Início Arquivo Abril de 2026

Abril de 2026

Encontramos 347 Notícias

PRF apreende quase 5 kg de cocaína escondidos em ônibus na BR-116, em Vitória da Conquista

PRF apreende quase 5 kg de cocaína escondidos em ônibus na BR-116, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na noite de terça-feira (21) por volta das 20h, equipes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam aproximadamente 4,77 quilos de substância análoga à cocaína durante fiscalização no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A ação ocorreu durante a Operação Conatus, quando os policiais abordaram um ônibus interestadual que fazia a linha entre São Paulo e Senhor do Bonfim. Durante a vistoria no interior do veículo, foram encontradas sacolas suspeitas escondidas em um local de difícil acesso, atrás das últimas poltronas. Após a verificação, foi constatado que o material continha entorpecentes. As embalagens estavam identificadas como encomenda, com remetente e destinatário informados, porém nenhum responsável foi localizado no momento da abordagem. Diante da situação, a droga foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso será investigado para identificar os envolvidos.

TRE-BA anuncia plantões para atendimento antes do fechamento do cadastro eleitoral

TRE-BA anuncia plantões para atendimento antes do fechamento do cadastro eleitoral
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realizará plantões de atendimento nos dias 25 de abril, 1º e 2 de maio de 2026, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços eleitorais antes do fechamento do Cadastro Eleitoral, previsto para o dia 6 de maio. De acordo com o órgão, o atendimento extraordinário ocorrerá das 8h às 12h, tanto nos cartórios eleitorais da capital e do interior quanto na Central de Atendimento ao Público (CAP), em Salvador. A medida foi estabelecida por portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico e busca atender eleitores que precisam emitir o primeiro título ou regularizar pendências. Além dos plantões, entre segunda-feira, 4 de maio, e quarta-feira, 6 de maio de 2026, haverá ampliação no horário de funcionamento. Em Salvador, o atendimento será das 8h às 18h, enquanto nos municípios do interior ocorrerá das 8h às 15h. O serviço será prestado por ordem de chegada. O TRE-BA informou ainda que os Postos de Atendimento Descentralizados e as unidades do SAC seguirão funcionando normalmente, sem alteração de horário. Durante esse período, os eleitores poderão solicitar a primeira via do título, atualizar dados cadastrais, transferir o domicílio eleitoral, alterar o local de votação e realizar a coleta biométrica. Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. No caso do alistamento eleitoral, a Carteira Nacional de Habilitação no modelo antigo não será aceita isoladamente, sendo exigida documentação complementar. Homens que completam 19 anos em 2026 também devem apresentar o certificado de quitação militar. Após o dia 6 de maio, o cadastro eleitoral será fechado para a organização das Eleições 2026, conforme determina a legislação eleitoral, que estabelece o encerramento dos registros 150 dias antes do primeiro turno, marcado para 4 de outubro.

Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto em Caculé

Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto em Caculé
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Na manhã desta quarta-feira (22), policiais militares da 94ª CIPM recuperaram um veículo com restrição de furto/roubo no município de Caculé. A ação ocorreu durante rondas de rotina na Praça Deoclides Cardoso, quando a guarnição abordou um automóvel GM Celta, de cor branca. Durante a fiscalização, os policiais identificaram divergências nos elementos de identificação do veículo. Após consulta aos sistemas, foi constatado que o automóvel possuía registro de furto ou roubo. Diante da situação, o condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Caculé, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Operação Tiradentes 2026 registra 53 acidentes e 9 mortes nas rodovias federais da Bahia

Operação Tiradentes 2026 registra 53 acidentes e 9 mortes nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço da Operação Tiradentes 2026 na Bahia, realizada entre quinta-feira, 17 de abril, e terça-feira, 21 de abril de 2026, período em que houve intensificação da fiscalização e do policiamento nas rodovias federais do estado. Ao longo dos cinco dias de operação, foram contabilizados 53 sinistros de trânsito, dos quais 25 foram considerados graves. As ocorrências deixaram 67 pessoas feridas e resultaram em 9 mortes. As rodovias com maior número de registros foram a BR-116, com 12 casos, seguida da BR-101 (11), BR-324 (9) e BR-242 (7). Também houve ocorrências nas BRs 110, 367, 407, 420, 135, 235, 330 e 418. Os óbitos foram registrados principalmente nas BRs 101, 116 e 367, com dois casos em cada uma, além de registros nas BRs 235, 242 e 420. De acordo com a PRF, a maior parte dos acidentes está relacionada a falhas humanas e comportamentos de risco. Entre as principais causas apontadas estão a ausência de reação do condutor, ultrapassagens indevidas, acessos irregulares à via, falhas mecânicas ou elétricas, motoristas dormindo ao volante, circulação na contramão e velocidade incompatível. Também foram identificados casos de ingestão de álcool, desrespeito à preferência e presença de pedestres na pista. As colisões transversais lideraram as ocorrências, com 12 registros, seguidas por colisões frontais (8), laterais em sentido oposto (6) e traseiras (6). Outros tipos de sinistros, como saídas de pista, atropelamentos, tombamentos e incêndios, também foram registrados. A sexta-feira concentrou o maior número de ocorrências, com 15 registros, seguida do domingo (13) e da segunda-feira (10). No sábado foram registrados 7 sinistros, enquanto a terça-feira teve 8 casos. Durante a operação, foram emitidos 3.297 autos de infração. As equipes também realizaram 4.715 testes de alcoolemia. Ao todo, 7.781 pessoas foram fiscalizadas e 5.942 veículos abordados. Entre as infrações mais comuns estão ultrapassagens proibidas, irregularidades nos veículos, condução sem habilitação, uso do acostamento e falta do cinto de segurança. As BRs 116, 101 e 324 lideraram o número de autuações. O fluxo de veículos também foi intenso, especialmente na sexta-feira, 17 de abril de 2026, quando a BR-324 registrou mais de 54 mil passagens. No mesmo dia, a BR-116 contabilizou mais de 43 mil veículos e a BR-101, cerca de 31 mil. No enfrentamento à criminalidade, a PRF deteve 21 pessoas, sendo duas por tráfico de drogas, recuperou 10 veículos e apreendeu duas armas de fogo e 36 munições. Também foram retirados de circulação 12,195 quilos de cocaína, 2,280 quilos de crack e 4,950 quilos de maconha. Na comparação com 2025, houve redução nos principais indicadores, com queda no número de acidentes, feridos e mortes. Por outro lado, os sinistros graves apresentaram aumento. A PRF destaca que a comparação deve ser relativizada, já que no ano passado houve coincidência entre os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, o que elevou o volume de tráfego nas rodovias baianas.

PRF apreende motocicleta adulterada após acidente na BR-242, na Chapada Diamantina

PRF apreende motocicleta adulterada após acidente na BR-242, na Chapada Diamantina
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã de segunda-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração nos elementos identificadores após atender a um sinistro de trânsito no km 356 da BR-242, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. A equipe foi acionada para a ocorrência e, ao chegar ao local, constatou que o condutor de um dos veículos envolvidos apresentava fratura em um dos membros inferiores, sendo atendido por equipes de socorro. Durante os procedimentos de identificação veicular, os policiais verificaram indícios claros de adulteração na motocicleta. Em razão da condição clínica do condutor, que permaneceu sob cuidados médicos e aguardava transferência para uma unidade hospitalar da região, não foi possível a adoção imediata de outras medidas no local. O veículo foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Seabra, onde passará por perícia técnica. O caso seguirá sob investigação para apuração das medidas de polícia judiciária cabíveis.

Polícia Militar salva recém-nascida engasgada em Barra do Choça

Polícia Militar salva recém-nascida engasgada em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

Na noite de segunda-feira (20), policiais militares da 92ª CIPM salvaram a vida de uma recém-nascida de apenas 19 dias, no município de Barra do Choça, após a criança se engasgar e apresentar dificuldades para respirar. Por volta das 22h, a guarnição, composta pelo sargento Fernandes e pelos soldados Gustavo e Aloísio, realizava patrulhamento de rotina no conjunto habitacional Ouroville, quando foi abordada por um jovem em estado de desespero. Ele carregava a filha nos braços e pedia ajuda, relatando que a bebê estava engasgada. Imediatamente, os policiais iniciaram os procedimentos de desobstrução das vias aéreas, aplicando a manobra de Heimlich. A ação teve resultado positivo ainda no local, permitindo que a recém-nascida voltasse a respirar. Diante da fragilidade da criança, a equipe realizou o deslocamento imediato até uma unidade hospitalar, utilizando sinais sonoros e luminosos de emergência. Ao chegar, a bebê foi entregue à médica plantonista e à equipe de enfermagem, que deram continuidade ao atendimento. O comandante da unidade, major Lima Júnior, destacou a atuação dos policiais, ressaltando a serenidade, o preparo técnico e o cuidado demonstrado durante a ocorrência, fatores que contribuíram para o desfecho positivo e a preservação da vida da criança.

PRF apreende mais de 12 kg de drogas em Vitória da Conquista

PRF apreende mais de 12 kg de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã do último domingo (19), por volta das 9h59, uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de mais de 12 quilos de entorpecentes durante a abordagem a um ônibus interestadual no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada no contexto da Operação Conatus. O veículo, um ônibus de cor branca que fazia a linha São Paulo (SP) – Monte Santo (BA), passou por procedimentos de fiscalização, incluindo a verificação dos passageiros e a inspeção das bagagens no compartimento de carga. Durante a vistoria, os policiais identificaram substâncias com características de drogas ilícitas em algumas malas, o que levantou suspeitas de tráfico. Inicialmente, o funcionário responsável pelo acondicionamento das bagagens afirmou desconhecer a origem dos volumes. No entanto, posteriormente, admitiu que os pertences seriam de um homem e que teria sido contratado para transportá-los até o município de Valente (BA), mediante pagamento em dinheiro. Na busca detalhada, foram encontrados aproximadamente 4,95 kg de maconha, 1 kg de skunk e 995 gramas de cocaína a granel. Diante dos fatos, o funcionário foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas, crime previsto na Lei nº 11.343/2006. O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista, onde o caso foi formalizado e segue sob investigação.

Operação Nexos 2 localiza roça com 50 mil pés de maconha no oeste da Bahia

Operação Nexos 2 localiza roça com 50 mil pés de maconha no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/SSP

Na manhã desta quarta-feira (22), uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, com as Polícias Militar, Civil e Técnica, resultou na localização de uma plantação com cerca de 50 mil pés de maconha na cidade de Muquém do São Francisco, no Oeste do estado. A operação, denominada Nexos 2, é fruto de um trabalho integrado de enfrentamento ao crime organizado, com base em ações de inteligência e suporte tecnológico. Ao chegarem ao local onde estava a roça de maconha, as equipes foram recebidas a tiros por criminosos.

Operação Nexos 2 localiza roça com 50 mil pés de maconha no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/SSP

Durante o confronto, nenhum policial ficou ferido. Um dos suspeitos foi atingido, sendo posteriormente socorrido para uma unidade de saúde da região. Na ação, também foram apreendidos uma arma de fogo, carregador e munições. Segundo o coordenador da FICCO Bahia, o delegado federal Eduardo Badaró, o combate às organizações criminosas seguirá intensificado. “O cerco permanecerá fechado contra as facções. As Forças Estaduais e Federais continuarão atuando de forma integrada no combate aos tráficos de drogas e armas, mortes violentas, lavagem de dinheiro e corrupção de menores”, afirmou.

Colisão frontal deixa um morto na BR-030, em Guanambi

Colisão frontal deixa um morto na BR-030, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na noite de terça-feira (21/04), por volta das 19h00, na BR-030, nas proximidades do Sítio Bela Vista, zona rural de Guanambi. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada para averiguar o sinistro e, ao chegar ao local, constatou uma colisão frontal envolvendo dois veículos. Um homem de 51 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outra vítima, um homem de 75 anos, foi socorrida pelas equipes de resgate. Já o condutor do outro veículo não teve a idade informada. Equipes do Samu e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTrans) já estavam na rodovia realizando o atendimento às vítimas e adotando as medidas necessárias. Após o ocorrido, os veículos foram removidos por guincho, e a ocorrência foi registrada e encaminhada à autoridade competente para as providências cabíveis.

Colisão entre veículos é registrada em Guanambi

Colisão entre veículos é registrada em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente de trânsito sem vítimas foi registrado na manhã de terça-feira (21/04), por volta das 08h49, no bairro Santo Antônio, em Guanambi. De acordo com informações do 17º BPM, uma guarnição foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatou uma colisão envolvendo dois veículos. Um dos automóveis era conduzido por um homem de 44 anos, enquanto o outro tinha como motorista um homem de 29 anos. Segundo relato dos envolvidos, o condutor mais velho realizava uma manobra para entrar na garagem de sua residência quando ocorreu a colisão lateral, resultando apenas em danos materiais. Diante da situação, os policiais realizaram a coleta de dados dos envolvidos e efetuaram o Registro de Acidente de Trânsito (RAT). Não houve registro de feridos.

Lideranças políticas repudiam atentado contra prefeita de Livramento de Nossa Senhora

Lideranças políticas repudiam atentado contra prefeita de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Josy Cordeiro

Lideranças políticas da Bahia se manifestaram após o atentado a tiros contra a prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, ocorrido na tarde desta terça-feira (21/04), em um trecho da BA-152. O Partido Socialista Brasileiro na Bahia divulgou nota de solidariedade à gestora e destacou a gravidade do episódio. “O PSB da Bahia manifesta sua total solidariedade à prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, após o grave episódio ocorrido nesta terça-feira (21), quando o veículo em que estava foi alvo de disparos de arma de fogo em um trecho da BA-152. É motivo de alívio saber que a prefeita e os demais ocupantes do veículo não ficaram feridos. Ainda assim, o ocorrido representa um ataque inaceitável, que fere não apenas a integridade de uma gestora pública, mas também os princípios democráticos e o livre exercício da vida política. O partido reforça a confiança no trabalho das forças de segurança, ao mesmo tempo em que cobra rigor na apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e a devida responsabilização. O PSB da Bahia segue acompanhando o caso e se coloca ao lado da prefeita Joanina Sampaio e do povo de Livramento de Nossa Senhora, na defesa da paz, da segurança e da democracia”, informou a sigla. A deputada Ivana Bastos também se pronunciou por meio das redes sociais. “É com preocupação que acompanho a notícia do ataque sofrido pela prefeita Joanina Sampaio, de Livramento de Nossa Senhora. Felizmente, ela e os demais ocupantes do veículo não ficaram feridos. Manifesto minha solidariedade à minha querida prefeita Joanina, à sua família e a toda a população de Livramento neste momento. Episódios como esse causam apreensão e precisam ser apurados com seriedade e rigor. Acredito no trabalho das autoridades policiais, que já atuam na investigação do caso, para que tudo seja esclarecido e os responsáveis respondam na forma da lei. Desejo proteção, serenidade e força à prefeita Joanina”, escreveu. Já o deputado Waldenor Pereira destacou a preocupação com a gravidade do ocorrido. “Recebo com apreensão a notícia do atentado sofrido pela prefeita Joanina Sampaio de Livramento de Nossa Senhora, na tarde desta terça-feira (21). Fico aliviado de saber que ninguém ficou ferido, mas, ainda assim, preocupado com a gravidade do fato. É um ataque inaceitável, não só à vida da prefeita, mas aos princípios democráticos do livre exercício político. Envio a minha solidariedade à amiga Joanina e à população de Livramento neste momento”, publicou. O caso segue sob investigação das autoridades policiais.

Polícia Militar prende homem com mandado em aberto em Bom Jesus da Lapa

Polícia Militar prende homem com mandado em aberto em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Rondesp-MO

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta terça-feira (21/04), por volta das 17h30, no bairro Nova Brasília, em Bom Jesus da Lapa, durante uma ação da Rondesp Meio Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu durante patrulhamento tático na localidade, quando a guarnição se deparou com um indivíduo na porta da residência da vítima de um homicídio registrado momentos antes. Durante a abordagem, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra o suspeito. Diante da situação, o homem foi detido e conduzido à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis pela autoridade policial competente. A identidade do suspeito não foi divulgada.

Prefeita de Livramento de Nossa Senhora sofre atentado na zona rural do município

Prefeita de Livramento de Nossa Senhora sofre atentado na zona rural do município
Foto: Divulgação/PMLNS

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora sofreu um atentado a tiros na tarde desta terça-feira (21) por volta das 14h, enquanto cumpria agenda na zona rural do município. O carro em que a gestora estava, como passageira, foi alvo de disparos de arma de fogo. Apesar do ataque, nem a prefeita, Joanina Sampaio, nem o motorista ficaram feridos. De acordo com informações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição foi acionada após relatos de tiros contra um veículo que trafegava pela região. Ao chegar ao local, os policiais constataram que dois indivíduos, em uma motocicleta, efetuaram diversos disparos em direção ao automóvel, atingindo a porta do lado do motorista. Após o ataque, as vítimas foram escoltadas com segurança até a delegacia, onde o caso foi registrado e apresentado à autoridade policial competente. A Polícia Militar informou que segue em diligências na tentativa de localizar e identificar os suspeitos envolvidos na ação. Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura, a gestora passa bem e já está em casa. O veículo atingido permaneceu na delegacia para a realização de perícia. O atentado ocorreu na BA-152, no trecho da comunidade de Tabuleiro, quando a prefeita seguia para um compromisso na zona rural. Durante o trajeto, a motocicleta se aproximou do carro em movimento e os disparos foram efetuados. A ocorrência contou com o apoio das polícias Militar e Civil, que ficará responsável pela investigação da autoria e motivação do crime.

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas em Serra do Ramalho

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas em Serra do Ramalho
Foto: Divulgação/Rondesp-MO

Um homem de 20 anos foi preso na manhã desta terça-feira (21/04), suspeito de tráfico de drogas na Agrovila 14, zona rural de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia. A ação foi realizada por policiais militares da Rondesp Meio Oeste, por volta das 10h, durante patrulhamento tático na localidade. Segundo a corporação, a guarnição avistou o indivíduo fazendo uso de substância ilícita em frente a uma residência, momento em que foi realizada a abordagem. Durante a revista, os policiais encontraram, dentro de uma mochila, uma quantidade significativa de entorpecentes e outros materiais relacionados à atividade criminosa. Ao todo, foram apreendidos uma barra de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 132 gramas, 11 invólucros médios da mesma substância, totalizando cerca de 246 gramas, além de 16 porções menores, com peso aproximado de 60 gramas. Também foram localizadas duas espingardas de fabricação artesanal, três cartuchos intactos de calibre 28, uma balança de precisão e duas porções de substância análoga à cocaína, com peso aproximado de três gramas. Diante da situação, o suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, junto com todo o material apreendido, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Governo da Bahia avança com obras da Ponte Salvador–Itaparica e prevê chegada de equipamentos em maio

Governo da Bahia avança com obras da Ponte Salvador–Itaparica e prevê chegada de equipamentos em maio
Foto: Divulgação

O Governo da Bahia segue avançando com o projeto da Ponte Salvador–Itaparica, considerada uma das maiores obras de infraestrutura em execução no país. Está prevista para a segunda quinzena de maio a chegada a Salvador de um navio transportando mais de 800 toneladas de equipamentos destinados às etapas iniciais da construção. A carga será composta por 44 contêineres e será utilizada na implantação de uma plataforma provisória no mar, estrutura essencial para dar suporte logístico e operacional às obras. A tecnologia, já aplicada em projetos internacionais, deve garantir mais eficiência na execução, reduzindo a necessidade de embarcações de apoio e contribuindo para o cumprimento do cronograma. O início das atividades em campo está previsto para o mês de junho, com a construção da plataforma provisória em Vera Cruz e no ponto onde será implantado o vão central da ponte. Esta fase inicial já conta com as licenças ambientais necessárias, enquanto as demais etapas seguem em tramitação junto aos órgãos competentes. Segundo o secretário Mateus Dias, da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica, o governo acompanha de forma contínua a execução do projeto. “A Ponte Salvador–Itaparica é um dos nossos principais projetos estruturantes, pois será um novo eixo de integração territorial e produtiva na Bahia, reduzindo distâncias, custos logísticos e impulsionando a redistribuição de atividades econômicas”, afirmou. Com 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar, a ponte será o maior eixo contínuo desse tipo na América Latina, conectando Salvador à Ilha de Itaparica. O projeto inclui ainda acessos viários, túneis, viadutos e a implantação de uma nova via expressa na ilha. Além de melhorar a mobilidade entre a capital e o Recôncavo, a obra deve impactar diretamente cerca de 70% da população baiana, alcançando aproximadamente 10 milhões de pessoas em mais de 250 municípios. A iniciativa também prevê a geração de cerca de 7 mil empregos, entre diretos e indiretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local e utilização de materiais produzidos no Brasil. O secretário da Casa Civil, Carlos Mello, destacou a importância do avanço. “A Ponte Salvador–Itaparica é uma obra aguardada há décadas e representa um novo ciclo de crescimento para a Bahia, integrando regiões, fortalecendo a economia e melhorando a vida da população”, disse.

Operação resgata 44 aves em situação irregular em Vitória da Conquista

Operação resgata 44 aves em situação irregular em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Uma operação conjunta realizada no sábado (18) resultou no resgate de 44 aves em situação de maus-tratos e criação irregular em Vitória da Conquista. A ação foi conduzida pela Prefeitura, por meio do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente, vinculado à Guarda Municipal, com apoio do Centro de Triagem de Animais Silvestres. O resgate ocorreu durante patrulhamento de rotina na Rua das Pedrinhas, no bairro Cruzeiro, em uma área que abrange o Cristo de Mário Cravo e a Praça Sá Barreto. No local, os agentes identificaram diversas gaiolas expostas na frente de uma residência, o que levantou suspeitas de irregularidade ambiental. Durante a abordagem, a moradora informou que as aves pertenciam ao marido e confirmou que não havia autorização legal para a criação. Após orientações da equipe, a entrada na residência foi autorizada e todos os animais foram entregues voluntariamente. Ao todo, foram resgatadas 44 aves de diferentes espécies, mantidas em 36 gaiolas. Entre elas estavam 14 canários-da-terra, sete cardeais, sete papa-capins, cinco pardais, além de azulões, coleiras e outras espécies como sabiá, corrupião e pássaro-preto. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde passam por avaliação clínica e identificação. Inicialmente, permanecem em quarentena e, em seguida, são integrados a outros da mesma espécie. Aves que apresentam sinais de domesticação ou problemas de saúde passam por processo de reabilitação. A meta é que, após recuperação e avaliação veterinária, os animais sejam devolvidos ao habitat natural, contribuindo para a preservação da biodiversidade na região.

Suspeito é detido após furto em residência no bairro São Francisco, em Guanambi

Suspeito é detido após furto em residência no bairro São Francisco, em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem foi detido na manhã deste domingo (19/04), suspeito de cometer furto em uma residência no bairro São Francisco, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição tomou conhecimento do crime e iniciou diligências para localizar o autor. Durante a ação, foram analisadas imagens de câmeras de segurança, que permitiram a identificação do suspeito. Com base nas informações, os policiais realizaram buscas e conseguiram localizar o indivíduo, que foi abordado e confessou a autoria do furto. Em continuidade à ocorrência, a equipe se deslocou até o imóvel do suspeito, onde foram recuperados diversos objetos subtraídos da residência, além da apreensão de outros materiais de procedência duvidosa. Diante dos fatos, o autor e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Tentativa de furto a veículo termina em incêndio em Guanambi

Tentativa de furto a veículo termina em incêndio em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma ocorrência de tentativa de furto a veículo seguida de incêndio foi registrada na manhã deste domingo (19/04), no bairro Alto Caiçara, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada por volta das 5h50 para averiguar a situação. No local, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, foi constatada a veracidade dos fatos. Segundo apurado, o veículo havia sido abandonado e o fogo já tinha sido controlado por populares antes da chegada das equipes. A área foi isolada para a atuação dos bombeiros, que realizaram a avaliação do cenário. Os policiais também colheram informações iniciais sobre o caso e orientaram a vítima quanto ao registro da ocorrência na Delegacia, para adoção das medidas cabíveis.

Especialista alerta para aumento de afastamentos por ansiedade e reforça importância do autocuidado

Especialista alerta para aumento de afastamentos por ansiedade e reforça importância do autocuidado
Foto: Acervo Pessoal

A especialista em psicopedagogia, neuropsicopedagogia e psicanálise, doutora Kelly Cristina Trindade, fez um alerta sobre o crescimento dos casos de ansiedade e depressão no Brasil e destacou a necessidade de atenção à saúde mental no dia a dia. Segundo a especialista, no ano passado foi registrado um índice preocupante, com cerca de 470 mil pessoas afastadas do trabalho por licença médica relacionada a transtornos emocionais. Ela ressalta que, diante da rotina intensa e do “corre-corre”, é fundamental que as pessoas façam pausas ao longo do dia para cuidar de si mesmas. “Respire, olhe mais para vocês. Será que você já parou para pensar e agradecer hoje o quanto vocês são especiais?”, questiona. A especialista explica que, quando a ansiedade é identificada no início, o tratamento pode ser mais simples, muitas vezes com acompanhamento terapêutico. No entanto, em casos mais graves, é necessário o acompanhamento de um médico especialista, com possível uso de medicação associado à terapia. Entre as orientações, ela destaca a importância de identificar as causas da ansiedade, manter a calma e praticar exercícios de respiração, como inspirar profundamente e soltar o ar lentamente, repetindo o processo várias vezes para ajudar na oxigenação do cérebro e na sensação de tranquilidade. Outro ponto abordado é a alimentação, que pode influenciar diretamente nos níveis de ansiedade. A recomendação é observar quais alimentos podem desencadear sintomas. Além disso, atividades como leitura, pintura, crochê ou assistir a filmes podem contribuir para o relaxamento e bem-estar. A doutora também reforça que seguir a orientação de um profissional de saúde é essencial para um tratamento adequado. Os atendimentos da especialista são realizados em Livramento de Nossa Senhora, na clínica IME.

Governador lamenta acidente com sete mortes na BA-148, na Chapada Diamantina

Governador lamenta acidente com sete mortes na BA-148, na Chapada Diamantina
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues lamentou, na manhã desta segunda-feira (20), o grave acidente ocorrido na noite de domingo (19) na rodovia BA-148, entre os municípios de Seabra e Boninal, na região da Chapada Diamantina. Em publicação nas redes sociais, o governador manifestou solidariedade às famílias das vítimas. “Recebo com tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BA-148, entre Seabra e Boninal. Manifesto minha solidariedade aos familiares e amigos, e desejo pronta recuperação aos feridos”, afirmou. Ele também destacou a atuação de órgãos estaduais no atendimento à ocorrência. “Nossas equipes do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Polícia Técnica e da Secretaria da Saúde estão mobilizadas, prestando todo o suporte necessário. Seguimos acompanhando de perto e cuidando de toda a assistência às vítimas”, completou. De acordo com a Polícia Militar da Bahia, equipes da 29ª CIPM foram acionadas logo após o acidente, ocorrido no KM 18, no município de Boninal, envolvendo dois veículos de passeio. As guarnições realizaram o isolamento da área e acionaram os demais órgãos competentes. Sete mortes foram confirmadas no local. Outras três pessoas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional da Chapada, em Seabra. Entre os feridos, uma mulher teve escoriações leves e já recebeu alta. Duas crianças permanecem sob cuidados médicos: uma foi submetida a cirurgia ortopédica, enquanto a outra foi transferida para o Hospital da Criança, em Feira de Santana. O Departamento de Polícia Técnica da Bahia informou que, até a manhã desta segunda-feira (20), sete corpos foram encaminhados à Coordenadoria Regional de Polícia Técnica em Irecê, onde passam por necropsia e identificação. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil da Bahia.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.