação do público, além de estudos detalhados sobre a estabilidade e o tempo de prateleira da barrinha. Pretendemos ampliar a divulgação da ora-pro-nóbis como alimento funcional, incentivando o consumo consciente dessa PANC através de receitas práticas e nutritivas”, afirma a professora orientadora.

Servidor é preso por suspeita de estupro contra detentas em Bom Jesus da Lapa

Servidor é preso por suspeita de estupro contra detentas em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/PC

Um homem, de 48 anos, contratado pelo município para prestar serviços na unidade, foi preso no domingo (26), no bairro São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa, por suspeita de envolvimento nos crimes de estupro e corrupção passiva contra duas detentas da unidade de custódia do município. A prisão ocorreu após investigações iniciadas a partir de denúncias, oitivas das vítimas e exames periciais, que reuniram indícios de autoria e materialidade. De acordo com a apuração, os abusos teriam ocorrido ao longo dos últimos três meses, período em que as vítimas estavam custodiadas na unidade. As diligências apontam que o investigado, que atuava como agente na unidade, teria se aproveitado da função para constranger as detentas a manter relações sexuais. As investigações foram aprofundadas após uma das vítimas relatar o caso ao apresentar mal-estar, o que motivou a comunicação às autoridades. O mandado de prisão temporária e o mandado de busca e apreensão foram expedidos pelo Poder Judiciário e cumpridos por equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI) e da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Bom Jesus da Lapa). Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidos aparelhos celulares e dois facões. O investigado foi cientificado de seus direitos constitucionais e conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e eventual identificação de outras vítimas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.