Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/05/2024 - 21:50
Os municípios de Jequié, Planalto, Poções, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Maracás, Jaguaquara e Milagres, situados no sudoeste baiano, Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, foram alvos da mais recente etapa da operação Posto Legal, que fiscalizou um total de 48 postos entre os dias 21 e 23 de maio. A força-tarefa, que conta com a participação de múltiplos órgãos públicos, tem como objetivo aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e de quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano, entre outros tópicos como prazo de validade, informações sobre os produtos comercializados e regularidade fiscal e cadastral dos estabelecimentos. Na divisão de tarefas entre os órgãos participantes desta etapa da operação, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) ficou responsável principalmente por avaliar o bom funcionamento das bombas e dos bicos de combustíveis. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) aferiu a qualidade dos combustíveis, e os tópicos relativos ao direito do consumidor foram vistoriados pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA). A aferição da regularidade fiscal e cadastral das empresas ficou a cargo da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), enquanto a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz), garantiu o suporte ao trabalho da força-tarefa. No âmbito da Posto Legal, por fim, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) se encarrega das questões de ordem jurídica. Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e, ainda, no endereço disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/05/2024 - 21:40
A falta de cuidado odontológico pode causar problemas graves de saúde bucal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 15% da população cuida da higiene oral com regularidade. Pensando em um produto sustentável, de baixo custo e que cuidasse da saúde dental dos moradores candibenses, os estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, do município de Candiba, Késia dos Santos, Marina Alves e Osvaldino de Souza, desenvolveram durante a mostra de iniciação científica estudantil um creme dental orgânico ao explorar componentes da caatinga. A escolha do extrato do juazeiro e da hortelã, de acordo com a estudante Késia dos Santos, é um meio de preservar práticas tradicionais a partir de conhecimentos ancestrais. “Após escutar relatos positivos de pessoas idosas sobre o uso do juazeiro e da hortelã, tivemos certeza sobre a importância de elaborar uma alternativa sustentável para as pessoas que não têm condições financeiras de manter a saúde bucal através de meios convencionais”, diz. Por ser desenvolvido com menos química, o produto é uma opção sustentável. Késia explica que os principais ingredientes naturais, além de colaborarem com o meio ambiente, apresentam propriedades em comum que auxiliam na saúde. “O juá tem características antissépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, além de ser um clareador natural. Já a hortelã tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e é um ótimo antifúngico. Ao produzir o creme dental, foi necessário extrair os componentes principais do juazeiro e da hortelã”, afirma ela. Os jovens, que contam com apoio do orientador William Oliveira, acreditam que o produto atenderá às necessidades locais. Por isso, continuam empenhados na pesquisa e na distribuição do creme dental em maior escala, auxiliando a população que consome produtos naturais na região. “O cuidado da higiene bucal é fundamental para o bem-estar. Pensando nisso, avaliamos o projeto como um modo acessível de colaborar com a comunidade e valorizar o bioma da região”, conclui. O projeto é desenvolvido no Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/05/2024 - 21:30
Uma criança internada no Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, localizado em Ilhéus, poderá receber transfusão de sangue e hemoderivados após a Justiça atender pedido apresentado pelo Ministério Público estadual e autorizar, no último dia 24, a equipe médica a realizar o tratamento, se necessário. Segundo o promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho, os pais da criança, alegando motivos religiosos, não haviam autorizado a transfusão mesmo com ela correndo risco de morte. Segundo a ação, a criança é recém-nascida, pequena para idade gestacional, e, por conta disso, apresentou insuficiência respiratória, sendo mantida em ventilação mecânica, com problemas cardiológicos e hemorragia digestiva. Diante desse quadro, a Justiça autorizou ainda a realização de todos os procedimentos que se fizerem pertinentes ao resguardo da vida e saúde da criança. Também determinou que a técnica em Serviço Social e/ou agente de proteção realize visita à residência da família para verificação do acolhimento ao bebê de forma ampla assim que ele tiver alta. Na ação, o promotor de Justiça registrou que o direito à liberdade religiosa não deve se sobrepor ao direito à vida, que prevalece e deve ser salvaguardado. “Em que pese o profundo respeito ao direito concebido aos pais de dirigir aos seus filhos a criação e educação, devendo o Estado também respeitar as responsabilidades, os direitos e os deveres destes, é, por outro lado, imperioso verificar-se que não se pode restringir o direito da criança a ter sua vida e saúde protegida, por conta da convicção dos pais”, pontuou Pedro Coelho.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/05/2024 - 21:10
Um pomar de manga foi furtado em Livramento de Nossa Senhora neste final de semana. Segundo informações da Rádio Portal Sudoeste, o local fica no Perímetro Irrigado do Brumado. A denúncia do crime foi feita nas redes sociais, por uma filha de Angelita Leal, dona do pomar. Aline Leal, utilizou a página do Instagram e através de vídeo comentou sobre o assunto. “Agora pela manhã, minha mãe Angelita, uma senhora de 77 anos, levantou 3h da madrugada e foi com meus irmãos pra roça, onde ela planta manga. Ela luta muito pra conseguir vender nessa época e fazer um dinheiro. A gente trabalha porque precisa. Roubaram as mangas que minha mãe ia colher essa semana. Uns vagabundos que a gente nem sabe quem é. É crime quem roubou e é crime quem comprar”, falou. Conforme Aline, a mãe está sofrendo muito. “Quem é pequeno produtor sabe como é sofrido, os gastos, etc. Quero que vocês compartilhem esse vídeo. Iremos tomar as medidas cabíveis na delegacia”, informou a filha em tom de tristeza e decepção. “Se alguém souber de alguma informação, denunciem, ligue de forma anônima. Minha mãe é uma pessoa boa e tô com muita pena e dos meus irmãos”, acrescentou. Aline detalhou para a Rádio Portal, que a produção era de mangas Tommy Atkins e que ainda não sabe exatamente se o furto ocorreu na noite de sábado para domingo ou de domingo para esta segunda-feira (27). “Pararam o carro lá próximo ao mata-burro 4 e levaram tudo. Foram mais ou menos 50 caixas de manga. O prejuízo é grande”, disse.
Por Heloisa Gonçalves Mendonça
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/05/2024 - 21:00
Uma mulher, identificada apenas como Angelica, morreu neste domingo (26) em um grave acidente na BR-415, trecho entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 18h20. Angélica conduzia uma motoneta 50 cilindradas, com outra ocupante, quando a moto foi atingida de forma lateral por um caminhão. O veículo de carga foi realizar uma ultrapassagem quando acabou atingido a moto em que as mulheres estavam. Após a colisão, Angélica caiu da moto e a roda de trás do caminhão passou por cima dela. Infelizmente a vítima morreu ainda no local. Já a passageira foi socorrida e encaminhada com ferimentos leves ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. O condutor do caminhão foi encaminhado ao DISEP e apresentado a autoridade competente para as medidas cabíveis. O corpo de Angélica foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A real causa do acidente deverá ser investigada pelas autoridades competentes.
Por Heloisa Gonçalves Mendonça
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/05/2024 - 21:59
Estudar, buscar conhecimentos, uma formação melhor, um emprego de reconhecimento e que possa ajudar as pessoas e a sociedade. Essa é a metodologia de vida de alguns jovens e adolescentes. Mas nem todos têm coragem, foco e determinação para buscar a realização desses objetivos. Não é o caso de Antônio Bisneto. Natural de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, o jovem estudante de 24 anos saiu da sua cidade natal e já começa a conquistar o mundo.
Em 2020, Antônio plantou 40 árvores na Fazenda Marion, localizada na zona rural de Rio de Contas, propriedade pertencente aos seus pais e local onde cresceu. Ele diz que a iniciativa partiu porque em volta da sua casa na fazenda ficava um clima muito seco. Para isso, foram utilizadas mudas de ipê e jacarandá, pois segundo ele, além da sombra também há uma floração exuberante. “Quando você tem árvores o clima fica mais agradável. Essas espécies floram, deixa o ambiente bonito e produzem muita sombra, porque são árvores de grande porte”, conta.
De acordo com Antônio, é importante conscientizar quanto ao plantio dessas e outras espécies, até porque são resistentes à seca. “O pé de Ipê que está em frente à casa da fazenda já florou mais de 5 vezes. Tem muita gente que produz manga, maracujá, mas não se atenta à importância de ter árvores na fazenda ou no sítio. Nosso caso é um exemplo para as pessoas, porque essas árvores contribuem para menor variação de temperatura e maior umidade do ar”, relata o jovem em tom de felicidade.
Sobre sua trajetória de estudos, o jovem disse que sempre estudou em Rio de Contas, fez um ano de cursinho em um Colégio particular de Livramento de Nossa Senhora e foi aprovado para estudar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas (BA). Estagiou um ano na Embrapa, participou dois anos no Diretório Acadêmico representando todos os estudantes de agronomia da URFB e participou de pesquisas feitas na universidade. A partir dos seus esforços a vida dele mudou.
“A universidade tem convênio com faculdades aqui da França, em Portugal e México, então vi a oportunidade de fazer intercâmbio aqui na França. Tenho colegas no México e tenho colegas que já estudaram em Portugal. Outros vieram antes de mim aqui para a França e eles me relatam essa importância do intercâmbio. Ao fazer esse intercâmbio, o profissional se destaca pela experiência de já ter vivido em outro país. O jeito que eu enxergo as coisas já muda. A visão de mundo é diferente. Tenho nove meses na Europa e já tenho outra forma de pensar sobre como posso ajudar a resolver os problemas no Brasil”, disse.
Antônio descreve também que já conhece dez países e sempre na busca do conhecimento. “Já tive muitas experiências e terei muitas outras nesse intercâmbio. É onde o profissional busca se aperfeiçoar. Eu saio de Rio de Contas, para a UFRB, em Cruz das Almas, uma das mais conceituadas no ramo de agronomia na Bahia e no Brasil, para buscar conhecimento na França, na Europa, e aplicar posteriormente no Brasil, na minha região, em Livramento, em Dom Basílio, na Chapada Diamantina, na Bahia como um todo. É preciso lembrar aqui que o Brasil é destaque no agro”, acrescentou.
Para o estudante, ele estará sempre representando Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e a Bahia. Mas ele ressalta que sonha em trabalhar em outros Estados e que não pensa de forma limitada. “Eu não me limito em pensar em trabalhar apenas na Bahia. Falar sobre isso é importante porque isso pode incentivar os jovens a entender que é possível sair da nossa região e buscar conhecimento e melhorar nosso lugar, onde nascemos, onde temos nossos familiares. Isso é muito importante”, enfatiza.
Ele conclui destacando que voltará para as cidades onde tem familiares (Dom Basílio, Rio de Contas e Livramento) com uma visão e conhecimento amplo para colocar em prática e fazer diferente. “Pretendo mudar a forma de plantio, aperfeiçoando ainda mais as técnicas para produção agrícola levando em consideração a conservação das matas nativas e plantando árvores, e utilizando da melhor forma os recursos naturais. Mas para isso preciso ter conhecimento para produzir e poder auxiliar os produtores da região a produzir de formar eficiente e assim trazer destaque a nossa região, porque nós já sabemos do potencial da nossa região. É importante entender que não estou estudando agronomia só para o meu desenvolvimento, mas sim, trabalhar para melhorar nossa realidade e repassar o conhecimento. Vamos buscar melhorar nossa realidade”, finalizou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/05/2024 - 12:18
Nenhum apostador certou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa neste sábado (25) pelo concurso 2729. Com isso, o prêmio acumulou e pagará R$ 75 milhões no próximo concurso. As dezenas sorteadas foram: 20, 27, 41, 47, 53 e 54. De acordo com a Caixa, 59 apostas acertaram a quina e cada uma receberá R$ 62.041,66. Já a quadra saiu para 3.760 acertadores com prêmio individual de R$ 1.390,75. As apostas para o próximo concurso, previsto para terça-feira (28), podem ser feitas até às 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o Internet Banking. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.
Apostas na região
Ainda no sorteio deste sábado, houve acertadores na região sudoeste da Bahia. Em Caetité, uma aposta com sete dezenas levou R$ 4.172,25 na quina. Também na quina, houve acertadores em Barra do Choça, Guanambi, Jequié, Livramento de Nossa Senhora, Presidente Jânio Quadros, Tanhaçu e Vitória da Conquista, todas simples, com prêmio individual de de R$ 1.390,75.
Por Heloisa Gonçalves Mendonça
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/05/2024 - 12:08
A unidade regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Marília, no interior de São Paulo, acompanhou a devolução para a origem de uma carga de amendoim orgânico importado do Paraguai. O caso ocorreu no início de maio, mas foi divulgado nesta sexta-feira (24). De acordo com auditores fiscais que acompanharam a apreensão, a carga tinha índice de aflatoxina superior ao limite máximo permitido pela legislação brasileira para consumo humano. A aflatoxina é um tipo de micotoxina produzida por fungos do gênero Asperigillus, que pode estar presente no amendoim, outros grãos oleaginosos e nozes. Se consumida por seres humanos e animais pode causar efeitos cancerígenos. De acordo com o auditor Eduardo Gusmão, chefe da regional do Mapa em Marília, uma empresa da região vem importando amendoim orgânico do Paraguai desde 2017. Ela processa o produto para obtenção de pasta orgânica e outros derivados do amendoim, tendo como principais destinos os Estados Unidos, Canadá e países da União Europeia. A demanda brasileira pelos derivados é muito baixa, restrita a pequenos nichos de mercado. O amendoim orgânico entra no Brasil pelo sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná. Nesses locais são retiradas amostras para classificação do produto e análise de aflatoxina. “As cargas de amendoim, após amostragem, são liberadas para transporte até o destino, com medida cautelar de apreensão de mercadoria”, disse Gusmão. Na prática, isso significa que a empresa importadora precisa aguardar os resultados da classificação para poder utilizar o produto para processamento. Caso o resultado aponte índice de aflatoxina superior ao limite máximo permitido, a carga é considerada desclassificada e o detentor da mercadoria tem a opção de destinar o produto para alguma finalidade que não implique em consumo humano, ou devolvê-lo para a origem. O Brasil não tem propriedades certificadas para produção de amendoim orgânico, por isso a necessidade de importação deste tipo de produto. O Paraguai é o principal exportador de amendoim orgânico para o Brasil. Desde 2017 já foram devolvidas para a origem 390 toneladas de amendoim orgânico. Essas devoluções foram acompanhadas por auditores fiscais do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa em São Paulo (Sipov-SP). Os servidores do ministério fazem a conferência da identificação do lote, carregamento, inserção de lacres nos veículos de transporte e emissão de documentos fiscais a serem apresentados nas unidades do Vigiagro, nas fronteiras com o Paraguai. Todo esse sistema de controle tem a finalidade de assegurar alimentos seguros para a população brasileira.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/05/2024 - 11:53
A uma distância de quase mil quilômetros da capital da Bahia, Salvador, uma população de cerca de dez mil habitantes, o município de Sebastião Laranjeiras recebeu mais de R$ 3,1 milhões de investimentos do Governo do Estado, em obras entregues neste sábado (26), pelo governador Jerônimo Rodrigues. Na visita ao município do Território de Identidade do Sertão Produtivo, o chefe do Executivo baiano entregou o novo Mercado Municipal e cerca de 10,6 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo nas ruas do bairro Bela Vista. Dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) também foram entregues pelo Governo do Estado, nas localidades de Campos e Vaqueiros, somando, investimento de R$420 mil, para o abastecimento de água a mais de 100 famílias. A obra de construção de uma areninha society no distrito de Mandiroba, conhecida como Mamonas, foi executada pela Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), com aplicação de recursos de R$849 mil. Uma ambulância, tipo Van, foi cedida pelo Estado para reforçar a oferta de saúde aos sebastiãolaranjeirense. Além das entregas, Sebastião Laranjeiras receberá em breve uma nova escola estadual de tempo integral, que está com 50% das obras concluídas, além da intervenção para reforma e ampliação do Hospital Municipal Walter Leão Rocha, que tem previsão de conclusão até o final deste ano. Outras ações e obras nas áreas de infraestrutura, agricultura, esporte e lazer, tecnologia e segurança pública estão em andamento no município; como a construção da nova Unidade Integrada de Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar da Bahia, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024. No encontro com a população, na Praça Sebastião Rocha Filho, no centro da cidade, o governador ainda autorizou a realização de mais obras e convênios, também considerados importantes para o desenvolvimento e a garantia do bem-estar de toda a população, não só de Sebastião Laranjeiras, mas do seu entorno. Com início previsto para montagem do canteiro de obras e a contratação de mão de obra local no início de junho próximo, o anúncio da pavimentação do trecho entre o entroncamento da BA-263 até o acesso ao Balneário foi bastante comemorada pelos presentes, após a assinatura da ordem de serviço dada pelo governador. O governador deve retornar ainda este ano em Sebastião Laranjeiras para entregar o novo Colégio de Tempo Integral Dom Pedro I e a nova Unidade Policial Integrada, ambos com obras em fase final de construção.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/05/2024 - 18:19
Palmas de Monte Alto, no Sudoeste baiano, recebeu, neste sábado (25), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que inaugurou obras e anunciou novos investimentos do Governo do Estado para o município. A Delegacia Territorial de Polícia Civil e o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) - Pelotão da Polícia Militar de Palmas de Monte Alto foram entregues, melhorando a estrutura tanto para atendimento à população, quanto para o trabalho dos agentes de segurança. O investimento total, realizado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi de mais de R$ 2,4 milhões, entre obra física e aquisição de equipamentos e mobiliários. “Fizemos essa entrega para que o município possa ter ainda mais segurança assim como toda a região”, garantiu Jerônimo. De acordo com a delegada-geral Heloísa Brito, essa é a 66ª unidade da Polícia Civil entregue pelo Governo do Estado e a 10ª entregue em 2024. “Isso demonstra uma preocupação com a estrutura física, trazendo mais dignidade para os policiais trabalharem, mas também trazendo um local acolhedor para o cidadão que nos procura”, destacou a delegada-geral. Jerônimo também inaugurou as obras de pavimentação do trecho de acesso à BR-030 – Palmas de Monte Alto, e deu por entregue a pavimentação asfáltica em diversas ruas dos bairros Mota e Oliveira, na sede do município. Dentre os investimentos dados por entregue, estão a extensão de rede para atender pontos de iluminação pública e o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do povoado de Altamira. O município ainda recebeu uma nova ambulância. Durante a passagem pela cidade, o governador prestigiou a inauguração do Estádio Municipal Agenor Badaró e de uma quadra poliesportiva. “Nós fizemos grandes entregas aqui hoje, entregamos um equipamento esportivo em parceria com a prefeitura e o Governo Federal. Não tinha um estádio no município, com padrão profissional. Bancada, vestiário, banheiros para o público, acesso de qualidade, um gramado excelente”, destacou o governador. O governador entregou 10 títulos de Regularização Fundiária, concedidos através do Projeto Bahia Mais Forte Terra Legal. Ainda para a agricultura familiar do município, foi dado como entregue a obra de adequação e ampliação da agroindústria de processamento de mandioca, na comunidade Boa Vista. Dentre os investimentos anunciados para Palmas de Monte Alto, o governador autorizou o início da licitação para construção de uma ponte sobre o Rio das Rãs e a pavimentação de outros dois trechos da BA-030. Jerônimo autorizou ainda um convênio entre o Governo do Estado e o Município para asfaltamento das ruas de acesso à Unidade Integrada da Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar; além de outro convênio para instalação da iluminação em LED do Estádio Municipal. Palmas de Monge Alto também vai ganhar uma nova sede para o Colégio Estadual Anísio Teixeira, com estrutura completa para oferta de ensino em tempo integral. A obra terá investimos projetados no âmbito do Novo PAC, com recursos previstos em R$ 19,8 milhões. Duas ordens de serviço foram assinadas para construção de SAAs nas comunidades de Olaria, Casa Velha e Lagoinha das Pedras, com previsão de beneficiar mais de 210 famílias.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/05/2024 - 18:13
A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, convocou dia 20 de maio, através da PM-BA, a sociedade baiana para ajudar a população do Rio Grande do Sul através de arrecadação de donativos em sistema drive thru. A CIPRV Fez sua parte, recebendo donativos em seus postos de atuação na BA-262 em Brumado e no posto do Pradoso, na BA-263 (Serra do Marçal), BA-148 em Tanhaçu e também na sede em Vitória da Conquista. Conforme a Companhia, ao todo foram arrecadados 281 Kg de alimentos, 696 litros de água potável, 168 kg de ração e 220 itens de material de higiene pessoal. Toda doação foi entregue na Transportadora Patrus, onde de lá seguirá para o Rio Grande do Sul. O Comando da CIPRv agradeceu o empenho de todos os policiais que se engajaram nessa missão tão nobre e também à todos os doadores e colaboradores.
Por José Ernande da Silva
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/05/2024 - 15:47
A Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões neste sábado (25). De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador leve todo o prêmio e aplique na Poupança, receberá mais de R$ 239 mil de rendimento no primeiro mês. No último concurso 2.728, sorteado na quinta-feira (23), 83 apostas acertaram cinco números e ganharam R$ 34.712,93. Na quadra, 4.779 acertaram quatro e ganharam R$ 861,25 cada. As apostas deste sábado podem ser feitas até as 19h no Portal Loterias Caixa, no App Loterias Caixa, ou em qualquer lotérica do País. Clientes da Caixa podem utilizar o internet Banking. O valor de uma aposta simples na Mega é de R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/05/2024 - 15:40
Com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde lançou uma nova etapa do Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo é vacinar ao menos 70 milhões de pessoas. Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses, representando a primeira remessa da aquisição da vacina Covid-19 atualizada com a variante XBB.1.5, as quais estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto a operadora logística. Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 09 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente. O quantitativo de doses da aquisição emergencial será suficiente para abastecer os estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas. As primeiras doses possuem data de validade para os meses de junho e julho 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa para setembro e outubro de 2024, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional. O perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5. As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população. As vacinas COVID-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/05/2024 - 15:35
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira, 24 de maio, a Medida Provisória (MP) nº 1.225/2024, que autoriza a compra pública, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de arroz beneficiado importado. Os estoques adquiridos serão destinados à venda direta para mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e outros estabelecimentos comerciais com ampla rede de pontos de venda nas regiões metropolitanas. Ao todo, foram liberados R$ 7,2 bilhões para a compra de até 1 milhão de toneladas de arroz estrangeiro que serão comercializadas com a logomarca do Governo Federal e chegarão ao consumidor com o preço tabelado de R$ 4 por quilo. O objetivo é garantir que o cereal chegue diretamente ao consumidor final, assegurando o abastecimento alimentar em todo o território nacional, que pode ser afetado pela tragédia climática no Rio Grande do Sul. O estado é responsável pela produção de 70% do arroz consumido no Brasil. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou a importância desta iniciativa. "Esta medida provisória é um passo crucial para garantir a segurança alimentar de todo o povo brasileiro", afirmou. Além da distribuição de alimentos, o governo tem trabalhado na reconstrução de infraestrutura e na recuperação da capacidade produtiva das áreas devastadas pelas enchentes no RS.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/05/2024 - 15:28
Cerca de R$ 2,4 milhões foram investidos nas novas sedes da Delegacia Territorial (DT) e do Pelotão do 17⁰ Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Palmas de Monte Alto. As unidades foram inauguradas na manhã deste sábado (25), pelo Governo do Estado. A Delegacia e o Pelotão estão situados no bairro de Cidade Nova e contam com estruturas totalmente acessíveis para atendimento do público. Além de recepção, o Pelotão possui salas para Instrução, Comando, Meios e Setor de Inteligência. A Delegacia dispõe também de salas para Delegado, Investigação e Oitiva, além da Custódia. O parque tecnológico da unidade é novo e auxiliará nas ações policiais. “Estamos atualizando as estruturas policiais e de bombeiros no interior para melhorar o atendimento e ampliar cada vez mais as ações de combate ao crime organizado. Somente este ano entregamos 17 unidades totalmente integradas”, frisou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/05/2024 - 22:54
Moradora do Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, Marlene dos Santos Ferreira está precisando muito da ajuda da população regional. Há um bom tempo, Marlene vem lutando com o filho, Rodrigo Oliveira, de 13 anos, que está realizando tratamentos de saúde em São Paulo (SP). Marlene conta que os gastos são inúmeros e não conseguiu nenhum auxilio ou benefício, nem para ela nem para o filho, junto à Previdência Social (INSS). “Rodrigo recebeu transplante de rim e a cirurgia foi o sucesso, mas mesmo assim, vou dia sim dia não ao Hospital. Ele tem que ir de Uber, porque ainda não pode viajar de transporte público. Tudo muito caro. De onde estou ficando até o hospital do rim, na zona sul, fica em média R$ 60 a R$ 65 cada Uber. Peço desculpas por pedir novamente. Quem puder ajudar, eu agradeço. Sei que muitos já ajudaram”, conta. Marlene disse que, mesmo após o transplante, Rodrigo ainda passará por alguns exames para saber se o transplante foi bem aceito pelo organismo do menino. “Os exames que são mostrar. Estou pedindo ajuda por conta dos gastos”, finalizou. O Pix de Marlene Ferreira é telefone 77 99991-9048.
Por José Ernande da Silva
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/05/2024 - 22:33
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) desempenhou um papel crucial na recente Operação Caminhos Seguros, que visa combater e prevenir a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação foi encerrada nesta semana, resultando na prisão de 775 suspeitos e no resgate de 197 crianças e adolescentes. Lançada em 2 de maio, a operação coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, com o apoio do MDHC, por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MDHC) e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MDHC), envolveu mais de 26 mil agentes de segurança em 676 municípios. A ação faz parte da campanha 18M – em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, Cláudio Augusto Vieira, enfatizou o papel vital da operação no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Além das ações de repressão à prática dos crimes, a Operação promove a conscientização da sociedade sobre a importância da denúncia, por meio de campanhas e outras ações educativas. Esta atuação se completará pela formação de todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos no Marajó e em outros estados, por meio das Escolas de Conselhos", explicou o secretário. Na avaliação da ouvidora Nacional de Direitos Humanos, Luzia Cantal, o Disque 100 foi fundamental para o sucesso da operação. “Através do importante instrumento de denúncia, colocamos um efetivo muito maior, com mais 60 pessoas preparadas para receberem essas denúncias e repassá-las de forma rápida e efetiva aos órgãos da região, com o propósito de salvar essas crianças em perigo”, informou. Segundo ela, o fim da operação não encerra o trabalho de vigilância e conscientização que cabe a todos da sociedade. Por isso, fez um apelo: “Se você tomar conhecimento de alguma violação contra criança e adolescente, disque 100, um canal seguro e completamente gratuito, que funciona 24 horas por dia. Discando 100, você estará salvando vidas!”, frisou Luzia Cantal. O impacto das ações educativas alcançou aproximadamente 4,7 milhões de pessoas, e a operação apurou 2.108 denúncias, atendeu mais de 8 mil vítimas e fiscalizou cerca de 28 mil veículos. Foram apreendidas 137 armas de fogo, 10,4 toneladas de drogas e 16,4 mil materiais com alusão à pornografia infantojuvenil. O diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, destacou a importância da avaliação e do debate dos resultados da operação com as forças de segurança estaduais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o MDHC, visando ao aprimoramento contínuo das operações. "Concluída a operação, será realizada uma reunião com a participação de todos os envolvidos diretamente, objetivando uma avaliação coletiva na busca de aprimorar a elaboração da próxima proposta de operação no ano de 2025, por meio da Diopi, da Senasp, com apoio da PRF e do MDHC, e em parceria com as secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal", afirmou Rodney. Essa foi a quarta edição da Caminhos Seguros, uma operação desenhada para promover ações de segurança pública de alcance nacional e com impactos positivos. A operação integra intervenções policiais com órgãos de segurança pública federais, estaduais, distritais e municipais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/05/2024 - 22:25
Independentemente do tipo de área de conhecimento, as ciências são parte do universo dos estudantes da Educação Básica. Para dialogar com essa realidade, a Uesb desenvolve projetos que traduzem conteúdos científicos em linguagem acessível para sala de aula. Dentro dessa perspectiva, está o Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (Ladiq). Localizado no campus de Jequié, o projeto de extensão congrega várias ações em torno da Química, sendo pioneiro na Bahia. Em atividade desde 2011, o Ladiq recebe visitas da comunidade, assim como realiza visitas itinerantes em escolas, praças, feiras e outros espaços, apresentando experimentos e promovendo oficinas para estudantes e para a comunidade em geral. “É muito importante popularizar a Química, fazer com que os cidadãos despertem para uma consciência de que podem atuar em sua comunidade com opiniões e ações que, certamente, causarão impacto financeiro, ambiental e social. Além disso, temos relatos de que, através de ações do Ladiq, vários estudantes se interessaram em ingressar na Uesb, sendo que, em alguns casos, tais estudantes não conheciam a Universidade e suas possibilidades”, relata o professor Renê Alexandre Giampedro, coordenador do projeto. Entre os que tiveram a oportunidade de vivenciar as experiências trazidas pelo Ladiq, está André de Jesus, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Educação Comunitária Pe. Otacilio, em Itagi. “Achei maravilhoso poder ver professores e estudantes da área transmitindo conhecimento de forma divertida e alegre. Pudemos visitar os laboratórios de Física e Geociências, mas fiquei ainda mais impressionado com as abordagens práticas no de Química”, lembra. A visita foi organizada pela professora Maria Aparecida Santos, que acredita na conexão aberta entre os alunos e a Universidade a partir de ações como essa. “Desde a primeira turma que trouxe para o Ladiq, eles amaram e se encantaram com este universo da Química e da Universidade. É muito gratificante poder olhar para cada aluno e sentir a curiosidade e o desejo de aprender”, afirma. A equipe do Ladiq é composta por professores e estudantes do curso de Química da Uesb. Ao longo desse tempo de execução, o projeto percorreu diversos municípios e, em média, mais de duas mil pessoas já puderam conhecer e participar da iniciativa. Mergulhando ainda mais no conhecimento das ciências, você já pensou em aprender Matemática através de cordel? É essa a proposta do projeto “Literatura de cordel na aula de Matemática”. A iniciativa apresenta uma possibilidade para alunos e professores trabalharem com a poesia popular nas escolas. Por meio desse gênero literário, é possível estimular os alunos, aumentar o engajamento e aprender Matemática, e ir além, discutindo e dialogando sobre acontecimentos históricos, políticos e sociais. “O projeto possibilita discutir matemática de forma interdisciplinar, o que proporciona um ambiente de escuta e diálogo no contexto escolar, criando um espaço de círculos de cultura. Isso leva o educando e educador a discutir questões relevantes, estimulando a leitura e escrita do mundo por meio da matemática”, destaca o professor Jonson Dias, coordenador da ação. Em atividade desde 2022, o projeto de extensão vem exercendo atividades em escolas, universidades (formação inicial e continuada de educadores), eventos científicos e feiras literárias. O trabalho com textos de cordel possibilita a reflexão coletiva sobre problemas e histórias de vida individuais e/ou coletivas. Tudo isso tem, como ponto de partida, o momento em que o aluno se encontra no conhecimento escolar, em suas vivências, nas interações sociais e nas experiências pessoais. Em pouco tempo de execução, o projeto já ganhou destaque fora do Brasil. Discussões sobre o trabalho vêm sendo feitas em parceria com a Universidade de Barcelona, na Espanha. Além disso, uma revista científica do Japão convidou o projeto para publicar um artigo contando mais sobre a experiência da pesquisa. Agora, a proposta é disponibilizar mais materiais para os professores desenvolverem suas atividades dentro do âmbito escolar. “Serão disponibilizados cordéis, planos e vídeos para que os educadores desenvolvam suas atividades. Estamos organizando, também, um livro com relatos de experiências de atividades desenvolvidas e um curso para educadores”, anuncia Jonson.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/05/2024 - 22:21
Segundo maior estado produtor do Brasil, a Bahia iniciou a colheita da safra 2023/2024 do algodão. De acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a colheita foi iniciada no Sudoeste do estado em 1º de maio. No entanto, o grande destaque é o Oeste baiano, responsável por 98% da produção estadual, onde a colheita teve início em 16 de maio. Na região, estão sendo cultivados 339.721 hectares, sendo 242.489 hectares de sequeiro e 97.231 hectares de algodão irrigado. Já no Sudoeste, a área plantada é de 5.710 hectares, quase toda destinada ao cultivo de sequeiro. Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa, explicou que a safra atual foi desafiadora desde o início do plantio, principalmente devido ao fenômeno El Niño, que trouxe chuvas irregulares e abaixo da média. "Nos meses seguintes, as chuvas normalizaram, favorecendo o desenvolvimento das plantações. Neste início de colheita, esperamos manter a estimativa inicial de 312 arrobas por hectare e também obter uma boa qualidade de algodão", afirmou Bergamaschi. Apesar das dificuldades iniciais, a Abapa relatou que houve necessidade de replantio em 11,5% da área total, o que corresponde a cerca de 28 mil hectares. Após essa fase, o clima se mostrou mais favorável e os produtores aplicaram as melhores práticas agrícolas para garantir uma produtividade média consistente com os anos anteriores. Na safra passada, a área plantada no Oeste da Bahia foi de 312,5 mil hectares, com uma produtividade média de 330,8 arrobas por hectare de algodão em caroço. A produção de algodão em pluma resultou em 635,8 mil toneladas. Com o início da colheita, a expectativa é de que a Bahia continue a desempenhar um papel crucial na produção nacional de algodão, reforçando sua importância no cenário agrícola do país.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/05/2024 - 22:16
Policiais militares da 53ª CIPM apreenderam 22,5 tabletes de cocaína no município de Mata de São João, no final da tarde de quinta-feira (23), durante uma ação ostensiva no local. O material ilícito estava armazenado em uma mala que foi abandonada por criminosos com a chegada da polícia. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da unidade realizava o patrulhamento a pé na região conhecida como Baixada do Pitoco, onde se deparou com um grupo em atitude suspeita. Com a chegada da viatura, os homens fugiram por uma área de mata, sendo que um deles abandonou uma mala preta e azul. Os militares intensificaram as diligências, mas os suspeitos não foram alcançados. Quando os policiais abriram o material abandonado encontraram 22,5 tabletes de cocaína, 54 porções embaladas de maconha e 450g da mesma droga, um aparelho celular, uma balança digital e um frasco de benzina retificada. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Praia do Forte.