Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 21:40
Na tarde desta segunda-feira (14), profissionais do Hospital Afrânio Peixoto (HAP) participaram de uma ação de sensibilização voltada ao atendimento de pacientes com Epidermólise Bolhosa (EB), doença genética rara que demanda cuidados especializados. A capacitação foi conduzida pela enfermeira Rafaella Frota e faz parte da preparação para a inauguração do novo ambulatório especializado, que ocorrerá nesta quarta-feira (16). Com a inauguração, o Hospital Afrânio Peixoto, que integra o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), passa a ser referência regional no atendimento à EB, assumindo as atividades anteriormente realizadas no CEUAS/UESB. A Epidermólise Bolhosa é uma condição rara, crônica e de origem genética, caracterizada pela extrema fragilidade da pele e das mucosas, que se lesionam com facilidade. A enfermidade possui diferentes tipos e gravidades, podendo afetar até mesmo órgãos internos. O tratamento é multidisciplinar e contínuo, com foco na prevenção de infecções, controle da dor, nutrição adequada e suporte psicológico. O novo ambulatório oferecerá estrutura especializada para atendimento ambulatorial, com coleta de exames no próprio hospital, prescrição de suplementos nutricionais, fornecimento de curativos disponibilizados mensalmente pela SESAB, além de acompanhamento psicológico, social e pediátrico, considerando que a maior parte dos pacientes são crianças. Atualmente, 39 pacientes estão em processo de transição do CEUAS para o novo serviço. Casos novos continuarão sendo regulados pelas prefeituras de origem dos pacientes. Quando necessário, também haverá encaminhamento para internações hospitalares. Durante a ação de sensibilização, realizada no pátio do hospital, os profissionais puderam assistir ao depoimento emocionante da paciente Yasmim Pires, de 11 anos, que compartilhou um pouco de sua rotina vivendo com EB: “Eu sou do município de Ituaçu. Ter epidermólise bolhosa não me impede de ser feliz. Faço tudo que gosto, como se fosse uma pessoa normal. Ter vida é cuidar de si mesmo, fisicamente e mentalmente. Vou para a escola, ao shopping, faço curso de inglês e de informática.” A história de Yasmim representa o espírito de superação dos pacientes com EB e reforça o compromisso do CHVC com um atendimento humanizado e de qualidade, que respeita as particularidades de cada indivíduo. A inauguração do ambulatório marca um avanço importante no cuidado às pessoas com doenças raras no interior da Bahia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 21:30
A cafeicultura baiana tem ganhado novo fôlego nos últimos dois anos com o fortalecimento da agricultura familiar, que tem produzido mais e de forma mais organizada e sustentável. Com apoio do programa ATER Biomas, cerca de 34.937 famílias já foram beneficiadas com assistência técnica e ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. O agricultor Vanderlei Pereira de Abreu, morador da Comunidade Rio Bonito, em Ribeirão do Largo, é um dos exemplos dessa transformação. Junto com sua família, ele tem investido na melhoria da fertilidade do solo, seguindo orientações técnicas da adubação ao manejo das lavouras, o que já tem refletido em maior produtividade. “É muito bom o acompanhamento do técnico. Aprendemos a fazer análise de solo, a curva de nível... Temos café, banana e milho, e a gente só tem a aprender e agradecer”, diz Vanderlei, que recebe assistência por meio da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA). A política pública é conduzida pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e já alcançou 20 territórios baianos onde o café é uma das principais culturas. O programa oferece desde orientação para práticas sustentáveis até auxílio para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A chamada pública ATER Biomas da Bahia, que tem duração prevista de cinco anos, já executou R$ 5,3 milhões apenas na cadeia produtiva do café. O total de investimentos chegará a R$ 223,6 milhões, beneficiando 35.650 famílias nos biomas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Graças aos investimentos e ao trabalho das famílias agricultoras, a Bahia se consolida como o quarto maior produtor de café do Brasil, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 21:20
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, esteve nesta segunda-feira (14) em Bom Jesus da Lapa, onde visitou a maternidade e o hospital municipal Carmela Dutra, ao lado do prefeito Eures Ribeiro. Durante a agenda, foi entregue um novo arco cirúrgico, que permitirá ampliar de duas para até doze o número de cirurgias ortopédicas realizadas por semana — um salto de 500% na capacidade assistencial da unidade. Além disso, a secretária discutiu melhorias estruturais e formas de garantir mais recursos para a maternidade por meio do programa Mãe Bahia. “A gente constrói saúde com pessoas, com acolhimento e com parcerias. E aqui vejo um prefeito comprometido e uma rede que avança com responsabilidade e cuidado”, destacou Roberta Santana. A visita integra o esforço do Governo da Bahia para fortalecer a assistência regional e construir soluções compartilhadas entre Estado e municípios.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 21:00
A rede estadual de ensino da Bahia é a segunda maior do país em número de jovens, adultos e idosos frequentando a sala de aula, ficando à frente de Minas Gerais e atrás, apenas, de São Paulo, que registrou 132.538 estudantes. Os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação, revelaram que, em 2023, haviam 119.542 baianos matriculados nessa modalidade e, em 2024, o número subiu para 129.741. Presente em todos os 27 territórios de identidade baianos, a EJA é ofertada pela SEC em escolas estaduais e, também, nas unidades prisionais e comunidades de atendimento socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC). Ela se diferencia do ensino regular por permitir que o Ensino Médio seja concluído em dois anos, sendo necessário ter idade mínima de 18 anos para cursar. Já a idade mínima para cursar o Ensino Fundamental nesta modalidade é a partir de 15 anos. Na avaliação é realizado o acompanhamento de percurso, que utiliza conceitos e não notas, cuja concepção é baseada no tempo humano com o currículo fundamentado em eixos temáticos e temas geradores. Em 2024, a modalidade de ensino ganhou destaque nas agendas dos governos federal e estadual, com o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. Além disso, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 70 milhões para aquisição de livros didáticos para a rede, uma vez que o programa do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – EJA/MEC contempla apenas o Ensino Fundamental e a maior oferta da rede estadual é de Ensino Médio. O Estado também direciona recursos para a formação de educadores e ações de elevação da escolaridade, como a aplicação gratuita dos exames pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 20:50
Após a aprovação do registro da vacina contra Chikungunya pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde vai solicitar a sua incorporação no SUS. O pedido será encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) para adoção das medidas imediatas necessárias para dar seguimento à avaliação da oferta do novo imunizante na rede pública de saúde. A expectativa é que, uma vez aprovada, e com capacidade produtiva, a vacina seja incorporada ao Programa Nacional de Imunizações, fortalecendo as ações de combate à doença no Brasil. “Toda vez que surge a notícia de uma nova vacina registrada, é uma boa notícia para a saúde pública — ainda mais quando envolve duas instituições fundamentais do SUS: a Anvisa e o Instituto Butantan. Vacinar é sempre defender a vida. Garantir a vacinação é o primeiro passo para salvar vidas em nosso país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A vacina contra Chikungunya foi desenvolvida pelo laboratório Valneva, em parceria no Brasil com o Instituto Butantan e representa um avanço significativo no enfrentamento de arboviroses.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 20:40
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15/4), a Operação Buckshot, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão, expedidos em desfavor de um grupo de pessoas que se articulava para a prática habitual de atividades de caça ilegal dentro do Parque Nacional e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, ambas unidades de conservação federais situadas no município de Boa Nova. As investigações foram iniciadas no começo do ano de 2025, tendo como base levantamentos e diligências previamente realizadas pelo ICMBio, as quais teriam identificado um grupo de cinco indivíduos que se reuniam para praticar, com habitualidade, atividades de caça e abate de animais silvestres nas regiões de Pé da Ladeira e Icó, ambas situadas dentro das mencionadas áreas de conservação. Cumpre esclarecer que as citadas unidades de conservação são consideradas áreas federais de proteção integral do meio ambiente e quaisquer atividades ambientais ilícitas desenvolvidas em seu interior podem ser consideradas crimes federais. Os investigados deverão responder pelos crimes de caça ilegal em unidade de conservação federal, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem alcançar de 9 a 12 anos de prisão. Durante o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidas carcaças de animais silvestres, carabinas de pressão, pólvora, chumbo para munição de caça e petrechos de caça. Não houve prisão em flagrante dos investigados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/04/2025 - 14:30
Dois policiais militares foram presos na manhã desta terça-feira, dia 15, durante a ‘Operação Salvaguarda’, deflagrada em conjunto pelo Ministério Público da Bahia, Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar. Os agentes foram denunciados pelo MPBA por obstruir investigações criminais, mediante agressões físicas e ameaças, quanto à participação deles em milícia que atua no município de Santaluz e região, inclusive com prática de extermínio. Os policiais já eram investigados pela ‘Operação Urtiga’, deflagrada em junho de 2023, por crimes de homicídio e organização criminosa. Os mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santaluz e São Domingos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com participação da Força Correcional Especial Integrada (Force), da Corregedoria Geral da SSP, e da Corregedoria Geral da Polícia Militar (Correg). Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador, que também recebeu a denúncia do MPBA. Segundo o procedimento investigatório criminal (PIC) instaurado pelo MPBA, os policiais denunciados estavam perseguindo uma testemunha de dois homicídios cometidos por eles. A denúncia do MPBA aponta que, no dia 25 de fevereiro de 2024, os agentes, em serviço, deram socos e chutes sucessivos e ameaçaram a vítima de morte, após terem a retirado de sua residência, caso ela insistisse em prestar depoimentos contra eles à Polícia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 22:10
O município de Belo Campo, no Sudoeste baiano, teve sua situação de emergência por conta da estiagem reconhecida pelo Governo Federal nesta segunda-feira (14). A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permitirá à prefeitura solicitar recursos para ações de resposta aos efeitos da seca. O reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, e habilita o município a acessar apoio financeiro para ações como a compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, refeições para trabalhadores e voluntários, além de itens de dormitório. A solicitação de recursos deve ser feita pela gestão municipal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações apresentadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores requisitados. Com a aprovação, uma nova portaria é publicada no Diário Oficial da União, oficializando o valor a ser liberado. A medida visa mitigar os impactos causados pela estiagem prolongada, que afeta diretamente a população e compromete atividades agrícolas, abastecimento de água e o cotidiano de milhares de moradores do município.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 22:00
Na noite deste domingo (13), por volta das 18h30, um homem de 26 anos foi contido por policiais militares após invadir a área restrita do 17º Batalhão da Polícia Militar (17º BPM), localizado na Avenida Benvindo Dias, em Guanambi. A ação foi registrada pelo sistema de monitoramento da unidade. De acordo com informações da PM, o indivíduo foi flagrado nas dependências internas do quartel durante um desentendimento com uma mulher. Durante o confronto, a mulher alertou os militares de que o homem estaria armado. Diante da iminência de risco, o Supervisor de Área, o Coordenador de Área (Tenente) e o Sentinela de serviço realizaram abordagem preventiva. No entanto, o suspeito resistiu às ordens policiais e, ao realizar um movimento brusco que simulava o saque de uma arma, foi atingido por um disparo controlado na perna esquerda, com o objetivo de neutralizar a ameaça. Após a imobilização, constatou-se que o homem portava um simulacro de pistola modelo Glock, de cor preta, acompanhado de um carregador. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local, encaminhando o ferido ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) para atendimento médico especializado. O simulacro foi apreendido e a ocorrência devidamente registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 21:50
Na manhã deste domingo (13), por volta das 9h30, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Marçal, apreenderam uma caminhonete transportando uma carga de bebida alcoólica sem nota fiscal. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BA-263, em Vitória da Conquista. Segundo informações da guarnição, o veículo foi abordado e, ao realizarem a vistoria, os policiais constataram que toda a carga de cachaça estava desacompanhada de documentação fiscal, caracterizando transporte irregular de mercadoria. Diante da situação, o veículo e a carga foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 21:40
Na tarde deste domingo (14), uma ação rápida da Polícia Militar resultou no resgate de uma mulher mantida em cárcere privado no bairro Morada Feliz, no município de Anagé, no Sudoeste baiano. A ocorrência foi atendida por guarnições da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), após denúncia de que um homem estaria mantendo sua companheira trancada dentro de casa contra a vontade dela. Ao chegar ao local, os policiais iniciaram uma negociação com o suspeito, que se estendeu por cerca de duas horas. Durante o tempo de diálogo, os agentes buscaram preservar a integridade da vítima e evitar uma escalada de violência. Após a negociação, a vítima foi libertada com vida e apresentava algumas escoriações. O autor foi detido e conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 21:30
O município de Encruzilhada, no Sudoeste baiano, celebrou neste domingo (13) a inauguração da Feira Coberta Avelina Martins de Almeida, um moderno e estruturado espaço que promete impulsionar a agricultura familiar e dinamizar a economia local. A cerimônia marcou também a entrega de 80 barracas padronizadas, por meio de uma iniciativa do Governo do Estado, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg). A nova estrutura busca proporcionar melhores condições de segurança, higiene e conforto para agricultores e agricultoras familiares, comerciantes e consumidores. A feira, que acontece semanalmente, reúne produtores de itens como café, feijão, milho e hortaliças cultivadas na região, sendo um espaço estratégico para o escoamento da produção local. Presente à inauguração, Valdomiro Alves Sena, o Cabo Velho, agricultor familiar do Assentamento Mumbuca Canaã, comemorou a conquista. “Essa Feira Coberta era o que o município de Encruzilhada estava precisando. Agora temos um local mais organizado para quem trabalha ali, tanto da cidade quanto de fora, que trazem suas mercadorias para vender. Essa região merece.” O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou a importância da entrega como uma ação de valorização da agricultura familiar. “O Governo do Estado está entregando um importante centro de comercialização de alimentos e produtos artesanais, fruto da parceria entre a CAR e o consórcio Civalerg. O objetivo é dar dignidade ao homem e à mulher do campo, da reforma agrária, além de promover uma ativação importante na economia do município.” Para Eliene Ferreira Santos, agricultora do Assentamento Primavera, o novo espaço representa um avanço significativo. “Estou confiante que vai melhorar para nós, pequenos agricultores. Antes enfrentávamos sol e chuva. Agora temos barracas novas, um ambiente mais espaçoso, higienizado, com banheiro e conforto para receber os clientes.” Evandro Oliveira Souza, da Associação Vila do Entroncamento, reforça o impacto positivo da obra. “Eu acredito que só vai somar essa nova estrutura que o governador está nos entregando. É importante investir nesse tipo de política pública para o agricultor familiar. A gente precisa desse gás a mais para se animar e continuar produzindo.”
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 21:20
A Anvisa aprovou o registro da vacina IXCHIQ (vacina Chikungunya recombinante atenuada), do Instituto Butantan. O imunizante, de dose única, será indicado para a prevenção da doença em pessoas com 18 anos ou mais, que estejam em risco aumentado de exposição ao vírus Chikungunya. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas. A vacina IXCHIQ demonstrou induzir produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus Chikungunya em estudos clínicos que avaliaram adultos e adolescentes que receberam uma dose do imunizante. Para a publicação do registro, a Anvisa definiu, em conjunto com o Instituto Butantan, um Termo de Compromisso que prevê a realização de estudos de efetividade e segurança da vacina, e de atividades de farmacovigilância ativa para ampliar o conhecimento sobre o perfil de eficácia e segurança da vacina. O imunizante já havia sido aprovado por outras autoridades internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency - EMA), para a prevenção da Chikungunya.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 21:10
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia deflagra, a partir da 0h da próxima quinta-feira (17), a Operação Semana Santa 2025. A ação se estenderá até as 23h59 da segunda-feira (21), com foco principal na segurança viária e na mobilidade das rodovias federais que cortam o estado. O objetivo central é preservar vidas e reduzir o número de acidentes de trânsito durante o feriado prolongado. Durante a Operação Semana Santa, a PRF atuará em duas frentes principais. A primeira é a intensificação da fiscalização em pontos críticos e de maior incidência de acidentes, com foco em condutas de risco como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, direção sob efeito de álcool e o não uso de dispositivos de segurança (cinto e cadeirinha). Paralelamente, serão realizadas ações educativas em terminais rodoviários, faixas de pedestres e pontos estratégicos das rodovias federais. O objetivo é sensibilizar condutores, passageiros, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito. As abordagens incluirão orientações sobre o uso correto do cinto de segurança, a necessidade de manutenção preventiva dos veículos, os perigos da combinação álcool e direção, e as graves consequências de infrações comuns. A Operação Semana Santa 2025 ocorre em um contexto de esforços contínuos da Polícia Rodoviária Federal na Bahia para reduzir os sinistros de trânsito e promover a segurança nas rodovias federais. As ações de fiscalização, educação e engenharia de tráfego têm sido intensificadas, com a implementação de medidas preventivas e ações coordenadas com outras instituições.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 21:01
A sétima edição do Rally da Chapada chega às trilhas de Andaraí, a porta de entrada do Vale do Pati, um dos principais pontos turísticos dos esportes de aventura na Chapada Diamantina, na Bahia, na próxima semana. A prova do dia 19 de abril abre o calendário 2025 do Rally da Chapada, que terá ainda mais três etapas na região chapadeira. O Rally da Chapada já é uma prova tradicional do automobilismo de rally no Estado e com cada vez maior dimensão nacional, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Nos outros anos passou por Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Ibicoara e Barra da Estiva. Nesta etapa, a competitividade cabe a Andaraí, o berço de lugares incríveis como o Pantanal de Marimbus e a cachoeira do Ramalho, onde serão os palcos de mais uma prova do maior evento de rally de aventura da Bahia, como uma prova de entretenimento para quem curte o esporte a motor e o turismo de aventura. Os organizadores prometem muita diversão para as equipes nas categorias turismo 4x2 e adventure 4x4, trazendo uma edição que valoriza o trajeto de cerca de 100 km com tarefas que devem ser cumpridas pelas duplas de rallyzeiros. “A prova é feita ao estilo gincana automotivo com tarefas como a de plantar uma muda de planta nativa da Chapada e a de cunho social com a doação de 5 kg de alimentos não-perecíveis, ambas obrigatórias e que contam pontuação”, explica o coordenador do Rally da Chapada, Roberto Nunes,, que acrescenta que o evento visa estimular o turismo de aventura e a prática do rally de entretenimento na Chapada Diamantina, um dos principais destinos turísticos da Bahia. A prova deve ser feita por dupla de rallyzeiros, podendo crianças a partir de 8 anos com autorização prévia dos pais/responsáveis expedida em cartório. Além da dupla, é possível incluir mais três participantes por carro. A prova também conta com o apoio da Prefeitura de Andaraí e o patrocínio da Petrobahia, Calcário do Rio Preto, Loteamento Serra do Sincorá e da Fazenda Poço Azul.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 20:50
Queridinho do brasileiro e cada vez mais presente ao redor do planeta, o café tem seu dia celebrado mundialmente em 14 de abril. Na Bahia, o grão encontrou terreno fértil e condições favoráveis para florescer e agradar aos mais diversos paladares. Neste cenário, o estado se destaca-se como líder na produção de café no Nordeste e quarto maior produtor do Brasil, com uma previsão de safra de 265.920 toneladas em 2025. Reconhecida pela qualidade e variedade de seus grãos, a Bahia é um dos principais produtores do Brasil. A produção baiana é marcada por dois tipos principais de grãos: o Arábica e o Conillon. O estado é o quarto maior produtor do tipo Arábica e o terceiro maior da variedade Conillon do país. Com três pólos de cultivo – o cerrado, o planalto e o atlântico – a Bahia oferece grãos finos e aromáticos, ideais para os gourmets, além de blends robustos que compõem diversas marcas. Entre as cidades que mais produzem o grão, estão Itamaraju, Prado, Barra da Estiva, Porto Seguro, Barra do Choça, Itabela, Eunápolis, Vitória da Conquista e Ibicoara. Em 2025, a Bahia possui uma área de cerca de 133 mil hectares dedicados ao cultivo, com uma previsão de safra de 265.920 toneladas, equivalente a 4,4 milhões de sacas. Este volume coloca o estado como responsável por 8,2% da produção nacional, segundo dados do IBGE.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2025 - 20:40
A segurança viária em rodovias é reforçada quando há presença de balanças de pesagem, que auxiliam na fiscalização e controle sobre o fluxo de veículos de carga, além de contribuir nos cuidados com a conservação da via. O processo licitatório para contratação de empresa especializada na operação de balanças de pesagem móveis já está em andamento. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o edital da licitação também inclui o aumento de 5 para 10 equipamentos, ampliando a área de atuação no Estado. Este serviço já está em andamento no estado da Bahia desde 2021, quando entrou em operação a fiscalização em cinco regiões: Feira de Santana, Uruçuca, Teixeira de Freitas, Barreiras e Vitória da Conquista. Agora, além dessas regiões, somam-se outras cinco: Jaguarari, Cícero Dantas, Ibotirama, Planaltina e Morro do Chapéu. “Por ter sido relator do atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sei o quão é importante investimentos em segurança viária e a necessidade da presença de equipamentos como esses distribuídos pelas rodovias baianas”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. A operação obedece às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/04/2025 - 20:30
Policiais militares da 45ª CIPM erradicaram cerca de 15.320 pés de maconha na zona rural do município de Curaçá, neste domingo (13). As guarnições atuaram na operação, que visou a localização e erradicação do plantio de drogas, numa ilha próxima a uma fazenda. Após receberem informações, os policiais militares realizaram o mapeamento de toda a área, com a identificação de uma roça com a grande quantidade do plantio ilegal. Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes para tomada das medidas pertinentes. Nenhum suspeito foi encontrado durante a operação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/04/2025 - 19:57
Três mulheres foram detidas neste sábado (12), acusadas de furtar estabelecimentos comerciais em Livramento de Nossa Senhora. A ação ocorreu por volta das 13h40, após a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ser acionada para verificar uma ocorrência de furto na Avenida Dr. Edilson Pontes, no centro da cidade. No local, os policiais encontraram as suspeitas nos fundos de uma loja, em atitude suspeita, portando diversas sacolas contendo roupas. Durante a averiguação, os militares constataram que os produtos pertenciam a diferentes comércios da região, incluindo peças de vestuário e frascos de perfume. Comerciantes que notaram a ausência de mercadorias em seus estabelecimentos compareceram à Delegacia Territorial, onde reconheceram parte dos itens apreendidos. Além disso, foi encontrado com as suspeitas um cartão bancário em nome de outra pessoa, que não estava presente. As envolvidas foram encaminhadas à Delegacia de Livramento, juntamente com o material recuperado e as vítimas, para que as medidas cabíveis fossem adotadas. A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar a participação de outras pessoas e possíveis conexões com furtos anteriores na região.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/04/2025 - 17:24
Na noite do último sábado (12), por volta das 21h59, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto do Pradoso, autuaram um motorista que se recusou a realizar o teste do bafômetro na BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante uma abordagem de rotina, os policiais solicitaram que o condutor realizasse o teste do etilômetro, o qual foi recusado pelo motorista. Diante da negativa, foi lavrado auto de infração com base no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê penalidades para a recusa ao teste. Após a autuação, o veículo foi liberado para outro condutor devidamente habilitado.