Início Arquivo Janeiro de 2025

Janeiro de 2025

Encontramos 341 Notícias

Estudante autista de escola pública de Jacobina é aprovado em instituição federal de ensino

Estudante autista de escola pública de Jacobina é aprovado em instituição federal de ensino
Foto: Divulgação/SEC

O jovem Ariel Ayala Assis Souza da Silva, de 18 anos, aluno do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II (CETEP), em Jacobina, conquistou uma vaga no curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Jacobina. Sua aprovação veio acompanhada de um reconhecimento especial: ele alcançou o primeiro lugar na categoria Pessoa com Deficiência (PCD). Além disso, Ariel aguarda o resultado do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Oriundo da rede pública estadual, Ariel sempre demonstrou dedicação aos estudos e participou do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), que mede o aprendizado dos estudantes da rede estadual. Ele conta que Computação sempre foi o curso que desejou fazer, pois possibilita aliar a tecnologia à arte. “Quero fazer artes na computação e, até desenvolver jogos”. No CETEP, o estudante encontrou um ambiente preparado para acolhê-lo, onde professores e equipe pedagógica se empenharam em garantir sua inclusão. “Eles me ajudaram muito”, afirma. Ariel se destacou em projetos científicos no ambiente acadêmico. Em 2023, apresentou um estudo sobre hiperfoco no espectro autista, explorando o sistema solar como tema principal. No ano seguinte, com o apoio das professoras Vasti, Lara e Regivânia, desenvolveu uma pesquisa sobre a importância dos satélites na comunicação e realizou a apresentação de forma independente na feira de ciências da escola. Essas experiências consolidaram sua confiança e ampliaram suas perspectivas para o Ensino Superior. O comprometimento da família e da escola foi essencial para que Ariel desenvolvesse plenamente suas habilidades. A mãe do estudante, Simone Assis, conta que acompanhou de perto sua caminhada e, na busca por inclusão, também contou com o apoio do Núcleo Territorial de Educação Piemonte da Diamantina II (NTE 16), que ajudou na viabilização de profissionais de apoio para o CETEP, garantindo que ele recebesse o suporte necessário, e com o apoio da escola, que promoveu uma semana pedagógica voltada para o autismo, contribuindo para a conscientização e formação dos educadores, fortalecendo ainda mais sua trajetória acadêmica. “Devido meu trabalho ser lado a lado com a escola (CETEP), facilitou. Pois qualquer coisa que necessitavam eu ia lá e, sempre, no intervalo ficava com ele para dar suporte. Todo o pessoal da escola abraçou a causa desde quando ele entrou”, destaca. O diretor do CETEP, Gildeon Alves dos Santos, reforça que a inclusão dos estudantes PCD começa na matrícula, com um diálogo entre a escola e a família para atender às necessidades individuais. “A conquista de Ariel mostra que, com acolhimento, adaptação e respeito às diferenças, os estudantes podem superar desafios e alcançar seus objetivos. Ele é um exemplo de determinação e inspiração para toda a comunidade escolar”, afirma. Seu ingresso no IFBA representa não apenas uma vitória pessoal, mas também um reflexo do impacto positivo de uma educação pública inclusiva e acessível.

79ª CIPM recupera motocicleta furtada em Poções 

79ª CIPM recupera motocicleta furtada em Poções 
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Nesta sexta-feira (31), Policiais Militares da 79ª CIPM recuperaram uma motocicleta furtada na cidade de Poções.  Os militares foram informados, via Centro Integrado de Comunicação (CICOM), sobre o furto de uma motocicleta Honda CG 125 Fan, ano 2014, cor preta, ocorrido possivelmente na madrugada anterior. O veículo havia sido estacionado na parte interna do Terminal Rodoviário da cidade. Ao retornar, o proprietário constatou que sua motocicleta havia sido furtada. Desde o momento em que tomou conhecimento do fato, a 79ª CIPM intensificou diligências na tentativa de localizar o veículo. O empenho das guarnições resultou no encontro da motocicleta na Rua Tenente Celino, no bairro Alto da Vitória.  O caso foi encaminhado às autoridades competentes para adoção das medidas cabíveis. 

Mulher é presa acusada de tráfico de drogas em Vitória da Conquista

Mulher é presa acusada de tráfico de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/78ª CIPM

Uma mulher foi presa suspeita de tráfico de drogas na cidade de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (31). Conforme informações da 78ª CIPM, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO Motos), durante patrulhamento pelo bairro Alegria, foi informada por um transeunte sobre uma mulher que estaria traficando drogas em frente à própria residência. Com base na denúncia, os policiais deslocaram até o local, onde localizaram a suspeita. Ao ser abordada e questionada sobre o ilícito, a mulher, de forma espontânea, confirmou a posse da droga e informou que cortava, embalava e comercializava entorpecentes. Diante da situação, foi realizada a busca no imóvel, onde foram encontrados 16 pedaços de maconha embalados, quatro tabletes grandes da mesma substância, três balanças de precisão, materiais de corte como faca e tesoura, além de materiais de embalagem. Também foram apreendidos dois aparelhos celulares. A suspeita e todo o material apreendido foram apresentados no Disep para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Civil apreende celulares na casa de mulher investigada por ameaça e stalking em Belo Campo

Polícia Civil apreende celulares na casa de mulher investigada por ameaça e stalking em Belo Campo
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista cumpriu, nesta sexta-feira (31), um mandado de busca e apreensão na casa de uma mulher investigada por stalking. Dois celulares foram apreendidos no imóvel, localizado na cidade de Belo Campo. De acordo com a Polícia Civil, os aparelhos eram utilizados pela suspeita para praticar os crimes de ameaça e perseguição contra um homem com quem teve um encontro amoroso, após se conhecerem em um aplicativo de relacionamento. A vítima passou a sofrer ameaças via aplicativo de mensagem em outubro de 2024, poucos dias após o primeiro encontro. “A suspeita usava diversos números e datas, invadindo a privacidade do homem e ameaçando a sua integridade psicológica”, ressaltou o delegado Paulo Henrique Oliveira titular da 1ª delegacia Territorial de Vitória da Conquista. O material apreendido foi encaminhado para a perícia e será analisado para verificar se foi usado na prática de outros crimes. A ordem judicial foi cumprida em conjunta com equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sudoeste). 

Municípios de Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora são contemplados com novas ambulâncias do SAMU

Municípios de Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora são contemplados com novas ambulâncias do SAMU
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia recebeu um incremento de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que vão compor a assistência em 73 cidades baianas. A entrega dos veículos foi realizada nesta sexta-feira (31), em frente à Igreja do Bonfim, em Salvador, na presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana. O ato simbólico do Ministério da Saúde marca a concessão de 170 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de nove estados do nordeste brasileiro. Para a renovação da frota na Bahia, o investimento federal foi de R$ 23,1 milhões. Segundo Roberta Santana, a Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias do Samu desde 2023 e a expectativa da administração estadual é de ter mais 80 veículos novos em operação até o final do primeiro trimestre de 2025. Os municípios que receberam novas ambulâncias foram: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Aporá, Barra, Barreiras, Belmonte, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Botuporã, Brejões, Buritirama, Camacã, Camaçari, Candeias, Chorrochó, Coaraci, Cocos, Cotegipe, Cristópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Eunápolis, Formosa do Rio Preto, Feira de Santana, Glória, Ibotirama, Inhambupe, Ipupiara, Itanagra, Itapebi, Jiquiriçá, Juazeiro, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, ltabela, ltagimirim, Luís Eduardo Magalhães, luiú, Macarani, Macaúbas, Maracás, Mutuípe, Nazaré, Olindina, Paratinga, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Ponto Novo, Porto Seguro, Riachão das Neves, Rio Real, Salvador, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitoria, São Felipe, São Félix, São Félix do Coribe, Sátiro Dias, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Ubaíra, Ubatã, Urandi e Vitória da Conquista.

Boletos podem ser pagos por pix a partir de segunda-feira (3)

Boletos podem ser pagos por pix a partir de segunda-feira (3)
Foto: Divulgação/Bacen

A partir do próximo dia 3 de fevereiro, segunda-feira, entrará em vigor resolução do Banco Central (BC) com aperfeiçoamentos das regras atuais para o boleto de pagamento. A primeira melhoria permitirá que boletos sejam pagos por intermédio de outro arranjo de pagamento autorizado ou operado pelo Banco Central, a exemplo do Pix. A pessoa acessará o QR Code específico, inserido no próprio boleto, para fazer essa operação. De forma experimental, algumas instituições já oferecem a possibilidade de pagar boleto utilizando QR Code, e as pessoas já estão usufruindo dessa alternativa. Agora, essa solução será objeto de regulamentação mais ampla com o estabelecimento de responsabilidade entre todos os participantes. A Resolução BCB 443, de 12 de dezembro de 2024, também cria o boleto dinâmico, uma modalidade de boleto de cobrança que será utilizada na negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas, com ganhos de segurança e eficiência nessas negociações. "A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento , trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos", disse Ricardo Vieira Barroso, Chefe de Divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central.  

Conselheiro do TCM-BA alerta prefeitos sobre obrigação de acabar com “lixões”

Conselheiro do TCM-BA alerta prefeitos sobre obrigação de acabar com “lixões”
Foto: Sudoeste Total

O conselheiro Nelson Pellegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, alertou os novos prefeitos sobre a necessidade de priorizar a regularização da gestão de resíduos sólidos para atender o novo Marco do Saneamento, estabelecido na Lei nº14.026, de 2020, e cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descrita na Lei nº12.305, de 2010. Isto significa acabar com os “lixões” que ainda são utilizados por 243 municípios baianos como destinação dos resíduos sólidos, e que representam um grave problema ambiental e de saúde pública. A advertência foi feita pelo conselheiro e diretor da Escola de Contas do TCM em palestra no 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que se encerrou nesta quinta-feira (30/01), no Centro de Convenções de Salvador, e que reuniu prefeitos, vereadores e dirigentes municipais de todos os 417 municípios baianos. Do painel de debate sobre “encerramento humanizado de lixões na Bahia” participaram além do conselheiro Nelson Pellegrino, o secretário nacional de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; o promotor de Justiça da Bahia, Augusto Matos; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira e o diretor-geral da Agência de Saneamento Básico da Bahia Agersa), Juvenal Maynart. Nelson Pellegrino lembrou que a disposição final adequada de resíduos sólidos é uma obrigação legal dos municípios. Ele observou que o prazo final para erradicação dos lixões, que foi estabelecido pelo Novo Marco do Saneamento, venceu em 2024 para cidades com menos de 50 mil habitantes. E por isso os municípios precisam buscar, o mais rápido possível, alternativas adequadas – como aterros sanitários licenciados. Ele destacou que, na Bahia, a gestão de resíduos enfrenta desafios significativos, com a presença de “lixões”, aterros controlados e a insuficiência de aterros sanitários licenciados. De acordo com levantamento do IBGE, segundo o conselheiro, os “lixões” ainda são a realidade em 243 municípios. Os aterros controlados – que são uma solução intermediária entre os “lixões” e os aterros sanitários – existem em 67 municípios. Eles, no entanto, não atendem plenamente as normas ambientais e ainda apresentam riscos de contaminação grave ao meio ambiente e à saúde das populações próximas. Segundo Nelson Pellegrino, o estado conta com um número limitado de aterros sanitários licenciados – sejam públicos ou privados – para a disposição adequada e com segurança dos resíduos sólidos gerados pelas populações nas concentrações urbanas. Em sua maioria estes aterros estão situados em regiões metropolitanas ou centro de polos econômicos. No total, apenas 58 municípios baianos utilizam essa solução como disposição de resíduos sólidos. Estes dados, segundo ele, evidenciam a necessidade de que os municípios busquem soluções adequadas, mesmo que compartilhadas, como a contratação de aterros privados, para cumprir as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Destacou, também, que os municípios, sem o envolvimento e investimentos de outras esferas de governo, terão sérias dificuldades para a implementação da solução exigida para disposição final dos resíduos sólidos. Ao ressaltar que o prazo para a erradicação de “lixões” venceu em agosto do ano passado (para municípios com menos de 50 mil habitantes), Pellegrino disse que é imperativo encerrar os “lixões” ainda ativos em 243 municípios baianos e buscar soluções ambientalmente adequadas. Uma alternativa, para ele, é priorizar o uso de aterros sanitários licenciados. Caso o município não tenha um aterro próprio – disse – deve buscar soluções regionais ou contratar serviços privados.

PRF e PM intensificam fiscalização durante a Operação Rodovida em Correntina

PRF e PM intensificam fiscalização durante a Operação Rodovida em Correntina
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) uniram forças em Correntina (BA) para garantir a segurança nas estradas durante a Operação Rodovida 2024/2025. Com foco na prevenção de acidentes e na conscientização dos motoristas, a operação, que teve início em dezembro, segue até 9 de março de 2025. As ações conjuntas entre PRF e PMBA visam intensificar a fiscalização e a educação para o trânsito, principalmente durante o período de maior movimento nas rodovias, como férias, festas de fim de ano e Carnaval. As equipes atuam em conjunto para coibir infrações que colocam em risco a vida dos motoristas e passageiros. Dentre as infrações que estão no foco da fiscalização, estão as ultrapassagens proibidas, a embriaguez ao volante, a falta do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção obrigatórios, o uso de celular ao volante, além de irregularidades no transporte de cargas e no trânsito de motocicletas e ciclomotores. "A união de esforços entre a PRF e a PMBA é essencial para que possamos garantir a segurança viária e reduzir o número de acidentes nas rodovias", afirma o Inspetor Cleiton, Chefe da Delegacia PRF de Correntina. A Operação Rodovida 2024/2025 tem como tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida", reforçando a importância da responsabilidade de cada motorista para um trânsito mais seguro.

Petrobras aumento preço de diesel para distribuidoras a partir deste sábado (1º)

Petrobras aumento preço de diesel para distribuidoras a partir deste sábado (1º)
Foto: Gabriel Bastos/A7 Press/Estadão Conteúdo

A Petrobras aumentará seus preços de venda de diesel A para as distribuidoras a partir deste sábado (1º/2). De acordo com a petroleira, o aumento passará a ser, em média, de R$ 3,72 por litro, um aumento de R$ 0,22 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras na composição do preço ao consumidor passará a ser de R$ 3,20 /litro, uma variação de R$ 0,19 a cada litro de diesel B. Desde 2023, este é o primeiro ajuste nos preços de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras. O último ajuste ocorreu em 27/12/2023, uma redução. E o último aumento ocorreu em 21/10/2023.

Polícia Civil apreende dois adolescentes investigados por homicídio de mulher trans em Sobradinho

Polícia Civil apreende dois adolescentes investigados por homicídio de mulher trans em Sobradinho
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Sobradinho, apreendeu dois adolescentes investigados pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio contra a mulher trans, conhecida como Neiritânia Pacheco. O crime ocorreu no dia 14 de dezembro de 2024. O primeiro adolescente, de 17 anos, foi apreendido no dia 9 de janeiro desse ano, em um imóvel rural localizado no povoado de Carnaíba de Dentro, distrito de Carnaíba do Sertão, Juazeiro (BA). O segundo adolescente, de 15 anos, foi apreendido no dia 28 de janeiro, na casa de sua tia, em Sobradinho. A vítima foi encontrada em um campo de futebol com sinais de violência causados por golpes de arma branca. No entanto, laudos periciais apontaram traumatismo craniano como a causa da morte. As investigações continuam para identificar possíveis outros envolvidos no crime e esclarecer todas as circunstâncias do caso. Uma das linhas investigativas considera a possibilidade de crime motivado por homofobia. Os adolescentes estão à disposição da Vara da infância e Juventude. 

Bahia criou 84.726 novas vagas de emprego em 2024

Bahia criou 84.726 novas vagas de emprego em 2024
Foto: Arissom Marinho/GOVBA

Em dezembro de 2024, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia eliminou 18.661 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 61.748 admissões e 80.409 desligamentos. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na Bahia, em 2024, dois meses exibiram saldo negativo: outubro, com perda de 686 postos; e dezembro, com supressão de 18.661 vagas, saldo inferior ao de dezembro de 2023 (-17.973 postos). Com o resultado de dezembro, a Bahia passou a contar com 2.137.021 vínculos celetistas ativos, uma variação negativa de 0,87% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. Em dezembro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo negativo de postos de trabalho celetista no estado. O segmento de Serviços (-7.034 vagas) foi o que mais eliminou vagas, seguido de Construção (-5.829 vínculos), Indústria geral (-2.959 empregos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-2.919 postos). O grupamento de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+80 postos) foi o único com geração líquida de postos no mês. Todas as 27 unidades federativas apontaram decrescimento do emprego celetista em dezembro. A Bahia, com 18.661 postos eliminados, exibiu a oitava maior perda de postos do país. Em termos relativos, com queda percentual de 0,87%, a unidade baiana registrou a 13ª maior variação negativa. No Nordeste, todos os nove estados experimentaram recuo do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia (-18.661 postos) registrou a maior supressão líquida de vagas, seguida por Pernambuco (-10.455), Maranhão (-7.003), Ceará (-6.222), Alagoas (-3.569), Piauí (-2.717), Rio Grande do Norte (-2.617), Sergipe (-1.797) e Paraíba (-886). Em termos relativos, o recuo da Bahia (-0,87%) foi menor apenas do que o observado no Maranhão (-1,05%). Em terceiro lugar ficou Alagoas (-0,76%), seguido por Piauí (-0,75%), Pernambuco (-0,68%), Sergipe (-0,52%), Rio Grande do Norte (-0,49%), Ceará (-0,44%) e Paraíba (-0,17%).

Homem é preso acusado de ameaçar os pais e incendiar residência em Macaúbas

Homem é preso acusado de ameaçar os pais e incendiar residência em Macaúbas
Foto: Sudoeste Total

Um homem foi preso na cidade de Macaúbas nesta quinta-feira (30) acusado de incendiar a residência dos pais. De acordo com informações da 4ª CIPM, a corporação foi acionada por volta das 16h20 por um irmão do acusado, informando que o autor teria ateado fogo na residência dos pais, que fica localizada na Rua João Domingues do Amaral, Loteamento Bastos. Ao chegar no local, o pai do autor relatou que seu filho havia lhe ameaçado e fugido para sua própria residência na Rua José Raimundo Amaral. A guarnição se deslocou até o endereço indicado e procedeu com a condução do indivíduo até a delegacia de Macaúbas, para as devidas providencias cabíveis.

Homem é encontrado morto em Caculé

Homem é encontrado morto em Caculé
Foto: Josivan Vieira

Um homem foi encontrado sem sinais vitais nesta quinta-feira (30) na cidade de Caculé, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da 94ª CIPM, a vítima foi identificada como João de Deus Rodrigues Sobrinho, 52 anos. O corpo dele foi localizado por volta das 17h10 no bairro Estação. O local foi isolado até a chegada dos prepostos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que fizeram a remoção do corpo e encaminharam ao Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre velório e sepultamento.

Ação conjunta apreende arma de fogo, drogas e material bélico em Jequié

Ação conjunta apreende arma de fogo, drogas e material bélico em Jequié
Foto: Divulgação/Rondesp

A Polícia Militar da Bahia, por meio das guarnições da RONDESP Sudoeste, CIPE Sudoeste e 19º BPM, realizou na noite de quinta-feira, 30 de janeiro de 2025, uma operação que resultou na apreensão de uma grande quantidade de munições, entorpecentes e equipamentos de uso tático em Jequié. A ação foi desencadeada após diligências contínuas para localizar suspeitos envolvidos em um ataque contra viaturas da Rondesp, ocorrido na madrugada do mesmo dia. Durante as investigações, as equipes receberam informações sobre um acampamento utilizado por uma facção criminosa, onde estariam escondidos indivíduos planejando novos ataques na região. Ao se deslocarem para a área de mata indicada, os policiais foram recebidos a tiros pelos suspeitos, que logo em seguida fugiram pelo terreno denso. Durante a varredura no local, foram encontrados e apreendidos, um fuzil calibre 5.56, 26 munições calibre 9mm, 48 munições calibre 5.56, dois carregadores metálicos calibre 5.56, 25 pinos de cocaína, uma balança de precisão, dois cintos de guarnição com porta-carregadores, duas calças, uma camisa camuflada e uma mochila camuflada. Todo material foi apresentado na Delegacia do município.

AUCIB denuncia prefeito de Dom Basílio no TCM e MPE por caso de nepotismo

AUCIB denuncia prefeito de Dom Basílio no TCM e MPE por caso de nepotismo
Foto: Sudoeste Total

Um suposto caso de nepotismo praticado na prefeitura de Dom Basílio foi denunciado nesta quinta-feira (30) pela Auditoria Cidadã Baiana (AUCIB) ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) e ao Ministério Público Estadual (MPE) pela comarca de Livramento de Nossa Senhora. A denúncia foi protocolada nos dois órgãos. De acordo com a representação, é proposto ao TCM-BA, pedido de Medida Cautelar Urgente, contra o prefeito Fernando Silva Santos, em razão de publicar no Diário Oficial do Município de Dom Basílio, no dia 08 de janeiro de 2025, o Decreto Municipal nº. 031/2025 com a nomeação da esposa do atual vice prefeito do município, Dr. Álvaro Oliveira e Silva Neto para o cargo em comissão de Coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). “A presente demanda se funda da proteção à moralidade pública, uma vez que o Gestor Público do Município de Dom Basílio, nomeou para o Cargo Comissionado de Coordenadora do SAMU 192 do município, a esposa do seu vice prefeito. Dessa forma, atenta-se contra o princípio da moralidade administrativa em que o homem público tem que ser probo e zelar pelo direito e pelos princípios da administração pública, e não para fins pessoais”, diz parte do documento da denúncia. Conforme alegação da Auditoria Popular (AUCIB), o Prefeito fere os princípios da moralidade administrativa e da legalidade, pois é inadmissível que o erário público sofra danos devido a favorecimento de familiar do seu Vice prefeito. “Cabe salientar que tal ato do prefeito além de ferir o princípio constitucional da moralidade administrativa, também fere o princípio da legalidade, pois tal princípio pressupõe que todas as ações do administrador público devem ser pautadas de acordo com o disposto na legislação vigente, sendo assim o ato praticado pelo prefeito é considerado nepotismo”, afirma a denúncia. Diante da situação, a AUCIB requer a adoção de Medida Cautelar Urgente, para determinar a suspensão ou cancelamento do decreto Municipal com a nomeação da esposa do atual vice-prefeito.

Último envolvido na morte de ex-ator da Globo em Trancoso é preso no Espírito Santo

Último envolvido na morte de ex-ator da Globo em Trancoso é preso no Espírito Santo
Foto: Divulgação/PC

O último suspeito de envolvimento no assassinato do ex-ator mirim João Rebello foi preso pela Polícia Civil do Espírito Santo, nesta quinta-feira (30). O crime ocorreu em 24 de outubro de 2024, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, e, de acordo com as investigações, foi motivado por um erro de identificação da vítima. O homem, de 22 anos, estava foragido e foi capturado no bairro Jabaeté, em Vila Velha (ES), após uma denúncia anônima. No momento da abordagem, o suspeito portava uma pistola calibre 9mm, três carregadores e 47 munições, sendo preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventivo expedido pela Vara Criminal de Porto Seguro (BA), e faz parte do inquérito conduzido pela Delegacia Territorial de Trancoso, vinculada à 23ª Coorpin. O suspeito realizou os exames legais e permanece à disposição da Justiça

Mulher aceita transportar drogas como forma de pagar uma dívida e acaba presa pela PRF em Feira de Santana

Mulher aceita transportar drogas como forma de pagar uma dívida e acaba presa pela PRF em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Na madrugada desta quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher por tráfico de drogas durante fiscalização em um ônibus no km 429 da BR-116, em Feira de Santana. A mulher viajava em um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) a Buíque (PE). Durante a inspeção, a equipe utilizou um cão farejador para vistoriar o bagageiro e, em seguida, entrevistou os passageiros. Ao ser questionada sobre o conteúdo de suas malas, uma passageira afirmou inicialmente que transportava apenas roupas, mas depois admitiu estar carregando drogas. Na bagagem foram encontrados 11,90 kg de entorpecentes, incluindo 7,55 kg de maconha, 3,65 kg de cocaína e 0,70 kg de crack, distribuídos em tabletes e papelotes. A mulher relatou que mora na região conhecida como "Cracolândia", em São Paulo, e que devia dinheiro a traficantes. Como forma de pagamento, teria sido instruída a levar a droga até a cidade de Águas Belas (PE), onde outra pessoa faria a retirada da carga. A passageira foi presa e encaminhada à Polícia Civil de Feira de Santana para os procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas.

Bahia deve registrar crescimento de 11,3% na produção de café em 2025

Bahia deve registrar crescimento de 11,3% na produção de café em 2025
Foto: Ascom/Seagri

A produção de café na Bahia para a safra de 2025 está estimada em 3,4 milhões de sacas, representando um crescimento significativo de 11,3% em relação à safra anterior, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este aumento é impulsionado principalmente pela produção de café conilon, que deve atingir 2,25 milhões de sacas, um crescimento de 13,6%. Já a produção de café arábica está estimada em 1,16 milhão de sacas, com um aumento de 5,6% na produtividade média, alcançando 20,7 sacas por hectare. Esses números refletem as condições climáticas favoráveis e a adoção de tecnologias avançadas de manejo e irrigação, pontua o relatório da Conab. Comparando com a safra de 2024, que foi marcada por desafios climáticos como estiagens e altas temperaturas, a safra de 2025 apresenta uma recuperação notável. Em 2024, a produção total de café na Bahia foi de aproximadamente 3,06 milhões de sacas, com uma produtividade média de 30,3 sacas por hectare. A melhoria nas condições hídricas no último trimestre de 2024 e o uso eficiente de técnicas de fertirrigação contribuíram para o aumento da produção e da produtividade na safra atual. Os resultados positivos da safra de 2025 são atribuídos à regularidade das chuvas e ao uso de irrigação suplementar, que beneficiaram especialmente as lavouras de café conilon na região do Atlântico, no sul da Bahia. Além disso, a diversificação das fases de desenvolvimento das lavouras de café arábica nas regiões do Planalto e Cerrado também contribuiu para a estabilidade da produção. Esses fatores, aliados ao manejo adequado e à sanidade das plantas, garantem uma safra promissora para o estado da Bahia.

SAC Móvel atende população de Bom Jesus da Lapa a partir de segunda-feira (3)

SAC Móvel atende população de Bom Jesus da Lapa a partir de segunda-feira (3)
Foto: Ascom/Saeb

O SAC Móvel atende à população de Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia, a partir de segunda-feira (3). A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita e vai até o dia 8 de fevereiro, de 7h30 às 17h, na Praça do Cruzeiro de Santa Luzia, por ordem de chegada. Vale ressaltar que a chegada do SAC Móvel na região faz parte de uma grande ação do Governo do Estado em apoio às vítimas das chuvas e alagamentos na cidade. O foco principal é atender a essas mais atingidas pelas enchentes como o bairro Beira Rio, as ilhas e a Zona Rural. Para atender a esse público específico será necessário fazer um agendamento prévio, que acontece até a próxima sexta-feira (31). A marcação acontece na Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica Avenida Almirante Beirute, na Cavalhada, no antigo prédio da Escola Joaquim Senna. Para agendar é preciso apresentar certidão original, ou de nascimento ou de estado civil, e o número do CPF. O agendamento pode ser feito de 8h às 12h; e de 14h às 17h.

Dupla é detida com drogas e arma de fogo em Cordeiros

Dupla é detida com drogas e arma de fogo em Cordeiros
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Dois suspeitos foram detidos com drogas e armas de fogo na cidade de Cordeiros. De acordo com a 80ª CIPM, as Guarnições da cidade e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), realizavam rondas durante a 3ª edição da Operação Rondit quando receberam uma denúncia de que dois indivíduos devidamente descritos estariam portando uma mochila, sendo que um deles portava na cintura uma arma de fogo. Diante das informações, as guarnições se deslocaram até o local e, ao se aproximarem, visualizaram duas pessoas com as mesmas características, que ao avistarem a viatura, empreenderam fuga em uma motocicleta. Foi realizado o acompanhamento, e nas proximidades do povoado de Mandassaia, os suspeitos perderam o controle da motocicleta e caíram. As guarnições procederam com a busca pessoal. Na mochila, os policiais localizaram um revólver calibre 32, munições do mesmo calibre, 27 pedras de crack, 92 pinos da mesma substancia e 81 papelotes de cocaína. Além disso, foram apreendidos ainda uma balança de precisão, dois celulares e a motocicleta que foram apresentados na delegacia local juntamente com os dois suspeitos para registro da ocorrência.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.