Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2026 - 11:00
Sete policiais militares denunciados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) pelo homicídio de Geovane Mascarenhas de Santana serão submetidos a júri popular na próxima segunda-feira (27) a partir das 8h, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Serão julgados os policiais militares Cláudio Bonfim Borges, Jesimiel da Silva Resende, Daniel Pereira de Sousa Santos, Alan Morais Galiza dos Santos, Alex Santos Caetano, Roberto dos Santos Oliveira e Jailson Gomes Oliveira. Eles respondem por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe e com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Também serão julgados por roubo qualificado pelas circunstâncias e, com exceção de Jailson Gomes Oliveira, por ocultação de cadáver. De acordo com a denúncia apresentada pelo MPBA, o crime aconteceu no dia 2 de agosto de 2014. Na ocasião, Geovane Mascarenhas de Santana pilotava uma motocicleta quando foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar. Segundo a acusação, os policiais conduziram a vítima na viatura, juntamente com a motocicleta, até a Rua Luiz Maria, de onde seguiram para o local onde Geovane foi assassinado. Ainda conforme a denúncia, após o homicídio, os policiais teriam ateado fogo no corpo para ocultar o cadáver e abandonado os restos mortais no Parque São Bartolomeu. A motocicleta e o aparelho celular da vítima também teriam sido levados. Na denúncia, o Ministério Público afirma que os policiais militares “sequestraram e mataram quem por eles foi eleito para morrer”, destacando que a vítima foi surpreendida, presa sem justificativa legal e mantida sob a guarda dos agentes, sem qualquer possibilidade de defesa, até ser morta.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2026 - 00:00
A Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Delegacia Territorial (DT/Jequié) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) do município, unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), prendeu em flagrante um homem, de 45 anos, pela prática de furto, na quinta-feira (23), em Jequié. Conforme o registro da ocorrência, na última terça-feira (22), funcionários da sede da subseção de uma entidade de classe de Jequié constataram a ausência de um notebook e outros equipamentos de informática disponibilizados para uso comum no local. O fato foi comunicado à polícia, dando início às investigações, que levaram à identificação de um anúncio dos equipamentos, possibilitando a localização do suspeito. De acordo com as investigações, o homem se aproveitou do acesso ao local para furtar os materiais. Ele foi capturado ainda em posse dos objetos subtraídos e confessou o crime. O investigado utilizou redes sociais para tentar comercializar os equipamentos. Os objetos recuperados - um notebook, um scanner, um carregador e um mouse - foram restituídos à administração local. Após a prisão em flagrante, a custódia foi convertida em prisão preventiva, e o suspeito permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 23:00
Policiais militares da Rondesp Meio Oeste prenderam, na noite de sexta-feira (24) por volta das 21h20, um homem de 28 anos suspeito de tráfico de drogas no bairro São José, no município de Riacho de Santana, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, a ação aconteceu durante patrulhamento tático na localidade, quando a guarnição recebeu denúncias sobre a comercialização de entorpecentes na região. Foram realizadas rondas com o objetivo de localizar o veículo suspeito. Ao ser encontrado, o condutor tentou fugir, mas foi alcançado e abordado pelos policiais. Durante a revista, foram apreendidos 49 gramas de substância análoga à cocaína, além de um veículo de cor branca, documentos pessoais e outros materiais relacionados à ocorrência. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, juntamente com todo o material apreendido, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis pela autoridade policial competente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 22:00
Um homem foi preso na manhã de sexta-feira (24) acusado de ameaçar a ex-companheira e provocar uma situação de pânico em uma unidade de saúde no município de Brumado, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi atendida por uma guarnição de rádio patrulha do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por volta das 10h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Liziane dos Santos Alves, localizada ao lado do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo a Polícia Militar, a vítima estava escondida no interior da unidade de saúde para fugir das ameaças do ex-companheiro, enquanto o suspeito a procurava nos arredores, causando preocupação entre funcionários e pacientes. Quando os policiais chegaram ao local, o homem já havia fugido. Policiais civis, que também prestaram apoio inicial à ocorrência, realizaram o acolhimento da vítima e das testemunhas, conduzindo todos até a Delegacia Territorial para o registro formal do caso. Com as características do suspeito repassadas, a guarnição da PM iniciou buscas intensivas na região. Pouco tempo depois, o homem foi localizado e abordado no bairro Esconso. Após a identificação, ele foi detido e encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi apresentado à autoridade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 21:00
Uma motocicleta com sinais de adulteração foi apreendida na noite de sexta-feira, 24 de abril, em Barra da Estiva, no sudoeste da Bahia, após o condutor avançar o sinal vermelho de um semáforo no centro da cidade. A ação foi realizada por uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante ronda ostensiva por volta das 19h. Segundo a Polícia Militar, os policiais patrulhavam as vias públicas quando flagraram o motociclista desrespeitando a sinalização de trânsito e avançando o sinal vermelho. Diante da infração e da condução considerada perigosa, foi feita a interceptação e a abordagem do condutor. Durante a fiscalização e a vistoria minuciosa no veículo, os militares identificaram irregularidades nos sinais identificadores da motocicleta. De acordo com a PM, o número do motor apresentava sinais de adulteração e não coincidia com os dados registrados na placa e no chassi. Ainda conforme a ocorrência, o condutor não portava documentos de identificação no momento da abordagem. A motocicleta foi removida e encaminhada à Delegacia Territorial de Barra da Estiva, onde passará por perícia técnica para identificação da procedência real das peças e do chassi.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 20:00
Um homem de 23 anos foi preso na madrugada de sábado (25) após ser flagrado com uma arma de fogo nas proximidades da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 3h40 e mobilizou uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM). De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) após uma denúncia informar que um indivíduo estaria portando uma arma de fogo na região da universidade. Ao chegarem ao local, os policiais localizaram um suspeito com as características repassadas. Durante a abordagem e busca pessoal, foi encontrado um revólver escondido dentro de uma pochete. Segundo a PM, a arma apreendida era um revólver Taurus, calibre 32. Diante do flagrante, os policiais deram voz de prisão ao suspeito. O homem e a arma apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 19:00
Um homem de 72 anos, foragido da Justiça de São Paulo por um crime de homicídio cometido em 2008, foi preso na manhã de sábado (25), no bairro Esconso, em Brumado, no sudoeste da Bahia. A prisão foi realizada durante uma operação do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por volta das 11h15, após o sistema de reconhecimento facial identificar o suspeito na região. Segundo a Polícia Militar, a guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) e pelo coordenador de área, após um alerta tecnológico indicar a presença do homem. Com o apoio da Seção de Inteligência, os policiais realizaram o cruzamento de dados e o mapeamento de rotas, conseguindo localizar o endereço onde o suspeito estava escondido. No local, os militares fizeram a abordagem e confirmaram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). De acordo com os registros criminais, o crime aconteceu em 2008, na capital paulista. A vítima, Maria Luciene Nunes, comerciante de 52 anos, foi encontrada morta a facadas dentro da própria residência, na zona sul de São Paulo. O corpo foi localizado na sala do imóvel. Ainda conforme os registros, ela mantinha um relacionamento afetivo com o acusado havia cerca de dois anos antes do crime. O homem não ofereceu resistência no momento da abordagem, foi informado sobre seus direitos e encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado. Ele permanece à disposição da Justiça e deverá ser transferido para o sistema prisional, onde responderá pelo crime de homicídio qualificado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 18:00
Servidores da Polícia Civil da Bahia participaram, na quarta-feira, 23 de abril, de uma oficina de orientação promovida pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), em Vitória da Conquista, com foco na utilização de ferramentas tecnológicas aplicadas à atividade de investigação e inteligência policial. A capacitação foi realizada na sede da Dirpin Sudoeste e reuniu 23 policiais civis das cinco Coordenadorias Regionais vinculadas à diretoria na região: 9ª, 10ª, 20ª, 21ª e 22ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpin), sediadas em Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga e Guanambi. O curso foi ministrado pelo investigador de Polícia Civil Victor Lima, que destacou a importância da tecnologia no fortalecimento das investigações e na produção de inquéritos mais consistentes. “O ideal é ampliar cada vez mais esse conhecimento, para que os resultados impactem a sociedade, especialmente na redução da criminalidade”, afirmou. O diretor da Dirpin Sudoeste, delegado Roberto Júnior, também ressaltou a relevância da capacitação para o desempenho das equipes policiais. Segundo ele, a iniciativa contribui diretamente para o aprimoramento técnico e operacional dos servidores que atuam na região, fortalecendo o trabalho de investigação e inteligência desenvolvido pela Polícia Civil no interior do estado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 17:00
Uma ocorrência de tentativa de homicídio seguida de suicídio foi registrada na tarde de sexta-feira, 24, por volta das 18h57, na Rua Aroeira, no bairro Joaquim Fernandes, zona urbana de Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ao chegar ao local, os policiais constataram, por meio de uma abertura no portão da residência, que o autor, um homem de 29 anos, já se encontrava enforcado, pendurado no telhado da varanda. Testemunhas relataram que ouviram o pedido de socorro de uma mulher vindo do interior da residência e conseguiram abrir parte do portão utilizando uma barra de ferro. No local, encontraram a vítima, uma mulher de 27 anos, com ferimento de faca no pescoço, além dos dois filhos do casal. Ainda segundo os relatos, o homem já havia tirado a própria vida no momento em que os vizinhos conseguiram acessar o imóvel. A mulher foi socorrida por familiares e encaminhada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde recebeu atendimento médico. O pai dela acompanhava a vítima na unidade de saúde. A Polícia Militar informou que não havia parentes das vítimas no imóvel no momento da chegada da guarnição. A equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o delegado de plantão também estiveram no local para a realização da perícia e adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 16:00
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde desta sexta-feira (24), uma apreensão de medicamentos de uso controlado e substância entorpecente no km 429 da BR-116, em Feira de Santana. A abordagem ocorreu por volta das 14h50, no âmbito da Operação Conatus, quando equipes da PRF interceptaram um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre São Paulo (SP) e Canindé (CE). Após verificação inicial com o apoio de cães farejadores, que não indicaram irregularidades no compartimento de bagagens, os policiais avançaram para a fiscalização no interior do veículo. Durante a inspeção, foram encontrados aproximadamente 15 gramas de substância análoga à maconha, além de um kit com itens comumente utilizados para consumo. Na mesma abordagem, os policiais localizaram uma encomenda contendo 50 caixas de tirzepatida (15 mg/0,5 ml), totalizando 200 ampolas do medicamento. Os produtos estavam desacompanhados de prescrição médica, sem documentação fiscal e apresentavam rotulagem em língua estrangeira. Também foi constatado que o transporte ocorreu sem seguir as exigências sanitárias, especialmente no que se refere ao controle de temperatura, o que pode comprometer a eficácia e a segurança do medicamento. Há indícios de que os medicamentos sejam de origem estrangeira e tenham ingressado no país de forma irregular, podendo configurar, em tese, crime de falsificação ou comercialização de produto destinado a fins terapêuticos, além de contrabando. Já a droga apreendida caracteriza porte para consumo pessoal. Diante dos fatos, o material apreendido e o envolvido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana para adoção das medidas cabíveis. A ocorrência foi registrada com base no artigo 273 do Código Penal e no artigo 28 da Lei de Drogas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 15:00
Um homem morreu e uma mulher está em coma após ambos ingerirem substâncias tóxicas no bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. As informações são do Blog Sudoeste. O caso, registrado na quarta-feira (22) e está sendo investigado pela Polícia Civil como uma possível situação de violência doméstica. Segundo informações do delegado Antônio Cláudio Oliveira, titular da Delegacia Territorial do município, o casal já possuía um histórico de desentendimentos e brigas. A mulher foi a primeira a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), após ingerir medicamentos controlados. Ela segue internada em estado grave, em coma, e aguarda regulação para transferência a uma unidade hospitalar de maior complexidade. De acordo com relatos de testemunhas, a mulher teria sido forçada a ingerir as substâncias. Após visitar a companheira na unidade de saúde e encontrá-la em coma, o homem retornou para a residência e ingeriu gasolina e produtos de limpeza. Ele não resistiu e morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Brumado, onde passou por exame de necropsia. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a dinâmica dos fatos e esclarecer as circunstâncias da ocorrência. A Polícia Técnica também foi acionada, enquanto a equipe médica da UPA deverá fornecer informações mais detalhadas sobre o estado de saúde da mulher.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 14:00
A Polícia Civil da Bahia apreendeu, nesta sexta-feira (24) uma retroescavadeira e um gerador de energia avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma fazenda na zona rural de Ribeirão do Largo, no sudoeste baiano. A ação ocorreu no âmbito da Operação Prometeu e teve como alvo uma área vinculada à atividade de mineração que está sob investigação. De acordo com a Polícia Civil, os dois equipamentos apreendidos possuíam restrição de furto. A medida judicial foi autorizada em investigação que apura os crimes de furto qualificado e receptação de maquinário pesado, além de possíveis ilícitos ambientais relacionados à exploração mineral irregular. Durante a operação, três homens que atuavam como prepostos da empresa responsável pela exploração da área foram conduzidos à unidade policial. Eles foram ouvidos e seguem sendo investigados em liberdade. No local, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou perícia para verificar a ocorrência de possíveis crimes ambientais decorrentes da atividade de mineração. A pedreira também foi interditada para averiguação da regularidade do funcionamento junto aos órgãos competentes. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Itambé, com apoio da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga). Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para o completo esclarecimento dos fatos e responsabilização dos envolvidos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 13:00
Durante uma fiscalização com foco no combate ao crime, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu medicamentos de uso proibido e sem documentação na tarde da última quarta-feira (22) no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A abordagem aconteceu por volta das 14h10, no km 830 da BR-116, e foi realizada por equipes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF e policiais da unidade local, durante a fiscalização de um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre São Paulo (SP) e Garanhuns (PE). Ao verificar as encomendas transportadas no veículo, os policiais encontraram 36 seringas de retatrutida, substância que ainda está em fase de estudos clínicos e não possui autorização para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O medicamento apresenta potencial para o tratamento da obesidade por atuar em múltiplos hormônios ligados ao controle do apetite e do metabolismo, mas ainda não tem liberação para comercialização no país. Além disso, também foram localizados frascos de tirzepatida, substância comercializada sob o nome Mounjaro, sem qualquer documentação que comprovasse a origem ou autorização para o transporte. Diante das irregularidades, todo o material foi apreendido e encaminhado à Receita Federal em Vitória da Conquista, onde serão adotadas as medidas administrativas e legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 12:00
Uma mulher, de 57 anos, foi autuada em flagrante, na quinta-feira (23), ao utilizar um documento falso durante a tentativa de realizar serviços em um cartório localizado no Centro, em Santa Maria da Vitória. De acordo com a ocorrência, a suspeita apresentou documentos com inconsistências nos elementos de segurança. Após consulta à base de dados oficial, foram identificados indícios de inautenticidade do material apresentado. A unidade policial foi acionada e realizou diligências até o local. Após análise preliminar, equipes da Polícia Civil constataram que os dados biográficos e os elementos físicos do documento, não correspondiam aos padrões emitidos por órgãos oficiais. Também foi verificado que o número apresentado não possuía registro na base de dados do Estado da Bahia. A suspeita foi conduzida à unidade policial, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial (DT/Santa Maria da Vitória), com apoio da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 11:00
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu medicamentos transportados de forma irregular na tarde desta sexta-feira (24) durante uma fiscalização realizada no âmbito da Operação Conatus, no município de Poções, no sudoeste da Bahia. A abordagem aconteceu por volta das 13h10, no km 760 da BR-116, quando equipes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF fiscalizavam um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre São Paulo (SP) e Estrela de Alagoas (AL). Durante a verificação das encomendas transportadas no veículo, os policiais identificaram volumes contendo substâncias sem qualquer documentação fiscal ou sanitária. Entre os materiais apreendidos estavam seringas com compostos à base de peptídeos utilizados para fins estéticos, como regeneração da pele e estímulo à produção de colágeno, além de frascos de tirzepatida, substância comercializada sob o nome Mounjaro, amplamente utilizada no tratamento de diabetes e também associada ao emagrecimento. De acordo com as informações levantadas no local, o material seria enviado entre particulares e tinha como destino o estado de Alagoas. Diante das irregularidades, as substâncias foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal em Vitória da Conquista, onde serão adotadas as medidas administrativas e legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 10:00
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã desta sexta-feira (24) um mandado de busca e apreensão durante investigação que apura um esquema de furto qualificado com prejuízo superior a R$ 200 mil em uma empresa do setor agroindustrial, em Vitória da Conquista. A medida foi executada contra uma mulher de 35 anos, investigada por desvio de valores de uma empresa localizada no bairro Lagoa das Flores. Segundo as apurações, o crime teria ocorrido em 2025, período em que a suspeita ocupava uma função de chefia administrativa. As investigações apontam indícios de que o esquema envolvia a inserção de operações fraudulentas, como a contratação de fretes inverídicos em nome da empresa, além da possível emissão de notas fiscais irregulares. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista e cumprida por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais, em um imóvel localizado na Avenida Gilenilda Alves, no bairro Boa Vista. Durante o cumprimento do mandado, os policiais apreenderam um aparelho celular de uso pessoal da investigada. O equipamento será submetido à análise pericial e poderá contribuir para o avanço das investigações. A ação teve origem em um inquérito policial instaurado após denúncia formalizada com base em uma auditoria realizada por uma consultoria externa, que identificou inconsistências nas movimentações financeiras da empresa. As diligências seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização dos envolvidos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 23:00
A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na tarde da última quinta-feira, 23 de abril, um homem com mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio qualificado durante a fiscalização de um ônibus interestadual na BR-116, em Vitória da Conquista. A abordagem aconteceu por volta das 15h, no km 830 da rodovia, quando os policiais pararam um ônibus de turismo que fazia o trajeto entre São Paulo (SP) e Capim Grosso (BA). Durante a vistoria no interior do veículo, a equipe identificou que um dos passageiros era alvo de um mandado de prisão em aberto. Após consulta aos sistemas de segurança, foi confirmado que o suspeito era procurado pela Justiça de São Paulo. De acordo com a PRF, o mandado foi expedido pela Vara Única de Ibaté, vinculada ao Tribunal de Justiça de São Paulo, pelo crime de homicídio qualificado, com base no artigo 121, parágrafo 2º, incisos II, III e IV do Código Penal. O homem foi detido no local e levado para a Polícia Civil, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. A ocorrência foi registrada no mesmo ônibus onde, durante a mesma fiscalização, os policiais também encontraram drogas e uma arma de fogo com outro passageiro, o que reforçou a relevância das ações de combate ao crime nas rodovias federais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 22:00
O Ministério Público do Estado da Bahia acionou os municípios de Tremedal e Belo Campo e os respectivos prefeitos, José Carlos Vieira Bahia e Fidélis Pereira Reis, em razão de contratações irregulares de servidores públicos. Procedimentos instaurados pelo promotor de Justiça Vladimir Ferreira Campos identificaram um elevado número de contratações temporárias, em desacordo com a legislação, o que levou ao ajuizamento de ações na Justiça para realização de concurso público e por improbidade administrativa contra os gestores. Em Tremedal, o último concurso público ocorreu em 2016, restrito ao cargo de agente comunitário de saúde. Atualmente, o município possui 618 cargos, dos quais 435 são ocupados por servidores efetivos, além de 75 cargos comissionados e 108 contratos temporários em vigor sem respaldo legal, todos considerados irregulares. Já em Belo Campo, o último concurso foi realizado em 2005. O município conta com 934 cargos, sendo apenas 359 ocupados por efetivos, além de 124 cargos comissionados e 471 contratos temporários sem lei autorizativa, portanto com vínculos ilegais. Nas ações, o MPBA requereu, em caráter liminar, que a Justiça determine a realização de concurso para suprir integralmente as necessidades das administrações municipais, especialmente nas áreas de educação, saúde e administração. O objetivo é substituir os contratos considerados irregulares por servidores efetivos aprovados em certame, garantindo a regularidade no provimento dos cargos públicos. O promotor de Justiça também solicitou ao Judiciário que determine a exoneração dos servidores temporários contratados em desacordo com o que dispõe a legislação. Para assegurar a continuidade dos serviços essenciais, foi solicitado que esses profissionais permaneçam provisoriamente até a posse dos concursados. Nas ações de improbidade, o MPBA requer que os gestores sejam condenados nas sanções do artigo 12, inciso III, da Lei 8429, bem como a pagar indenização por danos morais coletivos, já que houve claro prejuízo para a população das cidades com a burla ao princípio constitucional do concurso público. De acordo com as apurações do MPBA, os municípios vêm promovendo contratações de pessoal sem concurso público, inclusive para cargos que deveriam ser ocupados por servidores efetivos. A Promotoria de Justiça realizou reuniões com os municípios para avaliar a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e expediu recomendações aos municípios para que rescindissem os contratos irregulares e promovessem concurso público, mas não houve avanços.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 21:00
O comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar de Brumado, tenente-coronel PM Pontes, recepcionou nesta quinta-feira (23) as aspirantes a oficial que passam a integrar a unidade. As novas integrantes chegam para reforçar o efetivo do 24º BPM e atuar na manutenção da ordem pública e na proteção da comunidade, contribuindo com o trabalho desenvolvido pela corporação na região. A recepção foi conduzida pelo comandante da unidade e marcou o início de uma nova etapa na trajetória profissional das oficiais, que agora passam a aplicar seus conhecimentos técnicos, disciplina e liderança no serviço policial militar. Segundo a corporação, a chegada das novas aspirantes representa o fortalecimento das ações de segurança pública e o compromisso contínuo com a prestação de um serviço de qualidade à população. Foram recepcionadas as aspirantes a oficial PM Luciana Maria e Juliana, que passam a integrar oficialmente a tropa do 24º Batalhão de Polícia Militar de Brumado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 20:00
A 79ª Companhia Independente de Polícia Militar realizou, na última quinta-feira (23) uma parada geral com todo o efetivo da unidade no auditório do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos, em Poções. O encontro teve como tema central a qualidade do serviço policial prestado à comunidade. Durante a reunião, foram repassadas orientações operacionais e administrativas, com reforço de diretrizes voltadas ao aprimoramento das ações policiais e ao fortalecimento do compromisso com a segurança pública. Na ocasião, também foi apresentado oficialmente o novo Aspirante PM Barros, que passa a integrar o efetivo da unidade. O momento também foi marcado pelo reconhecimento dos policiais homenageados do mês, em valorização ao desempenho e dedicação no cumprimento do dever. Ainda durante o evento, foi realizada a vacinação dos policiais militares com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, como parte da campanha de imunização contra a gripe 2026. A ação considerou que os policiais militares integram grupo especial por estarem diariamente nas ruas e em contato direto com a população. Em sua fala, a major PM Paula Fagundes, comandante da unidade, destacou a importância desses momentos de contato direto com a tropa e ressaltou que o alinhamento contínuo é fundamental para a coesão, disciplina e excelência no serviço policial, além de fortalecer o compromisso institucional com a sociedade.