Início Arquivo Abril de 2025

Abril de 2025

Encontramos 337 Notícias

Suspeitos de tráfico são presos pela Polícia Militar em Jequié

Suspeitos de tráfico são presos pela Polícia Militar em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Policiais militares do 19º BPM apreenderam drogas e detiveram dois indivíduos suspeitos de tráfico, na manhã desta sexta-feira (18), na localidade conhecida como Km 03, em Jequié. Os militares realizavam patrulhamento na região, quando avistaram dois homens que, ao perceber a presença da polícia tentaram fugir. Os suspeitos foram capturados, sendo encontrados com eles 21 pinos de cocaína, dois de maconha, três celulares e dinheiro em espécie. Todo material apresentado e os suspeitos foram encaminhados à 9ª Coorpin, onde a ocorrência foi registrada.

Jovem caminhoneiro que faleceu em grave acidente em rodovia de MG é sepultado sob forte comoção em Dom Basílio

Jovem caminhoneiro que faleceu em grave acidente em rodovia de MG é sepultado sob forte comoção em Dom Basílio
Foto: Redes sociais

Foi sepultado no fim da tarde desta quinta-feira (17), sob forte comoção, o corpo do jovem caminhoneiro Ivan Augusto Silva Dias, de apenas 23 anos, natural e residente da cidade de Dom Basílio. Ivan faleceu na madrugada de quarta-feira (16) após um grave acidente ocorrido no km 458 da BR-135, nas proximidades do distrito de Engenheiro Dolabella, no município de Bocaiuva (MG). De acordo com informações, o jovem conduzia um caminhão carregado com batatas quando, por motivos ainda não totalmente esclarecidos, perdeu o controle da direção. O veículo saiu da pista e tombou sobre o trevo da rodovia. Ivan faleceu no local. Muito querido por familiares, amigos e colegas de profissão, Ivan era conhecido por sua humildade, simpatia e dedicação ao trabalho. O velório foi realizado na residência da família, situada na Rua Hermenegildo da Silva, e reuniu um grande número de pessoas. O cortejo fúnebre, acompanhado por diversos caminhões e profissionais da área do transporte, foi marcado por homenagens emocionadas, refletindo o carinho e o respeito que Ivan conquistou ao longo de sua breve trajetória. O sepultamento ocorreu no cemitério municipal de Dom Basílio, encerrando um dia de profunda tristeza para toda a comunidade. A morte precoce de Ivan Augusto gerou grande comoção na cidade, que se despede de um jovem que deixa saudades e um legado de afeto e amizade.






Homem com mandado de prisão por roubo é capturado durante patrulhamento em Livramento de Nossa Senhora

Homem com mandado de prisão por roubo é capturado durante patrulhamento em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Na noite da última quarta-feira (16), por volta das 18h50, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), prendeu um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento de rotina em Livramento de Nossa Senhora. A abordagem ocorreu na Avenida Gonçalo Pereira Silva, após os policiais identificarem uma motocicleta em atitude suspeita. Durante a verificação, foi constatado que o condutor possuía mandado de prisão definitivo por condenação pelo crime de roubo. Diante da confirmação da ordem judicial, o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Brumado, onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais.

Polícia recupera motocicleta roubada durante assalto em Brumado

Polícia recupera motocicleta roubada durante assalto em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Na noite desta quarta-feira (16), por volta das 21h30, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 24º Batalhão de Polícia Militar foi acionada, via Cicom, para atender a uma ocorrência de roubo de veículo no município de Brumado. De acordo com as informações preliminares, dois homens abordaram a vítima em uma motocicleta Yamaha Factor. Um dos suspeitos estava armado e anunciou o assalto, subtraindo uma moto Honda CG vermelha. Após diligências na região, os policiais conseguiram localizar o veículo em uma área de matagal, nas proximidades da Rua Ângelo Martins, no bairro Irmã Dulce. Nenhum suspeito foi encontrado no local. A motocicleta recuperada foi apresentada na Delegacia Territorial de Brumado, onde permanece à disposição da autoridade policial para os procedimentos legais.

PM prende homem com motocicleta adulterada em Tanque Novo

PM prende homem com motocicleta adulterada em Tanque Novo
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Durante patrulhamento de rotina na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 11h, policiais militares flagraram uma situação irregular na Avenida Princesa Isabel, no município de Tanque Novo. A guarnição avistou um indivíduo conduzindo uma motocicleta Honda CB 300 com um passageiro na garupa sem capacete, o que motivou a abordagem imediata. De acordo com a 94ª CIPM, ao ser interceptado, o condutor, um homem de 37 anos, não apresentou nenhum dos documentos de porte obrigatório. Diante da situação, os policiais realizaram uma consulta no sistema, constatando que a placa da motocicleta estava vinculada a outro veículo do mesmo ano e modelo, porém com cor diferente, o que configurou indícios de adulteração. Diante dos fatos, o homem e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia Territorial de Tanque Novo, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

CIPRv/Brumado chega à marca de 100 veículos recuperados em 124 dias de comando

CIPRv/Brumado chega à marca de 100 veículos recuperados em 124 dias de comando
Foto: Sudoeste Total

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado alcançou um marco expressivo na segurança das rodovias baianas: 100 veículos recuperados em um período de apenas 124 dias de comando, entre 14 de dezembro de 2024 e 17 de abril de 2025. O número reflete o resultado direto das ações de inteligência, patrulhamento e abordagens qualificadas realizadas pela unidade. Além da recuperação de veículos, as guarnições da CIPRv também se destacaram em outras frentes do combate à criminalidade. Durante esse período, foram apreendidas 13 cargas de entorpecentes, consistindo em diferentes tipos de drogas prontas para distribuição, indicando a atuação estratégica da companhia no enfrentamento ao tráfico nas estradas. Em ações pontuais, os policiais apreenderam ainda duas armas de fogo, retirando de circulação equipamentos que poderiam ser utilizados em crimes patrimoniais ou contra a vida. No combate à receptação, a unidade contabilizou 30 ocorrências, refletindo a eficácia no bloqueio de rotas utilizadas para o transporte de bens e veículos ilícitos. As atividades também resultaram na prisão de 11 indivíduos por tráfico de drogas, cumprimento de dois mandados de prisão, e três flagrantes de alcoolemia ao volante, caracterizando crimes de trânsito que colocam em risco a vida de outros condutores e pedestres. A atuação da CIPRv/Brumado também incluiu o registro de dois casos de estelionato, oito Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados, além de 47 conduções à delegacia, garantindo o encaminhamento adequado dos envolvidos à Justiça.

Operação conjunta resulta na desarticulação de organização criminosa em Condeúba

Operação conjunta resulta na desarticulação de organização criminosa em Condeúba
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na madrugada desta quinta-feira (17), uma operação conjunta entre a 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Civil desarticulou uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e homicídios no município de Condúba. A ação, batizada como 1ª edição da Operação Aegis, teve como foco o cumprimento de mandados de prisão contra suspeitos que vinham atuando de forma violenta e organizada na região. Durante a operação, quatro indivíduos foram presos em flagrante por envolvimento com o tráfico de entorpecentes, e uma adolescente foi apreendida pela mesma prática. Além disso, um quinto acusado, com mandado de prisão em aberto por homicídio, também foi capturado. No curso das diligências, as equipes localizaram e apreenderam uma grande quantidade de drogas e materiais relacionados à atividade criminosa. Foram encontrados 153 papelotes de substância análoga à cocaína, 162 trouxas e mais 106 gramas de substância semelhante à maconha, além de uma balança de precisão, utilizada na pesagem e fracionamento dos entorpecentes. Também foram recolhidos três celulares, que podem conter informações relevantes para as investigações, e R$ 416,00 em dinheiro, possivelmente provenientes da comercialização de drogas. Ainda foram apreendidas oito munições intactas de revólver calibre .38, evidenciando o poder de fogo do grupo, e um simulacro de fuzil tipo airsoft (modelo VG17000250), que pode ter sido utilizado para intimidar rivais ou simular armamento verdadeiro em ações criminosas. Todo o material, assim como os indivíduos envolvidos, foi apresentado na Delegacia Territorial de Condeúba. De acordo com as autoridades, o volume de apreensões, a logística utilizada pelo grupo e o perfil dos suspeitos confirmam o alto grau de periculosidade da organização criminosa, que vinha atuando com intensidade no município. As investigações continuam com o objetivo de identificar e localizar outros integrantes da quadrilha, ampliando o cerco ao crime organizado na região.

CIPPA Lençóis representa SSP em encontro internacional sobre sustentabilidade na cidade de Luís Eduardo Magalhães

CIPPA Lençóis representa SSP em encontro internacional sobre sustentabilidade na cidade de Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/Cippa Lençóis

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis marcou presença no Cerrado Summit/COP30, um dos mais importantes fóruns sobre sustentabilidade do país, realizado nos dias 15 e 16 de abril em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A unidade foi a única representante da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) no evento, com participação da sargento PM Ivanna. Sediado na Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), o encontro reuniu instituições federais, estaduais e municipais — como IBAMA, ICMBio, INEMA e SEMAS — além de autoridades políticas, produtores, pesquisadores, representantes do setor privado e delegações internacionais. Durante os dois dias de programação, a CIPPA Lençóis participou de painéis e rodas de diálogo, destacando sua atuação em defesa do meio ambiente, com foco especial nas iniciativas de Educação Ambiental desenvolvidas junto a comunidades da região. As ações da unidade foram apresentadas como exemplo de engajamento institucional em prol da sustentabilidade e da preservação dos biomas baianos. A presença da Polícia Militar da Bahia foi reconhecida como um importante sinal de integração entre segurança pública e meio ambiente. O destaque conferido à CIPPA reforça o papel estratégico da corporação na formulação de políticas sustentáveis e na proteção dos recursos naturais do Cerrado.

Governo Federal lança programa nacional para proteção e identificação de cães e gatos

Governo Federal lança programa nacional para proteção e identificação de cães e gatos
Foto: Sudoeste Total

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira, 17 de abril, o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), voltados à promoção do bem-estar e ao controle populacional responsável de cães e gatos em todo o país. As iniciativas, geridas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), foram apresentadas em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Marina Silva, que assinaram o decreto que institui o programa e o sistema. Entre as ações previstas estão a castração gratuita de animais, implantação de microchips para identificação individual e formação continuada de gestores e profissionais que atuam na causa animal. Todas as etapas serão oferecidas de forma gratuita, com apoio técnico e institucional do governo federal. O SinPatinhas permitirá que tutores, ONGs, estados e municípios cadastrem seus animais, promovendo um mapeamento inédito da população de cães e gatos no Brasil. O acesso ao sistema será feito por meio do login no Gov.br, e os dados inseridos estarão protegidos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com o ProPatinhas, o governo reforça seu compromisso com políticas públicas sustentáveis e humanitárias de cuidado animal, alinhadas às diretrizes de saúde única, que consideram o bem-estar de humanos, animais e meio ambiente.

Diesel fica mais barato a partir desta quinta-feira (17)

Diesel fica mais barato a partir desta quinta-feira (17)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Boa notícia para os motoristas e transportadores: a Petrobras vai reduzir novamente o preço do diesel A vendido às distribuidoras. A partir desta quinta-feira (18), o litro será vendido por R$ 3,43, o que representa um desconto de R$ 0,12. No bolso do consumidor, o impacto será sentido diretamente no diesel B — o tipo comercializado nos postos — que terá uma redução estimada de R$ 0,10 por litro. Isso porque a composição do diesel B leva 86% de diesel A e 14% de biodiesel. Essa é mais uma queda dentro de uma série de reajustes para baixo. Desde dezembro de 2022, a Petrobras já reduziu em R$ 1,06 o preço do diesel A, uma diminuição de 23,6%. Corrigindo pela inflação, essa queda chega a 31,7%, ou R$ 1,59 por litro. O anúncio pode representar alívio, especialmente para o setor de transporte, que ainda enfrenta altos custos operacionais.

Polícia Civil incinera 500 quilos de drogas em Santa Maria da Vitória

Polícia Civil incinera 500 quilos de drogas em Santa Maria da Vitória
Foto: Divulgação/PC

Servidores da Delegacia Territorial (DT) de Santa Maria da Vitória realizaram, nesta quarta-feira (16), a incineração de 500 quilos de drogas e materiais utilizados no tráfico de entorpecentes, em um polo industrial da região. Foram queimados tabletes de cocaína, maconha, balanças de precisão, embalagens e outros itens usados na comercialização ilícita de drogas. O material é fruto de apreensões realizadas no município e em áreas vizinhas, durante ações da Polícia Civil no combate ao tráfico. A incineração foi autorizada pela Justiça e acompanhada por representantes do Ministério Público, da Vigilância Sanitária e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Cippa Lençóis apreende uma tonelada de carvão vegetal ilegal em Ibititá

Cippa Lençóis apreende uma tonelada de carvão vegetal ilegal em Ibititá
Foto: Divulgação/Cippa Lençóis

Uma tonelada de carvão vegetal foi apreendida pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis durante uma operação de fiscalização na rodovia BA-148, no trecho que corta o município de Ibititá, no interior da Bahia. A ação ocorreu na altura do km 32, onde os policiais identificaram sacos de carvão expostos à margem da estrada, o que levantou suspeitas de comercialização irregular. O material estava sendo vendido por um estabelecimento comercial. No local, a guarnição, sob comando da sargento Rosângela, constatou que a carga não possuía documentação de origem nem licença ambiental, exigências previstas pela legislação brasileira para o comércio de produtos de origem vegetal. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), especialmente o artigo 46, é crime vender, transportar ou armazenar carvão sem autorização dos órgãos ambientais competentes. Diante da irregularidade, os agentes da CIPPA determinaram a apreensão imediata do carvão e conduziram o responsável pelo estabelecimento à Delegacia Territorial de Ibititá. As medidas legais foram adotadas, e o caso será investigado para responsabilização dos envolvidos.

Polícia Federal deflagra operação em combate ao plantio de maconha no norte da Bahia

Polícia Federal deflagra operação em combate ao plantio de maconha no norte da Bahia
Foto: Divulgação/PF

Entre os dias 8 e 17 de abril, a Polícia Federal deflagrou a Operação Carcará II, na região norte da Bahia, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha na região. A operação contou com apoio aéreo e das forças policiais do GRAER, CIPECAATINGA e 9º BBM. Desde janeiro deste ano, foram localizadas e destruídas oito roças, resultando na erradicação de cerca de 132 mil pés de maconha e na destruição de 3 mil mudas. As plantações foram encontradas nas cidades de Abaré/BA, Umburanas/BA, Dom Inocêncio/PI, Filadélfia/BA, Campo Formoso/BA e Curaçá/BA. Além disso, durante todo o período, houve a prisão de três pessoas em flagrante. O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo. A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta da maconha no mercado consumidor.

Ambulatório inédito para pacientes com epidermólise bolhosa é inaugurado em Vitória da Conquista

Ambulatório inédito para pacientes com epidermólise bolhosa é inaugurado em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/HGVC

O Governo do Estado da Bahia inaugurou nesta quarta-feira (16), o Ambulatório de Epidermólise Bolhosa (EB) no Hospital Afrânio Peixoto (HAP), parte do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC). A nova unidade será referência regional no cuidado a pacientes com essa condição rara, crônica e debilitante, marcada pela extrema fragilidade da pele e mucosas, responsável por bolhas e feridas dolorosas. Antes atendidos no Centro Universitário de Atenção à Saúde (CEUAS), da UESB, os pacientes agora contam com uma estrutura hospitalar mais robusta e totalmente integrada à rede estadual de saúde. O novo ambulatório tem abordagem multidisciplinar e oferece acompanhamento em dermatologia, pediatria, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social, além de coleta de exames e fornecimento regular de curativos por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os suplementos alimentares continuarão sendo entregues pelas farmácias municipais. A reorganização logística também traz benefícios imediatos: os curativos, que antes eram retirados no Núcleo Regional de Saúde, passam a ser disponibilizados diretamente no HAP, facilitando a vida das famílias atendidas. Atualmente, 39 pacientes estão em processo de transição para o novo ambulatório, e novos casos serão regulados pelas secretarias municipais de saúde.

MPBA pede suspensão da micareta de Vitória da Conquista em razão de problemas de segurança

MPBA pede suspensão da micareta de Vitória da Conquista em razão de problemas de segurança
Foto: Divulgação/PMVC

O Ministério Público do Estado da Bahia ajuizou na terça-feira, dia 15, ação civil pública com pedido liminar para que a Justiça suspenda o evento ‘MiConquista 2025’, previsto para ocorrer entre os dias 19 e 20 deste mês, em Vitória da Conquista, em razão de problemas relacionados à segurança da população. Segundo o promotor de Justiça George Elias Pereira, o MPBA notificou a empresa organizadora do evento para que apresentasse os documentos essenciais para a realização segura do evento, incluindo a apresentação do contrato com empresas de segurança privada; alvará de funcionamento da edificação; alvará da Prefeitura; projeto expedido por engenheiro ou arquiteto responsável; e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro Militar; no entanto não houve apresentação dos documentos ao MPBA. O promotor de Justiça afirmou que, diante da proximidade da data prevista para a realização do evento sem que tenha havido comprovação da regularidade e segurança de sua realização, torna-se necessária a intervenção judicial para proteger os direitos dos consumidores. “É evidente que todos os participantes da festa em questão têm direito a um ambiente seguro, que não lhes cause risco à saúde ou à vida, o que não é possível atestar face as omissões deliberadas por parte da empresa realizadora do evento, bem como dos órgãos fiscalizadores”, destacou o promotor de Justiça. Ele complementou que a instauração do procedimento levou em consideração que eventos de grande porte demandam o cumprimento rigoroso de normas de segurança, acessibilidade e proteção ao consumidor, o que implica a necessidade de garantia da segurança e o bem-estar dos participantes mediante o cumprimento da legislação e apresentação da documentação que atesta a regularidade de sua realização.

Polícia Civil recupera na cidade de Guanambi carga desviada avaliada em R$ 406 mil

Polícia Civil recupera na cidade de Guanambi carga desviada avaliada em R$ 406 mil
Foto: Divulgação/PC

Uma carga de estruturas metálicas avaliada em R$ 406 mil foi recuperada por policiais da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Guanambi, em um galpão na referida cidade. O material foi desviado por meio de fraude, em um caso de estelionato envolvendo empresas de diferentes regiões do Brasil. A investigação começou após o registro de ocorrência feito por representantes de uma empresa localizada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. O boletim relatava que no final do mês de março foi realizada uma negociação de estruturas metálicas, com supostos funcionários de outra empresa. O pedido foi pago e a carga retirada na cidade com uma transportadora contratada pelos suspeitos, com destino a Feira de Santana, na Bahia. Contudo, a empresa na qual os homens diziam ser representantes comunicou que não reconhecia a compra e o nome do estabelecimento vinha sendo usado em outros golpes. Após a coleta das informações, a investigação chegou até ao local onde a carga estava. Outras ações seguem sendo realizadas para localizar os suspeitos e elucidar o crime.

Vitória da Conquista ganha Centro de Infusão para tratamento de doenças crônicas e complexas

Vitória da Conquista ganha Centro de Infusão para tratamento de doenças crônicas e complexas
Foto: Divulgação/HGVC

O Hospital Afrânio Peixoto (HAP), em Vitória da Conquista, inaugurou nesta quarta-feira (16) um Centro de Infusão voltado ao atendimento de pacientes com doenças crônicas e de alta complexidade, como artrite reumatoide, esclerose múltipla, lúpus, doença de Crohn e atrofia muscular espinhal (AME). A nova unidade faz parte do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) e representa um avanço significativo na regionalização da assistência especializada na Bahia. Com estrutura moderna e equipe multiprofissional composta por médicos, farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, o centro terá capacidade para realizar até 320 procedimentos por mês. Além disso, passará a oferecer a dispensação de medicamentos de alto custo diretamente no município, beneficiando pacientes que antes precisavam se deslocar até Salvador para o tratamento. A iniciativa elimina a necessidade de viagem para mais de 160 pacientes da região, que realizavam infusões no Centro de Infusões e Medicamentos Especializados da Bahia (Cimeb), na capital. Agora, poderão contar com atendimento mais próximo, rápido e humanizado. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a importância da descentralização da assistência especializada. “Estamos eliminando distâncias, reduzindo sofrimento e garantindo dignidade a quem precisa de tratamento contínuo e de alta complexidade. Essa é a marca do nosso trabalho: cuidar de vidas com respeito, qualidade e compromisso com a equidade”, afirmou.

Estudantes de Poções criam clube de leitura para incentivar hábito entre colegas

Estudantes de Poções criam clube de leitura para incentivar hábito entre colegas
Foto: Cláudia Lessa/SEC

A partir de uma pesquisa de iniciação científica, um grupo de estudantes do Colégio Estadual Eurides Santana (CEES), no município de Poções, constatou que mais de 60% dos jovens da unidade não possuem hábito de leitura. Observaram, ainda, que um dos motivos é a influência direta das redes sociais. Na busca por transformar essa realidade, os alunos criaram o CEES Leitura, um espaço apropriado para ler, conversar, trocar ideias e se inspirar a partir de histórias literárias. A proposta, explicam, é estimular a discussão a respeito de livros e projetos literários premiados, bem como promover uma campanha de incentivo ao gosto pela leitura, a partir do clube de leitura. Contrapondo o senso comum, com uma média de leitura de 80 livros por ano, sendo de quatro a seis por mês, a estudante Hiale dos Santos Silva, 17 anos, 3º ano, é uma das maiores incentivadoras do clube do livro do Eurides Santana. “A iniciativa surgiu após analisarmos os dados de um questionário que aplicamos aos colegas para o nosso trabalho de iniciação científica, cujo tema é justamente o empobrecimento do hábito da leitura. Nesse questionário, identificamos que 63,2% dos jovens da unidade não possuíam o hábito da leitura e 35,8% não tinham lido nenhum livro no ano anterior. A fim de melhorar essas estatísticas, nós decidimos criar o CEES Leitura”, relata Hiale. A estudante explica que “o clube atua diretamente no combate dessa evasão intelectual”, justificando que quem tem a prática da leitura, consequentemente, fala e escreve bem. Pessoalmente, diz, significa sonhar em alcançar uma nota máxima na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Infelizmente, muitos jovens da nossa idade consomem apenas informações superficiais nas redes sociais. O CEES Leitura oferece um contraponto, um espaço para que os alunos leiam, debatam e reflitam sobre obras literárias, resgatando o valor da leitura como ferramenta de transformação pessoal e acadêmica”, incentiva. Também à frente do projeto, Tauany De Sá Muniz, 17 anos, 3º ano, considera que a criação do clube de leitura no Eurides Santana vai contribuir, cada dia mais, para contagiar os colegas que ainda não têm na leitura uma companhia frequente. “Está sendo uma experiência incrível fazer parte de tudo isso. Estamos trabalhando para melhorar, a cada reunião deste ano letivo, o funcionamento do CESS Leitura, visando estimular mais e mais colegas a mergulharem no universo literário”. O projeto foi desenvolvido, ainda, pelos estudantes Maria Clara Rocha dos Santos e Sarah Marques Ribeiro, sob a orientação da professora Thaís Leto e com o auxílio da coordenadora pedagógica Elisangela Limeira Nascimento. “A ação está sendo desenvolvida através de encontros quinzenais do CESS Leitura. O próprio grupo organiza os encontros; realiza debates, compartilha experiências, faz trocas e empréstimos de livros, sorteia brindes e prepara lanches”, revela Elisângela. Hiale arremata: “Nosso objetivo principal, com este trabalho, é reverter de forma coletiva e prazerosa essa tendência atual de desinteresse por livros, que compromete a capacidade de interpretação, análise crítica e expressão, que são competências básicas para o aprendizado em todas as disciplinas”.

Carro é consumido por chamas em Livramento de Nossa Senhora

Carro é consumido por chamas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Redes sociais

Um carro foi completamente destruído por um incêndio na manhã desta quarta-feira (16), no Bairro Piçarrão, em Livramento de Nossa Senhora. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o veículo tomado pelas chamas. Segundo informações preliminares, um caminhão-pipa foi acionado e utilizado para conter o fogo. Apesar da gravidade do incidente, não houve registro de feridos. Ainda não há confirmação sobre o número de ocupantes no carro no momento do ocorrido, nem sobre as possíveis causas do incêndio, que permanecem desconhecidas. Uma investigação deverá esclarecer as circunstâncias do incidente.

Novo PAC já executou quase metade dos investimentos previstos para a Bahia até 2026

Novo PAC já executou quase metade dos investimentos previstos para a Bahia até 2026
Foto: Grupo Arteris

Dos R$ 65,6 bilhões em investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstos para a Bahia até o fim de 2026, R$ 32,7 bilhões já foram executados — o equivalente a 49,8% do total. Além disso, outros R$ 39,3 bilhões estão projetados para o período posterior a 2026, o que eleva o montante total de ações voltadas ao estado para R$ 105 bilhões. Atualmente, a Bahia conta com 2.201 empreendimentos listados no Novo PAC. Desses, 377 foram concluídos e entregues até o fim de 2024. Entre as entregas estão veículos de transporte escolar, ambulâncias para renovação da frota do Samu, quadras esportivas, além da construção e reforma de escolas, universidades e Unidades Básicas de Saúde. Na área de inclusão social, mais de 12 mil famílias saíram da condição de pobreza energética até dezembro de 2024 por meio do programa Luz para Todos. As ações beneficiaram municípios como Guanambi, Piritiba, Canavieiras, Euclides da Cunha, Caraíbas e São José do Jacuípe. Outros 31 municípios foram contemplados com veículos escolares, enquanto 34 ambulâncias foram destinadas à renovação da frota da saúde. Atualmente, 600 obras seguem em execução no estado. Outras 298 estão em fase de licitação e/ou leilão, e 926 passam por etapas preparatórias, como estudos, projetos de engenharia, contratação e licenciamento ambiental. Na área da habitação, o programa Minha Casa, Minha Vida contempla 88.339 unidades habitacionais destinadas à Bahia, somando empreendimentos já entregues, em construção e em fase de seleção.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.