A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) iniciou o recebimento de novos lotes de antídotos encaminhados pelo Ministério da Saúde, em medida preventiva diante do alerta nacional para possíveis casos de intoxicação por metanol. A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, explicou que o envio tem caráter preventivo e busca preparar a rede hospitalar para agir com rapidez e segurança. “Trata-se de uma medida de precaução e organização que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco”, destacou. O Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol — medicamentos usados no tratamento de intoxicações por metanol. Esses insumos se somam às 4,3 mil ampolas já disponibilizadas pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo é assegurar que o tratamento esteja acessível em todos os estados, mesmo antes da confirmação laboratorial dos casos suspeitos. A distribuição dos antídotos começou neste sábado (4), contemplando, além da Bahia, os estados de Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e o Distrito Federal.



