Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/07/2024 - 20:40
Policiais rodoviários federais flagraram no sábado (13) um caminhoneiro que transportava 20 comprimidos de rebite, substância usada para inibição do sono. O flagrante ocorreu na BR-116, em Jequié, na Bahia. Durante um comando de segurança viária, um caminhão carregado com abacate. Ao inspecionar o tacógrafo, que registra a velocidade e tempo de direção do veículo, a equipe observou que o disco do equipamento estava vencido. Os Policiais perguntaram ao motorista se ele portava alguma droga para se manter acordado e o homem apresentou cartelas de um "rebite" sem registro na Anvisa, totalizando 20 comprimidos. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o condutor se comprometeu a comparecer para responder em juízo, quando intimado para responder por sua conduta de acordo com o que prevê no art. 28 da Lei 11.343/2006.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/07/2024 - 20:40
Uma caminhonete furtada foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR- 242, região oeste da Bahia. O veículo estava com uma placa clonada de outro veículo da mesma marca e modelo. O caso aconteceu em Ibotirama, na tarde de sábado, 13 de julho. Por volta das 17h30, os policiais faziam uma fiscalização na altura do Km 582, quando resolveram abordar um Fiat/Strada, emplacado em Minas Gerais. Na condução do veículo estava um homem de 46 anos que reside na cidade baiana de Macaúbas. Durante uma vistoria mais detalhada na caminhonete, os Policiais constataram sinais de adulteração no chassi e no motor e logo depois chegaram na identificação original do carro. O veículo havia sido furtado em Divinópolis (MG). Ao ser questionado sobre o carro com queixa de crime, o condutor disse que negociou o veículo pelo valor de R$ 70 mil. O homem foi levado, junto com o carro, para a Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e o flagrante realizado pelo crime de receptação (art. 180 CP).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/07/2024 - 20:40
Duas embarcações foram apreendidas no município de Jaguaripe, a 59 quilômetros de Salvador, durante operação realizada na Baía de Todos os Santos para combater a prática ilegal da pesca com explosivos. Ação coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em conjunto com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), aconteceu entre os dias 10 e 13 de julho. “O uso de explosivos não apenas provoca a morte de diversas espécies de fauna e flora marinha, mas também compromete a cadeia alimentar e causa perturbações significativas nos habitats afetados”, explicou Paulo Requião, técnico de fiscalização do Inema. Além dos danos ambientais, essa prática coloca em risco a vida de pescadores, banhistas e mergulhadores, podendo causar acidentes fatais. A operação, além de fiscalizadora, tem um cunho educativo, que visa informar e conscientizar as comunidades de pescadores sobre as épocas de defeso, períodos em que a pesca de determinadas espécies é proibida para garantir sua reprodução e sustentabilidade, e sobre as consequências trazidas pela pesca predatória e com uso de explosivos. Durante o período que esteve em campo, a equipe do Inema também distribuiu exemplares do calendário do defeso das espécies marinhas nas secretarias de meio ambiente dos municípios de Nazaré, Salinas da Margarida e Saubara, além de realizar a entrega diretamente na colônia de pesca de Jaguaripe.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/07/2024 - 20:52
Policiais militares do 19º BPM prenderam um indivíduo, suspeito de tráfico de drogas, no final da tarde de sábado (13), em Jequié. Os PMs receberam uma denúncia de comercialização de entorpecentes na localidade conhecida como Curral Novo. Ao chegarem, os PMs identificaram um suspeito, que tentou fugir, mas foi alcançado. Com ele, foram encontrados três tabletes de cocaína e uma sacola com porções da droga, além de um tablete de crack. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para o registro da ocorrência junto à 9ª Coorpin.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/07/2024 - 20:52
Por volta das 17h30 deste domingo (14), em rápida resposta e após o compartilhamento de informações entre as inteligências da Delegacia de Homicídio de Proteção à Pessoa (DHPP) e da 77ª CIPM, guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) empreenderam diligências e conseguiram localizar, no bairro Ibirapuera, o autor de uma tentativa de homicídio, praticada na madrugada deste domingo, por volta das 05h30, em um posto de gasolina na Av. Juracy Magalhães, em Vitória da Conquista. Durante a abordagem, o suspeito, de 31 anos, admitiu o crime e informou que atirou na vítima, um homem de 25 anos por ciúmes, pois a vítima estaria com sua ex-namorada. Acrescentou, ainda, que após disparar, ficou com medo e jogou a arma de fogo em uma rua abandonada. Apesar dos esforços, o instrumento do crime não foi encontrado. O autor, que já havia sido preso, há cerca de dois anos, por tráfico, foi apresentado no DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/07/2024 - 20:52
Jovens pesquisadores do Centro Territorial de Educação Profissional de Araci desenvolveram diversos produtos utilizando os princípios ativos da planta sisal: um larvicida, um inseticida e um repelente. O projeto foi elaborado como uma provável alternativa natural e eficaz no combate às arboviroses, explica Taiala de Jesus, estudante pesquisadora. “A crescente resistência dos mosquitos aos inseticidas químicos tradicionais e os impactos ambientais associados ao uso desses produtos químicos motivaram a busca por soluções sustentáveis. Outra questão é que a Agave Sisalana, conhecida como sisal, apesar de ser uma planta utilizada em diversas aplicações, não tem o resíduo líquido devidamente aproveitado. Por isso, nossa proposta é usar esse extrato como principal componente”, conta. As propriedades bioativas do fluido do sisal tem características antimicrobiana e antifúngica que ajudam a exterminar e inibir o crescimento de larvas e insetos. “Ao interferir no sistema biológico dos bichos, o líquido do sisal dificulta a sobrevivência e reprodução dos transmissores. Além disso, para os mosquitos, o odor e o sabor do extrato são tão desagradáveis que os mantêm afastados das plantações”, explica. Segundo a estudante, este é um projeto totalmente sustentável, pois além de ser desenvolvido a partir do reaproveitamento de resíduos, o produto contém apenas substâncias naturais, o que facilita a fabricação e oferece uma possibilidade de renda para os trabalhadores rurais. Atualmente em andamento, o projeto, que integra o programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, conta com a orientação de Pachiele da Silva. A equipe também é composta pelos estudantes Fellipe Ramos, Nícolas Pimentel, Isabel Oliveira e Sarah Cruz.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/07/2024 - 20:51
Uma moradora teve ferimentos em uma das pernas após ser atacada por um cão de rua em Livramento de Nossa Senhora na noite deste domingo (14). O caso aconteceu por volta da 23h nas imediações da Rodoviária do município enquanto a vítima passava pelo local com sua motocicleta. A vítima, Juliana Santos, relatou à Rádio Portal Sudoeste que, após o ataque, procurou a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) para receber atendimento médico. “Eram uns 4 ou 5 cachorros. Eu dei a volta, mas na volta eles me atacaram novamente. Porque eu fui buscar um lanche e não tinha outro lugar pra passar na volta. Estava com minha filha de 12 anos na moto, que inclusive é especial. Na UPA tomei a vacina antirrábica, Profenid, um antibiótico com soro, além de medicamentos para casa”, contou. Juliana disse também que saiu da unidade de saúde por volta das 2h da madrugada. “Na hora minha pressão subiu acredito que por conta do susto. Estou de repouso, porque quando faço esforço minha perna sangra. Tenho dois cachorros em casa, um menor e outro maior, amo animais, mas estou com trauma de cachorro”, completou. Ainda conforme Juliana, seu gasto com medicamentos, após o atendimento médico, chegou a mais de R$ 100,00. Não é a primeira vez que ataques deste tipo ocorrem na cidade. Diante da situação, os munícipes temem que algo pior aconteça e têm pedido providências por parte do poder público.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/07/2024 - 20:51
Policiais da Delegacia Territorial efetuaram a prisão em flagrante de uma mulher, de 45 anos, no domingo (14), acusada da morte do seu filho, de dois meses, em Teixeira de Freitas. O bebê foi deixado sozinho em casa no bairro Tancredo Neves. A recém-nascida foi encontrada pela mãe, morta, na manhã de sábado (13). Ela comunicou à Polícia Civil que havia deixado o bebê sozinho por quinze minutos, enquanto foi à casa da vizinha pedir um sabão em pó emprestado. As diligências investigativas apontaram, no entanto, que a mãe teria saído para fazer uso de bebidas alcoólicas, levando consigo duas outras crianças, de seis e oito anos, e, ao retornar, encontrou o bebê morto. Vizinhos ouviram a criança chorar na ausência da mãe e chegaram a acioná-la para cuidar do bebê. A mulher, que foi presa em flagrante, realizou exames de lesão corporal e está à disposição da Justiça. Laudos periciais irão apontar a causa da morte da criança. A mãe irá responder pelos crimes de abandono de incapaz com resultado morte, cuja pena prevista é de quatro a doze anos de reclusão.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 15/07/2024 - 20:50
Uma "bola de fogo" cruzou o céu de cidades de Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraíba e Bahia, na madrugada do último sábado (13), por volta de 0h10. O clarão durou poucos segundos e foi registrado por câmeras de segurança e pela população. A pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Andrea Sander explica que esse fenômeno acontece quando essas partículas sólidas entram na Terra com grande velocidade e se tornam incandescentes à medida que vão atravessando as camadas atmosféricas, devido ao atrito. “É bastante comum esses corpos não chegarem sólidos até a superfície. Eles realmente queimam completamente na atmosfera. Agora, determinar se esse corpo que entrou na atmosfera sobre o Piauí é um meteoro ou um meteorito só será possível caso se encontre o meteorito no local. Aí ele muda de meteoro para meteorito”, destacou. Sander também informou que a população não corre nenhum risco com esse tipo de fenômeno, pois os meteoros são destruídos na atmosfera. E acidentes com meteoritos, que é quando esses meteoros atingem a superfície terrestre, são muito raros. “O clarão do céu no Piauí, até esse momento, é um meteoro”, disse.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/07/2024 - 12:34
Nenhum apostador acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.748 na noite deste sábado (13) em São Paulo (SP). Com isso, o prêmio acumulou e foi a R$ 21 milhões. As dezenas sorteadas foram: 19, 32, 43, 46, 50 e 52. De acordo com a Caixa, 41 apostas acertaram a quina. Cada uma levará R$ 80.512,78. Outras 2.911 apostas acertaram a quadra que pagará individualmente R$ 1.619,97. O próximo sorteio acontece na terça-feira (16). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/07/2024 - 12:24
Ao menos três pessoas ficaram feridas neste sábado (13) após um carro modelo Fox sair da pista e invadir uma lanchonete na BA-262, trecho entre Vitória da Conquista e Anagé, região sudoeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 14h30. Segundo a PRE, a condutora, de 57 anos, perdeu o controle da direção em uma ultrapassagem. Em seguida o veículo chocou-se contra o estabelecimento comercial. Os feridos são duas passageiras do veículo, uma de 56 anos e uma de 16, e uma funcionária da lanchonete de 20 anos. A condutora não teve ferimentos. As outras três mulheres que precisaram de atendimento médico, foram socorridas com ferimentos leves e encaminhadas ao Hospital de Base de Vitória da Conquista. A Polícia Civil deverá investigar o caso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/07/2024 - 20:14
Brigadistas da GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas), sob orientação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), realizaram a captura de quatro jibóias na última sexta-feira (12) no projeto irrigado do Brumado em Livramento de Nossa Senhora. Após a captura, os répteis conhecidos como jibóia arco-íris, foram encaminhados para a Sede do GASA onde passaram por triagem. As cobras têm cumprimentos de 1,52 metros, 1 e 60, 1 e 40 e 1,27. A soltura aconteceu neste domingo (14), entretanto, o local não foi informado por questão de segurança, para garantir que as cobras não sejam recapturadas por populares devido ao seu alto valor comercial. De acordo com o Presidente da GASA, Carlos Bananinha, cada animal deste tipo, com vendedores autorizados no mercado, é comercializado por até R$ 4 mil. “É um animal belíssimo. Recebe o nome de arco-íris justamente porque quando exposto ao sol aparenta ter as cores do arco-íris”, detalhou Bananinha.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/07/2024 - 15:42
O preço das carnes está em queda. No acumulado dos últimos seis meses, a inflação das carnes frescas é negativa em 2,89%, ou seja, a carne está 2,89% mais barata na comparação com o final de 2023. As informações são da Agência GOV. Se comparada a maio de 2023, a redução de preço acumulada em 12 meses é ainda maior: -6,48%. No mês de junho deste ano, a queda foi de 0,47% em relação a maio. Os dados fazem parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC-A), pesquisa que cobre as áreas urbanas do país e mede os reflexos da inflação para o orçamento de famílias que têm renda de um a 40 salários mínimos. Os resultados foram divulgados na última quarta-feira (10) pelo IBGE. Em junho, o preço dos pescados caiu 0,80% no Brasil. No item bebidas, os preços não estão negativos, mas, em junho, a inflação ficou sob controle. No grupo “bebidas e infusões” - designação usada pelo IBGE – o índice em junho foi de 0,67%. No acumulado dos seis meses, o índice é de 6,09% e, de junho de 2023 até junho deste ano, um pouco menor, 5,74%. Neste caso vale, por mais de um motivo, beber com moderação. Entre as cidades que registraram queda na inflação das carnes frescas em junho deste ano, o melhor resultado foi o de Belém, com (-)2,69%. Nos seis meses deste ano, a campeã foi Rio de Janeiro, com (-)5,11. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a maior queda se deu em Salvador, com (-)10,83%.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/07/2024 - 15:35
Neste sábado (13), a Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 15 milhões no concurso 2.748. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixano YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá R$ 88,8 mil no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking, para clientes do banco. O valor de uma aposta simples é de R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/07/2024 - 15:31
Bombeiros militares do 20º Batalhão socorreram um adolescente que ficou com um anel preso a um dos dedos nesta sexta-feira (12), em Bom Jesus da Lapa. A ocorrência foi atendida em um colégio do município por volta das 9h, quando o Cicom acionou o Batalhão. A equipe utilizou uma microrretífica para retirar o acessório. Após o procedimento, como não houve necessidade de atendimento médico, a vítima voltou às suas atividades normais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/07/2024 - 15:25
A Vara Cível da comarca de Cândido Sales condenou, a pedido do Ministério Público estadual, um homem por danos ambientais em razão do recebimento e armazenamento de carvão ilegal. O réu Ali dos Santos Hussein terá que pagar o valor de R$ 9,6 mil, que será destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente indicado pelo MP, para educação ambiental e projetos ambientais. Consta na ação que, no dia 16 de outubro de 2009, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) compareceram a uma empacotadora de carvão, à qual o réu é vinculado, e encontraram um total de 32 metros cúbicos de carvão vegetal nativo, o que equivale a 320 sacos, em depósito no pátio da empresa. De acordo com a promotora de Justiça Karina Cherubini, autora da ação, o comércio em questão não possuía a autorização do órgão ambiental, dada sob a forma de Documento de Origem Florestal (DOF), o que constitui infração ambiental.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/07/2024 - 21:20
Uma motocicleta roubada foi localizada por policiais militares do 19º Batalhão nesta quinta-feira (11) em Jequié. Policiais Militares realizavam patrulhamento de rotina no Centro Industrial, quando receberam informações que dois indivíduos estariam trafegando pelas vias do centro, a bordo de uma motocicleta, que teria sido tomada de assaltado dias atrás. Foi realizada ronda nas imediações, e o veículo foi localizado em matagal. A moto foi encaminhada e apresentada à 9ª Coorpin para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/07/2024 - 21:10
A Polícia Civil da Bahia localizou, nesta sexta-feira (12), o autor da morte de Ramon de Sousa Rocha, de 18 anos, ocorrido no último dia 7, em Vitória da Conquista. O adolescente teve o mandado de busca e apreensão cumprido na Delegacia de Homicídios daquele município, como parte da Operação Circumdare, deflagrada no início da manhã. De acordo com as investigações, o garoto, de 16 anos, atingiu Ramon com golpes de arma branca dentro de uma casa de shows no bairro Jurema. Depois de passar pelos exames de lesões corporais de praxe, ele será encaminhado para a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória da Conquista. Outros dois mandados de prisão foram cumpridos nesta manhã, nos bairros Cidade Modelo e Jatobá. Os alvos são suspeitos de envolvimento em homicídios ocorridos na região. Cinquenta policiais participam das diligências, que contam com o apoio de equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/07/2024 - 21:00
A BMG Energia, representada pelo diretor executivo, Cláudio Semprine, pelo diretor de novos negócios, Caio David, e pelo diretor de relações institucionais do Grupo BMG, Jair Palma, apresentou proposta de criação de hub de geração de energia renovável no sudoeste baiano. A apresentação ocorreu durante uma reunião com o secretário da pasta, Angelo Almeida, na quinta-feira (11). Os representantes da companhia, pertencente ao Grupo BMG, explicaram que a geração de energia renovável utilizará tecnologia fotovoltaica, com armazenamento em banco de baterias para a produção de hidrogênio verde, direcionada à fabricação de fertilizantes sustentáveis. O projeto abrangerá três municípios: Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto e Iuiu. “A Bahia tem energia limpa, abundante, segura e barata e isso faz o estado atrair investimentos renováveis. Temos a oportunidade ímpar de fazer parte do processo de neoindustrialização. Cada vez que somos procurados por empresários com firme propósito de investir aqui, confirmamos que estamos no caminho certo, seguindo o projeto do governador Jerônimo de alavancar a economia e renda de todo o estado, contribuindo para o bem-estar do planeta”, diz Angelo Almeida. Segundo o diretor de novos negócios do BMG Energia, Caio David, a escolha da Bahia vem de um contexto histórico. “A área pertence ao Grupo BMG, que já operou nela com diversas grandes culturas do estado, exceto o cacau. Já cultivamos milho, algodão, grãos e atuamos na pecuária. Isso evidencia nossa proximidade e aptidão para o desenvolvimento de negócios ao longo da história. Estamos falando de mais de 40 anos de relacionamento do Grupo BMG com o estado, o que demonstra uma sinergia e um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios. Viemos buscar apoio institucional e saímos com uma proposta de assinatura de um memorando de entendimentos”, afirma.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/07/2024 - 22:48
Dois indivíduos foram detidos com 200 gramas de um material análogo à maconha nesta quinta-feira (11) na BA-148, em Livramento de Nossa Senhora. O flagrante aconteceu por volta das 11h30 próximo da comunidade dos Patos. Durante rondas pelo Bairro Piçarrão, a PM avistou um táxi branco em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura policial, o motorista e o passageiro tentaram se evadir por uma estrada vicinal, mas foram interceptados. Durante a busca pessoal e veicular, no porta-malas do veículo, foi encontrada os 200 gramas da substância. Também foram localizados dois celulares e R$ 418 em espécie. A dupla foi conduzida junto com o material à Delegacia de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.