Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 19:00
Durante a Operação Conatus, equipes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam drogas e uma arma de fogo na última quinta-feira, 23 de abril, durante a abordagem de um ônibus interestadual no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O veículo fazia a linha entre São Paulo (SP) e Capim Grosso (BA) quando foi fiscalizado pelos policiais com o apoio de um cão farejador, que indicou a presença de entorpecentes em uma bagagem localizada no compartimento de malas. Após a verificação, os agentes encontraram aproximadamente 90 gramas de uma substância análoga à skunk e 16 gramas de uma substância semelhante ao haxixe. O passageiro responsável pela bagagem foi identificado. Durante a continuidade da abordagem, a equipe também localizou, sob a poltrona ocupada pelo suspeito, um revólver calibre .22 acompanhado de 100 munições intactas. Diante da situação, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil da Bahia, em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Entre os procedimentos, estão a verificação da regularidade da condição de CAC do passageiro e a análise da legalidade do transporte da arma de fogo e das munições. A Operação Conatus tem como objetivo o enfrentamento qualificado ao tráfico de drogas e armas, com o reforço da fiscalização em rodovias estratégicas e nas principais rotas utilizadas pelo crime organizado em todo o território nacional.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 18:00
Um homem morreu após confronto com policiais militares na tarde de quinta-feira (23) por volta das 15h30, no município de Cândido Sales. A ação foi realizada por guarnições da 80ª CIPM, por meio do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), com apoio da Operação AEGIS, e resultou na apreensão de arma de fogo e grande quantidade de entorpecentes. Segundo a Polícia Militar, as equipes receberam informações sobre a presença de um indivíduo considerado de alta periculosidade e supostamente envolvido em um crime violento anterior, que estaria escondido no bairro Célio Alves. Durante as diligências, os policiais foram informados de que o suspeito havia se deslocado em direção à saída da cidade, sendo montado um cerco tático na região. Ao realizarem incursão em uma área de vegetação, as guarnições foram surpreendidas por disparos de arma de fogo efetuados pelo suspeito, caracterizando injusta agressão. Diante da situação, os policiais revidaram de forma proporcional para cessar a ameaça e preservar a integridade da equipe. Após o confronto, foi feita uma varredura no local, e o homem foi encontrado caído, ainda com sinais vitais. Ele foi socorrido imediatamente e encaminhado ao Hospital Municipal de Cândido Sales, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Na ação, foi apreendido um revólver calibre .38 com cinco munições, sendo quatro deflagradas e uma picotada. Também foram localizadas bolsas abandonadas pelo suspeito contendo aproximadamente 875 gramas de cocaína e cerca de 13,670 quilos de maconha. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Cândido Sales, onde o caso foi registrado e serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 17:00
O 24º Batalhão de Polícia Militar de Brumado, em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE-13), realizou na quarta-feira, 22 de abril, um encontro com a comunidade escolar do CEEP em Gestão e Meio Ambiente para discutir ações voltadas à segurança no ambiente educacional. A atividade teve como foco o diálogo sobre o PAPE – Protocolo de Apoio e Proteção Escolar, iniciativa que busca fortalecer a segurança nas unidades de ensino, prevenir situações de violência e incentivar a construção de uma cultura de paz entre estudantes, professores e demais profissionais da educação. Durante o encontro, representantes da Polícia Militar e da equipe do NTE-13 reforçaram a importância da integração entre escola, família e forças de segurança para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para os jovens. Segundo a Polícia Militar, a proposta é ampliar a escuta, fortalecer a presença institucional e criar mecanismos de prevenção dentro das escolas, contribuindo para o bem-estar da comunidade escolar. A PMBA destacou que a construção de uma escola mais segura passa pelo diálogo e pela atuação conjunta, reafirmando o compromisso da corporação não apenas com a segurança nas ruas, mas também com a proteção e o futuro dos estudantes dentro das salas de aula.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 16:00
Um homem de 35 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (23) por volta das 4h, em Brumado, após agredir a esposa, desacatar policiais militares e ameaçar matar integrantes da guarnição. A ocorrência foi registrada por equipes da CETO do 24º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para atender uma denúncia de violência doméstica em uma residência da cidade, onde o suspeito estaria agredindo a companheira. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o homem na porta da residência, visivelmente alterado e sob efeito de bebida alcoólica. Ele gritava insultos contra a esposa na presença do filho pequeno. De acordo com o relato da vítima, as agressões verbais e ameaças físicas eram frequentes e faziam parte da rotina da família. Durante a intervenção, o suspeito reagiu com hostilidade e passou a desacatar os militares com palavras de baixo calão. Ainda conforme a ocorrência, ele ameaçou a equipe afirmando que, ao ser solto, “encheria a guarnição de bala”. A situação evoluiu para confronto físico quando o homem tentou agredir os policiais, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo e colocá-lo no compartimento de custódia da viatura. Mesmo após ser levado para a Delegacia de Polícia, o suspeito continuou agressivo. Na tentativa de intimidar os agentes, afirmou ser integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Durante o registro da ocorrência, ele ainda passou a se autolesionar, batendo contra portas e bancadas da unidade policial. Por causa dos ferimentos provocados por ele mesmo, o homem foi escoltado até o hospital para atendimento médico e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 15:00
A Polícia Militar apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração e conduziu um jovem de 18 anos à delegacia na noite de quarta-feira (22) em Rio do Antônio. O caso foi registrado por volta das 18h30 e envolveu ainda a prática de direção perigosa em via pública. De acordo com o 24º Batalhão de Polícia Militar, a ocorrência começou após um agente da Polícia Civil flagrar dois homens em uma motocicleta realizando manobras arriscadas, trafegando em apenas uma roda. Percebendo o perigo para pedestres e motoristas, o policial realizou o acompanhamento do veículo e conseguiu interceptá-lo, solicitando apoio da guarnição da PM pelo telefone funcional. No local, os militares identificaram o condutor, de 18 anos, e verificaram que ele não possuía habilitação. Também foi constatado que ele não portava a documentação obrigatória da motocicleta. Após uma inspeção mais detalhada, os policiais perceberam indícios de adulteração nos sinais identificadores do veículo. O suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial e a motocicleta ficou apreendida para os procedimentos legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 14:00
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT/Jitaúna), realizou, na quarta-feira (22), a operação “Sentinela”, com o objetivo de cumprir mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 42 anos, investigado por estupro de vulnerável. O suspeito, amigo da família, foi localizado e preso na sede do município de Jitaúna. O investigado é apontado como coautor do crime, tendo como vítima uma adolescente de 12 anos. Segundo o inquérito, ele frequentava a residência da vítima e teria praticado os abusos com a anuência do pai da adolescente. De acordo com as investigações, a vítima sofreu abusos ao longo de 2025. Os fatos foram relatados a um familiar, que procurou uma unidade policial para registro da ocorrência. O pai da vítima, de 53 anos, foi preso em janeiro de 2026, também investigado pelo mesmo crime. O mandado de prisão foi expedido pela Vara Criminal da Comarca de Jitaúna. O investigado segue custodiado à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 13:00
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta quinta-feira (23), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 45 anos, que descumpriu medida protetiva de urgência no contexto de violência doméstica contra a mulher, em Piatã. Ele foi localizado no povoado de Cabrália, zona rural do município. De acordo com informações da ocorrência, a medida protetiva é em favor da ex-companheira, de 33 anos, que vinha sofrendo ameaças constantes por parte do investigado, inclusive por meio de mensagens enviadas ao celular. As investigações apontam que o suspeito não aceitava o fim da união, de cerca de quatro anos, e já teria causado prejuízos à vítima ao destruir móveis da residência do casal. A ação foi realizada por agentes da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Seabra), com atuação conjunta do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Diamantina) e das delegacias territoriais dos municípios de Seabra e Ibitiara, que conduziram o suspeito à unidade policial para adoção das medidas cabíveis, onde ele ficará custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 12:00
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou na quinta-feira, 23, o repasse de recursos para ações de defesa civil nos municípios de Caculé e Serra do Ramalho. As portarias com a liberação dos valores foram publicadas no Diário Oficial da União no mesmo dia. Para o município de Caculé, foi destinado o montante de R$ 210.650,00. Já Serra do Ramalho receberá R$ 510.359,00. Os repasses foram definidos com base em critérios técnicos que consideram a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados, além das demandas apresentadas nos planos de trabalho encaminhados pelas prefeituras. Os recursos serão transferidos em parcela única, por meio de Transferência Legal, vinculados à classificação orçamentária destinada a ações de proteção e defesa civil voltadas à resposta e recuperação de infraestrutura danificada ou destruída por desastres. De acordo com as portarias, o prazo para execução das ações é de 180 dias, contados a partir da data de publicação no Diário Oficial da União. A aplicação dos recursos deverá ser exclusiva para as finalidades estabelecidas, incluindo, quando necessário, obras de restabelecimento de serviços essenciais, seguindo as normas previstas na legislação federal. As prefeituras beneficiadas também deverão garantir a instalação de placas informativas das obras, conforme orientações do Governo Federal, mantendo-as em bom estado durante todo o período de execução. Ao final das ações, os municípios terão o prazo de 30 dias para apresentar a prestação de contas, contado a partir do término da execução ou do último pagamento realizado, conforme estabelecido em decreto federal. As portarias já estão em vigor desde a data de sua publicação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/04/2026 - 11:00
O Ministério Público do Estado da Bahia obteve a condenação de 12 anos de prisão de Wesley dos Santos Aguiar pelo crime de homicídio qualificado de Jaqueline Vieira Barbosa. O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Vitória da Conquista. A acusação foi conduzida pelo promotor de Justiça José Junseira e a decisão foi proferida em sessão realizada no dia 13 de abril, acolhendo integralmente a denúncia apresentada pelo MPBA. Conforme a denúncia, o crime ocorreu em fevereiro de 2019, no bairro da Patagônia, em Vitória da Conquista e foi motivado por rivalidade entre facções criminosas, sendo praticado com recurso que dificultou a defesa da vítima, circunstâncias que caracterizaram o homicídio qualificado. A denúncia do MPBA foi recebida pela Justiça em julho de 2019, e o réu foi citado em outubro do mesmo ano. Após a fase de instrução processual e o trânsito em julgado da decisão de pronúncia, o caso foi submetido a julgamento popular. Diante da condenação, o Tribunal do Júri determinou a execução imediata da pena. Em plenário, o Ministério Público destacou as provas produzidas ao longo do processo e o réu foi condenado à pena de 12 anos e 6 meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, pelo assassinato de Jaqueline Vieira Barbosa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 21:00
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Ibotirama, no oeste da Bahia, em razão da estiagem. A medida foi oficializada na quinta-feira, 23 de abril de 2026, com a publicação de portaria no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, a prefeitura está autorizada a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a aquisição de cestas básicas, distribuição de água mineral, fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Para ter acesso aos recursos, o município deve encaminhar a solicitação por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A partir disso, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho apresentados, incluindo metas e valores solicitados. Após a aprovação, uma nova portaria é publicada no Diário Oficial da União com a definição do valor que será liberado para atendimento à população afetada pela estiagem.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 20:00
A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora inaugurou, na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2026, o novo anexo da Escola Municipal Fernando Ledo, ampliando a estrutura da rede pública de ensino no município. O espaço, que funcionava anteriormente como Escola Dona Tina, passou por uma ampla reestruturação. A unidade recebeu oito novas salas de aula e três banheiros, além da reforma de outras oito salas já existentes. Também foram realizadas melhorias nos banheiros e na cozinha. Todas as salas foram climatizadas, garantindo mais conforto para estudantes e profissionais da educação. A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Joanina Sampaio, do secretário municipal de Educação, Probo Meira, do presidente da Câmara, Cidão Aracatu, além de vereadores, secretários e outros representantes da gestão municipal. A entrega do novo anexo representa mais um investimento na infraestrutura educacional da cidade, com o objetivo de melhorar as condições de ensino e aprendizagem na rede municipal.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 19:00
O deputado estadual Vitor Bonfim apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues propondo a inclusão do cacau e de seus derivados, como o chocolate, na merenda escolar da rede pública estadual. A proposta tem como objetivo estimular o consumo de alimentos de origem regional, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar e a cadeia produtiva do cacau no estado. Na justificativa, o parlamentar destaca que a medida está alinhada ao direito à alimentação adequada, previsto na Constituição Federal, e às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê a destinação de parte dos recursos para a compra de produtos da agricultura familiar. Segundo o texto, a Bahia ocupa posição de destaque na produção de cacau no país, com forte presença de pequenos produtores, especialmente nas regiões sul e extremo sul. A inclusão do produto na alimentação escolar, de acordo com o deputado, pode contribuir diretamente para a geração de renda no campo e para o desenvolvimento regional sustentável. “O cacau é um produto nosso, que gera emprego, renda e tem valor nutricional. Quando a gente insere isso na merenda, a gente valoriza a produção local e ainda contribui com a saúde dos alunos”, acrescentou o parlamentar. A proposta também cita a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade, atualizada recentemente, que prevê mecanismos de estímulo ao setor, incluindo a possibilidade de inserção do chocolate na merenda escolar. Nesse contexto, o deputado ressalta que o consumo de produtos com maior teor de cacau, como chocolates com 70% ou mais, pode trazer benefícios nutricionais, quando inseridos de forma equilibrada na dieta. Para o parlamentar, a iniciativa representa uma oportunidade de integrar políticas públicas de alimentação, saúde e desenvolvimento econômico. A indicação sugere que o governo estadual adote medidas para viabilizar a inclusão do cacau e seus derivados na merenda escolar, respeitando critérios nutricionais e promovendo a valorização da produção local.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 18:00
Um caso de furto a uma igreja foi registrado na noite de quarta-feira (22) por volta das 22h30, no bairro Beija Flor 2, em Guanambi. Segundo informações, uma guarnição do 17º BPM foi acionada e se deslocou até a Rua 05, onde constatou o arrombamento do imóvel. No local, a solicitante, uma mulher de 51 anos, relatou que vizinhos ouviram barulhos vindos dos fundos da igreja. Ao verificar a situação, foi identificado que a porta estava danificada e que um indivíduo havia subtraído um ventilador do interior do prédio. Os policiais realizaram rondas nas imediações na tentativa de localizar o suspeito, mas não obtiveram êxito. A vítima foi orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 17:00
A Diocese de Livramento de Nossa Senhora manifestou repúdio a um episódio de violência ocorrido na terça-feira (21) na BA-152, envolvendo a prefeita do município, Joanina Sampaio. Em nota oficial, a instituição religiosa informou que a gestora foi alvo de disparos de arma de fogo contra o veículo em que se encontrava. No documento, a Diocese classificou o caso como grave e destacou que “tal ato de violência é absolutamente inadmissível, ao atentar contra o dom sagrado da vida, fere a dignidade da pessoa humana e ameaça a paz social”. A nota também reforça o posicionamento contrário à violência, afirmando que esse tipo de prática não contribui para a construção de uma sociedade justa. “Toda forma de agressão rompe com os valores fundamentais que sustentam a convivência humana e clama por justiça, responsabilidade e conversão das consciências”, diz outro trecho. Por fim, a Diocese declarou união em oração e na luta pela proteção da vida e pela promoção da paz na região, ressaltando a confiança de que a justiça e a verdade devem prevalecer. O posicionamento foi assinado pelo bispo diocesano, Dom Vicente de Paula Ferreira, em Livramento de Nossa Senhora.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 16:00
Um total de 453.414 eleitoras e eleitores está com o título cancelado na Bahia, conforme dados do Portal de Business Intelligence do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A situação exige regularização até terça-feira, 6 de maio de 2026, prazo final antes do fechamento do cadastro eleitoral. A regularização pode ser feita de forma presencial, em qualquer cartório eleitoral ou unidade de atendimento da Justiça Eleitoral no estado. Também há a opção de realizar o procedimento de maneira on-line, por meio do Autoatendimento Eleitoral disponível no portal do Tribunal. A diretora-geral do TRE-BA, Mirella Cunha, destacou a importância de manter o documento em situação regular, especialmente para garantir o direito ao voto nas próximas eleições, marcadas para o dia 4 de outubro de 2026. “Com o título cancelado, não é possível emitir passaporte, tomar posse em cargo público, renovar a matrícula em instituição de ensino, entre outros impeditivos”, alertou. Para a regularização, é necessário apresentar comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses, além de um documento oficial com foto, como Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte, Carteira de Trabalho, Documento Nacional de Identificação ou carteiras profissionais emitidas por conselhos, como OAB-BA, CREA-BA e CRM. Entre os municípios baianos, Salvador lidera o número de títulos cancelados, com 106.019 registros. Em seguida aparecem Feira de Santana, com 15.219, Vitória da Conquista, com 11.600, e Camaçari, que contabiliza 7.852 pessoas com o documento em situação irregular.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 15:00
As Forças da Segurança Pública da Bahia atingiram, na quinta-feira (23) a marca de 1 milhão de pés de maconha erradicados no estado neste ano. O resultado foi alcançado após novas ações realizadas nos municípios de Ibotirama e Abaré. Durante as operações nessas cidades, foram localizados e destruídos cerca de 140 mil pés da erva. Um suspeito foi preso e, nas áreas identificadas, também foram inutilizados sistemas de irrigação, acampamentos e outros materiais utilizados no cultivo ilegal. Ainda nas últimas 24 horas, as forças de segurança identificaram uma outra plantação na cidade de Muquém do São Francisco, onde pouco mais de 50 mil pés de maconha foram erradicados. As ações contaram com a atuação integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSP), das polícias Militar, Civil, Técnica e Federal, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da atuação conjunta no combate ao crime organizado. “Com integração e priorizando a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, atuamos em 360° contra as facções, capturando lideranças em outros estados brasileiros e também fora do Brasil, atacando a estrutura financeira de lavagem de dinheiro, desarticulando laboratórios e plantações, além da intensificação da repressão qualificada”, afirmou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 14:00
Dois homens foram presos preventivamente suspeitos de praticar tortura, racismo, injúria racial e lesão corporal de natureza grave contra um trabalhador em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. As prisões foram realizadas na quarta-feira (22) Polícia Civil. De acordo com o relatório da 20ª Coorpin, por meio da Delegacia Territorial do município, os investigados são acusados de agredir um jovem negro, deficiente auditivo e portador de autismo. Segundo o registro policial, a mãe da vítima procurou a unidade para relatar que o filho foi imobilizado pelos suspeitos, teve a roupa abaixada à força e foi queimado na região glútea com um ferro em brasa, utilizado para lacre de embalagens. O objeto estaria extremamente quente, a ponto de apresentar coloração avermelhada devido à ação do fogo. Ainda conforme a investigação, o crime ocorreu no contexto de uma relação de trabalho, já que a vítima era empregada dos suspeitos, o que, segundo a avaliação das autoridades, indica intenção de humilhação. O caso é tratado como de extrema gravidade, envolvendo violência considerada degradante. A Polícia Civil informou que os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, no âmbito de inquérito que apura os crimes. A ação contou com apoio de equipes especializadas. Os suspeitos permanecem custodiados e à disposição da Justiça. O caso segue em investigação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 13:00
Uma ocorrência de ameaça, danos materiais e disparo de arma de fogo foi registrada na noite de quarta-feira (22) por volta das 22h, na zona rural de Guanambi. O caso aconteceu no distrito de Morrinhos. De acordo com informações, uma guarnição do 17º BPM foi acionada para atender um desentendimento entre vizinhos. No local, as vítimas relataram que um homem de 37 anos estava em posse de uma arma de fogo e de um objeto cortante, tendo efetuado um disparo para o alto e feito ameaças. Ainda segundo os relatos, o suspeito também causou danos materiais ao atingir o para-brisa de um veículo com um golpe. Diante da situação, os policiais localizaram o indivíduo e o conduziram à Delegacia de Polícia, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Buscas foram realizadas na tentativa de encontrar os objetos mencionados, porém eles não foram localizados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - há 2 min
O Ministério da Saúde informou que enviou mais 2,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal. A medida garante estoque suficiente para atender às demandas regionais, incluindo a Bahia, que recebeu 205.008 doses do imunizante. Com essa nova remessa, o total de doses distribuídas pelo governo federal nos primeiros meses de 2026 chega a 6,3 milhões. Segundo a pasta, os estoques estão garantidos em todo o país e as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde são atualizadas para as cepas em circulação, sendo recomendadas principalmente para os grupos mais vulneráveis. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, “as vacinas continuam sendo a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. O Brasil tem doses suficientes e segue garantindo o acesso da população à imunização”. A distribuição das vacinas para as unidades de saúde e a organização da logística local são de responsabilidade dos estados e municípios, que também gerenciam os estoques, o controle de validade e a aplicação das doses. O envio é feito por meio de pauta automática, com base em critérios como estimativa da população-alvo e número de doses já aplicadas. Ainda segundo o Ministério da Saúde, os estados podem solicitar remessas adicionais em casos de necessidade excepcional. Entre janeiro e março de 2026, foram enviadas 4,1 milhões de doses aos estados, com cerca de 2 milhões já aplicadas. Na ocasião, a Bahia recebeu 223,5 mil doses.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - há 1 hora
No último sábado (18), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Vitória da Conquista), cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 35 anos, no bairro Jurema, na sede do município, investigado pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência. De acordo com as investigações, o suspeito possui histórico reiterado de violência doméstica contra a ex-companheira, de 43 anos, com registros anteriores de ameaças, agressões físicas e invasão de domicílio, além de sucessivos descumprimentos de medidas protetivas. Conforme as ocorrências, em março deste ano, o homem teria perseguido a vítima após um desentendimento em um estabelecimento comercial, ocasião em que proferiu xingamentos e desferiu agressões físicas. Em outra ocorrência, registrada em fevereiro, o investigado teria realizado ameaças de morte por meio de ligações e chamadas de vídeo. O homem também possui registros anteriores que apontam comportamento agressivo recorrente, incluindo invasão de residência, perseguição e ameaças reiteradas, inclusive contra familiares. Após receber voz de prisão, o investigado foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP/Conquista) para adoção das medidas legais cabíveis. Ele segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.