Início Arquivo Março de 2026

Março de 2026

Encontramos 363 Notícias

Bebê é encontrada morta dentro de residência em Guanambi

Bebê é encontrada morta dentro de residência em Guanambi
Foto: Reprodução

Uma bebê do sexo feminino foi encontrada morta na tarde de terça-feira, 17, em uma residência no bairro Alto Caiçara, no município de Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada por volta das 13h para prestar apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que havia sido chamada para atender a ocorrência. No local, a criança foi encontrada desacordada, deitada em um colchão na sala da residência, apresentando secreção nas narinas. Após avaliação, a equipe médica constatou que a bebê já estava em óbito há algum tempo. Diante da situação, os policiais realizaram o isolamento e a preservação da área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que realizou a perícia e fez a remoção do corpo. As circunstâncias da morte serão investigadas pelas autoridades competentes.

Motorista perde controle da direção e colide veículo com poste em Pindaí

Motorista perde controle da direção e colide veículo com poste em Pindaí
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente de trânsito sem vítimas foi registrado na manhã de terça-feira, 17, no município de Pindaí, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, a ocorrência foi atendida por volta das 8h50, na BR-122. O acidente envolveu uma caminhonete Fiat Toro, conduzida por um homem de 21 anos. Segundo relato do próprio motorista, ele teria adormecido ao volante, o que fez com que o veículo saísse da pista e colidisse contra um poste de energia elétrica. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido, sendo registrados apenas danos materiais no veículo e na estrutura atingida. O condutor informou à guarnição que precisava do registro da ocorrência e foi encaminhado à Delegacia de Pindaí, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Forças de segurança apreendem 410 kg de cocaína e prendem três pessoas no oeste da Bahia

Forças de segurança apreendem 410 kg de cocaína e prendem três pessoas no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

Uma operação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Polícia Militar da Bahia resultou na apreensão de 410 quilos de pasta base de cocaína e na prisão em flagrante de três pessoas na terça-feira, 17 de março de 2026, no município de São Desidério, no oeste do estado. A droga foi encontrada durante a abordagem a uma caminhonete na BR-135. Segundo as autoridades, o condutor apresentou resistência inicial, mas acabou admitindo que transportava o entorpecente, que estava armazenado em malotes na caçamba do veículo. Diante da suspeita de atuação coordenada, as equipes deram continuidade às diligências de forma integrada. A ação levou à identificação e interceptação de outros dois veículos envolvidos, nos municípios de Catolândia e Baianópolis, que atuavam como suporte logístico ao transporte da droga. Além do entorpecente, foram apreendidos veículos, aparelhos celulares e equipamentos de comunicação via satélite utilizados pelo grupo. Os três suspeitos foram encaminhados, junto com todo o material apreendido, para a Delegacia da Polícia Federal em Barreiras. Eles poderão responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.

Prefeita Joanina Sampaio garante ampliação do abastecimento de água para comunidades rurais de Livramento

Prefeita Joanina Sampaio garante ampliação do abastecimento de água para comunidades rurais de Livramento
Foto: Divulgação/PMLNS

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, garantiu a autorização para a ampliação do sistema de abastecimento de água que atenderá comunidades rurais do município. A agenda ocorreu na manhã de terça-feira, 17 de março de 2026, durante compromisso institucional em Salvador. A iniciativa vai beneficiar diretamente as localidades de Riacho de Salina, Várzea dos Reis, Prata e Alves, ampliando o acesso à água tratada e melhorando as condições de abastecimento nessas regiões. O projeto é resultado de uma parceria entre a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, com avaliação técnica da Central das Águas. A proposta busca modernizar o sistema, garantindo mais eficiência, segurança hídrica e qualidade no fornecimento. De acordo com as informações, o sistema original, executado pela CERB, possui cerca de 15.916 metros de extensão. Nesta nova etapa, será implantada uma ampliação de 1.122 metros para interligação com a rede da Embasa, o que permitirá a regularização do abastecimento e o atendimento das 124 ligações já existentes. A prefeita destacou a importância da conquista e agradeceu o apoio das instituições envolvidas. “Agradeço ao presidente da CERB, Jayme Vieira Lima, ao presidente da Embasa, Gildeone Almeida Santos, pela autorização concedida, e ao engenheiro Manuel Mateus, que nos informou que o material já estará chegando nos próximos dias, por meio da unidade regional de Caetité”, afirmou.

Reconhecimento facial da SSP alcança 500 foragidos da Justiça em 2026 na Bahia

Reconhecimento facial da SSP alcança 500 foragidos da Justiça em 2026 na Bahia
Foto: Divulgação/SSP

A tecnologia de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia alcançou a marca de 500 foragidos da Justiça localizados em 2026. O número foi atingido após uma captura realizada na noite de segunda-feira, 16 de março de 2026, no município de Jacobina, no interior do estado. Na ação mais recente, um homem com mandado de prisão preventiva por homicídio foi identificado pelo sistema e capturado por equipes do 29º Batalhão de Polícia Militar. Ele foi encaminhado para uma unidade da Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça. De acordo com a SSP, somente nos dois primeiros meses do ano foram localizados suspeitos envolvidos em diversos tipos de crimes, incluindo homicídio, tráfico de drogas, estupro, roubo, furto e porte ilegal de arma de fogo, além de pessoas com mandados relacionados a dívida de pensão alimentícia. A ferramenta tem sido utilizada como reforço nas ações de segurança pública, permitindo a identificação e captura de procurados tanto na Bahia quanto em outros estados. Implantado em dezembro de 2019, o sistema de reconhecimento facial passou por ampliações ao longo dos anos, com aumento no número de pontos de monitoramento e utilização de Plataformas Elevadas de Observação, especialmente em grandes eventos realizados na capital e no interior.

Polícia Militar recupera motocicleta roubada escondida em matagal em Brumado

Polícia Militar recupera motocicleta roubada escondida em matagal em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma motocicleta com restrição de furto/roubo foi recuperada pela Polícia Militar na manhã de terça-feira, 17 de março de 2026, em Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 9h30, quando uma guarnição da CETO foi acionada por um popular que relatou a presença de um veículo abandonado em uma área de matagal, às margens da Rua Hermes Teixeira, no bairro Cidade das Esmeraldas. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a denúncia e encontraram a motocicleta parcialmente desmontada. Após consulta da numeração do motor no sistema, foi constatado que o veículo possuía registro de roubo. Ainda segundo a polícia, a motocicleta havia sido levada durante um assalto à mão armada ocorrido no dia 10 de dezembro de 2025, no bairro São Jorge. O veículo foi removido e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado, onde serão adotadas as medidas legais para posterior devolução ao proprietário. Nenhum suspeito foi encontrado durante a ação.

Homem fica ferido após telhado de casa desabar em Bom Jesus da Lapa

Homem fica ferido após telhado de casa desabar em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBMBA

Um homem ficou ferido após o telhado de uma residência desabar na manhã de terça-feira, 17, no bairro São João, em Bom Jesus da Lapa. Equipes do 20º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas por volta das 9h13, por meio da Central de Comunicações, e mobilizaram o máximo de recursos disponíveis diante da gravidade da ocorrência. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a vítima sob os escombros da estrutura colapsada. Utilizando técnicas apropriadas, a equipe conseguiu realizar o resgate com segurança. Após ser retirado, o homem recebeu atendimento ainda no local e apresentava queixas de dores na coluna e no quadril. Em seguida, ele foi encaminhado por uma unidade de resgate para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade. A área foi isolada para a realização dos procedimentos necessários. As causas do desabamento ainda são desconhecidas.

Prefeita Joanina Sampaio cumpre agenda em Salvador e garante novos investimentos para Livramento

Prefeita Joanina Sampaio cumpre agenda em Salvador e garante novos investimentos para Livramento
Foto: Sandra Travessos/ALBA

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, cumpriu agenda institucional em Salvador na tarde de terça-feira, 17 de março de 2026, onde participou de uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhada por vereadores e lideranças do município. Durante o encontro, foram autorizados e liberados investimentos voltados para áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, considerados estratégicos para o desenvolvimento da cidade. Na área da saúde, o município foi contemplado com duas ambulâncias e um micro-ônibus, que devem reforçar o transporte de pacientes. Já na educação, foram garantidos instrumentos de fanfarra para fortalecer as bandas escolares e incentivar atividades culturais. Em relação à infraestrutura, foram autorizadas obras de pavimentação asfáltica em diferentes localidades, incluindo o trecho de Iguatemi, que ainda passará por análise da Secretaria de Infraestrutura para início do processo licitatório. Também estão previstas pavimentações nos distritos de Varzinha e Matinha, com início das obras previsto para breve. A agenda também resultou na autorização para instalação de telefonia móvel nos distritos de Itanagé e São Timóteo, ampliando o acesso à comunicação nessas regiões.

Prefeita Joanina Sampaio cumpre agenda em Salvador e garante novos investimentos para Livramento
Foto: Sandra Travessos/ALBA

Outro ponto destacado foi o avanço no projeto de reforma do Hospital Municipal, que está em fase de análise para celebração de convênio. Além disso, foi autorizada a construção de uma nova delegacia no município, com foco no reforço da segurança pública. Ainda durante a reunião, foi confirmado que o SAC Móvel estará em Livramento no mês de maio, oferecendo serviços como emissão de documentos, o que deve facilitar o atendimento à população. A agenda contou com a presença do deputado Vitor Bonfim, da deputada Ivana Bastos, do secretário estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, da secretária de Saúde, Roberta Santana, da secretária de Educação, Rowenna Brito, do presidente da CERB, Jayme Vieira Lima, além de outras autoridades. A prefeita destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e reforçou o compromisso de buscar novos investimentos para melhorar a qualidade de vida da população.

Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo em Caculé

Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo em Caculé
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (17), por volta das 9h50, policiais da Polícia Militar da Bahia, por meio da 94ª CIPM, recuperaram uma motocicleta com restrição de furto/roubo e sinais de adulteração no bairro Alto do Cruzeiro, em Caculé. A ação ocorreu após a guarnição receber informações sobre um veículo suspeito estacionado na Rua Maria Maciel. No local, os policiais localizaram o condutor, que relatou ter adquirido a motocicleta por meio de um anúncio em rede social. Durante a abordagem, foram identificados indícios de adulteração nos sinais identificadores do veículo, especialmente no chassi. Após uma verificação mais detalhada, constatou-se que se tratava de uma motocicleta clonada, sendo que o veículo original possuía registro de roubo recente. Diante da situação, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caculé, onde permanecem à disposição da autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

Caetité: Comandante da 94ª CIPM realiza visita ao Comando Geral e divulga corrida “Guardiões do Alto Sertão”

Caetité: Comandante da 94ª CIPM realiza visita ao Comando Geral e divulga corrida “Guardiões do Alto Sertão”
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (17), o comandante da 94ª CIPM, tenente-coronel PM Suarez, realizou uma visita institucional ao Comando Geral da Polícia Militar da Bahia. Durante o encontro, ele foi recebido pelo comandante-geral da corporação, coronel PM Magalhães, e pelo subcomandante-geral, coronel PM Lopes. Na ocasião, o oficial apresentou a 1ª Corrida da unidade, denominada “Guardiões do Alto Sertão!”, prevista para acontecer no próximo dia 22 de março, em Caetité. Como parte da divulgação, o comandante da 94ª CIPM entregou ao alto comando a camisa oficial e a medalha do evento.

Caetité: Comandante da 94ª CIPM realiza visita ao Comando Geral e divulga corrida “Guardiões do Alto Sertão”
Foto: Divulgação/94ª CIPM

A corrida terá percurso de cinco quilômetros e é promovida em parceria com patrocinadores do comércio local e órgãos públicos, com foco na promoção da qualidade de vida por meio do esporte. Durante a visita, o comandante-geral destacou a importância de iniciativas que incentivam a integração social e aproximam a Polícia Militar da população. A ação também reforça o compromisso da unidade com a cidadania, o fortalecimento institucional e a construção de uma segurança pública mais próxima da sociedade.

Briga entre vizinhos mobiliza Polícia Militar em Guanambi

Briga entre vizinhos mobiliza Polícia Militar em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma ocorrência de agressão, ameaça e dano foi registrada na noite do último domingo, 15 de março de 2026, no bairro Monte Azul, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ação foi atendida por uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por volta das 18h50. Segundo informações da polícia, os militares foram acionados para averiguar uma briga entre vizinhos na Rua I, sendo necessário o deslocamento em duas ocasiões ao local. No primeiro atendimento, um jovem de 21 anos relatou ter sido agredido com uma garrafa e ameaçado com uma faca por um homem de 34 anos. Ele apresentou um pequeno corte na mão.

Briga entre vizinhos mobiliza Polícia Militar em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Já no segundo acionamento, o outro envolvido apresentou uma versão diferente dos fatos, alegando que o jovem teria se lesionado sozinho e ainda causado danos à sua motocicleta. Diante das versões divergentes e da ausência de situação de flagrante, os policiais orientaram os envolvidos a registrarem a ocorrência na Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina nesta sexta-feira (20)

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina nesta sexta-feira (20)
Foto: Sudoeste Total

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até esta sexta-feira, 20 de março, para contestar descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários. O procedimento é necessário para quem deseja aderir ao acordo de ressarcimento corrigido oferecido pelo Governo Federal. Quem não cumprir o prazo pode ficar fora da possibilidade de receber os valores pela via administrativa. Até o momento, cerca de 6,38 milhões de beneficiários já contestaram as cobranças, sendo que 4,3 milhões aderiram ao acordo. Em todo o país, já foram devolvidos R$ 2,95 bilhões. Outros 758.332 segurados ainda estão aptos a ingressar na negociação. Após a adesão, os valores corrigidos são pagos em até três dias úteis. Para ter direito à devolução dos descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025, o beneficiário deve inicialmente contestar a cobrança, verificando possíveis descontos não autorizados e informando a situação ao INSS, seja pelo aplicativo ou site Meu INSS ou nas agências dos Correios. Em seguida, é necessário aguardar a resposta da entidade responsável, que tem prazo de até 15 dias úteis para se manifestar. Caso não haja retorno ou sejam apresentadas irregularidades, como assinaturas divergentes, o sistema libera a opção para adesão ao acordo de ressarcimento. A consulta e a contestação podem ser feitas por meio do aplicativo ou site Meu INSS, pela Central 135 ou presencialmente nas agências dos Correios, que prestam suporte aos segurados.

Motocicleta roubada é recuperada em Caculé

Motocicleta roubada é recuperada em Caculé
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Uma motocicleta com registro de roubo foi recuperada pela Polícia Militar na tarde de segunda-feira (16), no município de Caculé, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu por volta das 15h, no bairro Senhor do Bonfim, e foi realizada por uma guarnição do 2º Pelotão da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo informações da PM, os policiais foram acionados após uma moradora informar que uma motocicleta Honda CG Titan 150, de cor vermelha, havia sido deixada na garagem de sua residência. A situação chamou a atenção, já que ela tinha conhecimento de um roubo recente com características semelhantes. Durante a averiguação, um adolescente compareceu ao pelotão relatando ter sido vítima de roubo na noite de domingo (15), por volta das 23h30. Ele informou que foi abordado por dois homens armados na estrada do trevo entre Caculé e o distrito de Tauape, nas proximidades da Escola Familiar Agrícola, quando teve a motocicleta levada, além de um celular pertencente a um amigo que o acompanhava. Com base nas informações, a guarnição foi até o local indicado e encontrou o veículo, que foi reconhecido pela vítima. A motocicleta foi encaminhada à Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Suspeito é preso por tráfico de drogas no centro de Belo Campo

Suspeito é preso por tráfico de drogas no centro de Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um homem foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas na tarde de segunda-feira (16), no município de Belo Campo, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por uma guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por volta das 12h50, na zona urbana da cidade. De acordo com a polícia, os militares foram informados por populares sobre um indivíduo que estaria oferecendo entorpecentes para venda na região central. Diante da denúncia, a guarnição do 3º Pelotão iniciou diligências e conseguiu localizar um suspeito com as características informadas. Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de substâncias com características semelhantes à cocaína e à maconha, além de dinheiro em espécie. Ao todo, foram apreendidas 24 porções de substância análoga à cocaína, seis porções de substância análoga à maconha e R$ 480 em dinheiro. O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça.

Polícia Civil deflagra Operação Pecten contra organização criminosa em Vitória da Conquista

Polícia Civil deflagra Operação Pecten contra organização criminosa em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Pecten, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas e na prática de crimes violentos na cidade de Vitória da Conquista e região. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em imóveis localizados nos bairros Avenida Integração, Brasil, Centro Industrial, Ibirapuera e Alegria. Entre os principais alvos da operação estão lideranças da organização criminosa e indivíduos responsáveis pela lavagem de dinheiro, distribuição de entorpecentes e comercialização ilegal de armas de fogo que abastecem a atuação do grupo na região. Durante as diligências, foram apreendidos R$ 150.660,00, celulares e documentos relacionados às atividades criminosas. Na residência de um dos investigados, foi encontrado um revólver. O proprietário da arma, um homem de 35 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Também foi expedido um mandado de prisão preventiva contra uma das lideranças do grupo criminoso, responsável pela distribuição de drogas e armas de fogo, porém o investigado não foi localizado e encontra-se foragido. A ação é resultado de uma investigação iniciada em 2025, conduzida pela 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), que identificou a atuação de integrantes do grupo criminoso responsáveis pela coordenação de diversas atividades ilícitas, incluindo o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo e a participação direta ou indireta em homicídios relacionados à disputa pelo narcotráfico na região sudoeste. As diligências contam com o apoio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Vitória da Conquista), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), além das Delegacias Territoriais de Barra do Choça e Anagé.

Jovem de 19 anos desaparece após viajar de Livramento para Brumado e família busca por informações

Jovem de 19 anos desaparece após viajar de Livramento para Brumado e família busca por informações
Foto: Acervo Pessoal

Um jovem de 19 anos está desaparecido após sair do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. O caso foi registrado na Delegacia Territorial da cidade no dia 14 de março de 2026. De acordo com o boletim de ocorrência, o estudante Paulo Roberto Nascimento Sousa foi visto pela última vez na tarde do dia 13 de março, por volta das 17h45, em uma residência onde estava com a companheira, identificada como Ana Luiza. Após o encontro, ele retornou para Livramento de Nossa Senhora, mas não manteve mais contato com familiares. A tia do jovem, Cássia Aparecida Nascimento Souza, foi quem procurou a polícia para comunicar o desaparecimento. Segundo ela, a família tentou contato, porém não obteve resposta, e o jovem também não visualizou ou respondeu mensagens. Ainda conforme o registro, a companheira informou que Paulo Roberto saiu em uma moto táxi com destino ao município de Brumado e não retornou. A família chegou a ir até a cidade em busca de informações e recebeu a informação de que o jovem poderia ter seguido para Vitória da Conquista. No entanto, ao verificar o local indicado, não houve confirmação sobre o paradeiro. O caso foi registrado como desaparecimento de pessoa e segue sob investigação das autoridades policiais. Informações que possam ajudar a localizar o jovem podem ser repassadas à polícia ou diretamente à família pelos telefones (77) 99117-2820 ou (77) 99969-1075.

Expansão do 5G deve alcançar 80% da população brasileira até o fim de 2026

Expansão do 5G deve alcançar 80% da população brasileira até o fim de 2026
Foto: Zack Stencil/MCom

O Brasil caminha para uma ampla expansão da conectividade móvel com a previsão de que, até o fim de 2026, cerca de 80% da população tenha acesso à tecnologia 5G. A estimativa é do Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, e indica um avanço significativo na infraestrutura digital do país. De acordo com as projeções, a cobertura da rede deve atingir aproximadamente 2.220 municípios, superando a meta inicial estabelecida para o período, que era de 1.469 cidades. O ritmo acelerado de implantação tem permitido antecipar resultados e ampliar o alcance da tecnologia antes do prazo previsto. Atualmente, o 5G já está disponível em cerca de 1.420 municípios brasileiros, beneficiando milhões de usuários com internet móvel de alta velocidade. A estratégia do governo é ampliar a presença da rede, especialmente no interior do país, garantindo acesso também a cidades de pequeno e médio porte. A expectativa é que mais de 800 municípios com menos de 30 mil habitantes passem a contar com a tecnologia até 2026, reforçando o processo de interiorização da conectividade. Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a expansão representa um marco para o país. “Estamos atravessando a maior transformação de conectividade da nossa história. O 5G não é apenas mais velocidade de internet. Ele representa inovação, competitividade e novas oportunidades para milhões de brasileiros”, afirmou.

Trotes representam 10% das ligações para serviços de emergência no início de 2026 na Bahia

Trotes representam 10% das ligações para serviços de emergência no início de 2026 na Bahia
Foto: Divulgação/SSP-BA

Nos primeiros meses de 2026, o serviço de emergência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) registrou mais de 18,9 mil trotes realizados por meio dos números 190, 193 e 197. O volume corresponde a 10% do total de ligações recebidas entre janeiro e fevereiro no Centro Integrado de Comunicações. Segundo o tenente-coronel Luciano Jorge, diretor da Superintendência de Telecomunicações da SSP-BA, os atendimentos no período resultaram em mais de 7,5 mil ocorrências reais. Ele destacou que o cenário se torna ainda mais preocupante quando comparado ao ano anterior. “Quando analisamos o ano de 2025, esse dado é ainda mais alarmante, pois foram realizados 115 mil trotes no último ano”, afirmou. Em 2025, as chamadas falsas ocuparam aproximadamente quatro mil horas das linhas de emergência, prejudicando o atendimento à população. De acordo com o oficial, nesse intervalo seria possível atender cerca de 57 mil ocorrências reais. Ainda conforme o levantamento, a maior parte dos trotes ocorre durante a manhã e a tarde, principalmente no período de férias escolares, sendo praticados por crianças e adolescentes. Já no período noturno, as ligações são feitas, em sua maioria, por adultos, com registros de conversas inapropriadas e assédio aos atendentes. A SSP-BA reforça que a prática de trote é considerada crime, conforme o Código Penal, e pode resultar em responsabilização criminal. “As falsas chamadas ocupam a linha e tiram atendimento de alguém que realmente precisa das forças policiais”, concluiu o tenente-coronel.

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Tremedal

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Tremedal
Foto: Reprodução

Um homem condenado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso na noite de domingo (15), durante uma operação integrada realizada na zona rural do município de Tremedal, no sudoeste da Bahia. A ação contou com a participação de equipes da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), do Grupo de Capturas da Polícia Federal em Vitória da Conquista (GCAP/DPF/VDC), além da Companhia Independente de Policiamento Tático do Sudoeste (CIPT-SO). De acordo com as informações, os órgãos federais identificaram que o homem estaria se deslocando em um ônibus de transporte intermunicipal com destino ao município de Condeúba. Diante da informação, guarnições das cidades de Condeúba e Cordeiros iniciaram diligências ao longo do itinerário informado. O veículo foi localizado entre os municípios de Piripá e Tremedal e abordado nas proximidades de um bar. Durante a abordagem, os policiais identificaram o passageiro e confirmaram a existência do mandado de prisão em aberto contra ele. O homem foi detido no local e conduzido para apresentação às autoridades competentes, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Governo Federal repassa recursos para ações por conta das fortes chuvas em Tanhaçu e Ituaçu

Governo Federal repassa recursos para ações por conta das fortes chuvas em Tanhaçu e Ituaçu
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, autorizou nesta segunda-feira (16) o repasse de R$ 11.575.974,80 para ações de resposta em 15 municípios atingidos por desastres naturais no país. Entre as cidades contempladas estão Tanhaçu e Ituaçu, na Bahia, afetadas por fortes chuvas. Tanhaçu recebeu R$ 1.103.446,00, enquanto Ituaçu teve autorizado o repasse de R$ 529.530,00 para auxiliar nas ações emergenciais. As portarias que liberam os recursos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Os valores são destinados a medidas de resposta aos danos causados pelas chuvas, como assistência à população atingida e recuperação de áreas afetadas. Segundo o ministério, a liberação dos recursos segue critérios técnicos que consideram a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apontadas nos planos de trabalho apresentados pelas prefeituras. Municípios que possuem reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao MIDR para ações de defesa civil. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio das solicitações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores apresentados. Com a aprovação, o repasse é oficializado por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, liberando os recursos para execução das ações necessárias.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.