Início Arquivo Janeiro de 2026

Janeiro de 2026

Encontramos 356 Notícias

Veículo com restrição é apreendido pela PM no centro de Licínio de Almeida

Veículo com restrição é apreendido pela PM no centro de Licínio de Almeida
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Na tarde de terça-feira (20), por volta das 13h20, a Polícia Militar apreendeu um veículo com sinais de adulteração durante uma ação de rotina realizada no centro de Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada na Praça Joaquim Honório de Carvalho, onde policiais do 3º Pelotão da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar identificaram um Fiat Strada, de cor branca, estacionado em frente a um estabelecimento comercial. Durante a verificação, a guarnição constatou que a placa exibida pertencia a outro veículo que havia circulado no mesmo dia pela cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Na checagem detalhada, os policiais também observaram que o número do motor estava suprimido e que a placa original do automóvel possuía registro de furto ou roubo. Diante das irregularidades, o veículo foi apreendido. O automóvel foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Licínio de Almeida, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida durante patrulhamento em Macaúbas

Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida durante patrulhamento em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã de terça-feira (20), por volta das 10h52, a Polícia Militar apreendeu uma motocicleta com indícios de adulteração de sinal identificador durante patrulhamento preventivo realizado na área comercial do município de Macaúbas, no sudoeste da Bahia. A ação foi conduzida por uma guarnição do policiamento ostensivo a pé, que realizava rondas com o objetivo de reforçar a presença policial e garantir a segurança viária. Durante o patrulhamento pela Rua Dr. Vital Soares, os policiais abordaram uma motocicleta Honda CG 125 Today. Após consulta aos sistemas oficiais de fiscalização de trânsito, foi constatada divergência entre o número de identificação do motor presente no veículo e aquele registrado no cadastro oficial, configurando irregularidade veicular. Diante da situação, e conforme o que estabelece o artigo 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia Territorial de Macaúbas, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis adotadas.

Acidente deixa passageira ferida após atropelamento de animal na BR-122, em Urandi

Acidente deixa passageira ferida após atropelamento de animal na BR-122, em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente de trânsito foi registrado na noite de terça-feira (20), na BR-122, no trecho que passa pelo município de Urandi, no sudoeste da Bahia. A ocorrência envolveu um veículo de passeio e o atropelamento de um animal na pista. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 22h09 a guarnição foi acionada por condutores que trafegavam pela rodovia e relataram o sinistro no km 8, no sentido da cidade de Espinosa, em Minas Gerais. No local, foi constatado que um automóvel Ford Corcel, licenciado em Espinosa, havia se envolvido no acidente após atingir um animal. Os policiais realizaram a sinalização da via, controle do fluxo de veículos e a retirada do automóvel da pista. Uma passageira, do sexo feminino, sofreu escoriações na perna esquerda e foi socorrida por populares, sendo encaminhada ao hospital, onde recebeu atendimento médico e foi liberada em seguida. O veículo apresentou apenas pequenas avarias e, após os procedimentos no local, foi entregue ao condutor.

Castramóvel inicia atendimentos gratuitos na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Castramóvel inicia atendimentos gratuitos na zona rural de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora iniciou, na segunda-feira (19), uma ação de castração gratuita de cães e gatos na zona rural do município, por meio do Castramóvel. A iniciativa é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente e integra as políticas públicas de saúde, controle populacional e bem-estar animal. Os atendimentos seguem até o dia 23 de janeiro e contemplam diversas comunidades rurais. A programação prevê a realização de 100 castrações na região de Iguatemi, nos dias 19 e 20; 50 procedimentos na comunidade de Arrecife, no dia 21; 40 atendimentos em São Timóteo, no dia 22; e outras 50 castrações em Itanagé, no dia 23. Ao todo, a ação deve totalizar 240 procedimentos. O serviço é destinado a animais em situação de rua e a cães e gatos pertencentes a famílias inscritas no programa Bolsa Família. A proposta é contribuir para a prevenção de doenças, o controle reprodutivo e a melhoria da qualidade de vida dos animais. Para participar, os tutores devem realizar um pré-cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde da localidade. Após o encerramento dessa etapa, o Castramóvel deverá seguir para outras comunidades rurais e, posteriormente, para a sede do município, ampliando o alcance da ação.

TCM indefere pedido de liminar sobre terceirização na educação em Jussiape

TCM indefere pedido de liminar sobre terceirização na educação em Jussiape
Foto: Sudoeste Total

O conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), indeferiu o pedido de medida cautelar apresentado em denúncia contra a Prefeitura de Jussiape, que questionava a terceirização de funções ligadas à rede municipal de ensino. A decisão monocrática foi proferida no dia 19 de janeiro de 2026 e publicada no Diário Oficial do TCM nesta quarta-feira (21). A denúncia foi apresentada pela Auditoria Pública Cidadã Baiana (AUCIB) e pela APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia, núcleo de Jussiape, contra o prefeito José Santos Luz. As entidades apontaram supostas irregularidades no Contrato nº 058/2025, firmado com a empresa Sertel Serviços Terceirizados LTDA, no valor global de R$ 11,45 milhões, para a contratação de profissionais em diversas funções, incluindo auxiliar de classe e monitor escolar. Segundo os denunciantes, essas funções estariam inseridas na atividade-fim da educação básica e não poderiam ser terceirizadas, sob pena de violação ao princípio do concurso público. Também foi questionado o uso de recursos da parcela de 70% do Fundeb para custear despesas com trabalhadores contratados por empresa terceirizada, o que, no entendimento das entidades, seria irregular. Em sua manifestação prévia, o prefeito informou que o contrato havia sido rescindido em 31 de julho de 2025, antes mesmo da análise do pedido cautelar, e sustentou que a situação acarretaria a perda de objeto da liminar solicitada. Ao analisar o caso, o conselheiro relator entendeu que, diante da rescisão do contrato, não havia mais como acolher o pedido de suspensão de novas contratações, uma vez que o ajuste questionado já se encontrava extinto. Com isso, o pedido de medida cautelar foi indeferido por perda superveniente de objeto. O relator ressaltou que a decisão não representa julgamento do mérito da denúncia, que seguirá em tramitação no Tribunal para apuração aprofundada dos fatos. O prefeito foi notificado para apresentar defesa no prazo de 20 dias, e cópia da decisão foi encaminhada ao controle interno da Prefeitura de Jussiape para ciência e providências cabíveis.

Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Macaúbas

Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã de terça-feira (20), por volta das 9h15, a Polícia Militar da Bahia prendeu um homem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo no centro do município de Macaúbas, no sudoeste do estado. A ação foi realizada por policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar durante patrulhamento a pé nas proximidades da Praça da antiga feira, nas imediações de uma padaria. No local, a guarnição recebeu informações de populares relatando a prática de tráfico de drogas nas proximidades de um estabelecimento comercial. Diante da denúncia, os policiais localizaram e abordaram um suspeito, que informou espontaneamente sobre a existência de substância entorpecente e de uma arma de fogo em sua residência. Com a autorização do abordado, a equipe se deslocou até o imóvel, onde encontrou droga pronta para comercialização, uma arma de fogo do tipo cartucheira, calibre 28, além de munições e um aparelho celular. Com a constatação do flagrante, o homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Macaúbas, juntamente com todo o material apreendido, para a adoção das medidas legais cabíveis.

TCM suspende pagamento de honorários milionários em contrato da Prefeitura de Macarani

TCM suspende pagamento de honorários milionários em contrato da Prefeitura de Macarani
Foto: Reprodução

O conselheiro Paulo Rangel, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), concedeu decisão liminar determinando a suspensão imediata dos efeitos financeiros de um contrato de honorários advocatícios firmado pela Prefeitura de Macarani. A decisão foi proferida na quarta-feira (21) e publicada nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do TCM. A medida atende a uma denúncia apresentada pelo advogado José Wanderley Oliveira Gomes e pelo escritório Advocacia Wanderley Gomes Advogados Associados, contra a prefeita de Macarani, Selma Rodrigues Souto. A denúncia questiona a rescisão unilateral de um contrato firmado em 2003, sem a observância do devido processo legal, e a posterior contratação do escritório Monteiro e Monteiro Advogados Associados, por inexigibilidade de licitação. Segundo os autos, o escritório denunciante foi contratado para ajuizar e acompanhar ação contra a União Federal visando à recuperação de valores do Fundef pagos a menor ao município. Após mais de 20 anos de atuação e com o processo já em fase de execução, a gestão municipal rescindiu o contrato em dezembro de 2024, por meio de decreto, e celebrou novo contrato com outra banca de advogados, prevendo o pagamento de honorários de êxito no percentual de 15%. Na decisão, o conselheiro destacou indícios de que a rescisão ocorreu sem processo administrativo regular, sem garantia do contraditório e da ampla defesa. Também apontou questionamentos quanto à razoabilidade, economicidade e moralidade administrativa da nova contratação, especialmente diante do valor estimado dos honorários, que ultrapassa R$ 10,2 milhões, e do fato de o novo escritório ter passado a atuar apenas no final de 2024. Ao analisar o pedido, Paulo Rangel entendeu estarem presentes os requisitos do fumus boni iuris e do periculum in mora, ressaltando o risco de prejuízo ao erário e de pagamento em duplicidade de honorários pelo mesmo objeto. Com isso, determinou a suspensão de qualquer pagamento ao escritório contratado em 2024 até o julgamento do mérito da denúncia pelo plenário do TCM. A decisão também facultou ao novo escritório a possibilidade de ajustar os honorários de forma proporcional aos serviços efetivamente prestados. O processo segue em tramitação no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.

Homem é preso em flagrante por sequestro e tortura contra ex-companheira em Poções

Homem é preso em flagrante por sequestro e tortura contra ex-companheira em Poções
Foto: Reprodução

Um homem de 18 anos foi autuado em flagrante, na segunda-feira (19), pela Delegacia Territorial de Poções, pelos crimes de sequestro, lesão corporal e ameaça praticada contra sua ex-companheira, e da filha do casal, de apenas seis meses de idade. A vítima já possuía uma Medida Protetiva de Urgência contra o investigado. Os crimes ocorreram no sábado (17), quando o suspeito invadiu a residência da vítima, no bairro Lagoa Grande, mantendo-a em cárcere privado. Na noite de domingo (18), a mulher conseguiu escapar pulando o muro da residência, levando a criança nos braços, e buscou ajuda na casa dos avôs, que acionaram a polícia. Após diligências ininterruptas, realizadas com o apoio da Polícia Militar, os investigadores localizaram o suspeito no bairro Belo Vista. O homem foi encaminhado à unidade policial, passou pelos exames legais e permanece preso à disposição da Justiça.

Bahia tem redução de 13,1% no número de mortes violentas em 2025

Bahia tem redução de 13,1% no número de mortes violentas em 2025
Foto: Alberto Maraux/SSP

Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou em 2025, a maior redução no número de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI). No ano passado foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que no ano de 2024, redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com a redução de mortes violentas no estado. Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos em 2025, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a redução dos índices criminais é resultado do trabalho constante das Forças Policiais. "Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou. Acrescentou ainda que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as Forças da Segurança ampliaram o número de prisão de criminosos e também das apreensões de armas de fogo. A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número total do ano passado é 6,3% menor que o contabilizado em 2024. "Lançamos no final do ano de 2025 o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero", destacou Werner.

Governo Federal reconhece emergência por estiagem em Presidente Jânio Quadros e Tanhaçu

Governo Federal reconhece emergência por estiagem em Presidente Jânio Quadros e Tanhaçu
Foto: Sudoeste Total

O Governo Federal reconheceu, nesta terça-feira (20), a situação de emergência nos municípios de Presidente Jânio Quadros e Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, em razão da estiagem prolongada que afeta a região. O reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, e oficializado com a publicação de portarias no Diário Oficial da União. Com a medida, as prefeituras dos dois municípios passam a estar aptas a solicitar recursos federais para ações de defesa civil voltadas ao enfrentamento dos efeitos da seca. Entre as iniciativas previstas estão a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Os pedidos de apoio financeiro devem ser encaminhados pelas administrações municipais por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A partir dos planos de trabalho apresentados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, uma nova portaria é publicada no Diário Oficial da União com a definição dos recursos a serem liberados.

Suspeito morre após confronto com a CIPE Sudoeste em Vitória da Conquista

Suspeito morre após confronto com a CIPE Sudoeste em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Um homem morreu na manhã desta terça-feira (20), após um confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, no bairro Alegria, em Vitória da Conquista. A ocorrência foi registrada por volta das 10h40, durante patrulhamento especializado realizado na região. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição recebeu informações sobre a presença de um indivíduo considerado de alta periculosidade e foragido da Justiça, que estaria escondido em uma residência localizada na Rua Diamantina. Ao se deslocarem até o endereço indicado, os policiais encontraram o imóvel com as portas abertas e visualizaram um homem em seu interior. Ainda segundo a corporação, ao receber voz de abordagem, o suspeito efetuou disparos de arma de fogo contra a guarnição, o que levou à reação imediata dos policiais para repelir a agressão. Após o confronto, o homem foi encontrado caído ao solo, em posse de um revólver calibre .38 com numeração suprimida. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado. Após a identificação, foi constatado que o homem, de 24 anos e natural de Guaratinga, era apontado como integrante de uma organização criminosa e possuía histórico de extrema violência. Ele era investigado por homicídio qualificado ocorrido em 2021 naquele município, crime que teria sido cometido com emprego de tortura e execução considerada cruel. Na ocorrência, foram apreendidos um revólver calibre .38 da marca Taurus, seis estojos deflagrados e uma munição intacta do mesmo calibre. Todo o material apreendido na ação foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para a adoção das medidas legais cabíveis.

Suspeito é preso após furto em estabelecimento comercial em Belo Campo

Suspeito é preso após furto em estabelecimento comercial em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na manhã de domingo, 18 de janeiro, uma guarnição da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar foi acionada após a informação de um furto ocorrido durante a madrugada em um estabelecimento comercial no município de Belo Campo. Diante da denúncia, os policiais iniciaram diligências e, com base em informações repassadas, incluindo imagens de câmeras de segurança, conseguiram identificar o possível autor do crime. Durante as buscas realizadas na cidade, a guarnição localizou o suspeito, que confessou a prática do furto e entregou o material subtraído. Em seguida, o indivíduo e os objetos recuperados, sendo quatro bombas de calibrar pneu e uma faca tipo peixeira, foram apresentados à autoridade policial competente. O suspeito foi autuado em flagrante e permaneceu custodiado à disposição da Polícia Civil.

PM apreende drogas e prende suspeitos durante Operação Aegis em Condeúba

PM apreende drogas e prende suspeitos durante Operação Aegis em Condeúba
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na tarde de domingo, 18 de janeiro, uma ação da Polícia Militar no âmbito da Operação Aegis resultou na apreensão de entorpecentes, munições e outros materiais relacionados ao tráfico de drogas no município de Condeúba. Durante rondas ostensivas realizadas por uma guarnição da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar, indivíduos foram visualizados em atitude suspeita e, ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram dispensar um objeto. Diante da situação, foi feita a abordagem, sendo constatado que um dos envolvidos portava substâncias entorpecentes destinadas à comercialização. Com base nos indícios de continuidade da prática criminosa, os policiais deram prosseguimento às diligências, localizando mais drogas, munições, dinheiro em espécie e materiais utilizados para o tráfico. Ao todo, foram apreendidas 196 trouxinhas de substância análoga à cocaína, 74 trouxinhas e 96 gramas de substância análoga à maconha, oito porções de substância análoga ao haxixe, oito munições calibre .38, dois aparelhos celulares, uma balança de precisão, R$ 292,00 em dinheiro e diversas embalagens para acondicionamento de entorpecentes. Todos os suspeitos, juntamente com o material apreendido, foram apresentados à Delegacia Territorial de Condeúba, onde foram autuados em flagrante e permaneceram custodiados à disposição da Polícia Civil.

Polícia Militar apreende drogas e conduz dois suspeitos em ação em Barra do Choça

Polícia Militar apreende drogas e conduz dois suspeitos em ação em Barra do Choça
Foto: Divulgação/92ª CIPM

Na noite de segunda-feira, 19 de janeiro, policiais militares da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar realizaram uma ação no distrito de Barra Nova, em Barra do Choça, que resultou na apreensão de entorpecentes e na condução de um homem e uma mulher ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). Durante a operação, a guarnição localizou os dois suspeitos e apreendeu 30 porções de substância análoga à cocaína, duas porções de substância análoga à maconha, um aparelho celular e diversas embalagens utilizadas para o acondicionamento de drogas. Diante da situação, os envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados ao DISEP, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Ação policial resulta na prisão de suspeitos e apreensão de drogas em Vitória da Conquista

Ação policial resulta na prisão de suspeitos e apreensão de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/78ª CIPM

Uma ação de combate ao tráfico de drogas realizada na noite de segunda-feira, dia 19 de janeiro de 2026, resultou na prisão de suspeitos e na apreensão de entorpecentes no bairro Brasil, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 21h30 e envolveu uma guarnição do GARRA, em apoio à 78ª Companhia Independente da Polícia Militar. Durante rondas na região, os policiais identificaram um veículo estacionado em local inapropriado. Ao perceber a aproximação da viatura, a condutora tentou fugir, mas acabou colidindo com o meio-fio. O veículo foi interceptado logo em seguida e os ocupantes abordados. Na revista, os policiais encontraram diversas porções de maconha, cocaína e ecstasy já prontas para comercialização. O casal abordado assumiu a prática do crime e indicou o local onde teria recebido os entorpecentes. Com base nas informações repassadas, a guarnição conseguiu localizar um terceiro envolvido, ainda no bairro Brasil, que estava em posse de porções de cocaína. No imóvel indicado, e com autorização do morador, foram apreendidos tabletes e porções de maconha, crack e cocaína, além de drogas já embaladas para venda e outros materiais utilizados no tráfico. Todos os envolvidos foram conduzidos, juntamente com o material ilícito e o veículo apreendido, para o Distrito Integrado de Segurança Pública, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

ALBA marca posse do deputado Luciano Ribeiro para quinta-feira (22)

ALBA marca posse do deputado Luciano Ribeiro para quinta-feira (22)
Foto: Reprodução/AG. ALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) marcou para a próxima quinta-feira (22) a posse do deputado Luciano Ribeiro (UB), que retorna ao Parlamento baiano para ocupar a vaga deixada após o falecimento do deputado Alan Sanches (UB). A convocação para o ato de assunção do mandato, assinado pela presidente Ivana Bastos, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo desta terça-feira (20). Durante a solenidade, que será realizada no gabinete da presidência, o mais novo deputado fará o juramento de “cumprir fielmente a Constituição Estadual” e a assinatura do termo de posse. José Luciano Santos Ribeiro nasceu no município de Caculé, na Região Sudoeste, em 22 de dezembro de 1960. Estudou o ensino fundamental na Escola Dona Júlia Montenegro Magalhães e no Colégio Antônio Santana, em Licínio de Almeida. Cursou o ensino médio no Colégio Norberto, em sua terra natal. Formado pela Faculdade de Direito Teófilo Otoni, o advogado Luciano Ribeiro era o primeiro suplente do União Brasil. Casado com Sônia Maria Pinheiro Novais Ribeiro, o ex-prefeito de Caculé, de 65 anos, administrou a cidade entre 2005 e 2012. Dois anos depois conseguiu se eleger, pelo então Democratas, para exercer seu primeiro mandato na Casa Legislativa da Bahia. Na Assembleia, o então deputado Luciano Ribeiro participou dos trabalhos em diversas comissões especiais e permanentes. O político foi vice-presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação (2015-2017) e dos colegiados de Constituição e Justiça (2016) e de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle (2017). O parlamentar também foi titular das seguintes comissões: Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (2015-2016); Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol-Porto Sul) (2015-2017); Especial da Promoção da Igualdade (2016-2017); Constituição e Justiça (2015-2017); e membro da Comissão de Análise de Projetos de Lei de Deputados, Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação (2017-2018).

Justiça determina que Município de Jequié recupere área da Lagoa do Derba após ação do MPBA

Justiça determina que Município de Jequié recupere área da Lagoa do Derba após ação do MPBA
Foto: Reprodução/PMJ

A Justiça acatou um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia e determinou que o Município de Jequié adote medidas para a recuperação da área de preservação ambiental da Lagoa do Derba. A decisão é resultado de uma ação civil pública proposta pelo MPBA após a constatação do descarte irregular de resíduos e entulhos no local, além da omissão do poder público municipal na fiscalização e proteção da área. A sentença foi proferida no dia 17 de dezembro de 2025 pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Jequié. Conforme a decisão, o município deverá implementar fiscalização permanente na Lagoa do Derba, promover a limpeza e a recuperação ambiental da área degradada, além de desenvolver ações voltadas à gestão adequada de resíduos e à educação ambiental da comunidade que vive no entorno. A Justiça também determinou que o Município de Jequié apresente relatórios periódicos informando o cumprimento das medidas estabelecidas, permitindo o acompanhamento das ações determinadas judicialmente. Além das obrigações ambientais, o município foi condenado ao pagamento de indenização no valor de R$ 100 mil por dano ambiental residual. O montante deverá ser destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos ou a outro fundo ambiental equivalente, conforme previsto na legislação.

PRF flagra motorista sem habilitação adequada conduzindo ônibus com 47 passageiros em Vitória da Conquista

PRF flagra motorista sem habilitação adequada conduzindo ônibus com 47 passageiros em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal resultou na interceptação de um ônibus de viagem que transportava 47 passageiros na manhã de segunda-feira, dia 19, na BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Durante a abordagem, os policiais constataram diversas irregularidades que colocavam em risco a segurança dos ocupantes do veículo. O ônibus, que havia saído do distrito de Inhobim, foi parado por volta das 10h. Durante a verificação da documentação, a equipe da PRF identificou que o motorista possuía apenas Carteira Nacional de Habilitação provisória, na categoria AB, a qual não autoriza a condução de veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros. Para esse tipo de serviço, é exigida habilitação na categoria D, além do curso específico para transporte coletivo, o que o condutor também não possuía. Em razão das infrações constatadas, foram lavrados sete autos de infração, a maioria de natureza gravíssima. Diante da situação, o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo exercício ilegal da profissão, comprometendo-se a comparecer ao Juizado Especial quando intimado. Após as medidas adotadas, o ônibus só foi liberado para seguir viagem depois da apresentação de outro condutor devidamente habilitado na categoria exigida pela legislação.

CIPRv apreende entorpecente durante abordagem a ônibus em Brumado

CIPRv apreende entorpecente durante abordagem a ônibus em Brumado
Foto: Divulgação/CIPRv-Brumado

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária, por meio da CIPRv/Brumado, apreendeu entorpecente na manhã de segunda-feira, dia 19 de janeiro, no município de Brumado, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu por volta das 8h30, durante fiscalização realizada por policiais do Posto de Caetité. Durante a abordagem a um ônibus de turismo, os policiais realizaram buscas e localizaram um tablete de substância análoga à maconha, com peso estimado em aproximadamente dois quilos. O material ilícito foi encontrado no interior do veículo durante os procedimentos de rotina. Após a constatação da irregularidade, o entorpecente foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Reconhecimento Facial auxilia na prisão de 80 foragidos da Justiça na Bahia nos primeiros dias de 2026

Reconhecimento Facial auxilia na prisão de 80 foragidos da Justiça na Bahia nos primeiros dias de 2026
Foto: Divulgação/SSP

A tecnologia de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia alcançou a marca de 80 pessoas presas nos primeiros dias de 2026. Até segunda-feira, dia 19, oitenta procurados pela Justiça foram localizados e capturados com o apoio do sistema, que tem sido empregado de forma estratégica em todo o estado. De acordo com os dados divulgados, a ferramenta possibilitou, em média, a prisão de mais de quatro foragidos por dia, envolvidos em crimes contra a pessoa, o patrimônio e a sociedade. Entre os detidos estão homicidas, autores de latrocínio, suspeitos de tráfico de drogas, além de pessoas procuradas por crimes como maus-tratos, furto, lesão corporal, estupro de vulnerável e violência contra a mulher. Também foram localizados homens e mulheres com mandados de prisão por dívida de pensão alimentícia. O sistema de Reconhecimento Facial é utilizado em mais de 80 municípios baianos, com atuação tanto em grandes eventos, como micaretas, Réveillon e Carnaval, quanto de forma ostensiva em pontos estratégicos da capital, da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado. A tecnologia também está embarcada em Plataformas de Observação Elevada, ampliando o alcance do monitoramento. Por meio da captação e leitura de pontos faciais de pessoas em circulação, o sistema realiza a comparação automática com o Banco Nacional de Mandados de Prisão, o que permite a rápida identificação e captura de foragidos. Além das prisões, a Secretaria da Segurança Pública informou que 24 veículos roubados ou furtados também foram recuperados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento de Placas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.