Início Arquivo Maio de 2024

Maio de 2024

Encontramos 194 Notícias

Suspeito de extorsão é detido com cartões e documentos em Riachão do Jacuípe

Suspeito de extorsão é detido com cartões e documentos em Riachão do Jacuípe
Foto: Ascom-PC

Um homem investigado por extorsão foi preso por equipes da Delegacia Territorial (DT) de Riachão do Jacuípe, na quinta-feira (23), no bairro Bela Vista. Dezenas de cartões bancários e de saque de benefícios do governo, além de diversas carteiras de identidade de terceiros foram apreendidos com o suspeito, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. De acordo com o delegado Danilo de Andrade Ribeiro, o homem também é investigado pelos crimes de ameaça e usura. "Apuramos que ele emprestava dinheiro e cobrava juros abusivos, além de reter o documento das vítimas. Algumas delas eram extorquidas mediante violência e grave ameaça", explicou. Duas porções de cocaína e uma 'trouxinha' de maconha também foram apreendidas com o suspeito, que já tem passagem por posse ilegal de arma de fogo. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por posse de droga foi lavrado contra o investigado. O material apreendido será periciado. Equipes da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e das Delegacias Territoriais de Valente e Conceição do Coité deram apoio no cumprimento das ordens judiciais.

Governo da Bahia prorroga inscrições de edital para apoio às prefeituras nas festas juninas

Governo da Bahia prorroga inscrições de edital para apoio às prefeituras nas festas juninas
Foto: Sudoeste Total

Foram prorrogadas as inscrições da seleção pública para celebração de convênios de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Estado da Bahia e prefeituras baianas. Os municípios têm, agora, até o dia 3 de junho, às 20h, para inscrição de seus projetos. A informação foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira (24). A prorrogação contempla, exclusivamente, as cidades cujos festejos sejam realizados entre os dias 15 de junho e 6 de julho de 2024. É vedada a participação de municípios que se encontrem em estado de emergência, calamidade ou outra situação que impacte na saúde financeira do município, durante todo o período da seleção pública, de acordo com o decreto nº 9.683 de 1 de dezembro de 2005 e item 6.2 da nota técnica conjunta, elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e Ministério Público do Estado da Bahia. O edital, na íntegra, está disponível no site www.sufotur.ba.gov.br. As inscrições deverão ser realizadas, presencialmente, das 8h30 às 12h e 13h30 às 20h, no Protocolo Central da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur), na 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, andar térreo, Centro Administrativo da Bahia – CAB – Salvador – Bahia. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3115-6095 e (71) 3115-6096 e pelo endereço eletrônico [email protected], de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Policial militar denunciado por estupro de vulneráveis em Anagé é preso em Itajuípe

Policial militar denunciado por estupro de vulneráveis em Anagé é preso em Itajuípe
Foto: Sudoeste Total

Um policial militar denunciado pelo Ministério Público estadual por estuprar, junto com sua namorada, duas crianças no município de Anagé, foi preso na quarta-feira, dia 22, na cidade de Itajuípe. Segundo a denúncia, do promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva, o casal praticou diversas conjunções carnais e outros atos libidinosos com as vítimas que, há época dos fatos, tinham 10 e 11 anos de idade. A prisão preventiva foi pedida pelo MP e acatada pela Justiça. O processo corre sob segredo judicial na Comarca de Anagé. As investigações apontaram que os estupros aconteceram ao longo dos anos de 2018 e 2021, tanto na casa da namorada do policial, como em motéis em Vitória da Conquista. As crianças eram aliciadas pela mulher para praticar sexo com ela e o namorado. O policial já responde a processo criminal por estupro de vulnerável que corre em segredo de Justiça na Comarca de Itajuípe. As vítimas estão sendo atendidas e acompanhadas pela rede de proteção.

Bahia tem mais de 220 crianças aguardando por adoção

Bahia tem mais de 220 crianças aguardando por adoção
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Mais de 220 crianças e adolescentes aguardam para serem adotados na Bahia. Cerca de 190 deles têm mais de seis anos de idade e fazem parte do grupo da chamada "adoção tardia”. São meninos e meninas que sonham, diariamente, em ter uma família. Sábado, 25 de maio, é o ‘Dia Nacional da Adoção’, data que lembra do sonho que, para crianças com mais de seis anos, parece, cada vez, mais distante. Do total de 1.333 pessoas inscritas como pretendentes à adoção no estado, apenas 18,45% indicou que adotaria crianças com mais de seis anos de idade. Os dados revelam que a maioria dos habilitados à adoção busca crianças na 1ª infância, o que indica que as crianças maiores de seis anos e adolescentes ficam com menos chances de serem vinculadas aos pretensos adotantes e possuem menos tempo para que isso ocorra, dia após dia, antes de alcançar a maioridade. Uma realidade complexa, que desafia o tempo e que o Ministério Público do Estado da Bahia busca alterar por meio da campanha ‘O amor não tem tamanho’, lançada em 2022. A campanha, que pode ser acessada na página eletrônica oamornaotemtamanho.mpba.mp.br,   busca demonstrar que o amor pode ser vivenciado na adoção de crianças e adolescentes de todas as idades, raças/etnias e condições de saúde. De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 36 mil pessoas estão inscritas como pretendentes no Brasil, sendo 5.398 do Nordeste.





Como se inscrever como pretendente à adoção

Qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos de idade, idônea, que tenha capacidade e preparo para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável, independente do seu estado civil, pode se candidadar como pretendente. O/a adotante precisa ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando, não podendo ser seu ascendente nem irmão. O pré-cadastro de pretendentes à adoção deve ser realizado por meio da página do Conselho Nacional de Justiça, no link: https://www.cnj.jus.br/sna/principal.jsp?foco=undefined. Lá, o pretendente deve informar sobre as suas características e da criança ou adolescente que visa adotar. Após isso, receberá um número de protocolo através do endereço de e-mail informado, juntamente com uma lista de documentos necessários para o ingresso do processo de habilitação à adoção, conforme previsto no ECA. O próximo passo é entrar em contato com a Vara ou Juizado da Infância e Juventude de sua região para prosseguir com o andamento de sua solicitação de habilitação, por meio da entrega do número do protocolo gerado pelo SNA e de toda a documentação necessária ao ingresso da ação. A validação do pré-cadastro será efetuada após a verificação de que o(s) pretendente(s) possui residência habitual na comarca, conferência das demais informações e análise dos documentos apresentados. Pessoas que residem em outros países devem entrar em contato com a Autoridade Central Administrativa Federal (Acaf) pelo e-mail [email protected].

Polícia Civil estoura laboratório de drogas em Camaçari

Polícia Civil estoura laboratório de drogas em Camaçari
Foto: Divulgação/PC

Uma equipe do Serviço de Investigação (SI) da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari desmantelou um laboratório de produção de maconha, localizado no bairro Gleba A. A ação ocorreu na quarta-feira (22), após denúncia anônima. O laboratório funcionava em um imóvel alugado e no local os policiais apreenderam estufas com ventilação e iluminação, materiais para cultivo de maconha, sementes da droga, adubo, fertilizantes e caixas de madeiras usadas para embalar e comercializar o entorpecente. O local foi periciado e as investigações seguem para identificar os responsáveis pelo funcionamento do laboratório.

Suspeito de estuprar mulher durante carona tem mandado cumprido em Santa Maria da Vitória

Suspeito de estuprar mulher durante carona tem mandado cumprido em Santa Maria da Vitória
Foto: Reprodução/Bom Jesus da Lapa Notícias

Um homem suspeito de estupro foi preso preventivamente em Santa Maria da Vitória, na quinta-feira (23), por uma equipe da Delegacia Territorial da cidade. O trabalho investigativo de policiais da unidade e a análise de imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento comercial auxiliaram na identificação do acusado. O crime ocorreu no dia 5 de maio, depois da vítima pegar uma carona com o suspeito. As investigações apontaram que durante o percusso o homem desviou o trajeto e violentou sexualmente a mulher, que conseguiu fugir e acionou a polícia, registrando uma ocorrência de estupro na 37ª DT de São Sebastião do Passé. Com o cumprimento da ordem judicial, o suspeito foi submetido aos exames de lesão corporal, ficando à disposição da Justiça.

Governador entrega delegacia, pavimentações e rede elétrica neste sábado (25) em Palmas de Monte Alto

Governador entrega delegacia, pavimentações e rede elétrica neste sábado (25) em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues realiza agenda no município de Palmas de Monte Alto, neste sábado (25), onde inaugura, às 8h, uma unidade integrada de Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar e as pavimentações em diversas ruas dos bairros Mota e Oliveira, e no acesso à BR-030. No município, Jerônimo ainda entrega rede de iluminação pública, títulos de regularização de terras para agricultores da região e sistema de abastecimento de água.  Será inaugura também a ampliação da agroindústria de processamento de mandioca, na Comunidade Boa Vista, e autorizadas a licitação para a construção de uma unidade escolar estadual de tempo integral, no âmbito do Novo PAC, e a elaboração do projeto para pavimentar o trecho da BR-030 no acesso ao Distrito de Espraiado. O governador também participa da inauguração do Estádio Municipal Agenor Badaró e dará por entregue pavimentações em ruas de três assentamentos.

Motociclistas são maioria (44,5%) das vítimas fatais de acidentes de trânsito na Bahia

Motociclistas são maioria (44,5%) das vítimas fatais de acidentes de trânsito na Bahia
Foto: Reprodução/GOV-BA

Para marcar o Maio Amarelo, mês de prevenção à violência no trânsito, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulga o infográfico sobre acidentes de trânsito. O levantamento aponta que, em 2023, dentre os casos identificados, as principais vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) no estado eram motociclistas (44,5%): 2 em cada 5 vítimas fatais do trânsito na Bahia. Neste mesmo ano, os ocupantes de automóveis (carros) representavam 34,7% dos casos, seguidos por pedestres, com 13,4% de participação na vitimização total. Ciclistas e ocupantes de outros tipos veículos somados representavam os 7,4% restantes. De 2000 a 2022, foram 50 mil vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) na Bahia. Em 2023, os ATT vitimizaram 2.665 pessoas e resultaram em 13,6 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse contingente representa um elevado custo para a sociedade, seja na perda de vidas, nos custos públicos de internação e na renda das famílias atingidas. De 2000 a 2023, a trajetória dos ATT na Bahia apresentou uma mudança significativa, como reflexo, sobretudo, das medidas legais instituídas que visam coibir, por exemplo, o consumo de álcool e o excesso de velocidade. Em 2000, os Acidentes de Transporte Terrestre eram a principal causa de mortes violentas. Foram 1.098 vítimas fatais de ATT no estado, o que representava uma taxa de 9,2 mortes a cada 100 mil baianos. Essa taxa elevou-se consideravelmente até 20,2 mortes a cada 100 habitantes, no ano de 2012, quando foram registradas 2.845 vítimas de ATT na Bahia. Contudo, a partir desse ano, quando foi implementada a Lei nº 12.760, popularmente conhecida como “Nova Lei Seca”, observou-se uma redução das taxas de vitimização por ATT. Em 2023, essa taxa encontrava-se em 18,8 vítimas de ATT a cada 100 mil baianos. Os ATT resultam em custo econômico-financeiro para as famílias afetadas e para o Sistema Único de Saúde (SUS), grande responsável pela recuperação dos acidentados. Em 2023, foram 13.637 internações em decorrência dos ATT na Bahia, redução de 0,9% em relação a 2022. O tempo médio de internação era de 4,8 dias. Um paciente internado no SUS em decorrência de ATT representava um custo médio de R$ 1.193,43 para o poder público. No entanto, uma parte vem a óbito. Neste mesmo ano, a taxa de óbito em internações em decorrência dos ATT foi de 1,3 a cada 1.000 internações na Bahia. Nesse sentido, as medidas implementadas pelo Estado que visam punir os comportamentos desviantes no trânsito, além de impactarem positivamente na redução de vítimas fatais de ATT, podem refletir diretamente na redução dos custos econômico-financeiros do sistema de saúde, que é o grande responsável pelas internações em decorrências de eventos dessa natureza.

Envio de alimentos e medicamentos ao Rio Grande do Sul será priorizado pelos Correios

Envio de alimentos e medicamentos ao Rio Grande do Sul será priorizado pelos Correios
Foto: Henrique Raynal / Casa Civil

O envio de alimentos e medicamentos terá prioridade no envio ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. Na 14ª reunião da Sala de Situação, coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, o ministro Rui Costa orientou que o processo de distribuição desses itens ocorra de forma mais descentralizada. Para isso, os Correios devem encaminhar nos próximos dias cerca de 700 toneladas de alimentos com entregas focadas nos diversos municípios atingidos pelo desastre climático. O transporte aéreo desses itens também será priorizado pela Força Aérea Brasileira. A finalidade é que a entrega seja acelerada, sem obrigatoriamente ter que passar por Porto Alegre para posterior distribuição. Também ficou definido na reunião a orientação para que as solicitações de doações de alimentos sejam incentivadas neste momento. “A prioridade até terça-feira (28/05) será a distribuição de alimentos e medicamentos. O nosso objetivo é que os alimentos cheguem a quem precisa com ainda mais rapidez. Após zerar o envio desses itens que estão nos postos de distribuição, vamos focar no envio de cobertores e colchões, tendo em vista a queda de temperatura no Rio Grande do Sul”, sinalizou o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A determinação é de que seja ampliada a capilaridade no processo de entregas e o presidente dos Correios, Fabiano Silva, sinalizou ajuste na logística. “A equipe dos Correios agora consegue atuar em novas áreas no estado e já estamos priorizando a descida de alimentos não perecíveis. Agora, vamos avançar com as entregas diretamente em outras regiões e municípios, sem ter que fazer estocagem na capital”, afirmou.

Presidente lamenta confirmação de morte de brasileiro mantido refém pelo Hamas

Presidente lamenta confirmação de morte de brasileiro mantido refém pelo Hamas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do brasileiro Michel Nisembaum, de 59 anos. A morte foi confirmada nesta sexta-feira, 24 de maio, pelo Exército israelense, que informou ter recuperado os corpos de três reféns do Hamas. Entre eles, o do brasileiro. "Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel", afirmou o presidente Lula em uma postagem na rede social X (antigo Twitter). "O Brasil continuará lutando, e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina", completou o presidente.

88,2% das pessoas de 5 anos ou mais haviam tomado pelo menos 2 doses de vacina contra covid-19 em 2023, diz IBGE

88,2% das pessoas de 5 anos ou mais haviam tomado pelo menos 2 doses de vacina contra covid-19 em 2023, diz IBGE
Foto: Jonathan Campos/AEN-PR

Até o primeiro trimestre de 2023, 88,2% da população de 5 anos ou mais haviam tomado pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19, ou seja, tinham o esquema primário de vacinação contra a doença completo. Entre as pessoas com 18 anos ou mais, 92,3% tomaram duas doses ou mais, enquanto para a população de 5 a 17 anos esse percentual foi de 71,2%. Além disso, 3,4% dos adultos de 18 anos ou mais não tinham tomado nenhuma dose da vacina até o momento da pesquisa, percentual que sobe para 14,8% entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Os dados são do módulo sobre covid-19 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, realizada em convênio com o Ministério da Saúde e divulgada nesta sexta-feira (24) pelo IBGE. No primeiro trimestre de 2023, 93,9% da população de 5 anos ou mais (188,3 milhões de pessoas) haviam tomado pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19. Entre os homens, 93,0% (90,8 milhões) tinham tomado pelo menos uma dose, percentual que sobe para 94,8% entre as mulheres (97,5 milhões). Nas áreas urbanas, 94,2% (164,2 milhões) das pessoas de 5 anos ou mais tomaram pelo menos uma dose de algum imunizante contra a covid-19, enquanto nas áreas rurais esse percentual foi 92,3% (24,1 milhões). O Sudeste, região mais populosa do Brasil, registrou a maior proporção de pessoas de 5 anos ou mais com, pelo menos, uma dose de vacina (95,9%), seguida das regiões Nordeste (94,0%); Sul (93,1%); Centro-Oeste (91,0%); e Norte (88,2%). Entre as pessoas de 5 anos ou mais de idade que tomaram alguma dose de vacina contra a doença, mais da metade (58,6%) disseram ter tomado todas aquelas recomendadas para si até o primeiro trimestre de 2023, com maior proporção entre os moradores das áreas urbanas (59,5%) do que entre moradores das áreas rurais (51,8%) e maior proporção entre as mulheres (60,4%) do que entre os homens (56,5%). Na análise por grandes regiões, destaca-se, novamente, a Sudeste com o maior percentual de pessoas vacinadas com as doses recomendadas (64,5%). As regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste apresentaram percentuais muito próximos (respectivamente, 56,9%, 55,4% e 55,2%). Por outro lado, apenas 43,8% das pessoas dessa faixa etária na Região Norte tomaram o número de doses recomendadas, sendo esse percentual ainda menor na área rural (37,9%). Com relação à faixa etária, os percentuais de pessoas de 5 a 17 anos e de 18 anos ou mais que tomaram todas as doses recomendadas foram similares na Região Sudeste; maior entre os adultos nas regiões Norte e Nordeste; e maior entre as crianças e adolescentes nas regiões Sul e Centro-Oeste. A pesquisa investigou também os motivos pelos quais 38,6% das pessoas de 5 anos ou mais de idade que iniciaram o esquema vacinal não haviam tomado todas as doses recomendadas. Os principais motivos alegados foram “por esquecimento ou falta de tempo” (29,2%), seguido por “não acha necessário, tomou as doses que gostaria e/ou não confia na vacina” (25,5%), que, juntos, representaram 54,7% do grupo em questão. Motivações como “está aguardando ou não completou o intervalo para tomar a próxima dose” (17,5%) e “medo de reação adversa ou teve reação forte em dose anterior” (16,5%) também foram frequentes. Já as pessoas que não haviam tomado vacina até o momento da pesquisa representaram 5,6% da população de 5 anos ou mais. O grupo mais jovem foi o que teve uma proporção maior de não vacinados: 14,8% do total de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade. Esse percentual foi maior nas regiões Norte e Centro-Oeste, com 23,0% e 22,4%, respectivamente. Entre os adultos, 3,4% deles não se vacinaram, proporção que alcançou 7,4% na Região Norte. Entre as pessoas de 5 anos ou mais não-vacinadas até o primeiro trimestre de 2023, mais de um terço (33,7%) alegou ter “medo de reação adversa ou de injeção”, 26,3% disseram “não confiar ou não acreditar na vacina”, 24,2% responderam “não acha necessário, acredita na imunidade e/ou já teve covid” e 5,1% alegaram motivos de “recomendação por profissional de saúde”. Entre as crianças e adolescentes, o “medo de reação adversa ou de injeção” correspondeu ao maior percentual (39,4%), seguido por “não acha necessário, acredita na imunidade e/ou já teve covid” (21,7%) e “não confia ou não acredita na vacina” (16,9%). Entre os adultos, o motivo mais citado foi “não confia ou não acredita na vacina” (36,0%). Mostraram-se também importantes as alegações: “medo de reação adversa ou de injeção” (27,8%) e “não acha necessário, acredita na imunidade e/ou já teve covid” (26,7%).





Por José Ernande da Silva

Banco Central lança segunda tiragem da moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição

Banco Central lança segunda tiragem da moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição
Foto: Divulgação/Bacen

O Banco Central lançou nesta sexta-feira (24) a segunda tiragem da moeda comemorativa em homenagem aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, outorgada em 1824 pelo Imperador D. Pedro I. A Moeda foi produzida pela Casa da Moeda do Brasil, e em seu anverso apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto com suas páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o livro, há 200 anos, foi redigido. Essa é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil. O reverso mostra o prédio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, composto por duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, representa o Poder Legislativo bicameral, modelo proposto já na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e de senadores, que formavam a Assembleia Geral. A segunda tiragem da moeda comemorativa é de quatro mil unidades, com valor de face de R$5,00 e preço de venda de R$ 440,00. A comercialização será feita pela Casa da Moeda do Brasil através de seu e-commerce (www.clubedamedalha.com.br) a partir das 10h do dia 24, com a compra restrita a cinco unidades por CPF. As vendas seguirão até que o estoque se esgote.

Homem é preso por armazenar pornografia infantil em Jequié

Homem é preso por armazenar pornografia infantil em Jequié
Foto: Divulgação

A terceira fase da Operação Bad Vibes, deflagrada nacionalmente para reprimir a exploração sexual de crianças e adolescentes, cumpriu um mandado de busca e apreensão em Jequié, na quarta-feira (22), resultando na prisão em flagrante de um homem por armazenar material pornográfico infantil. Um celular, CDS e DVDS foram apreendidos.  Segundo as investigações realizadas pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), o acusado armazenava fotos e vídeos para extorquir dinheiro de pessoas que praticavam pedofilia. A extorsão vinha sendo realizada desde outubro do ano passado. “Apuramos que ele conhecia os pedófilos através de redes sociais e chegou a usurpar cerca de R$ 100 mil”, informou o coordenador regional de Jequié, delgado Roberto Leal da Silva. O acusado possuía uma extensa lista de identificação de pedófilos, tanto do Brasil quanto de fora do país. “O material será analisado e vai auxiliar na identificação dos suspeitos, que serão investigados”, ressaltou o delegado. O suspeito passou por exames de corpo de delito e segue custodiado à disposição da Justiça.  A operação contou com o apoio de equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin) e da Delegacia Territorial (DT) de Jequié. Ação faz parte de uma mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), agência norteamericana da Homeland Security Investigations e Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (CIBERLAB/DIOPI) da Senasp.

Polícia apreende cem quilos de maconha em Guanambi

Polícia apreende cem quilos de maconha em Guanambi
Foto: Divulgação/SSP

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Guanambi apreenderam 100 quilos de maconha, transportados dentro de um ônibus coletivo. O flagrante ocorreu durante uma abordagem realizada pelas equipes policiais, na quarta-feira (22), em um trecho da BR 122. Duas mulheres foram presas.  Durante as inspeções, foram encontradas quatro malas contendo 152 tabletes de maconha e os policiais identificaram as proprietárias da bagagem. O material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). As suspeitas foram conduzidas à unidade, passaram por exames de corpo de delito e onde seguem custodiadas à disposição do Poder Judiciário. 

PRF apreende 1 kg de maconha na BR 116, em Cândido Sales

PRF apreende 1 kg de maconha na BR 116, em Cândido Sales
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal localizou 2 tabletes de substância análoga à maconha em uma mala suspeita abandonada às margens da BR-116. A droga apreendida foi encaminhada à Polícia Civil de Cândido Sales (BA) para perícia e procedimentos legais. Esta apreensão soma-se aos resultados significativos da Delegacia da PRF em Vitória da Conquista (BA), que de janeiro a maio deste ano já retirou de circulação mais de 380 kg de maconha, 45 kg de cocaína e quase 12 kg de crack. O abandono da mala reflete a eficácia das fiscalizações, indicando que os criminosos tentam se desfazer das drogas para evitar a abordagem policial. A PRF reafirma seu compromisso com a segurança pública e viária, continuando as ações de fiscalização em toda a extensão da rodovia federal.

Acusado de violência doméstica e cárcere privado é preso pela PM em Ribeira do Pombal

Acusado de violência doméstica e cárcere privado é preso pela PM em Ribeira do Pombal
Foto: Divulgação/PMRP

Policiais militares da Cipe Nordeste detiveram um homem suspeito de cárcere privado e lesão corporal, na noite de quarta-feira (22), no município de Ribeira do Pombal. Os PMs realizavam rondas na região, quando foram acionados pelo Cicom para averiguar uma denúncia de uma mulher, vítima de agressões e que estava sendo mantida em cárcere privado na localidade conhecida como Feira da Serra. Ao chegarem, os militares identificaram a vítima e o suspeito dos crimes, sendo ambos encaminhados à delegacia que atende à região para o registro da ocorrência.

Mega-Sena sorteia R$ 42 milhões nesta quinta-feira (23)

Mega-Sena sorteia R$ 42 milhões nesta quinta-feira (23)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (23), a Mega-Sena pode pagar R$ 42 milhões no concurso 2.728. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. No último concurso 2.727, sorteado na terça-feira (21), 58 apostas acertaram cinco números e ganharam R$ 47.840,90 e 3350 que acertaram quatro números e ganharam R$ 1.183,27 cada. As apostas para o concurso desta quinta podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. Uma aposta simples custa R$ 5,00.

MP denuncia dois homens por homicídio de paciente dentro do Hospital Municipal de Brumado

MP denuncia dois homens por homicídio de paciente dentro do Hospital Municipal de Brumado
Foto: Reprodução/Sertão Hoje

O Ministério Público estadual denunciou na terça-feira, dia 21, dois homens pelo homicídio de um paciente internado no Hospital Municipal Magalhães Neto, em Brumado, em abril deste ano. Conforme a denúncia, de autoria da promotora de Justiça Daniela de Almeida, no dia 28 de abril deste ano, por volta das 11h30min, nas dependências do hospital, Wanderson Oliveira e um homem ainda não identificado, efetuaram, ao menos, 22 disparos de arma de fogo contra a vítima Filipe Batista Lobo, que não resistiu aos ferimentos. Eles contaram com o auxílio de Caio Felipe Queiroz, porteiro do hospital, que teria deixado propositalmente a porta aberta para facilitar a fuga dos comparsas. Wanderson Oliveira e Caio Felipe foram denunciados por homicídio qualificado por motivo torpe e dissimulação e recurso que dificultou a defesa da vítima. Conforme a denúncia, após entrarem no hospital, o denunciado Wanderson e seu comparsa se comunicaram com Caio Felipe, para saber a exata localização da vítima. Após ameaçar uma enfermeira apontando-lhe uma arma de fogo, o homem ainda não identificado passou uma outra arma de fogo ao denunciado Wanderson, conhecido como “Papito”, e dirigiram-se à sala de raio-X, local onde estava a vítima Filipe. De acordo com a promotora de Justiça, o crime foi praticado por motivo torpe, relacionado à guerra de facções e à disputa por pontos de tráfico de drogas. Segundo a denúncia, a vítima respondia a processo por associação criminosa armada e porte de arma de fogo, suspeita de integrar uma facção criminosa, além de ser investigada por participação em dois homicídios ocorridos na região.

PM apreende drogas, e arma de fogo e munições em Oliveira dos Brejinhos

PM apreende drogas, e arma de fogo e munições em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Policiais militares da 4ª CIPM apreenderam nesta terça-feira (21), dezesseis papelotes de substância análoga a cocaína, uma arma de fogo, 6 cartuchos, uma faca e R$ 615,00 em espécie. Os materiais foram encontrados por volta das 11h45 no Povoado de Bom Sossego. A guarnição do Pelotão Tático Operacional (PETO), durante rondas no referido povoado, recebeu denúncia de populares informando que um indivíduo estava ameaçando algumas pessoas na rua em que possuía espingarda em sua morada. Além disso, havia suspeita de tráfico de entorpecentes no bar de sua propriedade. De imediato, a guarnição se deslocou até o local informado. Ao perceber a viatura, o indivíduo correu para dentro do bar e pulou o muro de sua residência, conseguindo fugir. Após varredura no local, segundo a PM, foram encontrados todos os materiais, que foram apresentados na delegacia de Oliveira dos Brejinhos para registro da ocorrência.





Por Carlos da Silva Santos

Celular Seguro chega a 50 mil bloqueios após alertas de usuários

Celular Seguro chega a 50 mil bloqueios após alertas de usuários
Foto: Divulgação / MJSP

O programa Celular Seguro chegou à marca de 50 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos, a partir de alertas de usuários. Criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em dezembro do ano passado, a iniciativa possui mais de dois milhões de cidadãos registrados em todo o país. Em abril deste ano, uma nova versão da ferramenta foi lançada, com melhorias que tornaram o processo de registro mais simples e as comunicações de furto, roubo ou perda mais efetivas. “A marca de 50 mil bloqueios mostra que o Celular Seguro é visto, cada vez mais, como uma ferramenta que traz mudanças positivas no dia a dia da sociedade. E, neste momento, estamos tornando o programa seja ainda mais abrangente, mais fácil de usar e oferecendo ainda mais proteção ao cidadão”, relata o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida. O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS/iPhone). O programa possibilita o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um “botão de emergência”, que deve ser utilizado somente nesses casos.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.