Início Arquivo Maio de 2024

Maio de 2024

Encontramos 194 Notícias

Motorista é autuado por embriaguez ao volante após se envolver em acidente no sudoeste da Bahia

Motorista é autuado por embriaguez ao volante após se envolver em acidente no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRE

O condutor de um veículo Chevrolet/Classic foi autuado por dirigir sob estado de embriaguez, nesta quarta-feira (15), na região sudoeste da Bahia. O flagrante aconteceu por volta das 11h na BA-262, entre as cidades de Vitória da Conquista e Anagé. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor de um veículo Classic bateu no fundo de um Fiat/Uno, quando o condutor do Uno freou ao passar sobre um redutor de velocidade. Ambos os condutores foram submetidos ao teste do bafômetro, sendo que, o condutor Uno teve resultado negativo para ingestão de bebida alcoólica. Já o condutor do Classic, 55 anos, teve resultado de 0,64 mg/l. Posteriormente na delegacia da cidade de Anagé, foi feito novo teste do condutor, que teve como resultado 0,53 mg/l, o qual foi autuado em flagrante.

Motorista é autuado por embriaguez ao volante após se envolver em acidente no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRE

Por Valfredo Raimundo Silva

Mortes violentas têm redução de 8,7% entre janeiro e maio de 2024 na Bahia

Mortes violentas têm redução de 8,7% entre janeiro e maio de 2024 na Bahia
Foto: Vitor Barreto/SSP

A Bahia registrou uma redução de 8,7% no índice de mortes violentas (homicídio, latrocínio, lesão dolosa seguida de morte), entre janeiro e maio de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O índice foi apresentado nesta quarta-feira (15), durante coletiva realizada pela Secretaria da Segurança Pública. De janeiro a maio deste ano foram registrados pela Polícia Civil 1.746 casos, contra 1.912 ocorrências nos primeiros meses de 2023. Em números absolutos, 166 vidas foram preservadas. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, frisou que as Forças Policiais e de Bombeiros atuam de forma incessante para garantir maior proteção para os baianos. “Ampliamos os investimentos em tecnologia e realizamos ações baseadas na inteligência com total integração a fim de combater o crime organizado garantindo a preservação de vidas, nosso maior patrimônio “, explicou o gestor.

Previdência Social comemora redução pela metade da fila para perícias médicas

Previdência Social comemora redução pela metade da fila para perícias médicas
Foto: Divulgação

A redução de 50% da fila de espera por perícia médica foi valorizada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na reunião nesta quarta-feira (15), em Brasília (DF), com a direção nacional e as coordenações regionais do setor. De 1.2 milhão de solicitações acumuladas no primeiro semestre de 2023, a Perícia Médica atingiu, em abril de 2024, o volume de 600 mil. A diminuição reflete, segundo o ministro Lupi, o êxito do processo de resgate da pasta e do setor para “dar direito a quem tem direito”. “O trabalho humanizado dos peritos está gerando, a cada dia, resultados cada vez mais positivos. Em parceria com o INSS, estamos reduzindo o tempo de espera e o volume acumulado de solicitações para que o povo alcance a plena cidadania”, disse. “Teremos desafios e resistências, mas a construção de soluções viáveis permanecerá com a ajuda de cada perito. É uma categoria muito qualificada e comprometida”, concluiu.

Quilo do arroz importado será vendido a R$ 4, conforma Conab

Quilo do arroz importado será vendido a R$ 4, conforma Conab
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O arroz que será importado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chegará ao consumidor brasileiro por no máximo R$ 4 o quilo. No primeiro leilão , marcado para a próxima terça-feira (21), serão adquiridas até 104.034 toneladas da safra 2023/2024. Em pesquisa online nesta quarta (15), o quilo do arroz parboilizado foi encontrado em portais da rede supermercadista com preços entre R$ 4,50 e R$ 19. As diretrizes de importação e venda foram definidas em edição extra do Diário Oficial da União, nesta terça-feira (14), por intermédio da Portaria Interministerial MDA/ MAPA/ MF nº 03. A importação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas da quebra da safra no estado do Rio Grande do Sul. Essa portaria prevê que o preço do arroz importado deve ser compatível com os valores do arroz plantado no Brasil. Isso será possível porque o Governo Federal reservou R$ 100 milhões para a chamada "equalização dos preços", que serão usados, se necessário, para oferecer deságio - termo utilizado pela própria portaria. Os recursos para a equalização de preços vêm do fundo de R$ 12 bilhões, criado no início do mês, para atender o Rio Grande do Sul. Nesta primeira fase, serão adquiridos cerca de 104 mil toneladas de arroz que serão destinadas à venda para pequenos varejistas e equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional das regiões metropolitanas dos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, Ceará. A importação será realizada por meio de leilões públicos, com interligação de bolsas de mercadorias, conforme edital a ser publicado pela Conab. Após os  leilões de compra, a venda do arroz para cada varejista obedecerá limites máximos, para evitar especulação. A venda será feita diretamente pela Conab aos comerciantes. Haverá também fornecimento para cozinhas solidárias. Para isso, foram previstos, além dos  R$ 100 milhões para as despesas relativas a equalização de preços, outros R$ 416 milhões para a importação do produto, propriamente dita.

Todos os estados brasileiros apresentam queda ou estabilidade nos casos de dengue, diz ministério de Saúde

Todos os estados brasileiros apresentam queda ou estabilidade nos casos de dengue, diz ministério de Saúde
Foto: Igor Evangelista/MS

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (14), sinalizam um cenário mais positivo no enfrentamento da dengue no Brasil. Neste momento, 24 estados e o Distrito Federal registram queda na incidência da doença e dois seguem em cenário de estabilidade. Até o momento, o país possui 4,7 milhões de casos prováveis da doença e os óbitos totalizam 2,5 mil. Os dados são referentes à Semana Epidemiológica 19.  Estão em tendência de queda: Acre; Alagoas; Amazonas; Amapá; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rondônia; Roraima; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Sergipe; São Paulo e Tocantins. Apenas Maranhão e Mato Grosso apresentam estabilidade. “É uma mudança significativa de tendência da incidência da doença. Seguindo o padrão do avanço da dengue, a previsão é que os dois únicos estados que ainda estão em estabilidade já entrem em queda nas próximas semanas”, explicou, em entrevista coletiva, a secretária de Vigilância em Saúde em Ambiente, Ethel Maciel. A secretária celebrou o freio no avanço da doença e anunciou que mais esforços estão sendo empregados para o controle das arboviroses no país. Amanhã (15) e quinta-feira (16), o Ministério da Saúde vai promover uma oficina de trabalho com os maiores especialistas em arboviroses do país. “A ideia é produzir subsídios para a construção do plano de enfrentamento 2024/2025. Feito isso, a etapa seguinte será a pactuação nos conselhos municipais e estaduais para implantar esse plano”, acrescentou. Quanto à vigilância do Ministério no Rio Grande do Sul – estado atingido por fortes chuvas nas últimas semanas – Ethel explicou que a atualização de casos de dengue não mostra uma mudança significativa. “Mas estamos atentos com o nível da água e inundação de áreas verdes. Por isso, o Ministério da Saúde vai acompanhar de forma diferenciada a situação da região”, informou. Com o cenário de estabilidade em todo o país, a pasta passou a fazer as atualizações de arboviroses por meio de informes semanais. O Painel de Arboviroses segue sendo atualizado diariamente. O ministério segue monitorando os dados constantemente e fará entrevistas coletivas presenciais quando necessário. 

MPT apura acidente que deixou homem morto por eletricidade em fazenda de São Desidério

MPT apura acidente que deixou homem morto por eletricidade em fazenda de São Desidério
Foto: Blog do Braga

A fazenda Guarani, no município de São Desidério, oeste baiano, está sendo investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) pela segunda vez em menos de um ano por ter sido cenário de acidente fatal de trabalho. A vítima, o trabalhador de 27 anos Diego Rodrigues da Badia, natural do Paraná, morreu minutos depois de ser socorrida ao posto de saúde mais próximo da propriedade rural de Belmiro Catalan, um dos maiores produtores de grãos da região, localizada no km 30 da BR-020. Relatos dos socorristas apontam para um choque elétrico como causa principal do óbito. No documento inicial do inquérito, a procuradora do MPT Camilla Mello ressalta que esse “é o segundo acidente de trabalho fatal ocorrido em menos de um ano na mesma fazenda Guarani, sendo que o primeiro acidente já é objeto de ação civil pública”. Ela desta ainda que “isso revela de forma incontroversa que há um meio ambiente do trabalho inseguro e que o denunciado precisa ajustar sua conduta à legislação”. Para instruir a investigação, ela está encaminhando pedidos de informações a outros órgãos envolvidos com o fato, tais como a delegacia da Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica, o Samu, a Gerência Regional do Trabalho e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador local. Belmiro Catelan figura como um dos maiores empregadores da região, mas também com uma extensa história de descumprimentos da legislação trabalhista. Já chegou a integrar a chama Lista Suja, que reúne empregadores flagrados usando trabalho escravo, após autuação em 2008. No ano passado, voltou a ser investigado pelo MPT após um acidente que vitimo Tácio da Silva, morto esmagado por uma empilhadeira no seu primeiro dia de serviço como operador daquela máquina. O MPT moveu ação civil pública, que culminou com um acordo judicial, no qual o fazendeiro se comprometeu a indenizar a sociedade em R$500 mil. A maior parte deste valor foi revertida a pedido do MPT para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O acordo firmado por Belmiro Catalan prevê ainda que ele adote uma série de medidas, tanto na Fazenda Guarani quanto em todas as suas outras propriedades, que possam garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus empregados diretos e indiretos. O acordo inclui um cronograma para implantação de medidas de segurança, tais como sinalização, treinamento e capacitação, rotinas de prevenção de acidentes, programa de identificação de riscos e uma série de outras normas previstas na legislação e que não vêm sendo cumpridas.

Veículos com placas de finais 5 e 6 têm até dias 27 e 28 de maio para pagar IPVA com desconto de 8%

Veículos com placas de finais 5 e 6 têm até dias 27 e 28 de maio para pagar IPVA com desconto de 8%
Foto ilustrativa: Ascom/Detran

Ainda dá tempo de aproveitar o desconto de 8% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placas de finais 5 e 6, válido para quem quitar o tributo em cota única até os dias 28 e 29 de maio, respectivamente. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal https://www.ba.gov.br/. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Outra opção é pagar, nestes mesmos prazos, a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto. Neste caso, o pagamento deve ser feito nas instituições parceiras. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), disponível no site https://www.sefaz.ba.gov.br/, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Mais 25 bombeiros baianos viajam para ajudar nos trabalhos de resgate no RS

Mais 25 bombeiros baianos viajam para ajudar nos trabalhos de resgate no RS
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) enviou, nesta quarta-feira (15), uma nova tropa com 25 bombeiros para ajudar nos resgates das enchentes no Rio Grande do Sul. A saída aconteceu no quartel do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), na região do Iguatemi, em Salvador. Parte da equipe embarca de avião e a outra parte viaja de caminhonete para ajudar no deslocamento nas áreas atingidas. Já o efetivo de 23 bombeiros que está trabalhando no estado gaúcho retorna aos poucos até a sexta-feira (17), devido à dificuldade com a disponibilidade de voos. “A preocupação é a gente não interromper esse apoio. Enquanto a população do Rio Grande do Sul tiver necessidade do apoio do Estado da Bahia, nós vamos apoiar e o Corpo de Bombeiros se sente orgulhoso em ser um dos representantes. Além dos 25 bombeiros, também estamos mandando mais dois médicos da Secretaria de Saúde (Sesab), para fazer frente a essa nova demanda”, destacou o comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezini. Além do efetivo de profissionais, o CBMB vai enviar para o povo gaúcho donativos recolhidos nas unidades de Salvador. Serão enviados em parceria com os Correios, 42 mil litros de água, duas toneladas de alimentos, mil litros de material de limpeza, nove mil unidades de material de higiene pessoal e, aproximadamente, 500 quilos de ração animal. “À medida que vai chegando material a gente vai levando através dos Correios para o Rio Grande do Sul. Também tem outras pessoas que se apresentam, oferecendo carretas, caminhões, motoristas, empresas, para que possa levar esse material. Pedimos que a população continue ajudando”, completou o comandante-geral. O comandante da missão, coronel Aloísio Fernandes, explicou que os bombeiros enviados na nova tropa estão viajando com informações prévias da situação atual das enchentes, repassadas pela equipe que está no Rio Grande do Sul. “A gente tem acompanhado, então nós selecionamos aqui os bombeiros já preparados, equipados para fazer frente à situação. Estamos preparados para atuar em qualquer tipo de missão, tanto na busca ainda, que é real, como numa missão humanitária”, garantiu.

Bahia pela Paz é aprovado por maioria na AL-BA

Bahia pela Paz é aprovado por maioria na AL-BA
Foto: Janaina Neri/SJDH

Uma estratégia que se propõe a enfrentar, no âmbito do Estado, uma realidade complexa e profundamente desafiadora, que vem colocando em cheque o futuro da sociedade brasileira. Esse é o Bahia pela Paz, aprovado, majoritariamente, em votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta terça-feira (14). O programa do Governo da Bahia contará com R$ 234 milhões para investir em ações, a partir do segundo semestre de 2024. O valor está previsto nos programas temáticos do Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e tem aprovação da Junta Orçamentária do Estado da Bahia. Os recursos serão utilizados em uma nova perspectiva da Política de Segurança Pública do Estado, caracterizada pela integração de ações policiais efetivas na prevenção da violência e garantia de direitos; na segurança pública e defesa social; e na pactuação entre as instituições envolvidas. No primeiro ano de execução, o programa beneficiará 12 comunidades. No segundo, serão incluídas mais 12, totalizando 24 comunidades selecionadas a partir de critérios socioeconômicos e indicadores de violência. O secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, celebrou a aprovação do projeto e afirmou que, agora como Lei, a missão do Bahia pela Paz começa a ser implementada. “Nos debruçamos, incansavelmente, nesse projeto que se propõe a remodelar a política de segurança pública no sentido mais amplo dos direitos humanos, diante dos desafios colocados pelo tema da letalidade. Realizamos rodadas de diálogo com especialistas nos temas; com professores e pesquisadores de Universidades; ativistas de Movimentos Sociais Antirracistas e a favor de uma Cultura de Paz; entre outros atores. Então, estamos convictos da importância e necessidade dessa estratégia, que se concentra no tema dos homicídios, dos territórios vitimados pela violência e nos públicos potencialmente vulneráveis, com vistas a reduzir a letalidade a partir da incidência desse conjunto de atores e esforços nas comunidades baianas”, reafirma Freitas. De caráter antirracista, tendo como foco prioritário as camadas mais vulneráveis à violência e à pobreza na sociedade baiana, na prática, incidindo nas comunidades, o BBP dará prioridade ao acompanhamento de crianças, adolescentes e jovens, entre 12 e 29 anos de idade. As prioridades de investimentos em intervenções sociais nos territórios serão decididas com participação direta da sociedade civil, por meio dos ‘Coletivos do Bahia Pela Paz’. Nesse primeiro momento, 16 municípios baianos que apresentam maiores taxas de violência serão contemplados: Jequié; Teixeira de Freitas; Santo Antonio de Jesus; Salvador; Simões Filho; Ilhéus; Camaçari; Eunápolis; Dias D´Ávila; Barreiras; Valença, Porto Seguro; Feira de Santana, Lauro de Freitas, Juazeiro e Vitória da Conquista. “Os Coletivos atuarão em estreita parceria com iniciativas municipais e do terceiro setor locais, além de iniciativas estaduais de esporte, cultura, lazer, profissionalização, empreendedorismo e redução de riscos e danos. Nestes equipamentos, os beneficiários irão discutir e definir os projetos que vão ser implementados em cada localidade”, explica o secretário (SJDH) Felipe Freitas.

Baiano conquista vaga em campeonato mundial de Robótica Educacional, nos Estados Unidos

Baiano conquista vaga em campeonato mundial de Robótica Educacional, nos Estados Unidos
Foto: Ascom/SEC

O estudante egresso da rede estadual de ensino, Igor dos Anjos, 20, foi o único representante da Bahia na First Championship, competição mundial de robótica conhecida como World Festival. Durante o evento, considerado o maior campeonato de robótica educacional do mundo, realizado na cidade de Houston, nos Estados Unidos, equipes de estudantes foram desafiadas a aprimorar habilidades de trabalho em equipe e construir e programar robôs de tamanho industrial para jogar um jogo de campo difícil contra concorrentes com ideias semelhantes. Igor atuou como voluntário no campeonato, no qual já foi competidor, orientador e, atualmente, é juiz no Brasil. “Participar do World Festival foi uma conquista gigante, pois levei o nome da minha cidade, Candeias, para o maior campeonato de robótica educacional. Além disso, pude representar todos os estudantes e egressos da rede estadual de ensino”, disse. A sua trajetória com a Robótica foi impulsionada quando entrou no Ensino Médio, em 2021, no Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias. “Eu tive aulas de Robótica durante o Ensino Fundamental II. Já na rede estadual, formei com outros estudantes da escola uma equipe chamada Black Gold, com o intuito de democratizar o acesso à Robótica Educacional. A equipe existe até hoje, com a participação de alunos de escolas estaduais e municipais”, revelou. No Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceeptic), em Lauro de Freitas, um grupo de Robótica formado por três equipes de sete estudantes vem potencializando o aprendizado através dessa ciência. Dentre as tecnologias já desenvolvidas estão uma pulseira rastreadora e os óculos para deficientes visuais. Assim como Igor, a estudante Ana Clara Cerqueira, 15, que faz o curso técnico em Manutenção e Suporte de Computadores, no Ceeptic, também vem ampliando os conhecimentos através da Robótica. Ela criou a pulseira rastreadora, juntamente com as colegas Rayka Ravena e Evelyn Rodrigues. “Através do grupo, eu tive interesse em conhecer mais sobre o mundo tecnológico e me aprofundar em pesquisas relacionadas, a ponto de analisar um problema e sentir a necessidade de desenvolver algo que possa auxiliar na resolução do mesmo”. O professor orientador Anderson dos Santos falou do impacto da robótica no aprendizado. “A participação de alunos em projetos de Robótica e tecnologia tem um impacto significativo no desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. Além de desenvolver a criatividade e o pensamento lógico, essas experiências incentivam a colaboração e o trabalho em equipe. Eles aprendem a resolver problemas e a aplicar conceitos passados em sala de aula. A tecnologia também oferece uma oportunidade única de explorar novas formas de aprendizado, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. Essas atividades podem despertar interesses e prepará-los para carreiras nas áreas de Engenharia e Tecnologia”.

Governo do Estado disponibiliza novo crédito do Bolsa Presença nesta quarta-feira (15)

Governo do Estado disponibiliza novo crédito do Bolsa Presença nesta quarta-feira (15)
Foto Amanda Chung

As famílias dos estudantes da rede estadual de ensino que estão em condições de vulnerabilidade socioeconômica e são cadastradas no CadÚnico já podem utilizar o novo crédito do Bolsa Presença, que foi disponibilizado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (15). A parcela representa o investimento de mais de R$ 55 milhões do total de R$ 635,9 milhões de recursos próprios destinados para o programa, neste ano. Neste mês, o Bolsa Presença atende 395.929 estudantes, distribuídos entre 352.147 famílias, que recebem R$ 150 por parcela, acrescida de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado e com frequência regular. O valor pode ser utilizado na compra de alimentos e materiais de limpeza em pequenos estabelecimentos comerciais e supermercados ou em outras necessidades, a exemplo da aquisição de medicamentos. Quem tem dúvidas sobre o programa deve telefonar para o 0800 071 6511, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. As famílias também podem ser obtidas nas escolas onde os estudantes estão matriculados. Já os canais de comunicação para mais orientações sobre o uso do cartão são o WhatsApp (‪27 2233 2000) ou o app Le Card, disponível para iOS e Android.

Em 2024, é esperada safra de grãos de 11,4 milhões de toneladas na Bahia

Em 2024, é esperada safra de grãos de 11,4 milhões de toneladas na Bahia
Foto: Ascom/Aiba

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de abril de 2024, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 11,4 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 5,8% na comparação com a safra de 2023, o melhor resultado da série histórica para o conjunto de produtos pesquisados. As áreas plantada e colhida estão estimadas em 3,52 milhões de hectares (ha), com recuo de 0,3% em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,25 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é de 5,6% aquém da safra anterior.  A produção de algodão (caroço e pluma) está estimada em 1,76 milhão de toneladas, o que representa aumento de 1,3% em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 3,0%, alcançando 375 mil ha em relação à safra de 2023. O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,53 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 0,4% sobre o verificado em 2023. A área plantada com a oleaginosa no estado está projetada em aproximadamente 2,0 milhões de ha. As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,38 milhões de toneladas, o que também representa declínio de 23,1% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 18,3% em relação à estimativa da safra anterior de 698 mil ha. A primeira safra do cereal está projetada em 1,70 milhão de toneladas, 27,7% abaixo do que foi observado em 2023. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 8,6% em relação à colheita anterior, totalizando 681 mil toneladas. Para lavoura do feijão espera-se recuo de 7,9%, na comparação com a safra de 2023, totalizando 220 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 390 mil ha plantados, 6,5% menor que a da safra anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (122 mil toneladas) seja 15,3% inferior à de 2023, e que a segunda safra (98 mil toneladas) tenha uma variação positiva de 3,2%, na mesma base de comparação. Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou produção de 5,54 milhões de toneladas, revelando aumento de 1,4% em relação à safra 2023. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 123 mil toneladas, apontando um avanço de 2,7% na comparação com a do ano anterior. Em relação ao café, está prevista a colheita de 270 mil toneladas este ano, 9,4% acima do observado no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 116 mil toneladas, com variação anual de 15,7%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora teve previsão de 153 mil toneladas, 5,1% acima do nível do ano anterior. As estimativas para as lavouras de banana (920 mil toneladas), laranja (628 mil toneladas) e uva (62 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 0,7%, -1,0% e -5,4%, em relação à safra anterior. O levantamento ainda indica uma produção de 925 mil toneladas de mandioca, 1,4% menor à de 2023. A produção de batata-inglesa, estimada em 335 mil toneladas, apresenta acréscimo de 0,9%; e a do tomate, estimada em 182 mil toneladas, aponta alta de 1,5% na comparação com a do ano anterior.

Em ação conjunta, PF realiza erradicação de plantios de maconha no norte da Bahia

Em ação conjunta, PF realiza erradicação de plantios de maconha no norte da Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagou a Operação Terra Livre III, entre os dias 02 e 14 de maio, no norte da Bahia, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha na região. A operação contou com o apoio da PRF, GRAER, CIPE-CAATINGA, CIPE-SEMI ÁRIDO, 54º CIPM e 9º BBM. Desde janeiro de 2024 foram localizadas e destruídas 19 roças, resultando na erradicação de cerca de 278 mil pés de maconha e na destruição de 17 mil mudas. De acordo com a PF, as plantações foram encontradas em Abaré, Andorinha, Cabrobó/PE, Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, João Dourado, Sento Sé e Xique-Xique. Além disso, houve a prisão de cinco pessoas em flagrante e duas armas de fogo foram apreendidas. O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo. A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta da maconha no mercado consumidor. Com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado da Bahia e outros estados da Região Nordeste, evitando a escalada da violência associada ao tráfico de drogas.

Em ação conjunta, PF realiza erradicação de plantios de maconha no norte da Bahia
Foto: Divulgação/PF
Em ação conjunta, PF realiza erradicação de plantios de maconha no norte da Bahia
Foto: Divulgação/PF

Ciclista de 55 anos morre atropelado na BA-152, em Livramento de Nossa Senhora

Ciclista de 55 anos morre atropelado na BA-152, em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/PRE

Um homem de 55 anos, identificado como Manoel Ramos Santos, morreu nesta terça-feira (14) após ter a bicicleta que conduzia atingida por um carro Fiat/Uno na BA-152, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O acidente aconteceu por volta das 12h próximo ao portal de acesso de chegada da cidade, que fica na saída para a cidade de Paramirim. O veículo Uno era conduzido por um idoso de 68 anos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas quando chegou no local, Manoel já não apresentava mais sinais vitais. Policiais da 46ª CIPM preservaram a área até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para registro da ocorrência e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do acidente até o momento são desconhecidas.

Ciclista de 55 anos morre atropelado na BA-152, em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/PRE

Por Valfredo Raimundo Silva

Safra de 2024 deve ficar 5% menor do que a de 2023, diz IBGE

Safra de 2024 deve ficar 5% menor do que a de 2023, diz IBGE
Foto: Licia Rubinstein

A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser de 299,6 milhões de toneladas em 2024, segundo a estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgada hoje (14) pelo IBGE. Isso representa uma produção 5,0% menor do que a obtida no ano passado (315,4 milhões de toneladas). Na comparação com a estimativa de março, houve um aumento de 0,4% ou de 1,2 milhão de toneladas. A produção de soja, principal commodity do país, cresceu 0,9% na comparação com o previsto em março e deve chegar a 148,3 milhões de toneladas. Essa quantidade equivale a uma retração de 2,4% na comparação com o total produzido no ano passado. Os efeitos causados pelo fenômeno climático El Nino, caracterizado pelo excesso de chuvas nos estados da Região Sul e falta de chuvas regulares com elevadas temperaturas no Centro-Norte do Brasil, trouxeram, como consequência, uma limitação no potencial produtivo da leguminosa em boa parte das unidades da federação produtoras. O destaque positivo ficou por conta do Rio Grande do Sul, como pontua o gerente da pesquisa. A produção do milho, quando consideradas as duas safras, caiu 0,3% na comparação com o estimado no mês anterior e deve somar 115,8 milhões de toneladas em 2024, ficando 11,7% menor do que o produzido em 2023, uma queda de 15 milhões de toneladas. Já a safra do arroz deve crescer 2,0% na comparação com o produzido do ano passado. A estimativa foi 0,3% maior em relação ao previsto em março, alcançando 10,5 milhões de toneladas. Juntos, a soja, o milho e o arroz respondem por 91,6% da produção de grãos no país. A estimativa de abril para a produção do sorgo foi de 4,0 milhões de toneladas, aumento de 6,6% com relação ao previsto em março e redução de 6,8% em relação ao obtido na safra 2023. A estimativa da produção de feijão para 2024, considerando-se as três safras, cresceu 0,1% em relação ao mês anterior e deve alcançar 3,3 milhões de toneladas, um aumento de 11,1% em relação a 2023.

PRF apreende 290 mil maços de cigarros contrabandeados em Paulo Afonso

PRF apreende 290 mil maços de cigarros contrabandeados em Paulo Afonso
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta segunda-feira (13) um caminhão baú carregado com caixas de cigarros de origem clandestina, no Km 03 da BR 110, no município de Paulo Afonso, região norte da Bahia. Durante uma operação de fiscalização e combate ao crime, os policiais rodoviários federais abordaram um caminhão VW/24.250. Ao inspecionar o compartimento de carga, encontraram aproximadamente 290.000 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ocorrência foi encaminhada à polícia judiciária para os procedimentos legais. A pena para o crime de contrabando varia de 2 a 5 anos de reclusão.

MPT investigará morte de trabalhador em Luís Eduardo Magalhaes

MPT investigará morte de trabalhador em Luís Eduardo Magalhaes
Foto: CBM-BA

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades trabalhistas em relação a um acidente de trabalho ocorrido na tarde da última segunda-feira na Fazenda Guarapuava 3, localizada na BR-020, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Crispiniano Queiroz Santos foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros após ter seus pés presos ao eixo de uma colheitadeira. Este é mais um acidente de trabalho no setor de produção de grãos que preocupa o órgão pelo crescente volume. Semana passada um trabalhador morreu em São Desidério e diversos outros casos de morte por acidentes de trabalho vêm sendo registrados em volume cada vez maior. Segundo registro do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última segunda-feira (13/09) por volta das 15h20. As equipes de resgate receberam um chamado de socorro sobre um acidente de trabalho numa propriedade rural, e ao chegarem no local, os socorristas depararam-se com um trabalhador preso pelos pés ao eixo de uma colheitadeira. Os bombeiros precisaram utilizar uma ferramenta para abrir as ferragens do eixo da máquina para realizar o resgate do trabalhador, e foi usada uma empilhadeira da fazenda para realizar a descida da vítima da máquina até o chão. Logo após o resgate o trabalhador recebeu os primeiros socorros pelo Serviço de atendimento Médico de Urgência (Samu) e foi encaminhado para um hospital. O MPT vai investigar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente e reunir informações que identifiquem as possíveis falhas no uso dos EPIs, no treinamento dos empregados e no cumprimento das demais normas de saúde e segurança para trabalho com colheita no campo.

Polícia Civil conclui investigação que apura agressões praticadas por guardas em Vitória da Conquista

Polícia Civil conclui investigação que apura agressões praticadas por guardas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Na última sexta-feira (10), a Polícia Civil da Bahia, através da 1ª delegacia de Vitória da Conquista, concluiu investigação que apurou as circunstâncias em que um homem foi agredido por dois guardas municipais na porta de sua casa, fato ocorrido no dia 01/05/2024, no Bairro Primavera, naquele município. De acordo com a Polícia Civil, através de investigação criminal, restou evidenciado que as agressões praticadas pelos guardas não estavam amparada pelo instituto da legítima defesa. Os ferimentos causados na vítima resultaram em incapacidade para as suas ocupações habituais por mais de 30 dias. Por essa razão, o inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário com indiciamento dos guardas pela prática do crime de lesão corporal grave.





Por Valfredo Raimundo Silva

SESAB convoca 153 profissionais aprovados para atuarem em unidades de Alagoinhas e Vitória da Conquista

SESAB convoca 153 profissionais aprovados para atuarem em unidades de Alagoinhas e Vitória da Conquista
Foto: Sudoeste Total

A Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) está convocando 153 profissionais para atuarem no Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas, e no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), especialmente no Hospital Afrânio Peixoto (HAP) e no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), em Vitória da Conquista. Serão 112 novos profissionais na unidade de Alagoinhas e 41 na cidade de Vitória da Conquista. Os convocados serão contratados em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA pelo período de até 36 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período por uma única vez. Eles atuarão em áreas de nível médio, técnico e superior, entre serviços administrativos, técnicos de enfermagem, radiologia, analistas técnicos de diversas áreas, fonoaudiólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. As convocações são realizadas conforme Edital 01/2023 (DOE de 15/07/2023), que trata de Processo Seletivo realizado com o objetivo de contratação de profissionais via REDA para composição do quadro pessoal da CHVC e HRDB. O resultado foi homologado no dia 22 de dezembro de 2023, com o total de 1.002 vagas, sendo 587 para o HRDB e 435 para o CHVC. Esta é a terceira convocação do Edital. A primeira ocorreu em janeiro deste ano, e a segunda no último mês de maio.

Tecnologia e sustentabilidade revolucionam a mandiocultura no Sudoeste Baiano

Tecnologia e sustentabilidade revolucionam a mandiocultura no Sudoeste Baiano
Foto: Geraldo Carvalho

A mandiocultura do sudoeste baiano está passando por uma revolução impulsionada pela utilização de novas tecnologias e sustentabilidade. Lá, milhares de agricultores familiares estão experimentando uma nova era de garantia de renda e crescimento da produção. Isso foi possível devido à parceria estratégica firmada entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Cooperativa Mista dos Produtores de Mandioca e Derivados da Região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman), a Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia e a Fecularia Conquista. O arranjo produtivo foi estabelecido para fortalecer a base produtiva da Cooperman, como também ampliar as ações da Rede de Multiplicação e Transferência de Manivas-Semente de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária (Rede Reniva) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que dará origem a um projeto piloto da ação Raízes da Bahia, que será lançada, em breve, pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Segundo o especialista em Mandiocultura da CAR, André Lordelo, a estratégia de multiplicação de material propagativo renova a base produtiva da cooperativa, garantindo matéria-prima para agroindústrias financiadas pela CAR. “Em uma área de 40 hectares, serão produzidos materiais para implantar 120 hectares no primeiro ano e 600 hectares até o sexto ano. As mudas do maniveiro são fornecidas pelo Instituto Biofábrica, assegurando alta produtividade e sanidade vegetal”.





Geração de Empregos e Renda





Considerado um modelo pioneiro no Brasil, a Fecularia Conquista já gerou mais de três mil empregos diretos e indiretos na região. Os produtores são incentivados a realizar tratos culturais em suas áreas e são remunerados com base no trabalho e rendimento, promovendo assim a economia local mais dinâmica e sustentável. Para o presidente da Cooperman, Paulo Sérgio, a cooperativa tem apostado muito nesse projeto. “Ainda este ano, vamos implantar 150 hectares de mandioca com as manivas desse maniveiro. São manivas de qualidade, totalmente livres de qualquer praga e doença, que vão para o campo para poder aumentar a produtividade dos nossos agricultores e, assim, trazer mais qualidade de vida. Porque quando se produz mais, mais renda a gente leva para o campo. Essa é a importância dessa parceria, de sempre fortalecer a nossa base produtiva, que são nossos agricultores, que é a base da cooperativa”. A fecularia, que atende, aproximadamente, 50 municípios da Bahia, retomou suas atividades em 2019, expandindo sua capacidade de processamento de raízes de 100 para 250 toneladas por dia. Essa ampliação permitiu aos produtores locais direcionar sua produção para o processamento da fécula, antes restrito à produção de farinha, seguindo rigorosos padrões de qualidade antes da comercialização em sacas de 25 kg e 40 kg. A parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) contribui para a definição das variedades de mandioca cultivadas, enquanto os estudantes realizam pesquisas que apoiam o desenvolvimento contínuo do projeto.





Compromisso com a Sustentabilidade





Além de promover o desenvolvimento econômico, a Fecularia Conquista também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. Seu processo autossustentável inclui a reutilização da água como biofertilizante e a produção de energia limpa através do biogás. Lordelo explica o processo de produção da fécula de mandioca, em que a raiz é processada para extrair o leite (fécula), resultando na separação da fibra e da água vegetal. “A casca é destinada à ração animal, enquanto a água produzida na extração do amido é utilizada para gerar gás metano, empregado na secagem da fécula. O resíduo é decomposto por bactérias metanogênicas para produzir mais metano, usado como fonte de calor. Por fim, a água residual torna-se um biofertilizante aplicado na área do maniveiro para implantação de novas áreas de produção de mandioca”.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.