Início Arquivo Fevereiro de 2025

Fevereiro de 2025

Encontramos 275 Notícias

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da Estiagem em Piripá e por conta de fortes chuvas em Igaporã

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da Estiagem em Piripá e por conta de fortes chuvas em Igaporã
Foto: Reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (20), a situação de emergência nos municípios de Piripá e Igaporã, localizados no sudoeste da Bahia. De acordo com a Defesa Civil, o município de Igaporã foi atingido por fortes chuvas enquanto que Piripá passa por período de estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

PM apreende arma de fogo, simulacro, drogas e veículo roubado durante ação em Guanambi

PM apreende arma de fogo, simulacro, drogas e veículo roubado durante ação em Guanambi
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Uma ação conjunta da Cipe Sudoeste e do 17º BPM resultou na recuperação de um veículo e apreensão de munições, arma de fogo e drogas nesta quarta-feira (19) na zona rural de Guanambi. O flagrante aconteceu por volta das 9h35 no distrito de Morrinhos. Uma guarnição da Cipe Sudoeste, durante patrulhamento motorizado especializado na cidade, recebeu informações de que um homem autor de diversos roubos e furtos de motocicleta no município estava homiziado numa residência na zona rural. Após informações precisas da localização do imóvel rural, a guarnição realizou diligência e obteve êxito ao visualizar uma motocicleta que, após consulta da placa policial, foi constada a restrição de furto/roubo. Diante do flagrante delito, os agentes de segurança pública adentraram o imóvel, onde foi possível encontrar maconha, uma espingarda cartucheira, cartuchos intactos calibre 20, uma balaclava, carteira com documentos pessoais, dois cartões de crédito e cigarro eletrônico. Todo material encontrado e a motocicleta foram apresentados na 22ª Coorpin de Guanambi.

Infrações por excesso de velocidade aumentam quase 150% nas rodovias federais da Bahia

Infrações por excesso de velocidade aumentam quase 150% nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

Entre janeiro e dezembro de 2024, o excesso de velocidade resultou em 233.171 autos de infração nas BRs da Bahia, mais de 630 por dia. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registradas 96.042 autuações relacionadas à velocidade incompatível, o índice representa aumento de 142,78%. O excesso de velocidade está intimamente ligado com a insegurança no trânsito rodoviário. Os dados demonstram que as três principais causas prováveis de sinistros registrados pela PRF na Bahia têm ligação com o excesso de velocidade: a) reação tardia ou ineficiente (517); b) ausência de reação do condutor (398), ou c) o próprio excesso de velocidade (250). São pelo menos 1.165 sinistros (28,87% do total) englobados por estas três causas. Apesar da alta significativa nas infrações, a PRF na Bahia registrou queda no número de sinistros de trânsito e mortes em que a causa principal foi o excesso de velocidade. Em 2024, foram 250 sinistros e 47 óbitos. Já em 2023, foram 293 ocorrências e 83 mortes. As BRs 324 (111.522 autos) e 116 (108.538) lideraram o ranking das rodovias com os maiores números de infrações registradas nas estradas federais do estado e que estatisticamente são as que possuem maior número de sinistros.

MP-BA apresenta iniciativa para aperfeiçoar segurança pública em Itapetinga

MP-BA apresenta iniciativa para aperfeiçoar segurança pública em Itapetinga
Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia, apresentou à Prefeitura de Itapetinga, na última segunda-feira, dia 17, o projeto ‘Município Seguro’. A apresentação foi realizada pelos promotores de Justiça Solange Anatólio e Antônio Gomes Júnior ao prefeito Eduardo Hagges e ao procurador do Município Anderson Macêdo. O ‘Município Seguro’ é um projeto estratégico do MP-BA, que visa a implementação na Bahia do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado pela Lei 13.675 de 2018, com a instalação nos municípios dos instrumentos e mecanismos da Política Nacional de Segurança Pública, como os conselhos e planos municipais, construindo para reduzir os índices de criminalidade e promovendo mais segurança e qualidade de vida à população.  Até o momento, 154 municípios baianos já aderiram ao projeto, que íntegra um dos três principais eixos transversais da atual gestão atual do MPBA:  Segurança Pública, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade.

Novas instalações fortalecem ensino em tempo integral na rede estadual de Condeúba

Novas instalações fortalecem ensino em tempo integral na rede estadual de Condeúba
Foto: Rafaela Nolasco/SEC

A comunidade escolar de Condeúba, no Sudoeste da Bahia, comemorou, nesta quarta-feira (19), a inauguração de novos espaços no Colégio Estadual de Tempo Integral do município. Foram investidos R$ 2,3 milhões em obras de modernização para proporcionar instalações mais acolhedoras, como o restaurante e o teatro estudantil, além da nova guarita e da reforma do ginásio coberto, que também ganha um vestiário. A iniciativa do Governo do Estado visa o fortalecimento do ensino em tempo integral e à ampliação das possibilidades pedagógicas. A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Larissa Lima, representando a gestora da pasta, Rowenna Brito, destacou que o novo modelo e a estrutura da Educação na Bahia são resultados de uma gestão que acredita no impacto positivo do espaço escolar na vida de toda a comunidade. “É uma decisão política que pensa no bem comum, em uma escola que valoriza as diversas habilidades de cada estudante, seja na arte, na ciência ou no esporte. A escola é mais que um espaço de aprendizagem. Aqui, nos descobrimos como pessoas”. O novo restaurante estudantil recebe o nome de Zélia Almeida, em homenagem a uma das primeiras funcionárias e cozinheiras da unidade, enquanto o Teatro Escolar Anísio Teixeira, referência ao patrono da Educação da Bahia, se torna um espaço para atividades culturais, beneficiando estudantes, professores e comunidade. A diretora do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste da Bahia (NTE 20), Lenira de Figueiredo, destacou a iniciativa como um marco fundamental para garantir um ensino de qualidade que valoriza tanto o conteúdo acadêmico, quanto o desenvolvimento pessoal e cultural dos estudantes. “Muitos de nós não tivemos as mesmas oportunidades que estão sendo proporcionadas, como, por exemplo, ter professores por área de conhecimento e restaurante estudantil com conforto e alimentação de qualidade. Com esses novos espaços, a escola se torna um ambiente ainda mais acolhedor e propício à formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro. O investimento em Educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade. É esse olhar cuidadoso do Governo do Estado que transforma a vida das pessoas”, declarou. Representando a comunidade escolar, estudantes das oficinas de Teatro e Dança do Programa Educa Mais Bahia realizaram uma apresentação que prendeu a atenção do público, no Teatro Anísio Teixeira. A estudante Chaiene Souza fez questão de subir ao palco para agradecer pelos novos espaços e programas que estão fazendo a diferença na vida dos estudantes, como o Férias na Escola com Mais Sabor e Saber. “As férias, neste ano, passaram voando com a experiência única que tivemos aqui: a oferta de uma alimentação gostosa e atividades enriquecedoras, como as oficinas de teatro”. Para finalizar a programação de forma especial, alunos e funcionários realizaram o plantio de diferentes espécies de árvores e inauguraram a nova horta escolar, com foco na sustentabilidade.

80ª CIPM apreende em Belo Campo carro roubado no Rio de Janeiro

80ª CIPM apreende em Belo Campo carro roubado no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um carro roubado no Rio de Janeiro foi apreendido por policiais da 80ª CIPM na manhã desta quarta-feira (19) na cidade de Belo Campo. A guarnição realizava fiscalização de trânsito, quando durante uma inspeção no carro, constatou inconsistências na numeração do chassi e do motor, bem como alterações no QR Code da placa do veículo. Por meio da análise de outros componentes do carro, segundo a PM, foi possível identificar que se tratava de um veículo roubado no Rio de Janeiro dia 11 de setembro de 2021. Diante da situação, a condutora e o veículo foram encaminhados à delegacia para as devidas providências. Apenas no ano de 2024, foram recuperados na área de atuação da 80ª CIPM quase cinquenta veículos produto de furto ou roubo, a grande maioria com a origem desconhecida pelos adquirentes.

Motocicleta roubada é recuperada pela CIPRv na BA-122, em Urandi

Motocicleta roubada é recuperada pela CIPRv na BA-122, em Urandi
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma motocicleta roubada foi recuperada pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) nesta quarta-feira (19) na BA-122, trecho do município de Urandi, sudoeste da Bahia. O veículo foi abordado por agentes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR). Na fiscalização, os policiais constataram que a numeração do motor e do chassi apresentavam adulterações. De acordo com a Polícia, o código QR Code da placa também pertencia a um veículo de quatro rodas. Diante do exposto, a moto foi encaminhada para a delegacia local para adoção das medidas legais cabíveis.

Expedição ambiental mobiliza estudantes em ações de preservação e consciência ecológica em Malhada

Expedição ambiental mobiliza estudantes em ações de preservação e consciência ecológica em Malhada
Foto: Divulgação/SEC

Cerca de 60 estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Rosalvo Oliveira Souza, situado no município de Malhada, estão vivenciando uma experiência transformadora, nesta semana, por meio de uma expedição ambiental na orla do Rio São Francisco. A atividade, que se estende até esta sexta-feira (21), tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente. Unindo teoria e prática, os alunos estão explorando a biodiversidade local, observando os impactos das ações humanas no rio e compreendendo a relevância da conservação desse patrimônio natural essencial para a vida da comunidade ribeirinha. A coordenadora pedagógica da escola, Anne Císera Teixeira de Santana, destacou o impacto positivo da ação na formação dos estudantes. "Através dessas atividades, os estudantes foram estimulados a aplicar os conhecimentos adquiridos para resolver problemas ambientais reais, tanto dentro quanto fora da escola, desenvolvendo, assim, uma consciência ambiental", afirmou.Durante a expedição, os alunos percorreram as margens do "Velho Chico", onde puderam observar a fauna e a flora da região, refletindo sobre os desafios ambientais enfrentados pela população local. Além disso, participaram de debates, rodas de conversa e assistiram à exibição do documentário Ilha das Flores. Uma live sobre "Biodiversidade, meio ambiente e antropoceno", com professores convidados, complementou a programação. Os jovens também protagonizaram o plantio de mudas nativas em pontos estratégicos da cidade, simbolizando o compromisso da escola com a regeneração do ecossistema e a valorização da biodiversidade. A estudante Nadir Samylle de Miranda Silva, de 14 anos, conta que a experiência foi enriquecedora e despertou um novo olhar sobre o futuro do planeta. "Eu participei do passeio pela orla da minha cidade, da plantação de árvores e assisti a alguns documentários e à live, e gostei bastante. Essas atividades nos ensinam a ter atitudes diferentes a respeito do nosso planeta. Nós somos o futuro do mundo e devemos nos conscientizar sobre o que está acontecendo no meio ambiente e tentar ao máximo preservá-lo", destacou a aluna.

Dupla é detida com drogas em Jequié

Dupla é detida com drogas em Jequié
Foto: Divulgação/Rondesp

Dois suspeitos de tráfico de drogas foram detidos na noite de terça-feira (18) na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. O flagrante aconteceu por volta das 21h30 no Residencial Segredo. Durante patrulhamento tático no local, as guarnições da Rondesp Sudoeste, empregadas na Operação Hórus, avistaram os dois indivíduos em uma motocicleta, que ao notarem a presença das viaturas, tentaram fugir, mas foram acompanhados e alcançados. Durante a abordagem, os indivíduos dispensaram drogas que foram localizadas nas proximidades. Com um dos homens foram encontradas duas embalagens plásticas contendo aproximadamente 50 pinos de cocaína, um aparelho celular, R$ 105,00 em espécie, além de duas petecas soltas da mesma substância. Diante dos fatos, a guarnição se deslocou até a residência do indivíduo, onde foi encontrado 372 pinos de cocaína, 09 petecas da mesma substância, 272,2 gramas de crack, munições calibres 38 e .380, duas balanças de precisão, duas folhas com anotações e dois celulares. O material foi apresentado juntamente com a dupla na delegacia para as medidas cabíveis.

Homem é detido com arma de fogo e munições em Vitória da Conquista

Homem é detido com arma de fogo e munições em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/92ª CIPM

Um homem foi detido ao ser flagrado com um revólver calibre 38 e seis munições do mesmo calibre na noite desta segunda-feira (18) na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com a 92ª CIPM, durante rondas na zona rural, a guarnição recebeu informações sobre um indivíduo que estaria ostentando uma arma de fogo no Povoado da Matinha. Diante das informações a guarnição deslocou até o referido local, localizando o suspeito em sua residência. Após ser interrogado sobre a posse da arma, ele confirmou e apontou o local onde estava guardado o revólver com seis munições intactas. Diante dos fatos a guarnição apresentou o indivíduo e todo material no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) do município para registro da ocorrência.

Prefeitura de Correntina firma acordo com Ministério Público para realizar Carnaval sem comprometer despesas essenciais

Prefeitura de Correntina firma acordo com Ministério Público para realizar Carnaval sem comprometer despesas essenciais
Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia e o Município de Correntina firmaram, nesta terça-feira, 18, um acordo mediado pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) que possibilita a realização do Carnaval na cidade, garantindo a regularização do pagamento dos servidores públicos como contrapartida para a festa. O compromisso firmado assegura que os gastos com o evento estejam alinhados às exigências legais e financeiras do Município. A reunião de mediação ocorreu na sede do Compor, no MPBA. Para a realização do Carnaval, a Prefeitura deverá seguir rigorosamente a Lei de Licitações, especialmente no que se refere à contratação de artistas de renome por meio de inexigibilidade de licitação e à aquisição de estruturas físicas da festa, garantindo que os valores estejam compatíveis com os praticados no mercado. O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, destacou que o interesse do MP é dialogar com o gestor e com a sociedade, buscando contribuir para a construção de soluções, de grandes temas. “Resolvemos, de forma consensual, dois problemas, a pendência do pagamento dos servidores e a realização do carnaval de Correntina. Tudo feito com diálogo”, comemorou o PGJ. Ele presidiu a reunião ao lado das coordenadoras do Compor, promotoras de Justiça Milena Moreschi e Karinny Peixoto. Também participaram da composição a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, promotora de Justiça Rita Tourinho, além da promotora de Justiça da comarca de Correntina Suelim Iasmine dos Santos Braga e do prefeito de Correntina, Walter Mariano Messias de Souza. Para a promotora Suelim Iasmine, o acordo contemplou o que já havia sido pedido na recomendação e na ação civil pública. “Foi garantido o pagamento dos servidores, bem como a realização do carnaval, sem comprometer os serviços públicos ou as despesas administrativas”, concluiu. O município se comprometeu ainda a realizar o pagamento do salário-base dos servidores públicos municipais até o dia 26 de fevereiro, enviando ao MP a comprovação da quitação na mesma data. Além disso, o acordo prevê que o 13º salário e as gratificações sejam pagos gradualmente, em três parcelas, no prazo de até 90 dias, com a prestação de contas final prevista para 22 de maio. Também foi estabelecido que o Município apresentará um relatório detalhado das irregularidades que impediram o pagamento dessas verbas até essa mesma data. Outro ponto relevante do acordo foi o compromisso do Município em instaurar, no prazo de 90 dias, um procedimento administrativo para apurar possíveis gratificações e salários indevidos no âmbito da administração pública.

‘Operação Guardião Fiscal’ é deflagrada contra organização criminosa que fraudava sistema tributário em Juazeiro

‘Operação Guardião Fiscal’ é deflagrada contra organização criminosa que fraudava sistema tributário em Juazeiro
Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou na manhã de hoje, dia 18, em Juazeiro a ‘Operação Guardião Fiscal’ por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais Norte (Gaeco Norte). A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais de um ex-funcionário terceirizado da Secretaria da Fazenda do Município (Sefaz) e de um advogado. A pedido do MPBA, a 1ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro também determinou a indisponibilidade de bens e ativos dos investigados, que chegam a totalizar R$ 1 milhão. Os dois suspeitos são apontados como integrantes de uma organização criminosa responsável por fraudar o sistema do órgão fazendário municipal, com o objetivo de reduzir ou excluir obrigações tributárias, como tributos e multas, bem como permitir vantagens indevidas a particulares. As investigações encontraram indícios da existência de um esquema fraudulento que envolveria a manipulação indevida do Sistema de Tributos da Fazenda do Município de Juazeiro, com a prática dos crimes de estelionato contra a Fazenda Pública, uso de documento falso e inserções de informações falsas em sistema. As investigações trabalham com a possibilidade da existência de outros núcleos, envolvendo autoridades, corretoras e servidores públicos. De acordo com as investigações, o grupo atua há pelo menos dois anos, tendo praticado as primeiras fraudes já em 2022, e era dividido em dois núcleos principais: os operadores do sistema, que realizam operações fraudulentas, e os facilitadores, que fazem a intermediação entre os contribuintes e os operadores. O esquema funcionava a partir do momento em que um contribuinte procurava um facilitador, geralmente um despachante, para resolver um problema tributário; então, o facilitador, integrante da organização criminosa, acionava um operador do sistema para reduzir ou excluir o débito de forma ilícita. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja de aproximadamente R$ 1 milhão.

Estudantes da rede estadual criam aplicativo para incentivar coleta seletiva em Ilhéus

Estudantes da rede estadual criam aplicativo para incentivar coleta seletiva em Ilhéus
Foto: Tita Moura

No Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, estudantes do curso técnico em Administração desenvolveram o Coopeteck, um aplicativo que estimula a coleta seletiva no município. A iniciativa reflete os investimentos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em infraestrutura, tecnologia e projetos voltados para a pesquisa, incentivando os estudantes a criarem soluções para desafios sociais e ambientais. O Coopeteck busca otimizar o agendamento da coleta seletiva e fortalecer a economia solidária, aproximando cidadãos e cooperativas de reciclagem. Com um sistema de recompensas e gamificação, a plataforma incentiva a participação ativa da comunidade e amplia a produtividade de cooperativas como a Coolimpa, que, atualmente, atende mais de 700 residências e coleta cerca de 42 toneladas de recicláveis por mês, beneficiando 30 catadores associados. Idealizado pelos estudantes Emilly dos Santos e Ícaro Silva Santos, sob a orientação das professoras Nádia de Carvalho, Maria Tavares e Karla Belém, o aplicativo permite que usuários encontrem cooperados próximos, por meio de geolocalização em tempo real. Além disso, a ferramenta organiza a separação e destinação correta dos resíduos, tornando a coleta mais eficiente e sustentável. “Com um banco de dados estruturado, podemos ampliar a adesão da população e melhorar a produtividade das cooperativas”, explicam os criadores do projeto.

Estudantes da rede estadual criam aplicativo para incentivar coleta seletiva em Ilhéus
Foto: Tita Moura

Participar da iniciativa foi uma experiência transformadora para a estudante Emilly dos Santos. Ela revela que o projeto a fez enxergar como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas reais, principalmente aqueles de impactos sociais, econômicos e ambientais. “Pude aplicar, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades como pesquisa, comunicação e inovação, além de desenvolver minha visão crítica sobre a sustentabilidade. O incentivo à inovação científica foi fundamental neste processo, porque permitiu explorar soluções para desafios concretos e entender a importância do meu papel como cidadã”, afirma. A estudante destaca, ainda, que a experiência ampliou sua formação, tornando-a mais consciente e preparada para agir em prol da sociedade. “O aprendizado vai muito além da teoria, porque a gente faz parte da mudança”, avalia. Para a professora Nádia de Carvalho, o projeto é um exemplo concreto de como a tecnologia e a educação podem transformar a sociedade e promover um aprendizado significativo para os estudantes e impacto positivo também para a comunidade envolvida. “Quando conseguimos integrar o conhecimento técnico e sustentável, a inovação social, dentro de um ambiente de sala de aula, é muito bom porque fortalece o interesse do aluno e seu compromisso com a sociedade para um futuro mais colaborativo e sustentável”, ressalta. O Coopeteck está em fase de testes com um grupo restrito de usuários e a equipe segue aprimorando funcionalidades com base no feedback recebido. O sistema de pontuação e ranking torna o processo mais dinâmico, incentivando a adesão da comunidade e garantindo benefícios, tanto para os catadores, quanto para os cidadãos.

Leite da agricultura familiar é transformado em novos produtos no laticínio de Caturama

Leite da agricultura familiar é transformado em novos produtos no laticínio de Caturama
Foto: André Frutuôso/CAR

Agricultores e agricultoras familiares de Caturama, que trabalham na produção de leite passaram a contar desde janeiro deste ano, com uma unidade de beneficiamento de leite e derivados. Localizada no distrito de Fazenda Jacar, a unidade, que traz a marca Laticínio Vale do Rio, possui capacidade de produção de cinco mil litros de leite por dia. A ação foi executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  Gildásio Batista, presidente da Associação da Comunidade de Marota e Adjacências, destacou a importância do laticínio para as famílias produtoras de leite da região. "Estamos muito satisfeitos com o laticínio. Esta era uma luta da associação e, agora, os nossos agricultores têm um local para entregar seu produto. Começamos com poucos produtores e, hoje, estamos processando cinco mil litros de leite a cada dois ou três dias, com produtos consumidos em Caturama, Paramirim, Tanque Novo e Livramento de Nossa Senhora." Os novos equipamentos possibilitaram a modernização da pasteurização do leite e viabilizam a comercialização da produção de 35 famílias. Além disso, os produtos também serão direcionados ao programa Fome Zero, uma parceria entre o Estado e o Governo Federal. O Laticínio Vale do Rio produz e comercializa diversos produtos, como leite barriga mole, queijo mussarela, manteiga e iogurtes de diferentes sabores. Todos os produtos já são certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e possuem o Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar. Gildásio comemorou: "Isso vai melhorar muito as condições financeiras dos nossos produtores. O impacto é enorme para as famílias. Agora, temos capacidade para produzir até cinco mil litros por dia e sabemos que temos mercados para distribuir nosso leite." Arlete Rosa, da Fazenda Pedrinhas, zona rural de Caturama, consumidora dos produtos do laticínio, especialmente do queijo e iogurte, elogiou a qualidade:  "Os produtos Laticínio Vale do Rio são de ótima qualidade e, no meu ponto de vista, agradam a todos. Não tenho do que reclamar!"

Embasa disponibiliza pagamento via Pix Copia e Cola no Atendimento Virtual e WhatsApp

Embasa disponibiliza pagamento via Pix Copia e Cola no Atendimento Virtual e WhatsApp
Foto: iStock/FG Trade

A Embasa acaba de ampliar as opções de pagamento para seus clientes com a disponibilização da funcionalidade Pix Copia e Cola em seus canais digitais. O código pix pode ser obtido no Atendimento Virtual (http://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) ou WhatsApp (71 9717-0999), onde a funcionalidade está disponível para aqueles que solicitam a segunda via da conta. Já no Atendimento Virtual, o cliente pode gerar o código ao clicar no botão “Copiar Código Pix”, colá-lo no aplicativo do banco de sua preferência, conferir os dados e concluir o pagamento. “O pagamento via Pix é reconhecido mais rapidamente pelos sistemas da empresa, agilizando a prestação de serviços como religação de água, por exemplo”, informou a diretora financeira e comercial da empresa, Marcela Lima. Pix Copia e Cola se une ao QR Code Pix, funcionalidade oferecida aos baianos desde agosto de 2022, quando a Embasa se destacou como a primeira empresa de saneamento do Nordeste a adotar esta modalidade de pagamento. Com o QR Code Pix, a média mensal de contas pagas era de 500 mil. Após a implementação do Pix Copia e Cola, os pagamentos via Pix ultrapassaram a marca de 700 mil no mês de janeiro deste ano, representando um expressivo aumento de 40% em relação à média anterior. “Nossa expectativa é que o uso dessa funcionalidade continue em expansão nos próximos meses, trazendo ainda mais comodidade para os clientes”, concluiu Marcela.

Polícia Militar prende suspeito de tráfico em Paramirim

Polícia Militar prende suspeito de tráfico em Paramirim
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Policias militares da Cipe Sudoeste, em ação conjunta com o Pelotão de Emprego Tático Operacional da 46ª CIPM, detiveram um homem suspeito de tráfico de drogas, na noite de segunda-feira (17), na cidade de Paramirim. Os militares realizavam patrulhamento na região, quando foram acionados por populares e informados de que um indivíduo estaria traficando na localidade. Ao chegarem no local os policiais constataram o fato, identificando o suspeito. Ao ser abordado, foram encontrados em posse do homem, 50 porções de maconha e 13 comprimidos Ecstasy. O autor e o material encontrado foram apresentados à 20ª Coorpin, em Brumado.

PRF encerra Operação Sinergia com resultados expressivos de fiscalizações no sudoeste da Bahia

PRF encerra Operação Sinergia com resultados expressivos de fiscalizações no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta segunda-feira (17), em Vitória da Conquista, a Operação Sinergia, com foco na preservação de vidas, tendo em vista que a fiscalização é um dos pilares para a redução dos sinistros de trânsito. Iniciada no dia 12 de fevereiro, a operação mobilizou policiais dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT) da Bahia, Pernambuco, Piauí, Goiás, Tocantins e Sergipe. As atividades se concentraram em trechos da BR 116, por ser considerado uma rodovia de intenso tráfego de veículos comerciais, exercendo um papel de eixo de integração e de interligação para diversas regiões do País. Os resultados do esforço de fiscalização podem ser constatados em quase 1.500 veículos abordados e 1.613 pessoas participaram de algum procedimento de consulta em ações da PRF, além disso 1.068 testes de etilômetros foram aplicados. No decorrer dos 6 dias de atividades, a PRF emitiu 2.087 notificações referentes a infrações diversas, tanto do CTB como de Produtos Perigosos. As abordagens resultaram na apreensão de dezenas de comprimidos de anfetaminas (rebites) que são utilizados pelos motoristas para dirigir várias horas seguidas sem descanso e seu uso é um fator que coloca em risco a segurança de todos que trafegam pelas rodovias federais do país, por isso, a PRF estará sempre coibindo com muito rigor tal prática. Por diversos tipos de irregularidades, 82 veículos tiveram que ser recolhidos ao pátio. Foram registradas ainda 27 ocorrências policiais.

Batida entre carro caminhão mata quatro pessoas na BR-030, entre Brumado e Rio do Antônio

Batida entre carro caminhão mata quatro pessoas na BR-030, entre Brumado e Rio do Antônio
Foto: Divulgação/CIPRv

Quatro pessoas da mesma família morrem em um grave acidente nesta segunda-feira (17) na BR-030, trecho entre os municípios de Brumado e Rio do Antônio, no sudoeste da Bahia. De acordo com a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado), o acidente envolveu um carro de passeio e um caminhão baú que colidiram frontalmente, após o veículo menor invadir a contramão. Os quatro mortos estavam no carro de passeio e são da cidade de Jequié. O único sobrevivente do carro foi identificado como Carlito Brito Santos, de 60 anos. Ele foi socorrido pelo Samu 192 e levado para o Hospital Municipal de Brumado, onde passou por uma cirurgia no braço esquerdo e está fora de perigo. As vítimas fatais foram identificadas como Lourival Bonfim dos Anjos, Luzia Correia dos Anjos, Jane Bonfim dos Anjos e Evandro Bonfim dos Anjos. O acidente ocorreu no km 355 da rodovia. Após trabalhos do Corpo de Bombeiros para retirada das ferragens, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Não há informações se o condutor do caminhão precisou de atendimento. As causas do acidente ainda serão investigadas pela Polícia Civil.

Polícia Federal deflagra operação contra comércio ilegal de vinhos na Bahia

Polícia Federal deflagra operação contra comércio ilegal de vinhos na Bahia
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/2), a Operação Baco, com o objetivo de desmantelar o comércio ilegal de vinhos, praticado por pessoas físicas domiciliadas em Salvador e no município de Feira de Santana, através da criação de perfis em redes sociais. Até o atual estágio da investigação policial, restou demonstrado que os suspeitos, por si só e/ou através de pessoas jurídicas, realizaram movimentações bancárias suspeitas no valor aproximado de R$ 10 milhões de reais, no período de 2020 a 2024. Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão, em face de seis investigados, com a participação de 21 policiais federais. Até o momento, foram apreendidas 246 caixas de vinhos falsificado e houve uma prisão em flagrante por contrabando, em Salvador. Os investigados poderão responder pelo crime de contrabando, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão, e eventualmente por outros crimes que porventura sejam desvendados.

Estudantes de Correntina criam repelente natural para combater Aedes aegypti

Estudantes de Correntina criam repelente natural para combater Aedes aegypti
Foto: Divulgação/Secti

A epidemia de dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, segue como um desafio para a saúde pública. Na Bahia, por exemplo, a Secretaria da Saúde (Sesab) registrou 232 mil casos prováveis da doença em 2024. Buscando uma alternativa natural para combater esse vetor e outras arboviroses, como zika e chikungunya, os estudantes Gabriel Teixeira, Yan Alves e João Paulo Almeida, do Colégio Estadual de Correntina, no Oeste baiano, desenvolveram um repelente à base de cravo, capim santo, casca de laranja e óleos naturais. O jovem cientista João Paulo conta que a criação do repelente veio para ajudar os moradores a se protegerem das arboviroses. “A nossa ideia foi baseada no acúmulo de mosquito Aedes aegypti na nossa região. Selecionamos os ingredientes, depois de muita pesquisa, por conterem substâncias que, juntas, combatem diretamente esse e outros insetos, e desenvolvemos um produto sustentável e de baixo custo para prevenir os moradores das doenças transmitidas por esses vetores”. Ainda segundo o estudante, o processo de criação e testes durou cerca de cinco meses até chegar à versão final. “Nós realizamos testes em diferentes tipos de peles. Os resultados foram promissores. O óleo de citronela, extraído do capim santo, teve total repelência nas três espécies de mosquitos que testamos. Além disso, também avaliamos os resultados em crianças a partir de 4 anos, que não demonstraram nenhum tipo de reação alérgica ou irritação, o que é muito bom, pois crianças são bem sensíveis aos repelentes convencionais", completa. Com apoio da Secretaria da Educação (SEC), e sob orientação da professora Zélia Nascimento, os estudantes afirmam que qualquer pessoa pode produzir o produto de forma caseira. "O repelente é feito de elementos naturais que podem ser facilmente comprados e, se armazenados da maneira correta, qualquer pessoa pode fazer em casa para se proteger das arboviroses causadas por mosquitos, como o Aedes aegypti", conclui João Paulo.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.