Início Arquivo Junho de 2024

Junho de 2024

Encontramos 233 Notícias

Homem é preso em Salvador por violência psicológica contra ex-companheira em Vitória da Conquista

Homem é preso em Salvador por violência psicológica contra ex-companheira em Vitória da Conquista
Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC

Um homem foi preso na quarta-feira (26), durante diligências da Operação Cyberstalking, no bairro de Costa Azul, em Salvador. O acusado estava praticando os crimes de extorsão, ameaça, perseguição, violência psicológica, difamação e injúria contra a sua ex-companheira. Os crimes aconteceram nos meses de abril e maio deste ano, em Vitória da Conquista, por meio de ligações telefônicas e aplicativos de mensagens. A vítima relatou na 1ª Delegacia Territorial da cidade que recebia ligações e mensagens de 11 números de celulares diferentes, com ameaças de morte. O suspeito também realizava falsas denúncias anônimas contra a mulher, na instituição de ensino em que ela lecionava, se identificando como aluno. Por meio da investigação criminal tecnológica do Núcleo Técnico de Interceptação de Sinais (NTIS) foi comprovado que o suspeito era o dono dos números usados nas ameaças. Com o resultado das investigações, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher representou pela prisão do homem junto ao Poder Judiciário. Os mandados foram cumpridos por policiais da (Deam) da Casa da Mulher Brasileira, em uma residência no bairro do Costa Azul. Dois celulares foram apreendidos e encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O homem passou por exames de corpo de delito e segue custodiado na unidade, à disposição da Justiça.

Adolescente é apreendido por homicídio em Itapetinga

Adolescente é apreendido por homicídio em Itapetinga
Foto: Divulgação

Um adolescente investigado por ato infracional análogo ao crime de homicídio foi apreendido, na quarta-feira (26), em Itapetinga, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, realizado pela Polícia Civil em conjunto com a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O crime ocorreu em novembro de 2023, no bairro Nova Itapetinga, onde Luís Carlos Santos Matos foi morto a tiros dentro de casa. As investigações apontaram a participação de outras duas pessoas no homicídio. Um homem que conduziu a motocicleta usada no deslocamento do atirador e o autor intelectual do assassinato. A dupla já teve a prisão preventiva solicitada à Justiça. De acordo com a Polícia, o adolescente, que tem envolvimento com o tráfico de drogas, alegou como motivação do crime já ter sido agredido a mando da vítima. A apuração segue para esclarecer o caso. O investigado passou por exame médico-legal e cumprirá medida socioeducativa.

Casal suspeito de estelionato é preso em Eunápolis

Casal suspeito de estelionato é preso em Eunápolis
Foto: Divulgação/PC

Um casal suspeito de integrar uma quadrilha envolvida em fraudes e tráfico de drogas foi preso na quinta-feira (26), no bairro do Arnaldão. A operação teve participação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Eunápolis) e da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis). Os suspeitos têm atuação em estabelecimentos comerciais nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Itapebi e Itabela. Um integrante do grupo entrava em contato com vendedores das lojas e solicitava produtos, enviando falsos comprovantes de transações via PIX. Uma ocorrência foi registrada no começo do mês de junho, quando começaram as investigações da DRFR/Eunápolis, juntamente com o Núcleo de Inteligência da 23ª Coorpin. Durante diligências, os policias flagraram a suspeita saindo de um estabelecimento após aplicar um golpe e conseguiram abordá-la em uma residência na Rua M, no bairro do Arnaldão. Dois celulares adquiridos de forma fraudulenta foram apreendidos. Um deles estava relacionado com outro estelionato envolvendo o companheiro da acusada. Os policiais foram até o local onde o homem estava escondido, na Rua Periférica 66. Um mandado de prisão preventiva contra o suspeito por tráfico de drogas, homicídio e porte de arma, que estava em aberto, foi cumprido. No local, foram apreendidas porções de maconha, cocaína e crack, além de um rádio comunicador. Os investigados foram apresentados na unidade, passaram por exames de corpo de delito e seguem custodiados à disposição do Poder Judiciário.

Bahia amplia público-alvo para vacinação contra a Covid-19

Bahia amplia público-alvo para vacinação contra a Covid-19
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Em uma medida emergencial para evitar o desperdício de imunizantes da nova vacina contra Covid-19, a XBB, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu pela ampliação do público-alvo do imunizante com data de vencimento em 3 de julho. A decisão foi tomada durante a reunião desta quinta-feira (27), da qual participaram os secretários municipais da saúde e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. Atualmente, há 14.983 doses próximas ao vencimento na Bahia. Os municípios de Teixeira de Freitas, Simões Filho e Guanambi registram a maior quantidade de doses em estoque. Com a decisão tomada pelos gestores, pessoas a partir de 5 anos de idade e que não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber uma dose da XBB, independentemente do histórico vacinal. Contudo, é necessário que seja respeitado o intervalo mínimo de três meses da dose mais recente. Anteriormente, o imunizante estava disponível apenas para o público-alvo composto por: Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; Pessoas de 60 anos ou mais; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; Pessoas imunocomprometidas; Indígenas vivendo em terra Indígena; Indígenas vivendo fora da terra Indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; Gestantes e Puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e Pessoas em situação de rua. O novo imunizante é mais eficaz no combate à variante XBB.1.5, responsável, atualmente, pelo maior número de casos e de internações no Brasil e no exterior.

Nova Delegacia Territorial é entregue pelo Governo do Estado em Rio do Antônio

Nova Delegacia Territorial é entregue pelo Governo do Estado em Rio do Antônio
Foto: Hackel Dias/PC

Com o investimento de pouco mais de R$ 2,1 milhões provenientes do Governo do Estado, o município de Rio do Antônio, no Sudoeste da Bahia, recebeu, nesta quinta-feira (27), a 31ª unidade entregue pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), em 2024. A Delegacia Territorial (DT) da cidade foi inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo secretário da SSP, Marcelo Werner, e pela delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito. Terceira estrutura da SSP entregue na região nesta quinta, a DT chega para reforçar o trabalho investigativo da cidade e garantir um melhor atendimento aos mais de 13 mil moradores da cidade. O espaço moderno e amplo está localizado na Rua Antônio Martins, no bairro do Ibitira, e conta com recepção, salas para delegado, de inteligência, vestiários, para atendimento, investigação e reconhecimento, além de custódia com celas. “Essa estrutura garantirá uma Polícia Civil ainda mais forte para o atendimento ao cidadão com uma qualidade ainda melhor. Seguimos rodando a Bahia com novas entregas para a Segurança Pública”, declarou o secretário Marcelo Werner. Além das três unidades entregues, outras 28 foram inauguradas em Iraquara, Taperoá, Porto Seguro, Itagibá, Dom Basílio, Iuiú, Saúde, Fátima, Santa Rita de Cássia, Palmas de Monte Alto, Lamarão, Planalto, Matina, Maetinga e Igaporã.

Nova delegacia e Pelotão da PM são entregues em Maetinga

Nova delegacia e Pelotão da PM são entregues em Maetinga
Foto: Alberto Maraux/SSP

As equipes das Polícias Militar e Civil atuarão lado a lado no combate ao tráfico de drogas e aos crimes violentos na cidade de Maetinga, no Sudoeste do estado, com a chegada da nova Delegacia Territorial e do novo Pelotão do 24º Batalhão da PM, entregues na manhã desta quinta-feira (27). Em 2024, a SSP inaugurou 30 unidades policiais. A entrega das estruturas foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e pela delegada-geral da PC, Heloísa Brito. Cerca de R$ 2,7 milhões foram investidos na construção do Complexo Policial, que integra o Programa de Modernização das Estruturas da Segurança Pública, realizado pelo Governo do Estado. Cerca de sete mil baianos serão beneficiados com as estruturas, localizadas na Avenida Claudimira Durculina de Souza, no bairro de Alto da Boa Vista. Elas contam com instalações adequadas para o fortalecimento do trabalho das equipes. “Chegamos a 30 unidades novas entregues no maior programa de modernização da história. Com certeza os espaços proporcionarão mais conforto para o servidor e melhor atendimento para o cidadão”, declarou o secretário Marcelo Werner.

PRE apreende arma de fogo na BA-262, em Caraíbas

PRE apreende arma de fogo na BA-262, em Caraíbas
Foto: Divulgação/PRE

Um revólver foi apreendido por policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) na última terça-feira (25) em um trecho da BA-262, pertencente ao município de Caraíbas, sudoeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual, através da CIPRV de Brumado, o flagrante aconteceu próximo ao distrito de Vila Mariana. Os policiais avistaram uma motocicleta com duas pessoas que fugiram dispensando um invólucro no chão. Ao se aproximar, os policiais verificaram que se tratava da arma calibre 32 de marca Taurus que foi apresentada na delegacia de Brumado para adoção das medidas legais cabíveis.

Mulher é indiciada por furtar celular esquecido na loja da Havan em Vitória da Conquista

Mulher é indiciada por furtar celular esquecido na loja da Havan em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Na manhã desta quinta-feira (27) a Polícia Civil da Bahia, através da 1ª Delegacia de Vitória da Conquista, indiciou uma mulher por crime de furto por ter subtraído um celular esquecido dentro da Loja Havan, no referido município. Câmeras de videomonitoramento flagraram a ação da mulher. Na ocasião, um cliente esqueceu seu celular em uma prateleira. De acordo com a Polícia Civil, o furto ocorreu dia 25 de abril deste ano. Após mulher encontrá-lo no local e ter sido orientada por funcionários a procurar um setor da loja para deixar o aparelho, ela optou por ir embora com o aparelho. Após ser identificada e interrogada, ela afirmou que teria levado o celular e deixado em casa do jeito em que o encontrou. Todavia, segundo a Polícia, após análise do aparelho recuperado, ficou comprovado que ele havia sido formatado o que demonstrou a sua má fé da mulher e intenção na subtração do bem.

Major Souza Gomes assume comando da 4ª CIPM de Macaúbas

Major Souza Gomes assume comando da 4ª CIPM de Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na tarde desta quarta-feira (26), às 16h, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM) realizou a Passagem de Comando. A solenidade aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Macaúbas e foi presidida pelo Comandante do Comando de Policiamento da Região Meio-Oeste (CPRMO), o Coronel Arthur Mascarenhas Fernandes. O evento contou com a presença de autoridades militares, do poder legislativo, executivo e judiciário, bem como representantes da imprensa local e da comunidade. O novo comandante, Major Souza Gomes, agradeceu ao Comandante Geral, PM Coutinho, e ao Comandante Regional, Coronel PM Mascarenhas, pela confiança. Ele assumiu o compromisso de continuar proporcionando um serviço de excelência à população de Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ibipitanga.

Dupla morre em confronto com a Polícia em Jequié

Dupla morre em confronto com a Polícia em Jequié
Foto: Divulgação/CIPT-SO

Dois suspeitos morreram em confronto com a Polícia em Jequié na noite desta quarta-feira (26). O caso ocorreu no Bairro Alto da Bela Vista. Policiais Militares receberam informações de que alguns indivíduos estariam se reunindo no local com o objetivo de promover ataques a rivais. De posse das informações as guarnições da Rondesp Sudoeste e da CETO empreenderam diligências e, chegando ao local, foram recebidos com disparos de arma de fogo efetuados por vários indivíduos ao tempo em que se espalhavam empreendendo fuga. Após o revide à injusta agressão, na progressão dos militares foram encontrados dois indivíduos alvejados em posse de suas respectivas armas de fogo. Foi prestado o devido socorro ao Hospital, mas eles não resistiram. Na ação foram apreendidos um revólver, uma pistola, munições e cinco aparelhos celulares.

Suspeito morre em confronto com a Polícia em Vitória da Conquista

Suspeito morre em confronto com a Polícia em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPT-SO

Um homem morreu em confronto com policiais militares na tarde desta quarta-feira (26) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. O caso aconteceu por volta das 16h30 no Bairro Brasil. Em rondas pelo, um popular ao avistar a guarnição, relatou que viu uma mulher gritando e pedindo socorro em um prédio próximo à feira. Após a identificação do local informado a equipe de serviço incursionou pelo prédio, localizando um apartamento com a porta aberta, momento que visualizou um indivíduo correndo para um cômodo no fundo do imóvel, quando foi dada voz de abordagem. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito efetuou disparos de arma de fogo contra a guarnição, sendo necessário o revide. Após cessados os disparos, foi identificado o indivíduo caído no chão com uma arma em punho. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral mas não resistiu. A arma de fogo usada pelo resistente foi apresentada no DISEP para que as medidas legais cabíveis fossem adotadas.

Governo do Estado entrega melhorias em Maetinga

Governo do Estado entrega melhorias em Maetinga
Foto: Joá Souza/GOVBA

A ação das forças de segurança pública em Maetinga foi reforçada com a inauguração de uma nova Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar, ambos entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (27). Essas novas instalações garantem melhores condições de trabalho para os profissionais da segurança e um atendimento mais eficiente para a população. Durante a visita, o governador também entregou um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e melhorias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Um bloco de agendas muito sensíveis, a entrega de um Cras, que é um serviço muito forte de assistência social”, destacou o governador durante a inauguração dos novos equipamentos na cidade do sudoeste baiano. Para os moradores, as novas instalações já estão trazendo uma sensação de segurança. O novo Centro de Referência de Assistência Social é uma obra realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O investimento totalizou R$ 586 mil, proporcionando um espaço adequado para o atendimento e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.

Governo do Estado entrega melhorias em Maetinga
Foto: Joá Souza/GOVBA

Na área da saúde, Jerônimo Rodrigues apresentou os reparos concluídos no Pronto Atendimento Adonídio João Ribeiro, parte do Centro Integrado de Saúde de Maetinga. O projeto, fruto de um convênio estadual concluído em julho de 2023, recebeu um investimento total de R$ 366 mil. A visita também incluiu o anúncio do início das obras de reforma do Mercado Municipal de Maetinga, com um investimento de R$ 1,6 milhão. Esta obra, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Companhia de Ação Regional (CAR), visa revitalizar o espaço, oferecendo melhores condições para comerciantes e consumidores locais. Outros destaques incluíram a autorização para a construção de uma passagem molhada na comunidade de Vista Nova e a assinatura de convênios com o município para a construção de quadra coberta com vestiário nas escolas municipais Alceu Meira, em Juremal, e José Camargo, em Fazenda Serra, além da compra de móveis para a Escola Padrão.

Ferrovia Oeste-Leste avança com ordem de serviço para conclusão do trecho que liga Caetité a Barreiras

Ferrovia Oeste-Leste avança com ordem de serviço para conclusão do trecho que liga Caetité a Barreiras
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Uma ordem de serviço para a conclusão do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que liga Caetité a Barreiras, foi emitida pela Infra S.A, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. O investimento será de R$ 365,2 milhões, e a previsão para conclusão é de 26 meses a partir da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu no último dia 7 de junho. A ordem de serviço abrange a elaboração dos projetos executivos de engenharia e a execução dos serviços remanescentes para a conclusão das obras de subtrechos, incluindo os últimos 140 quilômetros da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A Tec Engenharia será responsável pela execução. A Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, é de responsabilidade da Bamin Mineração. Segundo o secretário do PPI da Casa Civil do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, o novo trecho faz parte do sistema Ferrovia Centro Oeste – Ferrovia Oeste Leste (Fico – Fiol). “A ordem de serviço para a construção do último lote remanescente da Fiol 2 representa mais um passo da consolidação desse importante eixo de ligação. Isso compreende uma ferrovia saindo do litoral da Bahia, no Porto do Sul. O primeiro trecho, Fiol 1, está concedido a Bahia Mineração e vamos concluir o trecho 2 como obra pública. O trecho 3 da Fiol será objeto de concessão, nós estamos terminando os estudos do traçado até o mês de janeiro do próximo ano”. Cavalcanti explicou que a Fico 1, no Estado de Goiás, já está sendo construída e que será licitada também a concessão da Fico 2. “Com isso, nós teremos um concessionário saindo de Caetité, conectado com a Fiol 1, até Lucas do Rio Verde, já no meio do Estado do Mato Grosso. É um embrião da ferrovia transoceânica, tão importante para a conexão do comércio do Brasil e da América do Sul com a China e os países da Ásia”.

Sinalização precária no trânsito gera transtornos à condutores e pedestres em Livramento de Nossa Senhora

Sinalização precária no trânsito gera transtornos à condutores e pedestres em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Nas últimas semanas, o trânsito de Livramento de Nossa Senhora, que já vinha gerando irritações em condutores e pedestres, voltou ao centro das atenções. Isso porque, já não basta a cidade estar sem faixas de pedestres há mais de um ano, o novo motivo das chateações são multas que estão sendo aplicadas em locais com sinalização precária. Condutores que estacionaram nas imediações da praça João Marques, relataram ter recebido multas em um ponto que só foi implantada uma placa de sinalização posteriormente. Já nas imediações da feira livre, em um ponto onde fruticultores vendem melancia, comerciantes locais também informaram que multas estão sendo aplicadas. O detalhe é que a placa que proíbe estacionar neste local, fica embaixo de árvores que não foram podadas, impedindo a visualização de condutores. Uma empresa do Governo do Estado realizou recapeamento no trecho do centro da cidade, que é uma extensão da BA-148, no ano passado, porém não fez as pinturas das faixas de pedestres, levando perigo à quem anda a pé pelas avenidas principais. A prefeitura, mesmo o trabalho tendo sido feito por outra empresa, pode e deve realizar a pintura, mas o serviço também não foi feito. Não se sabe também se a empresa responsável foi comunicada acerca do problema. Em frente às escolas, pais e mães ficam apreensivos, com medo que os filhos se envolvam em algum tipo de acidente, como no caso de atropelamentos. Enquanto os problemas seguem, os comerciantes, por conta própria, informam aos condutores onde podem e onde não podem estacionar. Quanto as travessias em faixas “imaginárias”, elas seguem sendo realizadas pelos pedestres em meio ao caos e com grande risco de acidentes. O comandante da 46ª CIPM, Wagner Rocha, informou recentemente em uma entrevista à Rádio Portal Sudoeste que multas não estariam sendo aplicadas e que estava apenas havendo um trabalho educativo. A prefeitura ainda não se manifestou.

Sinalização precária no trânsito gera transtornos à condutores e pedestres em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Homem é encontrado morto dentro de veículo com marcas de tiros ao corpo na zona rural de Caraíbas

Homem é encontrado morto dentro de veículo com marcas de tiros ao corpo na zona rural de Caraíbas
Foto: Sudoeste Total

Um homem, identificado como Zenilton Damasceno Santos, de 48 anos foi morto a tiros na zona rural do município de Caraíbas nesta quarta-feira (26). De acordo com informações da 80ª CIPM, a corporação foi acionada por volta de 1h por populares, com a informação sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo na Fazenda Cancela. Diante da situação, os militares se deslocaram para o local apontado, oportunidade em que se depararam com um homem baleado dentro de um veículo, já sem vida. Não houve testemunhas. Os policias fizeram a custódia do corpo até a chegada dos agentes da polícia técnica que removeram o corpo e encaminharam ao Instituto Médico Legal (IML). Diligências foram realizadas, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento. A Polícia Civil investigará o caso.

Brasil tem dois restaurantes na lista de melhores do mundo

Brasil tem dois restaurantes na lista de melhores do mundo
Foto: Reprodução/A Casa do Porco Bar

Dois restaurantes brasileiros foram destaques na lista dos 50 melhores do mundo! A Casa do Porco, na cidade de São Paulo (SP) aparece na 27ª e Oteque, no Rio de Janeiro (RJ), ocupa a 37ª da lista The Word’s 50 Best Restaurants 2024. A premiação está em sua 22ª edição e apresenta restaurantes de 26 territórios e cinco continentes. Com decoração peculiar, o restaurante "A Casa do Porco" é comandado pelos co-chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres e fica no coração do centro de São Paulo. Ele oferece um menu à la carte e degustação que utiliza todas as partes do animal. Você encontra uma diversidade de opções no cardápio, desde uma seleção artesanal de charcutaria até mandioca crocante e porco assado, além do tradicional sanduíche de mortadela com emulsão de agrião e tártaro de porco. Localizado no badalado bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, o "Oteque", do chef Alberto Landgraf, é um templo brasileiro de frutos do mar. O espaço acolhedor e elegante incentiva os visitantes a relaxar e saborear um menu de degustação minimalista e sofisticado, onde os ingredientes frescos são a estrela do espetáculo. Pratos como sardinha em conserva com foie gras cru e brioche; suculenta ostra cozida no vapor com pele de porco e caldo de espinha de porco e, para a sobremesa sorvete cru de castanha do Brasil impressionam os convidados. Outra lista que destaca a culinária brasileira é o famoso Guia Michelin. Concentrado nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, a publicação lista 25 restaurantes da categoria "bons e baratos". Dentre os destaques da categoria chamada Bib Gourmand, que traz locais de boa qualidade e bom preço, estão os paulistas A Baianeira, Capim Santo, Cora, Cuia, Mocotó Vila Leopoldina e os cariocas Brota, Sult, Lasai, Oteque (também presente na lista dos 50 melhores do mundo) e Mee. Em fevereiro deste ano o Guia Viajar Melhor elegeu os 10 melhores pratos típicos brasileiros e, claro, a queridinha Feijoada, foi a campeã da lista. O levantamento reuniu as iguarias mais votadas e criou um ranking com os 10 melhores pratos típicos do país. Entre os mais votados, a feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Em segundo lugar ficou o churrasco, com 379 votos e, completando o top 3, o tradicional arroz com feijão, escolhido por 321 turistas que participaram da pesquisa.

Prévia da inflação de junho fica em 0,39%

Prévia da inflação de junho fica em 0,39%
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE

A prévia da inflação de junho ficou em 0,39%, após taxa de 0,44% registrada em maio. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje (26) pelo IBGE, aponta que a maior variação (0,98%) e o maior impacto (0,21 ponto percentual) vieram do grupo Alimentação e Bebidas. Na sequência, vieram os grupos Habitação (0,63% e 0,10 p.p.) e Saúde e cuidados pessoais (0,57% e 0,08 p.p.). O IPCA-E, acumulado trimestral do IPCA-15, ficou em 1,04%, menor que a taxa de 1,12% registrada no mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,06%, acima dos 3,70% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2023, a taxa foi de 0,04%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em junho. Apenas o grupo dos Transportes (-0,23%) e o de Artigos de residência (-0,01%) apresentaram variação negativa. No grupo Alimentação e bebidas (0,98%), a alimentação no domicílio acelerou de 0,22% em maio para 1,13% em junho. Contribuíram para esse resultado as altas da batata inglesa (24,18%), do leite longa vida (8,84%), do arroz (4,20%) e do tomate (6,32%). No lado das quedas, destacam-se o feijão carioca (-4,69%), a cebola (-2,52%) e as frutas (-2,28%). A alimentação fora do domicílio (0,59%) acelerou em relação ao mês de maio (0,37%), em virtude das altas de lanche (de 0,47% em maio para 0,80% em junho) e da refeição (0,34% em maio para 0,51% em junho). No grupo Habitação (0,63%), a alta da taxa de água e esgoto (2,29%) foi influenciada pelos reajustes de 6,94% em São Paulo (5,48%), a partir de 10 de maio, de 9,85% em Brasília (4,60%), a partir de 1º de junho, e de 2,95% em Curitiba (2,86%), a partir de 17 de maio. Em energia elétrica residencial (0,79%), os seguintes reajustes tarifários foram aplicados: em Salvador (0,52%), reajuste de 1,63%, a partir de 22 de abril; em Recife (-0,64%), reajuste de -2,64% a partir de 29 de abril; em Fortaleza (1,14%), reajuste de -2,92% a partir de 22 de abril; e em Belo Horizonte (4,11%), reajuste de 6,76% a partir de 28 de maio. Ainda em Habitação, no subitem gás encanado (-0,10%), o resultado do Rio de Janeiro (-0,33%) decorre de redução média de 1,75%, a partir de 1º de junho, após o reajuste de 0,97% aplicado a partir de 1º de maio. O resultado do grupo Saúde e cuidados pessoais (0,57%) foi influenciado pela alta nos preços dos planos de saúde (0,37%), decorrente do reajuste de até 6,91% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 4 de junho, com vigência a partir de maio de 2024 e cujo ciclo se encerra em abril de 2025. Desse modo, no IPCA-15 de junho foram apropriadas as frações mensais relativas aos meses de maio e junho. No grupo Transportes (-0,23% e -0,05 p.p), houve queda na passagem aérea (-9,87% e -0,07 p.p.). Em relação aos combustíveis (-0,22%), todos registraram queda nos preços: etanol (-0,80%), gás veicular (-0,46%), óleo diesel (-0,42%) e gasolina (-0,13%). O subitem táxi apresentou alta de 0,18%, devido ao reajuste de 17,64% em Recife (3,09%), a partir de 22 de abril. Quanto aos índices regionais, todas as onze áreas de abrangência tiveram alta em junho. A maior variação foi registrada em Belo Horizonte (0,68%), por conta das altas da batata inglesa (24,31%), do leite longa vida (10,68%), da energia elétrica residencial (4,11%) e da gasolina (1,77%). Já o menor resultado ocorreu em Belém (0,16%), que apresentou queda nos preços das passagens aéreas (-9,40%) e das carnes (-2,39%).

Agronegócio representa 13,7% da economia baiana no 1º trimestre de 2024

Agronegócio representa 13,7% da economia baiana no 1º trimestre de 2024
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 16,9 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando 13,76% do PIB estadual para o período. Essa participação é inferior à verificada no mesmo trimestre de 2023, quando era equivalente a 16,4% do PIB total baiano, sendo que a perda de participação se dá, sobretudo, por uma retração significativa nos preços dos produtos da agropecuária e da agroindústria. A estimativa do PIB do agronegócio baiano é calculada pela equipe de Contas Regionais da SEI a partir da análise e cálculo de quatro grandes agregados: Agregado I (insumos para a agropecuária); Agregado II (agropecuária, conforme consta nas Contas Regionais, incluindo agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo vegetal e pesca); Agregado III (indústrias de base agrícola – consomem produtos do agregado II); e Agregado IV (transporte, comércio e serviços referentes à distribuição final dos produtos dos agregados II e III). Quando são comparados os valores correntes do 1º trimestre de 2024 com o 1º trimestre de 2023, observa-se que houve retração de 8,2%, o que equivale a R$ 1,5 bilhão a menos entre os trimestres.  Neste período, o Agregado IV foi o que mais contribuiu para a definição da taxa final (47,2%); na sequência vem o Agregado II (23,4%), Agregado III (17,4%) e agregado I (12,0%). Ao se comparar o 1º trimestre de 2024 com o 1º trimestre de 2023, percebe-se todos agregados contribuíram menos na formação do PIB estadual. João Paulo Caetano, coordenador de Contas Regionais da SEI, explica porque o Agronegócio perdeu participação: “quando analisamos a participação de um segmento no PIB, estamos considerando, além das variações em termos reais, também as variações de preços. Nesse sentido, podemos ter, por exemplo, aumento nas quantidades produzidas (variação real) e ao mesmo tempo queda no valor corrente; essa queda se dá quando as variações negativas nos preços são superiores à variação real. No primeiro trimestre de 2024 tivemos essa combinação onde, apesar de se ter crescimento real de 1,3%, houve retração média de 9% nos preços do agronegócio, o que determinou menor participação da atividade na economia baiana”.

São João da Bahia 2024 tem movimentação histórica no turismo

São João da Bahia 2024 tem movimentação histórica no turismo
Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Ainda aguardando os festejos em homenagem a São Pedro, que acontecem no próximo fim de semana, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora o fluxo nas atividades turísticas no São João da Bahia 2024 e o impacto na economia. Neste ano, a festa registrou mais de 1,7 milhão de visitantes, com uma receita de R$ 2 bilhões, um resultado histórico. No ano passado, a receita foi de R$ 1,6 bilhão, com a participação de 1,5 milhão de turistas. Em municípios mais procurados, como Cruz das Almas, Amargosa, Lençóis, Senhor do Bonfim e Ibicuí, houve ocupação hoteleira máxima, com o crescimento na procura por casas de temporada. O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, credita os resultados do São João deste ano a um planejamento estratégico. “Começamos a divulgar a festa, logo após o Carnaval, nos principais polos emissores de turistas nacionais, com a capacitação de agentes de viagens sobre a cultura junina, além da promoção em feiras de turismo internacionais”, explicou. Entre as ações da Setur-BA no São João, o secretário Bacelar destaca a pesquisa de demanda turística. “Os pesquisadores da secretaria estiveram nas zonas turísticas Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Baía de Todos-os-Santos e Caminhos do Jiquiriçá, onde fizeram o levantamento do perfil dos visitantes, com a avaliação deles sobre os serviços oferecidos nas regiões. Os dados serão usados na formulação de novas ações para o próximo São João”. O Governo do Estado investiu mais de R$ 140 milhões para garantir os festejos nas 13 zonas turísticas baianas, oferecendo receptivo especial, infraestrutura, segurança, saúde e grandes atrações. As parcerias com o Governo Federal, as prefeituras e o trade turístico também contribuíram para o sucesso do São João 2024, que registrou recorde no movimento de turistas e injeção de recursos na economia.

Aposta simples feita em Caetité acerta quina e leva R$75 mil na Mega-Sena

Aposta simples feita em Caetité acerta quina e leva R$75 mil na Mega-Sena
Foto: Reprodução/Caixa

Uma aposta feita na cidade de Caetité acertou 5 números do concurso 2.741 da Mega-Sena e levou R$ 75.394,71. O sorteio aconteceu na noite desta terça-feira (25) em São Paulo (SP). A aposta simples foi feita na Caetité Loterias LTDA. Na faixa principal (seis dezenas) não houve acertadores. As dezenas sorteadas foram: 01, 33, 35, 39, 42 e 56. De acordo com a Caixa, 53 apostas acertaram a quina. Cada uma receberá R$ 75.394,71. A quadra saiu para 4.953 apostas ganhadoras que levará cada uma R$ 1.152,52. O próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (27). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.