Início Arquivo Abril de 2025

Abril de 2025

Encontramos 337 Notícias

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Mucugê

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Mucugê
Foto: Sudoeste Total

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu oficialmente, nesta terça-feira (22), a situação de emergência no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, em decorrência da estiagem prolongada que atinge a região. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que a prefeitura solicite, de forma imediata, apoio da União para ações de assistência à população afetada. Entre os recursos que poderão ser pleiteados estão cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene pessoal, limpeza e dormitório. Os pedidos devem ser encaminhados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações contidas nos planos de trabalho enviados pela prefeitura, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia a pertinência das metas e os valores solicitados. Caso sejam aprovados, uma nova portaria será publicada no DOU com a definição do montante a ser liberado. O reconhecimento da situação de emergência é fundamental para acelerar a chegada de ajuda humanitária e mitigar os prejuízos enfrentados pelos moradores.

Barragem do Complexo do Pastinho recebe recarga após chuvas em Dom Basílio

Barragem do Complexo do Pastinho recebe recarga após chuvas em Dom Basílio
Foto: Reprodução

As recentes chuvas que caíram sobre a região de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia, trouxeram alívio e esperança à população local. Após um longo período de estiagem, o Complexo do Pastinho — formado por pelo menos três barragens — voltou a acumular água, amenizando temporariamente o risco de colapso no abastecimento. Imagens feitas por moradores e compartilhadas nas redes sociais mostram o volume de água chegando ao reservatório, que é a principal fonte de abastecimento de água potável tanto para a sede do município quanto para comunidades vizinhas. Ainda não há dados oficiais sobre a quantidade de água recebida, mas o aumento do nível nas barragens é visível e animador para quem vinha enfrentando a escassez. No entanto a situação ainda requer cautela. Mesmo com a recarga parcial, os volumes acumulados não são suficientes para garantir o abastecimento pleno durante os meses de seca. A previsão é de que o atual período chuvoso se encerre até o final de abril, com nova previsão de chuvas significativas apenas a partir de setembro.






MPT e DPU garantem pagamento de trabalhadores resgatados em Jacobina

MPT e DPU garantem pagamento de trabalhadores resgatados em Jacobina
Foto: Reprodução/MPT

Acordos feitos com os dez empregadores identificados na operação de combate ao trabalho escravo que terminou com o resgate de 91 pessoas em pedreiras no município baiano de Jacobina, norte do estado, garantiram o pagamento das verbas rescisórias e de indenizações por danos morais individuais e coletivos. Os resgatados já receberam atendimento e foram encaminhados de volta para suas residências com a parte dos valores paga e com os documentos necessários para receber o restante da verba e as três parcelas do seguro-desemprego especial para vítimas do trabalho escravo. A operação foi realizada entre os dias 9 e 16 de abril e contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Defensoria Pública da União (DPU), que negociaram os termos de ajuste de conduta com os empregadores, além do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Polícia Federal (PF). Segundo o procurador do MPT Alpiniano Lopes, que participou da operação, os 91 resgatados do trabalho análogo ao de escravos foram encontrados exercendo a função de quebradores de pedra para calçamento, especialmente de vias públicas. A fiscalização encontrou dois grupos de operários, quebrando pedras com ferramentas manuais pesadas, em ambiente a céu aberto, expostos diretamente ao sol escaldante, vento e chuva, sem qualquer estrutura mínima de proteção, higiene ou conforto. Também não havia proteção, como óculos, luvas e protetores auriculares, e a maior parte usava sandálias ou botas furadas. Em caso de acidente, não havia sequer um kit de primeiros socorros. Os trabalhadores optaram por erguer abrigos de pedras cobertos por lonas, onde alguns pernoitavam e todos cozinhavam e esquentavam suas refeições em fogareiros improvisados montados diretamente no chão. As refeições eram feitas no chão. Nas pedreiras, não havia banheiros e não tinha água potável. O procurador lembrou que o MPT seguirá investigando a cadeia produtiva para identificar a aquisição do material produzido nas pedreiras por prefeituras da região. Alpiniano Lopes explicou que dez empregadores controlavam a produção de pedras para calçamento sem a garantia de qualquer direito mínimo aos trabalhadores. Ele acredita, inclusive, que a atividade no local estava reduzida no momento do resgate porque algumas prefeituras da região não estariam comprando pedras nesse período, o que leva a crer que um número ainda maior de trabalhadores tenha sido exposto às mesmas condições em outros momentos. A informalidade era absoluta. Ninguém era registrado e todos eram remunerados exclusivamente por produção, sem outras garantias, como 13º salário, férias, descanso remunerado, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Cada um dos resgatados recebeu imediatamente R$750 por dano moral individual. As verbas rescisórias, calculadas individualmente pelo tempo de serviço de cada um vão ser pagas em parcelas mensais pelos dez contratantes, que assinaram um termo de ajuste de conduta com o MPT e a DPU. Caso não cumpram os prazos de pagamento, sofrerão multas cumulativas por cada atraso ou outro descumprimento de cláusula. O termo de ajuste de conduta firmado com os empregadores determina também o pagamento de R$10 mil de cada um deles para a sociedade pelos danos morais coletivos. Esse recurso deverá ser destinado para ações de promoção do trabalho decente. Ao todo, os empregadores arcaram com R$168 mil de danos morais, além das verbas rescisórias pagas a cada trabalhador.

Cidade de Jequié não registra homicídios há 30 dias consecutivos

Cidade de Jequié não registra homicídios há 30 dias consecutivos
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio de ações coordenadas com a Secretaria da Segurança Pública, reduziu de forma significativa os índices de violência na cidade de Jequié. No mês de abril deste ano, o município atingiu um marco importante: 30 dias consecutivos sem registros de homicídios. Além disso, houve uma redução de, aproximadamente, 24% no número de mortes violentas. Para fortalecer o combate à criminalidade, foi implantado o Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc), que garante atendimento imediato às ocorrências de homicídio. Este conta com uma equipe de delegados e investigadores. Houve também a criação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), a qual investiga as organizações criminosas responsáveis pela maior parte deste delito na região. Por meio deste trabalho integrado, a Polícia Civil elucidou, aproximadamente, 70% dos homicídios ocorridos na região e prendeu oito suspeitos de envolvimento nesses crimes. Também foram realizadas ações que resultaram na apreensão de armas de fogo e entorpecentes, promovendo mais segurança ao município de Jequié.

Polícia Rodoviária Federal apreende total de 78 comprimidos de anfetaminas em Ibotirama

Polícia Rodoviária Federal apreende total de 78 comprimidos de anfetaminas em Ibotirama
Foto: Divulgação/PRF

Em duas ocorrências distintas na noite de segunda-feira, 21 de abril de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de um total de 78 comprimidos de substâncias análogas a anfetaminas na BR-242, no município de Ibotirama. A primeira apreensão ocorreu por volta das 17h45, no km 604 da rodovia, durante fiscalização de um veículo que seguia de São Paulo para Pernambuco. Foram encontradas 18 unidades da substância conhecida comercialmente como Nobésio Extra-Forte. A segunda ocorrência se deu no mesmo local, por volta das 20h50, em um veículo que viajava de Trindade (PE) com destino a Luís Eduardo Magalhães (BA). Nesta ação, a PRF apreendeu 60 comprimidos da mesma substância. Em ambos os casos, os condutores foram autuados por porte de droga para consumo, conforme previsto no Artigo 28 da Lei nº 11.343/06. Após a lavratura dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), os indivíduos assinaram termos de compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal de Ibotirama e foram liberados.

PM apreende maconha em Paramirim

PM apreende maconha em Paramirim
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

 Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste apreenderam maconha na zona urbana do município de Paramirim, na tarde de domingo (20). Durante intensificação de patrulhamento na região, a guarnição visualizou dois indivíduos a bordo de uma motocicleta que, ao avistarem a aproximação policial, iniciaram uma fuga. No decorrer do acompanhamento, os suspeitos dispensaram uma sacola e adentraram um corredor estreito no Povoado de Bebedouro, por onde conseguiram fugir. No curso da varredura, os militares encontraram a sacola que a dupla dispensou. Nela havia 99 embalagens contendo maconha. O material apreendido foi apresentado à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.

Carro com restrição de roubo é apreendida pela CIPRv na BR-030, em Brumado

Carro com restrição de roubo é apreendida pela CIPRv na BR-030, em Brumado
Foto: Divulgação/CIPRv

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) apreenderam, na manhã desta segunda-feira (21), um carro com indícios de adulteração e restrição de roubo durante uma abordagem na BR-030, trecho do município de Brumado. A ação aconteceu por volta das 10h20, durante fiscalização de rotina realizada por agentes do posto rodoviário local. Ao verificar os dados do veículo, a guarnição constatou divergências entre a numeração do chassi e a placa, levantando a suspeita de irregularidade. Diante da situação, o condutor e o carro foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

PRF encerra Operação Semana Santa com forte atuação nas estradas baianas

PRF encerra Operação Semana Santa com forte atuação nas estradas baianas
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia encerrou, nesta segunda-feira (21), a Operação Semana Santa 2025, iniciada na última quinta-feira (17). A ação, que durou cinco dias, teve como foco a prevenção de acidentes e a preservação de vidas durante o feriado prolongado — este ano atípico devido à coincidência entre a Semana Santa e o feriado de Tiradentes, o que intensificou o fluxo de veículos nas estradas. Durante o período, a PRF fiscalizou 6.671 veículos e abordou 7.889 pessoas em todo o estado. A operação também realizou 5.764 testes de alcoolemia, como parte do combate à embriaguez ao volante. Ao todo, foram lavrados 4.331 autos de infração, reflexo de condutas irregulares que colocam em risco a segurança nas rodovias. Mesmo com o reforço no policiamento, foram registrados 52 sinistros de trânsito, que deixaram 55 pessoas feridas e resultaram na morte de 11 vítimas. Os acidentes ocorreram, em sua maioria, nas BRs 324, 116 e 101, rodovias que concentram grande parte do tráfego e apresentam maior risco de ocorrências graves. Um dos principais pontos de atenção da operação foi o excesso de velocidade. Radares móveis flagraram 1.737 veículos trafegando acima do limite permitido — especialmente nas BRs 324 e 101, que figuram entre os trechos mais críticos. A PRF destaca que a velocidade excessiva é um dos fatores que mais agravam os acidentes nas rodovias e, por isso, permanece como alvo central das ações de fiscalização.

Chuva torrencial alaga estradas e renova esperança de agricultores em Livramento de Nossa Senhora

Chuva torrencial alaga estradas e renova esperança de agricultores em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução

Uma forte chuva surpreendeu moradores da zona rural de Livramento de Nossa Senhora na tarde desta segunda-feira (21), alagando estradas e trazendo alívio para agricultores da região. O volume registrado chegou a aproximadamente 85 milímetros, número muito acima dos 8 milímetros previstos pelo Instituto Climatempo. As comunidades de Formosa, Itapicuru dos Dourados e áreas próximas foram as mais atingidas. Apesar dos transtornos causados pelo alagamento de algumas vias, o cenário foi recebido com entusiasmo pelos produtores rurais, que vinham enfrentando um período de estiagem prolongada. Essa não foi a primeira chuva significativa da semana. Na noite de sexta-feira (18), já havia chovido em parte da região, indicando uma mudança pontual nas condições climáticas. Para os próximos dias, a previsão aponta a possibilidade de chuvas rápidas, com acumulado total não devendo ultrapassar os 10 milímetros. As temperaturas devem variar entre 20 °C e 29 °C, com tendência de queda no início de maio.






Colisão entre carro e carreta termina em tragédia com quatro mortos no oeste da Bahia

Colisão entre carro e carreta termina em tragédia com quatro mortos no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/CBM-BA

Quatro pessoas morreram carbonizadas após um grave acidente registrado nesta segunda-feira (21), no km 108 da BR-135, entre os municípios de Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolveu uma carreta e um carro de passeio. Com o impacto, o veículo menor pegou fogo e foi completamente destruído pelas chamas. As vítimas, que estavam no automóvel, morreram no local. O 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), de Barreiras, foi acionado e deslocou uma equipe com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) para conter o incêndio. Após o resfriamento do veículo, os bombeiros realizaram o desencarceramento dos corpos, todos carbonizados. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado para fazer a remoção dos corpos e iniciar o processo de identificação. A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através de guarnições de Riachão das Neves, também prestou apoio na ocorrência. Após a retirada da carreta, os bombeiros efetuaram a limpeza da pista, que foi posteriormente liberada para o tráfego. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

CIPRv apreende carga de bebidas alcoólicas sem nota fiscal na zona rural de Jacaraci

CIPRv apreende carga de bebidas alcoólicas sem nota fiscal na zona rural de Jacaraci
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde desta segunda-feira (21), por volta das 15h12, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), por meio do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), apreenderam um carregamento de bebidas alcoólicas transportado sem nota fiscal. A ação ocorreu durante uma fiscalização na zona rural do município de Jacaraci. Ao abordar o veículo, a guarnição constatou que toda a carga estava desacompanhada de documentação fiscal obrigatória. Diante da irregularidade, tanto o veículo quanto o material apreendido foram encaminhados ao Posto Fiscal Jaime Baleeiro, no município de Urandi, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Homem é detido com simulacro de arma de fogo após denúncia de ameaça em Caetité

Homem é detido com simulacro de arma de fogo após denúncia de ameaça em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Um homem de 36 anos foi detido pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (21), por volta das 18h05, nas imediações da rodoviária de Caetité, no sudoeste baiano. A abordagem ocorreu após uma denúncia registrada na última sexta-feira (18), quando uma mulher relatou ter sido ameaçada pelo suspeito com uma arma de fogo após o fim do relacionamento entre eles. Durante a abordagem, os policiais questionaram o homem sobre a suposta arma. Ele admitiu que se tratava de um simulacro (réplica) e indicou que o havia escondido atrás de um poste próximo à UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). A guarnição realizou buscas no local e encontrou o objeto. A réplica da pistola estava sem a ponta laranja na extremidade do cano — item obrigatório para a identificação de armas de airsoft, o que pode caracterizar tentativa de enganar sobre sua letalidade. O suspeito, a vítima e o simulacro foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Ação rápida da PM frustra tentativa de roubo na zona rural de Boa Nova

Ação rápida da PM frustra tentativa de roubo na zona rural de Boa Nova
Foto: Divulgação/55ª CIPM

A Polícia Militar frustrou uma ação criminosa na tarde desta segunda-feira (21), após atender a uma ocorrência de roubo no Sítio Beija Flor, localizado na zona rural do distrito de Valentim, em Boa Nova. De acordo com a 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o chamado foi registrado por volta das 15h30. Segundo informações repassadas à PM, dois homens armados teriam invadido o local, agredido as vítimas e efetuado disparos de arma de fogo. Guarnições da 55ª CIPM, com o apoio de policiais de Dário Meira, iniciaram uma operação de busca na região. Os suspeitos foram localizados em uma área de mata, próxima a uma casa abandonada. Durante a tentativa de abordagem, eles reagiram com tiros, dando início a um confronto. Ambos foram atingidos e encontrados em posse de armas de fogo. Apesar de terem sido socorridos, os suspeitos não resistiram aos ferimentos. Armas de fogo, cartões bancários e drogas foram apreendidos com os suspeitos.

Mais de 1.400 motoristas são flagrados acima da velocidade permitida nas rodovias federais da Bahia durante feriado prolongado

Mais de 1.400 motoristas são flagrados acima da velocidade permitida nas rodovias federais da Bahia durante feriado prolongado
Foto: Divulgação/PRF

Entre a última quinta-feira (17) e o domingo (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 1.465 motoristas trafegando em excesso de velocidade nas rodovias federais da Bahia. As imagens foram registradas por radares portáteis operados pela corporação, especialmente em trechos considerados críticos para acidentes. A maior parte das autuações ocorreu nas BRs 324, na região da Grande Salvador, e 101, no sul do estado — pontos que, segundo a PRF, concentram alto fluxo de veículos e elevados índices de acidentes. O excesso de velocidade é um dos principais fatores associados à gravidade das colisões de trânsito, o que reforça o foco da fiscalização nesse tipo de infração. “A velocidade excessiva reduz o tempo de reação do condutor diante de obstáculos ou imprevistos na via, aumentando o risco de sinistros com vítimas”, alertou a PRF, em nota. A legislação brasileira prevê diferentes penalidades para quem desrespeita os limites de velocidade. O condutor que ultrapassa em até 20% a velocidade permitida comete infração média, sujeita a multa de R$ 130,16. Se o excesso for entre 20% e 50%, a infração é considerada grave, com penalidade de R$ 195,23. Já quem ultrapassa o limite em mais de 50% comete infração gravíssima, com multa no valor de R$ 880,41. Diante dos números, a PRF reforçou que continuará intensificando a fiscalização com o uso de radares móveis em pontos estratégicos das rodovias. A corporação acredita que a vigilância constante é fundamental para reduzir a letalidade dos acidentes e promover maior segurança no trânsito.

Governador Jerônimo Rodrigues lamenta morte do Papa Francisco: “Uma das maiores referências de fé e humanidade”

Governador Jerônimo Rodrigues lamenta morte do Papa Francisco: “Uma das maiores referências de fé e humanidade”
Foto: Adriel Francisco/A Tarde

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, manifestou profundo pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano. Por meio das redes sociais, o chefe do Executivo baiano destacou a importância do pontífice para o mundo contemporâneo. “O mundo se despede hoje de uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo. Sinto com tristeza sua partida e peço a Deus que conforte os corações de todos que hoje choram essa perda”, escreveu Jerônimo. Na mensagem, o governador ressaltou o legado deixado por Francisco, marcado pela simplicidade e pela incansável defesa dos mais pobres e vulneráveis. “Papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade. Seu exemplo deixa um rastro de esperança e compromisso com o bem comum”, afirmou. Jerônimo concluiu sua homenagem conclamando à continuidade do legado deixado pelo líder religioso: “Que a gente siga honrando sua memória com atitudes concretas, construindo uma sociedade mais justa, humana e solidária”. O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, após mais de uma década à frente da Igreja Católica. Seu pontificado foi marcado por gestos de humildade, posicionamentos progressistas e pela defesa incondicional dos marginalizados.

Morre o Papa Francisco aos 88 anos

Morre o Papa Francisco aos 88 anos
Foto: Getty Images

O Papa Francisco faleceu às 7h35 (horário de Roma) desta segunda-feira (21), no Vaticano. De acordo com reportagem da Agência Brasil, a informação foi confirmada pelo Camerlengo da Santa Sé, cardeal Kevin Farrell, em comunicado oficial emitido pela Casa Santa Marta. “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”, declarou Farrell. O pontífice tinha 88 anos. No domingo (20), Francisco ainda participou das celebrações de Páscoa e fez sua última aparição pública, quando proferiu a tradicional bênção Urbi et Orbi, da sacada da Basílica de São Pedro, diante de milhares de fiéis. “O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”, disse o cardeal. “Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", acrescentou. A morte de Francisco marca o fim de um papado histórico iniciado em 2013, sendo ele o primeiro papa jesuíta e o primeiro da América Latina a assumir o comando da Igreja Católica.

Ciclista morre e mulher fica ferida após atropelamento na BR-122, em Guanambi

Ciclista morre e mulher fica ferida após atropelamento na BR-122, em Guanambi
Foto: Reprodução/Agência Sertão

Na noite deste domingo (20), um grave acidente de trânsito foi registrado na BR-122, trecho do município de Guanambi. Por volta das 20h15, uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar foi acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em uma ocorrência de atropelamento envolvendo dois ciclistas. Ao chegarem ao local, os socorristas constataram o óbito de uma das vítimas, identificada como Valdevais Brito Fernandes, de 44 anos. A outra vítima, uma mulher de 42 anos, foi socorrida com ferimentos e encaminhada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). De acordo com informações preliminares, os dois trafegavam de bicicleta quando foram atingidos por um veículo ainda não identificado. O condutor fugiu do local sem prestar socorro. O corpo de Valdevais foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investiga o caso e busca identificar o autor do atropelamento.

Homem é morto dentro de casa em Planalto e suspeito é detido pela PM

Homem é morto dentro de casa em Planalto e suspeito é detido pela PM
Foto: Reprodução/Prefeitura municipal

Na tarde deste domingo (20), a Polícia Militar, por meio da 79ª CIPM, foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio no bairro Morada do Planalto, na cidade de Planalto. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram o crime. A vítima, identificada como Maicon Ribeiro dos Santos, de 33 anos, foi encontrada sem sinais vitais dentro de uma residência. Durante a ação, a guarnição recebeu uma denúncia anônima que levou à localização do suposto autor do homicídio, um homem de 39 anos, encontrado na Rua da Maracujina. Com ele, os policiais apreenderam a possível arma utilizada no crime. O suspeito também confessou a autoria do assassinato. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado, realizou a perícia no local e encaminhou o corpo da vítima ao Instituto Médico Legal (IML). O homem detido foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, onde foi autuado em flagrante. A motivação do crime ainda está sendo investigada pela Polícia Civil.

Motorista é autuado por recusar teste do bafômetro na BA-262, em Vitória da Conquista

Motorista é autuado por recusar teste do bafômetro na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na noite deste sábado (19), por volta das 22h35, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Pradoso, abordaram um veículo durante fiscalização de rotina na BA-262, no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Durante a abordagem, o condutor foi convidado a realizar o teste do etilômetro (bafômetro), mas recusou-se a fazê-lo. Diante da recusa, os policiais aplicaram as medidas previstas no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da recusa à realização do teste. O veículo foi posteriormente liberado para um condutor devidamente habilitado, conforme determina a legislação vigente.

CIPRv recupera duas motocicletas com adulterações em Vitória da Conquista e Tanhaçu

CIPRv recupera duas motocicletas com adulterações em Vitória da Conquista e Tanhaçu
Foto: Divulgação/CIPRv

Neste domingo (20), a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) recuperou duas motocicletas em situações irregulares durante abordagens distintas realizadas nos municípios de Vitória da Conquista e Tanhaçu. A primeira ocorrência foi registrada por volta das 10h23, quando uma guarnição do posto do Pradoso abordou uma motocicleta na BA-262. Durante a fiscalização, os policiais constataram que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) apresentava adulterações, o CPF descrito no documento não correspondia ao do proprietário, e o lacre da placa estava rompido. Diante das irregularidades, o veículo e o condutor foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, para as providências legais. Cerca de 40 minutos depois, às 11h, uma equipe do Posto Sussuarana abordou outra motocicleta, desta vez na BA-026, no município de Tanhaçu. Na verificação, os policiais identificaram adulterações na numeração do chassi e do motor. Assim como na primeira ocorrência, o veículo e o condutor foram conduzidos à delegacia de Brumado, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.