Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:10
Uma arma de fogo calibre 12 foi apreendida por policiais da Rondesp sudoeste nesta quinta-feira (30) na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. Por volta das 02h50, equipes da Rondesp, durante a Operação Hórus, realizavam patrulhamento no Residencial Beira Rio, Curral Novo, quando visualizaram indivíduos armados e trajando roupas camufladas. Ao perceberem a presença das guarnições, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo e fugiram para uma área de vegetação. Diante da injusta agressão, as guarnições revidaram e realizaram uma varredura na região. Ao amanhecer, foi localizada uma espingarda calibre 12 e um celular abandonados no local. O material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:09
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça Alana Dias Rosendo Vasconcelos, recomendou que as secretarias municipais de Educação e Assistência Social dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Paratinga e Serra do Ramalho elaborem e implementem ações educativas em toda rede escolar e equipamentos da assistência social obre prevenção da gravidez na adolescência, envolvendo ainda as famílias e a comunidade na discussão. Segundo a promotora de Justiça, é elevado o número de casos de gravidez na adolescência na comarca de Bom Jesus da Lapa, especialmente na zona rural, inclusive envolvendo menores de 14 anos de idade. Alana Vasconcelos recomenda ainda que os municípios estabeleçam diretrizes para acompanhamento de adolescentes gestantes e puérperas no ambiente escolar, com o objetivo de garantir a permanência no sistema de ensino. Também que implementem sistema de busca ativa para identificar e acompanhar casos de evasão escolar relacionados à gravidez; articulem com os CRAS e CREAS o acompanhamento sociofamiliar das adolescentes gestantes e puérperas; criem grupo de apoio multidisciplinar para acolhimento e orientação das adolescentes; capacitem os profissionais da educação e da assistência social para identificação e acompanhamento dos casos; dentre outras medidas. As ações educativas devem ser promovidas na primeira semana de fevereiro, considerada a ‘Semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência’. Os municípios foram recomendados a, nesse período, realizar palestras, oficinas e rodas de conversa com profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação, a respeito da educação sexual, métodos contraceptivos e projeto de vida.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:08
No acumulado do ano de 2024, o Nordeste apresentou um saldo de 330.901 empregos gerados, o que equivale a 19,5% do acumulado no País. Esse número representa uma média de aproximadamente 27,5 mil novos empregos líquidos por mês. A Região ficou atrás apenas da região Sudeste, a qual respondeu por aproximadamente 46% dos novos postos de trabalho do Brasil. Os dados são da coordenação de Avaliação e Estudos da Sudene, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (30). No que se refere aos estados nordestinos, destacam-se Bahia, Pernambuco e Ceará, com 84.726, 62.233 e 56.231 novos postos de trabalho, respectivamente, o equivalente a 25,6%, a 18,8% e a 17,0% dos novos postos da Região no ano de 2024. Na sequência, aparecem Rio Grande do Norte (34.294), Paraíba (27.614), Alagoas (20.363), Maranhão (16.327), Sergipe (15.729) e Piauí (13.384). Em termos setoriais, considerando-se o somatório dos valores divulgados mês a mês durante o ano de 2024, os grandes destaques foram os setores de serviços e de comércio. O primeiro foi responsável por cerca de 53% dos novos postos de trabalho no Nordeste em 2024, enquanto o segundo respondeu por aproximadamente 24% dos novos empregos. Na sequência, a indústria respondeu por quase 15%, a construção por aproximadamente 6% e o setor agropecuário por cerca de 2% dos novos postos de trabalho da Região.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:07
Seis pessoas morreram em um grave acidente na tarde desta quarta-feira (29) na BR-110, trecho do município de Antas (BA). O acidente foi entre uma carreta e um carro de passeio. Duas viaturas de bombeiros atuaram na operação e também foi necessário o apoio de uma retroescavadeira para a remoção do veículo de passeio, que estava muito amassado e fixado embaixo da carreta. Os bombeiros foram acionados pela equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que já se encontrava no local. Também deram apoio na ocorrência equipes das Polícias Civil (PC) e Militar (PM). Após seis horas de atuação, bombeiros da 2ª Companhia de Ribeira do Pombal, pertencente ao 15º Batalhão de Paulo Afonso, retiraram uma pessoa que ficou presa nas ferragens. A vítima, que foi resgatada com vida, foi deixada sob os cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e posteriormente foi levada para atendimento médico especializado. Os bombeiros também retiraram seis corpos, sendo de três crianças que ficaram presos nas ferragens. Os corpos foram deixados sob os cuidados do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificação e demais procedimentos legais. Os óbitos foram constatados por médico do Samu. Duas viaturas de bombeiros atuaram na operação e também foi necessário o apoio de uma retroescavadeira para a remoção do veículo de passeio, que estava muito amassado e fixado embaixo da carreta. As investigações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que o acidente foi provocado por uma ultrapassagem indevida.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:06
O saldo de empregos com carteira assinada em 2024 (janeiro a dezembro) teve crescimento de 16,5% em relação ao registrado em 2023, segundo dados do Novo Caged divulgados nesta quinta-feira, 30 de janeiro. De acordo com o sistema, que mede o emprego com carteira formal no país, em 2024 o saldo foi de 1,69 milhão de postos de trabalho, contra 1,4 milhão de 2023. Segundo as informações do Novo Caged, já são 3,14 milhões de postos de trabalho gerados no país desde janeiro de 2023. O estoque, ou seja, o número de trabalhadores na ativa com carteira assinada, fechou o ano com 47,21 milhões de vínculos em dezembro, uma variação de 3,7% em relação ao do ano anterior, quando eram 45,51 milhões. Em dezembro de 2024, o saldo apresentou redução de 535 mil vagas de empregos, variação relativa de -1,12%, explicada pela sazonalidade de fim de ano. O resultado positivo foi registrado nas 27 unidades federativas, com destaque para São Paulo (+459,3 mil), Rio de Janeiro (+145,2 mil) e Minas Gerais (+139,5 mil). Em termos relativos, no mês de dezembro, as unidades da Federação com maior variação em relação ao estoque do mês anterior foram Amapá (+10,07%), Roraima (+8,14%); Amazonas (+7,11%) e Rio Grande do Norte (+6,83%).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:04
A Polícia Civil, por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santo Antônio de Jesus deflagrou, nesta quarta-feira (29), a Operação Tarot, para cumprimento de mandados de prisão contra suspeitos dos crimes de feminicídio, homicídio, extorsão e sequestro, praticados na região do Recôncavo Baiano. Dois integrantes de um grupo criminoso foram presos durante a ação, cujas diligências foram realizadas nas cidades de Santo Estevão, Conceição de Feira e Vera Cruz. A dupla é investigada por envolvimento na morte de duas mulheres de uma comunidade cigana, ocorrida no último dia 16, em Governador Mangabeira. Magnólia Cordeiro e sua filha Deliana Cordeiro da Gama foram mortas a tiros no acampamento onde residiam, no bairro Projeto. Quatro celulares e um notebook foram apreendidos durante a operação e serão periciados. As informações contidas vão subsidiar as investigações dos crimes atribuídos ao grupo. Os suspeitos foram submetidos aos exames de lesões de praxe e estão à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:03
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu repor 2 mil cargos da Polícia Federal (PF) por meio de concurso público. O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil profissionais neste ano e mais mil em 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29 de janeiro, pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. "Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental. Com esse concurso e o ingresso de profissionais este ano e no próximo, voltaremos à média histórica de 15 mil profissionais”, ressaltou Lewandowski. A ministra Esther Dweck explicou que as etapas do concurso serão descritas a partir da portaria de autorização do certame, prevista para fevereiro. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, disse. O concurso ficará a cargo da Polícia Federal.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 21:00
Nesta quarta-feira (29), foram publicadas a Portaria GM/MS nº 6.565 e a Portaria GM/MS n° 6.566, que trazem os valores referentes à primeira parcela deste ano do repasse da Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para o cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem a estados e municípios. O montante é destinado aos entes federados para realizarem o pagamento do piso de trabalhadores da categoria. A da Assistência Financeira Complementar (AFC) da União é operacionalizada pelo Ministério da Saúde que, por intermédio de portarias, tem estabelecido critérios e procedimentos necessários para que estados, municípios e o Distrito Federal, bem como entidades filantrópicas contratualizadas com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) e que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS), além das contratualizadas que atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS, cumpram o piso da enfermagem.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 20:50
Uma motocicleta com restrição de roubo foi apreendida por policiais da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) na cidade de Brumado nesta quarta-feira (29). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) abordaram o veículo e na fiscalização, foi constatado registro de roubo declarado em 11 de junho de 2018 em Brasília (DF). O veículo foi encaminhado para a delegacia do município para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 20:33
O Brasil vai lançar, ainda no primeiro semestre deste ano, o nanossatélite Aldebaran-I, criado no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (LABESEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O lançamento será realizado pela NewSpace India Limited (NSIL), que fará a integração do satélite com o foguete PSLV, no Centro Espacial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). O cubesat padrão 1U tem como missão principal servir de prova de conceito para localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar e também será utilizado para a prevenção de queimadas, utilizando plataformas de coleta de dados ambientais. No começo de janeiro, o equipamento passou por seu último teste ambiental no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos-SP, conforme detalhou o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi. “Foram realizados testes de abertura de antenas, de transmissão de dados e também de vibração nos três eixos do nanossatélite. Ainda realizamos ensaios de vibração e ligar e desligar o Aldebaran-I para ter certeza que o modelo de voo não tem nenhum problema técnico e está apto a operar no espaço”, disse.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/01/2025 - 20:30
Uma motocicleta clonada e com chassi adulterado foi apreendida pela 79ª CIPM em Poções dia 20 de janeiro. Durante abordagem nas proximidades da Praça da Juventude, a guarnição de serviço visualizou a motocicleta Honda CG 125 Fan KS, cor preta, transitando em alta velocidade e com o escapamento adulterado. Foi dada a voz de parada ao condutor de 23 anos, que não portava os documentos obrigatórios. Durante averiguação dos itens de identificação do veículo, foram constatadas evidências de adulteração do chassi. Após consultas, foi identificado que na verdade se tratava de um veículo clonado. O veículo foi apreendido e apresentado à autoridade competente para as devidas providências.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:30
Dentro dos novos investimentos anunciados, nos últimos dias, pelo Governo do Estado para o fortalecimento do Ensino Superior estadual, destaque para a aprovação do Projeto de Lei nº 25.619/2024, que reestrutura a remuneração dos cargos de analista e técnico universitários. Para esses cargos, houve a correção das tabelas de modo a manter a diferença de 1/3 entre as remunerações para a carga horária de 30 e 40 horas semanais e garantidos dois reajustes, sendo 6%, em março de 2025 e mais 6% em março de 2026. Já para os analistas universitários foi criada a tabela específica voltada ao regime de 40 horas semanais, visando a implementação do reajuste em março de 2025 e garantido um reajuste de 6%, em março de 2026. Desse modo, os ganhos médios para essas duas carreiras são de 13.23%. Assim, também houve reajustes salariais dos cargos de magistério, através do Projeto de Lei nº 25.628/2024. Os vencimentos do magistério superior serão reajustados em 13,83% e os pagamentos serão feitos em quatro parcelas entre 2025 e 2026, em um cronograma escalonado. De acordo com a secretária de Educação, Rowenna Brito, em 2025, serão destinados R$ 2,5 bilhões para as universidades estaduais para a execução de políticas públicas e manutenção das unidades. “Desse montante, R$ 1,7 bilhões é para investir nas pessoas, na valorização dos profissionais, nos programas de acesso e permanência dos estudantes, como o Mais Futuro e Partiu Estágio, garantindo que teremos universidades públicas cada vez mais fortes na Bahia. Inclusive, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estamos construindo uma unidade escolar para atender aos filhos dos estudantes e dos trabalhadores da universidade”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:18
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (29), a situação de emergência por conta da estiagem em Livramento de Nossa Senhora. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado. Até o momento, a Bahia tem 74 reconhecimentos vigentes, dos quais 66 são por estiagem, sete por chuvas intensas e um por enxurrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:17
Na terça-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta furtada no km 835 da BR-242, em Barreiras. Um cidadão informou à equipe que dois indivíduos haviam abandonado o veículo próximo à sua residência. Durante a fiscalização, os policiais identificaram que a Honda/CG 125 Fan, de cor preta, possuía registro de furto em Luís Eduardo Magalhães no dia 26 de janeiro. A motocicleta apresentava sinais de adulteração, como lacre rompido e placa sem código do fabricante. Além disso, os elementos identificadores do veículo estavam completamente suprimidos por lixamento, impossibilitando a identificação sem perícia. O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para os procedimentos cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:16
Na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 8h45, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher por tráfico de drogas durante fiscalização a um ônibus no km 827 da BR-242, em Barreiras. O veículo, que fazia a linha São Paulo (SP) e Pilão Arcado (BA). Durante a fiscalização, os policiais alertaram os passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança e iniciaram uma conversa informal com os ocupantes. A passageira da poltrona 45 demonstrou nervosismo, o que chamou a atenção da equipe. Ao solicitar seus documentos, os policiais perceberam um forte odor vindo de uma mochila vermelha sobre sua poltrona. Questionada, a mulher afirmou que a mochila era sua e que transportava maconha. A passageira também informou que possuía outra mala rosa no bagageiro. Ao abrir os compartimentos, os policiais encontraram pacotes retangulares envoltos em fita adesiva, com uma substância de coloração verde escura e forte odor característico de maconha. No total, foram apreendidos 13 Kg da droga. A passageira relatou que transportava a droga como forma de pagar uma dívida com um agiota e que entregaria o material em Corrente (PI) a uma pessoa desconhecida. Diante dos fatos, a mulher foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para os procedimentos cabíveis. Os pertences da conduzida e a droga apreendida foram entregues à autoridade policial.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:15
Um homem foi preso suspeito de estuprar uma menor dentro de um estabelecimento comercial na cidade de Ibipitanga. De acordo com informações da 4ª CIPM, o crime teria ocorrido nesta terça-feira (28). Por volta das 21h35, a guarnição foi informada sobre duas mulheres sentadas na calçada da Rua Abílio Novais e que uma delas estava despida. A equipe se deslocou imediatamente ao local e encontrou as mulheres, que já haviam recebido roupas de populares. Uma delas relatou que sua cunhada havia sido estuprada por um homem em um estabelecimento comercial e que a vítima saiu em busca de socorro. A guarnição se dirigiu ao local do incidente, onde o proprietário do comércio permitiu a entrada para uma varredura. As buscas nas proximidades e na residência do suspeito não resultaram em sua localização. A vítima e a testemunha foram levadas ao hospital municipal para atendimento médico. Na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 6h52, a guarnição encontrou o suspeito na calçada da casa de seus pais. Após abordagem e busca pessoal, ele foi preso e apresentado à autoridade competente na delegacia local para as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:12
Na manhã desta terça-feira (28), policiais rodoviários federais faziam fiscalização na praça de pedágio de Simões Filho, no Km 599 BR-324, quando abordaram um Toyota/Etios, conduzido por um homem de 50 anos. A equipe realizou os procedimentos de fiscalização e checagem da documentação. Foi feita a vistoria e foram encontrados no interior do veículo, duas aves conhecidas popularmente por Jesus-meu-Deus. Os pássaros estavam confinados dentro de uma pequena gaiola, ambiente escuro e sem a ventilação adequada. Dada às circunstâncias, o motorista assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais. Ele disse que levaria as aves para criação própria em sua residência. Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98). Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:10
Estudantes do Colégio Estadual de Boquira, localizado no Território de Identidade Bacia do Paramirim, se destacam com projetos inovadores voltados para o desenvolvimento de cosméticos sustentáveis. Um dos projetos é o "Empreendendo com mamona", que utiliza o óleo da planta para a produção de um hidratante natural. O objetivo é atender mulheres da zona rural de Boquira, que enfrentam o desgaste das mãos devido ao trabalho pesado no campo. O produto já foi testado pela comunidade e obteve respostas positivas, demonstrando sua eficácia e relevância social. O trabalho, que foi um dos destaques nos Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica, foi desenvolvido por Crislane Oliveira Souza e Larissa Xavier, ambas com 17 anos, alunas do curso técnico de Administração e que iniciam, agora, o 3º ano do Ensino Médio. “Desde o 1º ano do Ensino Médio, participamos de encontros para a apresentação de nossos projetos. Além da importância de desenvolvermos habilidades na área específica do curso de Administração, o incentivo à iniciação científica gera impacto positivo para outras pessoas. Colocamos em prática a teoria aprendida em sala de aula com o empreendedorismo sustentável, criando um produto que vai ajudar pessoas de nossa comunidade”, explica a estudante Crislane. Outro projeto que conquistou reconhecimento foi o "Sustentabilidade e beleza: máscara de quiabo na ação rejuvenescedora da pele facial". A proposta dos estudantes Guilherme Oliveira e Allan Henrique, sob a orientação da professora Cássia Fabiane, explora os benefícios do quiabo, vegetal rico em vitaminas A e C, para criar uma máscara hidratante que combate o envelhecimento precoce, reduz acnes e alivia irritações. A equipe responsável recebeu diversos certificados, reafirmando o impacto da pesquisa científica aliada à sustentabilidade e ao bem-estar. O estudante Guilherme Oliveira destaca a importância do desenvolvimento de projetos científicos na escola para estimular o pensamento crítico, a curiosidade dos alunos e, também, o desenvolvimento de habilidades práticas como resolução de problemas, pesquisa e experimentação. “Os estudos de iniciação científica são fundamentais para a nossa aprendizagem e informação. É muito gratificante ser protagonista, junto ao meu colega Allan e à professora Cássia Fabiane, neste projeto que me incentivou a aprender mais, a ser mais curioso com as coisas que estão ao meu redor; a desenvolver a consciência ambiental através de práticas sustentáveis; e a buscar sempre trazer a inovação”. Para a professora orientadora Cássia Fabiane Castro, a pesquisa em sala de aula é uma aliada no processo de ensino e aprendizagem. Ela, que desde 2023 leciona a disciplina Iniciação Científica, acredita que este componente é importante para o desenvolvimento de novas habilidades. “Em Boquira, toda a equipe da unidade escolar se engajou para oportunizar aos estudantes uma forma diferenciada de vivenciar a iniciação científica através da elaboração de vários projetos, visando o aproveitamento de matérias-primas do próprio território”, completa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 21:00
Dando continuidade às ações de inteligência contra as facções na cidade de Jequié, equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, da Polícia Civil (9ª Coorpin) e da Polícia Militar alcançaram na manhã desta quarta-feira (29), três traficantes autores de homicídios na região. O trio, que integra uma facção, foi interceptado na cidade de Ipiaú, durante tentativa de fuga. No momento do cerco, os criminosos atiraram e três acabaram feridos. Eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. Com os criminosos foram apreendidos uma pistola, dois revólveres, carregadores, munições, drogas, balança, celulares, entre outros itens. Em outro ponto da cidade de Ipiaú, guarnições da 55ª CIPM entraram em confronto com um suspeito de integrar a mesma facção. O traficante acabou ferido e também não resistiu.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/01/2025 - 20:50
Nos últimos dois anos, o Brasil alcançou avanços significativos na cobertura vacinal da população. O Ministério da Saúde registrou um aumento expressivo no número de municípios que superaram a meta de 95% de imunização para as vacinas essenciais do calendário infantil. Um exemplo disso é a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta para a primeira dose foi alcançada em 3.870 municípios brasileiros em 2024, frente às 2.485 cidades de 2022, o que representa um crescimento de 55,7%. Na Bahia, o número de municípios que atingiram a cobertura vacinal superior à meta para esse imunizante subiu de 165, em 2022, para 311, em 2024. A alta também foi registrada na segunda dose da vacina, que passou de 26 para 201, ultrapassando a meta. O número de municípios que atingiram a meta para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) na Bahia também registrou crescimento, subindo de 68 em 2022 para 222 em 2024. Esse avanço acompanha o cenário nacional, que registrou um aumento de quase 93%, passando de 1.466 cidades em 2022 para 2.825 em 2024. Em novembro, o Ministério da Saúde substituiu a VOP, conhecida como gotinha, por uma dose de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) que é injetável, para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. A nova estratégia para uso do imunizante injetável é mais um passo para garantir que o Brasil se mantenha livre da poliomielite. O país está há 34 anos sem a doença, graças à vacinação em massa da população. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, reforçou a importância de levar a vacinação para áreas de difícil acesso. “Conseguimos vacinar mais pessoas em 2023 do que nos quatro anos anteriores, graças a um esforço conjunto e integrado. Chegar até as comunidades mais isoladas, por meio da Operação Gota, por exemplo, foi essencial para atingirmos essa meta e garantir a proteção de todas as crianças e comunidades”, afirmou.