Início Arquivo Janeiro de 2026

Janeiro de 2026

Encontramos 356 Notícias

Polícia Civil apreende celular de líder religioso investigado por violação sexual em Vitória da Conquista

Polícia Civil apreende celular de líder religioso investigado por violação sexual em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil apreendeu, na manhã de sexta-feira (23), o telefone celular de um líder religioso investigado pelo crime de violação sexual mediante fraude, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A medida ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliar realizado por equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município. De acordo com as informações registradas na ocorrência, o investigado utilizava sua posição de liderança religiosa para se aproximar de mulheres que frequentavam a igreja, fazendo contato principalmente por meio das redes sociais. Segundo a apuração, a intenção era induzir as vítimas e cometer os abusos de forma fraudulenta. O homem já havia sido indiciado pelo mesmo tipo de crime no ano de 2023. Durante a ação, os policiais localizaram e apreenderam o aparelho celular do suspeito, que foi encaminhado para perícia técnica. O material deverá auxiliar no aprofundamento das investigações, que continuam sob responsabilidade da Deam de Vitória da Conquista.

77ª CIPM apreende de arma branca e entorpecentes em Vitória da Conquista

77ª CIPM apreende de arma branca e entorpecentes em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Uma intervenção da Polícia Militar realizada na manhã desta sexta-feira (23) resultou na apreensão de arma branca e substâncias ilícitas no bairro Recreio, em Vitória da Conquista. A ação foi conduzida por policiais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, após o recebimento de denúncia anônima informando sobre desordem e possível uso de entorpecentes em um posto de combustíveis da região. No local, os militares realizaram a abordagem de um indivíduo e, durante a busca, encontraram uma faca, uma soqueira, uma porção de substância análoga à maconha, um frasco contendo a substância conhecida como “badboy”, além de um molho de chaves e a quantia de R$ 400 em dinheiro. Diante dos fatos, o homem e todo o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A atuação da guarnição garantiu a manutenção da ordem e da segurança no local.

Idoso é encontrado morto em sítio na zona rural de Candiba

Idoso é encontrado morto em sítio na zona rural de Candiba
Foto: Divulgação/PMC

Um caso de encontro de cadáver, com indícios de morte natural, foi registrado na noite de sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, no município de Candiba, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi atendida por volta das 21h40, no Sítio Encantado, localizado na zona rural da cidade. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada via telefone funcional após um homem de 45 anos informar que seu sogro, de 69 anos, havia sido encontrado sem sinais vitais no quintal da residência. No local, os policiais atuaram em conjunto com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O médico responsável constatou o óbito e informou que a vítima possuía histórico de problemas cardíacos. Durante a averiguação, não foram encontrados sinais de violência nem indícios de crime. Diante disso, a morte foi considerada aparentemente natural. Os familiares receberam orientações sobre os procedimentos legais, e o corpo permaneceu sob os cuidados da família, conforme o protocolo vigente.

Homem é preso acusado de agredir cunhado com barra de ferro em Palmas de Monte Alto

Homem é preso acusado de agredir cunhado com barra de ferro em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/PMPMA

Uma ocorrência de agressão com lesões corporais foi registrada na noite de sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu por volta das 21h, na Rua Raquel de Queiroz, no bairro Barrinha. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada por populares após denúncia de que um homem teria agredido o próprio cunhado utilizando uma barra de ferro. Ao chegar ao local, os policiais constataram que os dois envolvidos, ambos do sexo masculino, de 45 anos (autor) e 57 anos (vítima), estavam ingerindo bebida alcoólica quando se desentenderam e entraram em luta corporal. Durante a confusão, o autor se apossou de uma barra de ferro e desferiu golpes contra a vítima, causando ferimentos. Os dois foram encaminhados ao Hospital Municipal de Palmas de Monte Alto. A vítima precisou permanecer internada em razão das lesões sofridas na cabeça e no braço esquerdo. Após o atendimento médico, o agressor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado para adoção das medidas cabíveis e registro da ocorrência.

Mulher denuncia agressão e caso de violência doméstica é registrado na zona rural de Urandi

Mulher denuncia agressão e caso de violência doméstica é registrado na zona rural de Urandi
Foto: Divulgação

Uma ocorrência de violência doméstica foi registrada na noite de sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, no município de Urandi, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu por volta das 18h04, na comunidade do Núcleo 01, zona rural do município. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição da Ronda Rural foi acionada para averiguar uma denúncia envolvendo agressão contra uma mulher. No local, a vítima, de 36 anos, relatou que foi agredida pelo companheiro, de 45 anos, durante uma discussão ocorrida na residência da mãe do autor, onde o casal estava hospedado. Segundo o relato, o homem teria desferido um golpe no rosto da vítima, provocando um hematoma visível no olho direito. Após a agressão, o suspeito fugiu do local, adentrando uma área de matagal. A guarnição realizou diligências na região na tentativa de localizar o acusado, mas não obteve êxito. Em seguida, a vítima foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada sob o Boletim de Ocorrência nº 62670/2026. Também foi expedida a guia para exame de lesões corporais. A agressão foi confirmada pela médica plantonista do Hospital Municipal de Urandi. A Polícia Militar informou que as buscas pelo suspeito continuam.

Município de Morro do Chapéu suspende obras em rua histórica após recomendação do MPBA

Município de Morro do Chapéu suspende obras em rua histórica após recomendação do MPBA
Foto: Divulgação/Secom

O Município de Morro do Chapéu suspendeu a realização de obras em rua de pavimentação histórica após recomendação emitida pelo Ministério Público do Estado da Bahia. No documento, encaminhado no dia 20, a promotora de Justiça solicitou que as obras e movimentações de terra ou material fossem interrompidas na Rua Nilo Peçanha e demais logradouros com pavimentação histórica em lages de pedra na cidade. De acordo com ela, o MPBA recebeu informações sobre a destruição de ruas históricas no município. A situação ocorre em um contexto de reiterados alertas técnicos e tentativas de diálogo institucional. Desde 2021, o MPBA aborda com o Município a necessidade de se promover uma gestão planejada e preventiva do acervo histórico-cultural. Apesar disso, registrou a promotora de Justiça, as recentes intervenções municipais, divulgadas inclusive nas redes sociais oficiais, confirmam o avanço de obras que ferem diretamente a ambiência cultural e desrespeitam recomendações técnicas e compromissos assumidos em reuniões anteriores com o MPBA. Além da suspensão imediata das obras, o MPBA também recomendou que o Município apresente, em até 30 dias, estudo técnico detalhado para restauração do calçamento histórico na Rua Nilo Peçanha; e delimite, em 90 dias, a poligonal do Centro Histórico estabelecendo parâmetros de intervenção na área protegida. Além disso, que nenhuma outra via de valor histórico receba qualquer intervenção sem emissão de alvará, parecer técnico e recomendação técnica favorável do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e/ou do órgão municipal responsável pelo patrimônio.

Homem é preso por lesão corporal e ameaça contra sua companheira e nora em Vitória da Conquista

Homem é preso por lesão corporal e ameaça contra sua companheira e nora em Vitória da Conquista
Foto: Sudoeste Total

Um homem de 59 anos teve um mandado de prisão preventiva cumprido, na quinta-feira (22), pelos crimes de lesão corporal e ameaça, praticados contra sua companheira de 55 anos e sua nora de 26 anos, no dia 12 de janeiro, no bairro Bateias, em Vitória da Conquista. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido durante a ação, realizada por equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista. As diligências tiveram início após as vítimas procurarem a unidade policial para relatar o ocorrido e solicitar Medida Protetiva de Urgência (MPU). O suspeito já possuiu histórico por crimes de homicídio e receptação, ocorridos em 2020. Ele foi conduzido à Deam, passou pelos exames legais e segue custodiado à disposição da Justiça.

Investigado por morte de idoso é preso em Barra do Choça

Investigado por morte de idoso é preso em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

Equipes da Delegacia Territorial prenderam em flagrante, na quinta-feira (23), o suspeito do homicídio de Evilásio Luz Souza, de 78 anos, que estava desaparecido desde a terça-feira (20). O corpo da vítima foi localizado no mesmo dia, às margens de uma estrada que liga a sede de Barra do Choça ao distrito de Barra Nova. As apurações conduzidas pela unidade, por meio da análise de imagens de câmeras de segurança, possibilitaram a localização do veículo da vítima, que estava sendo conduzido pelo investigado em data posterior ao desaparecimento. O suspeito, que era funcionário da fazenda pertencente a Evilásio, foi intimado a comparecer à delegacia. Durante o depoimento, apresentou contradições e, ao ser confrontado com os elementos de prova, confessou ter desferido um golpe na cabeça da vítima após um desentendimento. Um Auto de Prisão em Flagrante foi lavrado pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver. O investigado permanece custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

Tentativa de fraude bancária é frustrada e dois homens são presos em Jequié

Tentativa de fraude bancária é frustrada e dois homens são presos em Jequié
Foto: Divulgação/PMJ

Dois homens, de 28 e 30 anos, foram presos em flagrante, na quarta-feira (22), no Centro de Jequié, durante uma ação da Polícia Civil que impediu a formalização de uma procuração bancária com uso de documento falso. A tentativa de fraude foi identificada no Tabelionato de Notas do município. De acordo com a ocorrência, prepostos do cartório desconfiaram da autenticidade do documento de identidade apresentado por um dos suspeitos, que pretendia lavrar uma procuração para fins bancários. Diante da situação, a Polícia Civil foi acionada, e equipes se deslocaram imediatamente ao local para averiguação. Durante a abordagem, os dois homens apresentaram documentos pessoais. Após verificação, foi constatado que um dos documentos era falso e estava sendo utilizado com o objetivo de acessar uma conta bancária em nome de um terceiro. Ao ser questionado, um dos suspeitos confessou que recebeu uma quantia em dinheiro para utilizar o documento falsificado na tentativa de formalizar a procuração. Os dois homens foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Jequié, unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). Eles foram autuados pelos crimes de uso de documento falso e associação criminosa. O material apreendido foi encaminhado para os procedimentos legais. Oitivas e diligências seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias do fato.

PM apreende drogas e motocicleta durante ação policial em Cândido Sales

PM apreende drogas e motocicleta durante ação policial em Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na tarde de sexta-feira (23), policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizavam rondas ostensivas no município de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, quando identificaram um homem conduzindo uma motocicleta em atitude suspeita em uma área conhecida pelo registro frequente de tráfico de drogas. Ao notar a aproximação da guarnição, o suspeito realizou uma manobra brusca e tentou fugir, descartando uma sacola plástica durante a evasão. Diante da situação, os policiais iniciaram o acompanhamento e conseguiram alcançar o indivíduo após ele tentar se esconder em um imóvel. Durante a averiguação do material dispensado, a guarnição encontrou diversas porções de uma substância análoga à maconha. O homem foi detido no local, e tanto o material ilícito quanto a motocicleta utilizada foram apreendidos. Ao todo, foram apreendidas 52 trouxinhas de substância análoga à maconha, além de uma motocicleta Honda CBX 250 Twister, de cor vermelha. Em seguida, o suspeito foi conduzido, juntamente com os objetos apreendidos, à Delegacia Territorial de Cândido Sales, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O indivíduo foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça.

77ª CIPM inicia Audiências Públicas Itinerantes no bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista

77ª CIPM inicia Audiências Públicas Itinerantes no bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/Sudoeste Digital

A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou, na quinta-feira (22), no bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista, a primeira Audiência Pública Itinerante do projeto que será desenvolvido nos bairros da área Leste. A iniciativa reuniu líderes comunitários e mais de 60 moradores em um espaço de escuta, diálogo e construção conjunta entre a comunidade e a Polícia Militar. O encontro foi conduzido pelo major PM Orlins, comandante da unidade, e tratou não apenas de temas relacionados à segurança pública, mas também de demandas e projetos apresentados pelos moradores. As discussões evidenciaram a confiança da população na Polícia Militar como parceira em pautas que extrapolam a área da segurança, envolvendo questões sociais e comunitárias. Durante a audiência, a Polícia Militar da Bahia destacou o compromisso de acolher as demandas apresentadas com respeito e atenção, buscando contribuir, dentro de suas atribuições e possibilidades, para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade atendida.

Jerônimo Rodrigues e Rui Costa inauguram 100ª escola de tempo integral neste sábado (24) em Maracás

Jerônimo Rodrigues e Rui Costa inauguram 100ª escola de tempo integral neste sábado (24) em Maracás
Foto: Reprodução/YouTube

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, cumpre agenda no município de Maracás neste sábado (24), a partir das 8h30, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Iracy Marlene da Hora Passos. A unidade representa a 100ª escola de tempo integral com obra iniciada e concluída durante a atual gestão estadual. A nova escola integra um investimento total de R$ 9,7 bilhões destinados à ampliação da rede estadual de ensino. A estrutura segue o padrão das unidades modernas, com laboratórios, teatro, restaurante, campo de futebol e quadra poliesportiva coberta. Atualmente, outras 144 escolas estão em construção em diferentes regiões do estado, enquanto 168 unidades passam por obras de ampliação e modernização. Ainda durante a agenda em Maracás, o governador anuncia a construção de um novo hospital estadual no município, com investimento estimado em R$ 50 milhões, voltado à ampliação da assistência em saúde no Sul da Bahia. Jerônimo Rodrigues também realiza a entrega do novo Terminal Rodoviário de Maracás, de um Complexo Esportivo e da primeira etapa do sistema de abastecimento de água. A programação inclui ainda a entrega de uma ambulância, kits odontológicos e equipamentos para unidades de saúde, além de ações do Programa Conecta Bahia nas praças da Feira Livre, Porto Alegre e Pé de Serra.

TCM suspende pregão da Prefeitura de Licínio de Almeida após denúncia apontar irregularidades

TCM suspende pregão da Prefeitura de Licínio de Almeida após denúncia apontar irregularidades
Foto: Reprodução/ Acontece na Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a suspensão do Pregão Eletrônico nº 001/2026 da Prefeitura de Licínio de Almeida, após acatar denúncia com pedido cautelar que apontou possíveis irregularidades no processo licitatório destinado à contratação de sistema estruturado de ensino para a rede municipal. A decisão cautelar foi proferida pelo conselheiro relator Nelson Pellegrino no âmbito do Processo TCM nº 01067e26, instaurado a partir de denúncia apresentada pelo cidadão Dennison Guimarães dos Santos. O certame, que estava agendado para ocorrer no dia 27 de janeiro de 2026, previa o registro de preços para fornecimento de materiais didáticos impressos, recursos digitais e serviços educacionais, incluindo preparação para avaliações externas. Na análise preliminar, o relator identificou indícios de irregularidades no edital, entre elas a vedação considerada injustificada à participação de empresas reunidas em consórcio, a aglutinação de itens de naturezas distintas em um único lote, como fornecimento de materiais e prestação de serviços educacionais, além da exigência de apresentação de amostras com critérios imprecisos e prazo considerado exíguo para entrega. Segundo a decisão, essas falhas podem comprometer a competitividade do certame e ferir princípios da administração pública, como a legalidade, a isonomia e o julgamento objetivo. O conselheiro destacou que, diante da proximidade da data de abertura do pregão, ficaram caracterizados o risco de dano e a probabilidade do direito, requisitos necessários para a concessão da medida cautelar. Com isso, o TCM determinou a suspensão imediata do pregão até o julgamento definitivo da denúncia. A Corte, no entanto, autorizou a Prefeitura de Licínio de Almeida a promover a retificação do edital, desde que sejam devidamente justificadas as cláusulas questionadas, com posterior republicação do instrumento convocatório e reabertura dos prazos para apresentação de propostas. A decisão também determinou a notificação da secretária municipal de Educação, Karla Mychely Teles de Miranda Santana, e do agente de contratação, Éden Rodrigues Baleeiro, para que apresentem defesa no prazo de 20 dias, além do envio da íntegra do processo administrativo referente ao pregão. A denunciante e demais interessados também deverão ser cientificados do teor da decisão. O despacho foi assinado em Salvador no dia 21 de janeiro de 2026 e publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial do Tribunal de Contas dos Municípios.

77ª CIPM intervém em racha e detém condutor após perseguição em Vitória da Conquista

77ª CIPM intervém em racha e detém condutor após perseguição em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Um condutor foi detido na madrugada desta sexta-feira (23), por volta das 4h, após a Polícia Militar flagrar a prática de racha em via pública em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi atendida por uma guarnição do PETO da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (77ª CIPM), após acionamento do CICOM. De acordo com a Polícia Militar, dois veículos foram vistos disputando corrida em vias urbanas da cidade. Ao receber ordem de parada com sinais luminosos e sonoros, um dos condutores, que dirigia um Ford Fusion, desobedeceu e iniciou fuga em alta velocidade. Durante o trajeto, o motorista realizou manobras perigosas, trafegou pela contramão e avançou sinais vermelhos em diferentes pontos do município, colocando em risco pedestres e outros condutores. Diante da situação, foi iniciado acompanhamento tático com apoio de outras guarnições, com o objetivo de preservar a segurança viária. Após cerca de 20 minutos de perseguição, o veículo foi interceptado na Rua da Granja, em Vitória da Conquista. Durante a abordagem, o condutor apresentou resistência e sinais de possível embriaguez, sendo necessária a utilização de algemas para evitar nova tentativa de fuga, conforme previsto na legislação. Ele foi encaminhado à base do SINTRANS, onde foi informado sobre seus direitos e se recusou a realizar o teste do etilômetro. Em seguida, o indivíduo foi apresentado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) para adoção das medidas cabíveis. O veículo foi removido ao pátio do DETRAN por estar com o licenciamento em atraso, além das autuações por direção perigosa, embriaguez ao volante e condução sem Carteira Nacional de Habilitação.

Homem é preso em flagrante por furto de cabos elétricos no centro de Guanambi

Homem é preso em flagrante por furto de cabos elétricos no centro de Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira (22), por volta das 17h24, suspeito de furto simples na Avenida Sandoval Morais, no Centro de Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar. A polícia foi acionada após denúncia de um feirante de 61 anos, que relatou a subtração de cabos de extensões elétricas. Segundo a vítima, o autor do furto teria se escondido em uma residência alugada localizada na mesma via. Com a autorização do proprietário do imóvel e apoio de um chaveiro, os policiais tiveram acesso ao interior da residência, onde encontraram o suspeito em repouso, além do material furtado. Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão. O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os objetos recuperados, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. Ele permaneceu à disposição da autoridade policial para adoção das medidas legais cabíveis.

Homem registra furto de celular após encontro em bar no centro de Candiba

Homem registra furto de celular após encontro em bar no centro de Candiba
Foto: Divulgação/PMC

Um caso de furto simples foi registrado na tarde de quinta-feira (22), por volta das 16h, na Praça do Mercado, no município de Candiba, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar durante rondas de rotina na região. Segundo informações repassadas à polícia, um homem de 54 anos relatou que, por volta das 14h, estava em um bar consumindo bebida alcoólica na companhia de outro homem, de 63 anos, quando acabou esquecendo seu aparelho celular sobre a mesa do estabelecimento. Ao retornar ao local, o objeto não foi mais encontrado. Desconfiado do acompanhante, a vítima informou ter verificado imagens de câmeras de segurança do local, que reforçaram a suspeita. A guarnição realizou diligências, solicitou acesso às imagens e localizou o suspeito, que foi abordado pelos policiais. Durante a abordagem, o celular não foi encontrado, sendo constatada apenas a retirada de uma chave de motocicleta. Diante da situação, a vítima foi orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva contra investigado por estupro de vulnerável em Piripá

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva contra investigado por estupro de vulnerável em Piripá
Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Piripá, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste), deu cumprimento, no inicio da noite esta quinta-feira (22/01), ao mandado de prisão preventiva expedido contra um idoso de 65 anos. O homem é investigado pela suposta prática dos crimes de estupro de vulnerável e aliciamento de criança, previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A investigação teve início após denúncias de que, no dia 13 de janeiro de 2026, o suspeito teria praticado atos libidinosos contra uma adolescente de 12 anos na feira livre de Piripá. Testemunhas presenciaram o momento em que o investigado colocou a vítima em seu colo e, posteriormente, entregou quantia em dinheiro para atraí-la a um local reservado. Imagens fotográficas e videográficas capturadas por populares auxiliaram na identificação do suspeito. Durante as diligências, a Polícia Civil apurou que o homem já responde a outro inquérito policial por crime semelhante, cometido em dezembro de 2023, oportunidade em que beijou o rosto, tentou beijar a boca e passou a mão nas nádegas de uma criança de apenas nove anos de idade. “A reincidência específica e o padrão comportamental do investigado demonstram uma periculosidade concreta, o que fundamentou o pedido de prisão preventiva para garantir a ordem pública e a integridade de outras possíveis vítimas na região”, destacou a decisão judicial. Ele permanecerá à disposição do Poder Judiciário, sendo encaminhado ao sistema prisional.

Topografia para pavimentação asfáltica é iniciada na comunidade da Varzinha, em Livramento

Topografia para pavimentação asfáltica é iniciada na comunidade da Varzinha, em Livramento
Foto: Divulgação/Ascom

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora deu início aos serviços de topografia na comunidade da Varzinha, etapa considerada essencial para viabilizar a futura pavimentação asfáltica da localidade. A ação integra as iniciativas da gestão municipal voltadas à melhoria da infraestrutura e da mobilidade nas comunidades do município. Os trabalhos estão sendo executados pelo topógrafo Aurélio Marinho e foram acompanhados de perto pelo secretário municipal de Infraestrutura, Webster Meira, e pelo vereador Raelson de Itanagé. O levantamento topográfico vai fornecer os dados técnicos necessários para o planejamento da obra, assegurando mais precisão, segurança e qualidade na execução do projeto de pavimentação. A prefeita Joanina Sampaio ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da comunidade da Varzinha e destacou o apoio recebido do Governo do Estado. Segundo ela, a ação representa um avanço significativo para garantir mais dignidade, mobilidade e qualidade de vida aos moradores. A gestora também agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues e à deputada Ivana Bastos pelo apoio destinado ao município. A administração municipal reforçou que segue empenhada em promover melhorias tanto na infraestrutura urbana quanto na zona rural, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de Livramento de Nossa Senhora e atender às necessidades da população.

Prefeitura de Dom Basílio autoriza reajuste médio de 9,30% na tarifa de água do SAAE para 2026

Prefeitura de Dom Basílio autoriza reajuste médio de 9,30% na tarifa de água do SAAE para 2026
Foto: Reprodução

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Dom Basílio republicou, na sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, a Portaria nº 001/2026, que trata da atualização e fixação das tarifas de água e esgoto no município. O ato foi assinado pelo diretor-geral da autarquia, Josimar Silva Chaves, e passou a vigorar na data da publicação. Conforme o texto, as tarifas sofrerão reajuste de 9,30%, percentual correspondente à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos anos de 2024 e 2025. A atualização será aplicada a partir de fevereiro de 2026 e atinge todas as faixas e categorias de consumo. A portaria justifica o reajuste pela necessidade de garantir a qualidade dos serviços essenciais prestados pelo SAAE, diante do aumento dos custos de operação e manutenção dos sistemas, aquisição de equipamentos, insumos e despesas com mão de obra. O documento também ressalta a importância de assegurar a autossuficiência econômico-financeira da autarquia, incluindo a formação de reservas para depreciação e expansão, levando em conta o poder aquisitivo da população. Os novos valores das tarifas passam a valer conforme tabela anexa ao ato oficial. Segundo o SAAE, a adequação tarifária é uma obrigação do poder público municipal, sob risco de comprometer a continuidade dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário no município. A medida foi alvo de críticas do ex-candidato da oposição na última eleição municipal, Orlando Caires. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele questionou tanto o percentual do reajuste quanto as justificativas apresentadas pela gestão municipal. Orlando afirmou que o aumento seria superior à inflação e criticou a cobrança por tratamento de água que, segundo ele, não estaria sendo realizado de forma adequada no município, defendendo que o reajuste fosse adiado até a conclusão do sistema de tratamento prometido pela gestão. A republicação ocorre após uma primeira divulgação da atualização tarifária no dia 22 de janeiro de 2026, feita pela prefeitura por meio de decreto assinado pelo prefeito Fernando Silva Santos. Pelo decreto, o reajuste passaria a valer para as contas com vencimento a partir de fevereiro de 2026. A administração municipal justificou a medida com base no aumento dos custos operacionais, como despesas com combustível, energia elétrica, produtos químicos e materiais hidráulicos, além da inflação acumulada ao longo de 2025. O decreto também mencionou um estudo de revisão tarifária referente ao período entre 2022 e 2026, que apontou a necessidade de recomposição para manter o equilíbrio econômico-financeiro do SAAE. A norma entrou em vigor com efeitos retroativos a 5 de janeiro de 2026, independentemente da data de publicação. O motivo da republicação da portaria pelo SAAE não foi informado oficialmente.

Homem é preso com arma de fogo de uso restrito durante operação em Iguaí

Homem é preso com arma de fogo de uso restrito durante operação em Iguaí
Foto: Divulgação/PC

Um homem de 18 anos foi autuado em flagrante, nesta quinta-feira (22), por equipes da Delegacia Territorial (DT) de Iguaí, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, durante diligências realizadas no âmbito da Operação Purgato, com apoio da Polícia Militar. As investigações tiveram início após denúncias anônimas informarem que um adolescente estava monitorando a movimentação das Polícias Civil e Militar e repassando informações para integrantes de um grupo criminoso atuante na região, além de acompanhar um homem que portava uma arma de fogo de uso restrito. Após a localização, o adolescente, de 17 anos, indicou a identidade do segundo envolvido, sendo ouvido na unidade policial e posteriormente liberado. As equipes se deslocaram até o endereço apontado e, após autorização do morador, localizaram uma pistola acondicionada em uma bolsa, acompanhada de diversas munições calibre 9 mm, além de embalagens utilizadas para o acondicionamento de drogas, em uma residência situada no andar superior do imóvel. O suspeito foi conduzido à unidade policial, juntamente com todo o material apreendido, passou pelos exames legais e segue custodiado à disposição do Poder Judiciário. A arma, as munições e os demais objetos foram encaminhados para exame pericial.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.