Início Arquivo Setembro de 2024

Setembro de 2024

Encontramos 244 Notícias

Médico é condenado a 17 anos por homicídio e ocultação de cadáver em Feira de Santana

Médico é condenado a 17 anos por homicídio e ocultação de cadáver em Feira de Santana
Foto: Reprodução/AratuON

O Ministério Público da Bahia (MPBA) obteve a condenação do médico Geraldo Freitas de Carvalho Júnior, conhecido como “Juninho”, a 17 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado, pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver do colega Andrade Lopes Santana. O julgamento ocorreu nesta sexta-feira, dia 27, no Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana. A denúncia do MP da Bahia foi sustentada pelos promotores de Justiça Luciano Assis e Marina Neves, em sessão do Tribunal do Júri presidida pela juíza Márcia Simões Costa.  A defesa do médico entrou com recurso contra a decisão que será avaliado pela Justiça. O crime ocorreu em 24 de maio de 2021, quando o réu, após convidar a vítima para um passeio de jet ski no Rio Jacuípe, efetuou um disparo de arma de fogo contra a nuca dela. Na sequência, Geraldo ocultou o corpo, amarrando-o a uma corda com âncora e o deixando submerso no rio. O corpo só foi encontrado quatro dias depois, nas margens do Rio Jacuípe, próximo ao Bar Beira Rio, na Fazenda Xavante, no município de São Gonçalo dos Campos. A pena aplicada ao réu foi de 16 anos e 3 meses de reclusão pelo homicídio qualificado e 1 ano, 7 meses e 15 dias de reclusão e 30 dias-multa pela ocultação de cadáver. Durante o julgamento, foram ouvidas oito testemunhas, além do réu, que confessou o homicídio e negou a ocultação do cadáver.  A partir das provas e testemunhos apresentados pelo MPBA, os jurados reconheceram a materialidade e a autoria de ambos os crimes, considerando que Geraldo agiu com a intenção de matar e ocultar o cadáver. A sentença destaca a gravidade dos crimes, especialmente a forma brutal como o homicídio foi executado.

Livramento de Nossa Senhora liderou produção de maracujá em 2023 na Bahia

Livramento de Nossa Senhora liderou produção de maracujá em 2023 na Bahia
Foto: Sudoeste Total

De acordo com os últimos dados divulgados pela pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de fruticultura registrou um crescimento expressivo em 2023, impulsionado por uma série de fatores positivos na Bahia. O estado alcançou um novo patamar recorde na produção de frutas, gerando R$ 5,7 bilhões em 2023, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior. Essa performance coloca a Bahia como o terceiro maior produtor de frutas do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Pará. Impulsionada pela expansão da fruticultura, a economia de diversos municípios baianos foi revitalizada. A Mesorregião do Vale do São Francisco, o principal polo produtor do estado, registrou um crescimento de 29% no valor da produção, atingindo R$ 2,4 bilhão. Casa Nova também se destacou como produtor de manga, consolidando sua posição como o segundo maior município produtor da Bahia. A diversificação da produção impulsionou os resultados. A manga, principal fruta produzida no estado, apresentou um crescimento de 5,6% na produção e 61,9% no valor. Juazeiro e Casa Nova lideraram a produção e o valor gerado pela manga. O maracujá também contribuiu significativamente para os bons resultados, com a Bahia mantendo a liderança nacional na produção da fruta com um crescimento de 8,3%, em relação ao ano anterior, totalizando 253.857 toneladas. O valor gerado pela fruta aumentou 15,9%, chegando a R$ 545,6 milhões. Livramento de Nossa Senhora liderou a produção nacional de maracujá, com 44.395 toneladas, enquanto Ituaçu e Barra da Estiva dividiram a terceira posição com 30 mil toneladas cada. Além da manga e do maracujá, outras frutas como o mamão e o cacau também apresentaram um desempenho expressivo. A Bahia assumiu a liderança nacional na produção de mamão, com destaque para o município de São Félix do Coribe, com 354.525 toneladas. O município figura no como quinto maior produtor nacional, com 46.900 toneladas. Já o cacau lidera o ranking nacional na produção de amêndoa. Em 2023, a Bahia produziu 139.011 toneladas, ultrapassando o Pará. O valor da produção de cacau no estado aumentou 16,1%, chegando a R$ 2,4 bilhões. Com isso, ultrapassou o Pará, cuja produção foi de 138.471 toneladas, registrando queda de 5,2% em relação a 2022.

Lobo-guará vítima de incêndio florestal é resgatado pelo Inema em Formosa do Rio Preto

Lobo-guará vítima de incêndio florestal é resgatado pelo Inema em Formosa do Rio Preto
Foto: Thiago Jr/Inema

Conhecido por sua biodiversidade e lar de diversas espécies silvestres, o Cerrado baiano enfrenta uma situação crítica devido ao período dos incêndios na região Oeste, impactando diretamente a fauna local. Diante desse cenário, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem intensificado suas ações de resgate e gestão de fauna, reforçando o compromisso do Governo da Bahia com a conservação da biodiversidade e a proteção das espécies ameaçadas. Na última quinta-feira (26), a equipe técnica da Unidade Regional (UR) de Barreiras realizou um resgate de um filhote de lobo-guará em Coaceral, município de Formosa do Rio Preto, a 1.026 quilômetros de Salvador, após ser vítima das chamas. O animal, encontrado debilitado, com queimaduras graves nas patas e sinais de desidratação, foi imediatamente levado ao Parque Vida Cerrado, parceiro do Inema, que acolhe animais resgatados na região Oeste. Responsável pelo resgate, Danilo Cezar Souza, relatou a gravidade da situação. “Quando fizemos o resgate, ele estava muito debilitado, com as patas queimadas, indicando que tentou fugir das chamas, mas não conseguiu andar muito. Entramos em contato com o Parque Vida Cerrado, e agora ele está recebendo os cuidados necessários para sua recuperação”, explicou.

Lobo-guará vítima de incêndio florestal é resgatado pelo Inema em Formosa do Rio Preto
Foto: Thiago Jr/Inema

O lobo-guará, um símbolo do Cerrado, passou por atendimento veterinário no Parque Vida Cerrado, onde recebeu os cuidados da veterinária Paula Damasceno. “Recebemos esse animal, que é um machinho de aproximadamente quatro meses de vida, e ele chegou num estado muito grave, com as patinhas com queimadura de segundo grau e intoxicado, provavelmente por fumaça Estamos fazendo o máximo para recuperá-lo”. Paula afirma ainda que conseguiu estabilizar o animal desde o momento da chegada, mas o estado ainda é de risco. “Conseguimos estabilizar ele, estamos fazendo todo um tratamento para controle da dor, tratando das queimaduras, para controle da infecção. Agora ele está estável, mas ainda não está fora de risco. O tratamento leva muito tempo, mas a gente está torcendo para que ele responda bem e se recupere”, almeja a veterinária. Também está aos cuidados do Parque, um filhote de cachorro do mato, que apesar de não ter sido vítima de incêndios florestais, o animal também apresentava sinais de desidratação. O filhote foi encontrado por parceiros locais e resgatado pela UR no município de São Desidério. “Esse filhote foi perdido da mãe, suspeita-se de que a mãe tenha morrido, já que outros filhotes foram encontrados mortos também. Trouxemos esse animal para o Parque Vida Cerrado, para receber os primeiros cuidados. Assim que estiver condição, esse animal vai ser transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Pituaçu, em Salvador”, explicou o servidor da UR.

Ato simbólico marca reconhecimento da Festa de Cosme e Damião como Patrimônio Cultural da Bahia   

Ato simbólico marca reconhecimento da Festa de Cosme e Damião como Patrimônio Cultural da Bahia   
Foto: Fernando Barbosa/ Ascom IPAC

Na tarde desta sexta-feira (27), o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, entregou para a sociedade baiana, o título de reconhecimento do Caruru de São Cosme e São Damião da Bahia, como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O ato aconteceu durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconhecendo Memórias, realizado no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. No evento, ainda estavam presentes  Marcelo Lemos, diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), Táta Ricardo Tavares, presidente da Câmara de Patrimônio do Conselho de Cultura, além de outras autoridades. O decreto que oficializa a festa dos santos gêmeos como patrimônio cultural, foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta. Durante o ato simbólico, o secretário Bruno Monteiro falou sobre a importância de registrar um bem cultural. “Este é um dia histórico. Estamos aqui patrimonializando um bem afetivo dos baianos. E o Estado assume um compromisso com a salvaguarda desse bem para garantir que essas tradições sejam valorizadas e mantidas, para que não se percam na história e para que as futuras gerações tenham acesso. Temos o compromisso de inovar, buscar novos fazeres mas sem jamais esquecer de valorizar a nossa história, a nossa ancestralidade e tudo aquilo que nos trouxe até aqui”, disse.  

Suspeito de tráfico é detido com drogas em Macaúbas

Suspeito de tráfico é detido com drogas em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um suspeito de tráfico de drogas foi detido com entorpecentes nesta sexta-feira (27) na cidade de Macaúbas. O flagrante foi feito por policiais da 4ª CIPM por volta das 19h30 na Rua Frei Luiz Maria, Alto do Cruzeiro. A guarnição de serviço e a do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em rondas na cidade, avistou o indivíduo com fundada suspeita que, ao perceber a Guarnição, dispensou no chão uma sacola que continha drogas. Após a abordagem, o indivíduo informou possuir uma maior quantidade de entorpecentes em um terreno. Ao realizar uma busca no local indicado foi encontrado   substâncias análogas a cocaína e maconha dinheiro e uma balança de precisão. O indivíduo foi encaminhado para a delegacia de Ibotirama junto com os materiais encontrados.

PMs da 4ª CIPM participam de curso de navegação aquática ministrado pela Marinha em Ibotirama

PMs da 4ª CIPM participam de curso de navegação aquática ministrado pela Marinha em Ibotirama
Foto: Divulgação

Dois policiais da 4ª CIPM concluíram o curso ETSP 5, ministrado pela Marinha do Brasil em Ibotirama. O curso contou com a participação de trinta integrantes de diversas unidades da PM-BA, como a 28ª CIPM, Rondesp Meio Oeste, CIPE Cerrado e CIPE Semiárido. O objetivo do curso foi habilitar os participantes para navegação em águas interiores em todo o território nacional, utilizando embarcações de até 6 metros, além da condução de moto aquática.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 32 milhões neste sábado (28)

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 32 milhões neste sábado (28)
Foto: Sudoeste Total

Neste sábado (28), a Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 32 milhões no concurso 2.780. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 182,8 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. Uma aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Siena roubado em Vitória da Conquista é recuperado pela PRF em Barreiras

Siena roubado em Vitória da Conquista é recuperado pela PRF em Barreiras
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo com registro de roubo na noite de segunda-feira (26). A ocorrência se deu durante uma fiscalização na BR-242, próximo ao KM 800, em Barreiras, oeste baiano. Por volta das 18h10, uma equipe da PRF abordou um Fiat Siena para uma fiscalização de rotina. Ao consultar os sistemas, os policiais constataram que o veículo possuía um registro de roubo datado de 03 de setembro de 2024, na cidade de Vitória da Conquista. Diante da descoberta, o condutor foi detido e conduzido, juntamente com o veículo recuperado, para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, onde foi autuado em flagrante pelo crime de receptação.

PRF apreende grande quantidade de eletrônicos e bebidas sem nota fiscal em Feira de Santana

PRF apreende grande quantidade de eletrônicos e bebidas sem nota fiscal em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Durante a Operação Cão de Faro V, realizada na última terça-feira (26) na BR-116, em Feira de Santana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um caminhão Volvo transportando mais de 500 itens sem nota fiscal. A carga incluía celulares de última geração, tablets, notebooks, perfumes e bebidas alcoólicas, todos sem a devida documentação. O motorista inicialmente alegou desconhecer o conteúdo transportado, mas após uma inspeção detalhada, a equipe da PRF constatou que o manifesto apresentado não correspondia aos produtos encontrados. Confrontado com as evidências, o condutor admitiu ter carregado pessoalmente o caminhão em troca de um valor extra no frete. Entre os itens apreendidos estavam mais de 200 celulares, como iPhones 15 Pro Max e Redmi Notes, além de perfumes de marcas internacionais e 60 garrafas de bebidas alcoólicas, incluindo o whisky Royal Salute 21 anos. O motorista foi preso por descaminho e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, onde a Receita Federal dará continuidade às investigações para identificar a origem da carga e os responsáveis pelo crime.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Conquista e mais duas cidades da Bahia por conta da estiagem

Governo Federal reconhece situação de emergência em Conquista e mais duas cidades da Bahia por conta da estiagem
Foto: Sudoeste Total

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (27), a situação de emergência por conta da estiagem em Vitória da Conquista, Santa Brígida e Oliveira dos Brejinhos. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Bombeiros extinguem incêndios florestais em Barreiras, Sobradinho, Campo Formoso, Bom Jesus da Lapa e Correntina

Bombeiros extinguem incêndios florestais em Barreiras, Sobradinho, Campo Formoso, Bom Jesus da Lapa e Correntina
Foto: Divulgação/CBM-BA

Nesta quinta-feira (26), equipes de bombeiros militares empregados na Operação Florestal 2024 extinguiram incêndios nas cidades de Barreiras, Sobradinho, Campo Formoso, Bom Jesus da Lapa e Correntina. Outras guarnições seguem combatendo incêndios florestais nos municípios de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães, Barra, Buritirama, Pilão Arcado, Cocos, Rio de Contas e Vitória da Conquista. Atualmente estão empregados cerca de 225 bombeiros militares dedicados exclusivamente ao serviço desempenhado nas Bases Florestais. 547 incêndios já foram combatidos. Os bombeiros também ja realizaram 1268 orientações preventivas e 67 municípios atendidos.

Meliantes armados assaltam morador e levam motocicleta na zona rural de Dom Basílio

Meliantes armados assaltam morador e levam motocicleta na zona rural de Dom Basílio
Foto: Reprodução/Redes sociais

Dois assaltantes renderam um morador e levaram uma motocicleta da vítima na zona rural de Dom Basílio. O caso aconteceu por volta das 10h desta sexta-feira (27) em uma estrada vicinal próxima da comunidade de Salobo. Uma filha da vítima, relatou à Rádio Portal Sudoeste que o pai voltava de Brumado, onde trabalha, quando foi rendido pela dupla na estrada vicinal. Em seguida, com a arma em punho, os meliantes derrubaram a vítima no chão e agrediram com chutes. A dupla fugiu em seguida levando a motocicleta CG Titan – Placa JRI 8336, de cor preta. A família mora próximo à comunidade de Várzea Funda. A vítima registrou um boletim de ocorrência na tarde desta sexta-feira (27) na delegacia de Livramento de Nossa Senhora e está oferecendo uma recompensa para quem tiver alguma informação a respeito do veículo. A Polícia Civil segue acompanhando o caso.

Caminhão da Coelba cai em ribanceira na BA-148, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas

Caminhão da Coelba cai em ribanceira na BA-148, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Um caminhão pertencente a Neoegergia Coelba caiu em uma ribanceira na BA-148, entres os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, nesta sexta-feira (27). De acordo com a 46ª CIPM, o acidente aconteceu por volta das 11h20 na localidade conhecida como Serra das Almas. No local, O condutor informou aos militares que estava bem e que o veículo teria apresentado falha mecânica nos freios, ocasionando a perda do controle da direção, descendo em seguida a ribanceira. O condutor foi orientado pela PM no local sobre os procedimentos a serem adotados legalmente.

Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas em Livramento de Nossa Senhora

Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma colisão registrada no início da manhã desta sexta-feira (27) deixou duas mulheres feridas em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a Rádio Portal Sudoeste, o acidente aconteceu na Rua José Maria Tanajura, próximo ao Colégio Estadual João Vilas Boas. As vítimas, que não foram identificadas até o momento, são duas mulheres que ocupavam a motocicleta. Elas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com ferimentos nos membros inferiores até a UPA 24h do município. Não há informações atualizadas sobre os seus respectivos quadros de saúde, contudo, uma das pacientes será transferida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre como ocorreu a colisão. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia Territorial local e a Polícia Civil deverá seguir acompanhando o caso.

Bahia apresenta maiores reduções de mortes violentas em 12 anos, diz SSP

Bahia apresenta maiores reduções de mortes violentas em 12 anos, diz SSP
Foto: Alberto Maraux/SSP

Os meses de maio, junho, julho e agosto de 2024 tiveram os menores índices de mortes violentas na Bahia de toda a série histórica das estatísticas. Comparando os dados que são consolidados mensalmente, desde o ano de 2012, o estado apresenta reduções expressivas e chegou ao menor patamar de cada um dos meses em mais de uma década. Em relação ao mesmo período de 2023 (janeiro a agosto), a diminuição de mortes violentas no estado é de 15,6%. Somente este ano, já foram encontrados 80 líderes de facções e 55 fuzis apreendidos. O total de armas retiradas de circulação pelas polícias é de quase quatro mil, com uma média de 16 armas apreendidas por dia. Além das armas, até o final de agosto a SSP contabilizou a apreensão de 6,8 toneladas de drogas, desarticulando ainda 15 laboratórios de produção de entorpecentes. As reduções nas estatísticas em 2024 não se restringem às mortes violentas. Os roubos a ônibus diminuíram 34% na comparação com os oito primeiros meses de 2023, e no mesmo período a redução de roubos de veículos no estado foi de 16%. Os ataques a bancos têm a maior redução do período, com queda de 75%.

Polícia Federal desarticula organização que traficava mulheres

Polícia Federal desarticula organização que traficava mulheres
Foto: Divulgação/PF

Organização criminosa voltada ao tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro foi desarticulada, nesta quinta-feira (26), na Operação Rapax, da Polícia Federal (PF). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Os agentes também bloquearam valores e carteiras de criptomoedas, que podem chegar a R$ 26 milhões, e impuseram medidas cautelares de prisão aos investigados. Os agentes federais descobriram uma organização criminosa sediada no Brasil e em países europeus, como a Croácia e Bélgica, que atuava no agenciamento, aliciamento e recrutamento de mulheres brasileiras para exploração sexual e submissão ao trabalho forçado na Europa. As ações desta quinta-feira (26) ocorreram em São Paulo (SP), em Goiás (GO), no Paraná (PR) e em Mato Grosso do Sul (MS) e são resultado de uma complexa investigação da PF, com a colaboração da Europol e das polícias da Bélgica e da Croácia. A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, Marina Bernardes, explica que o tráfico de pessoas é um crime complexo, caracterizado por agenciar e recrutar pessoas por meio de fraude, enganação e abuso da situação de vulnerabilidade. Esse crime tem diversas finalidades, entre elas, a exploração sexual. “Além disso, é um fenômeno que reflete uma violência baseada em gênero, uma vez que, nesses casos de exploração sexual, mulheres e meninas estão entre as mais vulneráveis. Na Operação Rapax, o crime é transnacional e requer efetiva cooperação com outros países para seu enfrentamento”, disse.

Taxa de desocupação recua para 6,6% e população ocupada bate novo recorde, diz IBGE

Taxa de desocupação recua para 6,6% e população ocupada bate novo recorde, diz IBGE
Foto: Helena Pontes

A taxa de desocupação caiu para 6,6% no trimestre de junho a agosto de 2024, recuando 0,5 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre de março a maio de 2024 (7,1%) e caindo 1,2 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2023 (7,8%). Essa foi a menor taxa para um trimestre encerrado em agosto na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE, iniciada em 2012. A população desocupada caiu para 7,3 milhões, o menor número de pessoas procurando trabalho desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. Esse contingente mostrou reduções significativas nas duas comparações: no trimestre, a população desocupada diminuiu -6,5%, o que significa menos 502 mil pessoas buscando trabalho. Frente ao mesmo trimestre móvel de 2023, a redução foi mais intensa, -13,4%, ou menos 1,1 milhão de pessoas em busca de uma ocupação. O número total de trabalhadores do Brasil bateu novo recorde, chegando a 102,5 milhões. Na comparação trimestral, a população ocupada do país cresceu 1,2%, ganhando mais 1,2 milhão de trabalhadores. Frente ao mesmo trimestre móvel do ano passado, esse contingente cresceu 2,9%, o equivalente a mais 2,9 milhões de pessoas. Os empregados do setor privado chegaram a 52,9 milhões, maior contingente da série. Num trimestre, a ocupação do setor cresceu 1,7%, o que equivale a mais 882 mil postos de trabalho. Na comparação anual, a alta foi de 4,9%, ou 2,5 milhões de trabalhadores a mais no setor. Mais uma vez, o setor privado teve recordes no número de empregados com carteira de trabalho assinada (38,6 milhões) e no contingente dos sem carteira de trabalho (13,2 milhões). No trimestre, o Comércio foi grupamento de atividade que impulsionou a ocupação, com alta de 1,9% no trimestre, ou mais 368 mil novos trabalhadores para a população ocupada do país. O setor está com seu maior contingente na série histórica da PNAD Contínua: 19,5 milhões de trabalhadores. Os demais grupamentos de atividade não tiveram variações significativas na comparação trimestral. Os empregados do setor público chegaram ao recorde de 12,8 milhões, com altas de 1,8% (mais 221 mil pessoas) no trimestre e de 4,3% (mais 523 mil pessoas) no ano. Essa alta vem sendo puxada pelo grupo dos servidores sem carteira assinada, que cresceu 4,5% no trimestre e 6,6% no ano, enquanto o grupo dos militares e servidores estatutários, que precisam ser aprovados em concursos públicos, ficou estável nas duas comparações.

PM apreende 16 armas de fogo na Bahia durante 7ª edição nacional da Operação Força Total

PM apreende 16 armas de fogo na Bahia durante 7ª edição nacional da Operação Força Total
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Polícia Militar da Bahia (PM) participou, desde o primeiro minuto de quinta-feira (26), da 7ª edição nacional da Operação Força Total, que envolveu todas as polícias militares do Brasil em ações direcionadas ao reforço da segurança no território brasileiro. As ações de intensificação do patrulhamento, através da presença maciça de PM de todas as unidades da PMBA, ocorreram em todos os 417 municípios baianos. O emprego dos militares se deu de acordo com um cuidadoso planejamento que levou em consideração as particularidades de cada região do estado. Na Bahia, 16 armas de fogo foram apreendidas, 36 pessoas foram presas em flagrante, seis veículos com restrição de furto/roubo foram recuperados, 14 foragidos da justiça foram localizados e seis adolescentes foram conduzidos às autoridades competentes por envolvimento em atos infracionais. “Com a 7ª edição nacional da Operação Força Total, as polícias militares levam a todo o Brasil uma estratégia que foi implementada na Bahia e que se reverte em positivos frutos, com expressivas apreensões de armas e outros materiais ilícitos, além da localização de foragidos da justiça”, disse o coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da corporação.

PRE apreende carga ilegal de cigarros em Santa Maria da Vitória

PRE apreende carga ilegal de cigarros em Santa Maria da Vitória
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) Barreiras, durante a Operação Força Total, apreenderam 1.200 caixas de cigarro, com 60 mil maços, totalizando 60 milhões de unidades do produto, que estava sendo transportadas em um veículo e não possuíam nota fiscal, no entroncamento da BA-583 com a BR-349, nas proximidades do Povoado de Mucambo, em Santa Maria da Vitória, na tarde de quinta-feira (26). A equipe realizava um ponto de fiscalização de trânsito na região, quando abordou o veículo e constatou o transporte ilegal do material, avaliado em quase 4 milhões de reais, que estava sem documentação. O condutor, que foi detido, o veículo e todo o produto apreendido foram apresentados à delegacia do município, onde a ocorrência foi registrada.

Cinco traficantes morrem em confronto com a PM em Santo Amaro

Cinco traficantes morrem em confronto com a PM em Santo Amaro
Foto: Divulgação/SSP-BA

Em mais uma ação de combate ao crime organizado, a Polícia Militar, através da 20ª CIPM, interceptou na madrugada desta sexta-feira (27), um bonde de traficantes na cidade de Santo Amaro. O grupo se preparava para atacar traficantes de facção rival e chegaram a postar fotos e vídeos com armas nas redes sociais. O flagrante aconteceu na região do bairro do Polivalente. Cinco traficantes reagiram à chegada da Polícia e ficaram feridos durante confronto. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Armas e munições foram apreendidas. Equipes da 20ª CIPM seguem na região fazendo buscas, pois o grupo criminoso era formado por aproximadamente 20 homens armados.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.