Mulher é conduzida à delegacia com armas e drogas apreendidas em Riacho de Santana

Mulher é conduzida à delegacia com armas e drogas apreendidas em Riacho de Santana
Foto: Divulgação/Rondesp-MO
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma mulher foi conduzida à Delegacia Territorial de Riacho de Santana após ser flagrada com armas de fogo e drogas durante uma ação da Polícia Militar da Bahia. A ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (13), quando guarnições da Rondesp Meio-Oeste realizavam patrulhamento tático no município.


De acordo com a PM, os policiais visualizaram a suspeita em atitude considerada suspeita e decidiram realizar a abordagem. Durante a revista, foi encontrada com ela uma bolsa contendo entorpecentes, armas de fogo e outros materiais utilizados, supostamente, na atividade de tráfico de drogas.


Entre os materiais apreendidos estavam 25 porções de substância análoga à maconha, totalizando cerca de 100 gramas, 14 porções de substância análoga ao crack, com aproximadamente 15 gramas, duas espingardas e uma balança de precisão.


Ainda segundo a corporação, após consulta ao sistema, foi constatado que a mulher possui passagem anterior por tráfico de drogas.


Diante dos fatos, a suspeita e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Riacho de Santana, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva durante Operação Malhas da Lei em Iguaí

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva durante Operação Malhas da Lei em Iguaí
Foto: Divulgação/PMI
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT/Iguaí), cumpriu, nesta sexta-feira (12), mandado de prisão preventiva contra uma mulher, de 21 anos, investigada pela prática de crime de exploração sexual ou submissão de adolescente à prostituição. Os fatos ocorreram em 2024, e na época, a vítima, pessoa com deficiência intelectual, possuía 16 anos.


A ação aconteceu no âmbito da Operação Malhas da Lei, sendo a medida decretada pelo Juízo da Comarca de Iguaí devido à gravidade concreta dos fatos e ao risco de reiteração no crime. A decisão judicial destacou a necessidade da detenção, apontando o risco concreto de interferência na coleta de provas e intimidação de testemunhas.


Durante a operação para cumprimento da ordem judicial, os policiais também realizaram buscas em diversos endereços vinculados a um segundo alvo da investigação. O suspeito, um homem de 76 anos, não foi localizado e é considerado foragido.


A investigada foi conduzida à unidade policial de Iguaí para as providências legais cabíveis, sendo acompanhada por advogado. Posteriormente, ela foi encaminhada para a sede da 21ª Coordenadoria de Polícia do Interior (21ª COORPIN/Itapetinga), permanecendo custodiada à disposição da Justiça.

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva de urgência em Guanambi

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva de urgência em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Guanambi), unidade vinculada à 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Guanambi), cumpriu, na quinta-feira (11), mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 28 anos, por descumprimento de medida protetiva de urgência, em Guanambi.


Segundo as apurações, o investigado, mesmo ciente das medidas protetivas impostas em seu desfavor, aproximou-se e persistiu em ameaçar de morte a vítima, sua ex-companheira, de 29 anos, circunstância que desencadeou a decretação de sua prisão preventiva pelo juiz da Comarca de Palmas de Monte Alto. Vale ressaltar que o investigado possui conduta reiterada, respondendo a outros processos por violência doméstica, com vítimas também nas cidades de Matina e Palmas de Monte Alto.


Durante as diligências para cumprimento da ordem judicial, o suspeito foi localizado no bairro Paraíso, no município, em posse de uma motocicleta com indícios de adulteração nos sinais identificadores, razão pela qual também foi autuado em flagrante.


Após a prisão, o homem foi conduzido à unidade policial do município, onde foram adotados os procedimentos legais de praxe, permanecendo custodiado à disposição do Poder Judiciário.

MP pede ao TCM suspensão de gastos de R$ 3 milhões com festejos em Serra do Ramalho

MP pede ao TCM suspensão de gastos de R$ 3 milhões com festejos em Serra do Ramalho
Foto: Divulgação/PMSR
Áudio gerado por IA
-0:00

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) acionou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) para solicitar a suspensão das contratações artísticas para os festejos juninos de 2026 em Serra do Ramalho, no Sudoeste da Bahia. O órgão aponta irregularidades nos processos e descumprimento de normas de controle, com gastos que superam R$ 3 milhões para a realização de shows.


De acordo com a representação do promotor de Justiça Alex Bacelar, a prefeitura anunciou 16 atrações, sendo dez artistas de renome nacional. O levantamento indica que diversos contratos apresentam valores acima da média estabelecida pela Nota Técnica Conjunta nº 001/2026, que orienta o uso de valores de 2025 corrigidos pelo IPCA como parâmetro de razoabilidade para os cachês.


Um dos pontos de maior atenção no documento é a contratação da dupla Maiara e Maraísa, orçada em R$ 784 mil. O MPBA destaca que o contrato foi firmado na mesma data em que a administração municipal decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o município. Além disso, a ação aponta a ausência de registros dos contratos no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), o que dificulta a fiscalização.


O MPBA requer a concessão de medida cautelar para impedir pagamentos que excedam os valores de referência, até que o município apresente justificativas técnicas. O órgão também solicitou a notificação da prefeitura e das empresas envolvidas para prestarem esclarecimentos sobre os processos de contratação.

Polícia Civil conduz mulher suspeita de aplicar golpe com chave Pix fraudulenta em Vitória da Conquista

Polícia Civil conduz mulher suspeita de aplicar golpe com chave Pix fraudulenta em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia conduziu, nesta sexta-feira (12), uma mulher de 30 anos suspeita de praticar o crime de estelionato no âmbito empresarial em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. As investigações apontam que a suspeita teria se aproveitado da condição de funcionária de uma empresa do ramo de soluções ambientais para desviar pagamentos realizados por clientes.


De acordo com a apuração policial, a mulher criou uma chave Pix fraudulenta com nomenclatura semelhante à utilizada pela empresa, induzindo clientes a efetuarem transferências para uma conta que acreditavam ser a oficial da corporação. O esquema teria funcionado por aproximadamente sete meses.


Segundo a Polícia Civil, os valores desviados ultrapassam R$ 16 mil. Após diligências investigativas, a suspeita foi localizada e, durante o procedimento, confessou espontaneamente a prática criminosa. Ela também forneceu voluntariamente seus dados bancários, que, conforme os investigadores, reforçam as provas já reunidas no inquérito.


A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, com o apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste).


A mulher foi conduzida à unidade policial, onde prestou esclarecimentos. Ela responderá ao inquérito em liberdade.


As investigações continuam com o objetivo de identificar a existência de outras possíveis vítimas e dimensionar o prejuízo total causado pela ação criminosa.

Operação Mobile 360° entrega 26 celulares recuperados a vítimas de furto e roubo em Vitória da Conquista

Operação Mobile 360° entrega 26 celulares recuperados a vítimas de furto e roubo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Operação Mobile 360° entrega 26 celulares recuperados a vítimas de furto e roubo em Vitória da Conquista


A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta sexta-feira (12), a entrega de 26 aparelhos celulares recuperados durante ações da Operação Mobile 360° em Vitória da Conquista. A iniciativa, conduzida pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª Coorpin), marcou o Dia D da operação no município, que tem como objetivo combater a receptação e recuperar aparelhos furtados ou roubados em todo o estado.


Os celulares foram localizados por meio de investigações e ações de inteligência policial, que incluíram levantamento de dados e cruzamento de informações. Parte dos aparelhos também foi recuperada após devolução espontânea de pessoas que estavam em posse de dispositivos com registro de furto ou roubo, medida incentivada pela operação.


Os equipamentos entregues nesta sexta-feira foram recuperados em ações realizadas pela 1ª e pela 2ª Delegacias Territoriais de Vitória da Conquista, vinculadas à 10ª Coorpin. De acordo com a Polícia Civil, entre novembro de 2025 e o início de junho de 2026, foram recuperados 138 celulares na área de atuação da coordenadoria, dos quais 95 já foram devolvidos aos proprietários.


Segundo o coordenador da 10ª Coorpin, delegado Neuberto Costa, a restituição dos aparelhos representa a conclusão bem-sucedida do trabalho investigativo e contribui para o enfrentamento da receptação.


“Para o cidadão, vítima de furto ou roubo, a restituição do patrimônio representa uma sensação de justiça. Para o Estado, a ação desestimula furtos e roubos ao interromper a cadeia de lucro de ladrões, quadrilhas e organizações criminosas”, afirmou.


Entre os beneficiados pela ação está Luciene Marques, que teve o celular furtado em 5 de janeiro deste ano, quando retornava de férias. Ela comemorou a recuperação do aparelho.


“O celular continha todas as minhas fotos e documentos. Estou muito feliz por tê-lo de volta. A Polícia Civil está de parabéns”, declarou.

TCM rejeita pedido liminar para suspender pagamentos de contrato da Câmara de Anagé

TCM rejeita pedido liminar para suspender pagamentos de contrato da Câmara de Anagé
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O conselheiro Nelson Pellegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), indeferiu o pedido liminar para suspensão dos pagamentos decorrentes do Contrato nº 01/2025, firmado entre a Câmara Municipal de Anagé e a empresa Brandão Assessoria e Consultoria Contábil LTDA, no valor de R$ 264 mil.


A decisão monocrática foi proferida na quinta-feira, 11 de junho, no âmbito do Processo TCM nº 17156e26, após denúncia apresentada pelos vereadores Admilson de Oliveira Damasceno, Alan Oliveira Prado, Erinaldo de Sousa Santos, Jadiel Portugal Santos e Rafael Lima Soares contra o presidente da Câmara, Messias Vieira da Silva.


Os parlamentares questionaram a Inexigibilidade Licitatória nº 01/2025, destinada à contratação de serviços de consultoria e assessoria contábil e financeira para o exercício de 2025. Segundo os denunciantes, a contratação direta não teria atendido aos requisitos previstos na Lei nº 14.133/2021, especialmente quanto à comprovação da notória especialização da empresa contratada e à justificativa da compatibilidade dos preços praticados.


A denúncia também aponta que teriam sido anexados ao processo documentos sem relação com o objeto contratado, como certificado de formação de pregoeiro, diploma de conselheira tutelar e contratos na área de recursos humanos, o que, segundo os vereadores, indicaria tentativa de ampliar artificialmente o acervo profissional apresentado. Eles ainda sustentaram que os serviços contratados não envolveriam alta complexidade, levantando suspeitas de sobrepreço e superfaturamento.


Ao analisar o pedido cautelar, o conselheiro entendeu que o Tribunal não possui competência para determinar a suspensão do contrato ou de sua execução, atribuição que, conforme interpretação do artigo 71 da Constituição Federal, cabe ao Poder Legislativo.


Em relação ao pedido de suspensão dos pagamentos, Nelson Pellegrino avaliou que não houve demonstração de risco concreto, iminente e irreparável ao erário, nem comprovação de que eventual decisão de mérito pudesse perder sua utilidade. Diante da ausência dos requisitos legais para a concessão da medida cautelar, o relator conheceu parcialmente a denúncia e indeferiu o pedido liminar.


Na mesma decisão, o conselheiro determinou a notificação do presidente da Câmara de Anagé, Messias Vieira da Silva, e da empresa Brandão Assessoria e Consultoria Contábil LTDA para que apresentem defesa no prazo de 20 dias, sob pena de julgamento à revelia. Também foi solicitada a apresentação da íntegra do processo administrativo referente à Inexigibilidade Licitatória nº 01/2025 e de outros documentos considerados relevantes para a apuração dos fatos.


A decisão foi assinada em Salvador, no dia 11 de junho de 2026.

Polícia Civil recupera bicicleta avaliada em R$ 15 mil em Vitória da Conquista

Polícia Civil recupera bicicleta avaliada em R$ 15 mil em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil recuperou, nesta quinta-feira (11), uma bicicleta avaliada em R$ 15 mil, em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. O objeto havia sido furtado na última quarta-feira (10), dentro de um edifício localizado no centro da cidade.


A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI), unidades vinculadas à 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Após diligências, os investigadores identificaram um homem de 38 anos como autor do crime.


Em depoimento à autoridade policial, o suspeito confessou a autoria do furto e indicou a localização do item, que estava escondido no bairro Bateias. A bicicleta foi apreendida e devolvida à proprietária.


O homem foi apresentado à unidade policial para a realização dos procedimentos legais. Ele responderá ao inquérito policial em liberdade.

Homem é preso com 434 porções de cocaína durante operação da PM em Tremedal

Homem é preso com 434 porções de cocaína durante operação da PM em Tremedal
Foto: Divulgação/80ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Na tarde de segunda-feira (08/06), policiais militares da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam em flagrante um homem por tráfico de drogas no município de Tremedal, durante a Operação Protetor de Divisas.


Por volta das 14h30, a guarnição do PETO 4 Rodas realizava patrulhamento ostensivo quando recebeu uma denúncia anônima informando que um indivíduo estaria comercializando entorpecentes em via pública, nas proximidades de um estabelecimento comercial localizado na Rua Virgílio Pena, na região central da cidade.


Os policiais se deslocaram até o endereço indicado e localizaram um suspeito com características semelhantes às descritas na denúncia. Durante a abordagem e a busca pessoal, foram encontradas 23 porções de substância análoga à cocaína.


Questionado pelos militares, o homem confessou a prática do tráfico e indicou o local onde mantinha o restante do material ilícito. Em continuidade à diligência, a equipe foi até uma casa em construção apontada pelo suspeito e encontrou uma mochila contendo outras 411 porções da mesma substância, todas fracionadas e prontas para comercialização.


Diante da situação de flagrante, foi dada voz de prisão ao suspeito. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal de Tremedal para avaliação médica e, posteriormente, apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, juntamente com o material apreendido, para a adoção das medidas cabíveis pela autoridade competente.


Ao todo, foram apreendidas 434 porções de substância análoga à cocaína. O homem permaneceu custodiado à disposição da Justiça.

Governador autoriza licitação da estrada de Iguatemi e reforma elétrica do Hospital Municipal de Livramento

Governador autoriza licitação da estrada de Iguatemi e reforma elétrica do Hospital Municipal de Livramento
Foto: Divulgação/Ascom
Áudio gerado por IA
-0:00

Livramento de Nossa Senhora viveu mais um momento histórico de conquistas nesta quinta-feira (11), durante agenda oficial realizada pelo Governo da Bahia no Parque de Exposições, em Salvador. Na ocasião, foram autorizados importantes investimentos que prometem impulsionar o desenvolvimento do município, fortalecer a infraestrutura e ampliar os serviços oferecidos à população.


Entre os anúncios de maior impacto está a autorização para a licitação da pavimentação asfáltica do trecho que liga o entroncamento da BA-152, na localidade de Tabuleiro, ao distrito de Iguatemi. A obra representa uma reivindicação antiga da comunidade e deverá garantir mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para moradores, produtores rurais e motoristas que utilizam diariamente a via.


Na área da saúde, o município foi contemplado com um investimento de quase R$ 4 milhões destinado à modernização da rede elétrica do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva. A intervenção permitirá adequações estruturais importantes para ampliar a segurança da unidade, melhorar o funcionamento dos equipamentos e fortalecer a capacidade de atendimento à população.


Outro benefício anunciado foi a cessão de um novo micro-ônibus para o transporte de pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O veículo chega para oferecer mais conforto, segurança e dignidade aos usuários que precisam se deslocar para outros centros de saúde em busca de atendimento especializado.


A prefeita Joanina Sampaio comemorou os investimentos e ressaltou a importância da parceria institucional construída em favor do município. “É um momento de muita alegria para Livramento. São conquistas importantes, aguardadas pela população, que chegam para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A estrada de Iguatemi, a reforma elétrica do hospital e o novo micro-ônibus representam avanços concretos para o nosso município. Agradeço à deputada Ivana Bastos e ao governador Jerônimo Rodrigues pelo compromisso e atenção com Livramento de Nossa Senhora”, destacou a gestora.


A agenda contou ainda com a presença dos deputados federais parceiros de Livramento Lídice da Mata, Jorge Solla e Daniel Almeida, do pré-candidato a deputado federal Jayme Vieira, além de vereadores e secretários municipais. A participação das lideranças reforçou a articulação política em defesa de novos investimentos e ações voltadas ao crescimento do município.


Com os novos anúncios, Livramento de Nossa Senhora fortalece seu caminho de desenvolvimento, ampliando investimentos em infraestrutura, saúde e mobilidade, áreas consideradas estratégicas para garantir mais qualidade de vida e oportunidades para a população.

TCM recomenda rejeição das contas da Prefeitura de Boa Nova referentes ao exercício de 2024

TCM recomenda rejeição das contas da Prefeitura de Boa Nova referentes ao exercício de 2024
Foto: Divulgação/PMBN
Áudio gerado por IA
-0:00

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendaram, na sessão desta quinta-feira (11/06), a rejeição das contas da Prefeitura de Boa Nova referentes ao exercício financeiro de 2024, sob responsabilidade do ex-prefeito Adonias da Rocha Pires de Almeida.


A decisão foi tomada após análise do parecer do conselheiro relator Nelson Pellegrino, que também apresentou Deliberação de Imputação de Débito aplicando multa de R$ 4 mil ao ex-gestor.


De acordo com o TCM, a principal irregularidade identificada foi a ausência de recursos suficientes em caixa, no último ano de mandato, para cobrir os compromissos inscritos em Restos a Pagar. A situação gerou um saldo negativo de R$ 792.482,71, em desacordo com o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Além disso, o tribunal constatou o não pagamento de duas multas anteriormente aplicadas ao gestor em processos julgados pela Corte.


Em razão do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para apuração de possível ato de improbidade administrativa.


Apesar das irregularidades apontadas, o município registrou receita arrecadada de R$ 71.675.313,54 em 2024, enquanto as despesas totalizaram R$ 70.750.400,53, resultando em superávit orçamentário de R$ 924.913,01.


O relatório também indicou que a administração cumpriu os índices constitucionais mínimos nas áreas de educação e saúde. Na educação, foram aplicados R$ 11.497.787,23, equivalentes a 27,81% das receitas de impostos. Os gastos com a remuneração dos profissionais do magistério alcançaram 96,41% dos recursos do Fundeb. Já na saúde, o investimento correspondeu a 15,73% da arrecadação dos impostos destinados ao setor.


Ainda cabe recurso da decisão.

PRF inicia Operação São João 2026 nas rodovias federais da Bahia

PRF inicia Operação São João 2026 nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início, entre os dias 19 e 25 de junho, à Operação São João 2026 nas rodovias federais da Bahia. A ação tem como objetivo reforçar a segurança viária, prevenir acidentes e combater a criminalidade durante o período de festas juninas, quando há aumento significativo no fluxo de veículos em direção ao interior do estado.


As fiscalizações serão intensificadas principalmente nas BRs 324, 101, 116 e 242, que concentram grande parte do deslocamento de motoristas durante o período. Segundo a PRF, a expectativa é de movimentação intensa, especialmente nos dias de saída para os festejos e no retorno após o feriado.


Como novidade neste ano, a operação contará com o uso de drones para monitoramento do trânsito. Os equipamentos serão utilizados principalmente em trechos da BR-324 para identificar infrações como uso de celular ao volante, falta do cinto de segurança, circulação irregular pelo acostamento e outras condutas de risco.

Homem é preso suspeito de homicídio em Paramirim

Homem é preso suspeito de homicídio em Paramirim
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante na quarta-feira (10), suspeito de matar Flávio de Jesus Santos, de 46 anos, no município de Paramirim.


De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi encontrada morta dentro de uma residência com sinais de ferimentos provocados por arma branca. As investigações apontaram que o suspeito morava com a vítima há cerca de um mês, após ambos se conhecerem em Salvador.


Durante a análise do local do crime, os policiais não identificaram sinais de arrombamento ou a presença de terceiros. Também foram encontradas manchas de sangue na cadeira de rodas utilizada pelo investigado. A faca que pode ter sido usada no homicídio foi localizada em um terreno próximo ao imóvel.


Segundo a polícia, marcas de sangue compatíveis com o deslocamento de uma cadeira de rodas foram encontradas no trajeto até o local onde a arma foi abandonada, reforçando os indícios de autoria.


O suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Paramirim, onde foi autuado em flagrante e permanece custodiado à disposição da Justiça. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

77ª CIPM cumpre mandado de prisão por homicídio no centro de Vitória da Conquista

77ª CIPM cumpre mandado de prisão por homicídio no centro de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio foi preso na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, durante uma ação da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na região central de Vitória da Conquista.


De acordo com a polícia, as guarnições realizavam patrulhamento na área quando receberam informações do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) sobre a presença de um indivíduo procurado pela Justiça. Com base nas características repassadas, os policiais intensificaram as rondas e localizaram um homem que correspondia à descrição informada.


Durante a abordagem e a verificação dos dados pessoais, foi constatada a existência de um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário em desfavor do suspeito pelo crime de homicídio.


Após a confirmação da ordem judicial, o homem foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Governo Federal e Prefeitura de Dom Basílio firmam contrato para obra de transposição do Rio Brumado

Governo Federal e Prefeitura de Dom Basílio firmam contrato para obra de transposição do Rio Brumado
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Prefeitura de Dom Basílio formalizaram, na segunda-feira, 9 de junho, um contrato para a execução da obra de transposição das águas do Rio Brumado para a Barragem do Paulo, no município localizado no território do Sertão Produtivo, no sudoeste da Bahia.


De acordo com o Bahia Notícias, a intervenção foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contará com investimento total de R$ 31,7 milhões. A expectativa é que, após a conclusão, a barragem amplie a segurança hídrica da região, beneficiando também municípios vizinhos, entre eles Livramento de Nossa Senhora.


Conforme o contrato, R$ 1,6 milhão será repassado ainda em 2025 por meio de recursos previstos no Orçamento Geral da União. O valor integra o Programa de Trabalho voltado à infraestrutura hídrica e será financiado com recursos do Tesouro Nacional.

Governo Federal e Prefeitura de Dom Basílio firmam contrato para obra de transposição do Rio Brumado
Foto: Sudoeste Total

Os outros R$ 30,1 milhões serão transferidos gradualmente nos próximos anos, de acordo com o cronograma de desembolso financeiro e o andamento físico da obra.


O documento estabelece ainda que o município de Dom Basílio deverá prever, nos orçamentos anuais, as dotações necessárias para assegurar a execução dos compromissos assumidos. Em caso de cancelamento de restos a pagar, as metas poderão ser readequadas mediante entendimento entre as partes, desde que a funcionalidade do empreendimento seja preservada.


A vigência do Termo de Compromisso segue até 1º de abril de 2029, prazo contado a partir da assinatura do acordo.


O contrato foi assinado pelo secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra Seca Vieira, representando o Governo Federal, e pelo prefeito de Dom Basílio, Fernando Silva Santos. A obra é considerada estratégica para o fortalecimento do abastecimento de água e para a ampliação da infraestrutura hídrica na região sudoeste da Bahia.

Idosa é encontrada sem vida dentro de residência em Palmas de Monte Alto

Idosa é encontrada sem vida dentro de residência em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/PMPMA

Uma idosa de 89 anos foi encontrada sem sinais vitais na madrugada de quarta-feira (10/06), por volta das 2h38, em uma residência no povoado de Mata Verde, zona rural de Palmas de Monte Alto.





De acordo com a Polícia Militar, equipes do 17º BPM foram acionadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar apoio na ocorrência. No local, a mulher foi encontrada sem vida no sofá da sala da residência.





Conforme as informações apuradas, a idosa fazia uso de medicação para controle de pressão arterial e diabetes. Durante a averiguação, não foram encontrados sinais de violência no corpo nem indícios de qualquer alteração no imóvel.





A Polícia Civil foi acionada para acompanhar o caso. Após os procedimentos iniciais, os familiares providenciaram a remoção do corpo por uma funerária para a realização do velório e sepultamento.

Homem é ameaçado com espingarda após desentendimento em Guanambi

Homem é ameaçado com espingarda após desentendimento em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Um homem de 35 anos relatou ter sido ameaçado com uma espingarda na noite desta quarta-feira, 10/06, por volta das 21h, na Travessa Goiânia, bairro Vila Nova, em Guanambi.





De acordo com a Polícia Militar, equipes do 17º BPM foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar uma denúncia de ameaça com disparo de arma de fogo. No local, a vítima informou que havia se desentendido com o pai de sua namorada, um homem de 48 anos que não aceita o relacionamento.





Segundo o relato, após as ameaças, a vítima correu e se abrigou em uma residência próxima. Ainda conforme a ocorrência, o suspeito golpeou o portão do imóvel com a coronha da espingarda, exigindo que o homem saísse. Ao perceber o acionamento da Polícia Militar, o autor fugiu em um veículo GM Celta vermelho.





As guarnições realizaram diligências na região, mas o suspeito não foi localizado. A vítima foi orientada a permanecer em local seguro e a comunicar o fato à Delegacia de Polícia Civil.

Polícia Militar apreende motocicleta com restrição de roubo e conduz suspeito à delegacia em Igaporã

Polícia Militar apreende motocicleta com restrição de roubo e conduz suspeito à delegacia em Igaporã
Foto: Divulgação/Rondesp-MO

Uma guarnição da Rondesp Meio Oeste apreendeu uma motocicleta com restrição de furto ou roubo e conduziu um suspeito à delegacia na manhã desta quarta-feira (10), no município de Igaporã.


De acordo com a Polícia Militar da Bahia, a equipe realizava patrulhamento tático pela cidade quando avistou um motociclista em atitude considerada suspeita. Durante a abordagem, os policiais verificaram indícios de adulteração nos sinais identificadores do chassi e do motor do veículo.


Após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que a motocicleta possuía restrição por furto ou roubo.


Diante da situação, o condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia Territorial de Igaporã, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis e o caso será investigado pelas autoridades competentes.

PM apreende drogas e conduz dois suspeitos por tráfico em Bom Jesus da Lapa

PM apreende drogas e conduz dois suspeitos por tráfico em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM

Dois homens foram conduzidos à delegacia por suspeita de tráfico de drogas na noite de quarta-feira (10/06) no bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa.





A ação foi realizada por policiais militares da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), durante patrulhamento de rotina realizado por uma guarnição da ROCAM. Por volta das 23h30, os policiais receberam a informação de um transeunte de que dois indivíduos estariam comercializando entorpecentes em uma praça localizada na Rua São Miguel.





Diante da denúncia, a equipe se deslocou até o endereço indicado e identificou os suspeitos. Segundo a Polícia Militar, ao notar a aproximação da guarnição, um dos homens apresentou comportamento considerado suspeito e demonstrou nervosismo, o que motivou a abordagem.





Durante a busca pessoal, os policiais encontraram substâncias com características semelhantes à cocaína e à maconha. Ao todo, foram apreendidos 24 gramas de substância análoga à cocaína e 254 gramas de substância análoga à maconha.





Os dois suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso.

Pesquisa de estudantes de Bom Jesus da Lapa ganha destaque no Encontro Nacional de Geografia Agrária

Pesquisa de estudantes de Bom Jesus da Lapa ganha destaque no Encontro Nacional de Geografia Agrária
Foto: Acervo pessoal

A produção científica desenvolvida na rede estadual da Bahia conquistou reconhecimento em um dos principais eventos acadêmicos do país na área de Geografia Agrária. A estudante egressa Michele Primo da Costa e o professor Mateus Costa Santos, ambos do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, participam do 27º Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), realizado em Fortaleza, no Ceará, apresentando o trabalho “Modo de vida ribeirinho e produção de alimentos: vivências dos estudantes da Ilha da Canabrava em Bom Jesus da Lapa – BA”.





A pesquisa foi desenvolvida em 2025 por Michele, juntamente com as estudantes Evile Ili Medeiros de Souza e Juliana da Silva Costa, a partir das experiências vividas pelas próprias autoras na comunidade ribeirinha da Ilha da Canabrava, localizada às margens do Rio São Francisco. O estudo teve como objetivo compreender o modo de vida da população local e os desafios enfrentados pelos estudantes para acessar a educação.





Entre os aspectos analisados, a pesquisa destacou o deslocamento diário dos alunos da comunidade até a escola, percurso que dura cerca de duas horas e envolve transporte fluvial e terrestre. Por meio de visitas de campo, entrevistas e registros fotográficos, o trabalho retratou a realidade das 141 famílias que vivem na ilha.





Os resultados apontaram que muitos estudantes conciliam a rotina escolar com o trabalho familiar na produção de hortaliças orgânicas comercializadas na feira municipal de Bom Jesus da Lapa. O estudo também evidenciou a importância dos conhecimentos construídos no território ribeirinho e sua contribuição para a economia local.





A participação da estudante e do professor no encontro nacional foi viabilizada por meio do Edital nº 23/2024 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através da Superintendência de Políticas para a Educação Básica, com apoio do Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE 2). A iniciativa busca incentivar a presença de estudantes e professores da rede estadual em eventos científicos, ampliando a divulgação das pesquisas produzidas nas escolas baianas.





Segundo o professor Mateus Costa Santos, o trabalho contribui para dar visibilidade à realidade dos estudantes da Ilha da Canabrava. “O trabalho dá visibilidade ao cotidiano dos estudantes da Ilha da Canabrava, que enfrentam longos deslocamentos para acessar a escola e, ao mesmo tempo, participam da produção agrícola que abastece a feira de Bom Jesus da Lapa. Estar em um encontro nacional como este representa uma oportunidade de compartilhar essa realidade e mostrar a potência das pesquisas desenvolvidas por nossos estudantes”, afirmou.





Para Michele Primo da Costa, a participação no evento representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. “Participar deste evento tem sido uma experiência única e enriquecedora, pois amplia nossos conhecimentos e permite trocar aprendizados com pesquisadores e estudantes de diferentes regiões do país. É muito gratificante ver uma pesquisa construída a partir da nossa vivência alcançar um espaço tão importante”, destacou.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.