Motociclista morre após colisão com caminhão na BR-349, em Bom Jesus da Lapa

Motociclista morre após colisão com caminhão na BR-349, em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 52 anos morreu em um acidente de trânsito registrado na tarde de domingo (14), na BR-349, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Dois menores de idade que estavam na motocicleta ficaram feridos.


De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia, por meio da 38ª CIPM, por volta das 18h a guarnição foi acionada por populares com a informação de que havia ocorrido um acidente após a ponte. Os policiais se deslocaram imediatamente até o local e constataram a veracidade da ocorrência.


O acidente envolveu um caminhão do tipo bi-trem, de cor branca, e uma motocicleta preta. O condutor da moto não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.


Dois menores de idade, que viajavam como passageiros na motocicleta, foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde receberam atendimento médico.


Segundo a PM, o motorista do caminhão deixou o local antes da chegada da guarnição. A ocorrência foi registrada e apresentada à 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (24ª Coorpin), que adotará as medidas legais cabíveis para apurar as circunstâncias do acidente.

PM cumpre mandado de prisão contra homem procurado pela Justiça de São Paulo em Matina

Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Militar da Bahia, por meio da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), cumpriu um mandado de prisão na noite de domingo (14), no município de Matina, no sudoeste baiano.


De acordo com a corporação, por volta das 20h, a guarnição recebeu informações sobre a presença de um homem com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça do Estado de São Paulo. Diante da denúncia, os policiais se deslocaram até um estabelecimento localizado na Rua Bandeira, onde localizaram o suspeito.


Após ser informado sobre a ordem judicial, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.


Segundo a Polícia Militar, o mandado foi expedido pela Justiça de Campinas, em São Paulo, com base no artigo 157 do Código Penal Brasileiro, que trata do crime de roubo. A ordem judicial foi cumprida com êxito no município de Matina.

Cinco pessoas ficam feridas após carro colidir com cavalo na BA-263 entre Itambé e Vitória da Conquista

Cinco pessoas ficam feridas após carro colidir com cavalo na BA-263 entre Itambé e Vitória da Conquista
Foto: Reprodução
Áudio gerado por IA
-0:00

Um sinistro de trânsito do tipo atropelamento de animal foi registrado na tarde de sábado (13), na BA-263, no km 51, trecho entre os municípios de Itambé e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.


De acordo com as informações levantadas no local pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado), o veículo seguia no sentido Itambé à Vitória da Conquista quando o condutor se deparou com um equino sobre a pista de rolamento. Sem tempo hábil para evitar o impacto, ocorreu a colisão com o animal.


O acidente deixou cinco pessoas feridas. Entre as vítimas, um homem sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital de Base de Vitória da Conquista. As outras quatro vítimas, sendo um homem e três mulheres, tiveram lesões leves e foram conduzidas ao Hospital Municipal de Itambé para receber atendimento médico.


Policiais militares da CIPRv/Brumado atenderam a ocorrência e adotaram as medidas cabíveis no local do acidente.

Motorista com sinais de embriaguez é detido após provocar colisões em Guanambi

Motorista com sinais de embriaguez é detido após provocar colisões em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 27 anos foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi na tarde deste sábado (13), suspeito de dirigir sob efeito de álcool e provocar acidentes em vias da cidade.


De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar uma ocorrência de possível embriaguez ao volante na Avenida Monteiro Lobato, no bairro Renascer I.


No local, a solicitante, de 27 anos, relatou que o condutor de um veículo VW/Voyage, preto, ano 2012, trafegava em alta velocidade pela contramão da Avenida Otávio Mangabeira quando colidiu contra o Chevrolet/Onix, prata, ano 2017/2018, conduzido por ela. Após a batida, o motorista deixou o local, colocando em risco outros usuários da via.


Segundo informações colhidas pelos policiais, durante a fuga o suspeito ainda teria se envolvido em outra colisão, desta vez com uma motocicleta. No entanto, a condutora do veículo não foi localizada pela guarnição.


Ao chegarem ao endereço informado, os policiais encontraram o suspeito sendo contido por populares. Conforme a PM, ele apresentava diversos sinais visíveis de embriaguez, entre eles hálito etílico, olhos avermelhados, dificuldade de equilíbrio e fala arrastada.


Diante dos fatos, os envolvidos e os veículos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Mulher é encontrada morta em Livramento de Nossa Senhora

Mulher é encontrada morta em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/Redes sociais
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma mulher identificada como Luciana de Jesus Santos, de 27 anos, foi encontrada morta na manhã deste domingo (14), em Livramento de Nossa Senhora. O caso foi registrado no bairro Benito Gama.


Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência e realizaram o isolamento da área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). No local, peritos iniciaram os procedimentos necessários para a coleta de informações que possam auxiliar na elucidação do caso. A vítima apresentava graves ferimentos na região da face.


De acordo com a Polícia Civil, o homem apontado como autor do crime é ex-companheiro de Luciana e foi localizado e preso pouco tempo depois, nas proximidades do local onde o corpo foi encontrado. Conforme a corporação, o suspeito apresentava uma mancha de sangue em uma das orelhas e foi questionado pelo delegado responsável pelas investigações.


Após a prisão, ele foi encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. Ainda segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta que a motivação do crime estaria relacionada a uma disputa por território envolvendo o tráfico de drogas.


Concluídos os procedimentos periciais no local, o corpo de Luciana de Jesus Santos foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que deverão apontar oficialmente a causa da morte.


A Polícia Civil segue acompanhando o caso e dará continuidade às investigações para o completo esclarecimento dos fatos.

Idosa tem residência furtada durante a madrugada em Urandi

Idosa tem residência furtada durante a madrugada em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma idosa de 68 anos foi vítima de furto em sua residência na madrugada deste domingo (14), no Centro de Urandi. O caso foi atendido por policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM).


De acordo com a ocorrência, a vítima relatou que retornou para casa por volta das 3h40 e encontrou o guarda-roupa com as portas abertas e roupas espalhadas pelo quarto e pelo banheiro. Ao verificar o imóvel, percebeu que haviam sido levados R$ 50 em espécie e dois aparelhos celulares.


A moradora informou ainda que havia deixado a residência trancada antes de sair, mas encontrou a porta da cozinha aberta ao retornar. Apesar disso, os policiais não identificaram sinais aparentes de arrombamento no imóvel.


Durante a averiguação, a guarnição constatou que o muro localizado nos fundos da residência dá acesso a uma área de matagal, o que pode ter facilitado a entrada e a fuga do autor do furto.


Os militares realizaram rondas nas imediações na tentativa de localizar o suspeito, porém ninguém foi encontrado. A vítima foi orientada a registrar o fato na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Civil restitui celulares recuperados aos proprietários em Itapetinga

Polícia Civil restitui celulares recuperados aos proprietários em Itapetinga
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, intensificou, ao longo da última semana, na cidade de Itapetinga, as ações da Operação Mobile 360º, resultando na recuperação e restituição de seis aparelhos celulares aos seus legítimos proprietários no município.


A iniciativa integra uma mobilização estadual voltada à localização, recuperação e devolução de dispositivos provenientes de furto, roubo, perda ou extravio. As investigações tiveram início a partir dos registros de ocorrências realizados na Delegacia Territorial (DT/Itapetinga).


Com o emprego de técnicas de inteligência, cruzamento de dados e diligências em campo, os investigadores da DT conseguiram rastrear aparelhos que estavam em posse de terceiros ou circulando de forma irregular. Parte dos dispositivos recuperados havia sido subtraída em ações criminosas, enquanto outros foram objeto de perda ou extravio por seus proprietários.


Durante as apurações, os policiais identificaram os atuais possuidores dos aparelhos e verificaram possíveis responsabilidades criminais relacionadas à receptação de produtos de origem ilícita. As ações culminaram na recuperação dos celulares e na devolução dos bens aos seus legítimos proprietários.


A Polícia Civil alerta que a aquisição de aparelhos sem procedência comprovada ou nota fiscal pode configurar o crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal. A instituição também ressalta que a apropriação de objetos encontrados sem a devida devolução ao proprietário pode caracterizar o delito de apropriação de coisa achada.


A orientação é que vítimas de furto, roubo, perda ou extravio registrem o Boletim de Ocorrência e informem o número do IMEI do aparelho, dado essencial para o rastreamento e para o êxito das investigações.


A Operação Mobile 360º segue em andamento na área da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), com novas diligências previstas para localizar outros aparelhos subtraídos e responsabilizar os envolvidos.

Adolescente desaparecida em evento junino é localizada em Guanambi

Adolescente desaparecida em evento junino é localizada em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma adolescente de 13 anos, que estava desaparecida desde a madrugada de sábado (13), foi localizada na sede de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, horas após o sumiço. A jovem havia desaparecido por volta das 2h, no distrito de Pilões, em Candiba, durante um evento junino.


Segundo informações da Polícia Militar, a mãe da adolescente relatou que a filha sumiu no momento em que a família se preparava para retornar para casa, na zona rural de Guanambi. Equipes do 17º BPM realizaram buscas na região durante a manhã, mas não encontraram a menor inicialmente.


Por volta das 10h30, a guarnição foi informada de que a adolescente havia sido encontrada na casa de um familiar. Devido a suspeitas de que a jovem teria sido vítima de violência sexual durante o período em que esteve desaparecida, os policiais realizaram o acompanhamento da vítima e de seus responsáveis até o Hospital Geral de Guanambi (HGG) para atendimento médico.


Após os procedimentos hospitalares, as partes foram conduzidas à Delegacia Territorial (DT) de Guanambi para o registro da ocorrência e início das investigações legais. O caso segue sob apuração das autoridades locais.

Caso de cachorro atropelado por suposto ônibus da Prefeitura de Paramirim segue sem esclarecimentos após mais de um mês

Caso de cachorro atropelado por suposto ônibus da Prefeitura de Paramirim segue sem esclarecimentos após mais de um mês
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O atropelamento de um cachorro ocorrido em Paramirim, no último dia 4 de maio, segue sem uma resposta por parte das autoridades responsáveis. Mais de um mês após o caso, moradores cobram esclarecimentos e eventual responsabilização dos envolvidos.


O episódio ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que mostram o momento em que um ônibus realiza uma manobra e, em seguida, passa por cima do animal, que estava deitado às margens da avenida. Segundo relatos de moradores, o veículo seria, supostamente, um ônibus pertencente à Prefeitura de Paramirim e utilizado no transporte escolar.


As imagens foram divulgadas pela moradora Marília Grabriele Bezerra em seu perfil no Instagram. De acordo com ela, o caso aconteceu por volta das 17h07, em frente a uma loja.


"Acabou de acontecer uma coisa... um absurdo lá na frente da loja. Um ônibus da prefeitura que leva as crianças pra escola e traz pra casa passou por cima de um cachorro, não parou, nem nada. Eu vou deixar as imagens das câmeras pra vocês tirarem suas próprias conclusões", afirmou.


Marília relatou ainda que estava do lado de fora do estabelecimento, mas entrou para atender uma cliente. Ao retornar, ouviu o animal agonizando.


"Eu tava do lado de fora, entrei pra falar com a cliente e aí só escutei o cachorro uivando, chorando. Quando eu saí, o ônibus já tinha ido embora e o cachorro tá morto na frente da loja. Então, um absurdo. Um ônibus que carrega criança, ele poderia ter desviado, ter buzinado, feito alguma coisa, mas matar o cachorro não", disse.


A repercussão do caso provocou indignação entre moradores e defensores da causa animal. Saadia Karoline classificou as imagens como perturbadoras e cobrou providências.


"O animal estava deitado, ele foi brutalmente assassinado. Essas imagens são retrato do que está se tornando a humanidade. É um ato de extrema crueldade. Os animais em situação de rua não são coisas, eles são vidas", afirmou.


Ela também destacou que, pelas imagens, o motorista teria realizado a manobra antes de atingir o cachorro.


"O ônibus estava do outro lado. Ele atravessa a pista, faz a manobra e passa em cima do cachorro. Esse animal foi assassinado. É uma vida que foi tirada. Cenas chegam a ser perturbadoras, um ato de extrema crueldade e que não pode de maneira nenhuma passar impune", declarou.


Até o momento, não há informações sobre a instauração de investigação ou manifestação oficial acerca do caso. A reportagem não localizou posicionamento da Prefeitura de Paramirim sobre o episódio. Enquanto isso, moradores seguem cobrando esclarecimentos e medidas para que a morte do animal não fique impune.

Cuidados com fogueiras e fogos são essenciais para prevenir acidentes no São João

Cuidados com fogueiras e fogos são essenciais para prevenir acidentes no São João
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Com a aproximação dos festejos juninos, alguns cuidados devem ser adotados pela população para que as comemorações ocorram de forma segura, evitando acidentes e incidentes graves.


Um dos principais pontos de atenção é o tamanho das fogueiras. Fogueiras muito grandes demoram mais para queimar, produzem maior quantidade de fumaça e consomem mais madeira. Além do impacto ambiental causado pelo uso excessivo desse recurso, a fumaça pode trazer prejuízos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.


Os fogos de artifício também exigem cautela. O manuseio inadequado pode provocar queimaduras e outros ferimentos. Além disso, o barulho intenso das explosões pode causar danos à audição e afetar pessoas mais sensíveis aos ruídos. Os animais domésticos, especialmente os cães, estão entre os mais prejudicados pelos estampidos e precisam ser protegidos durante as celebrações.


Dados da Secretaria da Saúde da Bahia mostram que, entre os dias 18 e 25 de junho de 2025, foram registradas 72 ocorrências envolvendo queimaduras no estado. Desse total, 24 casos tiveram relação com fogueiras ou fogos de artifício, enquanto 48 foram provocados por explosões de bombas. No mesmo período de 2024, entre 20 e 25 de junho, foram contabilizadas 66 ocorrências.


A maior parte das vítimas foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, que recebeu 53 pacientes. Outros 12 atendimentos ocorreram no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Também foram registrados casos no Hospital Regional de Juazeiro, com três pacientes, no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, com três atendimentos, e no Hospital do Oeste, em Barreiras, com um caso.


Quem mora na zona urbana deve utilizar areia sob a fogueira para evitar que o calor danifique o calçamento das ruas. Já tanto na cidade quanto na zona rural, é fundamental manter fogueiras e fogos de artifício afastados da rede elétrica, reduzindo o risco de acidentes.


Na hora de comprar a madeira utilizada nas fogueiras, a orientação é adquiri-la apenas com vendedores confiáveis. Nem toda madeira é autorizada para queima, sendo necessário verificar se o material possui licença dos órgãos ambientais competentes.


A adoção dessas medidas simples contribui para que o São João seja marcado pela tradição, pela alegria e, principalmente, pela segurança de todos.

Polícia apreende aparelho de som após denúncia de perturbação do sossego em Iuiú

Polícia apreende aparelho de som após denúncia de perturbação do sossego em Iuiú
Foto: Divulgação/PMU
Áudio gerado por IA
-0:00

Policiais militares do 17º BPM atenderam uma ocorrência de perturbação do sossego na madrugada deste sábado (13/06), por volta das 2h15, na Rua Duque de Caxias, no bairro Taboinha, em Iuiú.


Ao chegarem ao local, os militares constataram que um aparelho de som estava sendo utilizado em volume excessivo, causando incômodo aos moradores da vizinhança.


Diante da situação, a guarnição realizou a abordagem do responsável pelo equipamento, um jovem de 18 anos. O aparelho de som foi apreendido e encaminhado para apresentação na Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Mulher denuncia agressão do ex-companheiro durante festa em Candiba

Mulher denuncia agressão do ex-companheiro durante festa em Candiba
Foto: Manu Dias/GOVBA
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma mulher de 42 anos denunciou ter sido agredida pelo ex-companheiro durante o evento São João de Pilões, em Candiba. A ocorrência foi registrada por volta da 1h50 deste sábado (13/06), quando policiais militares do 17º BPM realizavam o policiamento da festa e perceberam uma situação de vias de fato, intervindo imediatamente.


No local, a vítima relatou que foi agredida pelo ex-companheiro, de 45 anos, com puxões de cabelo e socos. Segundo o depoimento, ela também foi pressionada contra uma árvore, o que lhe causou dores na região das costelas.


A mulher informou ainda que um homem de 69 anos, que a acompanhava no momento da ocorrência, também foi agredido pelo suspeito com um soco.


As partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas cabíveis. A vítima, que se queixava de dores nas costelas, foi encaminhada para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ex-companheiro é acusado de ameaçar mulher e invadir residência em Urandi

Ex-companheiro é acusado de ameaçar mulher e invadir residência em Urandi
Foto: Divulgação/PMU
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma ocorrência de ameaça no contexto de violência doméstica mobilizou policiais militares do 17º BPM na sexta-feira (12/06), em Urandi. A ação foi registrada após a guarnição ser acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para averiguar a denúncia na Avenida Padre Rocha.


No local, os policiais mantiveram contato com o solicitante, um homem de 26 anos, que informou que uma amiga, de 25 anos, teria sido ameaçada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. Conforme o relato, o suspeito também teria invadido a residência da vítima e danificado alguns objetos do imóvel.


A guarnição não conseguiu manter contato direto com a suposta vítima, o que impossibilitou a obtenção de informações mais detalhadas sobre o ocorrido e sobre a identificação do suspeito. Segundo as informações repassadas, o homem reside em Guanambi e já havia deixado o local antes da chegada dos policiais.


A vítima foi orientada pelos militares a registrar a ocorrência na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Operação Mobile recupera 52 celulares na região de Jequié

Operação Mobile recupera 52 celulares na região de Jequié
Foto: Divulgação/PMJ
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), recuperou 52 aparelhos celulares durante ações da Operação Mobile 360º realizadas entre os meses de maio e o início de junho. A iniciativa é voltada ao combate à receptação e à recuperação de dispositivos oriundos de furtos e roubos.


Em Jequié, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) recuperaram 41 aparelhos, que já foram restituídos aos seus legítimos proprietários. As investigações também permitiram a localização de celulares subtraídos nos municípios de Lafaiete Coutinho e Itiruçu.


Outro resultado de destaque foi registrado em Ipiaú, onde dez aparelhos celulares foram recuperados e devolvidos às vítimas, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a restituição dos bens e a responsabilização dos envolvidos em crimes patrimoniais.


Já no município de Nova Itarana, a atuação investigativa da unidade territorial possibilitou a recuperação e devolução de seis celulares que haviam sido subtraídos durante o saque de uma carreta envolvida em um acidente de trânsito. Os equipamentos foram localizados na cidade de Itaberaba após diligências realizadas pelos policiais civis.

Operação prende dois investigados por invasão de domicílio e agressões contra adolescentes em Macarani

Operação prende dois investigados por invasão de domicílio e agressões contra adolescentes em Macarani
Foto: Divulgação/PMM
Áudio gerado por IA
-0:00

Dois homens, de 18 e 19 anos, investigados pelos crimes de lesão corporal dolosa, ameaça, violação de domicílio qualificada pelo período noturno, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e associação criminosa, foram presos na sexta-feira (12), no bairro Inaracam, em Macarani.


No âmbito da Operação Malhas da Lei, policiais civis da Delegacia Territorial (DT/Macarani) deram cumprimento aos mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Criminal da comarca contra os investigados por participação em uma ação criminosa ocorrida na noite de 24 de maio deste ano, no bairro Marjorie Parque.


Na ocasião, os suspeitos, juntamente com outras pessoas, invadiram uma residência e agrediram e ameaçaram duas adolescentes, ambas de 16 anos. Conforme as investigações, uma das vítimas foi atingida com uma coronhada de revólver, enquanto a outra sofreu agressões com um pedaço de madeira.


As prisões foram efetivadas após diligências investigativas conduzidas pela unidade policial e representação da autoridade policial pela decretação das medidas cautelares, com parecer favorável do Ministério Público da Bahia.


As investigações seguem em andamento para identificar e localizar os demais envolvidos na ação criminosa. Os homens permanecem custodiados, à disposição do Poder Judiciário.

Nordeste amplia exportações de carne bovina em mais de 51% no primeiro trimestre

Nordeste amplia exportações de carne bovina em mais de 51% no primeiro trimestre
Foto: Reprodução/BNB
Áudio gerado por IA
-0:00

O Nordeste registrou crescimento de 51,38% nas exportações de carne bovina no primeiro trimestre deste ano, desempenho superior à média nacional, que avançou 17% no mesmo período. Entre janeiro e março, a região embarcou 9,4 mil toneladas do produto, consolidando-se como destaque no setor.


Em todo o país, as exportações estimadas ultrapassaram 4,28 milhões de toneladas nos três primeiros meses do ano, o equivalente a 34,6% da produção nacional.


O abate de bovinos no Nordeste também apresentou alta de 2,96% em relação a 2025, impulsionado pela expansão de sistemas semi-intensivos e intensivos, pelo maior uso de tecnologia e pela integração com regiões produtoras de grãos.


Os dados são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste (BNB), que apontou crescimento tanto em volume quanto em faturamento, além da ampliação dos mercados atendidos. Entre os estados com maior avanço estão Pernambuco, com alta de 124%, Bahia (65%), Ceará (42%) e Maranhão (30%), resultado atribuído à habilitação de frigoríficos e às melhorias sanitárias.


Segundo estudo da pesquisadora Kamilla Ribas Soares, do Etene, a pecuária bovina brasileira vive, desde 2025, uma fase de transição marcada pela retenção de fêmeas, redução gradual da oferta e valorização dos preços do boi gordo e da reposição.


A análise também alerta que, apesar do bom desempenho das exportações, o cenário internacional segue desafiador diante de conflitos geopolíticos, instabilidades logísticas e da adoção de tarifas e cotas por países importadores, reforçando a necessidade de diversificar mercados e agregar valor aos produtos brasileiros.

Feira de Ciências mobiliza estudantes e fortalece iniciação científica em Rio do Pires

Feira de Ciências mobiliza estudantes e fortalece iniciação científica em Rio do Pires
Foto: Acervo Pessoal
Áudio gerado por IA
-0:00

A pesquisa científica ganha cada vez mais espaço na Rede Estadual de Ensino da Bahia. Nesta semana, foi a vez do Colégio Estadual Paulo VI de Tempo Integral, em Rio do Pires, promover a sua I Feira de Ciências. Com o tema “Ciência que transforma. Natureza que inspira”, a iniciativa envolveu os 368 estudantes da unidade e integrou as ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, da investigação científica e do protagonismo estudantil.


A feira reuniu trabalhos desenvolvidos por estudantes de diferentes séries e áreas do conhecimento, estimulando a observação, a pesquisa e a busca por soluções para desafios do cotidiano. A iniciativa dialoga com a política de iniciação científica da rede estadual, que incentiva a produção do conhecimento nas escolas por meio de feiras, mostras científicas e projetos de pesquisa que aproximam os jovens da ciência desde a Educação Básica.


A diretora do Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Paramirim (NTE 12), Flordenice Costa, ressaltou o papel da ciência na formação dos jovens. “É fundamental promover eventos como este, porque eles permitem que os estudantes vivenciem a pesquisa na prática e compreendam sua importância para a construção do conhecimento. O Colégio Paulo VI inicia uma trajetória muito significativa ao inserir seus estudantes nesse processo e fortalecê-los como protagonistas da própria aprendizagem.”


Presente ao evento, a secretária da Educação de Rio do Pires, Renilda Maria, destacou a relevância do evento para o desenvolvimento dos estudantes. “A Feira de Ciências cria oportunidades para que os estudantes revelem seus talentos, ampliem conhecimentos e demonstrem seu potencial em diferentes áreas. É um momento que valoriza a criatividade, a investigação e o compromisso com a aprendizagem.”


Para a diretora da unidade escolar, Liege de Cássia, a realização da primeira edição da feira representa uma conquista coletiva. “Este evento concretiza um sonho construído com muito empenho por toda a comunidade escolar. Nossos estudantes se envolveram em cada etapa, pesquisaram, criaram, compartilharam ideias e transformaram conhecimento em experiências que enriquecem o processo educativo.”


Os professores Adalberto Marcelino, de Biologia, e Maurício Magalhães, que leciona Física, destacaram os impactos da iniciativa na formação dos estudantes. “A feira revela ideias inovadoras e contribui para a construção da consciência ambiental, algo essencial diante das transformações que o planeta enfrenta”, afirmou Adalberto. Já Maurício ressaltou que “a experiência permite aos estudantes compreenderem, na prática, conteúdos trabalhados em sala de aula, além de promover a interação e a troca de conhecimentos entre colegas.”


A estudante Clara Porto, da 2ª série do Ensino Médio e integrante da Agência de Notícias da escola, destacou o espírito colaborativo da ação. “Apesar do trabalho intenso, foi muito gratificante participar de todo o processo e ver os estudantes unidos para construir algo tão importante”. Sua colega Fernanda Almeida também celebrou os resultados alcançados. “Tivemos desafios ao longo da preparação, mas o envolvimento de todos fez a diferença e tornou a feira um momento especial para a nossa escola.”

Ibiassucê completa um ano sem registros de homicídios

Ibiassucê completa um ano sem registros de homicídios
Foto: Reprodução/PMI
Áudio gerado por IA
-0:00

O município de Ibiassucê alcançou a marca de 365 dias sem registros de homicídios, resultado considerado um importante indicador para a segurança pública local. A informação foi divulgada pela Assessoria de Comunicação da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).


Segundo a unidade, o resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança, aliado ao empenho dos policiais militares que atuam no município e à colaboração da comunidade na prevenção da violência.


A 94ª CIPM destacou que a atuação conjunta tem contribuído para a construção de um ambiente mais seguro, proporcionando mais tranquilidade e qualidade de vida à população de Ibiassucê.


A corporação ressaltou ainda que a manutenção dos índices positivos depende da continuidade das ações de policiamento e da parceria entre as instituições de segurança e a sociedade, fortalecendo a cultura de prevenção e de preservação da ordem pública no município.

Proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 têm até 29 e 30 de junho para garantir desconto de 8% do IPVA na Bahia

Proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 têm até 29 e 30 de junho para garantir desconto de 8% do IPVA na Bahia
Foto: Joá Souza/GOVBA
Áudio gerado por IA
-0:00

Os proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 têm até os dias 29 e 30 de junho, respectivamente, para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 em cota única com desconto de 8% na Bahia. Quem optar pelo parcelamento em cinco vezes, sem abatimento no valor do tributo, também deverá efetuar o pagamento da primeira parcela nas mesmas datas.


O calendário completo de vencimentos pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA). Para quem escolher o pagamento à vista com desconto, a quitação pode ser feita via Pix por meio do portal de serviços do Governo do Estado. O contribuinte deve acessar o sistema com usuário e senha e solicitar o serviço "Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE". O pagamento também está disponível nos canais das instituições financeiras parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.


Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento devem realizar os pagamentos exclusivamente por meio do Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob.


As datas de vencimento seguem o cronograma estabelecido pelo Estado: no dia 29 de junho vencem as parcelas referentes às placas de finais 1, 3 e 5; no dia 30 de junho, os vencimentos são para os veículos com placas terminadas em 2, 4 e 6.


Para esclarecer dúvidas, os contribuintes podem utilizar o atendimento do Balcão Virtual da Sefaz-BA, enviar mensagem para o e-mail [email protected] ou entrar em contato pelos telefones 0800 071 0071, para ligações de telefone fixo, e (71) 3319-2500 ou 3319-2501, disponíveis para chamadas de celular e telefone fixo.

Após recomendação do MPBA, São Desidério revisa contratos artísticos dos festejos juninos de 2026

Após recomendação do MPBA, São Desidério revisa contratos artísticos dos festejos juninos de 2026
Foto: Reprodução
Áudio gerado por IA
-0:00

O Município de São Desidério revisou e renegociou contratos artísticos previstos para os festejos juninos de 2026 após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Segundo o promotor de Justiça Demétrius Ferraz e Silva, os contratos das atrações Companhia do Calypso, Léo Magalhães, Thiago Jhonathan e Caninana tiveram os valores reduzidos ou devidamente justificados pela administração municipal.


De acordo com as informações encaminhadas ao MPBA, na maior parte dos casos os reajustes permaneceram próximos à atualização inflacionária medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com percentuais inferiores a 15%.


"O único caso que permanece em discussão, até o momento, é a contratação da cantora Yasmin Sensação", destacou o promotor. Segundo ele, o contrato havia sido apontado por apresentar valor significativamente superior aos parâmetros de referência adotados pelos órgãos de controle.


Demétrius Ferraz e Silva explicou que a recomendação foi expedida após a identificação de indícios de incompatibilidade entre os valores contratados pelo município e os critérios estabelecidos na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada pelo MPBA, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O documento orienta os gestores públicos a comprovarem a compatibilidade dos cachês com os preços praticados no mercado, utilizando como parâmetro as contratações realizadas no ano anterior, atualizadas pelo IPCA.


Na recomendação, o MPBA também requisitou o envio dos processos de inexigibilidade de licitação relacionados às contratações artísticas, além da apresentação de justificativas para eventuais casos de não observância dos critérios previstos na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026. O órgão ainda orientou a publicação de todos os contratos no Painel Nacional de Contratações Públicas (PNCP).


A medida integra as ações de acompanhamento realizadas pelo Ministério Público baiano sobre os gastos públicos destinados aos festejos juninos, com foco na transparência, na economicidade e na adequada aplicação dos recursos públicos utilizados na contratação de atrações artísticas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.