Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/04/2025 - 20:40
Na tarde deste domingo (27), por volta das 17h30, um homem foi preso no distrito de Vila Bahia, em Encruzilhada, durante a Operação Aegis, realizada pelas guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e do destacamento de Vila do Café, ambas pertencentes à 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A prisão ocorreu após informações de transeuntes sobre a presença de um indivíduo em atitude suspeita. Durante a abordagem, os policiais encontraram com o suspeito uma sacola plástica contendo 54 invólucros de substância análoga à maconha, uma balança de precisão, um celular e R$ 1.000 em espécie, materiais que indicam a prática do tráfico de drogas. Em consulta ao sistema, foi constatado que o detido já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e outras ocorrências. O acusado e todo o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para as providências legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/04/2025 - 15:30
Na tarde deste domingo (27), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), que atuam no Posto Pradoso, abordaram um veículo na BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante a fiscalização, realizada por volta das 16h40, o condutor foi convidado a realizar o teste do etilômetro, mas se recusou. Diante da negativa, os policiais autuaram o motorista com base no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê penalidades para quem se recusa a fazer o teste. Após os procedimentos legais, o veículo foi liberado para um outro condutor devidamente habilitado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/04/2025 - 15:00
Na noite deste domingo (27), por volta das 23h10, a 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito na BR-030, na saída de Caetité em direção a Guanambi. O acidente envolveu uma motocicleta Honda CG 150 e um automóvel VW Gol. Segundo informações, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito do condutor da motocicleta, que ainda não foi identificado. Populares relataram que o motorista do carro fugiu do local antes da chegada das autoridades. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e providenciar a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. As causas do acidente serão investigadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/04/2025 - 00:15
Na noite deste sábado (26), por volta das 21h, policiais militares da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prenderam dois homens suspeitos de tráfico de drogas no bairro São Paulo, em Poções, durante a operação Impacto Sobre Duas Rodas. Durante patrulhamento de rotina, as guarnições avistaram dois indivíduos em atitude suspeita e procederam com a abordagem. Na revista pessoal, foram encontrados 22 pacotes pequenos e dois pacotes maiores de substância análoga à maconha, além de uma balança de precisão e a quantia de R$ 200 em espécie. Diante da situação, os suspeitos foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, juntamente com todo o material apreendido, para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/04/2025 - 15:10
Em meio a um cenário político nacional frequentemente marcado por embates e rivalidades, a história recente de Dom Basílio revela que a convivência entre adversários políticos já foi muito mais harmoniosa. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o ex-prefeito José Maria Caires destacou a relação de respeito e diálogo que manteve com antigos gestores, inclusive opositores. "Fui prefeito e conversava, discutia com todos os ex-prefeitos", recordou Zé Maria. Ele ressaltou a relação próxima com o saudoso Cosme Alves Teixeira, a quem descreveu como um verdadeiro consultor, sempre disposto a orientar e sanar dúvidas. Além dele, citou também o ex-prefeito Osório Custódio Dourado. "A estrada da Poça de Osório até Abelhas foi fruto de muitas discussões nossas", relembrou. Outro nome lembrado foi o do saudoso João Chaves, com quem também manteve constantes diálogos. Já Jose Caires Araújo, Zezito Caires, que fazia parte de sua base aliada e havia sido prefeito em duas ocasiões anteriores, era presença diária durante sua gestão. Zé Maria frisou a importância do diálogo entre situação e oposição. "A oposição tem ideias, porque também teve candidato, brigou, discutiu. Todas essas pessoas que citei, com exceção de Zezito, eram nossos opositores. E foi muito salutar a discussão com a oposição", pontuou. O ex-prefeito destacou ainda o papel essencial da oposição no desenvolvimento do município, elogiando projetos de Orlando Caires e Ney da Van, candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, na última eleição, pela chapa de oposição. Ele também criticou administrações que se limitam apenas à manutenção da máquina pública. "A sociedade precisa de inversões, de obras que transformem a vida das pessoas, não apenas de custeio", defendeu.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/04/2025 - 14:52
Na noite deste sábado (26), por volta das 20h30, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), através da guarnição do Pradoso, apreenderam uma motocicleta com restrição de roubo no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Durante a fiscalização realizada na BA-262, a guarnição constatou que a numeração do motor e do chassi do automóvel estavam adulteradas. Diante da irregularidade, o veículo foi apreendido e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/04/2025 - 14:47
Na noite deste sábado (26), por volta das 19h45, um grave acidente foi registrado na BA-026, na saída de Licínio de Almeida em direção ao distrito de Tauape. De acordo com informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), um motociclista colidiu com um cavalo que estava solto na pista. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, foi informada por populares que a vítima já havia sido socorrida e levada ao hospital de Licínio de Almeida. Familiares do motociclista recolheram a motocicleta, enquanto o cavalo, que morreu em decorrência do impacto, permaneceu na margem da rodovia. Até o momento, não há informações sobre o proprietário do animal. Em contato com a unidade hospitalar, a PM confirmou que a vítima, Claubert Souza Santos, de 25 anos, faleceu na unidade de saúde em decorrência dos ferimentos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local e adotar os procedimentos de praxe. A Polícia Civil seguirá acompanhando o caso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2025 - 19:00
Na manhã desta sexta-feira (25), por volta das 12h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), através do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), realizaram a apreensão de um carregamento de laticínios sem nota fiscal na BR-415, no município de Barra do Choça. Durante abordagem de rotina, os agentes fiscalizaram um caminhão e constataram que a mercadoria transportada não possuía a documentação fiscal obrigatória, em desacordo com a legislação vigente. Diante da irregularidade, o veículo e a carga foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2025 - 18:25
Na última sexta-feira (25), a guarnição de serviço do Destacamento Policial Militar de Abaíra foi acionada por um homem que relatou ter sido ameaçado por um indivíduo armado. Segundo a denúncia, o suspeito exibiu um revólver calibre .38 e afirmou também possuir uma cartucheira. A vítima informou ainda que já havia registrado um boletim de ocorrência anterior contra o mesmo agressor. Diante da gravidade da situação, a guarnição solicitou o apoio do efetivo da cidade de Piatã, que prontamente se deslocou até Abaíra. Durante diligências conjuntas, os policiais realizaram rondas pela cidade e localizaram o suspeito em um bar. No momento da abordagem, o homem portava uma faca tipo peixeira na cintura. Ao ser revistado, foram encontrados em sua posse um revólver calibre .38 com dezoito munições, além de uma espingarda artesanal, uma carabina de ar comprimido, duas facas, dois canivetes, cinco facões e um bastão artesanal com pregos. O material apreendido e o suspeito foram apresentados na delegacia para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2025 - 15:00
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (25/4) que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O anúncio ocorreu devido a redução das chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média. Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara. Implementado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, mês a mês, as condições de geração de energia no País. Com o acionamento da bandeira amarela, a ANEEL reforça que é crucial manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2025 - 14:30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado, 26 de abril, da despedida ao Papa Francisco. Lula compareceu ao funeral do Santo Padre na Praça São Pedro, em Roma, na Itália. No local, foi celebrada a Missa Exequial que antecedeu o sepultamento. Segundo o Vaticano, ao menos 130 delegações estrangeiras, incluindo 50 chefes de estado e 10 monarcas, confirmaram presença na cerimônia. “O Papa Francisco não era apenas um Papa, ele era uma emoção, ele era um coração, ele era um líder político, ele se preocupava não apenas com a espiritualidade das pessoas, mas se preocupava com a guerra da Ucrânia, se preocupava com a guerra de Gaza, se preocupava com a fome, se preocupava com as coisas que afligem o povo do mundo inteiro. Portanto, eu acho que a nossa vinda aqui é um agradecimento, um agradecimento a Deus, que permitiu que a gente pudesse acompanhar a partida de um dos homens que marcou história neste século XXI”, afirmou o presidente Lula em conversa com jornalistas após a homenagem ao Papa Francisco. “Quisera Deus que o próximo Papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com o mesmo compromisso com o combate à desigualdade que tem o Papa Francisco. Então, eu volto para o Brasil certo que nós cumprimos o nosso dever, como cristãos, como religiosos e como políticos, de vir no enterro de uma pessoa admirável como o Papa Francisco”, disse Lula, que, na sexta-feira, dia 25, havia comparecido ao velório do Santo Padre na Basílica de São Pedro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2025 - 14:00
Na quinta-feira (24), policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 599 da BR 324, trecho do município de Simões Filho (BA), quando abordaram um veículo Ford/KA, com 03 ocupantes. Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe solicitou os documentos de porte obrigatório e resolveu fazer uma vistoria no interior do automóvel. Dentro do veículo foram encontradas duas aves conhecidas popularmente por canário-da-terra. Os pássaros estavam confinados em pequenas gaiolas, ambiente escuro e sem a ventilação adequada. Dada às circunstâncias, o motorista de 66 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais. Ele disse que ganhou as aves de um sobrinho, porém não soube dizer o nome. Informou ainda não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98). Os policiais descobriram que o idoso é inabilitado para dirigir veículo automotor. Os pássaros foi encaminhados aos cuidados do órgão ambiental CETAS de Salvador.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/04/2025 - 13:30
Na tarde desta sexta-feira (25), por volta das 12h13, Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Marçal, atenderam a um sinistro de trânsito ocorrido na BA-263, no município de Vitória da Conquista. Durante o atendimento, a guarnição identificou que um dos motoristas envolvidos não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentava sinais visíveis de embriaguez. Ao ser convidado a realizar o teste do etilômetro, o condutor recusou-se. Diante da situação, o motorista foi autuado com base nos artigos 162, inciso I, e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em seguida, ele foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). O veículo foi liberado para um outro condutor devidamente habilitado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2025 - 23:00
Na manhã desta sexta-feira (25), por volta das 9h20, um homem de 23 anos foi preso pela Polícia Militar nas proximidades da Praça Gercino Coelho, em Guanambi, após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial. A ação foi coordenada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que alertou a guarnição do 17º Batalhão da PM sobre a presença do suspeito na região. Ao chegarem ao local, os policiais localizaram e abordaram o indivíduo, confirmando, após consulta ao sistema, a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara Única da Comarca de Virginópolis, em Minas Gerais. O mandado se refere a um crime de furto. O foragido foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde permane à disposição da Justiça para os procedimentos legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2025 - 22:57
Um homem foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (25), na zona rural do município de Tanque Novo, no sudoeste baiano. O corpo da vítima, identificada como Odílio Gomes Carneiro, de 63 anos, foi localizado por moradores da região, na Fazenda Pintado. De acordo com informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que deverão esclarecer as causas da morte, ainda desconhecidas até o momento. As circunstâncias do caso serão investigadas pelas autoridades competentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2025 - 22:50
Na madrugada desta sexta-feira (25), por volta das 03h15, a Polícia Militar foi acionada pelo Cicom após a denúncia de que um indivíduo havia invadido um restaurante localizado no centro de Guanambi. Ao chegar ao local, a guarnição do 17º Batalhão da PM confirmou a veracidade da informação, encontrando o suspeito dentro do estabelecimento. Durante a ação, o homem quebrou janelas de vidro, o que resultou em ferimentos visíveis devido aos estilhaços. Segundo o proprietário do restaurante, nenhum item foi furtado, sendo registrados apenas danos materiais. O suspeito foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber cuidados médicos e, em seguida, conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2025 - 22:40
A Auditoria Pública Cidadã Baiana (AUCIB) protocolou nesta sexta-feira (25) uma denúncia no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a Prefeitura de Brumado. A entidade acusa a gestão municipal de não convocar os dentistas aprovados no último concurso público e, em vez disso, contratar profissionais por meio de empresas terceirizadas. De acordo com a denúncia, a atual administração, liderada pelo prefeito Fabrício Abrantes, abriu um novo processo de credenciamento (nº 002/2025) para contratar serviços odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde, mesmo com profissionais concursados aguardando nomeação. A AUCIB afirma que há 14 cargos efetivos de dentista criados por leis municipais, mas apenas cinco estão ocupados. As nove vagas restantes, segundo a entidade, deveriam ser preenchidas pelos aprovados no concurso vigente. No entanto, em 2023, a prefeitura contratou 19 dentistas via chamada pública, sem concurso, com contratos válidos até dezembro de 2024. A Constituição Federal exige que a ocupação de cargos públicos permanentes ocorra exclusivamente por concurso, salvo exceções temporárias e justificadas — o que, segundo a AUCIB, não se aplica ao caso de Brumado. Genivaldo Azevedo, diretor da AUCIB, informou que houve tentativa de diálogo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo, para garantir a convocação dos concursados. No entanto, após a reunião, a prefeitura optou por abrir novo credenciamento sem nomear nenhum aprovado, o que motivou a representação junto ao Ministério Público. O caso agora será analisado pelo MP-BA, que poderá investigar possíveis irregularidades na gestão de pessoal da administração municipal.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2025 - 22:30
Uma moto aquática avaliada em R$ 64 mil, subtraída em março do ano passado na cidade de Vitória da Conquista, foi recuperada na quinta-feira (24), em Ibiassucê, pela Polícia Civil. O veículo foi localizado com o reboque estacionado em frente a uma casa naquela cidade. De acordo com as investigações realizadas por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Conquista, unidade onde a ocorrência foi registrada, o crime foi praticado por um homem de 24 anos. Ele se passou por cliente da loja e manifestou interesse em comprar a embarcação juntamente com o reboque. O investigado pediu para fazer um teste com a moto aquática e desapareceu, praticando o crime de furto mediante fraude. Com o apoio de policiais da Delegacia Territorial de Ibiassucê, as equipes da DRFR de Vitória da Conquista recuperaram a embarcação. As investigações continuam para localizar o autor do furto qualificado, bem como o receptador. A moto aquática será devolvida ao proprietário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2025 - 22:20
Na tarde desta quinta-feira (24), procuradores da Prefeitura de Guanambi acompanharam a derrubada de muros construídos irregularmente em dois lotes localizados em área pública, na Rua 3 do Bairro Belo Horizonte. A ação, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, é parte de um processo de enfrentamento a um esquema de grilagem de terras públicas que, segundo as investigações, operava há quase duas décadas no município. A apuração foi iniciada a partir de denúncias feitas por moradores diretamente ao prefeito Nal Azevedo, que determinou ao setor jurídico a imediata investigação dos fatos. Um Processo Administrativo foi aberto para apurar a atuação da organização criminosa, que, segundo o procurador municipal Eunadson Donato de Barros, já teve seu núcleo operacional identificado. “Essa quadrilha de grileiros de áreas públicas já foi identificada. Produzimos farta documentação probatória e todo o material será encaminhado ao Ministério Público, para responsabilização dos envolvidos e proteção do patrimônio público”, afirmou o procurador. As investigações apontam que servidores comissionados — e ao menos um efetivo — atuavam na falsificação de documentos para vender ilegalmente áreas públicas. Um exemplo citado por Dr. Eunadson foi a venda de uma área no bairro Renascer, de 130 m², comercializada por R$ 28 mil. A ação, segundo ele, terá continuidade em outros bairros da cidade. A população foi orientada a não adquirir terrenos sem a devida verificação documental e a denunciar qualquer movimentação suspeita à Prefeitura. “Para esclarecer dúvidas sobre a legalidade de terrenos, o cidadão deve procurar o Cartório de Registro de Imóveis, a Secretaria de Infraestrutura, ou o Setor Jurídico da Prefeitura, que está à disposição para orientar e proteger o cidadão de possíveis fraudes”, concluiu o procurador.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2025 - 22:10
Aposentados e pensionistas do INSS que identificaram descontos de mensalidade associativa não autorizados no contracheque de abril terão os valores restituídos automaticamente na próxima folha de pagamento, em maio. Além disso, os descontos futuros foram suspensos, e todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) entre o INSS e entidades associativas foram interrompidos. A medida faz parte de uma força-tarefa integrada entre o Ministério da Previdência Social, INSS, Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal, após detecção de cobranças indevidas. O objetivo é proteger os segurados de possíveis fraudes e garantir maior transparência nos repasses. Os beneficiários não precisam solicitar o cancelamento dos descontos nem comparecer a uma agência do INSS — a suspensão será automática. Descontos anteriores ao mês de abril de 2025 também serão analisados por um grupo da Advocacia-Geral da União (AGU), que vai avaliar a possibilidade de ressarcimento para esses casos. Das 11 entidades envolvidas na investigação da CGU, apenas uma firmou acordo com o INSS em 2023. As demais datam de gestões anteriores — entre 1994 e 2022 — demonstrando que os descontos indevidos vinham ocorrendo há anos. Na atual gestão, ações corretivas foram adotadas de forma imediata.