Homem é preso por suspeita de agredir irmã ao tentar defender cunhada em Jequié

Homem é preso por suspeita de agredir irmã ao tentar defender cunhada em Jequié
Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal

Um homem de 24 anos foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (10), em Jequié, durante uma ação da Polícia Civil da Bahia. Ele é investigado pelo crime de lesão corporal no contexto da Lei Maria da Penha.


De acordo com as investigações, o caso ocorreu no dia 12 de maio. A vítima, uma mulher de 31 anos e irmã do suspeito, teria sido agredida ao tentar interromper uma discussão entre o investigado e a companheira dele. Conforme as apurações, a mulher sofreu agressões físicas e precisou receber atendimento hospitalar.


A ordem de prisão preventiva foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Jequié. O mandado foi cumprido por equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que localizaram o suspeito após diligências realizadas na região da Marcela, na zona rural do município.


Após a prisão, o homem foi encaminhado para a unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais e permanece custodiado, à disposição da Justiça.

Mulher é detida com 114 porções de maconha em Bom Jesus da Lapa

Mulher é detida com 114 porções de maconha em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Rondesp-MO

Uma mulher foi conduzida à delegacia após ser flagrada com 114 trouxinhas de substância análoga à maconha durante uma ação da Rondesp Meio Oeste, realizada na terça-feira (10), no bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa.





Segundo a Polícia Militar da Bahia, a guarnição realizava patrulhamento tático na região quando observou um motociclista se aproximando de uma mulher que carregava uma sacola. Ao notarem a presença dos policiais, os dois demonstraram nervosismo. O motociclista fugiu do local e não foi alcançado pela equipe.

Mulher é detida com 114 porções de maconha em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Rondesp-MO

Já a mulher tentou entrar rapidamente em uma residência, mas foi interceptada ainda na via pública. Durante a abordagem, os policiais encontraram 114 porções de uma substância com características semelhantes à maconha.





Diante da situação, a suspeita e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas.

Operação Colapso mira suspeitos de tráfico de drogas em Jequié e região

Operação Colapso mira suspeitos de tráfico de drogas em Jequié e região
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/06), a Operação Colapso, com o objetivo de cumprir mandados judiciais contra investigados por envolvimento com o tráfico de drogas nos municípios de Jequié, Apuarema, Wenceslau Guimarães e Nova Ibiá.





A ação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da 11ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Jequié. Nesta fase da operação, equipes policiais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário nos quatro municípios alvos.

Operação Colapso mira suspeitos de tráfico de drogas em Jequié e região
Foto: Divulgação/PC

As diligências contam com o apoio de policiais da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), vinculada à Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), além de equipes da 5ª Coorpin, sediada em Valença, e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap).





De acordo com a Polícia Civil, a Operação Colapso faz parte do ciclo operacional da Operação NARKE VI, iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), que reúne forças de segurança em ações de enfrentamento ao narcotráfico e às organizações criminosas.





As investigações continuam e as equipes seguem em diligência para o cumprimento das ordens judiciais previstas na operação.

Homem é condenado a mais de 78 anos de prisão por feminicídios em São Desidério

Homem é condenado a mais de 78 anos de prisão por feminicídios em São Desidério
Foto: Reprodução

O Tribunal do Júri condenou, na segunda-feira (8), o argentino Manuel Alejandro Bordon a 78 anos, 6 meses e 15 dias de prisão pelos crimes de feminicídio, homicídio qualificado e tentativa de feminicídio cometidos em dezembro de 2024, no município de São Desidério. A acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça Audo da Silva Rodrigues.





De acordo com a denúncia, o condenado matou a companheira, Hiasmin Nogueira Weber, assassinou o sogro, Carlos Sérgio Weber, e tentou matar a cunhada, Hyndira Nogueira Weber, durante um ataque ocorrido na noite de 14 de dezembro de 2024. O crime aconteceu na residência da família, localizada no povoado de Roda Velha.





Após cometer os crimes, Manuel Alejandro Bordon fugiu para uma área de mata, onde foi localizado posteriormente com ferimentos.





Na sentença, a juíza Bianca Pfeffer determinou o cumprimento da pena em regime inicial fechado. Ao fundamentar a decisão, a magistrada destacou a gravidade dos fatos, ressaltando que o crime foi motivado por sentimento de posse e ciúme, além da violência empregada contra a vítima e dos impactos causados aos filhos menores do casal.





Segundo os autos, Carlos Sérgio Weber foi morto ao tentar socorrer a filha durante o ataque. Já Hyndira Nogueira Weber conseguiu escapar após buscar ajuda, circunstância que impediu a consumação do feminicídio tentado.

Prazo para envio de informações ao eSocial termina em 20 de junho

Prazo para envio de informações ao eSocial termina em 20 de junho
Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que os empregadores têm até o dia 20 de junho para enviar ao eSocial as informações referentes aos vínculos empregatícios do ano-base 2024. Os dados encaminhados dentro desse prazo serão processados para o pagamento do Abono Salarial, previsto para outubro de 2026.





A medida oferece uma nova oportunidade para empresas e órgãos públicos que não enviaram as informações dos trabalhadores dentro do período inicialmente estabelecido. Com a regularização dos dados até a data limite, os trabalhadores que atenderem aos requisitos legais poderão receber o benefício a partir de 15 de outubro de 2026.





Segundo o MTE, o envio correto e dentro do prazo é fundamental para a identificação dos trabalhadores com direito ao Abono Salarial, garantindo o acesso ao benefício sem prejuízos decorrentes da ausência de informações.





Para orientar os empregadores, o ministério disponibiliza o Manual de Orientação para o Empregador – Abono Salarial, que reúne instruções detalhadas para empresas privadas e órgãos públicos federais, estaduais e municipais sobre o correto preenchimento e envio dos dados ao eSocial.

Criança fica ferida após colisão entre veículos na BA-262, em Vitória da Conquista

Criança fica ferida após colisão entre veículos na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma criança de 9 anos ficou ferida após um acidente de trânsito registrado na noite de terça-feira (9), na BA-262, em Vitória da Conquista. A ocorrência foi comunicada à Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) no Posto Rodoviário Estadual do Pradoso.


Segundo relato do condutor de um VW Voyage, ele seguia pela rodovia em direção a Vitória da Conquista quando, na altura do quilômetro 328, o veículo foi atingido por outro automóvel que trafegava no mesmo sentido. A colisão provocou danos materiais nos dois veículos envolvidos.


Ainda conforme o relato, uma passageira de 9 anos sofreu ferimentos leves em decorrência do impacto. Ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade, onde recebeu atendimento médico.


De acordo com a ocorrência, o condutor do segundo veículo, um VW Parati, deixou o local após o acidente e não foi identificado. O caso foi registrado pela Polícia Rodoviária Estadual para as providências cabíveis.

Bahia passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em cartão de policarbonato

Bahia passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em cartão de policarbonato
Foto: Divulgação/DPT

O Governo da Bahia iniciou na quarta-feira (10/06) a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no formato de cartão de policarbonato. O lançamento foi marcado pela entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues.


A nova modalidade passa a ser oferecida como opção aos cidadãos no momento da solicitação do documento. Apesar de a primeira via da CIN continuar sendo gratuita, quem optar pelo cartão de policarbonato deverá pagar uma taxa de R$ 91,72.


De acordo com o diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva, a novidade amplia as alternativas para a população. Segundo ele, o formato em policarbonato oferece maior resistência e durabilidade em comparação ao modelo tradicional.


A Carteira de Identidade Nacional segue sendo disponibilizada também no formato em papel, mantendo as mesmas informações presentes na versão em cartão.


Segundo o Governo do Estado, a Bahia já emitiu mais de 4 milhões de unidades da nova CIN. Em maio de 2026, o estado ocupou a segunda posição entre os maiores emissores do documento no país em números absolutos.


A nova identidade adota o CPF como número único de identificação, aumentando a segurança e reduzindo a possibilidade de registros duplicados. Além disso, o documento permite a inclusão de outros registros, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.


Também podem ser adicionadas informações relacionadas à saúde do titular, como diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais e intelectuais, além do grupo sanguíneo, fator RH e a indicação de doador de sangue.

Motociclista fica ferida após colisão entre moto e carro em Guanambi

Motociclista fica ferida após colisão entre moto e carro em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma motociclista de 25 anos ficou ferida após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (09/06), no bairro Ipanema, em Guanambi.





De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição realizava rondas pela região quando foi acionada por populares para atender uma ocorrência envolvendo uma motocicleta Honda de cor vermelha e um Chevrolet Cruze de cor prata.





Ao chegar ao local, os policiais encontraram a condutora da motocicleta sendo atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O estado de saúde da vítima não foi informado.





Já a motorista do automóvel, uma mulher de 39 anos, não sofreu ferimentos.





A Polícia Militar realizou o isolamento da área durante o atendimento da ocorrência e a remoção dos envolvidos. Após um acordo entre as partes para a reparação dos danos materiais, os veículos foram liberados aos proprietários. As circunstâncias da colisão não foram divulgadas.

Polícia Militar intervém em ocorrência de perturbação do sossego em Guanambi

Polícia Militar intervém em ocorrência de perturbação do sossego em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma denúncia de perturbação do sossego público mobilizou uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar na tarde desta terça-feira (09/06), no bairro Gurungas, em Guanambi.





A ocorrência foi registrada por volta das 14h30, após o Centro Integrado de Comunicações (CICOM) acionar os policiais para verificar a utilização de som automotivo em volume excessivo na localidade.





Ao chegar ao endereço informado, a guarnição confirmou a denúncia e identificou um homem de 56 anos como responsável pelo equipamento sonoro instalado em um veículo GM Astra, de cor preta.





Segundo a Polícia Militar, o proprietário foi orientado sobre a legislação relacionada à emissão de sons e ruídos. Após a intervenção dos policiais, ele desligou o equipamento de som, encerrando a situação de perturbação.





A ocorrência foi solucionada no próprio local, sem necessidade de encaminhamento do envolvido à Delegacia de Polícia.

Suspeitos são conduzidos à delegacia após ocorrência de tentativa de homicídio e furto em Malhada

Suspeitos são conduzidos à delegacia após ocorrência de tentativa de homicídio e furto em Malhada
Foto: Tiago Marques/Agência Sertão

A Polícia Militar da Bahia conduziu suspeitos à delegacia após uma ocorrência envolvendo uma suposta tentativa de homicídio e um furto registrada na tarde de terça-feira (09), no município de Malhada. A ação foi realizada por policiais do 4º Pelotão da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).





Segundo a corporação, a guarnição foi acionada por moradores e se deslocou imediatamente para o local indicado, onde realizou o atendimento inicial à vítima e reuniu informações que auxiliaram nas buscas pelos envolvidos.





Durante as diligências, os suspeitos foram localizados e tentaram fugir, sendo acompanhados pelos policiais. Após a interceptação do veículo utilizado na tentativa de evasão, os indivíduos foram abordados e encaminhados à unidade policial competente.





De acordo com relatos obtidos pela PM, a vítima teria sido perseguida por indivíduos encapuzados e buscado refúgio em uma residência para proteger a própria integridade física. Informações preliminares apontavam que um dos suspeitos estaria armado, porém nenhuma arma de fogo foi encontrada durante as buscas.





Ainda durante a ocorrência, os policiais localizaram um aparelho celular que teria sido descartado durante a fuga. Posteriormente, a proprietária da residência onde a vítima havia se abrigado informou o desaparecimento de seu telefone. Ao ser apresentado o aparelho recuperado, ela o reconheceu como sendo de sua propriedade.





Os suspeitos e o celular recuperado foram apresentados na Delegacia Territorial responsável. O caso foi registrado e seguirá sob investigação da Polícia Civil, que adotará as medidas cabíveis.

Homem é preso por ameaçar ex-companheira e descumprir medida protetiva em Planalto

Homem é preso por ameaçar ex-companheira e descumprir medida protetiva em Planalto
Foto: Reprodução/Prefeitura municipal

Um homem de 37 anos foi preso preventivamente na terça-feira (09/06), no município de Planalto, sudoeste da Bahia, suspeito dos crimes de ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.





A prisão foi realizada por equipes da Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial de Planalto, após investigações apontarem que o suspeito vinha desrespeitando uma decisão judicial que o proibia de se aproximar e manter contato com a vítima, sua ex-companheira, de 42 anos.





De acordo com a apuração policial, mesmo após ter sido intimado da medida protetiva concedida pela Justiça, o investigado teria se aproximado da mulher de forma reiterada, mantido contato com ela e ainda feito ameaças.





Diante da gravidade da situação e do descumprimento das determinações judiciais, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito. O mandado foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Planalto.





Após diligências, os policiais localizaram o homem na zona rural do município. Ele foi conduzido à unidade policial, onde teve o mandado cumprido e foram adotadas as medidas legais cabíveis.





O suspeito permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Mulher é presa por associação ao tráfico de drogas em Barra do Choça

Mulher é presa por associação ao tráfico de drogas em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

Uma mulher de 44 anos foi presa na terça-feira (09) em Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, durante uma ação da Polícia Civil realizada por equipes da Delegacia Territorial do município.





De acordo com a ocorrência, a investigada compareceu à unidade policial para tratar da restituição de uma quantia apreendida durante uma diligência realizada em fevereiro de 2025. Na ocasião, ela havia sido autuada em flagrante pelo crime de associação ao tráfico de drogas.





Enquanto a mulher estava na delegacia, os policiais realizaram uma consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e identificaram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto contra ela.





Segundo a Polícia Civil, a ordem judicial está relacionada a um inquérito instaurado em 2024, no qual a suspeita também é investigada por associação para o tráfico de drogas.





Diante da confirmação do mandado, os agentes deram cumprimento à decisão judicial. A mulher foi informada sobre seus direitos constitucionais e submetida aos procedimentos legais.





Após a prisão, ela permaneceu custodiada e segue à disposição da Justiça.

Homem é preso por tráfico de drogas em Guanambi

Homem é preso por tráfico de drogas em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem foi preso por suspeita de tráfico de drogas na manhã desta terça-feira (09/06), durante uma ação do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no bairro Alto Caiçara, em Guanambi.





De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu por volta das 11h40, durante patrulhamento tático realizado na região. Os policiais avistaram um indivíduo em atitude considerada suspeita, que demonstrou nervosismo ao notar a aproximação da guarnição.





Durante a abordagem e a busca pessoal, os militares encontraram porções de substância análoga à maconha em posse do suspeito. Ao todo, foram apreendidas 10 porções da droga, além de R$ 50 em espécie, um aparelho celular iPhone e documentos pessoais.





Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Todo o material apreendido também foi apresentado na unidade policial.

Capotamento deixa dois homens feridos na BA-612 em Candiba

Capotamento deixa dois homens feridos na BA-612 em Candiba
Foto: Divulgação/17º BPM

Dois homens ficaram feridos após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (09/06), na BA-612, nas proximidades da Fazenda Chavariz, em Candiba.





De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição foi acionada por volta das 10h30 para verificar uma ocorrência de capotamento de veículo na rodovia. Ao chegar ao local, os policiais constataram que o acidente havia ocorrido, mas as vítimas já tinham sido socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas ao Hospital Municipal de Candiba.

Capotamento deixa dois homens feridos na BA-612 em Candiba
Foto: Divulgação/17º BPM

O condutor do veículo, um homem de 68 anos, sofreu escoriações na cabeça, cortes na mão esquerda e relatava dores pelo corpo. Já o passageiro, de 37 anos, apresentou escoriações na perna esquerda e queixava-se de dores na região cervical.





O veículo envolvido no acidente foi um GM Celta de cor vermelha. Após o atendimento da ocorrência, a guarnição realizou o registro do fato e a identificação das vítimas na unidade hospitalar.

Cobra corre-campo é resgatada pela GASA em Livramento de Nossa Senhora

Cobra corre-campo é resgatada pela GASA em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

Uma cobra corre-campo, também conhecida como corredeira, foi resgatada pela Brigada GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas) em Livramento de Nossa Senhora nesta terça-feira (09/06). O animal foi encontrado no Bairro São Miguel por volta das 17h20.





De acordo com o presidente da GASA, Antônio Carlos Oliveira, a serpente estava escondida sob o para-choque traseiro de um veículo. Durante a ocorrência, algumas pessoas utilizaram fumaça para tentar fazer o animal deixar o local.





“É um animal tranquilo. Me deu um bote porque acenderam papelão com fumaça embaixo do carro. O animal estava embaixo do para-choque traseiro do veículo. Tentei tirar, ela foi saindo do lado do pneu, e consegui pegar”, relatou Antônio Carlos.





Após a captura, a cobra foi encaminhada para a sede da GASA e será solta em uma área segura nesta quarta-feira (10/06).





Segundo a brigada ambiental, a corre-campo possui peçonha moderada e é considerada uma espécie de comportamento tranquilo. Ela exerce importante função no equilíbrio ambiental por se alimentar de outras serpentes, incluindo espécies peçonhentas como cascavéis, corais e jararacas.

Aposta de Brumado acerta quina da Mega-Sena e fatura mais de R$ 26 mil

Aposta de Brumado acerta quina da Mega-Sena e fatura mais de R$ 26 mil
Foto: Sudoeste Total

Uma aposta registrada em Brumado, no sudoeste da Bahia, acertou cinco dezenas no concurso 3016 da Mega-Sena, sorteado na noite de terça-feira (09/06) e garantiu um prêmio de R$ 26.124,46. O jogo vencedor foi realizado por meio do Internet Banking Caixa.





Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas, fazendo com que o prêmio principal acumulasse para o próximo concurso, previsto para quinta-feira, 11 de junho.





Os números sorteados foram: 11, 19, 33, 52, 55 e 60. Em todo o país, 40 apostas acertaram a quina e receberam R$ 26.124,46 cada. Já a quadra teve 2.566 apostas ganhadoras, com prêmio individual de R$ 671,27.





Esta é a segunda vez em 2026 que uma aposta de Brumado conquista um prêmio na faixa da quina da Mega-Sena. No concurso 3010, sorteado em 23 de maio, um apostador da cidade recebeu R$ 13.890,02 após acertar cinco dezenas.





Segundo a Caixa Econômica Federal, as apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até as 20h nas casas lotéricas credenciadas ou pelos canais digitais. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Dom Basílio ainda não aparece entre municípios que enviaram dados ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2026 na Bahia

Dom Basílio ainda não aparece entre municípios que enviaram dados ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2026 na Bahia
Foto: Arquivo/Sudoeste Total

O município de Dom Basílio ainda não figura na lista de cidades que encaminharam informações ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2026, ferramenta criada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para dar publicidade aos gastos realizados pelas prefeituras durante as celebrações juninas.





A plataforma reúne dados sobre contratações de artistas, estrutura dos eventos e demais investimentos realizados com recursos públicos nos festejos promovidos entre os meses de maio e julho. O objetivo é ampliar a transparência e permitir que a população acompanhe como os recursos estão sendo aplicados.





Em consulta realizada nesta semana ao sistema, Dom Basílio não foi localizado entre os municípios que já prestaram informações ao painel. Com isso, até o momento, não estão disponíveis para consulta pública os valores investidos pela administração municipal nas atrações e na realização dos festejos juninos deste ano.





O prazo estabelecido para o envio das informações na primeira etapa do Painel de Transparência se encerra nesta quarta-feira 10 de junho. Os municípios que encaminham os dados dentro do período estipulado concorrem ao Selo de Transparência dos Festejos Juninos, concedido às administrações que colaboram com a divulgação das informações. O envio deve ser feito de forma online pelas prefeituras através do Painel de Transparência dos Festejos Juninos.





A reportagem deixa espaço aberto para que a Prefeitura de Dom Basílio se manifeste sobre o assunto e esclareça a situação do envio das informações referentes aos festejos juninos de 2026.

Moradores da zona rural de Dom Basílio reclamam de estradas deterioradas e aguardam recuperação

Moradores da zona rural de Dom Basílio reclamam de estradas deterioradas e aguardam recuperação
Foto: Rádio Portal Sudoeste

Moradores de comunidades rurais de Dom Basílio voltaram a reclamar das condições das estradas vicinais que ligam localidades como Salitre, Salobo, Mucambo e Angical. Segundo relatos encaminhados à reportagem, os trechos apresentam buracos e diversos pontos comprometidos, causando transtornos para quem precisa utilizar as vias diariamente.





De acordo com um morador da comunidade de Salitre, a situação tem prejudicado o deslocamento de veículos particulares, motocicletas, transporte escolar e até ambulâncias. Ele afirma que a população enfrenta dificuldades há anos e cobra uma solução definitiva para o problema.





O morador também relatou que a estrada de Salitre recebeu uma intervenção antes da festa do padroeiro da comunidade, mas que os serviços teriam sido interrompidos logo após o evento. A expectativa dos moradores é que a manutenção seja ampliada para atender toda a região.

Moradores da zona rural de Dom Basílio reclamam de estradas deterioradas e aguardam recuperação
Foto: Rádio Portal Sudoeste

A reclamação surge poucos dias após moradores de Salobo também denunciarem as condições das estradas rurais do município. Segundo os relatos, apesar das cobranças, os problemas continuam afetando a mobilidade e a segurança de quem trafega pelos locais.





Em resposta, o setor responsável informou que as máquinas estão trabalhando atualmente na região de Várzea Funda. Conforme a informação, após a conclusão do patrolamento naquela localidade, as equipes seguirão para atender Salobo e comunidades vizinhas.





Enquanto aguardam a chegada dos serviços, os moradores esperam que a recuperação das estradas seja realizada o quanto antes, garantindo melhores condições de tráfego para as famílias que vivem na zona rural de Dom Basílio.

Prefeita Joanina Sampaio participa de ato em Brasília e garante adesão de Livramento ao Contrata+Brasil

Prefeita Joanina Sampaio participa de ato em Brasília e garante adesão de Livramento ao Contrata+Brasil
Foto: Divulgação

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Batista Silva Morais Sampaio, participou nesta terça-feira (9), em Brasília, da 11ª edição do Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transferências e Compras Públicas (PARCOM), promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A gestora esteve acompanhada do secretário municipal de Educação, Probo Meira.





O encontro reuniu representantes de todo o país para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da gestão pública, à ampliação da transparência e à modernização dos processos administrativos. Durante o evento, a ministra Esther Dweck destacou a importância da cooperação entre os entes federativos para aprimorar os serviços oferecidos à população.





Na ocasião, Livramento de Nossa Senhora formalizou a adesão ao Contrata+Brasil, iniciativa do Governo Federal voltada à modernização das compras públicas e à ampliação da participação de pequenos empreendedores nos processos de contratação. O município também aderiu à Declaração de Belém para Compras Públicas Sustentáveis, reforçando o compromisso com práticas que conciliam desenvolvimento econômico, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

Prefeita Joanina Sampaio participa de ato em Brasília e garante adesão de Livramento ao Contrata+Brasil
Foto: Divulgação

Um dos destaques do ato foi a participação de Livramento entre os três municípios baianos convidados para formalizar a adesão ao Contrata+Brasil. Além do município livramentense, participaram do momento as cidades de Capim Grosso e Barrocas.





Segundo o Governo Federal, o Contrata+Brasil busca aproximar órgãos públicos de microempreendedores individuais, agricultores familiares, cooperativas e empresas de diversos portes, simplificando procedimentos, reduzindo burocracias e ampliando as oportunidades para os pequenos negócios.





A participação de Livramento de Nossa Senhora no evento e sua inclusão entre os municípios convidados para o ato de adesão evidenciam o reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido pela administração municipal e reforçam a busca por mecanismos que promovam mais eficiência na gestão pública e estimulem a economia local.

Operação Ananias prende suspeitos de fraude bancária e estelionato em Buritirama

Operação Ananias prende suspeitos de fraude bancária e estelionato em Buritirama
Foto: Divulgação/PC

Dois homens, de 32 e 41 anos, investigados por envolvimento em crimes de fraude bancária e estelionato, foram presos na terça-feira (9), durante a Operação Ananias, deflagrada pela Polícia Civil em Buritirama, no oeste da Bahia.





De acordo com as investigações, os suspeitos se aproveitavam de pessoas em situação de vulnerabilidade para realizar transferências bancárias sem autorização, direcionando os valores para contas próprias e de familiares. Pelo menos seis boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia Territorial de Buritirama relatando prejuízos que variam entre R$ 365 e R$ 10 mil.

Operação Ananias prende suspeitos de fraude bancária e estelionato em Buritirama
Foto: Divulgação/PC

A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Buritirama e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/São Francisco), que localizaram os investigados na região central do município.





Durante a operação, também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Aparelhos celulares encontrados com os suspeitos foram recolhidos e encaminhados para perícia, com o objetivo de auxiliar no andamento das investigações.





Após serem apresentados na unidade policial, os dois homens tiveram os mandados de prisão preventiva cumpridos. Eles permanecem custodiados e à disposição da Justiça.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.