Início Arquivo Julho de 2024

Julho de 2024

Encontramos 238 Notícias

Veículo capota e cai no interior da barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas

Veículo capota e cai no interior da barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas
Foto: Redes sociais

Um veículo capotou e caiu no interior da Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas, nesta sexta-feira (19). Por pouco o veículo não caia dentro da água do manancial. Com o impacto, o carro ficou destruído. De acordo com a Rádio Portal Sudoeste, no veículo estavam o condutor, identificado como Milton e a esposa dele que são do distrito de Mato Grosso, zona rural do município. Apenas o condutor teve ferimentos. Ele foi socorrido e encaminhado consciente ao Hospital da cidade, contudo será transferido ao Hospital de Guanambi para maiores cuidados.

PM apreende arma, carregadores e munições em Jequié

PM apreende arma, carregadores e munições em Jequié
Foto: Divulgação/PM

Na noite de quinta-feira (18) policiais militares do 19º Batalhão, juntamente com a CIPE-Central e a Rondesp-Sudoeste, foram averiguar informações de que havia um material ilícito deixado por criminosos em um determinado local, na cidade de Jequié. Após longa busca, foram encontrados uma arma longa de fabricação caseira calibre 9mm, dois carregadores de mesmo calibre, 21 munições do mesmo calibre e dois aparelhos celulares. Os materiais foram apresentados à delegacia para adoção das medidas cabíveis. Nenhum suspeito foi localizado.

Casal é preso por matar e ocultar cadáver da filha de 8 meses em Senhor do Bonfim

Casal é preso por matar e ocultar cadáver da filha de 8 meses em Senhor do Bonfim
Foto: Divulgação/PC

Uma mulher de 18 anos e um homem de 22 foram presos na quinta-feira (18), pela Polícia Civil da Bahia, como suspeitos da morte e da ocultação de cadáver da própria filha, Kathalleia Sophia Brito da Silva, de 8 meses. As informações são da Polícia Civil. Os dois suspeitos confessaram o crime e revelaram o local em que o bebê estava sepultado: dentro de uma chácara no bairro Pebinhas, em Senhor do Bonfim. A ação foi liderada pela Delegacia Territorial (DT) do município, que passou a investigar o caso assim que tomou conhecimento do desaparecimento de Kathalleia. A coleta de oitivas e as apurações em campo apontaram que o casal era o responsável pelo crime, motivo pelo qual a Polícia Civil pediu a prisão temporária dos dois. Eles foram localizados em Ponto Novo, a 50 km de Senhor do Bonfim, por equipes da delegacia daquela cidade. Após matarem Kathalleia, os dois a colocaram dentro de uma mala e a enterraram em uma cova rasa. A causa e a provável data da morte serão indicadas pelo Departamento de Polícia Técnica, por meio de seus laudos periciais. Os suspeitos, que já foram encaminhados ao Conjunto Penal de Juazeiro, vão responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. 

Operação Conjunta apreende drogas em Cruz das Almas

Operação Conjunta apreende drogas em Cruz das Almas
Foto: Divulgação/PC

Uma operação da Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar deflagrada na quinta-feira (18), em Cruz das Almas, para cumprir mandados judiciais de busca domiciliar no bairro Tabela resultou na apreensão de porções de maconha, cocaína, crack, balanças, rádios comunicadores, cadernetas com anotações do tráfico e embalagens para acondicionar entorpecentes. A ação, que teve como objetivo combater o tráfico de drogas naquele bairro e evitar uma tentativa de sequestro no município, terá desdobramentos para localizar todos os envolvidos nos crimes citados. Durante a operação, houve confronto entre as equipes policiais e um grupo de criminosos, que conseguiu fugir por um matagal, está sendo procurado. Os integrantes do bando já foram identificados e terão as prisões preventivas solicitadas à Justiça. O material apreendido seguiu para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Casal é preso por maus-tratos contra criança de 4 anos em Alcobaça

Casal é preso por maus-tratos contra criança de 4 anos em Alcobaça
Foto: Divulgação/PC

O trabalho investigativo da Polícia Civil da Bahia resultou na prisão em flagrante, na quinta-feira (18), de um homem e uma mulher de 23 anos, por maus-tratos e lesão corporal dolosa contra o filho dela, de 4 anos. A criança, que vive com a síndrome de West e tem dificuldade de locomoção e fala, foi internado com hematomas, sangramento e sinais de pancadas na cabeça. Assim que foi informada da suspeita de agressões contra o garoto, a Delegacia Territorial (DT) de Alcobaça iniciou as investigações do caso, ouvindo a mãe e o padrasto, que inicialmente negaram o crime. Com a ajuda da unidade de Caravelas, foram apurados novas informações, como o fato de que o Conselho Tutelar já havia tomado conhecimento de maus-tratos quatro meses atrás, quando a criança teve os tornozelos fraturados. A criança foi internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, onde foi indicado que houve fratura no crânio da vítima. Familiares da mãe do garoto afirmaram à Polícia Civil que o padrasto agredia constantemente a criança, com a anuência da companheira. Após terem sido autuados em flagrante, eles passaram pelos exames de lesões corporais de praxe. Os dois suspeitos foram custodiados em uma unidade policial da região, ficando à disposição do Poder Judiciário.

Motociclista morre em grave acidente na BA-148, entre Condeúba e Cordeiros

Motociclista morre em grave acidente na BA-148, entre Condeúba e Cordeiros
Foto: Divulgação/PRE

Um homem morreu nesta sexta-feira (19) após colidir a motocicleta em que estava contra um reboque, que era puxado por um Fiat Uno, na BA-148, entre os municípios de Cordeiros e Condeúba, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 6h no km 598 da rodovia. Conforme a Rádio Portal Sudoeste, a motocicleta bateu no fundo do reboque, que soltou uma das rodas com o impacto. O motociclista, identificado apenas como Rafael, 24 anos, morreu ainda no local. Após perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Motociclista morre em grave acidente na BA-148, entre Condeúba e Cordeiros
Foto: Divulgação/PRE

Dupla morre em confronto com a Polícia em Jequié

Dupla morre em confronto com a Polícia em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Policiais militares do 19º Batalhão apreenderam, no início da noite desta quinta-feira (18), cinco armas de fogo, 431 munições de diversos calibres, drogas, balança e roupas camufladas em uma ocorrência na cidade de Jequié. A guarnição realizava a operação de intensificação na localidade conhecida como Zibrune, no bairro Mandacaru, onde criminosos atiraram contra os PMs. Houve troca de tiros com criminosos. As equipes da PM cercaram o local e houve novos confrontos. Durante as buscas no perímetro, os policiais encontraram dois resistentes feridos, uma pistola, uma espingarda, duas armas longas e um revólver. Além das cinco armas de fogo, os militares encontraram no local 431 munições (calibres 12, 380, 38 e 40), maconha e cocaína, uma balança, um colete balístico, roupas camufladas, um carro e duas motocicletas com restrição de roubo. Os resistentes foram encaminhados ao Hospital Geral Prado Valadares, onde não resistiram. O material apreendido foi apresentado na 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). As equipes seguem em diligências para localizar e prender os comparsas dos criminosos.

Homem é preso em Vitória da Conquista com motocicleta roubada

Homem é preso em Vitória da Conquista com motocicleta roubada
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Por volta das 19h50 desta quinta-feira (18/07), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 77ª CIPM, encontrava-se realizando patrulhamento tático no bairro Cruzeiro, em Vitória da Conquista, quando flagrou um indivíduo pilotando uma motocicleta sem placa. Após acompanhamento e abordagem, verificou-se que a moto havia sido roubada no dia 16 de julho, tendo o indivíduo confessado a autoria do crime. O acusado e o veículo foram conduzidos para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Analfabetismo entre quilombolas é quase três vezes maior do que na população total do país, diz IBGE

Analfabetismo entre quilombolas é quase três vezes maior do que na população total do país, diz IBGE
Foto: Divulgação

De acordo com informações coletadas pelo Censo Demográfico 2022, a taxa de alfabetização das pessoas quilombolas com 15 anos ou mais de idade, vivendo dentro e fora de territórios oficialmente delimitados (1.015.034 pessoas), foi de 81,01% (822.319 pessoas), inferior ao índice nacional (93,0%) para esse grupo de idade. Assim, a taxa de analfabetismo dos quilombolas chegou a 18,99% (192.715 pessoas), 2,7 vezes acima da registrada entre a população geral (7,0%). Foram consideradas alfabetizadas as pessoas que souberam ler e escrever um bilhete simples. As informações foram publicadas hoje (19) pelo IBGE. Nos territórios quilombolas oficialmente delimitados, existiam 122.227 pessoas de 15 anos ou mais de idade em 2022. A taxa de alfabetização desse grupo foi de 80,25% (98.091 pessoas), abaixo da taxa nacional para essa parcela da população (93,0%) e inferior também ao patamar de alfabetização do contingente quilombola como um todo (81,01%). Consequentemente, o índice de analfabetismo atingiu 19,75% (24.136 pessoas), nível superior à taxa nacional (7,0%) e ao percentual de analfabetos na população quilombola em geral (18,99%). Do total de quilombolas com no mínimo 15 anos de idade que viviam fora dos territórios quilombolas em 2022 (892.807 pessoas), 81,12% (724.228 pessoas) eram alfabetizados. Esse número foi menor do que a taxa nacional (93,0%) para a mesma faixa etária, e um pouco acima do índice de alfabetização na totalidade da população quilombola (81,01%). Dessa forma, 18,88% (168.579 pessoas) deste contingente populacional eram analfabetos, acima da taxa nacional (7,0%), mas ligeiramente inferior ao analfabetismo na população quilombola em geral (18,99%).

Censo 2022 aponta que Brasil possui 8.441 localidades quilombolas

Censo 2022 aponta que Brasil possui 8.441 localidades quilombolas
Foto: Divulgação/IBGE

Em 2022, existiam 8.441 localidades quilombolas no território brasileiro, associadas a 7.666 comunidades quilombolas declaradas pelos informantes do Censo Demográfico. A Região Nordeste possui o maior quantitativo de localidades identificadas, com 5.386 (63,81%) ocorrências, enquanto o Maranhão é o estado com o maior número, com 2.025 localidades (23,99%). O levantamento inédito foi divulgado hoje (19) pelo IBGE na divulgação do Censo Demográfico 2022. A Região Nordeste, que possui a maior população quilombola entre as grandes regiões – 906.337 pessoas quilombolas (68,14%) – abriga também a maior parcela das localidades quilombolas identificadas, com 5.386 (63,81%) ocorrências, associadas a 4.948 comunidades declaradas pelos informantes. Em seguida, estão a Região Sudeste, com 1.245 (14,75%) localidades; a Região Norte, com 1.228 (14,55%) localidades; Sul, com 304 (3,60%) localidades e Centro-Oeste com 278 (3,29%) localidades.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 53 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 53 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

Nenhum apostador acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.750 na noite desta quinta-feira (18) em São Paulo (SP). Com isso, o prêmio acumulou e foi a R$ 53 milhões. As dezenas sorteadas foram: 07, 11, 12, 19, 36 e 52. De acordo com a Caixa, 201 apostas acertaram a quina. Cada uma levará R$ 14.652,96. Outras 5.899 apostas acertaram a quadra que pagará individualmente R$ 713,25. O próximo sorteio acontece neste sábado (20). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Polícia apreende R$ 180 mil e um kg de cocaína em Tancredo Neves

Polícia apreende R$ 180 mil e um kg de cocaína em Tancredo Neves
Foto: Divulgação/PC

A quantia de R$ 180 mil, um quilo de cocaína, porções da droga já fracionadas para a venda, uma granada, uma balança e pinos vazios para acondicionar o entorpecente foram apreendidos no bairro de Tancredo Neves, nesta quinta-feira (18), durante ação deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) em conjunto com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O material foi localizado em uma residência utilizada por criminosos da região, que fugiram ao perceberem a presença policial. Diligências seguem para identificar e prender os suspeitos. A droga foi encaminhada à perícia. As ações em campo foram realizadas por equipes da Coordenação de Operações e Coordenação de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras do DEIC, com o apoio de policiais do DHPP.

Mulher é presa ao ser flagrada transportando 67 kg de maconha na BR-116, em Vitória da Conquista

Mulher é presa ao ser flagrada transportando 67 kg de maconha na BR-116, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um ônibus interestadual na BR-116, em Vitória da Conquista, que realizava a linha Belo Horizonte x Natal. Durante a abordagem, a equipe utilizou o cão farejador K9 Kaleo, que indicou a presença de substâncias suspeitas em duas malas. Ao verificar as bagagens, os policiais encontraram 48 tabletes de maconha, totalizando 40,8 kg, em uma das malas. Além disso, uma bolsa preta continha mais 30 tabletes da substância, pesando 26,35 kg. No total, foram apreendidos 67,15 kg de maconha. Com o aprofundamento da fiscalização, a equipe identificou uma mulher como responsável pelos volumes. Ela admitiu que havia pego a droga em Belo Horizonte e que receberia R$ 3.500,00 para transportá-la até Feira de Santana. A mulher foi detida por tráfico de drogas e, juntamente com a substância apreendida, encaminhada para a Polícia Civil para as devidas providências.

PRF resgata pássaros silvestres e apreende mercadorias de contrabando no sudoeste da Bahia

PRF resgata pássaros silvestres e apreende mercadorias de contrabando no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

Em um intervalo de poucas horas desta quarta-feira, 17 de julho, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registraram 3 ocorrências criminais, de natureza distinta. As ações aconteceram na BR 116, em frente a unidade operacional de Vitória da Conquista, na região Sudoeste da Bahia. A primeira ocorrência foi registrada às 11h30, quando foram resgatadas duas aves que estavam aprisionadas em duas gaiolas pequenas, em compartimento escuro e sem ventilação. As aves da espécie trinca-ferro foram capturadas em Minas Gerais e pretendia levá-las para cativeiro na cidade onde reside em Tupanatinga (PE). Em continuidade a vistoria, os policiais encontraram com outro passageiro mais 1 pássaro da espécie curió que também estava confinado dentro de uma gaiola. Ele confessou que comprou a ave em Barrinha por R$ 500 e informou que não possuía nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais. Disse ainda que pretendia levar os animais para criação própria. Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local (CETAS), onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza. Já por volta das 12h, policiais rodoviários federais apreenderam um carregamento ilegal de produtos de origem estrangeira. O flagrante ocorreu após ordem de parada a um ônibus de viagem que saíram do estado de São Paulo com destino a cidade pernambucana de Rio Claro. Foi feita uma vistoria no compartimento de bagagens, quando foram encontrados 30 caixas de insumos para cigarros eletrônicos, que possuem comercialização proibida pela ANVISA no Brasil, caracterizando assim, contrabando de mercadorias. Todo o material foi despachado por encomenda e será possível rastrear e investigar os responsáveis pelo transporte dos produtos. Diante da situação, os materiais apreendidos serão encaminhados à Receita Federal de Vitória da Conquista.

PRF resgata pássaros silvestres e apreende mercadorias de contrabando no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRF
PRF resgata pássaros silvestres e apreende mercadorias de contrabando no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

Estagiário do INSS é preso em flagrante por fraudes em empréstimos na Bahia

Estagiário do INSS é preso em flagrante por fraudes em empréstimos na Bahia
Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Um estagiário do INSS foi preso em flagrante, na última quarta-feira (17), pelo envolvimento nas fraudes em empréstimos consignados de beneficiários. Durante a ação, também foram apreendidas duas estagiárias adolescentes que faziam parte do esquema criminoso. As prisões foram feitas em uma agência da Previdência Social de Salvador, na Bahia. De acordo com as investigações, os estagiários estavam realizando diariamente desbloqueios de benefícios para a realização de empréstimos consignados. Tais desbloqueios estavam sendo realizados sem que o verdadeiro titular do benefício comparecesse para solicitar esse serviço, mediante inserção de documentos falsos nos sistemas do INSS. Uma vez desbloqueado o benefício, outros envolvidos nas fraudes viabilizavam a obtenção de valores perante instituições bancárias diversas, também com a utilização de documentos falsos. O estagiário preso foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia. Já as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI - Polícia Civil) para a formalização dos procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social. Os estagiários responderão pela prática de crime/ato infracional de inserção de dados falsos nos sistemas de informação, cuja pena máxima pode chegar a 12 anos de reclusão (no caso do estagiário maior de idade). Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Livramento de Nossa Senhora será a primeira parada da Caravana de Direitos Humanos no Sertão Produtivo

Livramento de Nossa Senhora será a primeira parada da Caravana de Direitos Humanos no Sertão Produtivo
Foto: Ascom/SJDH

Conhecida pela força da agricultura familiar e por apresentar novas oportunidades de negócios, por meio da exportação de seus produtos para feiras livres da região, Livramento de Nossa Senhora é a primeira parada da Caravana de Direitos Humanos no Sertão Produtivo, nos dias 23 e 24 de julho (terça e quarta-feira). Com o objetivo de promover o acesso à cidadania e fortalecer as redes locais de proteção e defesa dos direitos humanos, em cada um dos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, a iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) ofertará serviços gratuitos à população no Colégio Estadual João Vilas Boas – Av José Maria Tanajura, no centro da Cidade. Segundo o último Censo do IBGE (2022), Livramento conta com uma população estimada em 43.903 habitantes, sendo o 51º município mais populoso da Bahia. Orientada pelos Territórios de Identidade, as Caravanas são realizadas enquanto estratégia de customização dos serviços atentando-se para as realidades que se pretende interferir, voltadas aos interesses e necessidades de segmentos historicamente excluídos, a exemplo de crianças e adolescentes, juventude, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBT’s, e população em geral. Neste sentido, serviços como emissão de 2ª via de RG; Certidão de Nascimento; cadastro, informações e consultas para Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência e Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CIPITEA; e serviços de saúde, como aferição de pressão, vacinas, teste de glicemia, entre outros; serão ofertados gratuitamente. Ainda terá atendimento para orientação ao consumidor com o Procon-Ba e orientação sobre direitos do consumidor +60, atendimento multidisciplinar LGBT; administrativo com a Embasa; com o Cras, para Cadúnico e Bolsa Família; serviço de Intermediação de Mão de Obra, com o Sine-Ba; além da participação da Feira da Agricultura Familiar (Asamil); de Livramento. Nesta edição, a Caravana conta com os parceiros: secretarias estaduais da Educação (SEC), Segurança Pública (SSP/Instituto de Identificação Pedro Mello), Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre); e da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA).

Motorista de carreta é autuado pelo porte de 50 comprimidos de rebite em Seabra

Motorista de carreta é autuado pelo porte de 50 comprimidos de rebite em Seabra
Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais flagraram na manhã de quarta-feira, 17 de julho, na BR-242 em Seabra, um caminhoneiro que transportava 50 comprimidos de rebite, substância usada para inibição do sono. A carreta Volvo foi abordada no km 408 da rodovia. A equipe analisou o disco tacógrafo e verificou que estava vencido. Em seguida perguntou ao motorista se ele portava alguma droga para se manter acordado e o homem apresentou quatro cartelas de um "rebite" sem registro na Anvisa. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o condutor se comprometeu a comparecer para responder em juízo, quando intimado para responder por sua conduta de acordo com o que prevê no art. 28 da Lei 11.343/2006.

Casal é detido em Barreiras com carro adquirido no “golpe do pix”

Casal é detido em Barreiras com carro adquirido no “golpe do pix”
Foto: Divulgação/PRF

Um carro que havia sido adquirido através do “golpe do pix” foi recuperado, nesta quarta-feira (17), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 242, em Barreiras, no oeste da Bahia. Motorista e passageira foram detidos na ação. Durante a abordagem em frente ao posto da PRF (km 800 da BR-242), policiais realizaram uma verificação no Renault/Duster e constataram que havia uma queixa do dia anterior (16/7), registrado na cidade de Bom Jesus, no Piauí. No Boletim de Ocorrência, o proprietário relatou que havia caído no "golpe do Pix", em que o comprador simulou a transferência de um valor, mas a vítima não conferiu se o valor havia sido transferido corretamente. O motorista disse aos policiais que comprou a camioneta na rodoviária de Barreiras e pagou o valor de R$ 15 mil em dinheiro. Informou também que viajava em férias com destino ao estado de Rondônia. O casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras e poderá responder por estelionato e receptação. Ao saber da recuperação do seu veículo, a vítima ficou grata e extremamente feliz com a ação dos policiais rodoviários federais. Ela fez questão de mandar um áudio em agradecimento aos cuidados na condução do ocorrido.

Jequié: Caminhoneiro é flagrado com 75 comprimidos de rebite e desrespeitando a Lei do descanso

Jequié: Caminhoneiro é flagrado com 75 comprimidos de rebite e desrespeitando a Lei do descanso
Foto: Divulgação/PRF

Na noite desta quarta-feira (17), policiais rodoviários federais realizavam fiscalizações em frente a unidade operacional de Jequié (Km 677 da BR 116), quando deram ordem de parada a um veículo de carga, com placas de Santa Catarina. No momento da abordagem, foram solicitados os documentos de porte obrigatório e da carga. Em continuidade à fiscalização detalhada, foi solicitado ao motorista o disco do tacógrafo, através do qual foi possível verificar que o caminhoneiro estava dirigindo por várias seguidas sem descanso. O motorista entregou também cinco cartelas com 75 comprimidos de Nobésio Extra Forte (uma das marcas mais populares de “rebite”). Ele confessou que fez uso da substância. O homem de 28 anos que reside em Chapecó (SC) assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.

Estudantes de Araci desenvolvem biocombustível a partir do tamarindo

Estudantes de Araci desenvolvem biocombustível a partir do tamarindo
Foto: Ascom/SEC

Quatro alunos da rede estadual de ensino do município de Araci, no Nordeste baiano, estão vivenciando na prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Araci, com o projeto Produção de Biocombustível Feito a partir do Tamarindo, que aposta numa solução renovável para a redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente. No próximo ano, eles vão apresentar o resultado das pesquisas na Fecitec Girasoles, feira internacional, que vai reunir estudantes pesquisadores de todo o mundo, no Paraguai. Além de ser uma fonte de energia limpa, pois emite menos gases na atmosfera, os alunos Keisla Fabian Silva, 17 anos, Jonatas Silva Lima, 18 anos, Sarah Moura Cruz, 17 anos e Isabel Silva Oliveira, 18 anos desenvolveram o produto a partir da polpa do tamarindo – uma fruta muito comum no Nordeste brasileiro -, causando a fermentação e destilação do álcool presente, desenvolvendo uma solução hidroalcoólica. O material ainda irá passar pela destilação, em que o líquido resultante, denominado mosto fermentado, passa por um processo para separar o álcool – etanol – do resíduo líquido que não foi fermentado. Para a estudante Keisla Silva, a participação em projetos voltados para a Ciência é uma oportunidade única de criar, por exemplo, algo que proporcione bem-estar para a comunidade e tenha reflexo direto no dia a dia das pessoas, como a utilização do tamarindo como fonte de energia limpa. “Estou animada para apresentar nosso projeto na Fecitec Girasoles, no Paraguai. Este projeto mostrou que podemos fazer a diferença, mesmo numa cidade pequena. Espero inspirar outros alunos a se envolverem em projetos científicos”, conta. “A Educação, a partir da iniciação científica, numa escola do interior da Bahia, promove uma verdadeira transformação na vida de toda a comunidade. Os alunos, protagonistas dessa mudança, passam a se sentir cada vez mais engajados e incentivados a desenvolverem outros projetos”, ressalta a professora orientadora do grupo, Pachiele da Silva. Ela destaca também a importância da inclusão de projetos científicos dentro da escola para o desenvolvimento do pensamento crítico e consciente acerca da sustentabilidade. O próximo passo, agora, será o de fazer o comparativo do produto para testar a questão da qualidade. A expectativa dos alunos é iniciar a comercialização do biocombustível, oferecendo ao mercado uma solução renovável e de baixo valor. A indústria de biocombustível teve um investimento mundial de cerca de US$ 12 bilhões nos anos de 2021 e 2022, o maior já identificado pela Agência Internacional de Energias Renováveis.

Estudantes de Araci desenvolvem biocombustível a partir do tamarindo
Foto: Ascom/SEC

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.