A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira (9) que não há novos casos suspeitos de intoxicação por metanol em investigação no Estado. Segundo o órgão, o relato de um possível caso registrado em Jacobina foi descartado após avaliação clínica realizada pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA) e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA). De acordo com a Sesab, o paciente apresentou melhora no quadro clínico e não se enquadra na definição de caso suspeito estabelecida pelo Ministério da Saúde. O órgão estadual reforçou que o monitoramento segue ativo, com triagem técnica permanente para avaliação de possíveis ocorrências e integração entre as áreas de vigilância, assistência e segurança pública. Na última semana, dois casos suspeitos já haviam sido descartados, um em Feira de Santana e outro em Salvador, após análises laboratoriais e investigações conjuntas conduzidas pelo Ciatox-BA, Cievs-BA e Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Sesab também destacou que mantém ações preventivas e estoque estratégico de antídotos, como o etanol farmacêutico, garantindo resposta imediata em caso de novos alertas de intoxicação.



