Início Arquivo Dezembro de 2025

Dezembro de 2025

Encontramos 292 Notícias

Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos em Oliveira dos Brejinhos

Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Reprodução/Brotas News

Um homicídio e uma tentativa de homicídio foram registrados na madrugada de quinta-feira (25) no distrito de Beira Rio, zona rural do município de Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia. A ocorrência foi atendida por guarnições da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar. Segundo informações da Polícia Militar, ao chegarem ao local, os policiais encontraram uma pessoa já sem sinais vitais, vítima de disparo de arma de fogo. O corpo foi reconhecido por um familiar, e a área foi isolada para preservação da cena do crime. Durante o mesmo episódio, outras duas pessoas também foram atingidas. Uma delas sofreu ferimento na cabeça, foi socorrida para uma unidade hospitalar, recebeu atendimento médico e já foi liberado. Já a terceira vítima também foi baleada na cabeça, permanece internado em estado grave, entubado, com projétil alojado, aguardando regulação para possível transferência. Após a constatação do óbito, o Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realização da perícia e remoção do corpo. No local, cápsulas de munição foram recolhidas e encaminhadas à Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação. Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime, e o caso segue sob apuração da Polícia Civil.

PM atende ocorrência de violência doméstica em Candiba

PM atende ocorrência de violência doméstica em Candiba
Foto: Divulgação/PMC

Uma ocorrência de violência doméstica foi registrada na noite de quinta-feira (25), por volta das 22h, no município de Candiba, no sudoeste da Bahia. A Polícia Militar foi acionada por uma mulher de 24 anos, que relatou estar sendo ameaçada pelo companheiro, de 34 anos. Segundo informações da PM, a vítima informou que o homem estava alterado, quebrando objetos dentro da residência e proferindo ameaças. Ao chegar ao local, a guarnição constatou que o imóvel estava revirado e ouviu da mulher a confirmação das agressões verbais e das tentativas de agressão física. O acusado permaneceu no local durante a abordagem, colaborou com os policiais e afirmou que desejava o fim do relacionamento. Após a intervenção e mediação da guarnição, as partes foram orientadas a comparecer à delegacia para formalizar o processo de separação e, se necessário, solicitar medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. Para preservar sua segurança, a vítima decidiu passar a noite na residência da sogra. A ocorrência foi registrada e as orientações legais foram repassadas às partes envolvidas.

Homem é conduzido à delegacia após denúncia de violência doméstica em Guanambi

Homem é conduzido à delegacia após denúncia de violência doméstica em Guanambi
Foto: Reprodução/17º BPM

Uma ocorrência de violência doméstica foi registrada na noite de quinta-feira (25), por volta das 21h04, no bairro Paraíso, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de agressão contra uma mulher na Rua Lima Barreto. No local, a vítima relatou que o companheiro vinha apresentando comportamento agressivo desde o dia anterior. Segundo o relato, nesta data, ele teria se envolvido em uma luta corporal com o próprio sogro e, em seguida, a agredido com socos e golpes de chinelo, provocando lesões visíveis na região da boca e da perna. A mulher também afirmou ter sido ameaçada, assim como outros membros de sua família. Ainda conforme a vítima, o agressor estaria portando uma arma branca, porém, durante as buscas realizadas pela guarnição, nenhum objeto dessa natureza foi localizado. O acusado negou as acusações. Diante dos fatos, do relato da vítima e das evidências físicas constatadas no local, ambos foram conduzidos à delegacia, onde foi lavrado o boletim de ocorrência e adotadas as medidas legais cabíveis.

Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida pela CIPRv em Piripá

Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida pela CIPRv em Piripá
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma motocicleta foi apreendida na manhã de quinta-feira (25), por volta das 11h30, durante uma ação da Companhia Independente de Polícia Rodoviária, por meio da guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário, no município de Piripá, no sudoeste da Bahia. Durante a fiscalização realizada pelos policiais militares da CIPRv/Brumado, foi constatado que a numeração do motor e o Número de Identificação Veicular apresentavam indícios de adulteração, o que configura irregularidade grave conforme a legislação vigente. Diante da situação, o veículo foi apreendido e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas pelas autoridades competentes.

Dois suspeitos são detidos por tráfico de drogas em Belo Campo

Dois suspeitos são detidos por tráfico de drogas em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Uma ação realizada pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar resultou na apreensão de drogas e na condução de suspeitos à delegacia na tarde de quarta-feira (24), no município de Belo Campo. Durante patrulhamento de rotina, os policiais abordaram um indivíduo que apresentava atitude suspeita. Na revista pessoal, foram encontradas porções de substância análoga à maconha. A partir das informações levantadas no local, a guarnição conseguiu identificar e localizar um segundo suspeito, que também estava em posse de entorpecentes, além de uma quantia em dinheiro. Diante dos fatos, os dois envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, onde foi lavrada a prisão em flagrante e adotadas as medidas legais cabíveis.

PM apreende entorpecentes e prende dupla em Vitória da Conquista

PM apreende entorpecentes e prende dupla em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar da Bahia apreendeu entorpecentes na noite de quinta-feira (25), por volta das 21h30, durante uma ação da CIPE Sudoeste no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A ocorrência foi registrada durante patrulhamento especializado realizado pela unidade. Segundo a PM, os policiais visualizaram dois indivíduos em frente a um imóvel e, ao perceberem a aproximação da viatura, um deles tentou fugir, sendo contido pela guarnição. Durante a abordagem, foram encontradas duas buchas de substância análoga à maconha com um dos suspeitos. Com o outro, os policiais localizaram cinquenta buchas da mesma substância dentro de uma bolsa de ombro. Na sequência, um dos abordados informou que havia mais entorpecentes no interior de sua residência. No local, os policiais encontraram uma balança de precisão, uma embalagem contendo aproximadamente 140 gramas de substância análoga à maconha e uma quantia em dinheiro. Diante dos fatos, os dois indivíduos foram conduzidos juntamente com todo o material apreendido e uma motocicleta CG 160 Start para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi apresentada e as medidas legais adotadas.

Homem é preso por tráfico de drogas em Ibipitanga

Homem é preso por tráfico de drogas em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde de quinta-feira (25), por volta das 17h45, durante uma ação conjunta da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Macaúbas, e da CIPT-MO. A ocorrência foi registrada na BA-435, no município de Ibipitanga. De acordo com a Polícia Militar, as guarnições realizavam patrulhamento tático quando visualizaram um indivíduo praticando direção perigosa. Ao notar a aproximação das viaturas, o suspeito tentou fugir e, durante o acompanhamento policial, dispensou uma sacola de cor verde às margens da rodovia. Após a abordagem, os policiais retornaram ao local onde o objeto havia sido descartado e localizaram a sacola contendo material ilícito. No interior, foram encontrados 47 papelotes de cocaína, totalizando aproximadamente 54 gramas, além de um papelote maior da mesma substância, com cerca de 44 gramas. Também foram apreendidas diversas embalagens utilizadas para acondicionamento de entorpecentes e a quantia de R$ 752 em dinheiro. O suspeit o foi conduzido e apresentado na 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais adotadas.

79ª CIPM reforça ações contra direção perigosa e manobras ilícitas na região

79ª CIPM reforça ações contra direção perigosa e manobras ilícitas na região
Foto: Divulgação/79ª CIPM

A 79ª Companhia Independente da Polícia Militar intensificou, ao longo de todo o ano, as ações de combate à prática de direção perigosa e às manobras ilícitas conhecidas como “grau”, realizadas por motociclistas em vias públicas das cidades atendidas pela unidade. O trabalho, que já ocorre de forma permanente, será ainda mais reforçado no final do ano, período marcado pelo aumento do fluxo de veículos e, consequentemente, dos riscos no trânsito. Segundo a Polícia Militar, esse tipo de conduta, além de ilegal, coloca em risco a vida de pedestres, transeuntes, usuários das vias e dos próprios motociclistas, podendo resultar em acidentes graves e até fatais. Um exemplo recente da gravidade dessas práticas ocorreu em Caetité, onde um motociclista foi condenado pelo Tribunal do Júri a 29 anos de prisão após provocar um acidente durante direção perigosa, que resultou na morte de uma criança e deixou o pai ferido. O caso teve repercussão em todo o estado e evidenciou as consequências trágicas da imprudência no trânsito. A corporação ressalta que a legislação brasileira prevê penalidades rigorosas para esse tipo de comportamento, incluindo o crime de exibição ou demonstração de manobra perigosa, infrações gravíssimas com multa agravada e apreensão do veículo, além da tipificação de perigo para a vida ou saúde de outrem no Código Penal. Como resultado das ações desenvolvidas em 2025, a 79ª CIPM já apreendeu 120 motocicletas envolvidas em condutas de risco. Todos os veículos foram encaminhados aos pátios dos respectivos Detrans, conforme determina a legislação vigente.

Homem é agredido dentro de bar no município de Iuiú

Homem é agredido dentro de bar no município de Iuiú
Foto: Divulgação/PMIUIU

Uma ocorrência de agressão e lesão corporal foi registrada na tarde de quarta-feira (24) por volta das 16h20, no município de Iuiú, no sudoeste da Bahia. A Polícia Militar, por meio do 17º Batalhão, foi acionada para atender a situação em um bar localizado na Rua Augusto Rocha. A guarnição foi chamada após o proprietário do estabelecimento, um homem de 28 anos, relatar que havia ocorrido uma agressão no local. No endereço, os policiais mantiveram contato com a vítima, um homem de 48 anos, que informou ter sido atingido com um soco no rosto por outro homem, identificado apenas como morador da comunidade de Lajedão. De acordo com o relato, a agressão teria ocorrido sem motivo aparente. Rondas foram realizadas nas imediações com o objetivo de localizar o autor, porém sem êxito. Diante dos fatos, a vítima foi orientada a registrar a ocorrência na delegacia local para as providências cabíveis.

Jovem denuncia violência doméstica e ameaças em Candiba

Jovem denuncia violência doméstica e ameaças em Candiba
Foto: Divulgação/PMC

Uma ocorrência de violência doméstica, enquadrada na Lei Maria da Penha, foi registrada na madrugada desta quinta-feira, 25 de dezembro de 2025, por volta de 0h40, no município de Candiba, no sudoeste da Bahia. A ação foi atendida por uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar. A polícia foi acionada via funcional por uma jovem de 19 anos, que relatou que seu companheiro, também de 19 anos, estava apresentando comportamento agressivo e danificando objetos no interior da residência. Ao chegar ao local, a guarnição ouviu o relato da vítima, que informou ter sofrido agressões verbais, ameaças e uma tentativa de agressão física. Segundo a vítima, o autor havia fugido antes da chegada dos policiais. Diligências foram realizadas nas imediações, porém o suspeito não foi localizado. Diante da situação, a jovem foi orientada a registrar a ocorrência na delegacia e a solicitar medida protetiva de urgência. Ela permaneceu sob os cuidados de sua genitora.

Mulher relata ameaça motivada por ciúmes em Iuiú

Mulher relata ameaça motivada por ciúmes em Iuiú
Foto: Reprodução/Câmara de Iuiu

Uma ocorrência de ameaça foi registrada na tarde de quarta-feira, 24 de dezembro, por volta das 17h30, no distrito de Pindorama, no município de Iuiú, sudoeste da Bahia. A Polícia Militar, por meio do 17º BPM, foi acionada para averiguar a denúncia. No local, a guarnição manteve contato com a vítima, uma mulher de 53 anos, que relatou ter sido ameaçada por um homem de 52 anos. Segundo a vítima, a situação teria sido motivada por ciúmes, em razão da amizade dela com a companheira do suspeito. O homem apontado como autor negou as acusações durante a abordagem policial. Diante dos fatos, ambos foram orientados pela guarnição. O suspeito recebeu a advertência para não voltar a incomodar a vítima, enquanto a mulher foi orientada a registrar a ocorrência na delegacia local para as providências cabíveis.

Suspeito é preso por tráfico de drogas em Livramento

Suspeito é preso por tráfico de drogas em Livramento
Foto: Divulgação/PM

Uma operação da Polícia Militar da Bahia resultou na apreensão de cocaína e maconha e na detenção de um suspeito no bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora. A ação ocorreu na terça-feira (24) após a corporação receber denúncias sobre possível tráfico de drogas na região. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi até o local indicado para averiguar a situação. Ao chegar, os policiais identificaram dois homens em comportamento suspeito, que tentaram fugir ao notar a aproximação da viatura. Um dos indivíduos foi alcançado dentro de uma residência. Durante a abordagem e a verificação no imóvel, os policiais localizaram diversas porções de entorpecentes, semelhantes à maconha e à cocaína, armazenadas em um recipiente plástico. O suspeito foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde o caso foi registrado e as providências legais foram adotadas.

79ª CIPM impede tentativa de suicídio e preserva vida em Caetanos

79ª CIPM impede tentativa de suicídio e preserva vida em Caetanos
Foto: Reprodução

Uma ação rápida e técnica da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) evitou uma tragédia na segunda-feira (22), no município de Caetanos, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada nas proximidades do Quartel da PM e envolveu uma mulher em grave sofrimento emocional. De acordo com informações da corporação, a guarnição foi acionada após a denúncia de uma tentativa de suicídio. Ao chegar ao local, os policiais constataram a situação e encontraram a mulher em estado de grande abalo emocional, oferecendo risco à própria integridade física. Com preparo técnico e equilíbrio, os militares iniciaram imediatamente uma negociação verbal, buscando acalmar a vítima e preservar sua vida. Durante a intervenção, os policiais ouviram um pedido de socorro seguido de um barulho no interior do imóvel, o que levou à entrada imediata da equipe para prestar auxílio. A ação foi realizada de forma rápida e segura, permitindo o controle da situação e o acolhimento da mulher, que foi tranquilizada pelos policiais. Em seguida, com apoio do Hospital Municipal de Caetanos, uma ambulância foi acionada e a vítima encaminhada para atendimento médico especializado.

Livramento: CDJ anula partida e exclui Nado de Cima e Vereda do Campeonato Rural por combinação de resultado

Livramento: CDJ anula partida e exclui Nado de Cima e Vereda do Campeonato Rural por combinação de resultado
Foto: 88FM

O Conselho Disciplinar de Justiça (CDJ) decidiu, em caráter administrativo, punir os clubes Nado de Cima Futebol Clube e Vereda Futebol Clube pela prática de ato antidesportivo no Campeonato Rural de Livramento de Nossa Senhora, edição 2025. A decisão foi proferida nesta terça-feira, 24 de dezembro. A apuração teve como base os fatos ocorridos na partida realizada no dia 21 de dezembro de 2025, às 16h, que terminou com o placar atípico de 14 a 11 para o Nado de Cima, totalizando 25 gols. O resultado chamou a atenção pela anormalidade esportiva, especialmente pelo desempenho de um único atleta do Nado de Cima, que marcou nove gols e assumiu a liderança da artilharia da competição. Durante a instrução do Processo Administrativo nº 03/2025, foram analisados depoimentos, relatórios da arbitragem, súmula da partida, registros audiovisuais, áudios de jogadores e publicações em blogs da cidade e da região. Segundo o CDJ, o conjunto de provas foi considerado robusto e convergente para caracterizar a existência de combinação prévia de resultado entre as duas equipes. Ainda de acordo com a decisão, a suposta combinação teria como objetivos a divisão de valores da premiação do campeonato e a promoção deliberada da artilharia em favor de atleta do Nado de Cima. Em razão do fato, também foi registrado boletim de ocorrência para apuração em outras esferas. Apenas o Vereda Futebol Clube apresentou defesa no prazo concedido. Com fundamento na Lei nº 14.597/2023, a Nova Lei Geral do Esporte, o CDJ julgou procedente o processo e determinou a anulação do resultado da partida, a perda dos pontos do jogo e a desclassificação de ambos os clubes do Campeonato Rural 2025. As equipes também perderam o direito a qualquer premiação financeira, devendo devolver valores eventualmente recebidos. A decisão impôs ainda multa individual de R$ 1 mil a cada jogador relacionado na partida, multa coletiva de R$ 5 mil para cada clube e suas diretorias, além da perda de premiações correspondentes ao terceiro e quarto lugares, caso tenham sido alcançadas. Nado de Cima e Vereda, bem como os jogadores envolvidos, foram excluídos das competições organizadas no âmbito do campeonato rural pelo prazo de dois anos. O CDJ também declarou a nulidade de todos os efeitos esportivos da partida, incluindo a contagem dos nove gols marcados pelo jogador Cláudio Adão para a artilharia do campeonato. Por fim, determinou o envio de cópia dos autos à organização do campeonato e a notificação dos clubes para ciência e adoção das providências cabíveis. A decisão foi assinada pelo presidente do CDJ, Ítalo Rodrigues Souza.

Capotamento deixa adolescente em estado grave na BR-122 em Candiba

Capotamento deixa adolescente em estado grave na BR-122 em Candiba
Foto: Divulgação/17º BPM

Um grave acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (24), por volta das 9h30, na BR-122, no município de Candiba, região sudoeste da Bahia. O capotamento ocorreu a cerca de um quilômetro do trevo do distrito de Pilões e deixou três pessoas feridas, entre elas um adolescente de 15 anos em estado grave. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a família viajava de São Paulo com destino a Guanambi quando o motorista perdeu o controle de um Fiat Siena. O veículo saiu da pista e capotou às margens da rodovia. O adolescente sofreu ferimentos graves e foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). A unidade hospitalar informou que o estado de saúde do jovem é considerado grave. Os pais do adolescente também ficaram feridos, mas apresentam quadro clínico estável. Todos permanecem internados no HGG. As circunstâncias que levaram ao acidente não foram detalhadas e ainda serão apuradas.

Câmara de Vitória da Conquista concede Moções de Aplausos a integrantes da Escola Ten Cel Manoel Joaquim Pinto Paca

Câmara de Vitória da Conquista concede Moções de Aplausos a integrantes da Escola Ten Cel Manoel Joaquim Pinto Paca
Foto: Divulgação/CIPRv

Na sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista concedeu Moções de Aplausos a integrantes da Escola Municipal Ten Cel Manoel Joaquim Pinto Paca, em reconhecimento ao desempenho esportivo e à dedicação que contribuíram para elevar o nome do município em competições de alto nível. A homenagem, de autoria do vereador Adinilson, contemplou o capitão da Polícia Militar Julito Costa, da CIPRv/Brumado, pela promoção, além da professora Rafaela Cristina Rocha Araújo e dos alunos-atletas da unidade escolar. A professora foi destacada por sua trajetória vitoriosa no karatê, com títulos de bicampeã mundial, bicampeã pan-americana e pentacampeã brasileira. Também foram homenageados os estudantes que se destacaram em competições oficiais: Nilda Vallentyna de Andrade Oliveira, vice-campeã baiana; Rhuan Pereira Rodríguez, campeão baiano e vice-campeão brasileiro; Ana Cecília Correia Oliveira, campeã baiana; Maria Helena Silva Martins, vice-campeã baiana e sétima colocada no Campeonato Brasileiro; Evellyn Silva de Oliveira, campeã baiana e campeã brasileira; e Beatriz Silva Caires, bicampeã baiana. O reconhecimento levou em conta a excelente participação de todos no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Fortaleza, no Ceará, onde representaram com destaque a escola e o município de Vitória da Conquista.

Homem é detido com facas após ameaças no bairro Brasília, em Guanambi

Homem é detido com facas após ameaças no bairro Brasília, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma ocorrência de ameaça com arma branca foi registrada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do 17º Batalhão de Polícia Militar, na noite desta terça-feira (23), por volta das 19h30, no bairro Brasília, em Guanambi. A guarnição foi acionada para averiguar a situação na Rua Minas Gerais, onde encontrou um homem de 63 anos em visível estado de embriaguez. No local, ele proferia xingamentos e ameaças contra familiares e vizinhos, causando preocupação entre os moradores. Durante a abordagem, os policiais localizaram duas facas em posse do indivíduo. Diante dos fatos, o homem foi contido e conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi apresentado para a adoção das medidas legais cabíveis.

Ministério da Saúde prorroga resgate vacinal contra o HPV para jovens até 2026

Ministério da Saúde prorroga resgate vacinal contra o HPV para jovens até 2026
Foto: Agência Saúde-DF

O Ministério da Saúde decidiu ampliar até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal contra o HPV voltada a jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina na idade recomendada. A medida, que previa encerramento em dezembro deste ano, seguirá em vigor até a realização da Campanha de Vacinação nas Escolas, com o objetivo de ampliar o acesso desse público à imunização. A expectativa da pasta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens em todo o país que ainda não foram vacinados contra o HPV. Até dezembro de 2025, a estratégia de resgate contabilizou a aplicação de 208,7 mil doses, sendo 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a prorrogação do prazo permite que adolescentes e jovens que não foram vacinados entre os 9 e 14 anos possam garantir proteção individual e contribuir para a redução da circulação do vírus na população. A vacina contra o HPV é considerada segura e essencial para a prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. A estratégia de resgate abrange todos os cerca de 5,5 mil municípios brasileiros e busca assegurar que adolescentes e jovens ainda não imunizados tenham acesso à vacina. A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e também ocorre por meio de ações extramuros, realizadas em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings, com apoio de estados e municípios para intensificar a cobertura vacinal.

TCM notifica prefeito de Cordeiros sobre denúncia envolvendo distrato de contrato administrativo

TCM notifica prefeito de Cordeiros sobre denúncia envolvendo distrato de contrato administrativo
Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a notificação do prefeito de Cordeiros, Denavi Pereira da Silva, para que se manifeste sobre denúncia com pedido de medida cautelar que questiona a formalização de um Termo de Distrato Administrativo. A decisão consta de despacho publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCM-BA desta quarta-feira (24), com data de assinatura em 23 de dezembro de 2025, sob relatoria do conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant’Anna. A denúncia, autuada em 19 de agosto de 2025 sob o nº 22312e25, foi apresentada pela empresa See Serviços Administrativos e Negócios Ltda – ME, que aponta supostas irregularidades na rescisão do Contrato nº 115/2023, firmado em 7 de março de 2023, com vigência prevista até março de 2026. Segundo a denunciante, a Prefeitura de Cordeiros teria promovido a rescisão unilateral do contrato sem notificação prévia e sem anuência expressa da empresa, em afronta aos princípios do contraditório e da ampla defesa. Conforme relatado no processo, a justificativa apresentada pela gestão municipal para o distrato foi a possibilidade de adesão à Ata de Registro de Preços do Município de Itororó, sob o argumento de maior vantajosidade. A empresa sustenta, entretanto, que não houve comprovação da economicidade nem demonstração de superioridade técnica em relação ao contrato então vigente. Diante dos fatos, a denunciante requereu ao TCM-BA a concessão de medida cautelar para suspender imediatamente os efeitos do distrato publicado no Diário Oficial do Município de Cordeiros, bem como para impedir eventual adesão à ata de registro de preços de Itororó, firmada com a empresa Quality Construções e Serviços Ltda. Com fundamento no artigo 9º da Resolução TCM nº 1.455/2022, o relator determinou a notificação do prefeito para que, no prazo de cinco dias contados da publicação do despacho, apresente manifestação específica sobre o pedido de medida cautelar, além de encaminhar cópia do processo administrativo que embasou a formalização do Contrato nº 115/2023, incluindo o Termo de Distrato. Após o decurso do prazo, com ou sem a manifestação do gestor, os autos retornarão à relatoria para análise do pedido de tutela de urgência.

Jovem denuncia ameaça após desentendimento familiar em Iuiú

Jovem denuncia ameaça após desentendimento familiar em Iuiú
Foto: Divulgação/PMIUIU

Uma ocorrência de ameaça foi registrada na madrugada desta quarta-feira (24), por volta das 2h45, no município de Iuiú, no sudoeste da Bahia. A ação foi atendida pela Polícia Militar da Bahia, por meio do 17º Batalhão de Polícia Militar.  A guarnição foi acionada por telefone funcional para averiguar a situação na Avenida Tiradentes, no bairro Barragem. No local, uma jovem de 18 anos relatou que foi ameaçada pelo próprio primo, um homem de 36 anos, após ambos terem ingerido bebida alcoólica. Segundo a vítima, as ameaças teriam ocorrido por motivo de ciúmes, relacionados a desentendimentos familiares envolvendo a namorada do suspeito. Antes da chegada da equipe policial, o autor deixou o local e não foi localizado durante as buscas realizadas na região. A vítima recebeu orientações para procurar um local seguro e foi instruída a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia para as providências legais cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.