Início Arquivo Maio de 2024

Maio de 2024

Encontramos 194 Notícias

PRF resgata menor em situação de abandono próximo à rodoviária de Vitória da Conquista

PRF resgata menor em situação de abandono próximo à rodoviária de Vitória da Conquista
Foto: Sudoeste Total

Na última quarta-feira (15), policiais rodoviários federais resgataram uma criança em situação de abandono no Km 826 da BR-116, próximo à rodoviária de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Por volta das 10 horas, enquanto realizava uma ronda pela rodovia, a equipe foi abordada por um motorista de transporte coletivo, que relatou que uma menina de 11 anos estava desacompanhada dentro do veículo. Ele informou que a garota havia embarcado em um ponto em frente à garagem de uma das empresas de ônibus da rodoviária. Imediatamente, a equipe acolheu a criança na Unidade Operacional da PRF. Durante a entrevista, a menina revelou que não possuía documentos e que havia viajado sozinha de São Paulo até Vitória da Conquista. Diante da situação, a menor foi encaminhada ao conselho tutelar. Já a ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das medidas cabíveis.

Homem é preso por mandar matar a ex-companheira em Feira de Santana

Homem é preso por mandar matar a ex-companheira em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Investigadores da Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana prenderam um homem apontado como mentor do feminicídio da ex-companheira. Com um mandado em aberto, ele foi localizado na manhã desta sexta-feira (17), em um condomínio no bairro Ponto Central. O feminicídio de Adriana dos Reis Santos, de 18 anos, ocorreu no dia 6 de abril, no bairro da Conceição. O autor dos disparos está à disposição da Justiça desde o último dia 9, quando teve o mandado de prisão preventiva cumprido, no bairro do Aviário. A vítima, que já havia sofrido violência doméstica, tinha uma medida protetiva contra o autor, concedida pela Justiça. Por não aceitar o fim do relacionamento, o suspeito mandou matar a ex-companheira. O mandante do feminicídio, apontado como um dos líderes do tráfico de drogas em Feira de Santana, e o executor, que integra o mesmo grupo, permanecem à disposição do Poder Judiciário. Um terceiro envolvido no crime está sendo procurado. 

Exportações baianas têm queda de 1,2% em abril

Exportações baianas têm queda de 1,2% em abril
Foto: Manu Dias/GOVBA

Nova queda no volume exportado (-18,5%), principalmente de derivados de petróleo, celulose e soja, comprometeram o resultado das vendas externas no mês passado (abril), que somaram US$ 773,6 milhões, com recuo de 1,2%, comparado a igual mês do ano anterior. Os preços, em média, subiram pelo quarto mês consecutivo no ano. No acumulado dos quatro meses do ano, as exportações apontam estabilidade, com pequeno recuo de 0,2%, comparado a igual período de 2023, alcançando US$ 3,337 bilhões contra US$ 3,344 bilhões no quadrimestre do ano anterior. Apesar de a participação ser pequena no total da pauta (13,6%), o principal destaque pelo lado das exportações no quadrimestre é a quantidade dos embarques de produtos da indústria extrativa que chegou a crescer 60,1%, principalmente de minério de cobre, magnesita e rochas ornamentais. As exportações agropecuárias, com montante de US$ 293,2 milhões em abril, caíram 2,7%, sempre em relação ao mesmo período do ano anterior. A indústria extrativa foi o destaque do mês com vendas de US$ 153,2 milhões, alta de 86,3%, puxada tanto pelo aumento do volume embarcado em 72% (minério de cobre, magnesita e granito), quanto pelos preços, que subiram em média 86% no comparativo interanual. Já a indústria de transformação teve queda de 18,7%, com vendas de US$ 318,9 milhões. As exportações para China, principal destino dos produtos baianos (21,8% de participação) caíram 18,7% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já as vendas totais para a Ásia subiram 0,68%. Na mesma base de comparação, as vendas para a América do Norte e Mercosul subiram 41% e 34% respectivamente. Para a União Europeia caíram 19,2%. Para os próximos meses, diversos organismos internacionais como a OCDE, FMI e OMC alertaram sobre os riscos ao comércio causados por tensões geopolíticas, conflitos regionais e incertezas econômicas, com os governos se concentrando na segurança nacional, autossuficiência e apoio às empresas domésticas. Por outro lado, as projeções para 2024 são de crescimento do comércio global à medida que a inflação diminui e a economia dos EUA continua em expansão,  juntamente com a China, que permanece com sua economia com projeção de crescimento ao redor de 5%, ajudando a impulsionar a atividade. Em abril, o aumento foi de 21,3%, no comparativo interanual. Os melhores preços obtidos no mês, entretanto, não compensaram a queda do quantum. As informações são da análise da equipe da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Bahia tem menor taxa de analfabetismo do Nordeste

Bahia tem menor taxa de analfabetismo do Nordeste
Foto: Camila Souza/GOVBA

O número de pessoas não alfabetizadas na Bahia teve uma redução de quase 18%, entre 2010 e 2022, segundo os dados do censo 2022 do IBGE. Em comparação a 2010, a taxa de analfabetismo na Bahia diminuiu em todos os grupos de idade, com mais intensidade justamente entre as pessoas de 65 anos ou mais. Os dados mostram ainda que a Bahia tem o menor índice de analfabetismo da região Nordeste. A pesquisa mostrou, também, que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios baianos. Ainda segundo os dados do IBGE, as taxas de analfabetismo no Estado caíram para todos os recortes étnico-raciais, entre 2010 e 2022. Para atingir este público adulto, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) tem atuado por meio de diferentes iniciativas. Uma delas é o Projeto Estadual Paulo Freire, que possibilita alfabetizar jovens, adultos e idosos matriculados nas redes municipais de educação. Essas iniciativas estão estrategicamente concebidas para abranger diferentes faixas etárias, garantindo que a educação alcance todas as camadas da população, contribuindo para um desenvolvimento mais amplo e equitativo em toda a Bahia. Realizado em parceria com as universidades estaduais, o programa investe na formação de professores alfabetizadores e educadores sociais. A SEC também atua para reduzir o analfabetismo entre o público jovem e adulto, através do Projeto “Sim, Eu Posso”, que é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O projeto foi lançado em junho de 2023 e tem o objetivo de combater e erradicar o analfabetismo na Bahia. Entre as principais características do “Sim, Eu Posso” está a possibilidade de alfabetizar em curto período. Ainda neste sentido, outro trabalho realizado pela Secretaria da Educação do Estado para reduzir o analfabetismo entre a população mais velha é o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje, na Bahia, há cerca de 125 mil pessoas matriculadas nesta modalidade de ensino, oferecida em 1025 escolas, de 403 dos 417 municípios baianos. O governo estadual tem investido na criação de oportunidades com a construção de novas escolas e equipadas com estruturas modernas em toda Bahia, para garantir que toda a população tenha acesso à educação de qualidade. De 2023 até agora, já foram inauguradas 44 novas unidades. Neste mesmo período, 38 escolas foram ampliadas e modernizadas. Além disso, o Governo da Bahia tem investido em um modelo de Educação antirracista e em uma atenção especial às populações dos povos originários. Para o ano letivo 2024, há cerca de 7.360 estudantes matriculados em escolas indígenas, construídas especialmente para atender às demandas daquela população. Essas escolas contam com mais de 700 professores. Em abril, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a lei que reestrutura a carreira dos professores indígenas do quadro do Magistério Público do Estado, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia. O texto, enviado pelo governador ao legislativo, atendia às reivindicações de professores, caciques, lideranças e organizações indígenas baianos e ratifica o compromisso do Governo da Bahia com a educação e a valorização dos docentes e gestores indígenas.

Governo entrega 3,5 toneladas de comida orgânica a cozinhas solidárias na Bahia

Governo entrega 3,5 toneladas de comida orgânica a cozinhas solidárias na Bahia
Foto: Reprodução/AG GOV

As agricultoras e os agricultores familiares baianos irão entregar ao longo desta semana 3,5 toneladas de alimentos para atendimento às cozinhas solidárias no estado. Os produtos são adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Nesta quinta-feira (16), a doação dos alimentos, como canjica, creme de milho e flocão, foi realizada na Cozinha Estrela da Manhã e contou com a participação do superintendente da Conab na Bahia, Emanuel Carneiro. Os alimentos doados às cozinhas solidárias são produzidos por 107 agricultoras e agricultores familiares baianos de três projetos do PAA firmados com a Conab. Esses alimentos irão atender pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por 13 cozinhas solidárias localizadas nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Madre de Deus e Itaparica. No ano passado, a Companhia aprovou 278 projetos da agricultura familiar para participar do PAA na Bahia. Com isso, serão destinados aproximadamente R$ 61,8 milhões no apoio à comercialização da produção da agricultura familiar no estado por meio do Programa, na modalidade CDS, beneficiando agricultores e agricultoras do estado e complementando a alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Lewandowski autoriza uso de imagens de satélite para auxílio em calamidade pública no RS

Lewandowski autoriza uso de imagens de satélite para auxílio em calamidade pública no RS
Foto: Divulgação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a autorização para o uso de imagens de satélite por prefeituras e órgãos públicos do Rio Grande do Sul para auxiliar nas ações de enfrentamento à enchente histórica que atinge o estado. O material oferece subsídios para combate e prevenção de desastres na região, como grandes alagamentos e deslizamentos de terra. As portarias, assinadas pelo secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, gestor do Programa, celebram acordos com o Ministério Público gaúcho, com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O acesso está liberado para todos os municípios gaúchos, com prioridade de acesso às cidades que tiveram decreto de calamidade pública reconhecido. Órgãos do governo estadual também poderão solicitar a adesão. Não há custos para o uso das imagens.

Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 será no Brasil

Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 será no Brasil
Foto: Frame de vídeo

O Brasil vai sediar a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina de Futebol FIFA 2027. O anúncio foi divulgado na madrugada desta sexta-feira, 17 de maio, no 74º congresso da entidade, em Bangkok, na Tailândia. A decisão traz o Mundial pela primeira vez para a América do Sul. O Brasil concorria contra uma candidatura unificada entre Alemanha, Holanda e Bélgica.  “O Brasil está pronto! Está será a Copa do Brasil, mas também de toda a América do Sul. E marcará um novo momento para o futebol feminino em nosso continente”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca, representante do governo brasileiro no Congresso da FIFA. Na opinião dele, o evento será uma oportunidade para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento do futebol feminino. "As jogadoras servirão de inspiração para futuras gerações e ajudarão o Brasil a criar um impacto positivo duradouro na sociedade, promovendo inclusão, diversidade e igualdade no esporte".

Taxa de analfabetismo cai de 9,6% para 7,0% em 12 anos, mas desigualdades persistem, diz IBGE

Taxa de analfabetismo cai de 9,6% para 7,0% em 12 anos, mas desigualdades persistem, diz IBGE
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Dados do Censo Demográfico de 2022 mostram que, dos 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Assim, a taxa de alfabetização para esse grupo foi de 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi de 7,0%. No Censo 2010, as taxas de alfabetização e analfabetismo eram de 90,4% e 9,6%.   O tema é investigado desde o primeiro Censo do país em 1872. Em 1940, menos da metade da população (44,0%) era alfabetizada. As pessoas de cor ou raça branca e amarela com 15 anos ou mais de idade tiveram as menores taxas de analfabetismo, 4,3% e 2,5%, respectivamente. Já as pessoas de cor ou raça preta, parda e indígena do mesmo grupo etário tiveram taxas de 10,1%, 8,8% e 16,1%, respectivamente. Ou seja, as taxas de analfabetismo de pretos e pardos são mais que o dobro das dos brancos, e a de indígenas é quase quatro vezes maior. No entanto, de 2010 para 2022, a diferença entre brancos e pretos caiu de 8,5 para 5,8 p.p e a vantagem também ficou menor em relação a pardos (de 7,1 p.p. para 4,3 p.p.) e indígenas (de 17,4 p.p. para 11,7 p.p). A queda na taxa de analfabetismo ocorreu em todas as faixas etárias. Em 2022, o grupo mais jovem de 15 a 19 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo (1,5%) e o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo (20,3%), mas teve a maior queda em três décadas, passando de 38,0% em 2000, para 29,4% em 2010 e 20,3% em 2022, uma redução de 17,7 p.p. desde 2000 (queda de 46,7%).  Analisando-se as taxas por idade e cor ou raça, o analfabetismo para pretos e pardos atingiu valores acima de 2% a partir da faixa etária de 25 a 34 anos de idade, enquanto para brancos isso ocorreu a partir de 35 a 44 anos. A diferença entre brancos e pretos atinge seu valor máximo para o grupo de 65 anos ou mais (20,9 p.p.). Em 2022, o percentual de mulheres que sabiam ler e escrever era de 93,5%, ante 92,5% dos homens. A vantagem é verificada em todos os grupos etários, exceto entre os de 65 anos ou mais de idade, com 79,9% para homens e 79,6% para as mulheres. A maior diferença foi no grupo de 45 a 54 anos, 2,7 p.p a mais para as mulheres. 

Agroindústria de cana-de-açúcar traz oportunidade de emprego e renda para jovens rurais de Condeúba

Agroindústria de cana-de-açúcar traz oportunidade de emprego e renda para jovens rurais de Condeúba
Foto: Geraldo Carvalho

No coração do Vale do Jacaré, em Condeúba, a requalificação da Agroindústria de Derivados Artesanais de Cana-de-açúcar está transformando a paisagem e abrindo novas oportunidades para jovens da comunidade de Inchu. A partir da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a agroindústria passou de uma produção fragmentada para uma produção qualificada de derivados de cana-de-açúcar, a exemplo da rapadura, resgatando tradições com mais de 200 anos. A modernização da agroindústria foi desde a recepção da cana-de-açúcar até o produto final. Essa mudança não apenas resgatou muitos produtores para a plantação de cana, mas também impulsionou a produção agroindustrial como um todo. "A parceria com a CAR veio para fazer voltar a funcionar nossa agroindústria. Com essa reforma, tive a oportunidade de atuar na produção e administração da unidade e, agora, a agroindústria é o meu trabalho e a minha renda”, destacou o jovem Alessandro Vinícius Alves, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Rapadura e Derivados da Cana-de-Açúcar do Vale do Jacaré. Além disso, a sustentabilidade é uma prioridade na comunidade. O bagaço da cana é utilizado para alimentação animal, adubação de lavouras e para o uso nas caldeiras, demonstrando o aproveitamento integral dos recursos. Todo o resíduo, incluindo a espuma do caldo, é transformado em alimentos para animais, contribuindo para a economia circular e o bem-estar da comunidade. Maicon Alex é outro jovem envolvido no projeto e destaca as mudanças positivas. "Uma grande importância dessa requalificação foi a moagem da cana e caldeira, onde eu atuo hoje. Tivemos uma grande inovação, pois o pessoal trabalhava antes na fornalha e, hoje, trabalhamos na caldeira. O objetivo da maioria dos jovens era sair daqui após concluir o Ensino Médio, mas agora temos essa ocupação. Foi importante para mim e para os demais jovens envolvidos nesse processo." Além da rapadura, a comunidade produz açúcar mascavo e melado, totalizando cerca de 2.500 quilos de cana beneficiada mensalmente. Esses produtos, comercializados sob a marca: Tradição do Engenho - Vale do Jacaré, chegam a diversos mercados regionais, incluindo a alimentação escolar de Condeúba, além de estabelecimentos em Vitória da Conquista e no Empório da Agricultura Familiar, em Salvador. A agroindústria de Condeúba é apenas um exemplo do impacto positivo que a construção e requalificação de agroindústrias têm gerado em toda a Bahia. Com 422 agroindústrias passando por esse processo, a inserção dos jovens nesse contexto não apenas revitaliza as atividades locais, mas também oferece perspectivas de emprego e renda para uma geração ansiosa por oportunidades.

PRF apreende 15 smartphones importados irregularmente na BR-116 em Vitória da Conquista

PRF apreende 15 smartphones importados irregularmente na BR-116 em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quarta-feira (15) policiais rodoviários federais apreenderam 15 celulares importados ilegalmente A ação foi registrada no Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista. Policiais abordaram um ônibus interestadual, que vinha de São Paulo e tinha como destino final a cidade de Belo Jardim, em Pernambuco. Durante a vistoria foi encontrada, entre as bagagens, uma mala contendo quinze smartphones sem o devido despacho aduaneiro e sem nenhum comprovante de pagamento das taxas de importação. Questionado, um dos motoristas afirmou que a mala pertencia a ele e que estava levando os aparelhos a pedido de um colega. Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, a ocorrência foi encaminhada para o depósito da Receita Federal, para continuidade da investigação e identificação do remetente e destinatário dos equipamentos. Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Operação contra traficantes termina com 50 kg de drogas apreendidos em Eunápolis

Operação contra traficantes termina com 50 kg de drogas apreendidos em Eunápolis
Foto: Divulgação/SSP

Uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil contra facções resultou na apreensão de 50 kg de drogas, na cidade de Eunápolis, região Extremo Sul da Bahia. O flagrante aconteceu na tarde desta quinta-feira (16). Equipes do DEIC, da 23ª Coorpin, da 7ª CIA e da Rondesp Extremo Sul ampliaram as ações de inteligência e localizaram, no bairro do Alecrim II, os materiais ilícitos. Além dos 50 kg de pasta base de cocaína, maconha e crack, os policiais apreenderam balanças e embalagens plásticas usadas no comércio ilegal. Nenhum traficante foi encontrado no local. Varreduras na região foram intensificadas. Os materiais apreendidos foram encaminhados para perícia.

Polícia realiza ação em Guanambi contra criminosos do Rio de Janeiro

Polícia realiza ação em Guanambi contra criminosos do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação / Ascom-PC

A Polícia Civil da Bahia cumpriu mandados de busca e apreensão, em residências e em um estabelecimento comercial, no município de Guanambi, na quinta-feira (16), contra suspeitos de integrar um grupo criminoso do Rio de Janeiro, responsável pela lavagem de dinheiro, oriundo do roubo de veículos cometidos por traficantes integrantes daquela organização. As ações realizadas em Guanambi, conforme a Polícia Civil, resultaram na apreensão de dois veículos, sete aparelhos celulares, dois notebooks, dois computadores, cinco folhas de cheque em branco, sete HD's, um pendrive e a quantia de R$ 9.800, em espécie, localizados em três residências e em um estabelecimento comercial dos suspeitos. De acordo com as investigações da Polícia Civil carioca, a lavagem de dinheiro movimentou mais de 30 milhões em um ano, gerando forte impacto nos índices de furtos e roubos de veículos no Rio de Janeiro, para onde os materiais apreendidos foram encaminhados. As investigações têm continuidade naquele estado. Participaram das ações as equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e equipes do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro (Draco), de Vitória da Conquista, e do Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi).

Celular Seguro enviará alerta para comprador de aparelho furtado ou roubado

Celular Seguro enviará alerta para comprador de aparelho furtado ou roubado
Foto: Banco de Imagens

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) avança em medidas para qualificar o programa Celular Seguro, lançado em dezembro do ano passado. Na terça-feira (14), foi criado o Comitê Gestor que ficará responsável por avaliações, melhorias e a segurança da iniciativa. Entre os primeiros objetivos do grupo, está viabilizar a incorporação, pelo Celular Seguro, de iniciativa do Governo do Piauí, que envia alertas via whatsapp ao telefone furtado ou roubado quando o aparelho é novamente habilitado. A medida aumentou o índice de recuperação de aparelhos em 139%. “Como qualquer solução tecnológica, o Celular Seguro será atualizado constantemente, a partir de demandas que venham dos próprios usuários e dos parceiros. Para agilizar esse processo, criamos o Comitê Gestor para garantir que todas as alterações tragam o máximo de eficiência e que possam ampliar ainda mais a proteção aos usuários”, relata o secretário-executivo do MJSP e presidente do Comitê, Manoel Carlos de Almeida Neto. Entre as atribuições do grupo, estão a identificação de boas práticas em relação à iniciativa, fornecer dados públicos para o aprimoramento de políticas de segurança pública e de proteção a direitos do consumidor, garantindo o atendimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Formado por integrantes da pasta, o Comitê se reunirá todos os meses e será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). Além de Secretaria Executiva e Senasp, integrarão o Comitê Gestor representantes das Secretarias de Direitos Digitais (Sedigi) e Nacional do Consumidor (Senacon), da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e o setor responsável pelo Tratamento de Dados Pessoais do MJSP.

Estudantes de Ilhéus desenvolvem protótipo da Ponte Jorge Amado

Estudantes de Ilhéus desenvolvem protótipo da Ponte Jorge Amado
Foto: Divulgação/SEC

Os estudantes do segundo ano do curso de Eletrotécnica do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, da rede estadual de ensino, em Ilhéus, viveram um dia diferenciado, conciliando teoria com a prática, através de um trabalho proposto pelo professor Mestre Pablo Fernandes Costa de Marinho. Na disciplina que leciona, Conversão de Energia, Pablo Fernandes propôs um projeto em que os alunos pudessem desenvolver o protótipo de uma ponte estaiada (suspensa por cabos de sustentação), semelhante à Ponte Jorge Amado, em Ilhéus, utilizando materiais de iluminação de baixo custo e enfatizando o protagonismo e a criatividade. Para o professor Pablo, a construção de uma ponte estaiada com iluminação "é uma oportunidade única de aprendizado para os estudantes, por ser uma obra que não só ilumina o horizonte da cidade, mas também ilumina o caminho para uma formação sólida e completa, onde o aspecto da teoria se conecta diretamente com a prática no cotidiano do estudante”. Ele destaca ainda: “Os alunos aplicam seus conhecimentos teóricos no dimensionamento correto dos sistemas de iluminação da ponte, escolhem os dispositivos de conversão de energia mais adequados e garantem a eficiência energética do projeto”. Os estudantes se entusiasmaram com o projeto. “Com o meu grupo fizemos uma ponte estaiada com iluminação baseada na estrutura da ponte de Ilhéus e todo o projeto foi feito com isopor. Na iluminação usamos minipostes de luz; um circuito em série, usando um interruptor para ligar e desligar; e duas pilhas de 1,5V volts”, disse o aluno Claudio Henrique. A colega Joana Mendonça contou a sua experiência, junto a seu grupo. "Fizemos uma ponte estaiada com iluminação de energia solar, que é sustentável. Por meio de placas fotovoltaicas, fizemos a estrutura principal de isopor e a pista de papelão, além disso a instalação dos postes com a energia solar e por meio de ligação em paralelo. Com isso, melhoramos o trabalho em equipe, ganhamos mais experiência em instalação e pudemos ver uma conversão de energia de perto, que foi a luz solar em energia elétrica.” Através dessas atividades, os alunos do CEEP do Chocolate Nelson Schaun colocam em prática a aprendizagem em sala de aula. “O impacto da construção dessa ponte vai além das aulas e das obras de engenharia, pois inspira os alunos a sonharem grande, a acreditarem em seu potencial e a se tornarem os líderes e inovadores do amanhã. Ela é a ponte que os leva do mundo da sala de aula para a realidade do mercado de trabalho, iluminando o caminho para um futuro promissor e cheio de oportunidades", pontuou Pablo Fernandes.

Universitários de Vitória da Conquista participam de palestra sobre Direito Eleitoral na FAINOR

Universitários de Vitória da Conquista participam de palestra sobre Direito Eleitoral na FAINOR
Foto: Divulgação/TRE-BA

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) segue com a agenda de eventos em Vitória da Conquista. Na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, estudantes do curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) participaram de uma palestra sobre direito eleitoral. O expositor foi Cristian Patric de Sousa, professor universitário e servidor da Seção de Contratos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Durante sua exposição, Cristian abordou diversos assuntos relativos à atuação do Eleitoral baiano,  entre eles, a legislação eleitoral, o sistema democrático e a realização de eleições. O Palestrante ressaltou ainda a busca da proximidade com o eleitorado pelo TRE-BA: “estamos buscando o contato mais próximo com a sociedade, trazer os operadores do direito para pensar o direito eleitoral, melhorar o processo de legitimidade democrática e o diálogo entre a instituição e a sociedade civil. É para isso que temos essas ações educacionais da EJE, para isso que temos a Assessoria de Comunicação”, destacou. O professor falou ainda da preparação das eleições municipais, que acontecem no próximo dia 6 de outubro: “o processo eleitoral é extremamente célere, estamos todos nos preparando, vivenciamos isso durante os dois anos de trabalho para fazer acontecer esse um dia (a eleição. São muitas coisas envolvidas, e garantir a legitimidade do processo eleitoral custa caro”, salientou. A estudante de direito da FAINOR, Beatriz Neves, afirmou que a palestra sobre direito eleitoral foi de extrema importância para sua formação acadêmica e cidadã: “esse direito é crucial para garantir a nossa democracia, além de ser muito importante na elaboração das regras para realização das eleições e na garantia dos nossos direitos enquanto candidatos e eleitores”, acrescentou. O evento foi iniciado com a fala do desembargador eleitoral e diretor da EJE-BA, Moacyr Pitta Lima, que agradeceu a parceria com a Faculdade Independente do Nordeste e destacou a atuação da Escola Eleitoral na promoção da educação para a cidadania. “A Escola Judiciária Eleitoral completa 20 anos e tem por objetivo não só difundir o direito eleitoral, mas temos também diversos projetos voltadas à cidadania, e hoje aqui acontece uma de nossas ações: o Universitário Cidadão", ressaltou o magistrado”. Para o diretor geral da FAINOR, Ítalo Brito, “é um privilégio os discentes vivenciarem esta etapa importante na construção crítica de seus valores e de sua visão acadêmica transcendendo os muros da faculdade”, pontuou. Em sua fala, Ítalo Brito ainda agradeceu a oportunidade em ceder o espaço da instituição para a Justiça Eleitoral e pela realização da palestra. Além do desembargador Moacyr Pitta Lima e Ítalo Brito, estiveram na mesa de abertura da palestra o Juiz eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, Wander Cleuber Lopes, o palestrante Cristian Patric de Sousa, Jamile Alves, coordenadora acadêmica do curso de direito e o Coordenador pedagógico Wesley Valadares, ambos da FAINOR.

Com auxílio de cão farejador, PRF localiza 150 kg de maconha em Vitória da Conquista

Com auxílio de cão farejador, PRF localiza 150 kg de maconha em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde de quarta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 32 anos no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Ele foi flagrado transportando 150 quilos de maconha, detectados pelo cão farejador K-9 Kaleu. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização em um caminhão baú. Os policiais utilizaram cães farejadores para inspecionar o veículo, visando identificar a presença de substâncias ilícitas. O K-9 Kaleu realizou a inspeção no compartimento de carga e indicou positivamente para a presença de entorpecentes. Diante do sinal do cão, a equipe solicitou ao motorista que abrisse o compartimento de carga. Ao verificar o interior, os policiais encontraram 192 tabletes de maconha embalados em caixas. O motorista alegou que houve um transbordo de carga com outro condutor e que desconhecia a presença das drogas. Toda a droga e o motorista foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. O homem foi indiciado por tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei 11.343/06.

Ação de conscientização da EJE-BA engaja estudantes de Vitória da Conquista

Ação de conscientização da EJE-BA engaja estudantes de Vitória da Conquista
Foto: TRE-BA

Estudantes do Colégio Nossa Senhora de Fátima - Sacramentinas, em Vitória da Conquista, participaram da ação do projeto Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA). O evento ocorreu no auditório da instituição, nesta quarta-feira (15/5), com o envolvimento de mais de 300 alunos do ensino fundamental e médio. O diretor da EJE-BA, desembargador Moacyr Pitta Lima, acompanhou a atividade e durante sua fala destacou a relevância de promover a ação aos estudantes em Vitória da Conquista. “Para a Justiça Eleitoral é muito importante esse tipo de ação, pois fortalece a democracia. Essa é uma atividade que prepara vocês minimamente para exercer a cidadania. A Justiça Eleitoral busca se aproximar da sociedade e essa ação aqui no município tem essa função”, pontuou o magistrado. Os servidores da Seção de Projetos Institucionais da EJE-BA (Sepri), Silas Gomes e Ludmila Rocha, conduziram a realização do evento e apresentaram aos etudantes as seguintes temáticas: poder do voto, sistema democrático e combate à desinformação. A Irmã Maria Salete dos Santos, diretora do Colégio Sacramentinas, ressaltou o caráter educativo do projeto e seu potencial para a conscientização política dos estudantes. “Essa atividade muda a rotina da nossa escola, mas é para o bem. Sempre devemos pensar que somos responsáveis pelo futuro do nosso país, estado e nossa cidade”. Como ferramenta de conscientização sobre o exercício do voto, os estudantes participaram de uma eleição simulada durante a ação. Quatro jovens se voluntariaram para serem os candidatos e todos os participantes votaram nas urnas disponibilizadas pelo projeto. Após a totalização dos votos, o desembargador Moacyr Pitta Lima apresentou o resultado do pleito ensaiado. As atividades em Vitória da Conquista integram o Projeto de Interiorização da Justiça Eleitoral, que tem como propósito se aproximar cada vez mais da sociedade baiana. O TRE-BA e a EJE-BA estarão no município até o dia 17 de maio, com uma série de ações educativas e judiciais.

Polícia Federal prende homem por estupro de vulnerável em Vitória da Conquista

Polícia Federal prende homem por estupro de vulnerável em Vitória da Conquista
Foto: Sudoeste Total

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 16/5, a Operação Proteção, que visa combater crimes de estupro de vulnerável e de produção, oferta, troca, disponibilização, transmissão, distribuição, aquisição, posse ou armazenamento virtual de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva. A investigação reuniu elementos que comprovam que o homem detido vinha, desde 2020, armazenando centenas de arquivos de fotos e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, se utilizando de redes sociais para receber e enviar estes arquivos para diferentes países, como Bolívia, Arábia Saudita, Índia, Filipinas, México, Indonésia e Colômbia. Dos arquivos encontrados em suas redes, dois chamaram a atenção dos investigadores por se tratar de imagens aparentemente produzidas pelo próprio alvo da operação policial, o que acabou por se confirmar durante o cumprimento das buscas, tendo sido identificada a vítima e comunicada a situação à sua responsável legal. Foi apurado, ainda, que o investigado já tinha sido denunciado à Polícia Civil, em 2020, pela suposta prática de crime de natureza sexual contra uma criança. Os crimes, em tese, praticados estão previstos no artigo 217-A do Código Penal (reclusão de 8 a 15 anos), e nos artigos 240 (reclusão de 4 a 8 anos), 241-A (reclusão de 3 a 6 anos) e 241-B (reclusão de 1 a 4 anos) do Estatuto da Criança e do Adolescente. O preso, após ouvido em sede policial, será encaminhado à unidade prisional de Vitória da Conquista, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça.

Bahia conta com nova rota direta da Air France, entre Paris e Salvador

Bahia conta com nova rota direta da Air France, entre Paris e Salvador
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia segue ampliando sua participação no mercado do turismo internacional e acaba de receber mais um incremento, que contou com a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e a Air France. A partir de 28 de outubro de 2024, a companhia francesa ampliará sua operação no Brasil com a estreia da rota entre Paris e Salvador. Os voos serão operados três vezes por semana, levando os clientes não só à capital da França, mas, também, servirá de porta de entrada para outras cidades na Europa, Ásia e África. Os detalhes foram apresentados nesta quinta-feira (16), em coletiva de imprensa virtual. A capital baiana será o quinto destino da companhia francesa no Brasil, que hoje opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém. A nova opção de voo, que sairá toda segunda, quinta e sábado, foi anunciada em coletiva de imprensa após esforços da Setur-BA, desde 2022. O trecho será operado por aeronaves Airbus A350-900, marcando o maior modelo a operar regularmente no Aeroporto Internacional de Salvador, com um tempo estimado de voo de 10 horas. O diretor-geral da Air France na América do Sul, Manuel Flahaut, destacou os motivos que levaram a empresa a escolher a capital da Bahia para o novo trecho. “Salvador, com seu potencial turístico, posição estratégica e como a quinta maior cidade do Brasil, tornou-se uma escolha natural para a Air France expandir sua presença no mercado brasileiro, oferecendo conexões convenientes e explorando um dos principais destinos ainda não servidos pela companhia”, explicou, durante a coletiva, que também contou com a participação do diretor de Planejamento da GOL, Rafael Araújo. Com a nova operação, Paris (AirFrance) se junta a Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas), Lisboa (TAP), Madri (Air Europa), Montevidéu (Sky) e Santiago (Sky) como cidades de outros países a terem voos diretos para a capital baiana. A adição dessa rota coloca Salvador como mais um ponto de conexão importante para viajantes internacionais, ampliando as opções de destinos diretamente acessíveis a partir da cidade. Além disso, fortalece a economia local e o setor de turismo, permitindo um fluxo mais ágil e conveniente entre a capital baiana e um dos destinos mais icônicos da Europa.

Estudantes apresentam projetos científicos e culturais na 52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga

Estudantes apresentam projetos científicos e culturais na 52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga
Foto: Ascom/SEC

A 52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, que acontece no município de Itapetinga até este domingo (19), no Parque de Exposições Juvino Oliveira, está servindo de palco para os estudantes da rede estadual compartilharem diferentes projetos científicos e culturais desenvolvidos nas suas unidades escolares. A feira é um dos eventos agropecuários mais tradicionais da Bahia. Um dos projetos em destaque no stand do Núcleo Territorial do Médio Sudoeste da Bahia (NTE 8) é o “Confecção de tubetes biodegradáveis a partir do resíduo da cana-de-açúcar”. O estudante João Gabriel Fraga, 17, do curso técnico em Zootecnia, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Sudoeste da Bahia, explicou que o objetivo do trabalho é substituir os tubetes de plástico, que auxiliam o plantio de mudas, para os biodegradáveis, feitos com esterco bovino, casca de ovo e resíduo de cana-de açúcar: “nós misturamos os ingredientes com uma cola caseira, produzida com vinagre, água e maisena, e moldamos os tubetes para serem plantados diretamente na terra”. Para a estudante e líder estudantil, Rebeca da Silva, 3º ano, 17, do Colégio Estadual John Kennedy, localizado em Santa Cruz da Vitória, o evento permite a troca de experiências. “Eu e meus colegas estamos muitos contentes de participar da feira, pois é uma boa oportunidade de conhecer novos projetos e dialogar com estudantes de outros municípios”, comentou.  O stand do núcleo contará, ainda, com exposição de obras de arte produzidas pelos estudantes; mostras musicais e literárias; experimentos biológicos ligados à gastronomia molecular; oficina de saúde, bem-estar e meio ambiente; apresentações do projeto Horta na Escola e da mostra artística de teatro, canto e dança; e explanação dos programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, como Jovem Ouvidor, Líderes de Classe, Mais Futuro e Partiu Estágio. Além disso, haverá oferta de serviços de saúde, como avaliação nutricional, teste de glicemia e tipagem sanguínea, realizados por estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas e Nutrição e Dietética, do Colégio Estadual Alfredo Dutra, de Itapetinga.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.