Início Arquivo Abril de 2025

Abril de 2025

Encontramos 337 Notícias

APAE de Livramento lança campanha para reforma de nova sede e conta com apoio da população

APAE de Livramento lança campanha para reforma de nova sede e conta com apoio da população
Foto: Divulgação

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Livramento de Nossa Senhora está mobilizando a comunidade em uma campanha solidária para viabilizar a reforma de sua nova sede provisória. O imóvel, localizado no bairro Taquari — onde funcionava a antiga Creche São Gaspar Bertoni — foi cedido pela Prefeitura Municipal por um período de 20 anos. Em entrevista ao site Sudoeste Total, a presidente da instituição, Lena Marques, destacou que a sede definitiva da APAE já está nos planos e, inclusive, um terreno já foi conquistado no ano passado para essa finalidade. No entanto, o momento exige foco na adaptação do espaço provisório, que permitirá o retorno dos atendimentos o quanto antes. “Precisamos fazer reformas e adequações importantes para atender, com dignidade, as pessoas com deficiência que acompanhamos. Se cada um ajudar com um pouquinho, conseguiremos colocar a APAE em funcionamento muito em breve”, afirmou Lena. Com esse objetivo, foi lançada uma vakinha solidária com a meta de arrecadar R$ 30 mil. A presidente ressaltou que o trabalho da APAE é essencial e beneficia não apenas os moradores de Livramento, mas também famílias de cidades vizinhas. “É uma missão linda, mas exige estrutura e profissionais capacitados. Estamos buscando apoio junto ao poder público, prefeitos da região e empresários comprometidos com a causa”, completou. As doações podem ser feitas via Pix, utilizando a chave: [email protected]. Além das contribuições financeiras, a entidade pede que a população compartilhe a campanha e ajude a ampliar o alcance da ação solidária nas redes sociais.

Prévia da inflação desacelera em abril e fica em 0,43%, aponta IBGE

Prévia da inflação desacelera em abril e fica em 0,43%, aponta IBGE
Foto: Sudoeste Total

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou alta de 0,43% em abril, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25) pelo IBGE. O resultado representa uma desaceleração de 0,21 ponto percentual em relação a março, quando o índice foi de 0,64%. A alta no mês foi puxada, principalmente, pelos grupos Alimentação e bebidas (1,14%) e Saúde e cuidados pessoais (0,96%), que, juntos, responderam por 88% do IPCA-15 de abril. No acumulado do ano, a inflação prévia já soma 2,43%. Em 12 meses, o índice atinge 5,49%. Para comparação, em abril de 2024, o IPCA-15 havia ficado em 0,21%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito apresentaram variações positivas. O destaque foi para Alimentação e bebidas, com o maior impacto individual no índice do mês (0,25 p.p.). A alimentação no domicílio teve nova aceleração, subindo de 1,25% em março para 1,29% em abril. Os maiores aumentos foram registrados no preço do tomate (32,67%), café moído (6,73%) e leite longa vida (2,44%). A alimentação fora do domicílio também acelerou, indo de 0,66% para 0,77%, puxada pelas altas do lanche (1,23%) e da refeição (0,50%). Já o grupo Saúde e cuidados pessoais influenciou o índice com aumento em itens como higiene pessoal (1,51%), produtos farmacêuticos (1,04%) — impactados pelo reajuste autorizado de até 5,09% nos medicamentos a partir de 31 de março — e planos de saúde (0,57%). O único grupo com variação negativa foi Transportes (-0,44%), o que ajudou a conter a alta do índice geral, com impacto de -0,09 ponto percentual.

Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia

Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia
Foto: Sudoeste Total

Na Bahia, mais de 260 mil pessoas estão com risco de ter a inscrição eleitoral cancelada por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas. O número está disponível no portal de estatísticas do TSE.  Os eleitores que estão nessas condições devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio de 2025 e, assim, evitar o cancelamento do título. Eleitoras e eleitores podem consultar se estão com pendências na Justiça Eleitoral pelos seguintes canais: site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. A consulta também pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral. Após consultar a situação eleitoral e identificar alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a eleitora ou o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral. Somente após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título. Outra opção é buscar atendimento presencial no TRE-BA. Em Salvador e no interior do estado, o serviço está disponível nos Cartórios Eleitorais, nos postos descentralizados da Justiça Eleitoral e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Líderes estudantis eleitos do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos são certificados em Poções

Líderes estudantis eleitos do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos são certificados em Poções
Foto: Divulgação/SEC

Recém-eleitos representantes estudantis da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025, os líderes de classe, escolares e municipais do Colégio Estadual Doutor Roberto Santos (CERS), na cidade de Poções, foram certificados e já se mostram prontos para exercer a função. Lázaro Fernandes Andrade, 16 anos, estudante do 2º ano, vai atuar como líder escolar e municipal, cargos para os quais foi eleito este ano, depois de já ter sido líder de classe. Lázaro fala sobre a importância do protagonismo estudantil e suas expectativas como líder estudantil. “É uma honra muito grande para mim ver meu nome sendo escolhido por outros estudantes e é uma prova de que a gente pode conquistar espaços importantes quando acredita e corre atrás. Este momento significa muito mais do que um título, é uma oportunidade real de representar vozes que, muitas vezes, não são ouvidas. Minha expectativa é que essa experiência inspire outros jovens a acreditarem no seu potencial e entenderem que nós temos voz e que ela pode sim fazer a diferença”, relata. A estudante Dayane Campos Almeida, 16 anos, 2º ano, também comenta sobre seu papel como líder estudantil. “Ter sido escolhida como líder de sala é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e coletivo. Eu acredito que a função de líder vai além de repassar recados ou organizar atividades: representa o compromisso com o bem-estar da turma. As minhas expectativas são bem positivas no sentido de contribuir para a união da sala e promover uma comunicação clara entre todos, bem como ajudar a resolver os conflitos que a sala possa ter, com empatia e respeito”. A colega Bianca Santos de Matos, 19 anos, fala da importância de ter sido eleita como líder de classe. “Estar à frente da nossa turma representando as pessoas com deficiência é muito importante para mostrar que nós, PCDs, temos capacidade de liderança. Espero que eu possa ajudar a escola na questão da inclusão”.

Governo da Bahia abre circuito de Feiras, Festas e Festivais Literários em Malhada de Pedras

Governo da Bahia abre circuito de Feiras, Festas e Festivais Literários em Malhada de Pedras
Foto: Ascom/FPC

Marcando a abertura do calendário de Festas, Feiras e Festivais Literários sob o selo do Bahia Literária, o Território de Identidade Sertão Produtivo será palco da I Festa Literária de Malhada de Pedras - FLIMP. Entre os dias 23 a 26 de abril, o município, que tem pouco mais de oito mil habitantes, celebra a riqueza cultural da região. A programação teve abertura oficial na noite desta quarta-feira (23), com a presença do Diretor-Geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, representando o Governo da Bahia. O dirigente destacou que a I Festa Literária de Malhada de Pedras inaugura o circuito de eventos literários no estado, o maior investimento nessa política no país, através do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e Educação, via FPC. “Uma noite inesquecível para a Política do Livro, Leitura, Memória e Literatura da Bahia. A abertura da FLIMP coincide com o início do grande circuito de eventos literários apoiados pelo Governo da Bahia. São feiras espalhadas em todos os territórios, comunidades quilombolas, ribeirinhas, povos originários. É a Bahia respirando cultura e sendo cada vez mais literária. Somos o estado que mais investe em eventos literários”, enfatizou Sandro. A programação da FLIMP contempla a Literatura Popular e Baianidades. A abertura oficial levou para o público o desfile de estudantes e coletivos culturais pelas ruas da cidade. Além disso, ocorreu a exposição de projetos do Núcleo Territorial de Educação (NTE), o tradicional desfile das “Caretas”, apresentação de fanfarras, cordelistas e repentistas locais. O município irá viver, nos próximos dias, uma programação repleta de histórias, cordéis, cantos, versos, grupos de reisados e expressões que atravessam gerações através da música, literatura, poesias e arte. A 1ª Festa Literária de Malhada de Pedra também homenageia grandes nomes da cultura popular da região e valoriza as expressões culturais que preservam a identidade local. A cerimônia de abertura da FLIMP contou com a participação do prefeito de Malhada de Pedras, Beto de Preto Neto, acompanhado da primeira dama, Eliana Neves, do curador da Feira, Jaquissom Guimarães, da proponente do projeto, Maria Zélia Aguiar, da Joyce Paixão, da representação da Secretaria de Educação da Bahia, a Secretaria de Educação de Malhada de Pedras, Elisângela Santos e demais lideranças locais.

Suspeito de participação em homicídio de adolescente é preso pela PM em Vitória da Conquista

Suspeito de participação em homicídio de adolescente é preso pela PM em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/EsqdMclFalcão

Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Falcão localizaram e prenderam, no início da noite de quinta-feira (24), um indivíduo apontado como um dos autores do homicídio de adolescente ocorrido no final da tarde. A vítima morreu após ser agredida por um grupo de homens em uma região de mata na localidade conhecida como Campo Verde. Apesar de socorrido para uma unidade de saúde, o adolescente não resistiu aos ferimentos. Em imagens divulgadas das agressões, um homem aparece desferindo pauladas contra a vítima. Menos de duas horas depois do crime, policiais militares motociclistas flagraram dois indivíduos em uma moto que dispensaram uma sacola ao avistarem a guarnição, que efetuava rondas no bairro Campinhos. A dupla foi abordada, sendo constatado que um dos dois suspeitos é apontado como um dos indivíduos que aparece nas imagens agredindo o adolescente. Na sacola que foi recuperada, os militares encontraram porções de maconha, cocaína e haxixe embaladas para venda. A dupla e toda a droga apreendida foram conduzidos para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada.

79ª CIPM reforça segurança com abordagens e condução durante 41ª edição da Operação Força Total

79ª CIPM reforça segurança com abordagens e condução durante 41ª edição da Operação Força Total
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Nesta quinta-feira (24), a 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) participou da 41ª edição da Operação Força Total, promovida pela Polícia Militar da Bahia, intensificando o policiamento ostensivo nos municípios de sua área de atuação. Durante a ação, a unidade realizou abordagens a pedestres e veículos, totalizando 153 carros e 255 motocicletas fiscalizados. Como resultado das atividades, uma pessoa foi conduzida à delegacia para as devidas providências. A iniciativa reforça o compromisso da 79ª CIPM com a segurança da população e a atuação preventiva no combate à criminalidade.

Polícia Militar frustra tentativa de roubo e apreende arma no entroncamento de Jaguaquara

Polícia Militar frustra tentativa de roubo e apreende arma no entroncamento de Jaguaquara
Foto: Divulgação/19º BPM

Na noite desta quinta-feira, 24 de abril, por volta das 18h, durante ações da Operação Força Total, guarnições do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) agiram rapidamente após receberem informações sobre um roubo que estaria sendo planejado na região do entroncamento de Jaguaquara, sudoeste da Bahia. Diante da denúncia, os policiais iniciaram diligências imediatas, localizando e abordando um dos suspeitos. Durante a ação, foi encontrada com o indivíduo uma arma de fogo — um revólver calibre .38 — além de oito munições intactas, prontas para uso. O suspeito foi conduzido e apresentado à autoridade policial competente, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Matrículas em tempo integral saltam de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024 na Bahia

Matrículas em tempo integral saltam de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024 na Bahia
Foto: Divulgação/MEC

Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o estado da Bahia ampliou o acesso à educação integral em todas as etapas do ensino da rede pública. Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada nas creches da Bahia passou de 62,4% para 66,6% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, o salto foi ainda mais significativo: saiu de 12,9% para 20,9% no mesmo período. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual era 11,6% em 2022 e foi para 21,7% em 2024. Já nos anos finais (6º ao 9º), o avanço foi de 10,8% para 18,3%. No ensino médio, de 8,6% para 20,9% no mesmo período. Considerando todas as etapas, na Bahia houve aumento de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024. O programa Escola em Tempo Integral teve 965 mil matrículas de tempo integral declaradas no ciclo 2023-2024, para a educação básica. No segundo ciclo (2024-2025), as redes pactuaram 943 mil matrículas, que ainda estão em fase de declaração até 9 de maio. A política proporcionou crescimento de 47 pontos percentuais de entes com políticas de educação integral nos últimos anos, passando de 17% em 2022 para 64% em 2024.

Bahia registra aumento de 10,3% em roubos de celulares entre 2022 e 2023

Bahia registra aumento de 10,3% em roubos de celulares entre 2022 e 2023
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo dados do Anuário, em 2023, o número de furto de celulares no Brasil caiu 10,1% em comparação a 2022. Foram registrados 442,9 mil furtos em 2023, contra 492,9 mil em 2022. A queda foi registrada em 21 das 27 unidades da Federação. Já em relação aos roubos, houve estabilidade: 490 mil em 2022 e 494 mil em 2023. Ainda assim, 12 estados registraram queda. A Bahia é uma das unidades da Federação onde foi observado aumento considerável no número de roubos. No estado, esse tipo de ocorrência teve incremento de 10,3%, com 298,6 casos a cada 100 mil habitantes registrados em 2022 contra 329,3 em 2023. Em relação ao número de furtos, houve um aumento de 29,7%, com 149,1 registros a cada 100 mil habitantes em 2022 e 193,4 em 2023. Com o objetivo de ampliar a recuperação de aparelhos e enfraquecer o mercado ilegal, o Governo Federal iniciou uma nova etapa do Programa Celular Seguro. Mensagens automáticas são enviadas por WhatsApp a celulares que tiverem sido cadastrados como roubados, furtados ou perdidos e que tiverem chip trocado posteriormente. A intenção é desmontar as engrenagens que lucram com roubo, furto e revenda de celulares, sem criminalizar o consumidor de boa-fé. A atuação é voltada principalmente a redes de receptação e revenda, que usam o comércio informal para movimentar aparelhos roubados. “O foco está em quem lucra com o crime, não no cidadão comum que comprou sem saber. O objetivo é restituir o aparelho à vítima e coibir o mercado criminoso que financia outras atividades ilegais”, disse o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto.

PETO apreende drogas e conduz suspeito durante Operação Força Total em Belo Campo

PETO apreende drogas e conduz suspeito durante Operação Força Total em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na noite desta quinta-feira (24), durante a Operação Força Total, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar realizava rondas em Belo Campo quando recebeu informações sobre possível tráfico de drogas nas proximidades de um posto de combustível. No local indicado, os policiais abordaram um indivíduo em atitude suspeita. Com ele, foram encontrados 12 invólucros contendo substância análoga à cocaína. Durante a averiguação, também foram localizados no interior de seu veículo mais 46 invólucros de substância análoga à maconha. Diante do flagrante, o suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, para adoção das medidas legais cabíveis.

PM apreende 35 armas, prende 37 pessoas e recupera 23 veículos durante mais uma edição da Operação Força Total na Bahia

PM apreende 35 armas, prende 37 pessoas e recupera 23 veículos durante mais uma edição da Operação Força Total na Bahia
Foto: PM-BA

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, nesta quinta-feira (24), a 4ª edição da Operação Força Total de 2025. A iniciativa visa ampliar a presença ostensiva da Corporação em todo o estado, fortalecendo o combate à criminalidade, preservando vidas e resguardando o patrimônio da população baiana. Durante 24 horas, o efetivo policial foi mobilizado em ações estratégicas, incluindo patrulhamentos, abordagens e bloqueios em áreas urbanas e rurais. Em Salvador, por exemplo, a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) atuou na remoção de barricadas ilegais no bairro de Saramandaia, garantindo a livre circulação e a segurança dos moradores. Nesta última edição, a tropa da PMBA apreendeu 35 armas de fogo, recuperou 23 veículos com restrição de furto/roubo, localizou 11 foragidos da justiça e prendeu 37 indivíduos em flagrante. Desde a primeira edição da Operação Força Total, a PMBA já apreendeu 917 armas de fogo, efetuou 1.497 prisões em flagrante e registrou 2.919 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas.

"Operação Terra Justa" prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia

"Operação Terra Justa" prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia
Foto: Divulgação

Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira, dia 25, contra um grupo miliciano armado que atua há mais de dez anos no oeste da Bahia, onde vivem dezenas de famílias de comunidades tradicionais. A "Operação Terra Justa" teve como alvos os integrantes da milícia envolvida em atos de intimidação e violência em conflitos fundiários na região. Ela foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), de forma integrada com a Polícia Civil e com apoio da Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia e do Comando de Policiamento de Missões Especiais, por meio da Cipe Cerrado. A operação cumpriu dois mandados de prisão contra o grupo criminoso, que foi denunciado à Justiça pelo MPBA por crime de milícia privada. Também deu cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Correntina e Jaborandi. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, armas e munição. Os mandados foram deferidos pela Vara Criminal de Correntina, que acatou pedidos do MPBA baseados em investigações que identificaram a atuação do grupo em áreas rurais no município de Correntina. Conforme as apurações, o grupo agia por meio de empresa de fachada com registro de segurança privada – sem autorização legal da Polícia Federal – para prestar serviços a grandes fazendeiros da região, praticando ameaças, lesões corporais e grilagem de terras contra comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, expulsando famílias posseiras e povos tradicionais de suas terras.

Falha nos freios faz carreta colidir com residência em Poções; ninguém ficou ferido

Falha nos freios faz carreta colidir com residência em Poções; ninguém ficou ferido
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Na manhã desta quinta-feira (24), por volta das 7h, uma carreta desgovernada colidiu contra uma residência no bairro São Paulo, em Poções, sudoeste baiano. O acidente ocorreu no Loteamento Luiz Eduardo, nas proximidades da BR-116, após o veículo apresentar falha no sistema de frenagem. Policiais da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados pela Central de Operações e, ao chegarem ao local, constataram que a carreta Bitrem Volvo FH 540, de cor branca, perdeu o controle enquanto o condutor realizava uma parada. Sem freios, o veículo desceu uma ladeira e atingiu a área de serviço de uma residência. A cabine da carreta também ficou danificada com o impacto. Apesar do susto e dos prejuízos materiais, não houve registro de feridos. As partes envolvidas foram orientadas pelos policiais a registrar boletim de ocorrência, para que as medidas legais sejam adotadas. O caso será investigado pelas autoridades competentes.

Acidente entre carro e carreta deixa uma pessoa morta na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães

Acidente entre carro e carreta deixa uma pessoa morta na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira (24) resultou em uma vítima fatal na BR-242, no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. A colisão envolveu um carro de passeio e uma carreta, provocando um incêndio veicular e deixando o corpo de uma pessoa preso às ferragens. Equipes da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar (2ª CIA BM), vinculadas ao 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) de Barreiras, foram acionadas e atuaram no combate às chamas. Após debelar o fogo, os bombeiros iniciaram os procedimentos de resgate, realizando o corte das ferragens para permitir a retirada da vítima, que já estava sem vida. A remoção foi feita após a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O motorista da carreta sofreu apenas escoriações leves e não precisou de atendimento hospitalar. Após a conclusão da perícia no local, os bombeiros também realizaram a limpeza da pista, a fim de garantir a segurança e evitar novos acidentes. A operação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito (Sutrans) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os trabalhos foram concluídos por volta das 13h, com a via totalmente liberada para o tráfego. As causas do acidente ainda serão investigadas.






Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela PM durante blitz em Belo Campo

Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela PM durante blitz em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Nesta quinta-feira (24), por volta das 16h, uma motocicleta com restrição de roubo foi recuperada durante uma blitz da Operação Força Total, realizada por guarnições da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no município de Belo Campo, no sudoeste da Bahia. Durante a fiscalização de trânsito, os policiais identificaram o veículo com registro de roubo após consulta eletrônica. A motocicleta havia sido roubada na cidade de São Paulo, em janeiro deste ano. O condutor e o veículo foram encaminhados à delegacia local para os procedimentos legais cabíveis.

PRF recupera três motocicletas com sinais de adulteração e registros de roubo em Oliveira dos Brejinhos

PRF recupera três motocicletas com sinais de adulteração e registros de roubo em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou três motocicletas com sinais de adulteração e registros de roubo ou furto durante ações de fiscalização no município de Oliveira dos Brejinhos. As ocorrências foram registradas na tarde desta quarta-feira (23), no km 499 da BR-242. Durante a operação, os policiais localizaram três motocicletas abandonadas às margens da rodovia em locais distintos, o que levantou suspeitas. Em duas das abordagens, os veículos apresentavam QR Codes das placas danificados ou ilegíveis. Ao aprofundarem os procedimentos de identificação veicular, a equipe constatou adulterações nos elementos identificadores. No primeiro caso, foi identificada uma motocicleta Honda/CG 160 Fan, de cor preta, com registro de furto ou roubo. No segundo, tratava-se de uma Honda/POP 100i, branca, também com registro semelhante. Em ambos os casos, os responsáveis pelos veículos não foram localizados, e os veículos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais. Na terceira ocorrência, os policiais avistaram uma motocicleta modelo Honda CRF Racing, sem placas de identificação. Durante a verificação, foram constatadas adulterações, e os dados presentes nos elementos identificadores correspondiam a uma Honda BROS. Dada a gravidade da adulteração, não foi possível identificar com precisão o veículo original. Durante a abordagem, um homem se apresentou à equipe informando ser o proprietário e alegou ter adquirido a motocicleta para uso em trilhas. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil juntamente com a motocicleta.

Prefeito de Dom Basílio contrata show de Tayrone por R$ 300 mil com verba da educação

Prefeito de Dom Basílio contrata show de Tayrone por R$ 300 mil com verba da educação
Foto: Sudoeste Total

O Prefeito do município de Dom Basílio, Fernando Silva Santos, firmou contrato para a apresentação do cantor Tayrone durante os festejos juninos de 2025. A apresentação está marcada para o dia 24 de junho, data em que o município celebra o tradicional São João. O que vem gerando forte repercussão entre moradores e internautas é o valor do contrato, que chega a R$ 300.000,00 quantia considerada elevada para uma única atração musical. As informações são do site Sudoeste na Mira. A indignação aumenta pelo fato de que, segundo documentos divulgados, os recursos utilizados para o pagamento do show foram retirados do Fundo Municipal de Educação (FME). Moradores da cidade criticam duramente a decisão do gestor municipal, apontando que o valor poderia ser melhor aplicado em melhorias no setor educacional, como construção de creches, aquisição de computadores, materiais escolares, modernização de laboratórios ou outras ações estruturantes nas escolas públicas locais. Nas redes sociais e em grupos comunitários, a população expressa preocupação com o esvaziamento de recursos de uma área essencial como a educação para financiar um evento de entretenimento. A Prefeitura de Dom Basílio emitiu uma nota ao Sudoeste Total negando a contratação do artista Tayrone com recursos destinados à educação. De acordo com o comunicado, a administração municipal fez questão de esclarecer alguns pontos importantes sobre a natureza dos recursos utilizados para a contratação. Segundo a nota, embora o contrato tenha como órgão contratante o Fundo Municipal de Educação (FME), este está vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. A prefeitura destacou que a fonte de custeio específica da contratação provém da Unidade 03 – Departamento de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que não tem qualquer relação com os recursos destinados ao fomento educacional ou à manutenção de políticas públicas. A gestão municipal enfatizou que não houve utilização de verbas do FME, nem desvio de finalidade. Os recursos utilizados são de natureza livre e estão legalmente previstos para serem aplicados em atividades culturais, como o apoio e promoção de eventos públicos tradicionais, incluindo as festividades juninas.

Jovens cientistas de Rio do Antônio criam pomada à base de mandioca para tratamento veterinário

Jovens cientistas de Rio do Antônio criam pomada à base de mandioca para tratamento veterinário
Foto: Renata de Souza

Duas jovens cientistas do município de Rio do Antônio, localizado no Território de Identidade do Sertão Produtivo (NTE 13), criaram uma pomada cicatrizante 100% natural voltada para o tratamento de feridas em animais. O produto, batizado de Cicatriveck, foi desenvolvido por Tauany da Silva Santos e Joseanne Santos Ribeiro, ambas de 16 anos, alunas do Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade. A ideia surgiu da observação de uma demanda recorrente entre pequenos criadores da região: a dificuldade de acesso a produtos veterinários eficazes e acessíveis. A partir dessa realidade, as estudantes decidiram unir sustentabilidade, conhecimento científico e saberes populares para criar uma alternativa natural aos antibióticos sintéticos comumente utilizados. A base da pomada é a folha de mandioca, conhecida por suas propriedades cicatrizantes. O desenvolvimento começou em abril de 2024, quando as jovens iniciaram a extração e padronização dos compostos bioativos da planta. Durante os testes, enfrentaram desafios, como a textura inicial do produto, que era muito líquida. A solução veio com a adição de banha de porco como agente espessante. “Foi aí que conseguimos a consistência ideal para a aplicação direta na ferida”, explicou Joseanne. Além da mandioca, a fórmula leva barbatimão, babosa e mastruz — ingredientes conhecidos por suas ações antimicrobiana, regeneradora e anti-inflamatória, respectivamente. A combinação permite que a pomada não apenas proteja contra infecções, mas também acelere o processo de cicatrização natural da pele dos animais. A eficácia do produto foi constatada já nos primeiros testes. “Depois de dez dias consecutivos de aplicação, percebemos uma redução significativa da inflamação e início da regeneração tecidual”, relatou Joseanne. Apresentada na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), a Cicatriveck vem ganhando visibilidade. Em junho de 2024, as estudantes lançaram o perfil @pomada_natural no Instagram, onde compartilham resultados, trocam experiências e interagem com outros interessados. Empolgadas com a repercussão, Tauany e Joseanne agora miram a expansão do projeto. “Nosso objetivo é escalar a produção e alcançar criadores de todo o estado”, afirma Tauany. Com espírito inovador e comprometimento com a comunidade local, as jovens querem transformar a Cicatriveck em uma referência nacional de tratamento veterinário sustentável.

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Jequié

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Na manhã desta quinta-feira (24), policiais militares do 19° BPM apreenderam uma submetralhadora durante o cumprimento da Operação Força Total, no município de Jequié. Durante ações de patrulhamento na localidade conhecida como Curral Novo, os policiais foram informados por transeuntes, que homens suspeitos estariam escondendo armas de fogo em uma construção, na quela região. No local, foi encontrada uma mochila contendo uma submetralhadora e 34 munições calibre 9mm. O material foi apresentado na Delegacia Territorial que atende à região para as ações julgadas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.