Início Arquivo Janeiro de 2026

Janeiro de 2026

Encontramos 356 Notícias

Motocicleta com registro de furto/roubo é recuperada pela PM em Pindaí

Motocicleta com registro de furto/roubo é recuperada pela PM em Pindaí
Foto: Divulgação/PM-BA

Uma motocicleta com restrição de furto/roubo foi recuperada pela Polícia Militar da Bahia na manhã de segunda-feira (26), por volta das 9h45, durante patrulhamento tático realizado no distrito de Sanharó, no município de Pindaí. A ação foi desenvolvida por uma guarnição da CIPE Sudoeste, que realizava rondas na região quando localizou uma motocicleta estacionada na praça principal do distrito. Após consulta aos dados do veículo por meio do aplicativo Sinesp, os policiais constataram que a motocicleta possuía registro de furto/roubo. Diante da constatação, o veículo, uma motocicleta Honda Biz de cor verde, foi apreendido e encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas cabíveis.

PM prende suspeitos de furto e receptação em operação conjunta na região de Guanambi

PM prende suspeitos de furto e receptação em operação conjunta na região de Guanambi
Foto: Divulgação/PM

Uma ação integrada da Polícia Militar da Bahia resultou na prisão de dois suspeitos envolvidos em crimes de furto e receptação na tarde de segunda-feira (26), por volta das 14h, no município de Guanambi e em áreas da zona rural da região. A ação contou com o apoio do 17º BPM. A operação foi realizada por guarnições da CIPE Sudoeste em conjunto com a Seção de Operações de Inteligência do 17º Batalhão da Polícia Militar, após o serviço de inteligência reunir informações sobre a atuação de uma quadrilha especializada em furtos na zona rural. As investigações apontaram que o grupo possuía divisão de tarefas, com parte dos integrantes responsável pela subtração dos bens e outros encarregados da comercialização dos produtos furtados, inclusive por meio de redes sociais como o Facebook. Durante as diligências, imagens de câmeras de segurança auxiliaram na identificação dos suspeitos, dos veículos utilizados e dos receptadores. Como resultado da ação, foram apreendidos um automóvel VW Voyage CL, de cor branca, e uma motocicleta Honda CG Fan 160, de cor vermelha, além de dois aparelhos celulares. A polícia também conseguiu recuperar diversos materiais furtados, entre eles uma motosserra, uma bomba de pulverização agrícola, uma televisão Samsung de 55 polegadas e um botijão de gás de 30 quilos. Os dois conduzidos, juntamente com todo o material apreendido e recuperado, foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas.

CIPE Sudoeste prende suspeito por tráfico de drogas em Livramento de Nossa Senhora

CIPE Sudoeste prende suspeito por tráfico de drogas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Um homem foi preso por suspeita de tráfico de drogas na tarde de terça-feira (27), por volta das 17h40, durante uma ação da Polícia Militar da Bahia no município de Livramento de Nossa Senhora. A ocorrência foi registrada na Rua Y, no bairro Benito Gama, durante policiamento especializado realizado por uma guarnição da CIPE Sudoeste, com apoio da Seção de Operações de Inteligência da 46ª CIPM. Segundo a PM, durante rondas na localidade, os policiais perceberam que um indivíduo demonstrou nervosismo ao notar a presença da viatura e dispensou uma sacola contendo substância semelhante à maconha. Em seguida, ele continuou andando em direção a uma residência, onde foi realizada a abordagem e a busca no imóvel. No decorrer da ação, os policiais localizaram um tablete de substância análoga à cocaína, escondido no interior de um aparelho de som. Também foram encontrados um caderno com anotações relacionadas à contabilidade do tráfico, uma balança de precisão, uma câmera de segurança desinstalada, além de diversas embalagens plásticas utilizadas para o acondicionamento e a comercialização de entorpecentes. Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 1 quilo e 12 gramas de substância análoga à cocaína, 124 gramas de substância semelhante à maconha, um aparelho celular da marca Samsung, a quantia de sete reais em dinheiro e outros materiais comumente utilizados na prática do tráfico de drogas. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as providências cabíveis.

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de recursos do SUS em Juazeiro

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de recursos do SUS em Juazeiro
Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Litíase, com o objetivo de apurar um esquema de direcionamento de contratações públicas e desvio de recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Juazeiro, no norte da Bahia. A ação investiga irregularidades relacionadas à contratação de serviços médicos hospitalares, especialmente no período da pandemia da Covid-19, mas que, segundo as apurações, se estenderam até o ano de 2023. De acordo com a investigação, houve direcionamento na locação de um imóvel para a prestação dos serviços de saúde, sem a devida especificação de como seriam realizados os atendimentos e as internações. O local alugado, inclusive, coincidia com o endereço da sede do instituto contratado para executar os serviços. As apurações também apontaram indícios de direcionamento em procedimentos licitatórios, além da realização de pagamentos sem comprovação efetiva da execução dos serviços contratados, como a ausência de registros sobre quais atendimentos ou exames foram realizados e em que quantidade. As contratações investigadas resultaram no pagamento de mais de R$ 13 milhões às empresas envolvidas, sendo aproximadamente R$ 7 milhões provenientes de recursos do SUS. Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 30 policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão em Juazeiro. A operação busca reunir novos elementos que fortaleçam as provas das fraudes e dos desvios de recursos públicos em prejuízo do município e da União, além de identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Estudante de Presidente Dutra desenvolve detergente biodegradável a partir da casca da pinha

Estudante de Presidente Dutra desenvolve detergente biodegradável a partir da casca da pinha
Foto: Magali Souza

No município de Presidente Dutra, no semiárido da Bahia, conhecido como a capital mundial da pinha, uma iniciativa educacional transformou um símbolo da economia local em inovação sustentável. A cidade produz cerca de 20 mil toneladas da fruta por safra anual, segundo a Secretaria de Agricultura, e tem na cadeia produtiva da pinha sua principal fonte de emprego e renda, celebrada todos os anos na tradicional Festa da Pinha, realizada em abril. Com o objetivo de valorizar essa cultura regional, a professora Mirian Carvalho, do Colégio Estadual de Tempo Integral Leila Janaína Brito Gonçalves, lançou um desafio à estudante Beatriz Rodrigues: desenvolver um produto inovador utilizando a pinha como matéria-prima. A proposta resultou em um detergente biodegradável produzido a partir da casca da fruta. Durante as pesquisas, a estudante identificou que a Annona squamosa, nome científico da pinha, possui saponinas, substâncias naturais com propriedades de limpeza e formação de espuma. A partir dessa constatação, Beatriz desenvolveu a fórmula do detergente, inicialmente em versão líquida. Em uma etapa posterior, o produto também passou a ser produzido na forma pastosa, mantendo os mesmos ingredientes básicos, com ajustes apenas nas proporções utilizadas. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, o detergente se diferencia dos produtos convencionais por ser totalmente biodegradável, incluindo em sua composição sabão neutro com a mesma característica. As próximas fases do trabalho preveem novos testes para aprimorar a eficiência, a consistência e a durabilidade do produto, além da avaliação do impacto ambiental, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. Para a professora orientadora, o projeto é um exemplo de como a educação científica e empreendedora pode transformar realidades. Segundo Mirian Carvalho, iniciativas como essa permitem que estudantes da rede estadual façam ciência na prática, fortaleçam a autoestima e percebam o potencial de transformação existente mesmo em cidades do interior. O trabalho ganhou destaque durante o Encontro Estudantil realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, que reuniu cerca de 10 mil estudantes. O projeto contou ainda com o apoio da diretora da unidade escolar, professora Indira Neiva, além de produtores de pinha e comerciantes locais, que contribuíram com a doação da matéria-prima utilizada nos testes. A parceria entre escola e comunidade foi fundamental para viabilizar o desenvolvimento do detergente e demonstrar o uso sustentável de recursos locais.

Homem é condenado a mais de 23 anos de prisão por feminicídio em Oliveira dos Brejinhos

Homem é condenado a mais de 23 anos de prisão por feminicídio em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Reprodução/Brotas News

O Tribunal do Júri da Comarca de Oliveira dos Brejinhos condenou, no último dia 21, José Nilton Guanais da Silva a 23 anos, um mês e nove dias de prisão pelos crimes de feminicídio contra sua ex-companheira Ediana Gomes da Silva e tentativa de homicídio contra Geneci Alves da Silva, pai da vítima. A condenação atendeu à acusação apresentada pelo Ministério Público da Bahia sustentada pela promotora de Justiça Fernanda Augusta Araújo. O crime aconteceu no dia 23 de junho de 2024, no povoado Bom Sossego, zona rural do município de Oliveira dos Brejinhos, quando José Nilton, inesperadamente e sem motivo aparente, entrou na casa dos pais de Ediana e desferiu vários golpes de faca contra a ex-companheira, que morreu no local. Durante o ataque, o pai da vítima tentou defendê-la e também foi ferido, mas sobreviveu. Segundo a denúncia do MPBA, o réu já havia praticado inúmeras ameaças e agressões contra a ex-companheira nos 12 anos em que estiveram juntos antes da separação. De acordo com a decisão do Conselho de Sentença, os jurados reconheceram a materialidade e a autoria dos crimes praticados pelo réu. Conforme a sentença proferida pela juíza Luana Cavalcante Vilasboas pela morte de Ediana Gomes da Silva, o réu foi condenado a 20 anos de reclusão. Já pela tentativa de homicídio contra Geneci Alves da Silva, a pena fixada foi de quatro anos e oito meses de reclusão. Em razão do concurso material, as penas foram somadas, resultando inicialmente em 24 anos e oito meses de prisão. Após o desconto do tempo de prisão preventiva, a pena definitiva foi fixada em 23 anos, um mês e nove dias, a ser cumprida em regime fechado. O réu teve negado o direito de recorrer em liberdade, em respeito à decisão dos jurados.

Operação Raízes Ocultas desarticula esquema de tráfico em Guanambi

Operação Raízes Ocultas desarticula esquema de tráfico em Guanambi
Foto: Divulgação/PC

Dois homens, ambos de 25 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido durante a Operação Raízes Ocultas, deflagrada na madrugada desta terça-feira (27) pela Delegacia Territorial (DT/Guanambi), em ação conjunta com o 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM). A operação teve como objetivo o combate ao tráfico de drogas e a repressão a atividades criminosas relacionadas ao cultivo clandestino de entorpecentes no município. A ação é resultado de denúncia anônima que apontava a existência de uma possível plantação de maconha em um imóvel localizado na zona rural do município, além da utilização de residências urbanas para o armazenamento e comercialização de drogas. Durante as diligências, foram apreendidos 11 tabletes de maconha, 14 porções fracionadas da mesma droga, sementes de Cannabis sativa, um tablete de cocaína, nove porções fracionadas da mesma substância, um revólver calibre .32, 36 munições intactas dos calibres .32 e .38, um simulacro de arma de fogo, balanças de precisão, embalagens ara acondicionar entorpecentes, um aparelho celular, mais de R$ 20 mil em espécie, além de uma motocicleta e um automóvel. Os autuados foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi, passaram pelos exames legais e permanecem custodiados à disposição do Poder Judiciário. Os materiais apreendidos foram encaminhados para perícia. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre o cultivo clandestino e a rede de distribuição de drogas.

Justiça obriga Município de Jequié a adotar sistema de drenagem após ação do MPBA

Justiça obriga Município de Jequié a adotar sistema de drenagem após ação do MPBA
Foto: Divulgação

A Justiça determinou que o Município de Jequié fiscalize e implemente um sistema adequado de drenagem de águas pluviais no perímetro urbano da cidade. A decisão foi proferida na segunda-feira, dia 26, atendendo a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), com o objetivo de enfrentar os constantes alagamentos registrados em diferentes bairros do município. A ação foi proposta pela promotora de Justiça Donizete Alves de Oliveira e tem como finalidade prevenir e reduzir os prejuízos materiais e os transtornos enfrentados pela população em períodos de chuva. Conforme estabelecido na decisão judicial, o Município deverá elaborar um relatório técnico sobre a situação da drenagem urbana, com a identificação das áreas mais vulneráveis e com maior recorrência de alagamentos, a descrição da infraestrutura atualmente existente e a indicação das causas estruturais dos problemas em cada ponto crítico. A determinação judicial também obriga o Município a elaborar um projeto técnico global para o sistema de drenagem de águas pluviais. O cronograma definido prevê que as obras previstas no projeto sejam iniciadas no prazo máximo de um ano. Após o início da execução, deverão ser apresentados relatórios semestrais sobre o andamento das intervenções. De acordo com a promotora de Justiça, antes de recorrer ao Judiciário, o MPBA buscou solucionar a situação de forma extrajudicial, por meio da celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas o Município de Jequié não aceitou firmar o compromisso.

PRF promove mobilização nacional contra a embriaguez ao volante nesta sexta-feira na Bahia

PRF promove mobilização nacional contra a embriaguez ao volante nesta sexta-feira na Bahia
Foto: Reprodução/PRF

A Polícia Rodoviária Federal realiza nesta sexta-feira (30) uma Mobilização Nacional Integrada de Fiscalização de Alcoolemia, com ações simultâneas em todo o país. Na Bahia, a iniciativa terá reforço especial diante dos índices relacionados à condução de veículos sob efeito de álcool, uma das principais causas de sinistros graves registrados nas rodovias federais do estado. A ação integra a Operação Rodovida, principal estratégia nacional voltada à segurança viária, e será coordenada pela Diretoria de Operações da PRF. Estão previstas fiscalizações intensificadas em pontos estratégicos das rodovias federais, além da atuação conjunta com instituições do Sistema Nacional de Trânsito e demais órgãos parceiros. O objetivo da mobilização é reduzir o risco viário e preservar vidas, combatendo a embriaguez ao volante, prática que ainda resulta em mortes, feridos graves e impactos sociais relevantes. Segundo a PRF, a combinação de fiscalização rigorosa e conscientização é fundamental para enfrentar o problema. Dados recentes da PRF na Bahia reforçam a necessidade da ação. Em 2025, 204 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool, sendo que 116 condutores acabaram detidos pelo crime de embriaguez ao volante. No mesmo período, foram realizados 233.738 testes de alcoolemia nas rodovias federais baianas, número 10,9% superior ao registrado em 2024, quando foram aplicados 210.826 testes. Ainda de acordo com a corporação, em 2025 foram contabilizados 219 sinistros de trânsito cuja causa principal foi a ingestão de bebida alcoólica pelo condutor. A maioria dessas ocorrências foi registrada nos fins de semana, entre sexta-feira e domingo, com maior concentração nas rodovias BR-116, BR-101 e BR-324. A PRF destaca que a direção sob efeito de álcool permanece entre os principais fatores associados a sinistros graves e fatais e afirma que continuará intensificando as ações de fiscalização e prevenção para coibir essa conduta e promover um trânsito mais seguro.

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios
Foto: Sudoeste Total

O Instituto Nacional do Seguro Social prorrogou para o dia 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas contestem descontos indevidos em seus benefícios. A medida foi adotada para garantir o pleno direito dos segurados, diante das instabilidades registradas no sistema Meu INSS desde a última segunda-feira (19). Segundo o INSS, a autarquia foi surpreendida pelos problemas técnicos e mantém contato diário com a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, para cobrar esclarecimentos e providências. Além disso, a Dataprev informou que realizará uma manutenção programada que deixará os sistemas indisponíveis entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller, o prazo inicial para as contestações se encerraria em 14 de fevereiro, mas os transtornos enfrentados pelos segurados motivaram a decisão de ampliar o período. Ele explicou que a paralisação dos sistemas e as falhas ocorridas poderiam prejudicar aposentados e pensionistas, o que levou à prorrogação até 20 de março. Com a ampliação do prazo, os beneficiários terão mais tempo para identificar e questionar eventuais cobranças irregulares. A contestação é a primeira etapa para que o segurado possa, posteriormente, aderir ao acordo de ressarcimento, caso seja confirmada a irregularidade. O INSS informou que as contestações podem ser realizadas pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou presencialmente nas agências dos Correios.

Investigado por tentativa de homicídio é preso em Itaberaba

Investigado por tentativa de homicídio é preso em Itaberaba
Foto: Reprodução/PMI

Um homem, de 23 anos, investigado pelo crime de tentativa de homicídio, foi preso na localidade de Caititu, no município de Itaberaba, na manhã desta segunda-feira (26). O crime ocorreu no dia 29 de novembro de 2025, no centro daquele município, durante uma festa em comemoração ao título de uma equipe de futebol. Na ocasião, houve uma confusão generalizada e um homem foi atingido por disparos de arma de fogo, sendo socorrido para uma unidade de saúde. Investigações conduzidas pela Delegacia Territorial (DT) de Itaberaba, por meio da análise de imagens de videomonitoramento e de outras diligências investigativas, possibilitaram a identificação do autor dos disparos. O suspeito foi conduzido por investigadores à DT de Itaberaba, onde foram realizados os procedimentos de praxe e cumprido um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude do município. Ele segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

Vendas de veículos elétricos e híbridos na Bahia batem novo recorde em 2025 com alta de 70%

Vendas de veículos elétricos e híbridos na Bahia batem novo recorde em 2025 com alta de 70%
Foto: Divulgação

As vendas de veículos elétricos e híbridos na Bahia alcançaram um novo recorde em 2025, com a comercialização de 10.434 unidades ao longo do ano. O volume representa um crescimento de 70,8% em relação a 2024, quando foram vendidas 6.109 unidades, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Do total de veículos eletrificados comercializados no estado, 50,4% foram adquiridos por consumidores da capital, enquanto 49,6% das vendas tiveram origem no interior baiano. Entre os compradores, a preferência foi maior pelos modelos híbridos, que responderam por 61% das aquisições, enquanto os veículos 100% elétricos representaram 39% do total. O desempenho da Bahia ficou bem acima da média nacional. Em todo o país, as vendas de veículos eletrificados cresceram 26% no mesmo período, com 285 mil novas unidades comercializadas, passando a representar mais de 10% de todas as vendas de veículos. No estado, o avanço expressivo tem sido comemorado pelas concessionárias, que avaliam que a tendência de crescimento deve se manter nos próximos anos. Entre as marcas que contribuíram para a expansão do mercado baiano está a GWM, montadora chinesa distribuída no estado pela GWM Morena, que teve participação relevante no aumento das vendas. O crescimento também foi impulsionado pelo avanço da demanda fora da Região Metropolitana de Salvador. A participação do interior baiano nas vendas de veículos elétricos e híbridos subiu de 40% para 49,6%, indicando a interiorização do mercado. Fora da capital, Feira de Santana manteve a liderança, com crescimento de 69% nas vendas e cerca de 900 unidades comercializadas. Em Vitória da Conquista, o avanço foi ainda mais expressivo, com aumento de 215% no número de veículos eletrificados vendidos em 2025.

Cabo PM Nogueira retorna às atividades operacionais na 79ª CIPM, em Poções

Cabo PM Nogueira retorna às atividades operacionais na 79ª CIPM, em Poções
Foto: Divulgação/79ª CIPM

O Cabo da Polícia Militar Sérgio Gomes Nogueira apresentou-se, nesta segunda-feira (26), na sede da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Poções, para o retorno às atividades operacionais, passando a reforçar o efetivo empregado no policiamento ostensivo na área de atuação da unidade. Com data de praça em 24 de maio de 2010, o policial iniciou sua trajetória profissional no 19º Batalhão da Polícia Militar, no município de Jequié. Ao longo da carreira, também atuou na 78ª CIPM, onde adquiriu experiência operacional, e posteriormente passou a integrar o efetivo da 79ª CIPM. O cabo possui formação de nível superior em Segurança Pública e concluiu recentemente o Curso de Formação de Cabos (CFC), realizado no 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9º BEIC), em Vitória da Conquista, ampliando sua qualificação profissional para o exercício das funções policiais. O retorno do militar às atividades operacionais reforça as ações de segurança pública desenvolvidas pela 79ª CIPM e contribui para o fortalecimento do policiamento ostensivo, refletindo o compromisso da unidade com a valorização profissional e a melhoria contínua do serviço prestado à população.

Ministério Público instaura procedimento para acompanhar Carnaval de Livramento de Nossa Senhora

Ministério Público instaura procedimento para acompanhar Carnaval de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Blog Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar os preparativos e a realização do Carnaval de Livramento de Nossa Senhora, denominado Carnalivras 2026. A medida foi adotada pela 2ª Promotoria de Justiça do município e tem caráter preventivo, com foco na proteção de interesses coletivos e na regularidade do evento. De acordo com a portaria, o procedimento tem como objetivo monitorar todas as etapas do carnaval, que está previsto para ocorrer entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2026, período que tradicionalmente reúne grande concentração de pessoas e intensifica a atividade econômica local. O Ministério Público destaca a necessidade de atuação integrada dos órgãos públicos para reduzir riscos à saúde, à segurança da população e à ordem pública. Entre os pontos que serão acompanhados estão as medidas de segurança pública, ordenamento urbano, mobilidade, controle do trânsito, atendimento em saúde, vigilância sanitária, fiscalização ambiental e sonora, além da proteção do patrimônio histórico e cultural. O procedimento também prevê atenção especial à proteção integral de crianças e adolescentes, com foco na prevenção do trabalho infantil, da exploração sexual e do consumo de bebidas alcoólicas. Como diligências iniciais, o Ministério Público determinou o envio de ofícios a diversos órgãos e autoridades, incluindo a Prefeitura, secretarias municipais, forças de segurança, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores e representantes do comércio local. O Município deverá apresentar informações detalhadas sobre a organização do evento, programação, estrutura, contratos, autorizações e planos operacionais. Os órgãos oficiados terão o prazo de cinco dias, a contar do recebimento da comunicação, para encaminhar relatórios circunstanciados e documentos solicitados. O Ministério Público informou que acompanhará de forma contínua o Carnalivras 2026 e poderá adotar medidas extrajudiciais ou judiciais caso sejam constatadas irregularidades.

Operação Carta Marcada apura corrupção em contratos públicos em Itagibá

Operação Carta Marcada apura corrupção em contratos públicos em Itagibá
Foto: Pedro Moraes/PC

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação Carta Marcada para apurar a existência de um esquema criminoso estruturado voltado à execução irregular de contratos de prestação de serviços firmados entre a Prefeitura de Itagibá e empresas privadas. As investigações apontam indícios de direcionamento contratual e de contratações reiteradas por meio de inexigibilidade de licitação, em possível violação à legislação vigente. No decorrer da operação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Itagibá, Dário Meira, Ipiaú e Jequié, sendo sete em Itagibá, quatro em Dário Meira, três em Ipiaú e um em Jequié. As decisões judiciais também determinaram o afastamento cautelar de dois servidores públicos municipais, entre eles um secretário e uma servidora da Controladoria do Município, além do bloqueio de aproximadamente R$ 2 milhões em bens e valores de cada investigado.

Operação Carta Marcada apura corrupção em contratos públicos em Itagibá
Foto: Pedro Moraes/PC

As investigações apontam para a atuação coordenada entre agentes públicos e representantes de duas empresas privadas de consultoria, diretamente vinculadas aos contratos analisados. Segundo a Polícia Civil, o grupo apresentava divisão de tarefas, estabilidade e mecanismos destinados à ocultação e ao desvio de recursos públicos, supostamente oriundos de contratos superfaturados. A operação contou com a participação de cerca de 60 policiais civis e foi conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, documentos, computadores e aproximadamente R$ 70 mil em espécie. O material apreendido será submetido à perícia e deverá contribuir para o aprofundamento das investigações, que seguem em andamento para identificar outros recursos possivelmente desviados e eventuais novos envolvidos, com foco na responsabilização dos investigados.

Livramento de Nossa Senhora lidera produção de maracujá no Brasil e fortalece agronegócio regional

Livramento de Nossa Senhora lidera produção de maracujá no Brasil e fortalece agronegócio regional
Foto: Sudoeste Total

O município de Livramento de Nossa Senhora ocupa posição de destaque no cenário agrícola nacional ao se firmar como o maior produtor individual de maracujá do Brasil. Com uma colheita anual que ultrapassa 44 mil toneladas, a produção local atende a diferentes regiões do país e abastece tanto o mercado in natura quanto a indústria de sucos e polpas. A fruta produzida no município é comercializada para importantes centros consumidores, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O volume expressivo é resultado de fatores como clima favorável, solo de qualidade, investimentos constantes em irrigação e a utilização de tecnologias voltadas ao aumento da produtividade e da eficiência no campo. Esse conjunto de condições transformou Livramento de Nossa Senhora em referência nacional na fruticultura, garantindo ao município participação relevante na produção brasileira de maracujá. A atividade tem impacto direto na economia local, com geração de empregos, fortalecimento da agricultura familiar e estímulo ao desenvolvimento regional. Além do protagonismo na produção de maracujá, o município também se destaca no cultivo da manga. Em 2023, a fruta apresentou crescimento de 61,9% no valor gerado no estado da Bahia, desempenho impulsionado pela produção do sudoeste baiano, com papel decisivo de Livramento de Nossa Senhora. O avanço da fruticultura na região tem ampliado mercados, assegurado oferta contínua ao longo do ano e consolidado o município como polo estratégico do agronegócio baiano e brasileiro.

Polícia Federal deflagra operação contra organização criminosa no sul da Bahia

Polícia Federal deflagra operação contra organização criminosa no sul da Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), a operação Apito Final com o objetivo de apurar a atuação de uma organização criminosa estruturada no extremo sul da Bahia. A ação é resultado de uma atuação conjunta com o Ministério Público do Estado da Bahia, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e a Polícia Militar da Bahia. De acordo com as investigações, o grupo investigado possuía divisão de tarefas bem definida, com foco principal no tráfico de drogas. As apurações indicam a existência de núcleos responsáveis pela coordenação das atividades ilícitas, movimentação de recursos financeiros, logística operacional e uso de mecanismos para dificultar a identificação dos integrantes, como comunicações clandestinas e a utilização de terceiros. Ainda segundo a Polícia Federal, foram identificados indícios de cooptação de agentes públicos, com possível repasse de informações privilegiadas e interferências indevidas em estruturas institucionais, com o objetivo de beneficiar os interesses da organização criminosa. No âmbito da operação, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro, Eunápolis e Ubaitaba. As medidas cautelares visam a apreensão de documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos considerados essenciais para o aprofundamento das investigações, a completa elucidação dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, respeitando o devido processo legal. A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e que novas diligências poderão ser realizadas conforme o avanço dos trabalhos.

Estudante do sistema prisional da Bahia alcança 880 pontos na redação do Enem PPL

Estudante do sistema prisional da Bahia alcança 880 pontos na redação do Enem PPL
Foto: Leo Moreira/NUCOM/SEAP

Um interno do sistema prisional da Bahia alcançou a nota de 880 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Identificado pelas iniciais S.F.B.C., o reeducando é custodiado no Conjunto Penal de Barreiras e participa das atividades da Universidade Para Todos (UPT), programa desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Secretaria da Educação do Estado (SEC). Além do destaque individual, outros oito reeducandos do sistema prisional baiano também obtiveram notas iguais ou superiores a 800 pontos na redação. Os resultados reforçam o impacto das ações educacionais desenvolvidas nas unidades prisionais do estado. Ao todo, pelo menos 60 custodiados alcançaram notas acima de 650 pontos, superando a média nacional no desempenho da prova. O desempenho do estudante que atingiu 880 pontos chamou atenção pelo domínio da escrita, capacidade de argumentação e compreensão dos temas propostos, evidenciando o potencial transformador do acesso à educação mesmo em contexto de privação de liberdade. Segundo a Seap, os resultados refletem o trabalho integrado entre a gestão prisional, professores e instituições parceiras, aliado ao empenho dos próprios internos, que veem na educação uma oportunidade concreta de reconstrução pessoal e social. A participação no Enem PPL amplia as possibilidades de acesso ao ensino superior e a outros programas educacionais, reforçando o compromisso da Seap com a construção de um sistema prisional mais eficiente, justo e humanizado.

PRF apreende carga de produtos alimentícios avaliada em cerca de R$ 400 mil na Chapada Diamantina

PRF apreende carga de produtos alimentícios avaliada em cerca de R$ 400 mil na Chapada Diamantina
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na manhã da última sexta-feira (23), uma carga de produtos alimentícios avaliada em aproximadamente R$ 400 mil durante uma fiscalização realizada no km 409 da BR-242, no município de Seabra, na Chapada Diamantina. A ocorrência foi registrada por volta das 8h, quando os agentes abordaram um veículo de carga e constataram que a mercadoria transportada não possuía documentação fiscal. Após a verificação fiscal, foi apurado um imposto devido no valor de R$ 48.069,21, além da aplicação de multa no mesmo montante. A ocorrência foi registrada, inicialmente, como transporte de mercadoria nacional sem documentação fiscal. A situação caracterizou, em tese, o transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. Diante da irregularidade, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) foi acionada e compareceu ao local para a adoção dos procedimentos administrativos previstos em lei, incluindo a lavratura das notificações cabíveis.

Projeto Adutora da Fé avança e vai ampliar acesso à água em municípios do oeste da Bahia

Projeto Adutora da Fé avança e vai ampliar acesso à água em municípios do oeste da Bahia
Foto: Codevasf

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) coordena a implantação de uma nova etapa do projeto Adutora da Fé, na Bahia, que acaba de receber a primeira ordem de serviço emitida pela AXIA Energia. A iniciativa integra o Eixo Água Para Todos do Novo PAC e conta com investimentos de aproximadamente R$ 230 milhões, com foco na ampliação do acesso à água em regiões historicamente afetadas pela escassez hídrica. Nesta fase, estão previstas obras de captação, reserva e transporte de água do rio São Francisco até o município de Bom Jesus da Lapa, onde o recurso será tratado e distribuído. A partir da cidade, a água seguirá para 53 reservatórios que atenderão comunidades rurais de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã, garantindo maior segurança hídrica e melhoria das condições de vida da população. O projeto contempla a implantação de cerca de 95 quilômetros de adutora principal de água tratada e aproximadamente 250 quilômetros de subadutoras, ampliando o alcance do sistema de abastecimento. As intervenções incluem ainda a instalação de 36 reservatórios de água e a execução de obras complementares, com o objetivo de reduzir a intermitência no fornecimento e aumentar a confiabilidade da distribuição para as comunidades atendidas. Durante a execução, a iniciativa deve gerar cerca de 3,2 mil empregos diretos e indiretos e beneficiar aproximadamente 140 mil pessoas, especialmente em áreas rurais marcadas por clima árido e histórico de escassez de água. A AXIA Energia, nova marca da antiga Eletrobras, executa o projeto como parte dos compromissos assumidos após o processo de capitalização da empresa, que prevê o repasse anual de recursos para programas de desenvolvimento regional e revitalização hidroambiental. As ações são selecionadas pelo Governo Federal e coordenadas pelo MIDR no âmbito do Novo PAC. A empresa é considerada a maior do setor de energia renovável no Hemisfério Sul, com capacidade instalada totalmente renovável e atuação em geração e transmissão de energia em todo o país.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.