Início Arquivo Março de 2026

Março de 2026

Encontramos 363 Notícias

RONDESP recupera veículo com indícios de adulteração em Vitória da Conquista

RONDESP recupera veículo com indícios de adulteração em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPT-SO

Uma ação da Rondas Especiais (Rondesp Sudoeste) resultou na recuperação de um veículo com indícios de adulteração e restrição de roubo na noite de quarta-feira (18), no bairro Morada dos Pássaros, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A operação foi desencadeada após informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal sobre um veículo envolvido em um roubo ocorrido no Rio de Janeiro, no dia 28 de fevereiro deste ano, que estaria circulando no município baiano. Com base nos dados, as guarnições intensificaram o patrulhamento na região. Durante as diligências, os policiais localizaram um automóvel com características compatíveis às informadas. Na abordagem, foi constatado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que o documento apresentado não correspondia aos elementos identificadores do veículo, levantando suspeitas de adulteração. Diante da situação, o homem e o veículo foram encaminhados à autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis. Na ação, também foram apreendidos um veículo VW/Nivus, dois aparelhos celulares — sendo um iPhone 17 Pro Max e um iPhone 16 — além de uma corrente dourada, um bracelete dourado, um bracelete de prata e uma corrente de bijuteria.

Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida pela Polícia Militar em Rio do Antônio

Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida pela Polícia Militar em Rio do Antônio
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma motocicleta com indícios de adulteração foi apreendida pela Polícia Militar na noite de quarta-feira (18), em Rio do Antônio, no sudoeste baiano. A ocorrência foi registrada por volta das 19h30, durante a Operação Harpia, realizada por uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar. Durante a ação, os policiais abordaram uma Honda CG 160 Titan, conduzida por uma mulher. No momento da fiscalização, a condutora não apresentou os documentos de porte obrigatório, o que motivou a autuação e retenção do veículo. Inicialmente tratada como uma infração administrativa, a ocorrência ganhou outro desdobramento após uma análise mais detalhada da motocicleta. Na verificação dos elementos identificadores, os agentes identificaram sinais suspeitos de remarcação no número do motor. Diante da constatação, o veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor é tipificada como crime no Código Penal.

Homem é detido suspeito de violência doméstica em Brumado

Homem é detido suspeito de violência doméstica em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Um homem foi detido na madrugada desta quinta-feira (19), por volta das 0h40, suspeito de violência doméstica no bairro Olhos D’Água, em Brumado, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 24º Batalhão de Polícia Militar, após acionamento do Centro Integrado de Comunicações para verificar uma denúncia de agressão em andamento em uma residência localizada na Rua Edmundo F. Brito. No local, os policiais mantiveram contato com a vítima, que relatou ter sido ofendida verbalmente pelo companheiro. Segundo o depoimento, o suspeito também tentou agredi-la fisicamente e a expulsou do imóvel onde viviam. Durante o atendimento, a mulher informou ainda que já havia sido vítima de outras situações de violência, mas que esta foi a primeira vez que decidiu formalizar a denúncia. Diante dos fatos, o casal foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis, incluindo a possível solicitação de medidas protetivas.

Adolescente é apreendido em Cândido Sales após ser flagrado com moto furtada

Adolescente é apreendido em Cândido Sales após ser flagrado com moto furtada
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um adolescente foi conduzido à delegacia após ser flagrado com uma motocicleta com restrição de furto na manhã de quarta-feira, 18 de março de 2026, por volta das 11h40, na localidade de Mandacaru, zona rural de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, a guarnição do Reforço PETO realizava patrulhamento na região quando avistou um indivíduo conduzindo uma motocicleta sem o uso de capacete. Diante da irregularidade, foi realizada a abordagem. Durante a fiscalização, o condutor informou ser menor de idade e apresentou a documentação do veículo. No entanto, ao verificar os sinais identificadores, os policiais constataram adulterações no número do chassi e do motor. Após análise mais detalhada, foi possível identificar a placa original da motocicleta, uma Honda 160 Fan de cor preta, sendo confirmado que o veículo possuía restrição de furto registrada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Questionado sobre a procedência, o adolescente relatou que havia adquirido a moto de um terceiro e afirmou possuir um comprovante parcial de pagamento. Diante da situação, o menor e o veículo foram encaminhados à Delegacia Territorial de Cândido Sales. Após ser ouvido pela autoridade policial, o adolescente foi liberado. A motocicleta ficou apreendida, e a ocorrência foi registrada para adoção das medidas cabíveis.

Acidente leva à descoberta de motocicleta adulterada em Guanambi

Acidente leva à descoberta de motocicleta adulterada em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente de trânsito com vítimas registrado na quarta-feira, 18, por volta das 12h20, no bairro Monte Pascoal, em Guanambi, terminou com a apreensão de uma motocicleta com sinais de adulteração. De acordo com informações do 17º Batalhão da Polícia Militar, guarnições realizavam rondas na localidade quando encontraram dois homens, de 42 e 27 anos, caídos ao solo após uma colisão envolvendo duas motocicletas. Populares relataram que um dos veículos envolvidos foi retirado do local antes da chegada da polícia. As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas ao Hospital Regional de Guanambi. Durante a verificação da ocorrência, os policiais constataram irregularidades em uma das motocicletas, uma Honda CG de cor vermelha, que apresentava placa não cadastrada e chassi sem registro de emplacamento. O veículo foi apreendido e encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Dentista é presa suspeita de tentar entrar com drogas no Conjunto Penal de Brumado

Dentista é presa suspeita de tentar entrar com drogas no Conjunto Penal de Brumado
Foto: Divulgação/SSP

A Polícia Penal da Bahia flagrou uma tentativa de entrada de drogas no Conjunto Penal de Brumado (CPBr), no sudoeste do estado, nessa quarta-feira (18). O material foi localizado durante procedimento de revista de um interno, depois dele passar por um atendimento odontológico na Unidade. Durante a inspeção, os policiais penais encontraram com o homem 19g de substância análoga à maconha e 11g de substância análoga à cocaína, que estavam escondidas dentro de um pacote de gaze. Segundo informações da equipe de segurança do Conjunto Penal, o interno relatou que a droga teria sido entregue pela dentista que atuava na Unidade, com o objetivo de ser levada a uma cela específica. As investigações preliminares indicam que o homem não tinha conhecimento da presença dos entorpecentes, tendo sido, ao que tudo indica, utilizado como “laranja”, acreditando estar apenas transportando gaze para outro interno.

Dentista é presa suspeita de tentar entrar com drogas no Conjunto Penal de Brumado
Foto: Divulgação/SSP

A ocorrência foi resultado de trabalho prévio de inteligência da Polícia Penal, que já monitorava a atuação da colaboradora, diante de indícios de que ela estaria sendo utilizada como meio para a entrada de substâncias ilícitas no ambiente prisional. Ainda de acordo com a equipe de segurança da Unidade, a profissional se valia de sua condição de paciente oncológica em remissão para ser dispensada da submissão à revista por meio do equipamento BodyScan, conforme orientação médica devidamente documentada, o que vinha sendo explorado para tentar burlar os protocolos do CPBr. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi realizada a prisão em flagrante da dentista. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão, expedido pelo Poder Judiciário, no armário funcional da investigada, com apreensão de um aparelho celular.

Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de furto em Caetité

Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de furto em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Uma motocicleta com registro de furto foi recuperada pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira (18) por volta das 17h, no bairro Alto do Brás, em Caetité, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da 94ª CIPM, a ação foi desencadeada após uma denúncia sobre um veículo abandonado na localidade. Diante da informação, a guarnição se deslocou até o ponto indicado, onde localizou a motocicleta. Após consulta aos sistemas, foi constatado que o veículo, uma Honda CG 160 Fan, possuía restrição de furto registrada no dia 16 de março de 2026, no próprio município. A motocicleta foi recolhida e encaminhada ao pátio da unidade policial, sendo posteriormente apresentada na Delegacia Territorial de Caetité, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Motorista morre após tombamento de carreta carregada com laranjas em Licínio de Almeida

Motorista morre após tombamento de carreta carregada com laranjas em Licínio de Almeida
Foto: Redes sociais

Um homem de 47 anos morreu após um acidente de trânsito na tarde de quarta-feira, 18 de março de 2026, por volta das 14h, nas proximidades do distrito de Tauapé, em Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente foi do tipo tombamento e envolveu uma carreta carregada com laranjas. No veículo estavam duas pessoas. O passageiro sofreu escoriações leves, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado a uma unidade hospitalar. Já o condutor, identificado como Gilson Miranda de Sousa, foi encontrado sem vida no local, preso às ferragens do veículo. Diante da situação, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar o resgate, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Após os procedimentos, o corpo da vítima foi removido e encaminhado ao DPT para adoção das medidas legais cabíveis.

Suspeito é baleado após confronto com a Polícia Militar em Guanambi

Suspeito é baleado após confronto com a Polícia Militar em Guanambi
Foto: Divulgação/Rondesp-MO

Uma ação da Polícia Militar da Bahia resultou na apreensão de arma de fogo, droga e outros materiais na manhã de quarta-feira, 18, por volta das 10h, no bairro Massaranduba, na Rua D, em Guanambi, no sudoeste do estado. De acordo com informações da ocorrência, equipes realizavam patrulhamento tático quando foram surpreendidas por dois indivíduos armados, que passaram a atirar contra os policiais ao perceberem a aproximação da viatura. Em seguida, os suspeitos fugiram, pulando muros de residências da região. Durante a perseguição, um dos homens entrou em um imóvel e foi acompanhado pelos policiais. No momento da tentativa de abordagem, ele voltou a efetuar disparos contra a guarnição, o que gerou revide por parte dos agentes diante do risco iminente. Após o confronto, o suspeito foi encontrado ferido, ainda em posse da arma utilizada na ação. Ele foi socorrido imediatamente e encaminhado a uma unidade hospitalar. O outro envolvido conseguiu fugir e não foi localizado até o momento. Segundo informações preliminares, o homem ferido, identificado pelas iniciais A. M. F., de 26 anos, é apontado como integrante de facção criminosa, com envolvimento em crimes como tráfico de drogas, homicídio e tentativa de homicídio. Na ação, foram apreendidos aproximadamente 300 gramas de substância análoga à maconha, um revólver calibre 32 da marca Taurus, um aparelho celular, uma balança de precisão, além de duas munições intactas e quatro cápsulas deflagradas do mesmo calibre. Todo o material foi apresentado na delegacia responsável pela área, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Igaporã após fortes chuvas

Governo Federal reconhece situação de emergência em Igaporã após fortes chuvas
Foto: Reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (18), a situação de emergência no município de Igaporã, no sudoeste da Bahia, em razão das fortes chuvas que atingiram a região. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que a prefeitura passe a acessar recursos do Governo Federal para ações de assistência à população afetada. Com o reconhecimento, o município está apto a solicitar apoio para a compra de itens essenciais, como cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações enviadas no plano de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional realiza a análise das metas e dos valores solicitados. Caso sejam aprovados, os recursos são liberados por meio de nova portaria publicada no Diário Oficial da União. A medida busca garantir suporte emergencial à população e auxiliar o município na resposta aos danos provocados pelas chuvas.

PRF resgata animal em situação de maus-tratos em Poções

PRF resgata animal em situação de maus-tratos em Poções
Foto: Divulgação/PRF

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no resgate de um equino em situação de extremo sofrimento no município de Poções, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada na tarde do dia 16 de março de 2026, por volta das 13h, em uma via urbana com acesso à BR-116. Durante deslocamento, a equipe da unidade operacional da PRF visualizou o animal caído ao solo, sob forte incidência solar e em evidente estado de debilidade. O equino apresentava dificuldades extremas, debatendo-se e sem conseguir se manter em pé, o que levou à intervenção imediata dos policiais. No local, informações preliminares indicavam que o animal pertenceria a um morador da região. O suposto responsável compareceu posteriormente e alegou que o equino estava doente, afirmando já ter solicitado apoio do poder público municipal. No entanto, um estudante de medicina veterinária que passava pelo local prestou os primeiros socorros e identificou sinais clínicos incompatíveis, em princípio, com uma enfermidade espontânea isolada. De acordo com a avaliação técnica inicial, o animal apresentava parâmetros vitais alterados, além de sinais como prolapso, ferimentos e acentuado estado de exaustão, o que levantou suspeitas de maus-tratos. Diante da gravidade da situação, a PRF acionou a ONG Amigos dos Bichos, que colaborou com o fornecimento de medicamentos para atendimento emergencial.

PRF resgata animal em situação de maus-tratos em Poções
Foto: Divulgação/PRF

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Poções também foi mobilizada e disponibilizou equipe para auxiliar na remoção do animal até o curral municipal. A operação contou ainda com apoio logístico da PRF para o transporte de um trailer de terceiros, garantindo a retirada segura do equino do local. Durante o atendimento, uma equipe da Polícia Civil esteve presente e iniciou os procedimentos necessários para apuração de possível crime de maus-tratos. O homem apontado como responsável não apresentou documentação que comprovasse a propriedade ou a origem do animal, o que será investigado. A PRF registrou a ocorrência e encaminhou o caso às autoridades competentes para as providências legais cabíveis.

Vitória da Conquista lidera ranking de saneamento no Norte e Nordeste em 2026

Vitória da Conquista lidera ranking de saneamento no Norte e Nordeste em 2026
Foto: Mauri Azevedo

Vitória da Conquista voltou a se destacar nacionalmente ao ser apontada como o município mais bem saneado das regiões Norte e Nordeste, segundo o Ranking do Saneamento 2026, divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Trata Brasil. O levantamento analisa os 100 municípios mais populosos do país com base em dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), referentes a 2024. De acordo com o estudo, o serviço de abastecimento de água no município, operado pela Embasa, atende 97,17% dos imóveis, índice superior à média nacional de 84,1%. Já o esgotamento sanitário alcança 83,76% das residências, também acima da média brasileira, que é de 56,7%. O sistema de distribuição de água de Vitória da Conquista também se destacou pela eficiência. As perdas na distribuição foram reduzidas de 26,63% para 25,03% em relação ao ano anterior, mantendo-se abaixo da média nacional de 39,5%. No indicador de perdas por ligação, o município registrou 241,67 litros por ligação por dia, enquanto a média do país é de 625,13 litros. Segundo o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, o resultado reflete o trabalho contínuo da equipe e o planejamento adotado. “Fruto de um planejamento bem executado pela equipe que se dedica diariamente. Além disso, as obras em andamento vão reforçar e consolidar o município como referência em saneamento no país, mesmo diante do desafio em prestar os nossos serviços nos 11 distritos deste município cuja extensão territorial é muito vasta”, afirmou. O ranking considera três dimensões principais: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência, avaliando o desempenho dos municípios na prestação dos serviços de saneamento básico.

Operação Calamus prende enfermeiro e investiga rede de venda ilegal de medicamento em Jequié

Operação Calamus prende enfermeiro e investiga rede de venda ilegal de medicamento em Jequié
Foto: Divulgação/PC

Um enfermeiro de 40 anos foi preso em flagrante durante a Operação Calamus, realizada na quarta-feira (18), pela Polícia Civil, em Jequié, no sudoeste da Bahia. Ele é investigado por comercializar ilegalmente a tirzepatida, substância utilizada em protocolos de emagrecimento. A prisão ocorreu na residência do suspeito, localizada no bairro Alto do Cemitério, onde foram apreendidos 29 frascos do medicamento. A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário dentro de uma investigação que apura a venda clandestina da substância. Durante a operação, foram cumpridos mandados em imóveis de oito investigados nos bairros Centro, Mandacaru, Joaquim Romão, Cidade Nova e São Judas. Entre os alvos estão três profissionais da área de saúde e cinco pessoas apontadas como responsáveis pela divulgação e comercialização dos produtos por meio de redes sociais.

Operação Calamus prende enfermeiro e investiga rede de venda ilegal de medicamento em Jequié
Foto: Divulgação/PC

Segundo as investigações, o grupo atuava sem autorização dos órgãos competentes, utilizando plataformas digitais para anunciar e distribuir o medicamento. Ao todo, foram apreendidos cerca de 60 frascos de tirzepatida e aproximadamente 300 seringas descartáveis, além de celulares e outras medicações também vendidas de forma irregular. A operação foi conduzida pela Delegacia Territorial de Jequié, com apoio de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Central) e das delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e Territorial de Ipiaú. O suspeito, que também possui formação em medicina por uma universidade do Paraguai, permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a rede de comercialização ilegal na região.

Conselho Tutelar de Guanambi registra mais de 800 ocorrências de violações contra crianças e adolescentes em 2025

Conselho Tutelar de Guanambi registra mais de 800 ocorrências de violações contra crianças e adolescentes em 2025
Foto: Reprodução/PMG

Um relatório divulgado pelo Conselho Tutelar de Guanambi, com prestação de contas à sociedade, aponta que o órgão registrou 807 ocorrências ao longo de 2025 relacionadas a denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Dentro desse total, foram adotadas medidas para proteger 394 vítimas de diferentes tipos de infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com os dados, a maior parte das ocorrências está ligada a conflitos e desacordos envolvendo a guarda de menores, que somaram 236 casos. Em seguida, aparece a ausência ou abandono escolar, com 127 registros. Os transtornos de comportamento, como agressividade e rebeldia, representam o terceiro tipo de demanda mais frequente atendida pelo órgão. Também foram registrados casos de negligência por parte de pais ou responsáveis, maus-tratos, violência física, envolvimento com substâncias psicoativas e violência sexual. Ainda segundo o relatório, ao longo do ano o Conselho Tutelar realizou 2.627 encaminhamentos e aplicou medidas em articulação com instituições como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Vara da Infância e Juventude, além de órgãos como o CRAM, NEAM e o CMDCA.

Governo anuncia fiscalização eletrônica total do frete e endurece punições a infratores

Governo anuncia fiscalização eletrônica total do frete e endurece punições a infratores
Foto: Edsom Leite/MT

O Governo do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (18), um pacote de medidas para ampliar a fiscalização do cumprimento da tabela do piso mínimo do frete rodoviário e endurecer as punições contra empresas que descumprem a legislação de forma recorrente. As ações foram apresentadas em coletiva pelo Ministério dos Transportes. Entre as principais medidas está a implementação da fiscalização eletrônica de 100% dos fretes em todo o território nacional. A iniciativa foi viabilizada por meio da integração de bases de dados com os fiscos estaduais, permitindo maior controle sobre o transporte de cargas no país. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a articulação com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) foi fundamental para viabilizar a medida. “Intensificamos a fiscalização, tanto eletrônica quanto em campo, fisicamente. Vale dizer que, eletronicamente, nós fizemos uma integração de dados e de informações com o CONFAZ, que é o Conselho de Secretários de Fazenda. Eles têm todos esses dados de trânsito de mercadorias, obviamente pelas questões fiscais envolvidas. Então, hoje, a ANTT reúne as condições necessárias para fazer a fiscalização da integralidade dos fretes no Brasil”, afirmou. O ministro destacou ainda que o governo já vinha ampliando significativamente o volume de fiscalizações eletrônicas. “Nós já tínhamos elevado a fiscalização eletrônica em 2 mil por cento. Quando o presidente Lula assumiu o governo, o volume de fiscalização eletrônica era em torno de 300. Nós aumentamos isso para cerca de 6 mil ao longo do ano passado”, explicou. De acordo com Renan Filho, o avanço se intensificou nos últimos meses. “Do final do ano para cá, com essa interlocução com os caminhoneiros, nós multiplicamos mais e chegamos a 40 mil infrações em janeiro. Fevereiro é um mês mais curto, com Carnaval, houve uma pequena redução, mas agora, em março, já vamos novamente chegar a 40 mil. Qual a decisão nova? Vamos fiscalizar todos os fretes no Brasil agora eletronicamente”, reforçou. Além do reforço no monitoramento, o governo também prepara mudanças nas normas para punir empresas reincidentes. A proposta é diferenciar falhas pontuais de práticas recorrentes, com aplicação de sanções mais rigorosas para infratores contumazes. Entre as medidas em elaboração estão restrições operacionais para empresas que descumprirem sistematicamente a tabela do frete, incluindo impedimento de contratar novos serviços e até a suspensão ou cancelamento do registro para atuação no transporte de cargas, conforme a gravidade das infrações. As ações fazem parte de um esforço para garantir o cumprimento da política do piso mínimo do frete, proteger a renda dos caminhoneiros e assegurar condições mais equilibradas de concorrência no setor de transporte rodoviário de cargas.

Governo inicia pagamento do Garantia-Safra 2024/2025

Governo inicia pagamento do Garantia-Safra 2024/2025
Foto: Reprodução/MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) iniciou, nesta quarta-feira (18), o pagamento do Garantia-Safra referente à safra 2024/2025. A medida representa mais uma etapa da execução de uma das principais políticas públicas voltadas à proteção da agricultura familiar diante de perdas provocadas por eventos climáticos extremos. Nesta primeira etapa, mais de 685 mil agricultoras e agricultores familiares, distribuídos em 934 municípios de 11 estados, serão contemplados. O volume total de recursos supera R$ 823 milhões, pagos em parcela única, conforme o calendário operacional dos benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A liberação foi formalizada por meio da Portaria nº 357, de 17 de março de 2026, publicada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF/MDA). Considerado um instrumento estratégico frente às mudanças climáticas, o Garantia-Safra assegura apoio direto às famílias que enfrentaram perdas significativas na produção, contribuindo para a reorganização das atividades no campo e a continuidade da produção. Os agricultores que tiveram o pagamento bloqueado preventivamente poderão apresentar defesa por meio do serviço específico disponibilizado pelo programa. O prazo para envio é de até 60 dias a partir de 18 de março de 2026, conforme previsto na Portaria MDA nº 03/2023. Os motivos do bloqueio podem ser consultados no Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra, e a lista completa dos municípios contemplados está disponível no ato publicado no Diário Oficial da União. Mais informações podem ser obtidas por e-mail ou telefone junto ao MDA.

Suspeito é detido com drogas e munições em Bom Jesus da Lapa

Suspeito é detido com drogas e munições em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/PM-BA

Um homem de 34 anos foi detido por tráfico de drogas na tarde de terça-feira, 17, no bairro Nova Brasília, em Bom Jesus da Lapa. A ação foi realizada por equipes da RONDESP, que receberam denúncia sobre a comercialização de entorpecentes na localidade. Com base nas informações, os policiais se deslocaram até o endereço e passaram a monitorar a movimentação por meio de campana. Durante a observação, dois indivíduos foram vistos em atitude suspeita, sendo flagrado o momento em que um deles repassava uma sacola ao outro. Diante da situação, os policiais tentaram realizar a abordagem. Um dos suspeitos foi alcançado e detido, enquanto o segundo conseguiu fugir. Na sacola apreendida, foram encontrados entorpecentes e outros materiais. Segundo a polícia, foram apreendidos cerca de 320 gramas de substância análoga à maconha, 12 papelotes de substância semelhante à cocaína, além de um rádio comunicador, nove munições de calibre 38 e três mini aparelhos telefônicos. O homem e todo o material foram encaminhados à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde o caso foi registrado e serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Suspeito é preso com cocaína e dinheiro durante ação da PM em Cândido Sales

Suspeito é preso com cocaína e dinheiro durante ação da PM em Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de terça-feira, 17 de março de 2026, durante uma ação da Polícia Militar na zona rural de Cândido Sales, no sudoeste baiano. Segundo a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, a guarnição do PETO foi acionada após denúncia sobre a comercialização de entorpecentes nas imediações da BR-116. Com base nas informações recebidas, os policiais se deslocaram até o local indicado. Ao chegarem, os militares identificaram um suspeito com as características informadas, que estava próximo a um veículo e apresentava comportamento considerado suspeito. Durante a abordagem, foram encontrados entorpecentes no interior do automóvel. O homem ainda indicou aos policiais um possível ponto de armazenamento de drogas nas proximidades. As equipes realizaram buscas na área, mas indivíduos fugiram ao perceber a chegada da viatura, e nenhum material ilícito foi localizado no local. Em uma vistoria mais detalhada no veículo, os policiais encontraram um compartimento escondido contendo maior quantidade de substância análoga à cocaína. Na ação, foram apreendidos 36 papelotes da droga, 624 gramas de cocaína, R$ 405 em espécie e um celular. Um carro modelo GM Celta, de cor branca, também foi apreendido. O suspeito foi encaminhado para atendimento médico e, em seguida, apresentado na delegacia, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele permanece à disposição da Justiça.

Incêndio em estabelecimento comercial mobiliza bombeiros em Luís Eduardo Magalhães

Incêndio em estabelecimento comercial mobiliza bombeiros em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBMBA

Um incêndio de grandes proporções atingiu um estabelecimento comercial na manhã de terça-feira, 17 de março de 2026, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 10h30, na Rua Central, no bairro Santa Cruz. Equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para conter as chamas. Ao chegarem ao local, os militares encontraram o imóvel completamente tomado pelo fogo. Segundo informações iniciais, o estabelecimento armazenava materiais inflamáveis, como combustíveis, geradores e outros itens, o que aumentou a intensidade do incêndio. As equipes montaram linhas de combate e iniciaram o controle das chamas. Paralelamente, foi realizada a evacuação preventiva de imóveis vizinhos, incluindo residências e outros pontos comerciais, para garantir a segurança das pessoas. Após a extinção do incêndio, os bombeiros iniciaram o trabalho de rescaldo, com o objetivo de evitar novos focos. O proprietário acompanhou a ação das equipes. A Defesa Civil foi acionada para avaliar os danos estruturais no imóvel, enquanto a Polícia Militar auxiliou no isolamento da área e na segurança da ocorrência. As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Mulher é morta a facadas e companheiro é apontado como principal suspeito em Planalto

Mulher é morta a facadas e companheiro é apontado como principal suspeito em Planalto
Foto: Reprodução/Prefeitura municipal

Uma mulher foi encontrada morta na noite de terça-feira (17) no bairro Maracujina, zona urbana do município de Planalto, no sudoeste da Bahia. O caso é tratado como feminicídio. De acordo com informações da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada por volta das 20h para averiguar a ocorrência. Ao chegar ao endereço indicado, na Rua Maçaranduba, os policiais mantiveram contato com uma testemunha, que apontou a residência onde o crime teria ocorrido. No interior do imóvel, a vítima foi encontrada caída ao solo, já sem sinais vitais, apresentando ferimento na região do pescoço e outras lesões aparentes. Durante a averiguação, os policiais localizaram uma faca com vestígios de sangue, que pode ter sido utilizada no crime. Informações colhidas no local indicam que o principal suspeito é o companheiro da vítima, que teria fugido após o ocorrido. A área foi isolada para a realização da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica, responsável pela remoção do corpo e demais procedimentos legais. A Polícia Militar informou que intensificou as rondas na região com o objetivo de localizar o suspeito. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.