Início Arquivo Maio de 2024

Maio de 2024

Encontramos 194 Notícias

Mega-Sena acumula novamente e chega a R$ 80 milhões

Mega-Sena acumula novamente e chega a R$ 80 milhões
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa na noite da última terça-feira (28) pelo concurso 2730. Com isso, o prêmio acumulou e foi a R$ 80 milhões. As dezenas sorteadas foram: 07, 24, 29, 41, 46 e 60. De acordo com a Caixa, a quina teve 97 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 39.704,60. Já a quadra pagará R$ 1.056,23 individualmente a 5.209 apostadores. Na região sudoeste da Bahia, houve apostadores que acertaram a quina nas cidades de Barra do Choça, Guanambi, Jequié e Vitória da Conquista. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o internet Banking. Uma aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Aprovado projeto do Governo do Estado que reajusta em 4% o salário do funcionalismo

Aprovado projeto do Governo do Estado que reajusta em 4% o salário do funcionalismo
AL-BA. Foto: Divulgação

O projeto de reajuste salarial dos servidores estaduais foi aprovado nesta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). Dos 4% que serão concedidos, 2% serão retroativos a maio e pagos no mês de junho, e outros 2% passam a incidir na folha de setembro. O reajuste linear custará, este ano, cerca de R$ 464 milhões aos cofres estaduais, sendo R$ 891 milhões no próximo ano. Além do reajuste de 4% para todos os trabalhadores da administração direta e indireta, também foi aprovado reajuste complementar de 2,86% para carreiras com vencimento básico abaixo do salário mínimo, que passa a incidir na folha do mês de setembro. Esse reajuste complementar de 2,86% vai totalizar 6,97% de incremento para as categorias que se encontram com vencimento básico inicial abaixo do mínimo, englobando as carreiras do Magistério Superior (técnicos, analistas e docentes). Também foi aprovado reajuste complementar de 1,59%, retroativo a fevereiro, para os servidores da Educação Básica, resultando em ganho acumulado em setembro de 5,69%, acima da inflação e do reajuste do piso nacional da educação. Governo também vai regulamentar e conceder, em junho, através de decreto, reajuste no auxílio refeição dos servidores do Executivo. Aqueles que atuam em regime de 30 horas semanais passarão a receber auxílio mensal de R$ 286, enquanto aqueles que trabalham no regime de 40 horas terão o benefício mensal ampliado para R$ 440, o que representa um incremento de 66%. Só o reajuste do auxílio refeição vai gerar, este ano, um impacto de R$ 110 milhões para os cofres públicos estaduais, sendo de R$ 202 milhões em 2025. O reajuste do auxílio refeição vai resultar em ganhos adicionais que variam de 2,83% a 7,29% para as carreiras com menores remunerações: perito técnico (2,83%); soldado (3,30%); técnico da saúde 40h (3,79%); auxiliar da saúde 40h (4,23%); técnico administrativo 40h (6,10%); e auxiliar administrativo 40h (7,29%). Todas essas mudanças para o funcionalismo vão gerar um impacto para os cofres públicos de R$ 697 milhões, em 2024, e de R$ 1,282 bilhão, em 2025.

PRE inicia operação Corpus Christi 2024 nesta quarta-feira (29) em rodovias da região

PRE inicia operação Corpus Christi 2024 nesta quarta-feira (29) em rodovias da região
Foto: Divulgação/PRE

A Polícia Rodoviária Estadual iniciou nesta quarta-feira às 18h a Operação Corpus Christi 2024 que tem como objetivo promover segurança no deslocamento dos usuários pelas rodovias estaduais no feriado religioso. Durante a operação, a CIPRv de Brumado aumentará o policiamento em locais estratégicos, em especial nos trechos mais movimentados e nos considerados críticos, onde há altos índices de acidentes ou elevado número de infrações de trânsito como a Serra do Marçal na BA-263 entre Vitória da Conquista e Anagé, Serra dos Pombos na BA-262, entre Anagé e Aracatu, e Serra das Almas na BA-148, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Embora seja uma data religiosa, segundo a PRE, muitos motoristas usam a data para viajar ou descansar e nesse período do ano também aumenta o fluxo de veículos e passageiros em rodovias, consequentemente aumenta os riscos de acidentes. Em 2023, foram registrados 05 acidentes sem nenhuma vítima fatal. Ainda assim os condutores e transeuntes precisam redobrar os cuidados, visando a segurança de todos nas rodovias. Além da fiscalização de trânsito, as ações de combate ao crime serão intensificadas por meio de abordagens pelo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) visando prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação.

Agências da Previdência Social fecham nos dias 30 e 31 de maio

Agências da Previdência Social fecham nos dias 30 e 31 de maio
Foto: Sudoeste Total

As agências da Previdência Social em todo o País fecharão nas próximas quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de maio. Os dois dias serão de ponto facultativo, estabelecido pela Portaria MGI n.º 8.617, de 26 de dezembro de 2023. Nesses dias, quem precisar dos serviços da Previdência Social pode acessar o Meu INSS, no aplicativo para celular ou no site gov.br/meuinss, ou ainda ligar para o telefone 135. A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, com o serviço de atendentes, e 24 horas com atendimento eletrônico. As agências reabrem na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, em horário normal.

Operação conjunta prende quadrilha suspeita de sequestrar empresário no interior da Bahia

Operação conjunta prende quadrilha suspeita de sequestrar empresário no interior da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta terça-feira (28), uma ação coordenada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO 02) da 10ª CIPM de Candeias e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana-DEIC, culminou na prisão de uma quadrilha suspeita de sequestrar e torturar um empresário de Feira de Santana. A operação ocorreu no Km 584 da BR-324. Por volta das 8 horas, a PRF foi acionada pela DRFR de Feira de Santana - DEIC, que informou sobre um veículo roubado na cidade de Feira de Santana e que seguia em direção a Salvador, acompanhado por um segundo veículo. Imediatamente, Policiais rodoviários se deslocaram para interceptar os veículos. No primeiro momento a equipe localizou um Chevrolet/Onix de cor vermelha que, ao notar a presença policial, empreendeu fuga. Durante o acompanhamento tático, numa tentativa de despistar os policiais, o condutor saiu da pista e adentrou em um matagal, perdendo o controle do veículo e capotando. No interior do carro, havia apenas uma pessoa, que foi detida no local. Em seguida, com o apoio do PETO 02, a equipe se reposicionou para interceptar o segundo carro, um VW/Voyage de cor branca. Dentro do veículo, encontraram dois homens portando um revólver calibre .38, seis celulares e R$8.661 em espécie. Uma investigação preliminar revelou que o trio era suspeito de integrar uma quadrilha que sequestrou e torturou um empresário em Feira de Santana para obter vantagem econômica. Ambos os veículos utilizados pela quadrilha eram roubados. Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária, onde serão tomadas as medidas legais cabíveis.

Produção de derivados da mandioca é incrementada com requalificação de agroindústria em Palmas de Monte Alto

Produção de derivados da mandioca é incrementada com requalificação de agroindústria em Palmas de Monte Alto
Foto: Ascom/CAR

Agricultoras familiares da Associação das Mulheres Camponesas da Agricultura Familiar e Solidária (AMCAFES) comemoram a requalificação e ampliação da agroindústria de processamento de mandioca, instalada na comunidade Boa Vista, no município de Palmas do Monte Alto, território de identidade Sertão Produtivo. Com o novo espaço, entregue oficialmente pelo Governo do Estado, neste fim de semana, durante evento realizado no município, a produção de bolo de mandioca, de milho, de puba, de cenoura, brevidade e de sequilhos e biscoitos, como chiringa, foi potencializada, ampliando a renda e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida das famílias atendidas. A ação é executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Arlene Oliveira Souza, que integra a Diretoria da AMCAFES e coordena o grupo de produção de bolos e biscoitos, conta que antes de chegar o projeto, elas contavam apenas com um cômodo, construído com recurso próprio, até que chegou o projeto da CAR e possibilitou a requalificação e ampliação, com todos os equipamentos necessários. “Hoje, a gente tem um espaço amplo para trabalhar. A produção, praticamente, dobrou e comercializamos em Palmas de Monte Alto, Guanambi e também entregamos para os Programas de Alimentação Escolar (PNAE) e Aquisição de Alimentos (PAA)”. Os investimentos possibilitam à associação oferecer ao mercado produtos derivados de mandioca com valor agregado e embalagens adequadas, de acordo com a legislação. Além da requalificação e ampliação da agroindústria, as famílias da AMCAFES foram beneficiadas também com a aquisição de kits de irrigação para a produção de hortaliças.

SEI realiza checagem de campo de produtos da cartografia básica do Estado da Bahia na Chapada Diamantina

SEI realiza checagem de campo de produtos da cartografia básica do Estado da Bahia na Chapada Diamantina
Foto: Ascom/SEI

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realiza trabalho de campo em 23 municípios da Chapada Diamantina. O objetivo é checar e confirmar em campo feições obtidas de fotografias aéreas para a homologação do conjunto de dados geoespaciais vetoriais referentes ao Lote 1 – Chapada Diamantina, do projeto de cartografia básica da Bahia na escala 1:25.000. O trabalho será posteriormente disponibilizado ao público no portal SEIGeo. Estão sendo percorridos, desde o dia 20 de maio, os municípios de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boa Vista do Tupim, Ibicoara, Ibiquera, Ibitiara, Ipirá, Itaberaba, Itaetê, Ituaçu, Lajedinho, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio do Pires, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner. O trabalho é conduzido pela geógrafa Eliza Maia e o biólogo Francisco Sanches, ambos Especialistas em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais da SEI, lotados na Coordenação de Cartografia e Geoprocessamento (Cartgeo), além da geógrafa da empresa prestadora Topocart, Jéssica Medeiros. “Nosso objetivo é checar incertezas na classificação das feições, como alguns casos de massas d’água em que pode haver confusão entre lago/lagoa e represa, confirmar a existência ou não de cursos d’água e de terrenos sujeitos à inundação e checar lacunas em relação à falta de classificação de feições como “floresta”, já que é de conhecimento público e científico a existência de grandes redutos de vegetação de floresta estacional decidual (Mata Atlântica) ao longo da região da Chapada Diamantina”, explica a geógrafa da SEI Eliza Maia. Durante mais de 50 anos, a Bahia contou com uma cartografia de base de referência na escala 1:100.000. Para promover sua atualização e oferecer um material mais detalhado, a SEI vem recobrindo todo o estado com a nova Base Cartográfica de Referência nas escalas 1:25.000 e 1:50.000. A base oferece geoinformações nas categorias de Hidrografia, Relevo, Vegetação, Sistema de Transporte, Energia e Comunicações, Abastecimento de Água e Saneamento Básico, Educação e Cultura, Estrutura Econômica, Localidades, entre outras. As informações são essenciais para vários setores de atividade, a exemplo da construção de estradas, implantação de infraestrutura energética e hídrica e mapeamento de áreas de preservação.

Influenciada pela alta da gasolina, prévia da inflação fica em 0,44% em maio

Influenciada pela alta da gasolina, prévia da inflação fica em 0,44% em maio
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE

A prévia da inflação ficou em 0,44% em maio, 0,23 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em abril (0,21%). As maiores influências vieram dos grupos Saúde e cuidados pessoais, que registrou alta de 1,07%, e Transportes, que acelerou 0,77%, em grande parte por causa da alta na gasolina (1,90%), responsável por um impacto de 0,09 p.p. no índice geral. No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta terça-feira (28) pelo IBGE, acumula alta de 2,12% e, em 12 meses, de 3,70%, abaixo dos 3,77% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2023, o IPCA-15 foi de 0,51%. Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram resultados positivos em maio. A alta nos preços em Saúde e cuidados pessoais (1,07%) teve influência dos produtos farmacêuticos (2,06% e 0,07 p.p. de impacto), após a autorização do reajuste de até 4,50% nos preços dos medicamentos, a partir de 31 de março. Além disso, higiene pessoal apresentou aceleração de 0,29% em abril para 0,87% em maio, influenciado, principalmente, pelo perfume (1,98%). A outra grande contribuição em maio veio do grupo Transportes (0,77%), influenciado pelo aumento na gasolina (1,90% e 0,09 p.p.) e nas passagens aéreas (6,04% e 0,04 p.p). Em relação aos demais combustíveis (2,10%), o etanol (4,70%) e o óleo diesel (0,37%) tiveram alta. Por outro lado, o gás veicular (-0,11%) registrou queda no preço. Destaca-se também a variação do metrô (2,53%), que foi influenciada pelo reajuste de 8,69%, a partir de 12 de abril, no Rio de Janeiro (7,45%). Já a alta do subitem táxi (0,73%) decorre do reajuste médio de 17,64%, a partir de 22 de abril, em Recife (14,12%). No grupo Alimentação e bebidas (0,26%), a alimentação no domicílio subiu 0,22% em maio. As principais contribuições positivas foram as altas da cebola (16,05%), do café moído (2,78%) e do leite longa vida (1,94%). No lado das quedas, destacam-se o feijão carioca (-5,36%), as frutas (-1,89%), o arroz (-1,25%) e as carnes (-0,72%). A alimentação fora do domicílio (0,37%) acelerou em relação ao mês de abril (0,25%), em virtude da alta mais intensa da refeição (0,07% em abril para 0,34% em maio). O lanche (0,47%) teve variação igual à registrada no mês anterior. No grupo Habitação (0,25%), a alta da taxa de água e esgoto (0,51%) foi influenciada pelos reajustes de 6,94% em São Paulo (1,39%), a partir de 10 de maio, e de 1,95% em Goiânia (1,01%), a partir de 1º de abril. Em energia elétrica residencial (0,17%), reajustes tarifários foram aplicados nas seguintes áreas: Salvador (3,26%), com reajuste de 1,63%, a partir de 22 de abril; Recife (-1,08%), com reajuste de -2,64% a partir de 29 de abril; e Fortaleza (-3,69%), com reajuste de -2,92% a partir de 22 de abril. Os outros resultados positivos em maio vieram de Vestuário (0,66%), Despesas pessoais (0,18%), Comunicação (0,18%) e Educação (0,11%), enquanto Artigos de residência (-0,44%) registrou a única retração no mês.

Encontros territoriais de líderes de classe e jovens ouvidores seguem em Bom Jesus da Lapa

Encontros territoriais de líderes de classe e jovens ouvidores seguem em Bom Jesus da Lapa
Foto: Ascom/SEC

Cerca de 120 estudantes – entre líderes estudantis e jovens ouvidores de escolas estaduais de 16 municípios – estão participando, nesta segunda-feira (27), no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, no município de Bom Jesus da Lapa, do Encontro Territorial de Líderes de Classe e Jovens Ouvidores, do Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE 2). A atividade, que consiste em uma série de encontros já promovidos em 12 territórios, em cidades como Juazeiro e Barreiras, visa promover a troca de experiências sobre políticas públicas para as juventudes e fortalecer a participação estudantil para a construção de uma gestão democrática nas unidades escolares e nos 27 NTEs. A atividade prossegue, nesta terça-feira (28), no município de Alagoinhas (NTE 18); e na quarta-feira (29), em Irecê (NTE 01) e Feira de Santana (NTE 19).  No mês de junho, os encontros acontecem em Jacobina (NTE 16) e Eunápolis (NTE 27), no dia 5; em Senhor do Bonfim (NTE 25) e Teixeira de Freitas (NTE 07), no dia 7; em Salvador (NTE 26), no dia 11; em Valença (NTE 06), no dia 13; em Vitória da Conquista (NTE 20), no dia 14; e Itapetinga (NTE 08) e Serrinha (NTE 04), no dia 18. A líder quilombola territorial Náthali Alissa Pereira, 16, que cursa o 2º ano no Colégio Estadual Doutor Luís Rogério de Souza, no município de Barra, disse que é necessário ter essa comunicação com os demais estudantes líderes e ouvidores. “É importante encontros como este. Através da minha função, venho conversando em reuniões com os estudantes sobre a rede quilombola”. Segundo o jovem ouvidor territorial David Junior Ferreira, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, em Serra do Ramalho, o encontro serviu para ampliar os seus conhecimentos. “Esta é uma boa oportunidade para dialogar e planejar ideias, dando voz aos alunos. Um papel que eu tento desempenhar bastante no território é uma boa comunicação entre os ouvidores, pois isso torna mais fácil o desenvolvimento dos planos”, comentou.

IPVA com desconto de 8% para veículos com final de placa 5 termina nesta terça (28)

IPVA com desconto de 8% para veículos com final de placa 5 termina nesta terça (28)
Foto: Sudoeste Total

Termina nesta terça-feira (28) o prazo para os donos de automóveis com placas de final 5 quitarem a cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 8%. O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), no endereço www.sefaz.ba.gov.br, canal Inspetoria Eletrônica. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, incluindo o licenciamento, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Existe ainda a opção de quitar o IPVA em cinco vezes. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito na mesma data do vencimento do desconto de 8%, isto é, 28 de maio para placa final 5. Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 5 é até 27 de setembro. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Mega-Sena sorteia R$ 75 milhões nesta terça-feira (28)

Mega-Sena sorteia R$ 75 milhões nesta terça-feira (28)
Foto: Sudoeste Total

Nesta terça-feira (28), a Mega-Sena sorteia R$ 75 milhões no concurso 2.730. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. No último concurso 2.729, sorteado no sábado (25), 59 apostas acertaram cinco números e ganharam R$ 62.041,66 e 3.760 apostas acertaram quatro números e ganharam R$ 1.390,75, cada. Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio desta terça-feira (28) recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade. De acordo com a Caixa, caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 422 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. O valor de uma aposta simples é de R$ 5,00.

Procon fiscaliza comércio para o Dia dos Namorados na Bahia

Procon fiscaliza comércio para o Dia dos Namorados na Bahia
Foto: Ascom/SJDH

De olho no aquecimento do mercado direcionado ao Dia dos Namorados, o Procon-Ba, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, iniciou nesta segunda-feira (27), a “Operação Afrodite 2024”. A proposta é fiscalizar o comércio voltado à comemoração afetiva (lojas de lingeries, sexy shops e motéis) para coibir práticas abusivas e inadequadas. A Operação é realizada devido ao aquecimento do mercado de consumo no período que antecede a comemoração do Dia dos Namorados. O objetivo é fiscalizar os comerciantes de produtos e serviços, preparando o mercado de consumo e coibindo as práticas abusivas. Dentre as infrações encontradas pelos agentes do órgão, estão a ausência de preços; a falta de exposição das informações obrigatórias; falta de tradução obrigatória dos produtos importados. Outras violações são relacionadas à comercialização de produtos com prazo de validade vencido; vendas casadas e ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, que lideram o ranking das infrações. O fornecedor autuado responderá a procedimentos administrativos, podendo incorrer em multas que podem chegar a 6 milhões. Fique Atento e denuncie através do app PROCON BA MOBILE e pelo e-mail: [email protected].

Empenho de emendas parlamentares quintuplica em 2024

Empenho de emendas parlamentares quintuplica em 2024
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo acelerou o empenho de recursos provenientes de emendas parlamentares neste ano. Entre janeiro e 26 de maio, foram autorizados R$ 19,21 bilhões em emendas individuais, de comissão e de bancada – valor cinco vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado, de R$ 3,157 bilhões. O destaque é a forte expansão das emendas individuais, que acumularam autorizações de R$ 11,9 bilhões neste ano, contra R$ 2,8 bilhões no mesmo período do ano passado – uma expansão de 330% no período. Além desses empenhos, já houve desembolso de R$ 10,52 bilhões – mais que o dobro dos R$ 4,9 bilhões realizados entre janeiro e maio de 2023. Até o momento, foram autorizados R$ 763,9 milhões em emendas identificadas e autorizadas emergencialmente – dos quais R$ 740,8 milhões (97%) já foram pagos às prefeituras atingidas pelas cheias. Adicionalmente, graças a alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias, propostas pelo governo e aprovadas pelo Congresso, também está sendo dada prioridade ao pagamento de R$ 464 milhões em transferências especiais destinadas aos municípios do Rio Grande do Sul. Até o dia 23 deste mês, foram remanejados R$ 60 milhões de emendas parlamentares para áreas afetadas dos municípios gaúchos.

Governo autoriza compra de até um milhão de toneladas de arroz estrangeiro

Governo autoriza compra de até um milhão de toneladas de arroz estrangeiro
Foto: Reprodução/MAPA

O Governo Federal publicou as Medidas Provisórias 1224/20241225/2024 autorizando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a compra até um milhão de toneladas de arroz estrangeiro. A medida busca garantir o abastecimento alimentar em todo o território nacional, que pode ser comprometido diante do alto volume de chuvas na região Sul, afetando a produção gaúcha, responsável por cerca de 70% do arroz produzido no Brasil.  Ao todo, foram liberados R$ 7,2 bilhões para a compra de arroz importado. O produto será vendido ao consumidor pelo preço tabelado de R$ 4 por quilo e que serão comercializadas com a logomarca do Governo Federal. Os estoques adquiridos pela Conab serão destinados à venda direta para mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais com ampla rede de pontos de venda nas regiões metropolitanas. Esses estabelecimentos comerciais deverão vender o arroz exclusivamente para o consumidor final.  O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que a iniciativa visa evitar alta nos preços e que o arroz importado não irá concorrer com os agricultores brasileiros. “Já conversei com os produtores para deixar claro que não é para concorrer com o nosso arroz. Não queremos qualquer peso no bolso do brasileiro. Queremos estabilidade e comida na mesa”, disse. 

Com apoio de UFsCar e ITA, estudante cria aplicativo que registra dor em crianças

Com apoio de UFsCar e ITA, estudante cria aplicativo que registra dor em crianças
Foto: Arquivo pessoal

Durante a hospitalização, a dor é uma das sensações físicas mais comuns, impactando na qualidade de vida do paciente, principalmente quando se trata de crianças. Pensando nisso, um projeto desenvolvido no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), desenvolveu um aplicativo para celular que tem como objetivo avaliar a dor através de registros feitos pelos próprios pacientes da ala pediátrica da instituição. O trabalho, intitulado Agenda Pediátrica da Dor (APDor) foi desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Tecnológica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal à qual o hospital é vinculado, e contou com a parceria da UFSCar e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). Durante o projeto piloto, que foi aprovado pelo Comitê de Ética do hospital, crianças entre 8 e 12 anos, com o consentimento dos responsáveis, foram convidadas a registrar diariamente relatos sobre a dor no aplicativo para celular e em agendas físicas. Após um mês de registros, foram realizadas entrevistas com os participantes, além de uma comparação entre os registros feitos no aplicativo e em papel, a qual concluiu que o aplicativo é uma forma eficaz para que os pacientes relatem suas experiências. Para o estudante de medicina João Paulo Borges Bispo, autor do projeto e bolsista do PIT/Ebserh, o aplicativo traz aos pacientes a oportunidade de refletirem como estão se sentindo, e como o quadro de saúde pode influenciar nas atividades diárias. “Além disso, o fato de o aplicativo ser voltado totalmente para o paciente pediátrico sem a necessidade de um tutor para o seu uso, mostra para a criança que ela é a pessoa que mais sabe sobre si mesma, a mais importante de todo o seu caso e que deve também ser protagonista em termos de entendimento e manejo do seu quadro clínico”, explica o autor. A professora Esther Angélica Luiz Ferreira, orientadora do trabalho, pontua que a pesquisa tem possibilidade de ser desenvolvida em diversos espaços, tanto do hospital universitário como em outras instituições de saúde, e destaca a importância de se discutir o tema da dor pediátrica com as equipes assistenciais e com futuros profissionais da saúde. “Fazer pesquisa em dor pediátrica, não importando a área que irá se especializar em seu futuro, faz com que o aluno aprenda a ter um olhar para o indivíduo como um todo, não apenas na doença: ele aprende a cuidar em sua totalidade e a entende que tratar a dor faz parte do controle de parâmetros básicos de vida”, ressalta a professora. João Paulo Bispo também apresentou o trabalho em eventos de âmbito nacional e regional, como o 16° Congresso Brasileiro de Dor da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor e o 16° Congresso Paulista de Pediatria da Sociedade de Pediatria de São Paulo. “Minha participação nesse projeto foi significativa para meu crescimento, tanto como estudante de medicina, quanto pessoal. Adquiri conhecimentos mais aprofundados sobre dor pediátrica, principalmente na área de avaliação, por meio do entendimento, aplicação e interpretação das diferentes escalas de dor em pediatria. Além disso, tive a oportunidade de me aproxima da área acadêmica através do desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento científico, o que contribuiu significativamente para a minha formação”, conclui. O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) é realizado conjuntamente entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem por objetivo atender alunos dos cursos de graduação de qualquer área com projetos relacionados à área de saúde a serem desenvolvidos nos hospitais universitários, estimulando seu desenvolvimento pessoal e profissional, seu envolvimento em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento e processos próprios do saber científico e tecnológico, além das suas potencialidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O programa visa projetos que sejam orientados para a resolução de problemas de interesse social, ao depósito de patentes, registro de softwares e demais tecnologias aplicadas à saúde. O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

CGU abre processo contra empresa que pagava ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

CGU abre processo contra empresa que pagava ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Foto: Divulgação

A CGU instaurou processo administrativo de responsabilização (PAR) em face de pessoa jurídica por pagamento de vantagens indevidas a servidor público. A empresa, que foi contratada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf), pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou pagamentos a sargento do Exército lotado na Ajudância de Ordens da Presidência da República.  A investigação da CGU teve início a partir de denúncia de que a empresa Cedro do Líbano Comércio de Madeiras e Materiais para Construção Ltda, com sede no município de Goiânia (GO), teria efetuado transferências financeiras ao então auxiliar da Ajudância de Ordens da Presidência da República, sargento Luis Marcos dos Reis.  A Controladoria também obteve o compartilhamento do Relatório Final e dos autos digitais da CPMI dos Atos de 8 de janeiro de 2023, material que também subsidiou a investigação. Além das transferências realizadas a partir de contas bancárias da empresa, o ajudante de ordens também teve intensa movimentação financeira com Vanderlei Cardoso de Barros, que possui relações de parentesco com as sócias da Cedro (esposa e filha). Os agentes públicos lotados na Ajudância de Ordens trabalham em estreito contato com o chefe do Poder Executivo federal, prestando assistência direta em seus assuntos de toda ordem. Luis Marcos dos Reis, portanto, lidava cotidianamente com assuntos de interesse pessoal do então Presidente da República, ou seja, estava muito próximo do mais alto núcleo de poder do Estado brasileiro, núcleo esse ao qual entidades como o IFTO e a Codevasf encontram-se subordinadas. A Lei Anticorrupção foi criada para punir empresas que cometam ou auxiliem o cometimento de atos de corrupção contra a Administração Pública. Entre os atos de corrupção previstos na LAC estão o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos ou pessoas próximas (com ou sem parentesco). Também são punidas as empresas que praticam conluio para obter licitações, apresentam documentos fraudados para vencer licitações ou para obter pagamentos contratuais indevidos, entre outras condutas. As empresas que não sejam contratadas pelo poder público mas que auxiliem nos atos também são punidas pela Lei nº 12.846/2013, como no caso do conluio ou de pessoas jurídicas abertas para receber o pagamento de propina.

Desmatamento na Mata Atlântica registra queda de 27% em um ano

Desmatamento na Mata Atlântica registra queda de 27% em um ano
Foto: Adobe Stock

No Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado neste 27 de maio, o bioma comemora uma queda de 27% no desmatamento no ano passado, em relação a 2022. A redução, ocorrida em 12 dos 17 estados da região onde se encontra o ecossistema, deve-se muito ao aumento de fiscalização. Em 2022, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, lavrou 832 autos de infração, um índice 15% maior na comparação com o ano anterior. Por conta desse trabalho, as multas por desmatamento alcançaram R$ 156,3 milhões, uma elevação de 95% ante 2022. Os números são do Atlas da Mata Atlântica e do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), mecanismos de monitoramento desenvolvidos pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com, respectivamente, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o MapBiomas. As organizações analisaram informações entre outubro de 2022 e 2023. A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade (variedade de seres vivos na região), mas há anos sofre com a degradação devido aos desmatamentos e à má conservação do solo, causados por atividades humanas. Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhão de km² em 17 estados. Contudo, em consequência dos danos ambientais sofridos ao longo dos anos, resta, atualmente, em torno de um quarto da cobertura original. O objetivo do governo é que a Mata Atlântica se torne o primeiro bioma do país a ter desmatamento zero antes de 2030. Cerca de 145 milhões de brasileiros vivem na Mata Atlântica. As comunidades se beneficiam das florestas e demais ecossistemas do bioma, responsáveis pela produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo; e produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios. Nesse contexto, a conservação dos espaços remanescentes de Mata Atlântica e a recuperação da sua vegetação nativa tornam-se fundamentais para a população brasileira, em especial áreas protegidas, como Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. O Brasil assumiu compromissos internacionais de recuperação das florestas. No Acordo de Paris sobre a Mudança do Clima, por exemplo, o país incluiu como meta restaurar, até 2030, 12 milhões de hectares de florestas e implementar 5 milhões de hectares de sistemas com integração entre lavoura, pecuária e floresta. A Mata Atlântica é um dos biomas que mais pode ser beneficiado por esta meta de restauração.

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite
Foto: divulgação/MS

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, que abrange cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. Para o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti, o objetivo também é aumentar as coberturas vacinais e ampliar o acesso às vacinas poliomielite. “A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada paralisia infantil. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças ao posto mais próximo para que elas não sofram com as sequelas de doenças imunopreviníveis”, afirmou.  A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração. O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Essa categorização se deu a partir do desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus, por exemplo. No dia 8 de junho, o Ministério da Saúde propõe que seja realizado o dia “D” de divulgação e mobilização da campanha em todo o país. Os estados e municípios têm autonomia para definir a realização em outras datas, de acordo com as especificidades locais. 

Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Foto: Divulgação/INEP

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 7 de junho – prazo que vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação. Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. Na Página do Participante, estão disponíveis os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição. Os interessados também podem consultar os resultados dos recursos que tratam das justificativas de ausência (quem era isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2024 gratuitamente). A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar.

Trio é flagrado pela PM com drogas em Porto Seguro

Trio é flagrado pela PM com drogas em Porto Seguro
Foto: Divulgação/PM

Na noite de sábado (25), policiais militares do 8º BPM apreenderam porções de drogas com dois adolescentes e um adulto no bairro Parque Ecológico em Porto Seguro. Os policiais realizavam o policiamento preventivo quando visualizaram três individous que com a aproximação dos PMs correram, mas foram alcançados. Após a busca pessoal foram encontrados com os suspeitos 32 porções de maconha, 11 de cocaína e 36 de crack. Todos os materiais apreendidos e os suspeitos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil da região, onde a ocorrência foi registrada.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.