Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/07/2024 - 21:40
Em Cordeiros, no Sudoeste Baiano, a ampliação do mercado municipal gerou mais renda e dinamização da economia local. A consumidora Anisete Jardim analisa a qualidade dos produtos vendidos em Cordeiros. “Hoje, a gente vai amadurecendo e priorizando a saúde. Com isso, comecei a procurar alimentos mais saudáveis e de qualidade e encontrei-os aqui na nova feira de Cordeiros, produzido pelos nossos moradores da região”, afirma. O vice-prefeito de Cordeiros, Renivaldo Francisco de Sousa, define a ampliação do equipamento como um avanço para toda a região. “A nova cobertura melhorou as condições de comercialização da agricultura familiar, melhorando assim a renda e a qualidade de higiene da alimentação que é comercializada. Foi muito importante para a economia do município”, finalizou. A agricultora familiar Vanilse Silva é uma das beneficiárias do novo equipamento e comenta os benefícios da mudança. “Aqui eu vendo frango abatido, feijão verde, feijão seco e, com a cobertura, ficou muito melhor vender. Está muito mais confortável com a cobertura, porque os produtos não pegam mais sol nem chuva”, disse Vanilse.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/07/2024 - 21:30
A 46ª CIPM com sede em Livramento de Nossa Senhora divulgou nesta terça-feira (9) o balanço da 27ª edição da Operação Força Total realizada pela Companhia nos municípios de sua responsabilidade. De acordo com a Companhia, foram abordadas 641 pessoas, 158 carros e 186 motocicletas. Foram autuados 16 veículos e outros 7 apreendidos. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e um mandado de prisão cumprido. “Essas ações são fundamentais para a manutenção da ordem pública e a prevenção de crimes, garantindo a segurança e a tranquilidade da nossa comunidade. A 46ª CIPM reafirma seu compromisso com a proteção e o bem-estar dos moradores de Livramento de Nossa Senhora e região. Continuamos firmes em nossa missão de promover um ambiente seguro para todos. Agradecemos a colaboração da população e seguimos juntos na construção de uma sociedade mais segura”, informou a Unidade de Polícia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/07/2024 - 21:20
“Eu acho que é praticidade ter um único documento universal. A gente pode sair de casa só com ele, já é o suficiente. E de graça, a melhor parte”. É desta forma que a esteticista Márcia Lopes comemora a retirada da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). É que com o lançamento, nesta terça-feira (9), do novo sistema de identificação, a Bahia está apta para emitir a CIN. O ato aconteceu no posto SAC do Terminal de Pituaçu, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. “O papel fundamental dessa documentação é a cidadania. As pessoas terem seu documento, se sentirem cidadã ou cidadão baiano, brasileiro. Ver esse documento no bolso, na carteira, por exemplo, me dá muito orgulho. Ali eu sou gente, o Estado me reconhece, ali o Estado me viu”, considerou o governador. A primeira via do documento é gratuita para todos os cidadãos. A solicitação deve ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br. Já a emissão será realizada, inicialmente, nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping. A previsão é que as demais unidades da rede, distribuídas em Salvador e no interior do estado, passem a emitir a CIN em breve. Com o novo documento, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) passa a ser o único número de identificação, unificando o registro em todo o Brasil. O objetivo é eliminar a duplicidade e reduzir as possibilidades de fraudes. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), é o responsável pela emissão da nova identidade na Bahia. Para a emissão da nova identidade é exigida apenas a certidão de nascimento ou casamento. Outro elemento de segurança será o QR Code para verificação da autenticidade e se foi extraviado ou roubado, conferindo maior proteção aos dados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/07/2024 - 21:10
Os cuidados com a higiene bucal impactam diretamente à saúde geral do corpo. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 89% dos brasileiros realizam a limpeza bucal menos de duas vezes por dia. Pensando em um produto acessível que colabore com a higiene da população, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe III – Edna Daltro, localizado em Capim Grosso, desenvolveram o BartiPro, um enxaguante bucal à base de barbatimão e extrato de própolis. De acordo com Christian Neves, estudante pesquisador, a ideia da equipe era criar um produto que auxiliasse na rotina de higiene. Para isso, utilizaram uma planta comum na região. “A escovação é uma atividade insubstituível nas práticas de limpeza da boca, por isso elaboramos o BartiPro como um aliado a esse hábito”, explica. Para produzir o enxaguante, os estudantes combinaram uma planta e uma substância com características benéficas à saúde. “Através de análises, percebemos que a junção de própolis e barbatimão resultava em produto que ajuda em casos clínicos e causa frescor ao hálito. Isso acontece por causa dos efeitos antisséptico, antibacteriano e antifúngico que a substância possui, em conjunto com as propriedades cicatrizante, coagulante, desinfetante e potencializadora ao efeito anti-inflamatório que a planta tem”, destaca. O jovem pesquisador afirma que apesar de haver produtos semelhantes, esses exemplares utilizam os componentes de forma separada, sendo o diferencial na fórmula do Bartipro a junção de própolis e barbatimão, o que potencializa o resultado. O projeto, que foi elaborado no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC), conta com apoio dos jovens Carlos Santana, Thailane Lima, Ludmila da Silva, Andressa Santos e Kemilly de Sousa, além da orientação das professoras Amanda Lima e Carol Pinheiro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/07/2024 - 21:00
Na manhã desta segunda-feira (8), durante a 27ª edição da Operação Força Total, policiais militares da 8ª CIPM apreenderam três espingardas na rua Antônio Beirão em Itapetinga. Os militares durante o policiamento preventivo visualizaram indivíduos portando armas de fogo que ao perceberem a aproximação dos PMs abandonaram três espingardas e fugiram por uma área de mata, não sendo localizados. As três armas foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil da região, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/07/2024 - 20:50
Uma colisão frontal envolvendo um carro e um caminhão deixou uma criança morta e outras quatro pessoas feridas, sendo duas delas em estado grave, na noite desta segunda-feira (8) em um trecho da BR-030, entre os municípios de Brumado e Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. As informações são da Rádio Portal Sudoeste. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 21h30 no km 412 da rodovia próximo ao distrito de Sussuarana. Segundo a PRE, o condutor do carro realizou uma ultrapassagem em local proibido causando a colisão. A vítima fatal é um bebê de um ano e 7 meses que estava no carro. Além da criança, o pai e a mãe dela, ambos de 44 anos, tiveram ferimentos graves. Outro ocupante do carro de 20 anos, filho do casal, e o motorista do caminhão tiveram ferimentos leves. Os quatro foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foram encaminhados ao Hospital municipal de Brumado. Não há mais detalhes dos seus atuais quadros de saúde. O corpo do bebê foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil deverá investigar o caso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 22:14
Policiais militares da 46ª CIPM conduziram um comerciante à delegacia de Livramento de Nossa Senhora nesta segunda-feira (8) após flagrarem algumas máquinas caça-níqueis em funcionamento em seu estabelecimento comercial, localizado no centro da cidade. Os PMs chegaram ao local por volta das 11h20 após denuncia anônima. As máquinas foram apresentadas na mesma unidade de polícia. Já o comerciante assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderá em liberdade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 22:06
Na tarde desta segunda-feira (8), policiais militares da 80ª CIPM recuperaram um veículo com restrição de furto/roubo no município de Condeúba. Em cumprimento à Operação Força Total, a guarnição realizava patrulhamento na praça Santo Antônio, do referido município, quando avistaram motociclistas estacionados de forma irregular. Diante da situação, os militares procederam com a devida abordagem, oportunidade em que atestaram a adulteração veicular, no chassi e no motor. Os militares também identificaram que o veículo original se encontrava com restrição de furto/roubo. Dessa forma, o condutor e a motocicleta foram conduzidos para a delegacia, a fim de que as medidas cabíveis fossem adotadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 22:00
Um homem foi preso na zona rural de Livramento de Nossa Senhora nesta segunda-feira (8) por não pagar pensão alimentícia. Por volta das 13h15, uma guarnição foi acionada pelo setor de Operações de Inteligência dando conta de um indivíduo com mandado de prisão em aberto na zona rural do município. De posse das informações passadas, foi feito o deslocamento até a comunidade de Lagoa de Daniel, em cumprimento ao mandado de prisão civil. Ao chegar ao local, foi mantido contato com o acusado, que de forma voluntária acompanhou a guarnição até a delegacia Territorial. De acordo com a Polícia Civil, ele informou que não pagará o valor devido e segue detido à disposição da justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 21:48
Uma motocicleta Honda CG 160, Start, com registro de roubo foi recuperada nesta segunda-feira (8) por policiais da 78ª CIPM na cidade de Vitória da Conquista. O flagrante aconteceu por volta das 11h30 no decorrer da Operação Força Total. Uma guarnição deslocou até a Rua 2, Bairro Conveima 2, para averiguar uma denúncia de uma motocicleta abandonada. Ao chegar no local, os policiais de depararam com o veículo em via pública e verificou se tratar de uma motocicleta roubada na data 28 de junho deste ano. De acordo com a PM, nos aplicativos de consulta de veículos roubados ou furtados, ainda não constava a restrição, porém o serviço de inteligência da polícia militar localizou a boletim de ocorrência recente a respeito da denúncia do roubo da motocicleta. A mesma ostentava uma placa de outra motocicleta anteriormente recuperada pela polícia militar. O veículo foi levado ao DISEP para serem tomadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 21:48
Por volta das 10h30 desta segunda-feira (08/07), durante a Operação Força Total, uma guarnição da 77ª CIPM localizou um autor de diversos furtos no bairro Urbis VI, em Vitória da Conquista. De acordo com a PM, o último furto foi praticado no sábado (06) em um estabelecimento comercial. O indivíduo conformou o crime e indicou onde estava o material furtado. Diante dos fatos, o acusado foi apresentado juntamente com os materiais recuperados no DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 21:37
Um homem foi esfaqueado por seu próprio filho neste domingo (7) na cidade de Macaúbas, sudoeste da Bahia. Não há informações do que tenha levado o filho a cometer o ato. De acordo com a 4ª CIPM, o caso ocorreu por volta das 19h20 na Rua da Saudade. A PM foi acionada através da central com a informação sobre uma possível tentativa de homicídio e se deslocou para averiguar os fatos. Segundo a PM, a vítima foi conduzida por populares a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Não há mais detalhes do seu quadro de saúde. O autor foi conduzido a delegacia de Macaúbas e por não haver plantão no momento, foi mantido contato com um delegado que autorizou levar o autor até a UPA e fazer um relatório médico para servir como corpo de delito. Em seguida, o acusado foi conduzido a carceragem da delegacia para fins das medidas cabíveis. Já a vítima ficou sobre os cuidados médicos. A Polícia Civil segue acompanhando o caso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 21:30
Na noite do sábado (6), a Polícia Rodoviária Federal resgatou um tatu ao abordar um veículo no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. O animal, caçado em um povoado pertencente à zona rural, estava dentro da mochila de um dos ocupantes de um veículo. Passageiro e condutor do automóvel estavam com dois cães de caça no veículo e informaram que estavam em atividade de caça em um povoado. Diante dos fatos, foi constatado o crime de tráfico de animais silvestres. A equipe policial lavrou um termo circunstanciado de ocorrência para o condutor e passageiro, os quais se comprometeram a comparecer em juízo quando intimados. O animal resgatado foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 21:20
A partir desta terça-feira (9) a Petrobras ajustará seus preços de venda de gasolina A para as distribuidoras que passará a ser, em média, de R$ 3,01 por litro, um aumento de R$ 0,20 por litro. De acordo com a Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para composição da gasolina C vendida nos postos, a parcela da Petrobras na composição do preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,20 /litro, uma variação de R$ 0,15 a cada litro de gasolina C. Já para o GLP, a Petrobras ajustará seus preços de venda para as distribuidoras que passará a ser, em média, equivalente a R$ 34,70 por botijão de 13kg, um aumento equivalente a R$ 3,10.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 21:10
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia cumpriu nesta segunda-feira (8/7), mandado de prisão contra ex-vereador da cidade de Ilhéus, em cumprimento a Ordem Judicial da Vara de Execuções Penais de Itabuna. De acordo com a PF, o ex-vereador foi condenado por constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. O homem que estava foragido foi localizado pela equipe da Força Integrada em Ilhéus, onde foi efetuada a prisão. O preso foi conduzido para a Polícia Federal e posteriormente foi encaminhado ao presídio de Itabuna.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 21:00
Uma onça-parda foi resgatada no último sábado (06/07), na cidade de Anagé pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Inema. O felino foi encontrado dentro do banheiro de um sítio, quando o proprietário do imóvel acionou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que encaminhou ao local uma equipe de técnicos e veterinário especialista em manejo de grandes felinos. Por volta das 22h o animal foi sedado com a utilização de um Dardo Tranquilizante Veterinário, após essa etapa ele passou por uma avaliação clínica e foi posteriormente conduzido para um espaço destinado aos cuidados de animais silvestres no município de Vitória da Conquista. “Ao chegar ao local, verificamos a situação comportamental do animal e discutimos as melhores estratégias para a captura, fizemos também o isolamento do local para evitar a presença dos curiosos e garantir a segurança destes e, ao mesmo tempo, o bem-estar da onça. Durante todo o período o animal ficou deitado no mesmo local, às vezes sentado e se mostrando confortável, o que facilitou todo o procedimento. Às 22 horas o animal foi sedado, avaliado e encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista”, explicou o médico veterinário do Inema, Marcos Leônidas. Em Vitória da Conquista, a onça-parda passará por uma análise comportamental e pelos preparativos necessários para sua reintrodução ao habitat natural. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Cetas municipal de Vitória da Conquista e dos técnicos Glauber Vieira e Márcio Silva, da Unidade Regional Sudoeste do Inema.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 09:00
A Polícia Civil emitiu um comunicado neste domingo (7) à população para ficar alerta com possíveis golpes de estelionatários em Vitória da Conquista e toda região. O alerta foi emitido pelo delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista Paulo Henrique de Oliveira. No alerta, Paulo Henrique informou que ele mesmo foi abordado por uma mulher neste domingo por volta das 18h na Av. Olívia Flores em um estacionamento de uma farmácia. Conforme o delegado, a mulher, bem vestida, saiu de um veículo de luxo, uma Dodge Ram, cor vermelha, lhe oferecendo jogo de panelas de cerâmica. Ainda conforme o delegado, havia um homem na condução da caminhonete. Após a negativa, o delegado disse que a mulher ainda insistiu para ao menos desse uma olhada nas panelas à venda, que estariam no veículo. Em seguida o delegado se negou novamente a olhar os itens por se tratar de situação muito estranha em pleno domingo à noite. Logo após, a dupla foi embora. “Há fundadas suspeitas de que sejam pessoas aplicando o famoso golpe das vendas de panelas caras e falsificadas. A clonagem do cartão de crédito também pode ser feita nesse tipo de golpe, trazendo maior prejuízo às vítimas. Diante disse, sugiro alerta à toda população nesse tipo de abordagem de venda de panelas para não efetuar a compra. Escolha adquirir seus produtos em estabelecimentos comerciais legalizados ou em sites conhecidos, exigindo sempre o cupom ou nota fiscal. Caso tenha sido vítima, dirija-se à delegacia para registrar um Boletim com o máximo de informações e características da abordagem”, destacou o delegado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/07/2024 - 08:00
O investigador de Polícia Civil Francisco Tomaz de Sousa Filho faleceu neste domingo (7) devido a complicações de saúde na cidade de Vitória da Conquista. Francisco estava internado na UTI do hospital São Vicente. Ele foi da turma de 1988 e estava lotado na cidade de Cândido Sales. O investigador sofria de problemas cardíacos há alguns anos e já havia passado por uma cirurgia. Recentemente ele foi submetido a um segundo procedimento cardíaco no qual enfrentou problemas em seu quadro clínico e infelizmente veio a falecer na madrugada deste domingo. Ele deixa esposa e dois filhos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/07/2024 - 18:11
Policiais do 15º Batalhão apreenderam duas submetralhadoras e drogas, no bairro de Maria Pinheiro, em Itabuna, na tarde de sexta-feira (5). Os PMs participavam da Operação Garra de Arquimedes, quando receberam uma denúncia de tráfico de drogas. Ao chegarem ao local, área de mata, foram encontradas duas submetralhadoras calibre 9mm, 550 gramas de maconha, 200 gramas de cocaína, 200g de crack, 57 munições calibre 9mm, dois rádios comunicadores, três carregadores de rádio comunicadores, três balanças de precisão, três facas e uma balaclava. Os suspeitos tinham evadido do local. Todo o material recolhido foi encaminhado para a delegacia territorial de Itabuna, onde a ocorrência foi registrada.