Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 14 horas
No último sábado (15), a Polícia Militar da Bahia, por meio da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), recuperou uma motocicleta roubada durante uma operação na região da Bela Vista, zona rural de Caetanos. A ação ocorreu ao final de um torneio de futebol, quando os policiais realizaram abordagens a motocicletas no local. Durante a verificação, foi constatado que uma das motos possuía restrição de furto/roubo. O condutor foi encaminhado juntamente com o veículo ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) em Vitória da Conquista, onde foi autuado em flagrante pelo crime de receptação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 17 horas
Um funcionário de uma obra morreu após ser atropelado por um rolo compactador, na tarde desta sexta-feira (21), na cidade de Vitória da Conquista. As informações são do G1. O acidente aconteceu no serviço de duplicação da Avenida Presidente Vargas, realizada pelo Governo do Estado. O operário, identificado como Gidelvan Oliveira, trabalhava para uma empresa terceirizada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para socorrer a vítima, mas o operário não resistiu. O óbito foi atestado pelos socorristas. A equipe também atendeu o motorista do rolo compactador que ficou em choque depois do atropelamento. As circunstâncias do acidente serão apuradas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 18 horas
Um motociclista identificado como José Jofrei Rocha Domingues, 53 anos, mais conhecido como Jó, morreu no final da tarde desta sexta-feira (21) em um grave acidente na BR-430, no trecho do município de Riacho de Santana. Natural de Guanambi, Jó pilotava uma motocicleta modelo Lander quando colidiu com uma carreta conduzida por um homem de 35 anos. Com o impacto, o Jó foi arremessado da moto e morreu no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas quando chegou no local a vítima não apresentava mais sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa para necropsia. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias do acidente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 18 horas
Uma menina de seis anos, Júlia Neres Alves, morreu vítima de dengue na última terça-feira (18) em Jequié, no sudoeste da Bahia. A criança, que morava em Teixeira de Freitas, chegou a ser atendida mais de uma vez no hospital da cidade, mas foi liberada mesmo apresentando sintomas graves da doença. De acordo com os familiares, Júlia teve o quadro agravado após receber alta e precisou ser transferida para um hospital em Jequié, onde acabou não resistindo. A família acusa o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas de negligência no atendimento. Até o momento, a prefeitura do município não comentou as acusações, mas anunciou novas ações para combater a dengue. Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde intensificou mutirões em dois bairros para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 19 horas
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (21), a situação de emergência na cidade de Malhada de Pedras, afetada pela estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado. Até o momento, a Bahia tem 85 reconhecimentos vigentes, dos quais 65 por estiagem, 18 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 20 horas
Na tarde desta quinta-feira (20), uma operação conjunta entre a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Cipe Sudoeste resultou na prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes na Fazenda Riachão, zona rural de Aracatu. A ação foi desencadeada após a guarnição da 79ª CIPM receber denúncias sobre atividades ilícitas na residência do suspeito. Com o apoio da CIPE Sudoeste, que já operava na região, os policiais se deslocaram até o endereço indicado. No local, foram recebidos pelos pais do suspeito, que autorizaram a entrada e acompanharam a busca no imóvel. Durante as buscas, foram encontrados diversos materiais ligados ao tráfico de drogas e à posse ilegal de armas. O suspeito foi chamado a comparecer à residência e, ao ser questionado, admitiu a posse dos itens. Ele recebeu voz de prisão no local, sem necessidade de uso de força ou algemas. Foram apreendidos na ação: oito invólucros de substância análoga à maconha, três celulares, munições calibre .22, munições calibre 38, R$ 196,00, um relógio, uma corrente dourada, uma faca de caça, chumbo, pólvora, uma espingarda de pressão, uma espingarda artesanal, um revólver calibre .38 e uma balaclava. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia para as providências cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 20 horas
Na noite da última sexta-feira, 21 de fevereiro, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 80ª CIPM prendeu duas pessoas por tráfico de drogas em Cândido Sales. Durante rondas, os policiais abordaram uma motociclista com descarga adulterada e encontraram com ela 36 papelotes de substância análoga à cocaína, R$ 251,00 e um celular iPhone. Após a abordagem, as diligências levaram à identificação de um segundo suspeito como fornecedor da droga. O homem foi localizado em via pública e, durante a busca pessoal, os policiais encontraram com ele uma sacola contendo 106 papelotes de substância análoga à cocaína, R$ 60,00 e um celular Xiaomi Redmi. Os dois suspeitos foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) em Vitória da Conquista para as providências cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/02/2025 - há 20 horas
Na noite desta sexta-feira, 21 de fevereiro, uma operação de combate à poluição sonora foi realizada na zona rural de Cândido Sales. Durante rondas no Distrito de Quaraçu, a guarnição da 80ª CIPM foi acionada por populares que denunciaram um veículo obstruindo a via e emitindo som automotivo em volume excessivo, causando perturbação do sossego. No local, os policiais constataram as irregularidades e tomaram as medidas cabíveis, apreendendo o veículo e o aparelho sonoro, que foram apresentados na delegacia do município.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/02/2025 - 22:00
Dois suspeitos de roubo a motocicletas em diversas cidades no sudoeste da Bahia foram presos nesta quinta-feira (20) por policiais militares da 94ª CIPM. Por volta das 23h, a guarnição PM foi informada que deram entrada no hospital de Ibiassucê, dois indivíduos vítimas de um acidente nas proximidades do Pancadão, em Lagoa Real. A dupla confessou que havia se acidentado após tentar roubar, à mão armada, uma motocicleta Honda Bros, na comunidade Café Azevedo, porém o sistema de segurança do veículo os impediu de realizar a ação. Eles estavam a bordo de uma moto Honda CG prata e na fuga, próximo ao Pancadão, na BR-030, um veículo os jogou para fora da pista, sendo socorridos posteriormente para o hospital de Ibiassucê. A motocicleta utilizada por eles também era roubada e segundo a PM, havia sido subtraída no último dia 13 de fevereiro em Caetité. As motocicletas recuperadas, a vítima e os autores, que receberam alta médica, foram conduzidos e apresentados na delegacia de Guanambi. Conforme a PM, um dos autores já tem diversas passagens por furtos e esteve preso em Brumado. O outro é um menor de idade. Ambos são de Aracatu e suspeitos de terem roubado, à mão armada, diversas motocicletas na região de Brumado, Caculé, Ibiassucê, Pindaí, Urandi, Lagoa Real, Rio do Antônio e Aracatu.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/02/2025 - 21:50
Na noite desta quinta-feira (20/02), Policiais Militares do Tático Ostensivo Rodoviário (CIPRv) recuperaram uma motocicleta roubada durante uma fiscalização na BA-641, no município de Barra do Choça. Durante a abordagem, a guarnição constatou que a placa do veículo não correspondia à numeração do chassi. Após consulta aos sistemas de segurança, foi verificado que a motocicleta possuía registro de roubo no município de Osasco (SP). Diante da irregularidade, o veículo foi apreendido e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/02/2025 - 21:40
Na noite desta quinta-feira (20/02), um acidente de trânsito foi registrado na Avenida Olimar Oliveira, no bairro Ovídio Teixeira, em Caetité. A colisão envolveu um veículo Fiat Palio, de cor azul conduzido e uma motocicleta não identificada. De acordo com o condutor do carro, após o acidente, a motocicleta foi retirada do local antes da chegada da polícia. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), prestou socorro à vítima, que sofreu alguns cortes, mas sem risco aparente de morte. A Polícia Militar registrou o ocorrido e o condutor do Pálio providenciou um guincho para a remoção do veículo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/02/2025 - 21:30
Na tarde desta quinta-feira (20/02), por volta das 13h, guarnições da 80ª CIPM, em conjunto com o PETO, realizaram mais uma fase da Operação Rondit (Rondas Itinerantes) na cidade de Piripá. Durante a ação, os policiais identificaram um indivíduo em atividade suspeita de comercialização de drogas. Após a abordagem e averiguação, foram apreendidas quantidades significativas de entorpecentes, configurando o crime de tráfico de drogas. O material e o suspeito foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) para as providências legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/02/2025 - 21:20
Na manhã desta sexta-feira (21), um caminhão carregado com mamão tombou na BR-030, no trecho conhecido como “Curva da Morte”, em Guanambi. Entre as vítimas, uma criança, cuja idade não foi divulgada, precisou ser entubada devido à gravidade dos ferimentos. De acordo com o Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT), o veículo transportava quatro pessoas da mesma família: o motorista, sua esposa e dois filhos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) socorreu as vítimas e as encaminhou ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). A dinâmica do acidente não foi informada. O Corpo de Bombeiros Militar auxiliou no resgate, enquanto o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) esteve no local para controlar o tráfego e registrar a ocorrência. A carga de mamão ficou espalhada pela rodovia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/02/2025 - 20:50
Os moradores de Dom Basílio têm relatado problemas com a qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Segundo relatos, a água distribuída apresenta coloração escura e impurezas, o que tem gerado insatisfação e preocupação entre a população. De acordo com a Rádio Portal Sudoeste, em um dos relatos, um morador afirmou que a água está com aspecto semelhante a um “suco de tamarindo”, destacando a contradição entre a promessa de água tratada e a realidade enfrentada pelos consumidores. Além da coloração, há também queixas sobre sujeira visível na água. Até o momento, a prefeitura e o SAAE não se manifestaram oficialmente sobre o caso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/02/2025 - 20:40
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à Operação Carnaval 2025 nas rodovias federais que cortam a Bahia, a partir das 00h do dia 24/02, com duração até 23h59 do dia 05/03. Durante este período, milhares de foliões, baianos e turistas circularão pelas rodovias em direção aos destinos de festa e lazer, o que demanda maior atenção para a segurança viária. A PRF atuará para garantir fluidez no trânsito e prevenir sinistros, reforçando a fiscalização em pontos estratégicos. Levando em consideração o aumento expressivo do fluxo de veículos, o foco principal da operação neste ano será o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes graves, juntamente com as ultrapassagens proibidas e a combinação de álcool e direção. Atenta a essa situação, a PRF na Bahia mobilizou todo o seu efetivo, que desde as primeiras horas da operação estará monitorando e fiscalizando os quase 8 mil quilômetros da malha federal. O patrulhamento será intensificado nos pontos críticos, locais com maior incidência de sinistros, infrações e ocorrências criminais. Para coibir o excesso de velocidade, radares móveis serão amplamente utilizados nos principais corredores rodoviários do estado. Com isso, a PRF pretende reduzir a gravidade dos acidentes, uma vez que a velocidade excessiva impacta diretamente a capacidade de reação do condutor e o tempo de frenagem do veículo. A Operação Carnaval 2025 também terá atenção especial ao transporte coletivo de passageiros, com fiscalização rigorosa em ônibus de turismo e transporte interestadual nos principais acessos a Salvador e outras cidades movimentadas. Equipes da PRF realizarão abordagens preventivas para garantir a segurança dos usuários. A expectativa é de um aumento de 10% a 15% no fluxo de veículos nas rodovias federais da Bahia durante o Carnaval. O pico de movimento na saída para o feriado deve ocorrer entre a tarde e a noite de sexta-feira (28) e na manhã de sábado (01). Já o retorno deve ter maior volume de veículos na tarde e noite de terça-feira (04), com fluxo intenso também na quarta-feira de cinzas (05).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/02/2025 - 22:00
Um homem morreu em um grave acidente de trânsito nesta quinta-feira (20) na BR-030, trecho do município de Caetité, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da 94ª CIPM, o acidente aconteceu na saída para a cidade de Brumado, por volta das 8h16 e envolveu uma motocicleta Honda Bros e um carro Fiat/Palio. Após o acidente, o condutor do carro fugiu do local. O motociclista, identificado como Flávio Teixeira Santos, 38 anos, morador de Caetité, morreu ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas quando chegou no local apenas constatou o óbito da vítima.
O corpo de Flávio foi removido pela equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e em seguida foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) pata ser necropsiado. A motocicleta foi liberada aos familiares. O carro foi recolhido por um guincho e apresentado na delegacia de Caetité e levado em seguida para o pátio da Coorpin de Guanambi. A PM preservou local e confeccionou o Registro de acidente de Trânsito (RAT). A Polícia Civil deverá investigar as causas do acidente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/02/2025 - 21:40
Policiais militares apreenderam drogas, arma se fogo, munições, e recuperaram uma motocicleta roubada na tarde desta quinta-feira (20) em uma ação na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com a 78ª CIPM, durante rondas no Bairro Aparecida, Policiais Militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO Motos) receberam a denúncia de que um indivíduo estaria traficando drogas na Rua Santa Ana. Com base nas informações, a guarnição localizou e abordou o suspeito, encontrando com ele porções de cocaína. O homem confessou o crime. Na residência do acusado, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, uma dinamite, um simulacro de pistola, 23 munições calibre 38, uma faca, oito balanças de precisão, dois celulares, duas barras de cocaína, 62 porções da mesma substância, uma motocicleta Honda com restrição de roubo e diversas sacolas plásticas para embalo da droga. Diante dos fatos, o indivíduo foi apresentado juntamente com o material apreendido no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) para as devidas providências legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/02/2025 - 21:30
Uma participante da cidade de Brumado é a ganhadora de R$ 100 mil do sorteio de fevereiro da Nota Premiada Bahia, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20). Além da vencedora do maior prêmio mensal, outros 90 participantes foram contemplados com R$ 10 mil cada: 56 de Salvador e 34 do interior. A lista completa de ganhadores pode ser consultada no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br, na opção Sorteios e depois em Relação de Ganhadores. A relação de premiados também pode ser conferida no Instagram da campanha (@notapremiadabahia) e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pela campanha: @sefazbahia no Instagram, @sefaz.govba no Facebook e @sefazbahia no X, antigo Twitter. As cidades do interior com maior número de contemplados neste sorteio foram Lauro de Freitas, com cinco ganhadores, Feira de Santana, com quatro, Camaçari, com três, e Ilhéus, Itabuna, Jeremoabo e Vitória da Conquista, com dois contemplados cada. A lista se completa com outros 15 municípios que tiveram um sorteado cada: além de Brumado, com a ganhadora de R$ 100 mil, houve ganhadores em Andorinha, Caetité, Coração de Maria, Cruz das Almas, Guanambi, Itanhém, Itapetinga, Jacobina, Jaguaripe, Jequié, Jitaúna, Morro do Chapéu, Porto Seguro e Senhor do Bonfim.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/02/2025 - 21:20
Um fragmento de impressão digital encontrado na maçaneta de um imóvel comercial, na cidade de Cristópolis, foi conclusivo para a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Barreiras apontar autoria do crime. O vestígio foi coletado pela equipe, passou por tratamento com o objetivo de melhorar a qualidade da amostra e foi inserido no sistema para pesquisa no banco de dados. “Fazer todo o processo na própria Coordenadoria garantiu mais celeridade na nossa resposta, o laudo foi concluído em apenas 4 dias”, pontuou a Perita Técnica Amanda Clécia dos Santos. A perícia realizada em janeiro já utilizou a solução tecnológica que foi descentralizada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) em dezembro do ano passado. O Sistema BEST é um módulo específico, adquirido pela Polícia Técnica, para pesquisa e confronto de impressões digitais encontradas em locais de crime com as do banco de dados do IIPM. Esta solução permitiu a descentralização deste tipo de perícia. “Antes esses vestígios precisavam ser encaminhados para Salvador, agora nós implantamos terminais e capacitamos as equipes do interior para realizarem a consulta direto no sistema”, explicou Bruno Fróes, Diretor do IIPM.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 20/02/2025 - 21:10
A Corregedoria da Saúde, por meio da Diretoria de Investigação Preliminar e Sindicância (DIPS), realizou uma ação correcional estratégica nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) localizadas na região Sudoeste do estado. A iniciativa teve como objetivo fortalecer as unidades de saúde, promovendo maior transparência e eficiência na gestão pública e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, os técnicos da Corregedoria visitaram o Hospital Geral de Guanambi, a Base Regional de Saúde de Guanambi, o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista e o Núcleo Regional de Saúde Sudoeste. Durante a ação, foram realizadas inspeções e reuniões estratégicas com gestores e equipes locais para alinhar medidas de aprimoramento dos procedimentos administrativos e assistenciais. “Nosso trabalho vai além da apuração de irregularidades. Buscamos fortalecer o ambiente institucional das unidades de saúde, garantindo que os serviços sejam ofertados com segurança e dentro dos padrões exigidos”, destacou o Diretor da DIPS, Antonio Vinicius. O Corregedor da Saúde, Diego Aires, ressaltou a importância da iniciativa para a consolidação da integridade e eficiência na administração pública. “A Corregedoria tem um papel essencial para fortalecer a ética e a transparência. Não atuamos apenas para corrigir falhas, mas principalmente para promover condutas alinhadas com a moralidade administrativa, visando um SUS cada vez mais forte e acessível para todos os baianos”, afirmou.