Início Arquivo Abril de 2026

Abril de 2026

Encontramos 347 Notícias

Câmara de Livramento de Nossa Senhora aprova empréstimo de R$ 100 milhões para obras de infraestrutura

Câmara de Livramento de Nossa Senhora aprova empréstimo de R$ 100 milhões para obras de infraestrutura
Foto: Artur Moura/Blog Sudoeste

A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora confirmou, na manhã desta segunda-feira (27), a aprovação em segunda e última votação do projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar uma operação de crédito de até R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O resultado repetiu o placar da primeira votação, com 11 votos favoráveis e 2 contrários. A sessão extraordinária foi realizada exclusivamente para a segunda discussão e votação da matéria, em regime de urgência, conforme edital publicado pela Casa Legislativa no último dia 22 de abril. Com a conclusão da tramitação no Legislativo, o texto segue agora para sanção da prefeita Joanina Batista Silva Morais Sampaio. De acordo com o projeto, os recursos serão destinados a investimentos em pavimentação, calçamento, recapeamento, drenagem, saneamento básico, além da construção, ampliação e reforma de equipamentos públicos. Também estão previstas ações de modernização da infraestrutura urbana, rural e administrativa do município. Durante a sessão, vereadores favoráveis destacaram que a operação de crédito poderá acelerar a execução de obras estruturantes tanto na sede quanto nas comunidades da zona rural. Entre os principais pontos defendidos estiveram a ampliação do asfaltamento, melhorias na mobilidade urbana, infraestrutura comunitária e reforço nos serviços públicos. Os votos contrários foram registrados pelos vereadores João Batista Pereira dos Santos, o João de Ogum, e Ronilton Carneiro Alves, conhecido como Batata, ambos filiados à Rede. Eles mantiveram o posicionamento adotado na primeira votação, argumentando que o financiamento pode gerar impactos negativos nas finanças do município. Ao final da sessão, o presidente da Câmara anunciou o resultado da votação nominal simbólica e confirmou a aprovação por 11 votos a 2. Com isso, o projeto está apto para ser sancionado pelo Executivo municipal.

Homem é conduzido à delegacia por desacatar PMs na BA-262 em Vitória da Conquista

Homem é conduzido à delegacia por desacatar PMs na BA-262 em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

Um homem foi conduzido à delegacia por desacato na tarde de sábado (25) por volta das 15h50, durante uma fiscalização realizada por policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação foi registrada pela equipe do Posto do Pradoso, na BA-262. Segundo a corporação, durante a operação, um veículo passou pela guarnição e um dos ocupantes apontou um celular em direção aos policiais, filmando a equipe e proferindo impropérios contra os militares. Diante da situação, foi realizada a abordagem do veículo. Ainda conforme a polícia, o indivíduo apresentou o aparelho celular de forma voluntária, sendo constatadas as imagens gravadas. Após a verificação, foi dada voz de prisão ao condutor, que foi encaminhado à Delegacia de Vitória da Conquista para a adoção das medidas legais cabíveis.

ANEEL anuncia bandeira amarela e conta de luz ficará mais cara em maio

ANEEL anuncia bandeira amarela e conta de luz ficará mais cara em maio
Foto: Sudoeste Total

Os consumidores brasileiros terão cobrança extra na conta de energia elétrica no mês de maio após a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmar, na sexta-feira (24) acionamento da bandeira tarifária amarela. Com a mudança, será aplicado um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão foi tomada em razão da redução no volume de chuvas durante a transição do período chuvoso para o período seco, cenário que compromete a geração de energia pelas usinas hidrelétricas. Segundo a ANEEL, com a menor produção hidrelétrica, torna-se necessário o uso de usinas termelétricas, que possuem custo de operação mais alto e acabam elevando o valor da tarifa para os consumidores. Entre janeiro e abril deste ano, a bandeira tarifária permaneceu verde, o que indicava condições favoráveis de geração de energia e ausência de cobrança adicional nas contas. Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite informar à população os custos variáveis da produção de energia elétrica no país, funcionando como um mecanismo de transparência e acompanhamento mensal das condições de geração.

Motociclista fica ferido após colisão com carro na BR-122 em Urandi

Motociclista fica ferido após colisão com carro na BR-122 em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um motociclista de 23 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na madrugada desta segunda-feira (27) na BR-122, nas proximidades do povoado de Entupição, em Urandi, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por volta de 00h16 para averiguar a ocorrência, que envolvia uma colisão entre uma motocicleta e um automóvel. No local, os policiais constataram que o condutor da motocicleta apresentava fratura exposta na perna esquerda e em um dos dedos da mão. Ele recebeu os primeiros atendimentos ainda na rodovia e, em seguida, foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi. O motorista do automóvel, um homem de 30 anos, não sofreu ferimentos. Segundo relato apurado no local, o motociclista realizava uma ultrapassagem quando acabou colidindo com o carro, que seguia no sentido contrário da via. Durante a ocorrência, ainda houve um princípio de incêndio na motocicleta, que foi controlado pela guarnição com o uso de extintor. A equipe policial realizou a sinalização da pista, controle do tráfego, coleta de informações e a confecção do Registro de Acidente de Trânsito (RAT). Após os procedimentos, os veículos foram liberados aos responsáveis legais.

Homem com mandado de prisão em aberto é detido na rodoviária de Bom Jesus da Lapa

Homem com mandado de prisão em aberto é detido na rodoviária de Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

Um homem de 53 anos com mandado de prisão em aberto foi detido na tarde deste domingo (26) por volta das 16h30, na rodoviária de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A ação foi realizada por policiais militares da RONDESP Meio Oeste após o compartilhamento de informações com a Polícia Federal, que apontavam que um indivíduo foragido estaria embarcando em um transporte interestadual com destino a Salvador. De posse das informações, a guarnição realizou a abordagem no terminal rodoviário e, após consulta na base nacional de dados, foi confirmada a existência do mandado de prisão em aberto contra o suspeito. Diante da situação, o homem foi conduzido à Delegacia de Bom Jesus da Lapa, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis pela autoridade policial competente.

Homem é preso pela terceira vez por furto de veículos em Vitória da Conquista

Homem é preso pela terceira vez por furto de veículos em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução

Um homem foi preso pela terceira vez por envolvimento em furtos de veículos em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada na madrugada deste sábado, 25, por volta de 1h, durante patrulhamento tático de guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Segundo a Polícia Militar, os policiais realizavam rondas pela Avenida Vivaldo Mendes quando identificaram um veículo GM Corsa Wind com restrição de furto e roubo. Durante a abordagem e após análise de imagens de videomonitoramento, foi constatado que o condutor era o autor do furto do automóvel, ocorrido no último dia 18 de abril. Ainda conforme a corporação, o suspeito também é apontado por envolvimento em outras ocorrências semelhantes. O homem foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), juntamente com o veículo recuperado, para a adoção das medidas cabíveis.

Jovem de 18 anos fica ferido após acidente na BR-030 em Caetité

Jovem de 18 anos fica ferido após acidente na BR-030 em Caetité
Foto: Redes sociais

Policiais militares da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) atenderam, na madrugada deste domingo (26) uma ocorrência de sinistro de trânsito com vítima na BR-030, no município de Caetité. No local, foi constatado o envolvimento de um automóvel Hyundai HB20 branco, que saiu da pista e apresentou princípio de incêndio após o acidente. Antes da chegada da guarnição, populares conseguiram controlar as chamas ao desligarem o sistema elétrico do veículo, evitando que o fogo se espalhasse. O condutor, um jovem de 18 anos, foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité, onde passou por avaliação médica. A Polícia Militar permaneceu no local realizando a segurança da área e a custódia do veículo até a chegada do guincho responsável pela remoção.

Polícia Militar apreende duas armas de fogo e conduz suspeitos em Caculé

Polícia Militar apreende duas armas de fogo e conduz suspeitos em Caculé
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Na tarde deste domingo (26) policiais militares da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam duas armas de fogo e conduziram dois homens no município de Caculé. Segundo a corporação, a ação aconteceu após a guarnição identificar dois indivíduos em um veículo em atitude suspeita no bairro São Geraldo. Diante da situação, foi realizada a abordagem para averiguação. Durante a busca no interior do automóvel, os policiais localizaram duas espingardas calibre 28, além de munições do mesmo calibre. Os ocupantes do veículo e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O veículo utilizado pelos abordados também foi removido para o pátio.

Ação conjunta entre PM e Polícia Civil apreende drogas e conduz suspeito em Seabra

Ação conjunta entre PM e Polícia Civil apreende drogas e conduz suspeito em Seabra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Na tarde de sábado (25) guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 29ª CIPM, em ação conjunta com equipes da Polícia Civil, realizaram a apreensão de entorpecentes e a condução de um indivíduo no município de Seabra, na Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Militar da Bahia, durante patrulhamento tático, os policiais visualizaram uma motocicleta cujo condutor, ao notar a presença da guarnição, apresentou comportamento suspeito, demonstrando nervosismo, mudando bruscamente de direção e tentando fugir. Foi iniciado o acompanhamento, momento em que o suspeito entrou em um imóvel. Diante da situação, as equipes realizaram a abordagem no interior da residência. Durante as buscas no local, os policiais encontraram substâncias análogas à cocaína, além de uma balança de precisão, dinheiro em espécie, cheques, cartões bancários e um aparelho celular. O indivíduo e todo o material apreendido foram encaminhados para a unidade da Polícia Civil de Seabra, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Homem é conduzido à delegacia por crime ambiental na BA-263 em Vitória da Conquista

Homem é conduzido à delegacia por crime ambiental na BA-263 em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Um homem foi conduzido à delegacia por crime ambiental na tarde deste domingo (26) por volta das 12h30, durante uma abordagem realizada por policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), na BA-263, em Vitória da Conquista. A ação foi realizada pela equipe da Operação Sentinela. Segundo a corporação, durante a fiscalização de uma motocicleta, os policiais perceberam que o condutor transportava de forma irregular dois pássaros da espécie nativa ameaçada de extinção Saltator similis, popularmente conhecida como trinca-ferro. As aves estavam em uma gaiola e eram levadas sem a devida autorização, configurando crime ambiental. Diante da situação, o condutor foi encaminhado à Delegacia de Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Rondesp Sudoeste e Vara do Júri realizam encontro institucional em Vitória da Conquista

Rondesp Sudoeste e Vara do Júri realizam encontro institucional em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMBA

A Polícia Militar da Bahia realizou, na manhã de sexta-feira (24) um encontro institucional entre policiais da Rondesp Sudoeste e representantes da Vara do Júri de Vitória da Conquista, sob a responsabilidade da juíza Janine Matos Ferraz. A iniciativa teve como objetivo fortalecer os laços institucionais entre as duas instituições, promovendo diálogo e alinhamento de ações voltadas à atuação conjunta e à melhoria dos serviços prestados à sociedade. Durante a visita, a magistrada titular da Vara do Júri, acompanhada de sua equipe, conheceu as instalações, a estrutura organizacional e o funcionamento operacional da Rondesp Sudoeste, ampliando a compreensão sobre as atividades desenvolvidas pela tropa. Da mesma forma, os policiais militares presentes na reunião também puderam conhecer de maneira mais detalhada o funcionamento da Vara do Júri, considerada um importante órgão do Poder Judiciário.

Casa é incendiada e morador encontra imóvel destruído em Pindaí

Casa é incendiada e morador encontra imóvel destruído em Pindaí
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 46 anos encontrou a própria residência em chamas neste domingo (26) no município de Pindaí, em uma ocorrência tratada como crime de incêndio. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada após solicitação da vítima, que relatou ter saído de casa no dia anterior e, ao retornar pela manhã, encontrou o imóvel incendiado e com sinais de reviramento interno. No local, os policiais constataram a presença de uma garrafa PET com resquícios de gasolina, que pode ter sido utilizada na ação criminosa.

Casa é incendiada e morador encontra imóvel destruído em Pindaí
Foto: Divulgação/17º BPM

Entre os bens destruídos pelo fogo estavam uma televisão de 32 polegadas, sofás, guarda-roupas, ferramentas elétricas e um tambor contendo aproximadamente 200 quilos de feijão. A vítima informou que não possui suspeitos sobre a autoria do crime. A guarnição realizou a coleta de informações no local e orientou o morador a registrar a ocorrência na Delegacia para a adoção das medidas cabíveis. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Homem morre após afogamento em barragem na zona rural de Urandi

Homem morre após afogamento em barragem na zona rural de Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 33 anos morreu após um afogamento registrado na barragem Cova de Mandioca, na zona rural de Urandi. O corpo da vítima foi localizado na tarde de sábado (25) por volta das 17h. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o acidente aconteceu por volta das 23h do dia anterior, quando três homens, de 33, 33 e 32 anos, saíram em uma canoa para recolher redes de pesca. Durante a travessia, a embarcação virou. Apenas um dos ocupantes utilizava colete salva-vidas e conseguiu nadar até a margem para pedir ajuda. Os outros dois permaneceram na água. Quando retornou com apoio, apenas um dos homens foi encontrado com vida. Ele informou que o outro companheiro não resistiu, submergiu e desapareceu. A guarnição da Polícia Militar prestou apoio ao Corpo de Bombeiros durante as buscas, que seguiram até a localização do corpo da vítima, encontrado a aproximadamente três metros de profundidade. Após o resgate, o corpo foi removido por uma funerária com autorização da Polícia Civil, sendo dispensada a presença do Departamento de Polícia Técnica (DPT) no local.

Guarda Municipal apreende arma artesanal e munições em Vitória da Conquista

Guarda Municipal apreende arma artesanal e munições em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

As ações preventivas e ostensivas das forças de segurança seguem de forma contínua no Centro POP Adulto, localizado na Rua Augusto Seixas, no Bairro Recreio, em Vitória da Conquista, com o objetivo de garantir a ordem pública na região. A intensificação do policiamento foi determinada pela prefeita Sheila Lemos, durante reunião realizada na última quinta-feira, 23 de abril, na Prefeitura Municipal, com representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, além das polícias Militar e Civil e secretários municipais. Neste sábado (25) a Guarda Municipal realizou patrulhamento preventivo e ostensivo no Centro POP. Durante a ação, alguns usuários foram abordados em frente à unidade, entre eles um homem. Após busca pessoal, os agentes encontraram com o suspeito uma arma de fogo artesanal, além de diversas munições e materiais utilizados para o armamento, como um pote com 90 espoletas, 159 unidades de balotes de chumbo, dois potes de pólvora e três facas de mesa. Segundo a ocorrência, não foram encontradas drogas nem outros tipos de armas. Diante da situação, o homem e todo o material apreendido foram encaminhados ao Disep para a adoção das medidas cabíveis.

Homem é conduzido à delegacia suspeito de ameaçar ex-companheira em Palmas de Monte Alto

Homem é conduzido à delegacia suspeito de ameaçar ex-companheira em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 41 anos foi conduzido à delegacia no dia 25 de abril, após ameaçar a ex-companheira no povoado da Jurema, zona rural de Palmas de Monte Alto. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada por volta das 15h30 para averiguar uma situação de violência doméstica enquadrada na Lei Maria da Penha. No local, os policiais constataram que o suspeito ameaçava a ex-companheira, uma mulher de 44 anos, com uma estaca de madeira, afirmando que a mataria juntamente com os filhos do casal por não aceitar o fim do relacionamento. Durante a intervenção policial, a irmã da vítima, uma mulher de 46 anos, tentou prestar socorro e acabou sendo agredida pelo autor com uma mordida no braço. Diante da situação, o homem, as vítimas e o objeto utilizado na ameaça, um pedaço de madeira, foram encaminhados à delegacia para a adoção das medidas legais cabíveis.

Colisão entre dois carros é registrada na Avenida Tiradentes, em Guanambi

Colisão entre dois carros é registrada na Avenida Tiradentes, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente de trânsito sem vítimas foi registrado na manhã de sábado (25) na Avenida Tiradentes, no bairro Vila Nova, em Guanambi. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição foi acionada por volta das 9h30 para averiguar a ocorrência no local. Ao chegarem, os policiais constataram que um veículo Chevrolet Cobalt, conduzido por um homem, colidiu em marcha ré com a lateral direita de um Fiat Siena, que era conduzido por outro motorista. Apesar do impacto, não houve registro de feridos. Uma equipe de trânsito foi acionada para a adoção das medidas cabíveis. Ainda segundo a ocorrência, os envolvidos entraram em acordo no próprio local do acidente.

Operação Paredão recupera veículos e apreende drogas em Seabra

Operação Paredão recupera veículos e apreende drogas em Seabra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Guarnições da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram, na noite de sexta-feira (24) a recuperação de um veículo com restrição de furto e roubo, além da apreensão de motocicletas com sinais de adulteração e de uma porção de substância análoga à maconha no município de Seabra. A ação ocorreu durante a Operação Paredão, realizada na zona urbana da cidade. Segundo a Polícia Militar, os agentes iniciaram acompanhamento tático a uma motocicleta após o condutor desobedecer à ordem de parada. Durante a ocorrência, houve disparos contra a guarnição, sendo necessário o revide à injusta agressão.

Operação Paredão recupera veículos e apreende drogas em Seabra
Divulgação/29ª CIPM

Os suspeitos fugiram em direção a uma área de mata, mas um deles foi alcançado e capturado pelos policiais. Ao final da ação, foram apreendidas três motocicletas, sendo uma com restrição de furto e roubo e outra com sinais de adulteração. Também foram encontrados uma pequena quantidade de substância análoga à maconha, um aparelho celular, dinheiro em espécie e outros objetos. O suspeito detido e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Seabra, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Vigilância Sanitária apreende 1,8 tonelada de alimentos vencidos em supermercado de Vitória da Conquista

Vigilância Sanitária apreende 1,8 tonelada de alimentos vencidos em supermercado de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

A Coordenação Municipal da Vigilância Sanitária apreendeu aproximadamente 1.800 quilos de produtos alimentícios impróprios para o consumo em um supermercado de Vitória da Conquista. Os itens, que estavam com o prazo de validade vencido, permaneciam expostos nas prateleiras e também armazenados em uma área de estoque para comercialização. A maior parte dos produtos apreendidos era composta por alimentos de consumo básico e rápido, como biscoitos, bolachas, pães, cereais, feijão e arroz. Segundo a Vigilância Sanitária, muitos desses produtos apresentavam datas de validade expiradas desde o ano de 2024, o que representa uma grave falha no controle de estoque e na segurança alimentar do estabelecimento. O coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, destacou a gravidade da situação e explicou que os alimentos serão encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal para descarte imediato. “Produtos estes que não podem estar no estabelecimento uma vez vencidos e têm que ser descartados de imediato”, declarou. Apesar da irregularidade, o supermercado continua funcionando normalmente, porém a área de armazenamento onde os produtos vencidos foram encontrados passou por interdição parcial.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio está estimado em R$ 115 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio está estimado em R$ 115 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3000 da Mega-Sena, realizado no sábado (25) e o prêmio principal acumulou mais uma vez. Os números sorteados foram 22, 23, 36, 40, 52 e 60. Com isso, a estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será sorteado na terça-feira (28) é de R$ 115 milhões. Na quina, com cinco acertos, 65 apostas foram premiadas, e cada uma vai receber R$ 64.627,76. Já na quadra, com quatro acertos, 5.255 apostas ganharam R$ 1.317,67 cada. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h do dia do sorteio, em casas lotéricas de todo o país e também pelos canais digitais da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por estupro em Caetité

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por estupro em Caetité
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil cumpriu, na manhã de sexta-feira (24) um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro na cidade de Caetité. A ação foi realizada contra um homem de 42 anos, localizado na região central do município. Equipes da Delegacia Territorial de Caetité, com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Semiárido), realizaram diligências para localizar o investigado, em cumprimento à ordem judicial expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Após ser encontrado, o suspeito foi conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis e feita a comunicação ao Poder Judiciário. O homem permanece custodiado e à disposição da Justiça.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.